Eliane Cantanhêde: ‘Bondade com o dinheiro alheio’

Publicado no Estadão ELIANE CANTANHÊDE Depois de furado o esquema gigantesco da Petrobrás, era apenas questão de tempo para começarem a estourar os tumores de outras estatais. Era cutucar e aparecer. O Estado chegou antes e temos aí os Correios, para confirmar a expectativa. Não foi o primeiro, certamente não será o último. Fala sério: investir em […]

Publicado no Estadão

ELIANE CANTANHÊDE

Depois de furado o esquema gigantesco da Petrobrás, era apenas questão de tempo para começarem a estourar os tumores de outras estatais. Era cutucar e aparecer. O Estado chegou antes e temos aí os Correios, para confirmar a expectativa. Não foi o primeiro, certamente não será o último.

Fala sério: investir em títulos da Venezuela?! Isso não pode ser verdade. Mais do que uma aplicação de altíssimo risco, com o governo Nicolás Maduro desabando, é também uma operação suspeita e confirma o que todo brasileiro sabe, ou tinha obrigação de saber, a esta altura do campeonato: o modus operandi da era PT.

Além da má administração, impera a confusão entre Estado e governo e entre governo e partido. Dá nessas coisas. A maior empresa do País foi fatiada e dilapidada em mais de R$ 1 bilhão, a querida e popular instituição dos Correios foi chamada a financiar ditaduras destrambelhadas, o programa Mais Médicos foi maquiado para disfarçar uma mãozinha milionária para os “cumpanheiro” cubanos.

A Operação Lava Jato expôs dirigentes partidários, parlamentares, ex-ministros, diretores, doleiros e executivos das grandes empreiteiras ─ com o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, no meio do furacão. E todos eles expuseram o Brasil à vergonha internacional e a processos judiciais preocupantes nos Estados Unidos. Sabe-se lá quanto tempo a Petrobrás levará para se recuperar financeiramente. Pior: quanto tempo levará para resgatar a credibilidade e a autoestima.

E os Correios gastaram a seu bel prazer, principalmente no ano eleitoral de 2014, e serão julgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por ações irregulares pró-Dilma durante a campanha à reeleição. Agora, com um rombo de bilhões de reais, o que fazem seus chefões? Mandam a conta para os funcionários.

Conforme a reportagem do Estado, o Postalis, fundo de pensão dos Correios, espetou um extra de 26% sobre os ganhos de empregados, aposentados e pensionistas para cobrir um rombo que foi criado pela incompetência, pelo partidarismo e pela ideologia. Como Robin Hood ao contrário, os Correios tiram dos trabalhadores para dar aos patrões e candidatos.

E a história de Cuba? O Mais Médicos faz sentido, porque há municípios sem nenhum atendimento. E trazer generalistas cubanos também faz sentido, porque eles são especialistas em prevenção básica justamente em áreas carentes e não atendidas. Mas uma gravação obtida pela TV Bandeirantes mostra que o objetivo real não era nem uma coisa nem outra. Era despejar um bom dinheiro no regime dos irmãos Castro. Os médicos de outras nacionalidades só serviram para dourar a pílula.

Como resultado, temos que o Ministério da Saúde financia Cuba, os Correios dão uma forcinha ora para a Venezuela, ora para a campanha de reeleição da presidente, e a Petrobrás financia PT, PP e PMDB antes, durante e depois de eleições, para eternizar um projeto de poder.

Tem muita investigação, muito inquérito, muitos réus, muita gente presa, mas, no frigir dos ovos, adivinha quem paga essa conta? Você!

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Juliana Moraes

    É escândalo de tudo quanto é jeito. Todos temos novos escândalos e o PT continua o mesmo: nem é punido nem assume o que fez e faz. Já passou da hora de colocarmos esses “vermelhos” e seus aliados na cadeia, sem direito a favores das leis imorais que facilitam a vida deles.
    Transformaram Brasília na Bastilha brasileira. Nas novelas da Globo temos a sensação de estarmos assistindo nosso congresso (acho que os autores se inspiram nas sujeiras de Brasília).
    Dilma, vc gastou e ainda gasta nosso dinheiro inutilmente, a exemplo das olimpíadas. É zero pro seu pacote fiscal. Vá repatriar o dinheiro que os ladrões nacionais roubaram do Brasil, bem como o que foi gasto inutilmente na Copa, o dinheiro das dívidas perdoadas aos países pró-comunistas, do porto que foi financiado com dinheiro brasileiro em Cuba, etc. Dinheiro tem. Se vire nos trinta.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Neo Reaça

    Eliane,
    Não acreditas que o Postalis esteja sozinho nessa encrenca, né? Funcef, Previ, Petros e quem sabe outros mais fizeram o mesmo. Não é diferente o modus operandi entre os fundos de pensão estatais. O que deve ter acontecido de diferente no postalis é que os Correios devem ter derramado menos grana no fundo. É conversa corrente que a Petrobrás punha 10 vezes o que o funcionário depositava. Parece que no Previ a coisa era parecida. A verdade é que nenhum desses fundos é auto-sustentável apenas com os depósitos regulares. Ou porque será que até hoje apenas o Aerus (Varig) quebrou? Ora, era o único que não tinha ingerência do Estado. No fundo no fundo, são as empresas, ou seja, nós os otários contribuintes, que sustentamos as gordas aposentadorias desses pensionistas. Por isso estou com o Constantino e não abro: PRIVATIZE JÁ!
    Abraço

    Curtir

  3. Comentado por:

    Paulo

    Tanta gente envolvida, tantos partidos, tantas empresas, tantos países que começo a achar que não vai dar em nada!

