Blogs e Colunistas

10/12/2013

às 18:03 \ Direto ao Ponto

Tuma Junior abre o baú (1): As fotos provam que o autor do livro-bomba foi agente do Dops. A esgotosfera mentiu em coro

Num dos trechos da entrevista a VEJA, o repórter Robson Bonin lembra a Romeu Tuma Junior que, no livro Assassinato de Reputações, o delegado afirma que o ex-presidente Lula foi informante da ditadura. “É uma acusação muito grave”, ressalva o entrevistador. Segue-se a resposta:

Não considero uma acusação. Quero deixar isso bem claro. O que conto no livro é o que vivi no Dops. Eu era investigador subordinado ao meu pai e vivi tudo isso. Eu e o Lula vivemos juntos esse momento. Ninguém me contou. Eu vi o Lula dormir no sofá da sala do meu pai, Presenciei tudo. Conto esses fatos agora até para demonstrar que a confiança que o presidente tinha em mim no governo, quando me nomeou secretário nacional de Justiça, não vinha do nada. Era muito tempo. O Lula era informante do meu pai no Dops.

No minuto seguinte, blogueiros estatizados começaram a desmentir aos berros a declaração, garantindo que Tuma Junior não tinha idade para ser agente do Dops em 1980. Nesta segunda-feira, Reinaldo Azevedo informou que Tuminha nasceu em 1960, não em 1963. As fotos abaixo mostram quem mentiu.

Caderno fotos 01-2

Com o presidente João Baptista Figueiredo na antiga Ala Oficial, hoje Pavilhão do Aeroporto de Congonhas – São Paulo, 1981

Caderno fotos 01-3

Na porta do Dops, acompanhando o casal Lula da Silva, a pedido de meu pai, como guarda-costas do mais ilustre hóspede que por ali passou – São Paulo, maio de 1980

Caderno fotos 01-4

Em operação do Dops, no início da década de 1980. Ao fundo, veem-se os dois agentes que, por ordem do Tumão, acompanharam Lula em sua visita secreta à mãe, Dona Lindu: Armando está à esquerda e Oswaldo à direita (ambos com bigode)

Caderno fotos 01-5

O autor deste livro na mesma operação do Dops

Caderno fotos 01-6

No Dops paulista, comemorando o 47o aniversário do Tumão na sala em que Lula dormiria quando ficou “preso” – Outubro de 1978

Leia também: Tuma Junior abre o baú (2): O documento sobre a conta do mensalão nas Ilhas Cayman que o ministro da Justiça não quis investigar

Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

112 Comentários

  • Antonio Ribeiro Guimarães

    -

    15/1/2014 às 8:30

    Eu já pré sabia dos acontecimentos políticos que
    iam,para o futuro da administração política brasi-
    leira,já em 1951,quando aceitei a incumbência de
    um super prof.universitário,d USP,Martinho Silvio
    Bizutt,me prepar para a transição do estação de
    exceção,para o Estado Democrático de Direito,para
    nos livrar-nos da praga comunista-socialista-embu-
    tida na política brasileira, no executivo e no
    legislativo.Só Estado Democrático de Direito,aca-
    ba com esse lixo mental canceroso,socialista co-
    munista.

  • Antonio Ribeiro Guimarães

    -

    20/12/2013 às 13:16

    O livro de Tuma Junior deve esclarecer ao povo bra-
    sileiro os prós e os contram administrativos na co-
    missão da verdade,que deve ser esclarece

    O Livro de Tuma Junior deve ser apresentado ao
    judiciário,para convocar as partes co

    O Livro de Tuma Junior,precisa ser apresentado ao
    judiciário,para julgamento das partes contundentes
    entre si,para que seja esclarecidos os feitos,
    atos e fatos praticados por esses contendores,pe-
    nalizados os desordeiros e salvos os ordeiros.

