FHC aceita o convite para o duelo que Lula não pode recusar

Perto das 8 da noite desta quarta-feira, no intervalo de uma reunião no Instituto Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente ouviu a pergunta já no primeiro minuto da conversa por telefone: ─ Posso dizer que o senhor aceita debater publicamente com o presidente Lula? ─ Pode, claro. ─ Alguma pré-condição? ─ Nenhuma. Mas é bom deixar […]

Perto das 8 da noite desta quarta-feira, no intervalo de uma reunião no Instituto Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente ouviu a pergunta já no primeiro minuto da conversa por telefone:

─ Posso dizer que o senhor aceita debater publicamente com o presidente Lula?

─ Pode, claro.

─ Alguma pré-condição?

─ Nenhuma. Mas é bom deixar claro que não propus nenhum desafio. Não estou desafiando ninguém. Estou apenas  aceitando um convite.

─ Vou dar a notícia amanhã.

─ Pode dar. Debate é sempre saudável. Aceito pelo Brasil.

No mesmo dia em que Fernando Henrique Cardoso topou o convite, o deputado Ricardo Berzoini entoou a cantilena que obriga o presidente a aceitá-lo também. “Vamos, sim, fazer a comparação entre os oito anos de Lula e os oito anos de FHC”, recitou. “O eleitor precisa ser lembrado de como foi um governo e o outro”.

O eleitor merece saber se Lula recebeu uma herança maldita e reconstruiu o país, como repete há pelo menos seis anos, ou se resolveu valer-se de mentiras e fantasias para desqualificar o legado do antecessor que acabou com a inflação, consolidou a democracia constitucional e fixou diretrizes econômicas que, em sua essência, vigoram até hoje. É assunto sério demais para ser tratado por intermediários, muito menos por moleques de recado. É coisa para gente grande. Os eleitores merecem ver em ação os dois protagonistas ─ só eles, e sem figurantes por perto.

O debate se tornou inevitável no momento em que o presidente decidiu que a eleição tem de ser plebiscitária. FHC já topou. Lula não poderá furtar-se ao duelo que provocou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    José Donizeti da Silva

    Quando se trata um animal com carrinho, desde o dia em que é apresentado ao mundo como tal, ele retribuíra da mesma forma, pois reconhecera tudo aquilo que lhes foi dado, mas se for criado com truculência, certamente você será a próxima vitima… hoje o povo brasileiro sabe que algo tem que ser mudado, e mesmo que a PF não encarcere Lula, vejo que neste debate, FHC ira encarcera-lo em um pesadelo de palavras, onde Lula não terá a mínima chance de apelar STF para socorre-lo.

    Curtir

  2. Comentado por:

    osmar

    ninguém duvida da goleada : para fanáticos e mentes vazias,pode até entenderem diferente,por conveniência ou falta de conhecimento sobre falácias e hipocrisias .

    Curtir

  3. Comentado por:

    jose antonio

    Debate é o que mais se vê nesse Pais sem nunca levar a nada que beneficie a população. Só se vê conchavos e perseguição ao comando da maquina pública. Só se vê oposições declaradas se juntando em troca de parte do bolo e assim vai. Nunca vi um PMDB com vida própria, só anda a reboque de quem comanda a maquina pública, só na base do toma-la da cá. Estou enojado com esse Pais, tenho vergonha de ser Brasileiro, não acredito em um só politico e não voto a muitos anos nem pretendo votar até o fim da minha vida aliás, esse País esta podre e sem chance de recuperação. Se tivesse condições me mudaria daqui com toda a família urgente, pois, tive o prazer de viajar para a Republica Dominicana e fiquei pasmado ao ouvir dos mais leigos daquele País o que pensam e a forma como veem nossos políticos em geral, mas o que dizem sobre Lula, Dilma e Renan Calheiros, é de envergonhar qualquer um e, não pense que foram provocados não, basta depararem com um Brasileiro para papo surgir espontaneamente. Portanto, ao invés de espetáculo(debate) que não leva a nada, porque, não debater com STF sobre o porque de não autorizar buscas na casa de Renan calheiros que como Cunha usa o cargo para tantas manobras além de ter muito mais inquéritos do que Cunha? Porque o tal Ministro Barroso virou a bussola do Supremo? Porque, não debater a mudança na forma de se colocar ministro no STF buscando evitar barganhas? Porque, não debater o fim do foro privilegiado que só serve para acobertar bandidos, já que aquele que tem a vida limpa não precisa dessa prerrogativa? Porque não debater o enriquecimento da maioria dos políticos já no dia seguinte a posse? Aliás, neste quesito é até simples, ou seja, entrou com R$ 1.000, faça a conta de contabilidade ao salário quando encerrar o mandado, se a conta for de que poderia ter acumulado R$ 50.000, confisca toda diferença que sorte não é, aliás nunca vi tanto politico com sorte como em nosso Pais. Até textos tirados da internet são vendidos a peso de ouro, é sorte demais, pena que pela mesma sorte não passa a economia do Pais, a saúde a educação, a divida pública, a previdência o BNDES, CORREIOS, CARF, PETROBRÁS vamos parar por aqui. É uma pena também que toda essa sorte dos políticos e sua corriola sempre tem o asar simultâneo dos cofres públicos, das riquezas do Brasil enfim. Mas é assim, enquanto uns tem sorte demais, outros tem de menos!.

    Curtir

  4. Comentado por:

    ADELU

    -Depois das manifestações de ontem,só resta uma pergunta: e aí?

    Curtir

  5. Comentado por:

    ADELU

    -Hoje,14/03/2016 seria interessante ver este debate em que FHC,assim como fez com a inflação “mataria a jararaca e mostraria o pau”.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Bahiano

    Mostra que é homem e aceita, Lula!
    Se aceitasse, daria prova que acredita mesmo no que diz.
    Como faz um discurso desonesto…

    Curtir

  7. Comentado por:

    Hofling

    Olha, seu moço, o senhor……..
    NÃO OLHO!

    Curtir