    Curtir

  4. Comentado por:

    Leniéverson

    E o pior é que mesmo assim, tem gente que ainda defende essa estrovenga de governo.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Anônimo Paulistano

    As manifestações de 15 de Março não foram suficientes para convencer dona Eliane que a boiada mansa também sabe arregaçar com a porteira, vale, portanto, alerta-la que não será nada fácil espetar a conta dos fundos de pensão no lombo do contribuinte.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Claudio

    o que mata é que essas opiniões de jornalistas balizados não chegam ao povo; o Brasil pode virar uma pocilga que o Jornal Nacional JAMAIS veiculará um texto desses, nem deixa o profissional falar isso para a população. Os donos dos grandes veículos podem ser esfolados vivos, perder tudo, mas não tem nem coragem nem grandeza para rasgar uma verdade dessas na cara do povo.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Roberto Silva 51 RJ

    Quando se fala em adotar medidas contra essa corja que está aquartelada no poder, somos golpistas, antidemocráticos e etc.
    Existe algo mais antidemocrático do que uma quadrilha no poder, usando produto de roubos aos cofres públicos para se perpetuar no comando do país e para enriquecer os vagabundos de sua cúpula?
    Uma varredura de “A a Z”, passando obrigatoriamente por D de Dilma e Dirceu, e por L de Lula, se faz necessária, para que possamos extirpar definitivamente esses vermes da cena política.
    O Brasil não pode esperar mais tempo, e que me desculpe FHC, mas é imperioso que se faça o mais rapidamente possível o impeachment dessa anencéfala

    Curtir

  8. Comentado por:

    Kleber Verraes

    Como dizia o Presidente Ronald Reagan, no combate à criminalidade e ao comunismo a única política aceitável é “ZERO TOLERANCE”.
    A política “socialista caviar” do FHC abriu as portas do poder ao PT. Consequentemente, o Brasil ruma velozmente em direção ao abismo da cubanização.
    Enquanto a Australia esta ingressando na OTAN / NATO, o sórdido regime Lulo-Petista levou o Brasil para o bloco de “ROGUE STATES” liderado por Vladimir Putin. No dia 31 de Janeiro de 2015, em Moscou, o chefe do estado maior das forças armadas, Valery Gerasimov, anunciou que a Rússia esta planejando a realização de manobras militares conjuntas com CUBA, BRASIL, VENEZUELA, CORÉIA DO NORTE e VIETNÃ.
    Participar destas manobras conjuntas, significa transformar o Brasil em aliado militar de Vladimir Putin.
    Evidentemente, a vergonhosa política externa do regime Lulo-Petista representa uma séria ameaça à segurança nacional do Brasil; além de colocar o país em rota de colisão com os Estados Unidos, União Européia e OTAN.
    http://www.newsweek.com/russia-plans-joint-military-drills-north-korea-and-cuba-303836

    Curtir

  9. Comentado por:

    Do Interior….

    E não é o ultimo mesmo!
    Segundo fiquei sabendo, a ELETROBRÁS é outro Petrolão.
    Os ajustes de energia não tiveram nada a ver com motivos de oferta/demanda, ou outras mentiras. Trata-se, na verdade, de aumentos para tapar o rombo deixado pela quadrilha vermelha também na ELETROBRÁS.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Tomaz de Aquino

    Augusto Nunes pra vc faz sentido trazer médicos cubanos pq vc tem seguro de saúde e nunca vai se consultar com um deles.
    O que se chama de medicina em Cuba não é a mesma coisa em nenhum lugar do mundo, são técnicos em enfermagem. Um país parado na década de 50 e basicamente sem livros e sem internet obviamente não formaria bons médicos, nem mesmo médicos.
    Vc Jah soube q descobriram veterinários e enfermeiros cubanos trabalhando aqui como médicos? E quanto aos erros grosseiros de prescrição?

    Curtir

  11. Comentado por:

    jose eduardo diniz

    Sinceramente . Não sei o motivo , mas comentários meus nos
    posts da Eliane somem . Um ou outro sai publicado .
    Será que passo dos limites do respeito , da educação ,
    será que cometo ofensas ?
    Sei não . Mas o Oliver diz tudo que eu gostaria de dizer ,
    com mais propriedade .
    ‘Tá bom assim .