  • Patricia de Sampa

    -

    20/12/2013 às 5:51

    Não li ainda o livro mas imagino o que ele contém. Só não consigo entender como o Lula e seus companheiros não vêm a público se defender, falar alguma coisa, sei lá! Assim como no caso da Rose; a imprensa divulgou, mas o Lula, nem tchum!!

  • SEBASTIAO PASCHOAL

    -

    19/12/2013 às 21:52

    Infelizmente, entrei no “conto do paco”. Lembram-se dele? É aquele em que duas notas de cem ficam nas extremidades do pacote. O estelionatário te seduz com sua lábia a trocar aquele pacote com um milhão de reais por apenas mil reais. Ora, ao votar nesse safadista de Garanhuns, entreguei-lhe meu precioso voto passando a ser vítima de um estelionatário. Nunca viu, nunca soube, nunca ouviu, nunca sentiu nada. Suspeito que até na perda do dedo mindinho, ele desconheça como foi, o que estava fazendo ou onde estava trabalhando, se estava mesmo trabalhando. Falo como seus antecessores aí embaixo: PT nunca mais.

  • freed

    -

    19/12/2013 às 20:24

    Quem foi seu colega na fábrica e no sindicato sabe bem quem é o Lula.Conheço alguns que conviveram de perto com ele.Ele nunca hesitou em passar a perna em seus companheiros para ser o chefão do sindicato.Na fundação do partido ocorreu a mesma coisa, para alcançar seus objetivos, pisando e passando os outros pra trás.Agora ficou explicado,porque recebeu tratamento vip no Dops,e porque não foi perseguido pela ditadura.Se é, que se pode chamar aquilo de ditadura. Outro dedo duro sem vergonha é o Genoíno. Foi preso dentro da selva e não aconteceu nada com ele,porque dedurou seus colegas. Devolvam a bolsa ditadura. Acho melhor—- Ditamole.

  • LA

    -

    19/12/2013 às 19:00

    Será que além de fotos Tuma Jr. tem documentos do período da ditadura?

  • Delmo Oliveira

    -

    19/12/2013 às 18:43

    Ora, ora, ora se o Tuma mente, o Lula, codinome “Barba” deveria dar uma de Palanqueiro Oficial Petista/Falastrão/Fanfarrão etc e processar o Tuma Junior. Claro, que vai fazer como sempre, ficar mudo e botar seus vassalos para irem fazer o trabalho sujo, na tentativa de desqualificar o livro do seu ex-parceiro Romeu Tuma Junior. É assim o proceder do Lula. PT NUNCA MAIS!!!

  • Carlos Menta

    -

    19/12/2013 às 12:17

    Lula é Lula. Tuma é Tuma. Pra mim, ambos valem pouco. Aliás, pouquíssimo. Um é um baita de um politiqueiro. O outro, braço armado da ditadura, um ocultador de cadáveres. Não sei o que vale o filho deste. Sabe como é, farinho do mesmo saco. Só uma suspeita. Os políticos que se digladiem. Acho lindo.

  • roberto habenschuss

    -

    19/12/2013 às 10:42

    Será que este sindicalista sempre vendeu seus companheiros de sindicato.

  • Carlos - Rj.

    -

    19/12/2013 às 9:58

    Estou lendo e relendo Essa obra Prima! As coisas estão ficando claríssima, a canalhice que eles estavam armando e felizmente, Quebraram a cara a de pau vergonhosamente.

  • Carlos - Rj.

    -

    19/12/2013 às 9:55

    Ele deveria, mesmo sendo mentira, chutar o balde, entrar com mandado, xingar a mão do Dr. Tuma, mas não, como sempre ele enfia a língua… não vou nem dizer.

  • GEROLDO ZANON

    -

    19/12/2013 às 8:46

    O MAFIOSO de 9 DEDOS só entra em fria de informante passou á ser o chefe do mensalão

  • rodrigo

    -

    19/12/2013 às 8:45

    e por causa dessa cochilada no sofá a gente paga aposentadoria para esse picareta? é isso? … depois perguntam porque no Brasil tem sonegação de imposto de renda.

