Gil Castelo Branco: O santo do pau oco

Publicado no Globo No período colonial, as imagens sacras de madeira eram talhadas e usadas para esconder o contrabando de ouro e diamantes. Daí a expressão popular “santo do pau oco”, utilizada no Brasil para designar pessoas de caráter duvidoso, dissimuladas ou hipócritas.

Publicado no Globo

No período colonial, as imagens sacras de madeira eram talhadas e usadas para esconder o contrabando de ouro e diamantes. Daí a expressão popular “santo do pau oco”, utilizada no Brasil para designar pessoas de caráter duvidoso, dissimuladas ou hipócritas.

À época, governadores, escravos e clérigos participavam da tramoia. Foram os ancestrais dos mensaleiros — do PSDB mineiro, PT e aliados — do bando do petróleo e de tantos outros quadrilheiros que roubaram o Estado nas últimas décadas. Séculos depois, os problemas já não são as imagens recheadas de ouro e pedras preciosas, embarcadas em caravelas. O volume que a corrupção atingiu é tal que o montante não caberia sequer na imagem do Cristo Redentor, no Corcovado.

Os desvios, agora, seguem um “manual”. Os políticos e partidos indicam servidores para áreas estratégicas dos órgãos públicos, fundos de pensão e empresas estatais. Os “apadrinhados” providenciam a celebração de contratos superfaturados com construtoras e prestadoras de serviços, geralmente financiadoras de campanhas eleitorais. As “gorduras” dos contratos são “lavadas” por operadores financeiros e doleiros, que circulam a propina por contas bancárias de offshores e empresas fantasmas, em diversos paraísos fiscais. Os recursos já “lavados” retornam em dinheiro, bens e benfeitorias para os “laranjas” dos servidores, empreiteiros, doleiros, operadores e políticos.

No escândalo da Petrobras, apesar das delações premiadas e das evidências — recursos devolvidos, bloqueados no exterior e repatriados — os políticos e partidos continuam a negar qualquer participação no segundo maior caso de corrupção do mundo, segundo a ONG Transparência Internacional. As respostas frequentes são: “não conheço”; “não recebi”; “não tive qualquer contato”; “não indiquei” e, a mais comum, “o partido só recebeu doações oficiais, devidamente declaradas ao TSE”.

De fato, 11 meses depois da abertura dos inquéritos, a Procuradoria-Geral da República ofereceu denúncia ao STF e ao STJ contra apenas sete dos 56 políticos com foro privilegiado. Essa fila precisa andar….

A impressão que as negativas e a lentidão das denúncias transmite é que a classe política é formada por santos. O ex-presidente Lula, por exemplo, chegou a dizer há duas semanas: “Neste país, não tem uma viva alma mais honesta do que eu”. O jornalista Jorge Bastos Moreno, do Globo, reordenou a frase: “A alma honesta mais viva que há”.

Até o momento, porém, Lula não foi formalmente incriminado, ainda que seja alvo de quatro apurações em curso: no Ministério Público do DF, por suspeita de tráfico de influência em favor de empreiteiras que o contratavam para palestras; na Operação Lava Jato por suposta ocultação de patrimônio do sítio em Atibaia; na Zelotes, em decorrência de medidas provisórias que beneficiaram o setor automobilístico; e no MP de São Paulo, em inquérito sobre a compra do tríplex no Guarujá e a reforma executada pela construtora OAS, supervisionada por sua mulher.

Quando Lula esteve na Presidência, já pairavam sobre a família questionamentos por fatos, até anedóticos, como a plantação de flores compondo uma estrela vermelha no jardim no Palácio da Alvorada, a excursão de amigos dos filhos a Brasília em avião da FAB, com direito a algazarra na lancha presidencial, e a concessão de passaportes diplomáticos a familiares. Os episódios fizeram lembrar a frase do Barão de Itararé: “Certos políticos brasileiros confundem a vida pública com a privada”.

Com o espaço que possui na mídia, Lula já deveria, há muito tempo, pessoalmente, ter explicado todos esses rolos. Como não o faz, amplia as suspeitas que fizeram desabar a sua reputação. Em menos de dois anos, sua rejeição passou de 17% para 47% (Datafolha). Segundo o Instituto Ipsos, 60% discordam de que Lula seja honesto. Do homem de Garanhuns ao do Guarujá há um abismo.

Amanhã, o ex-presidente irá depor no MP de São Paulo, já como investigado. No dia 14 de março, estará frente a frente com Sérgio Moro, por videoconferência, como testemunha do seu amigo Bumlai, preso no Paraná. Ao que dizem, CUT, MST, UNE e movimentos sociais chapa-branca farão manifestações com o mote “Mexeu com Lula, mexeu comigo”. A pressão sobre o MP será pífia. Com a atual indignação da sociedade em relação à corrupção, as instituições precisam comprovar independência, seja qual for o investigado.

Neste momento, tal como no período colonial, o essencial é o Ministério Público e a Justiça continuarem a investigar se as imagens de santos ainda escondem falcatruas.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Geraldo Pereira

    Ainda continuo cético com relação à imparcialidade das instituições. Só acreditarei que elas realmente funcionam quando vir Lula da Silva atrás das grades.

    Curtir

  2. Comentado por:

    maria-maria

    ” Do homem de Garanhuns ao do Guarujá há um abismo.”
    Será? Ninguém se faz tao podre de uma hora para outra.Quem garante que o menino não ajudava o irmão a roubar mortadela (sempre ela!)no trabalho? O sindigatunista oportunista e capacho, que atraiçoava os companheiros, o alcaguete do regime militar só poderiam resultar nesse ser desprezível, sórdido que, por obra do diabólico golbery, da imbecilidade do bovim, esperteza dos “intelectuais” e o apoio da CNBB e outras agremiações, conspurcou a presidência deste país.

    Curtir

  3. Comentado por:

    ivan

    Belo texto ! Pergunto :
    – Gil você assistiu as imagens desse carnaval nas emissoras de televisão ?
    Se assistiu você sabe que nada irá acontecer . Alguns blocos arrastaram milhões de pessoas e para combater essa gente que acabou de uma vez com o Brasil não se consegue juntar 100 mil pessoas . Eles dão risada !!! Já esta tudo dominado . Nada vai acontecer !!! Tenho pena do que ainda possa acontecer com Sergio Moro e outros . Tenho medo de ver a bravura dos colunistas de Veja , do Antagonista e etc . Creia , isso não vai acabar bem . Pena !!!!!!

    Curtir

  4. Comentado por:

    Milton Ribeiro

    Com a procuradoria da república e o STF submissos ao palácio do planalto, dificilmente eles irão denunciar o Luiz Inácio e sim protegê-lo. A esperança é que o ministério público de São Paulo que investiga sítio e apartamento, denuncie e coloque-o na cadeia.A população brasileira já está farta de vê-lo solto e desafiando um país inteiro.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Sem o bigode

    Excelente texto Gil. Eu, pessoalmente me sinto desde 2003 como tivesse sido jogado num purgatório e, que a saída está bem longe, pelo andar da carruagem!

    Curtir

  6. Comentado por:

    JESUS

    a pergunta que não quer calar: será que existe no brasil algum tipo de cidadão que está acima da constituição, lei e justiça?

    Curtir

  7. Comentado por:

    Oliver

    O PAU OCO DO SANTO
    Em que planeta moraria uma pessoa que acha que Lula é honesto? Acho que temos o álibi de não termos convivido intimamente com essa figura vagabunda e oportunista por tempo suficiente para uma radiografia mais precoce deste embuste. O fato é que muito gente viveu e vive em volta da monarquia desse calhorda. Gente que não vê o menor problema em ser o bandido que quer prender o mocinho. Gente que tenta subverter a realidade com os golpes mais baixos, mais nojentos que se tem notícia, por aqui pelas terras das caravelas e dos santos do pau oco. O fato é que a imprensa ainda provoca timidamente o animal enrustido na figura do peçonha. O inimputável. O inviolável. Temem todos os irmãozinhos da seita que, quebrada a imagem do santo do pauzinho oco e pequeno – e revelado no seu interior do que é feita a sua ideologia rombuda – que todo o “modus vivendi” dessa camorra venha abaixo, sem ter onde se agarrar nessa pirambeira moral onde se encostam o lombo, às custas dos pagantes. Muita gente vai perder o empreguinho fácil, a graninha superfaturada básica, o desviozinho de verba garantido, quando finalmente essa gente for defenestrada de onde está. É isso – e só isso – o que move esses calhordas à defesa tão inflamada desse indefensável intocável entocado. Seus Stédiles moradores de favor, seus ptinhas Boulos invasores de corpos e o circo voador formado por gente que não tem estofo para falar nem de mortadela, mas se arvoram na cabeçona parva da mesa dos “conselhões”. Se Dilma quiser um “conselhão” de minha parte, eu a aconselho em alto e bom som a pegar o boné e ir cacarejar em outra freguesia. Sua batata já assou, minha senhora. Daqui pra frente só vai queimar. Cretinos.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Wilson Mendonça de Almeida

    Se o Lula é um homem tão honesto como apregoa, estando ele tão perto assim da santidade, não vejo a hora dele subir aos céus de corpo e alma. Só que ele tem que saber que na sua ascensão não poderá levar consigo os bens materiais que o mesmo amealhou de forma honesta ou até mesmo através de falcatruas.

    Curtir

  9. Comentado por:

    A EVOLUÇÃO DO SANTINHO

    Do “SANTINHO DO PAU OCO” ao AERO-LULA quanta EVOLUÇÃO! Os Santinhos do Pau Oco de antigamente eram carregados com contrabando de ouro e diamantes e transportados LENTAMENTE nos lombos de mulas. Nos dias atuais proliferaram incrivelmente os “SANTINHOS DO PAU OCO” em NÚMERO,CAPACIDADE DE CARGA E VELOCIDADE. Um Santinho bem conhecido é o
    AERO-LULA, cujo transporte é feito a jato, servindo por exemplo para transportar até gente
    contrabandeada para incontáveis Países, como a
    ROSEMEIRE NORONHA, que deixou maletas de “MUAMBAS” em Portugal, fato bem conhecido e não esclarecido.
    Se transportou ambas, ROSEMEIRE E MUAMBAS de CONTRABANDO, vale o velho adágio que “POR ONDE PASSA BOI, PASSA BOIADA”,de maletas, maletinhas, maletões a até baús da felicidade,TUDO nas asas do AERO LULA, um dos vários “SANTINHOS DO PAU OCO” do LULA.

    Curtir

  10. Comentado por:

    alfredo lucio saback soares de quadros

    vão faltar pão, mortadela, tubaína e notas de cinquenta reais nas cercanias.
    vão sobrar camisetas novinhas para os militante$.

    Curtir

  11. Comentado por:

    Edyandrade

    Amanhã vamos ter monte de cara de paú disfarçados de movimentos sociais a serviço d lullopetismo movido a pão com mortadella e tubaína,aja maú caratismo.

    Curtir

  12. Comentado por:

    Camilo

    Ponte que caiu!!! tudo ladrão!!! Atualmente o que alterou foi apenas o ‘modus operandi’.
    O maior santo da história destepaís tem um oco do tamanho de sua sem-vergonhice.
    Mas, resumo da ópera: qual a raiz potencializadora da maioria de nossa mazelas? O INSTITUTO DA REELEIÇAO.
    Por isto é que ao menos em um ponto tenho que concordar com o salafrário-mor. Tudo culpa do FHC.

    Curtir

  13. Comentado por:

    pericles

    A frase do Barão de Itararé é: A vida pública de certos políticos é uma continuação da privada.

    Curtir

  14. Comentado por:

    Paulo cezzar

    Da 100reais, e pão com presunto, e queijo que eles mudao de lado

    Curtir

  15. Comentado por:

    Gloster

    Prendam ele.

    Curtir

  16. Comentado por:

    Joana Carmem

    Sabe por que o Lula não se explica? Porque ainda não aprendeu Português! Necessita urgente de aprendizagem para pessoas com necessidades especiais.

    Curtir

  17. Comentado por:

    estudante

    Santo do Pau Ôco, também dizem que existia durante o período em que os jesuítas queriam “catequizar” os índios. Então de dentro de uma escultura de madeira que era ôca, os jesuítas enganavam os índios fazendo ameaças, chantageando e se usando de uma falsa posição superior de santo, alcançavam seus objetivos.
    Atitudes quase iguais ao enganout quando ameaça cunha para ele obedecer …

    Curtir

  18. Comentado por:

    Patricia Regina Mosconi

    Pois é. Finalmente as grandes empresas e seus “pequenos” empresários começaram a entender que fazer favor “a alma honesta mais VIVA que há” virou pecado a ser pago no xilindró.

    Curtir

  19. Comentado por:

    Jorge Santos

    E pensar que, por uma diferença de 1,00 real na declaração do imposto, a Receita inferniza a vida dos brasileiros, multiplicando a dívida. Sem contar que, sem a devida quitação, nem o passaporte se pode tirar. Que esse pilantra tenha cometido, e ainda cometa, todos esses crimes e abusos, não é surpresa. O que surpreende é o número de anencéfalos e idiotas de todos os matizes que ainda o apoiam. Isso é que é mais desesperador!

    Curtir

  20. Comentado por:

    emiliano

    Esqueceram que lula levou um dos filhos dele na viagem para antartica
    Alias para um presidente nosso ir lá, parecia que era muito importante nossa base, mas depois do incêndio como ela esta?

    Curtir

  21. Comentado por:

    Lucke

    A PGR conta com um PREVARICADOT GERAL DA REPÚBLICA: Rudrigo Enganot

    Curtir