    Curtir

  12. Comentado por:

    TETE

    O discurso de muita gente começou a mudar…agora está fácil.
    Malditos ordinários!, estão sentindo a água a lhes bater no traseiro.
    Oliver, às 14:34, tem toda razão, aliás, como quase sempre.

    Curtir

  13. Comentado por:

    Lena

    Tem médico cubano em AMA de São Paulo! Não foram só para lugares onde falta mão de obra.

    Curtir

  14. Comentado por:

    PROFESSOR

    É importante que se investigue também a Telebrás…
    .
    Foi reativada, já gastou mais de 1 Bilhão de reais e até agora não vimos nada!!!
    .
    Merecemos saber o que se passa por lá…

    Curtir

  15. Comentado por:

    Aquiles Pereira

    É regra no mundo civilizado, os direitos e deveres das populações, sobrepõem as minorias nunca ao contrário, ou é desse jeito ou vira bagunça. FORA DILMA FORA PT.

    Curtir

  16. Comentado por:

    Lobista

    The Economista: Brasileiros foram vítima de estelionato. “Lidando com Dilma” A revista britância neste final de semana aponta os motivos que deixaram os brasileiros “fartos” da presidente.
    http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2015/03/economist-brasileiros-foram-vitimas-de-estelionato.html

    Curtir

  17. Comentado por:

    Marcondes

    Falando francamente:
    Tudo o que está ocorrendo e o que ocorrerá depois, não PRENDER lula, dilma e alguns dos seus asseclas, é aceitar um carimbo de idiotas em nossas testas.
    Prendam essa gente e joguem a chave fora, até que dedurem os demais e devolvam todo o dinheiro com juros e correção.
    Esses Ptralhas são ratos, baratas fétidas, ordinários que sairam de ventres defeituosos.

    Curtir

  18. Comentado por:

    Marcelo Augusto Monteiro Ferraz

    Não entendi a Eliane: dentro do texto de suas pertinentes e definitivas críticas ao Mais Médicos ela insere frases soltas do tipo “O Mais Médicos faz sentido!” e “Trazer generalistas cubanos também faz sentido, porque eles são especialistas em prevenção básica justamente em áreas carentes e não atendidas.”
    Fica evidente em seu artigo aquela postura compensatória, pela qual, ao se criticar duramente a parte errada e bandida, insere uma crítica velada na parte que é a vítima, tentando externar uma falsa imparcialidade.
    Te admiro muito Eliane, mas como é que você ainda não foi capaz de perceber que muitos percebem isso?

    Curtir

  19. Comentado por:

    Norton

    VEM PRA RUA (Reportagem ESTADÂO de 25/04/2015)
    Para abril, o Vem Pra Rua definiu entre outras, as bandeiras abaixo:
    – a redução do número dos ministérios;
    – a transparência nos dados sobre os empréstimos do BNDES;
    – e o impedimento do ministro do Supremo Tribunal Federal
    José Antonio Dias Toffoli para julgar os casos relacionados à Operação Lava Jato.
    .
    E Belo Monte?
    Venha fazer uma crítica que julgue importante.
    Mas, venha para a rua.
    Aposentado do INSS – faça sua reivindicação.
    (traga o seu cartaz – proteste a falta da correção)
    .
    Parabéns Polícia Federal e Ministério Público Federal
    Vocês nos representam
    VEM PRA RUA – Dia 12/04/2015.
    Eu vou levar mais uma pessoa junto. E você?

    Curtir

  20. Comentado por:

    Antonio Carelli

    Uma vergonha do Brasil frente ao acordo mundial sobre os Direitos Humanos . Cadê o MPF ??? , Cadê a OAB ??? , Cadê o STF ??? , Cadê o MInistério do Trabalho ??? Cadê a omissa Igreja Católica ??? Sinto – me envergonhado de termos trabalho escravo em pleno século XXI no Brasil !!! .

    Curtir

  21. Comentado por:

    Antonio Carelli Filho

    Cadê a Maria do Rosario que se diz defensora dos Direitos Humanos ??? Quando o P.T. pratica esse abuso contra os Médicos Cubanos pode ??? Pura falta de vergonha deste regime ditatorial PeTralha . O que me assusta é a domesticada e omissa Igreja Catolica , que se cala mediante este ato de escravidão chamado “Mais Médicos Cubanos”.

    Curtir

  22. Comentado por:

    therezinha

    Pois e! E este é o partido q se diz dos Trabalhadores. Como assim cara pálida? Um partido q se apropria da ralação do trabalhador e n lhe devolve na mm medida em suas necessidades basicas preferindo apostar no que está fora sob o pretexto de unificar os socialistas? Mas q socialismo é esse de Maduro e cia? Sera q eles não entenderam ainda q o muro de Berlim ja caiu e ate a China, economicamente já se abriu o suficiente p até pegar uma parte possivelmente do q é nosso com seus emprestimos bilionarios a petrobras? Para novos tempos novas soluções “cunpanheros”

    Curtir