  • razumikhin

    -

    19/12/2013 às 7:37

    Lula saía sem pagar dos bares do ABC, onde ia encher a cara com seus cumpanheruz de sindicato. Lá, todo mundo conhece a história.

  • Leno

    -

    19/12/2013 às 7:17

    Esse barba ou lullllalau sempre foi o porcaria que é hoje.

  • Augusto Luz

    -

    19/12/2013 às 0:52

    Sempre desconfiei que esse lula era um picareta um mal caráter !

  • Francisco

    -

    18/12/2013 às 22:54

    O barba achava que o Tuma velho era psicanalista . Dai foi dormir no sofá vermelho. Quando acordou virou o Hitler do petismo

  • Meia Verdade

    -

    18/12/2013 às 22:04

    Estaria sendo leviano, afirmando uma ou outra, sem prova…..

  • Toninho Malvadeza

    -

    18/12/2013 às 22:03

    Estou só esperando os envolvidos fazerem qualquer desaforo,para o Tuminha despejar um caminhão de provas contra a seita.
    A casa do blogueiro MENTOR do livro,já caiu…

  • Meia Verdade

    -

    18/12/2013 às 22:02

    Sinceramente nao tenho

  • Ronaldo Barra

    -

    18/12/2013 às 21:16

    O Barba que de há muito estava calado vai se transformar nas figuras dos 3 macaquinhos: o Barba que não ouve, não vê, nem fala.
    Vê barba,lendo o livro do Tuminha, coisa que vc não gosta, ouve, assistindo as notícias no noticiário da TV e fala para o povo brasileiro da sua nova e conhecida função – informante do DOPS, ou melhor Dedoduro da ditadura.

  • Meia Verdade

    -

    18/12/2013 às 20:48

    Fica uma pergunta…porque não ecoou, nas outras grandes mídias, essas declarações tão serias?, teria o Tuminha descredito em suas declarações ou as mídias estariam envolvidas com o governo?

    Você sabe as respostas.

  • Jose Maria

    -

    18/12/2013 às 20:22

    Sempre falei que Lula era mafioso, agora, X9, me surpreendeu. O cara é o cara, traidor e mensaleiro. Os otários tão la no xilindró pagando pena, o Dirceu pegou a pecha de chefe do mensalão e se deu mal. Agora o verdadeiro, Lula. Ta na boa solto e livre. Bando de otários vão sair da cadeia sujos, sem biografia alguma, com apenas um currículo de como roubaram a República, nada mais. Enquanto isso, Lula, oh………. na boa!!!

  • gilmar

    -

    13/12/2013 às 22:16

    cadeia neles seja quem for ta na hora do povo brasileiro acordar

  • Paulo F

    -

    13/12/2013 às 20:01

    PT = máfia.

  • guilherme

    -

    12/12/2013 às 20:52

    Gostaria que vocês analisassem: obras federais( transposição do S. Francisco, casas p/ desabrigados das chuvas e enchentes, trans-nordestina etc) há ,quase, 10 anos engatinhando c/ milhares de trabalhadores contratados; bolsa-família, mais-médicos à disposição de municípios “interessantes”( pra que saneamento e educação). Parece-me um grande e eterno CURRAL ELEITORAL. Com toda essa estrutura, não vejo como a MUSA DA INCOMPETÊNCIA E DA FARSA perderá a eleição. Analisem a relação(interesse) leniência/dependência sócio-econômica/curral eleitoral… e a OPOSIÇÃO/CONIVÊNCIA continua…

  • rosa calixto

    -

    12/12/2013 às 20:46

    Por que vocês não reprisam o Roda viva com o cabo Anselmo?

  • carlos galvão

    -

    12/12/2013 às 15:04

    É… se as provas realmente aparecerem, o Lula vai mesmo é ficar em “palpos” de aranha.

