J. R. Guzzo: É só explicar

Publicado na versão impressa de VEJA  O que poderia ser mais fácil para o ex-presidente Lula do que explicar ao público e às autoridades da Justiça Penal brasileira, acima e além de qualquer dúvida, as histórias desse apartamento triplex no Guarujá e desse sítio em Atibaia, ambos em São Paulo, que tantas dores de cabeça […]

Publicado na versão impressa de VEJA 

O que poderia ser mais fácil para o ex-presidente Lula do que explicar ao público e às autoridades da Justiça Penal brasileira, acima e além de qualquer dúvida, as histórias desse apartamento triplex no Guarujá e desse sítio em Atibaia, ambos em São Paulo, que tantas dores de cabeça lhe têm dado? Se não há nada de errado com os dois negócios, ou pelo menos nada que possa ser descrito como francamente ilegal, bastariam quinze minutos para deixar tudo muito bem justificado. Qual o problema? Não se trata de álgebra avançada. São casos bem simples, que qualquer cidadão pode entender perfeitamente, sem nenhuma necessidade de chamar advogado ou ficar nervoso. Ou os imóveis são dele, ou não são; ou foram reformados com seu próprio dinheiro, ou alguém pagou o serviço em seu lugar. De um jeito ou do outro, tudo pode estar correto. Lula tem recursos de origem boa para comprar e reformar propriedades; também tem o direito de usar propriedades pertencentes a outras pessoas e beneficiar­se de melhorias que os proprietários fizeram nelas. Houve a ajuda de empreiteiras de obras públicas num e noutro caso, mas e daí? Elas já lhe pagaram 27 milhões de reais entre 2011 e 2014 para fazer palestras, e Lula diz que se orgulha disso. Então: é só dizer direitinho, afinal, o que está acontecendo. Nada mais simples para um homem que acaba de jurar que não existe nenhuma “alma viva” mais honesta do que ele entre os 200 milhões de habitantes deste país.

Mas Lula não diz nem uma palavra sobre os fatos. Se está assim tão convencido de que tudo é mentira, por que não disse nada até agora? Só começou a falar porque será oficialmente investigado ─ e quando falou foi para vir com esse prodigioso despropósito sobre a honestidade das almas brasileiras, uma das declarações mais infelizes que já fez em seus trinta e tantos anos de vida política. Logo numa hora dessas? É estranho: Lula parece estar perdendo contato com os talentos políticos que lhe são atribuídos. Onde andaria hoje a sua tão celebrada maestria como tático? Vai saber. O fato é que, insistindo o tempo todo na recusa a dar qualquer explicação sobre qualquer coisa que faz, Lula constrói sobre sua própria cabeça, por conta própria e sem a ajuda de ninguém, uma nuvem de suspeitas que parece o cogumelo atômico de Hiroshima. Só consegue se defender atacando os outros ─ “a mídia”, como sempre, ou “a oposição”, que foi incapaz de dizer uma única sílaba sobre essa história até agora. É um esforço inútil. Ninguém vai acreditar que foi a imprensa que construiu o Edifício Solaris ou reconstruiu o sítio de Atibaia. Lula só faz um número cada vez maior de gente perguntar: “Mas o que ele está escondendo?”. Se não tem nada a esconder, é um péssimo negócio.

É verdade que, pensando um pouco melhor, seriam necessários outros quinze minutos para explicar como um dos seus filhos conseguiu vender em 2005 à empreiteira Andrade Gutierrez, por 5 milhões de reais, parte das ações de uma empresa de games que nunca foi a lugar nenhum. Desde o primeiro minuto, essa história, que jazia havia onze anos no arquivo morto e agora sai da tumba, pareceu esquisitíssima. A troco de que a segunda maior empreiteira do Brasil iria dar esse monte de dinheiro ao primeiro-filho para se tornar sócia minoritária de um fracasso? Lula, na ocasião, disse que o rapaz era “o Ronaldinho dos negócios”, e que a Andrade Gutierrez estava fazendo uma compra espetacular ─ o que talvez tenha feito mesmo, quando se considera que acabou beneficiada depois com uma mudança de lei decretada pelo presidente. A explicação era quase um deboche, mas fazer o quê? Aqueles eram tempos dourados para a impunidade da classe AAA-plus. Mais um bloco de quinze minutos precisaria ser dedicado aos empréstimos do primeiro-amigo José Carlos Bumlai, hoje residente no xadrez da Polícia Federal de Curitiba, outro teria de esclarecer o pagamento de 2,5 milhões de reais feito ao segundo-filho por uma empresa de lobby, e por aí se vai. Mas, por maior que seja a soma final de tempo requerida para as explicações, sempre é melhor do que ficar fazendo cara de bravo e deixar que cresça à sua volta um monumento à desconfiança.

O que há de definitivamente certo nisso tudo é, em primeiro lugar, uma intimidade extraordinária entre o ex-presidente e grandes empreiteiras ─ todas elas metidas até o fundo da alma com a corrupção, como comprovado pelas confissões e condenações da Operação Lava Jato. Em segundo lugar, é a evidência de que Lula não se conforma, de jeito nenhum, em ser um brasileiro como os demais.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Rose

    “As “doulas” vão fazer parto domiciliar de mulheres com sorologia positiva para Zika vírus??? Os médicos cubanos vão fazer o diagnóstico da Síndrome de Guillain Barré??? Nenhuma palavra, nenhuma resposta ….Reina o mais absoluto silêncio do Ministério da Saúde.”
    ___________________________________
    Perguntas perfeitas, MILTON PIRES – 12/2/2016 às 13:08
    ONDE ESTÃO OS MÉDICOS CUBANOS ??

    Curtir

  2. Comentado por:

    Alex

    o que assusta é ver a alma mais honesta do Brasil contratar a peso de ouro os maiores juristas (tsc tsc) do Brasil para ajuda-lo na defesa da simples e monossilabica reposta sobre a posse (ou nao) do sitio.
    isso fede muito….como tudo o que a petralhada tem feito nos ultimos 13 anos. Sonho em ver essa fera na cadeia. Pelo bem e futuro desse país.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Rose

    Essa merece um destaque especial, não é mesmo AN e Guzzo? Trata-se do mais fiel retrato do Lula.
    _____________________________________________
    wilson1 – 12/2/2016 às 12:17
    Caco, 11,18 am, Esta vale reprise: Até calado Lula mente!

    Curtir

  4. Comentado por:

    tadeu

    PREZADOS; Depois da vitória nas eleições de 2002, caiu no colo do lula um país organizado e pronto para crescer. Ele não se fez de rogado, e, apoderou-se da estrutura que herdou. Deitou, rolou e babou na onda da estabilidade econômica alcançada nos dois mandatos de FHC. A moçada que está abaixo dos 30/35 anos, sequer imagina o que foi a inflação galopante. Quem viveu aquele período e goza de um desenvolvimento intelectual razoável, será sempre grato a Fernando Henrique Cardoso. O fato é que lá se vão mais de 20 anos desde o lançamento do Plano Real; e mesmo com o desgoverno do pt, com toda incompetência administrativa demonstrada, a solidez dos fundamentos nos quais o plano está baseado, ainda dá sinais de vida. Em comparação, ao avaliarmos o legado petista o que se apura? Será que estou errado quando afirmo que o pt NADA produziu de fato, que possa ser deixado para a posteridade a não ser o descalabro da corrupção em dimensão avassaladora? Será que estou sendo excessivamente crítico? Se considerarmos que até o atual bolsa família – embora com outras denominações – foi concebido e colocado em prática por Da. Ruth Cardoso, o que restará de relevante a ser lembrado? O fato é que o “jênio de Caetés” legou ao Brasil e aos Brasileiros, um imenso suceder de atos de corrupção, que aos poucos estão sendo revelados. O triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, sugerem o que poderia ser o início de revelações abjetas e assustadoras que fariam corar os demônios nas “prefundas dos infernos”. Porém (ai porém) onde está a voz dos que foram eleitos para cobrar? Onde está a energia dialética; onde está o discurso dos que foram eleitos para falar e bradar pelo povo? Estarão os nobres representantes, com o “rabo preso” por atitudes pregressas inconfessáveis? É ensurdecedor o silêncio que brota das oposições. Hoje, assustei-me quando lí: “BRASÍLIA. O novo líder da minoria na Câmara, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), afirmou que vai defender o apoio da oposição a algumas das reformas estruturantes propostas pelo governo, como a da Previdência Social, desde que o PT deixe claro que também apoiará as mudanças. Haddad assumirá a liderança da minoria na Câmara – ou seja, da oposição – na próxima semana”. É ASSUSTADOR; sinto-me ultrajado e traído. ONDE ESTÁ A OPOSIÇÃO com as propostas a serem exibidas ao povo, oferecendo uma alternativa a esse descalabro administrativo instalado? O fato é que a responsabilidade por lula chegar até onde chegou. é em grande parte creditável à inoperância e pusilanimidade daqueles que SE DIZEM oposicionistas. Quando será que irão entender que o pt tem que ser erradicado do Brasil, tal qual doença infecto contagiosa?

    Curtir

  5. Comentado por:

    MALDONADO

    U nervosismo “dus Lula”, a enganação/PT/6.000/ otários/Bancoop (ainda não esclarecido), a baba do tríplex de R$ 48.000,00, a “trempa” da MUDA/TRAMBIQUEIRA, suas COLEGAS/ONG du LANJAL e VIZINHAS/ESPERTALHONAS/OFF/SHORE, só têm explicação nu silencio/impunidade, do vai que é mole, das noites “du” levar vantagem em “tudu”, “dus” perdidos anos 10/20, onde tudo era negociatas da china, para despencar “dos sono dus JUSTUS” (SITIO/ILHA/TRÍPLEX I + “du qui houver”), para cair nu PESADELO/PASADINA, do JAPONÊS DA FEDERAL.

    Curtir

  6. Comentado por:

    JRG

    Caro SILVA
    Quem comprou ações na “Gamecorp”, a empresa de “games” do filho do Lula, foi mesmo a Andrade Gutierrez, construtora e empreiteira de obras públicas. Ela é uma das donas da Telemar, a beneficiária final da mudança na lei das telecomunicações que o presidente assinou tempos depois do negócio com a “Gamecorp”.

    Curtir

  7. Comentado por:

    MORAIS

    Prezados,
    É um grande novelo. Roberto Teixeira, Varig, Telemar, BNDES, Dantas, Telefonica, PTportugal, Friboi, Sítio Santa Bárbara, Agropecuária Santa Bárbara, Portugal, Angola, Cerveró, Valério, Mangabeira Unger, tudo se interligando e comendo muito dinheiro dos contribuintes brasileiros e poupadores internacionais. O fim será o caos econômico e social.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Sean Jaegar

    O J. R. Guzzo, seja em texto ou vídeo, é simplesmente genial.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Textículos do Jota (ES)

    Além de Lulla ter conseguido a proeza de ter privatizado os sindicatos, as repartições públicas, a pobreza e o capitalismo selvagem companheiro, vai deixando os seguintes “ensinamentos” para a posteridade da mediocridade satisfeita. 01. Todos os bandidos são iguais, mas há alguns mais iguais do que os outros. Há delinquentes que não podem ser investigados, processados, julgados e condenados – portanto, devem permanecer impunes – porque carregam as credenciais de “pessoas incomuns”. 02. Todo presidente da República que acaba de ser eleito tem o direito de debochar do eleitorado, principalmente usando a palavra “ódio” e a expressão “vão ter que me engolir”, para deixar bem claro quais são os princípios morais que regem a sua vida e conduzirão o seu governo. 03. A função da polícia é bater. “A polícia só bate em quem tem que bater” (Lulla, discurso em outubro de 2010). 04. Toda mulher tem que ser submissa ao homem. “Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele” (em janeiro de 2010). 05. Nada melhor para governar do que uma medida provisória. “Se você um dia for presidente da República, vai ver como é bom uma medida provisória” (respondendo ao então presidente do Senado, Renan Calheiros, em 2006).
    FONTE:
    http://oglobo.globo.com/politica/relembre-as-50-frases-mais-polemicas-de-lula-durante-os-oito-anos-de-mandato-2903171

    Curtir

  10. Comentado por:

    fortruth

    TADEU, parabéns, assino embaixo.
    Falta OPOSIÇÃO neste país. Cadê a oposição. O carnaval acabou!!!
    Chega de folga. O Brasil está ESFARELANDO.
    Não vai sobrar nada em 2018.

    Curtir

  11. Comentado por:

    Diogo

    É mesmo como disse o Aécio Neves o país foi tomado de assalto por uma quadrilha.

    Curtir

  12. Comentado por:

    alfredo lucio saback soares de quadros

    esses milhões ditos recebidos “honestamente” por palestras são inacreditáveis até por crianças que ainda acreditam em papai noel.
    elle não receberia um milésimo disso como provador de cachaça, que é a especialidade delle.
    a pensar que durante 22 anos dediquei-me com afinco para eleger esse mequetrefe.

    Curtir

  13. Comentado por:

    P A U L Ã O

    AUGUSTO E GUZZO
    Minha frustração é a de sentir-me impossibilitado de comparecer na sede da VEJA e, pessoalmente transmitir o meu abraço em AUGUSTO NUNES e em JOSÉ ROBERTO GUZZO.
    GUZZO, o seu BRASIL EM DESMANCHE deveria ser impresso a outro e colocado ao lado da Pedra Roseta. Você é a chave para desmistificar o maior enganador que esse Brasil já conheceu em sua história.
    AUGUSTO você é o espelho da coragem e da perseverança digna de um CARLOS LACERDA e de um DAVID NASSER.
    GUZZO e AUGUSTO não fossem vocês e toda a equipe de VEJA, ISTO É, e tantos outros valores meios de comunicação que não se submetem à gangue do poder, muitos ainda estariam iludidos por defunto insepulto que fede dentro do próprio partido que ele ajudou a criar. Agora o seu fedor é sentido até lixão dos urubus que o planalto. Até o PT e o governo fantoche que ele criou já não o suportam. Desejo que as bençãos de Deus se espalhem sobre vocês continuar iluminando-lhes as mentes e para protegê-los de toda a sorte de perigos.
    Abraços meus amigos. Vocês são o nosso orgulho.

    Curtir

  14. Comentado por:

    ILLA

    Família de trambiqueiros!Os laranjas também tem que prestar contas a justiça!Laranjas dos filhos e do papai!

    Curtir

  15. Comentado por:

    Chico

    Diante de toda esta lama que envolve as maiores empreiteiras brasileiras, com a “alma mais honesta deste país”, só reconhecida pelo autor da frase é claro. Perguntamos, então porquê estas mesmas empreiteiras não tem o mesmo trato com o ex-presidente FHC, que cumpriu oito anos no exercício do poder. Porquê esses empreiteiros viram na figura de lula, um homem rudimentar, com restrita visão do amanhã, mesmo assim buscaram nele a pessoa exata para que pudesse abrir mercados no exterior, algo que é de difícil acesso, e exige uma capacidade impar para alcançar esse sucesso. Pelo que sabemos lula não tem essa capacidade, é um bronco, não domina a micro muito “menas” (como ele mesmo pronuncia), a macro visão de investimento no mundo corporativo. Outro fato que intriga, é lula ser recortista em contratos com estas mesmas empreiteiras, para dar palestras motivacionais, a preços altíssimos, estando estes fora da realidade do profissional. Pois os profissionais mais gabaritados neste campo, não tem a sua agenda tão fechada, quanto bem remenerada, em comparação há figura de um energúmeno como a de lula. Porquê FHC também não é tão procurado neste campo como é lula. Suas palestras, FHC, deixo claro aqui que nunca participei em nenhuma, tanto de um quando do outro, tem muito mais o que a oferecer, em tudo, que que a do psicopata do lula. Como pode as doações sem eira nem beira que essas empreiteiras vem fazendoao instituto lula tão logo este deixou a presidência. Agora essas reformas em triplex, sítio, que para certas pessoas sem escrúpulos, isto é de mesmo, responto, não é não, isto no meu entender, passou a ser uma relação não de amizade, e sim de promiscuidade. Por isso que não me cansarei de gritar. FORA dilma, FORA lula psicopata, FORA partido dos trabalhadores (quadrilha). IMPEACHMENT JÁ?

    Curtir

  16. Comentado por:

    Toninho Malvadeza

    Lula terá que ter mais uns 15 minutinhos para explicar (ou não), tudo o que Delcídio do Amaral vai entregar em sua quase pronta delação premiada…

    Curtir

  17. Comentado por:

    Roberto Vieira Cavalcanti

    Reynaldo Rocha – 12/2/2016 às 12:32, quem vai pular de paraquedas, desde que não seja um militar cumprindo ordens, deve conferir ele mesmo. Confiar no que deveria ser já levou muita gente para o outro lado.

    Curtir

  18. Comentado por:

    claudia

    Tadeu, seu comentário de ontem, repudiando a ideia da oposição apoiar eventual reforma da previdencia. Eu concordo plenamente com a imediata reforma da previdência, pois tais medidas são apartidárias e não possuem nenhuma conotação ideológica. Trata-se simplesmente para poupar recursos para os aposentados que estão chegando ou que virão nos proximos nos proximos anos garantindo a continuidade dos benefícios garantidos constitucionalmente. A verdade é apenas uma. Não há dinheiro para garantir aposentadoria para todos na forma como ela está. Você prefere receber metade de sua aposentadoria ou não receber nada, eis a questão. Espero que você não seja um daqueles que esteja retirando o equivalente a 20 aposentados que estão hoje na penúria. Se for, você está no time errado, me desculpe. A moleza que prevaleceu neste país, não existe mais, dôa à quem doer.

    Curtir

  19. Comentado por:

    nobile

    O “Alma Viva” – e como é viva essa alma, hein ? – de tão honesto, deu um soco na mesa e impôs a nomeação de Paulo Roberto Costa – o querido “Paulinho” – para a Diretoria de Serviços da Petrobras, mesmo com o veto do próprio petista José Eduardo Dutra (hoje, falecido), então presidente da empresa. José Sergio Gabrielli, Renato Duque, Pedro Barusco, Nestor “Olho no gato, olho no peixe” Cerveró, e outros menos graduados, completaram a obra de destruição da 12a. maior empresa do mundo. Detalhe: durante todo o período do assalto à Petrobras, uma tal de Dilma Vana Rousseff foi presidente de seu Conselho de Administração, além de Ministra das Minas e Energia, e posteriormente Ministra Chefe da Casa Civil e Presidente da República. Mas Dilma e Lula não sabiam de nada, viu ?

    Curtir

  20. Comentado por:

    rogerio

    caríssimos AN, Guzzo e leitores,
    a sabedoria inerente ao texto do Guzzo é de uma simplicidade tão autenticamente sensata que deixa qualquer um perplexo com tanta confusão que o Lula tem capacidade de protagonizando (sem protagonizar).
    Lula mente até calado, foi “brilhante” também.
    mas quero contribuir no tema com base em outra brilhante consideração, abaixo:
    Oliver – 12/2/2016 às 13:23
    ..lulão jamais foi um estrategista, como incensam alguns. Era um “orelha de abano”, isso sim.
    Eu acredito que ele “Nem Lembra” do tanto que tramoia que “os outros” aprontaram enquanto ele mal prestava atenção e distribuía dinheiro publico entre ele e esses “amigos”, concordando com o que lhe parecia ser mais fácil, divertido e conveniente.
    Por isso que ele Não Explica !
    Não tem capacidade de fazer algo simples e sensato
    “sempre houve alguem” que tomava todas as providencias, lhe dizendo apenas o que a ele interessava, e servindo-lhe de fachada para “amortecer qualquer problema”.
    e agora os advogados marketeiros vão fazer a mesma coisa – dizendo-lhe o que dizer.

    Curtir

  21. Comentado por:

    jovem

    Caro Guzzo,
    Mais um lapidar artigo!
    No entanto, todos sabemos que o triplex e o sítio são pequenos mimos diante da capacidade de saque do Macunaíma Lulla da silva, nosso herói sem nenhum caráter.
    Tanto um como o outro serviam apenas para o deleite do príncipe maquiavélico.
    Ainda há de se cavucar para se descobrir onde e quanto lhe foi reservado para que ele e suas sucessivas gerações possam viver nesse refestelo de vida por décadas e décadas que viriam.
    E isso custaria muito caro…
    Em que país está esse dinheiro…ou diamantes…
    Afinal, diamantes (de Angola, bien sur) são eternos!
    Tampouco são rastreados pelo COAF…
    Dinheiro?
    Em que moeda?
    Dólares? Euros? Francos suiços?
    Há de se indagar quais grandes contratos foram firmados pelo governo brasileiro que fogem da lei 8.666 por “razões de Segurança Nacional”?
    Haveria algum “acordo estratégico” com algum outro país?
    Boi preto conhece boi preto, diz o ditado popular.
    Que boi preto, digo, Presidente de que país frequentava o palanque do Desfile de 7 de Setembro em Brasília ao lado de nosso herói sem nenhum caráter?
    Quem tiver respostas para essas questões ganha um pirulito.

    Curtir

  22. Comentado por:

    Igor

    Fica esperto, Lula!
    Você pensa que é dono do Brasil mas, mesmo assim, fique esperto, rapaz.
    Tem gente perto de você, de tua “famiglia” que quer te ver pelas costas.
    Sempre tem algum mais esperto que sabe que você não é um demiurgo e que é somente um bunda suja.
    Lembra do ditado que regra vida dos de tua laia: Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
    Algum Brutus dos teus protegidos já deve estar afiando o punhal para o desfecho final.
    Fui.

    Curtir

  23. Comentado por:

    Alternância no Poder

    O mosquito aedes aegyPTi tomou conta do Brasil.

    Curtir

  24. Comentado por:

    ctl

    E quando essas palestras vão entrar no rol de desvio de dinheiro público? Duvido e tenho dó que se trate de trabalho “honesto” ou merecido. Se forem atrás tem dinheiro da Petrobras ou de outra Estatal, por contratos superfaturados.

    Curtir

  25. Comentado por:

    Alternância no Poder

    Ouso acrescentar outra pergunta: quais temas tão interessantes foram tratados nessas palestras?

    Curtir

  26. Comentado por:

    Cj

    O dia em que Lula for preso será estabelecido o divisor de águas da impunidade no Brasil. Os pobres poderão ter esperança num futuro melhor.

    Curtir

  27. Comentado por:

    tadeu

    Atenção Cláudia 13/02-1,29: Você não entendeu o que escrevi! Não critiquei a reforma da previdência. Coloquei em meu comentário um trecho colhido em site de jornal com o objetivo de demonstrar a pusilanimidade dos que se intitulam oposição. Afirmo porém, que o pt não tem o menor interesse em promover reforma alguma. O projeto é manter-se no poder a qualquer preço. Sinto-me cansado de perceber, que talvez seja do interesse de certos oposicionista, que tudo continue como está, pois estão se beneficiando da situação. Falta combatividade! ATENÇÃO eu disse COMBATIVIDADE entendeu? Não estou dizendo violência. Fico de cá a pensar: você viu a quantidade de pessoas que saíram nos desfiles dos blocos no carnaval? Já pensou se a mesma quantidade estiver nas ruas para exigir – de forma ordeira e pacífica – as mudanças que se fazem necessárias? ME FIZ ENTENDER? Ps. Tenho 63 anos e ainda pago a previdência para tentar conseguir me aposentar com um (1) salário mínimo aos 65. Com receios contudo, de que isto não seja possível, graças as modificações que planejam e executam ao arrepio da lei. Você se recorda dos que pagaram por 10 salários mínimos e não recebem o que lhes é de direito?
    O Brasil é o pais das injustiças; você já percebeu isso?

    Curtir

  28. Comentado por:

    Mari

    Assino em baixo. Sempre brilhante seus comentários. Adoro ouvir você é o Augusto Nunes no Sem Edição da.Veja. Parabéns.

    Curtir

  29. Comentado por:

    Carlos Olimpio Alves

    Quando vai ser respondida a pergunta do Reinaldo:
    “Por que lula não é investigado?”

    Curtir

  30. Comentado por:

    kitty

    Bom dia caro Augusto,
    Li duas vezes o artigo de tão brilhante…Guzzo é marcante nas suas ponderadas analises políticas, nesta, particularmente, ele se superou. No espaço de uma página, ele concisamente pintou o real posicionamento do do Lula, ao calar diante de fatos prá lá de lamentáveis que o instalam no meio do furacão da corrupção que infesta o país. Quem duvida que apartamento e sitio não sejam dele, mas espertamente os colocou em nome de laranjas. Mas, a prova contundente não está sendo mostrada ainda.Então, vamos lá Lula, se no final das contas, se acha inocente e que tudo não passa de uma trama de seus moinhos de vento que o atormentam e, que segundo seus costumeiros defensores, só querem prejudicá-lo para inviabilizar sua possível candidatura em 2018. Caramba homem se manifeste, quebre o silêncio, depois de tudo o que pode temer o homem mais honesto do universo?. Lula desça do pedestal e aceite de uma vez o fato de que é mais um brasileiro entre outros tantos que labutam, estudam e ralam para terem um lugar ao sol e que não têm amigos tão generosos que dão de presente um triplex ou um sitio em agradecimento pelos muitos milhões de reais que embolsaram pelos privilégios concedidos, em negócios escusos e, que juntos depenaram uma estatal do tamanho da Petrobrás, só para ficar com uma empresa de exemplo. Parabéns ao colega pelo excelente artigo. Além de Augusto Nunes, Guzzo é um dos meus jornalistas favoritos.///Um forte abraço-Kitty

    Curtir

  31. Comentado por:

    Bravo

    caro Guzzo,
    Eu já ficaria satisfeito se o Fernando Bittar, proprietário da parte do sítio que teve reforma, viesse a público para esclarecer a quem ele pagou para fazer a reforma, mostrasse em sua declaração do Imposto de Renda o lançamento da valorização do sítio com as obras.

    Curtir

  32. Comentado por:

    André

    E mais 15 minutos para explicar como o Lula e a mulher, que jamais foram bancários, poderiam ter “cotas” de um empreendimento da Bancoop…?

    Curtir

  33. Comentado por:

    prof Arnaldo

    A famiglia Orange e a que mais tem se multiplicado no Pais. Temos Fernando Orange Bittar, Bumlai Orange, Jonas Orange Suassuna , e muitos outros. Nao adianta querer diferenente, este e o modus operandi do crime. O correto seria ter comprado os imoveis, com as devidas escrituras, reforma-los , pagando e recebendo recibos, comprar o mobiliario, como a cozinha Kitchens, pagando do proprio bolso e recebendo recibos. E nao esquecer da conta de luz e agua. Sao os passos executados pelas pessoas de bem, pelos honestos.o contrario, usar laranjas, eh tipico de criminoso , dos quadrilheiros, dos mafiosos !!!

    Curtir

  34. Comentado por:

    Oswaldo

    Mestre Guzzo botou o dedo no hematoma. Náo tem explicação! E como o famoso batom na cueca. Inexplicável. O homem nunca explicou nada, e nem vai explicar. Náo cabem mais os “eu não sabia”, “eu não vi” ou ainda, pérola das pérolas, “fui traido”, com voz tremula e olhos rútilos. Não, não tem nada a ser dito. A partir de agora, e para a eternidade, nada sera explicado. Ouviremos apenas acusações, distribuídas como cadeiradas em convenções do PT. A torto e a direito. Acusações. Nisto o PT e bom. E ótimo. Injuriar xingar, desqualificar. Pelo menos, vão tentar. E e bom o FHC estar preparado. Ele e o daco de pancadas predileto. Se vai colar, aí e outra historia.

    Curtir

  35. Comentado por:

    LaérciuS

    O Guzzo consegue com seu texto simples e direto esclarecer perfeitamente e para qualquer público alfabetizado, as principais questões,no espaço de uma página.

    Curtir

  36. Comentado por:

    Perola Zambrana

    Guzzo,como sempre,preciso.

    Curtir

  37. Comentado por:

    roberto brazil

    Meus Filhos espero que vcs aprendam tudo que Papai aprendeu com Mau Luf, Papai tem feito muito melhor !!!! e sei vcs vão me superar !!!!
    Filhinho, ganhar R$ 2.500.000,00 copiando wickpedia foi um bom começo, mas vejam, vcs não podem deixar rastro, vejam como eu faço, é tudo de amigos, de companheiros, NADA É NOSSO, continuem morando em apartamentos de AMIGOS, assim como nosso sítio, nossos apartamentos e fazendas.

    Curtir

  38. Comentado por:

    Sebastião César Aguiar Vale

    Este artigo de R. Guzzo é demolidor para a mais viva alma que este país abrigou. Lula, como está, jamais conseguirá pronunciar uma única palavra em sua própria defesa. Ainda que pronunciasse, nem ele mesmo acreditaria no que falou. Já li que ele se tornou um zero à esquerda. Tivesse ele um pouco de coragem e não surtos de ira, pensaria um pouco em Getúlio, no seu gesto desesperado. Talvez fosse melhor para ele, parar para pensar.

    Curtir

  39. Comentado por:

    Ronaldo São Carlos/SP

    Se a PF quisesse realmente pegar este palestrante “fiduma” já teria nos poupado de ouvir suas verborragias. Vejamos: R$ 27 milhões recebidos de “palestras” durante 4 anos; isto já a partir de janeiro de 2011, mês que deixou a presidência; digamos uns R$ 250 mil por cada uma, dividido por 48 meses = 2,25 palestras/mês.
    Sem contar que durante a campanha da guerrilheira mentirosa ele viajava para o nordeste fazendo o serviço para ela.
    Ora, nem Bill Clinton, Fernando Henrique e Reinaldo Azevedo juntos dariam para tal milagre.

    Curtir

  40. Comentado por:

    celso luiz soeiro miranda

    Até o presente momento não entendo porque o “EX”presidente sr LULA-LALAU não comparece em público para da satisfação pelo menos aos mais de 50 milhoes de brasileiros que colocaram sua vaquinha de presépio na presidencia da republica,venhamos quem governa o Brasil é este homem que se considera acima da LEI,afinal de contas a lEI é pra todos,e outra ele é hoje um cidadão comum,não tem foro privilegiado,já tá mais do que na hora de colocar esse alibabá na cadeia.Certafeita perguntaram ao ex-presidente figueiredo pq 12 ministros ele se referiu a JESUS e seus 12 dicípulos,porém O LULA e a DILMA tem 40 será qual a resposta,ALIBABÁ E SEUS 40 LADROES.CADEIA NELES A JUSTIÇA VALE PRA TODOS, POBRES,PRETOS,PROSTITUTAS E PETISTAS(PT)

    Curtir

  41. Comentado por:

    Iza Maria Dietrich Jaworski

    Guzzo,seria desnecessário dizer que você é um brilhante escritor. Você já deve ter ouvido isso centenas de vezes. Consegue lavar a minha alma, e de muitos brasileiros, com seus textos atuais. Agregue todos e lance um livro sobre os porões obscuros da era Lula/Dilma. Os jovens nunca viveram uma crise política/econômica igual! Eles e as criancinhas (no futuro) terão material farto de informações precisas e objetivas sobre a onda negra pela qual passou o Brasil.
    Um abraço.

    Curtir

  42. Comentado por:

    José Augusto da Silva

    Prezado.
    Desde a desocupação dos Palácios da Alvorada e Planalto pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva, em razão do término do mandato, tenho ouvido sobre a quantidade de volumes retirados destes locais supostamente envolvendo objetos e pertences particulares. Esta grande quantidade de volumes, incluindo caixas com vinhos, foi transportada para São Paulo. Causa-me espécie.
    Realmente oito anos é um tempo suficiente para a gente “adquirir” muita coisa. Mas….
    Mas, revisitando o “Código de Conduta da Alta Administração Federal”, encontramos além de outros documentos referentes ao tema, o Decreto nº 4.081 de 11 de janeiro de 2002 que instituiu o “Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos em exercício na Presidência e Vice-Presidência da República”. Penso que se aplica inclusive aos ocupantes dos cargos máximos. (Ou será que não é essa a interpretação correta?)
    Lá encontramos o § 2º do Art. 10 que diz:
    Os presentes que, por qualquer razão, não possam ser recusados ou devolvidos sem ônus para o agente público, serão incorporados ao patrimônio da Presidência da República ou destinados à entidade de caráter cultural ou filantrópico, na forma regulada pela CEPR (Comissão de Ética dos Agentes Públicos da Presidência e Vice-Presidência da República)
    A Resolução Nº 3, de 23 de novembro de 2000 da Comissão de Ética Pública já havia regulamentado o destino a ser dado a esses “presentes”. No item 3 ficou estabelecido o que segue:
    “I- tratando-se de bem de valor histórico, cultural ou artístico, destiná-lo ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN para que este lhe dê o destino legal adequado;
    II- promover a sua doação a entidade de caráter assistencial ou filantrópica reconhecida como de utilidade pública, desde que, tratando-se de bem não perecível, se comprometa a aplicar o bem ou o produto de sua alienação em suas atividades fim; ou
    III- determinar a incorporação ao patrimônio da entidade ou do órgão público onde exerce a função.
    Ressalte-se que não estamos aqui a falar de “brindes”, pois estes são de pequeno valor não podendo ultrapassar R$ 100,00.
    Será que este senhor Lula, reconhecidamente limitado em suas interpretações, teve conhecimento desta regulamentação? Ou o entendimento dado pelos “doutores” do Planalto é diverso deste que aqui estou a colocar?
    José Augusto da Silva

    Curtir