  • Antonio Marmo

    -

    12/12/2013 às 14:08

    Nunes…nos pretendemos sérios…Jornais como o Estadão e outros lembram o leitor de como e quando começou a gestação desse livro. Lembre-se que Tuminha Jr. já foi Secretário da Justiça de Lula e acabou investigado pela PF sobre suas ligações com um chefão de uma dita Máfia Chinesa e defenestrado. Assim, não entendi porque vc cortou meu comentário, mencionando isso e reduzindo meus neurônios a menos de cinco. Continuo jornalista, como você. Você continua sério para mim…

  • Eduardo

    -

    12/12/2013 às 13:09

    Desde sempre, quando alguém é preso, o próprio preso é quem abre a porta da viatura, entre e sai sozinho! Portanto, como disse Miguel, Lula estava de motorista..rsrs. Ah, usar relógio era crime na época, mais uma regalia de Lula! E o bolo, ah, sim, era para Lula, mas como ele seria preso um ano depois, o Tuma resolveu ele mesmo assoprar as velinhas…rsrsrs. E nossa! Muito reveladora as fotos que provam que Tuma e Tuminha foram do Dops… Os documentos diversos que haviam, a nomeação oficial e o conhecimento amplo e aberto disso não constituem provas. Acredito daqui alguns anos teremos que provar com fotos que Alckimim foi governador do Estado de SP…rsrs Comédia!..rs

  • miguel

    -

    12/12/2013 às 11:52

    … Interessante ele estar de relógio de pulso, não? Ah…, e com o motorista abrindo a porta trazeira do carro para ele e a Marisa. Meu Deus do Céu, como o eleitor brasileiro é cego e surdo

  • migue

    -

    12/12/2013 às 11:47

    Nessa foto com a Marisa, o Lulacasvochavista está rindo de felicidade. Isso em plena ditadura é anor5mal ao extremo, principalmente quando se sabe que até hoje ele diz ter sido vítima dela. ´pE de se perguntar: O bolo de aniversário dele estava gostoso? O velho Xerife Tuma também gostou? Lula pelo que se pode concluri, foi o maior dedo duro da ditadura militar. como “preso” Desfrutou de regalias que nenhum outro “cumpanheiro” teve.

  • Carlos

    -

    12/12/2013 às 9:06

    …..agora ficou fácil de entender o porquê dos 19 dedos do lula. É não conseguiu dobrar e a maquina pegou.

  • Meia Verdade

    -

    11/12/2013 às 21:34

    Essa coisa de ouviu ou viu, e muito vago, longe de defender o Lula, mas tambem muito longe de acreditar “no ouviu ou viu”…….. Se Tuminha foi “pressionado”, como disse, porque nao delatou tudo la atras?….o que o impedia ou o beneficiava a nao faze-lo?

  • Ricardo

    -

    11/12/2013 às 19:02

    Saudades da competência do PT na oposição. Nunca antes na historia deste pais se viu uma oposição tão pífia quanto esta que aí está hoje. Será que não tem ninguém capaz de incriminar o ‘pai de todos’ da Silva?!?!

  • Jurandir Paccini

    -

    11/12/2013 às 16:48

    Toda sujeira será levantada debaixo do tapete. O tempo é senhor de todas as coisas.Já vimos tantas barbaries desse governo corrupto, criminoso, incompetente e incapaz, mas já podemos ver algumas coisas sendo desmontadas. Os presos do mensalão, podemos imaginar que seja apenas a ponta de um ICEBERG. Eles afirmam, em alta voz, que são presos políticos, mas na realidades são os primeiros POLÍTICOS PRESOS desse país. O Tuminha vai contribuir muito para revelar a verdadeira face do Barbudo.

  • Dulce Regina

    -

    11/12/2013 às 15:11

    Reynaldo BH-11/12/13-13.03H- endosso todo o seu comentário. E acredito que virá muito mais coisas, sobre estes personagens. Abraços

  • NERVAL DA COSTA

    -

    11/12/2013 às 15:06

    Na segunda feira passada a TV CULTURA, DEVERIA FAZER UM PROGRAMA COM ESTA NOVA BOMBA QUE ESTÁ PARA EXPLODIR NO COLO DESTE DESGOVERNO DO PT. Mas como sabemos este DESGOVERNO, impediu que o delegado ROMEU TUMA FOSSE AO PROGRAMA RODA VIVA…

    Você está vendo coisas, Nerval. Quem cuida do Roda Viva sou eu. O Tuma não foi convidado porque já estava agendado um programa com o doutor Daniel Becker. Além de deselegante, seria impossível mudar tudo em cima da hora. O Tuma Junior não recebeu nenhum convite. Portanto, não foi impedido por ninguém de comparecer ao Roda Viva. A esgotosfera já é uma fábrica de boatos. Não vamos entrar nessa. abraços

  • Cil

    -

    11/12/2013 às 14:40

    kkkkkkkkkkkk… contra FOTOS não há argumentos. Esses blogueiros estatizados que esperneiem à vontade.

  • o desPTtizador

    -

    11/12/2013 às 14:22

    Augusto… caso a ida do Tuminha ao RODA VIVA se concretize [melhor se for na 2a q vem!], já fica a questão: A TV TRAÇO [tv brasil] VAI RETRANSMITIR O PROGRAMA?
    .
    Aproveito e já deixo uma pergunta ao Tuminha:
    Sr. Tuma Jr., quando o lullallau dormiu no sofá vermelho, ele o fez de bumbum pra cima?

  • francisco erdei

    -

    11/12/2013 às 13:06

    depois de td que eu estou presenciando alguem vai querer me convencer que ela tem 42% de aceitacao do povo? me engana que eu gosto vai!

  • Carlos RM

    -

    11/12/2013 às 13:03

    A notícia é ruim ? Vamos bater no carteiro.

  • Reynaldo-BH

    -

    11/12/2013 às 12:15

    Insiste Augusto Nunes em diversos momentos: “Não vamos desistir”.
    Sem elogios fáceis – NUNCA foi minha praia e NUNCA será – resta um obrigado a ser dito. A partir de uma constatação.
    Augusto é a pedra no sapato de Gilberto Carvalho.
    Nunca se esqueceu de Celso Daniel. Jamais aceitou a farsa e o CRIME de encomenda que foi cometido. Como em todo crime, começa-se a investigação com a pergunta óbvia: a quem interessa o crime?
    Augusto nunca deixou que esta pergunta – incômoda para eles – caísse no esquecimento.
    A história que se tenta reescrever pelos lulopetistas desejava que o episódio fosse encerrado com as explicações inexplicáveis. Mesmo com a indignação da família de Celso, pouca repercussão tinha na imprensa.
    E lá voltava Augusto com o tema, com o absurdo, com o homicídio. Entrevistas, posts, comentários e lembranças permanentes. Mas, principalmente, perguntas sem respostas.
    Agora com o livro de Tuma Jr. aparece novamente a CONFISSÃO de Gilberto Carvalho. Já feita anteriormente nos mesmos termos ao irmão de Celso Daniel.
    Não se trata de um mero roubo, destes que o PT faz diariamente e se tornou prática de atuação política nesta Era da Mediocridade e da Indecência. É homicídio. O crime que causa maior repulsa em qualquer ser humano.
    E Augusto estava sempre, como uma voz que sabia o que eles tinham feito (bastava ser honesto e corajoso para ser assim!) e não deixava que o plano do crime perfeito (sem saber-se nunca a motivação) fosse finalmente perpetrado.
    Talvez este seja o maior receio do PT de perder o poder. De não ter mais o domínio da PF e do Judiciário, que tenta insistentemente ter. Gilberto Carvalho tem que sair da cadeira de ministro para o banco dos réus.
    O que sempre soubemos (e em alguns casos sofremos, com ameaças, ofensas e tentativas de destruição de nossas imagens, por mais simples que fossem, como a de um mero comentarista de um blog) está dito com todas as letras por quem esteve na toca dos leões ou dentro da barriga da Baleia de Jonas.
    Já disse e repito: pouco importa para o Brasil de hoje a existência de um Barba no passado. Nada assusta mais vindo de quem fez da vida o eterno desejo de poder e a inveja como móbil da existência. Lula é lixo. Acrescentar o dedodurismo na folha corrida só reforça o que já é suficientemente sólido: trata-se de uma nota de pé de página na história do Brasil real.
    Importa que esta máquina de triturar seja desmascarada e impedida de existir. Hoje e sempre.
    Esta, talvez, seria a verdadeira Comissão da Verdade. A que impede a repetição de desvios éticos e democráticos. Este sim é um crime continuado. Ainda existente e em funcionamento. Quais serão as próximas vítimas?
    E que Celso Daniel tenha a Justiça como herança.
    Ao amigo de infância, Augusto Nunes, obrigado por lutar SEMPRE o bom combate!

    Caro Reynaldo, o Augusto começará a ler os comentários daqui a pouco. Abraços, Branca

  • Silvia

    -

    11/12/2013 às 11:34

    ótimo, mas a imprensa comprada não se incomoda, o dinheiro que recebem do governo vale mais ora bolas. Canalhas.

  • Delmar Fontoura

    -

    11/12/2013 às 11:31

    A Degradação Política e Social.

    Quando agentes públicos, que devem ser os ordenadores dos costumes consuetudinários de seu Povo, não são “dignos” e promovem a indignidade, a desigualdade e a desobediência social; transformando a sociedade na qual a nova ordem é a corrupção… …configura-se o caminho a revolução social, que corre riscos de ser a ferro e fogo…

    O que afirmo não é proselitismo de inconsequente dedução lógica, mas a constatação de fatos… …dou exemplos comprovando o que afirmo:

    - “Caso Celso Daniel”, que existiu para eleger Lula em 2002;
    - Eleição de Lula em 2002, que resultou no Caso do Mensalão;
    - Caso do Mensalão, resultando do Neolulopetismo;
    - Neolulopetismo, que resultou nessa opróbia ordem de “justiça”;
    - Opróbia ordem de “justiça”, que corre o risco de desembocar numa revolução social!…

  • Wiliam Silva

    -

    11/12/2013 às 11:08

    Leia o último post sobre o assunto e tente de novo.

  • Wiliam Silva

    -

    11/12/2013 às 11:02

    Explique-me Augusto Nunes…

    Não. Não adianta. Você não tem cura.

  • Luis R N Ferreira

    -

    11/12/2013 às 10:03

    Uma das primeiras noções de moral que procurei transmitir ao meu filho foi uma que aprendi com meu pai. Que por certo trouxe do meu avô. É a de que denunciar um companheiro escondido pelo anonimato é um dos comportamentos mais covardes do ser humano. Não há dúvida que se trata de um dos conceitos mais arraigados em nossa cultura o de que o dedo-duro é um ser desprezível. Se esta informação que hoje nos traz o delegado Tuma tivesse sido vazada no final dos anos setenta acredito que a História do Brasil teria que ser reescrita. Luís Inácio da Silva de herói da Vila Euclides, passaria a vilão e correria o risco de ter sido linchado pelos metalúrgicos do ABC.

  • Celene Carvalho

    -

    11/12/2013 às 9:57

    Somos mesmo gado no pasto, para engorda a caminho do abatedouro. Esta republiqueta é uma zorra.

  • diva mota

    -

    11/12/2013 às 9:20

    -Quanta regalia vc tinha no DOPS, hem lula? E agora pagaremos a vc pensão eterna pelos dias presos. Valeu a pena, não é mesmo

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados