01/02/2010
às 21:46 \ Direto ao PontoTrapaceiros não poupam nem resultado de final de campeonato
Como em novembro os governadores voltariam a ser escolhidos pelo voto direto, a revista VEJA encomendou ao Instituto Gallup, em junho de 1982, a realização de pesquisas quinzenais em 10 Estados brasileiros. Na primeira, publicada em agosto, o quadro desenhado em Santa Catarina mostrou Esperidião Amin, do PDS, bem à frente de Jaison Barreto, do PMDB. “Alguma coisa está errada”, alertou-me um amigo catarinense. “As disputas aqui são sempre pau a pau”.
Transmiti o aviso ao presidente do Gallup, Carlos Matheus. Ele nem apagou o cachimbo. Entre bonitas baforadas, dissertou sobre a moderníssima metodologia utilizada e sobre o mundo encantado da estatística. Na pesquisa seguinte, cresceram a vantagem de Amin e a multidão de catarinenses perplexos. Matheus aumentou o tamanho da amostragem, mas os índices se mantiveram estáveis até a última pesquisa, divulgada em 27 de outubro. Com 50% das intenções de voto, Amin apareceu 18 pontos percentuais à frente de Jaison Barreto. Era esperar a abertura das urnas no dia 15 de novembro e correr para o abraço.
Faltou combinar com o eleitorado. A apuração oficial confirmou a vitória de Amin, mas desmoralizou as pesquisas. O vencedor teve 838.150 votos e Jaison, 825.500. A diferença foi de 12.650, menos de 1% do total de 2 milhões de eleitores. Duas semanas depois, Carlos Matheus contou-me que desvendara o enigma. Subornados por partidários de Amin, dois pesquisadores da região de Joinville, reduto eleitoral do PMDB, fraudaram sistematicamente os 24 formulários entregues ao Gallup a cada 15 dias. Quer dizer que duas dúzias de formulários adulterados fazem um estrago desses?, intriguei-me. Fazem, confirmou Matheus. Se é verdade que os indecisos tendem a votar no favorito, Esperidião Amin deve seu primeiro mandato a mim e ao Instituto Gallup.
Quase repetimos a façanha em 1985. Nesse ano, também os prefeitos das capitais voltaram a ser eleitos pelo voto direto, a VEJA voltou a contratar o Gallup, eu voltei a jogar em dupla com Carlos Matheus e a pesquisa voltou a colidir com as urnas, desta vez em Fortaleza. No levantamento divulgado em 30 de outubro, Paes de Andrade conseguiu 50% das intenções de voto. Metade do total de 750.000 eleitores, portanto, resolvera que o candidato do PMDB merecia governar a capital cearense.
Lúcio Alcântara aparecia em segundo lugar com 21%, Maria Luiza Fontenelle claudicava no terceiro com 10%. Coloquei Paes de Andrade no topo da lista dos que já deviam ter encomendado o terno da posse. Foi assim que o futuro fundador da República de Mombaça virou prefeito de Fortaleza por 15 dias. De novo, faltou combinar com o eleitorado. E o vitorioso nas pesquisas acabou surrado nas urnas por Maria Luiza Fontenelle.
O que houve agora?, espantei-me outra vez. E então ouvi de Carlos Matheus que o Gallup, por acreditar que a questão estava liquidada, havia encerrado em 1° de novembro as pesquisas de campo. No espaço de duas semanas, por insondáveis razões, dezenas de milhares de devotos haviam trocado de seita. Naquele dia, a desconfiança surgida em 1982 se transformou em descrença. Sim, existem pesquisas sérias. O problema é que nem todas são. E mesmo as feitas com seriedade não descobrem nada que o olhar atento de um bom jornalista não consiga enxergar.
Pelo que vivi e pelo que sei, não dou maior importância a pesquisas eleitorais (que o Gallup, aliás, deixou de realizar). Não perco tempo sobretudo com as realizadas a léguas do dia da eleição. Vi como são feitas. Nem desperdiço textos com institutos que escondem nomes de candidatos, ou trabalham para o governo entre uma eleição e outra, ou servem apenas a um único patrão.
As fábricas de índices devem a sobrevivência à pesquisa de boca de urna, que corrige os desvios colossais registrados nas anteriores. É que no dia da eleição os entrevistadores não perguntam em quem alguém pretende votar, e sim em quem votou. Pesquisa de boca de urna não faz sondagens. Faz constatações, e aí sim a estatística vira ciência. Malandramente, a avaliação do desempenho dos institutos se baseia no último levantamento. Se os resultados oficiais fossem confrontados com índices colhidos dias antes, quem encomendou as pesquisas poderia devolvê-las por defeito de fabricação e pedir o dinheiro de volta.
Brasileiros vigiam com muito mais rigor as coisas do futebol que as coisas da política. E nem os gramados escapam. É difícil acreditar que resultado de pesquisa esteja fora do alcance de trapaceiros que mudam até resultado de final de campeonato.
Tags: Esperidião Amin, Fortaleza, Instituto Gallup, Maria Luiza Fontenelle, Paes de Andrade, pesquisas eleitorais, Santa Catarina










Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
132 Comentários
Eliana F. Leme
-31/07/2010 às 12:41
Uma pergunta: Patrícia Lemo que aqui postou um protesto em relação ao Blog da Anta comunicou o fato para a Casa Civil, através de email: seria uma ameaça a quem se opõe a este governo? Sabemos bem o que elles fazem com gente da oposição: quebram nosso sigilo bancário, telefônico, pratrocinam censura à imprensa, enfim….deve ser então algum alerta em código que a dona Patrícia está usando para ameaçar o jornalista Augusto Nunes. Ou estarei eu enganada. Tomara que sim, pois senão é sinal que a coisa aqui no Brasil está ficando muito séria e os espiões da petralhada está agora a ameaçar-nos.
Podem ameaçar à vontade, cara Eliana. Podem quebrar sigilo, violar a privacidade, o diabo. Os bandidos são eles. abraços
Thuya/MG
-04/02/2010 às 12:26
Ao Reynaldo – 03/02/2010 às 16:13
Reynaldo ajude a divulgar, a Dulce Toledo aderiu. Sobre o Orkut vamos conversar, se quiser meu e-mail está liberado.
Obrigada pela força, abração para você e pra você também meu caro Augusto Nunes.
frederico menezes
-04/02/2010 às 11:55
Augusto,semelhante à Vera,eu tambem tenho procurado conversar com pessoas à minha volta(e tenho muitos contatos)e,sinceramente,não é porque vou votar em Serra,a proporção dos que votam na oposição é sempre maior dos que votarão na Dilma. Só se estão com vergonha da candidata e escondem o jogo.Mas,nãoi creio.Converso formalmente e muitaspessoas até dizem que admiram Lula,gostam de seu trabalho(o que,claro,não concordo,rsrsrsr)mas afirmam que não votam na Dilma de jeito nenhum.Vários votam em Serra,alguns reclamam dos candidatos disponíveis,etc.Nas ruas(e olha que moro em Pernambuco,hein?)o clima não é favorável à Dilma.Quer dizer,além do demascarar das pesquisas,o clima da rua é favorável à Serra.
frederico menezes
-04/02/2010 às 11:48
Caro Augusto,já está mais que comprovado o embuste das duas pesquisas aqui debatidas. Não resta dúvidas quanto ao trabalho nada científico(para ficar na elegância) desses institutos. Na Universidade Federal de Pernambuco paguei a matéria ESTATISTICA e não precisa ser expert para verificar as diversas manipulações do resultado obtido pelo Census e Pela Vox Populi.O que preocupa é possível aparelhamento de quem deveria coibir tais atitudes, preservando a lisura do pleito.O TSE não se posicionou veemente contra tal situação e teve uma atitude inaceitável.Como cidadão,desejo ver o meu voto respeitado na urna eletrônica mas tenho dúvidas se isso irá ocorrer.São seguras estas urnas?
Marcelo
-03/02/2010 às 23:35
Augusto, uma colaboração com Heraldo Palmeira (02/02/2010 às 17:38).
“Com a decadência da segurança do voto eletrônico, a Holanda foi o primeiro país do mundo a banir as urnas eletrônicas utilizadas naquele país e fabricadas pela empresa Nedap. As urnas brasileiras vêm sendo fabricadas pela multinacional Diebold. É provável que a Holanda tenha dado um exemplo para o mundo, sobretudo para o Brasil…” da internet.
Sou da informatização mas nunca confiei na urna eletrônica.
Abraço.
Thuya/MG
-03/02/2010 às 23:28
De novo o Ciro:
Segundo o deputado, as pesquisas sempre apresentam problemas. “As pesquisas têm desvios morais às vezes e estatísticos sempre”, disse.
Uai, ele tem razão. Eu gostei do …morais às vezes e estatísiticos sempre..
Coloquei nesse post pois tem tudo a ver.
Abração, boa noite.
FERNANDO
-03/02/2010 às 21:33
Nobre AUGUSTO, acho que você tem que cobrar por aulas dadas aos PTralhas-Comunas neste espaço! Essas PTralhadas-Comunas não têm jeito mesmo, quanto mais pauladas e croques mais eles se apaixonam. Diante desses fatores passionais que a cada dia se desenvolvem e se transformam pelo nobre amigo AUGUSTO, só me resta dizer: cacetes nesses pilantras PTralhas-Comunas. Nobre AUGUSTO nunca antes neste país as PTralhadas-Comunas estão tendo tamanhas devoção por um jornalista como estão tendo agora por você caro amigo AUGUSTO. Aos poucos eles estão deixando aflorar essas paixões deles por ti caro amigo. AUGUSTO, você já percebeu que eles estão dependentes de você, das suas pauladas e croques nas testas? Nunca antes neste país umas corjas de PTralhas-Comunas ficaram tão dependentes e apaixonados pelas pauladas, cacetadas e croques nas testas dadas por um jornalista/colunista como agora. Pauladas e croques nas testas causaram dependências PTralhais-Comunais. A paixão é linda! Cacetes e lapadas com cipó de boi nos lombos nesses pederastas PTralhas-Comunas!
Diego Rodrigues
-03/02/2010 às 20:41
É…..valeu a pena postar nos comentários do Terra, sobre o nazismo que há nesta coluna.
Que bom, companheiro Diego. Continue por lá. Mas apareça de vez em quando no Blog da Anta. A chefe está com saudade.
AMüller
-03/02/2010 às 20:29
Cara eu só boto as palavras aqui…
Bota nada. Cai fora. Se insistir, leva dois croques na cabeça. Um pra cada neurônio.
Foi só isso que tu conseguistes escrever com esse inúmero de neurônios que pensas ter … Puxa … É muita criatividade.
TU CONSEGUISTES? Repita comigo, companheira Ada: eu consegui, tu conseguiste, ele conseguiu. Nós conseguimos, vós conseguistes, eles conseguiram. Agora escreva dez vezes: tu conseguiste, sem s. Vós conseguistes, com s.
De nada.
Thuya/MG
-03/02/2010 às 20:22
Augusto, essa Patrícia, Srta. Patrícia Lemo, deveria ter ficado um pouquinho mais tempo na coluna e assistir a entrevista o físico Wanderson Castilho, especialista em crimes eletrônicos.
Aliás, não só ela a turma toda do blog deveria assistir. Imperdível.
Vou dar um toque no pessoal mais tarde.
Ela tomou as dores da Dilma e em nenhum movento você disse disse quem era a anta.
É cada cruz que te aparece, que valha-vos Deus! Amém.
FERNANDO
-03/02/2010 às 20:13
Nobre AUGUSTO, Berzoini e José Eduardo Dutra liberaram todas as camarilhas PTralhas, os puxa-sacos, paus mandados, apaniguados e lambisgóias PTralhas para vir aqui tentar fazer umas horas extras neste espaço, eles já perceberam que não vão ter êxitos aqui. Nobre AUGUSTO cacetes nos lombos desses canalhas PTralhas-Comunas. Nobre AUGUSTO ratoeiras neles!
Sidneig
-03/02/2010 às 17:37
A exposição….
Pena, mas a coluna ainda não tem uma seção que trate de artes plásticas.
Caíque
-03/02/2010 às 17:11
Augusto, por favor me explique:
Se vc fala tanto “cai fora”, se há blogs oficiais e oficiosos onde eles podem vomitar, se o grande-líder deles está com 150% de aprovação, porque eles insistem em vir aqui?
Acho que é caso de paixão enrustida. Vc está perdido, amigo…
Só pode ser isso, Caíque. Vou ter de me reunir com todos eles para discutir a relação. abração.
Reynaldo
-03/02/2010 às 16:13
GRANDEEEE Thuya, grande sugestão.
Vale a pena dizer de onde somos. E mais: havia comentado com o IXMAEL que deveríamos ter um espaço ou mesmo um grupo (p.ex., no ORKUT) dos “Leitores do Augusto” (para não entupir aqui o blog) onde discutiríamos as ELEIÇÕES ESTADUAIS.
Por duas razões:
1 – mesmo sendo de MG, não gostaria de ver o Tarso Onanista Genro do Capeta governador do RS, por exemplo. E tantos outros “aliados” da base alugada…
2 – são eleições casadas. Um voto em um candidato estadual de oposição federal, facilita imensamente o mesmo na eleição presidencial.
E todos nós – creio – temos informações sobre as eleições nos estados.
Só há UMA REGRA a ser observada (pedido PESSOAL meu!):
são muitas as opções ENTRE os oposicionistas. A nós bastaria nos posicionar CONTRA os “oficiais”! E deixar para cada um, a escolha de cada um! Nosso adversário é comum, mesmo que nossas opções pessoais sejam divergentes. Tomás de Aquino dizia: “O mal é uno! O bem, diverso!”
Zuza
-03/02/2010 às 15:01
Você relamente acha que um blog que não promove a discussão serve lá pra alguma coisa?
Não serve pra nada, companheiro Zuza. Você tem razão. Mas um dia o pessoal do Blog da Anta vai perceber isso e promover a discussão. Não perca a fé.
César
-03/02/2010 às 14:51
Suas análises, Augusto, são…
Seus comentários, César, são…
Zuza
-03/02/2010 às 13:42
É engraçado, Augusto! (………………………..)
Engraçadíssimo, companheiro Zuza.
César
-03/02/2010 às 13:38
É Augusto..
Não é, não, companheiro César.
Thuya
-03/02/2010 às 13:16
Caro Augusto, se me permite gostaria de me dirigir aos ilustres comentaristas.
Meus caros amigos-comentaristas-eleitores, eu acho que talvez fosse interessante a gente identificar o estado de origem.
Uai, o Brasil é grande demais, sôs. E como eu adoro ler todos, incluindo os petralhas eu cá fico imaginando de que estado será o comentarista.
É só uma observação. O Ixmael poderia fazer até um IXBOPE.
Obrigada pelo espaço democrático, pelos textos maravilhosos, Sanatório Geral, o HSV etc, Augusto
Você nem imagina o bem que tem nos feito, caro jornalista Augusto Nunes. E eu creio que todos nós comentaristas ficamos mais confiantes, mais envolvidos politicamente com os destinos dezpais.
Obrigada e um grande abraço a você e a todos os comentaristas que têm feito o meu dia-a-dia tão mais interessante.
Thuya/MG
Obrigado, Thuya. Para mim, seria ótimo saber de onde vêm os comentários. abraços
AMüller
-03/02/2010 às 12:14
Cara eu só boto as palavras aqui…
Bota nada. Cai fora. Se insistir, leva dois croques na cabeça. Um pra cada neurônio.
Patricia Lemo
-03/02/2010 às 11:39
Sr. Augusto Nunes,
Não sou PT, PSDB ou qualquer partido que existir. Na hora da votação, ponho na balança os candidatos que mais fizeram por nós, o povo, e o que não é suspeito de nenhuma falcatrua, e voto.
Vivemos num país democrático. Acho errado o que o senhor faz, somente postar opniões faforáveis a um partido só.
Também é degradante chamar a ministra Dilma Roussef de anta. Existem meios mais inteligentes e elegantes de ir contra as idéias de qualquer político que for.
Por isso, madei um e-mail para a casa civil – casacivil@planalto.gov.br , aos cuiidados da ministra, informando o fato.
“Já nos blogs da imprensa minúscula, como o Blog da Anta, todo mundo está livre para comentar a favor”
“Teu visto de entrada na coluna foi anulado, companheiro Melo. Não será renovado. Cai fora. Boa viagem até o Blog da Anta. Lá você será feliz.”
Dai, a tomar alguma atitude, seja lá qual for, é problema deles. Fiz minha parte como mulher.
grata,
Patricia
Srta. Patrícia Lemo,
Como comprovam os dois exemplos, escrevi Blog da Anta sem dizer qual era. Como você deduziu que era o Blog da Dilma, devo entender que a senhora considera Anta sinônimo de Dilma. Vou mandar um e-mail para a Casa Civil, informando o fato. Daí, a tomar alguma atitude, seja lá qual for, é problema deles. Fiz minha parte como homem.
grato,
Augusto
Sidneig
-03/02/2010 às 10:55
Cai Fora, Petralhas, antas…O nível do debate aqui é (…………………………..)
O companheiro Sidneig esqueceu o croque na cabeça. Merece dois. Um pra cada neurônio.
Jessica Castro
-03/02/2010 às 10:20
Credo!!!!!
Genaro
-03/02/2010 às 9:04
Augusto Nunes e Reynaldo (com y). O senhor Clésio Andrade merece ser “biografado”. Imagino que não seja difícil demais pesquisá-lo. Dependendo do perfil do biografado, o trabalho poderá valer muito a pena. Poupará os prezados amigos de comentar sobre futuros pesquisas Census nonsense. Fica aqui minha humilde sugestão.
Boa ideia, Genaro. abração, Augusto
Luizão
-03/02/2010 às 8:40
Em primeiro lugar, gostaria de dizer..
Não vai gostar de dizer nem em primeiro lugar, nem em segundo. Cai fora.
f tavares
-02/02/2010 às 23:51
reynaldo, 22:12h,
caro amigo, a fundação perseu abramo é uma entidade que homenageia um jornalista sério e digno, um dos fundadores do pt. estão providenciando a atualização do nome, porque depois do governo do presidente-macunaima roubaram o pronome pessoal “seu”, do nome do fundador, e a fundação vai chamar-se fundação perdeu abramo…
FT
Márcia
-02/02/2010 às 23:27
Augusto, diz para os petralhas irem comentar lá no concorridíssimo blog do Lula! Lá é que tem a verdadeira democracia que eles tanto desejam, ou seja , SEM área de comentários. Isso é que é a “democracia demais”, que nem na Venezuela!!!
Anônimo, óbvio
-02/02/2010 às 23:11
Augusto, o que preocupa nessas pesquisas fajutas é o uso que o PT faz delas. O meu irmão é especialista em informática , e quando indaguei sobre a segurança do nosso voto, ele disse que não há nenhuma, porque as urnas são inauditáveis. O software que vai lá dentro pode não ter nada a ver com o …voto! Fica mais fácil do que na Venezuela, onde pelo menos o cidadão leva o papel impresso . Aí, só falta transformar os 20 % da Dilma em uns 35 ou 40% nas pesquisas , e o resto já está feito. Acho que a oposição deve fiscalizar sim, porque senão fica muito fácil para o governo.
FERNANDO
-02/02/2010 às 22:44
Meu nobre amigo AUGUSTO, estava de férias! Que se cuidem os PTralhas a partir de agora! Um abraço amigo AUGUSTO! Voltei meu camarada!
César
-02/02/2010 às 22:32
Augusto, nada me é mais divertido do que ler o seu blog.
FERNANDO
-02/02/2010 às 22:31
Nobre AUGUSTO, parabéns pelo excelente texto. Os PTralhas estão muito empolgados com essas pesquisas fajutas e forjadas desses dois institutos de serviçais PTralhas. Aguardem as próximas pesquisas ” Ibope e Datafolha ” que tudo vai voltar ao normal, porém com desesperos dos PTralhas, Comunas, puxa-sacos, bajuladores, paus mandados e apaniguados deste desgoverno PTralha. Meu nobre AUGUSTO, esse texto também está exposto no blog do PTralha Noblat, estava dando um giro na rede e verifiquei isso. Nobre AUGUSTO esse tal ” Diocleciano ” realmente é apaixonado pelas suas cacetadas e croques, então, porrada nesse canalha PTralha, bem como nos demais PTralhas que estão tentando entrar neste espaço para defender a guerrilheira quadrilheira PTralha ( Dilmona 44 ) e todas as corjas PTralhas. Lapadas com cipó de boi nos lombos deles!
Salve, grande Fernando. Estava estranhando o sumiço. abração, Augusto
Francisco Cunha
-02/02/2010 às 22:19
Caro Reinaldo,
Concordo com você na sua exposição. Foi clara e rica. Nada contra.
Mas esclareço que não eu nunca quis advogar para os petralhas. Meu comentário partiu apenas de uma observação simples, lúdica até.
Trinta anos atrás, quando do surgimento do PT, eu lá estava, motivado e esperançoso, repleto de hormônios juvenis, acreditando no Lula. Mas como o tempo é o senhor da razão, ele próprio (o tempo) me fez enxergar a gênese de toda a canalhice que grassa naquele universo. Sei que o espírito de manada corre nas veias dos “companheiros”, qualquer artigo sociológico pode explicar.
Portanto, apenas indaguei se, por acaso, algum petralha abonado com uma razoável quantidade de neurônios, tenha enviado alguma argumentação consistente para um debate entre os contrários.
Mas, pelo que vejo, o vírus farofeiro parece ter contaminado a “companheirada” que aporta por aqui. Não se pode levar fanáticos a sério. E não hesito em engrossar o coro do “cai fora”, muito bem sacado pelo AN.
Abraços! Queira-me bem! rsrs
Reynaldo
-02/02/2010 às 22:12
Augusto, vai mais um dado interessante.
Clientes da SENSUS (mais uma daqui de BH! Onde o Clésio Andrade é presidente o PR (e da CNT) e PAGA as pesquisas!)
Veja só; (Comentários meus!)
Presidência da República do Brasil (SEI…)
Presidência da República de Angola (NO COMENTS.. Aliás se quiserem, COMENTO SIM!)
Confederação do Transporte – CNT (NOVIDADE!!!)
Ministério do Trabalho – MTE (Idem, SEI..)
Ministério da Educação – MEC (Ibidem.. SEIIIIII!!!)
Nações Unidas – PNUD (A partir de que convênio??)
Banco Mundial – BIRD (idem..)
Universidade de Chicago – NORC (o dono da empresa é “formado” lá..)
Universidade de Michigan – ISSP (procurei associações no Google. deve ser pesquisa sigilosa…)
London Business School (IDEM)
Global Environmental Survey – GOES (????)
IUPERJ (Donde vem a verba??? Qual a pesquisa???)
USP (Idem)
UFRJ (Ibidem)
Fundação Itaú Social (??? Nada no Google. Mais uma sigilosa..)
Fundação Perseu Abramo (Sei.. seria algo ligado ao .. PT???)
Governos Estaduais e Prefeituras (QUAIS?? Sei..)
Sindicatos, Associações e ONG’s (ÓBVIO, os tais que lutam pelo tal “financiamento público”!)
Bem, esta é a lista!
Clientes bastantes imparciais! Clésio ” vale-tudo” Andrade, pela CNT!
E o resto…
Precisa desenhar?
QUADRILHEIROS, CUIDADO! A web é aberta! Não dá para esconder o que vocês pretendem nem o que vocês fazem!
Só basta tempo e paciência! E isto, nós temos!
Concorda, prezado Augusto?
(EU DISSE QUE TINHA PESQUISADO, não é? rsssss)
Levantamento fantástico, Reynaldo, Explica tudo, rapaz. Vamos concluir a pesquisa e juntar num post. Dispensa comentários adicionais. abração, Augusto
Nelson-666
-02/02/2010 às 22:03
Augusto, diga-me vc tá sabendo que a pesquisa do Vox Populi apresentou uma cartela ao entrevistado com os seguintes nomes :: DILMA ROUSSEF, MARINA SILVA, CIRO GOMES E ARRES ESOJ….(este seria o José Serra ao contrário)…???
Está no Blog do Coronel. abração, Augusto
jls
-02/02/2010 às 21:11
Caro Augusto: O Pessoal aqui tá rolando de rir das bordunadas e croques nos petralhas, e dos inúmeros comentários ora sérios, ora engraçados
também. Até petralha vizinho ri. Mas,… risos a parte, essa pesquisa aí
encomendada não me assusta, e, tenho certeza que o PSDB vai reagir
no momento certo. Deixem a petezada relaxarem e gozarem com esse
embuste. A candidata delles é bem fraquinha…não resiste no 1º debate.
Nocaute técnico no 1º round. Pode escrever aí!…Vazia, mentirosa, sem
profissão, ganha sem trabalhar uma grana preta da PeTrossauro, aliás:
Tem montes de petralha lá sangrando os cofres da tal estatal que o
pmdb adora juntamente com a petralhada. Então, continue a descer o
porrete nestes malditos vermes petistas. Abração.
Grato pela força, amigo. É tanto croque na cabeça e é tanta bordunada que não consigo terminar o post de hoje. O tema é bom: a roubalheira nos aeroportos protagonizada pela quadrilha do Carlos Wilson. Que, segundo o discurso do Lula no velório, “prestou extraordinários serviços ao país”. abração, Augusto
Reynaldo
-02/02/2010 às 20:31
Ao Francisco Cunha e ao AN, sobre o post das 19:36.
Não quero ser pedante nem mesmo buscar na história clássica os argumentos que aqui usarei. Sempre acreditei que o bom senso (saber-se sempre aprendiz) ,honestidade intelectual (portar-se sempre como tal) e humildade (reconhecer-se como mais um…) valem tanto quanto uma cultura geral ampla. Até porque quem tem estes predicados acaba por buscar SER, conhecendo-se a si mesmo e tentando entender o mundo em que vive. Disto tenho feito – sem demagogias – minha caminhada e buscado,ACIMA DE TUDO, passar tais comportamentos como valores permanentes para minha filha. DUVIDE! QUESTIONE! PESQUISE! AVALIE! OUÇA OS DIVERSOS! APRENDA SEMPRE!!!!
E, creia-me, nada mais importante do que aquilo que podemos deixar para a geração que veio de nós: a transcendência de tudo o que vivemos.
Bem, porque isto tudo?
Sem querer ter a pretensão fútil de “escrevinhar” um tratado sociológico, a visão da imensa maioria (a insignificante minoria só confirma a regra, enquanto exceção) dos petistas que NÂO aceitam discutir. Ou melhor, se aceitam parte de um princípio cretino, qual seja: DISCUTIR É SÓ GANHAR UMA DISCUSSÃO! Isto reduz a capacidade de troca de idéias e zera a possibilidade de aprender. A agressão substitui a informação. A ofensa é argumento. Os antolhos são acessórios usuais. A falsidade vale como verdade. Ou seja, há uma impossibilidade de manter um mínimo de conversação razoável com quem se julga parte de UMA SEITA que detém a verdade, a luz e a razão. Tente conversar com um adepto de Chavez sobre Venezuela.Ou com um talibã sobre Afeganistão. Com um nazista sobre o Reich. Ou com qualquer fanático (fundamentalista) sobre o que crê como verdade absoluta. Impossível!
Sugiro que todos leiam o Tratado sobre a Tolerância de Voltaire. Livro de 1763 sobre Jean Calas, um homem condenado – injustamente – à tortura e morte na fogueira. Depois de ler este libelo contra a INTOLERÂNCIA, seria razoável ler diversos outros tratados SOBRE o pós-julgamento (Há dezenas. Querendo os listo aqui. Quase todos de estudos jurídicos franceses).
TODOS avaliando a ADEQUAÇÂO moral e legal que levou a ACEITAÇÃO do HOMICÍDIO legal – por intolerância – por parte da sociedade da época. Voltaire foi um dos poucos a se levantar contra.
Não somos Voltaire(s). Somos cidadãos que vivemos, sofremos e lutamos para que ATÈ PETISTAS tenham o direito de manifestarem-se. Contudo, caro Francisco, isso não dá o direito que a MANIFESTAÇÃO deles seja sempre na TENTATIVA de calar a nossa!
Como costumo dizer, simples assim!
Se há intolerância, está lá do outro lado do muro!
Faz parte da gênese dos fundamentalistas. Sejam estes quais forem.
E eles são…
Inteiramente de acordo, amigo. Vou escrever sobre isso. abração, Augusto
Jorge Silveira
-02/02/2010 às 20:25
Ao Ixmael:
Já autorizei o Augusto a lhe repassar o meu e-mail, desde a semana passada.Mas como disse antes, sou mineiro mas não moro em BH.
Acabei de mandar, caro Jorge. abração, Augusto
diocleciano
-02/02/2010 às 20:06
Augusto, a editora Abril ainda…
Estou ocupado. Respondo quando o Lula descobrir o plural.
diocleciano
-02/02/2010 às 19:46
(hehehehehhehehehe)
O caso do Diocleciano está cada vez mais preocupante.
Francisco Cunha
-02/02/2010 às 19:36
Caro Augusto,
Gosto demais de ler o seu blog. Tenho feito alguns comentários, lido tantos outros, venho aqui diariamente e quero reiterar o que já afirmei há algum tempo: sinto-me bem por aqui. Admiro sua sinceridade e a transparência dos comentaristas. Nota dez.
Contudo, gostaria de fazer uma perguntinha off-topic:
Até hoje vc nunca recebeu nenhum comentário de petralha que pudesse ser publicado na íntegra?
Tenho visto apenas trechos engraçados que me fazem rolar de rir. Por acaso nenhum deles apresentou algum argumento consistente que pudesse ser aproveitado nas nossas discussões?
Fique à vontade para responder. É apenas uma curiosidade, rsrs.
Publiquei vários comentários na íntegra, caro Francisco. Como não diziam nada, parece que foram cortados. Mas a imensa maioria não consegue chegar ao fim sem dizer que sou vendido aos tucanos, que a Veja foi comprada pelo Serra e, o que é muito mais frequente, que eu, minha família, os leitores e qualquer coisa que discorde da cambada somos todos, para ficar na expressão mais branda, filhos da puta. Eles acham que me incomodam. Nunca me diverti tanto. abração, Augusto
dio
-02/02/2010 às 19:11
tem um candidato aí que…
(a continuação talvez saia na próxima tentativa. Depende do humor do presidente de honra da coluna)
Reynaldo
-02/02/2010 às 18:51
Eita!!!!!!! A máscara está caíndo! Acho que vai acabar virando escândalo!
Blog do Noblat, com um COMENTÁRIO muito consistente!
====================================================
Deputado denuncia erro na pesquisa CNT/Sensus
E-mail que recebi do deputado Juthay Magalhães Jr. (PSDB-BA):
“Na mais recente pesquisa de intenção de votos do Instituto Sensus, Serra tem 33,2%, Dilma 27,8% e Ciro 11,9%.
Quando se tira Ciro, o Serra cresce 7,5% – vai para 40,7%. E Dilma apenas 0,7% – vai para 28,5. Ou seja: Serra cresce 10 vezes mais do que Dilma.
Acontece que isso é virtualmente impossível no histórico das pesquisas eleitorais dos últimos tempos. Nenhuma pesquisa jamais registrou fenômeno igual.
Nas pesquisas divulgadas no início de dezembro, Serra obtém 31.8% na Sensus, 38% no Ibope e, no Datafolha, divulgado quinze dias depois dessas duas, 37%. E neste mesmo Datafolha de dezembro, quando Ciro sai, tanto Serra quanto Dilma crescem 3 pontos percentuais cada um.
Tudo indica que o erro da pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem está na primeira simulação, com o objetivo claro de aproximar os dois pré-candidatos. Se não for isso, o erro estará na segunda simulação.
É virtualmente impossível que ambas as simulações da CNT/Sensus estejam corretas. O mais provavel que que a primeira simulação cumpra o objetivo de “fabricar” um empate técnico!
Mesmo com esses dados, Serra cresce na primeira e na segunda simulação e, sem o Ciro, ganharia a eleição no 1º turno.”
Lia
-02/02/2010 às 18:36
Costumo conversar com as pessoas, em todos os lugares por onde passo, e nunca conheci alguém que tivesse respondido a uma dessas pesquisas de opinião pública
O meu melhor termômetro são os motoristas de táxi, condução que uso com frequência. Eles trocam idéias com gente dos mais diferentes níveis sociais e, pelo que contam, Lula não anda lá com essa bola toda. Dilma, então, nem se fala. A fama de antipática, mandona e mentirosa parece estar grudada nela com superbonder.
Você tem razão, Augusto. Ainda tem muita água para correr até as eleições.
Antonio
-02/02/2010 às 18:21
Caro Augusto,
Quando é que você vai publicar seus textos em um livro e fazer um lançamento bacana com direito a batepapo com seus leitores? Você escreve bem demais, caso já não lhe tenham dito isso antes! E fala tudo que eu penso dessa raça. Seus textos são um retrato perfeito desse tempos insólitos. Abraços!
Reynaldo
-02/02/2010 às 18:14
AN. seguira o rojão! Se já era um sucesso, agora o blog ira ser alvo da petralhada! Dei-me ao trabalho de ler os comentários ao seu artigo no blog do Noblat.Como lá a petralhada está liberada, o número de dilmistas desesperados é impressionante. O mesmo nível de sempre: ou seja, umas antas! Mas vão vir prá cá te encher o saco!!! rsss
PARABÉNS e vamos em frente!
Estou esperando com a borduna na mão. Abração, amigo. Augusto
ricardo
-02/02/2010 às 18:11
comentário do colega José Carlos…
“Essas pesquisas vêm sendo feitas nos acampamentos do MST e no sindicato dos metalúrgicos em SBC.”
mas colega, “metaforicamente”, eh isso mesmo…
ate a cidade aonde Lula inaugurou aquela tal de UPA, com o seu ja tradicional showmicio, foi “sorteada” para servir como campo de pesquisa…
eh muita coincidência mesmo, nao?
cezac de bernô
-02/02/2010 às 18:02
Fitzcarraldo Silva disse:
02/02/2010 às 16:25
Parabéns pelo senso investigativo, apresentando a prova do crime.
Esse blog é uma delícia.
Danilo Thomaz
-02/02/2010 às 17:51
Acredito que tenha me precipitado no meu pessimismo ao ver a pesquisa Vox Populi, no sábado. Me assusta, do ponto de vista democrático, a possibilidade de ver Dilma Rousseff na presidência.
Acabei lembrando das eleições de 2002, quando, antes do início da campanha, Roseana Sarney aparecia como pré-candidata nas pesquisas de opinião e como uma mulher digna na TV: terninhos bem cortados, visual clean, papéis nas mãos, tudo mostrado numa fotografia que dava uma sensação de leveza. (Sem dizer que, apesar de genes da família Sarney, ela é uma mulher bonita, o que ajuda a conquistar votos com o Brasil que não pensa.)
A estratégia deu certo – por um tempo, até a questão do dinheiro da Lunus vir à tona. Roseana chegou a empatar tecnicamente com o Lula – 28% pra ele, 24% pra ela. Até que o escândalo da empresa dela e do marido surgiu, ela desabou e, um mês depois, não era sequer cogitada nas pesquisas de opinião.
Nas eleições de 2008, Gabeira começou com cerca de 5% das intenções de voto, subiu (exceto nas pesquisas do Ibope) e perdeu as eleições do segundo turno por uma diferença de 55.000 votos – pouco em termos de votos; muito em termos da diferença que ele faria para o Rio de Janeiro, que tem, hoje, um prefeito preocupado com cocos e o choque de ordem – que ocorre a conta-gotas, por uma noite apenas e nada mais.
É cedo para grandes temores. Mas, ainda assim, eu continuo sem confiar no povão na hora de votar, afinal, eles só se interessam por informações relativas a assassinatos e pedofilia, transmitidas com gritos assassinados por apresentadores populistas, e na insípida oposição.
Sidneig
-02/02/2010 às 17:46
Grato, moderador, por vetar meu comentário.
De nada. Volte sempre.
Heraldo Palmeira
-02/02/2010 às 17:38
Mestre Augusto,
Viajo o país inteiro constantemente e ainda não tive o prazer de conhecer uma só alma declarando-se eleitora de “Unineurônio”.
Também não consigo entender porque, até hoje, o voto não é on-line e pendurado num sistema central – como os jogos das diversas loterias da Caixa ou nossas contas bancárias. A canalha precisa de disquetes e pen drives para “transportar” votos da urna até sabe Deus onde.
E nesses anos todos de vida, nunca vi alguém ganhar num jogo de loterias on-line e ter problemas para receber o dinheiro. É bom lembrar que as lotéricas estão nos rincões mais distantes do Brasil e funcionam que é uma beleza!
Salve, amigo. Apareça com mais frequência. É um prazer. abração, Augusto
Lou
-02/02/2010 às 17:00
Concordo, plenamente, com o comentário de
Gino/SP
(02/02/2010 às 10:25)
Receio que o resultado das urnas seja fraudado. Essa corja que está no poder é capaz de tudo!
Sidneig
-02/02/2010 às 16:58
Direto ao ponto, responda se for capaz: (…….)
Capaz eu sou, mas não respondo. Só de sacanagem. Cai fora.
MARIO/GOIÁS
-02/02/2010 às 16:49
Grande Augusto, boa saúde.
Aqui em Goiânia, a algum tempo, Governo do Estado, IRIS REZENDE X MARCONI PERILLO , o Ibope dava Iris com 70% de vantagem, eleições garantidas, até uma semana antes das eleições o placar era o mesmo, esqueceram de combinar com os eleitores novamente, deu Marconi Perillo com um boa vantagem, governou o estado por 8 anos.
ricardo
-02/02/2010 às 16:45
e sempre lembrando: contestar o que você escreve aqui, pode…
so nao pode eh fazer propaganda politica ou ser mal educado…
os petralhas sao barrados por causa disso mas fingem que nao entendem….eheheh
A fila de petralhas dando com a cara na porta é coisa de cinema. abração.
jose carlos
-02/02/2010 às 16:44
Essas pesquisas vêm sendo feitas nos acampamentos do MST e no sindicato dos metalúrgicos em SBC.
ricardo
-02/02/2010 às 16:43
Augusto,
fala serio, esse mundo da internet e dos blogs me parece ser muito mais divertido pra você do que a mesmice das redacoes e das tradicionais colunas em jornalecos, nao?
sinto que você pegou o gosto pela coisa…
sinto que a internet e os blogs, com seus comentaristas quase em tempo real (ate os petralhas, eles nos divertem), deu um sopro de vida na carreira do jornalismo…
ao menos dos que gostam do debate…
ja para jornalistazinhos metidos a ditadores e autoritários e que posavam de faraós nas antigas colunas dos jornais, cheios de razao, sem contestação do que escreviam, a internet deve ser um inferno…eheheh
É exatamente isso, caro Ricardo. Nunca me senti tão bem. Não tenho preocupações administrativas, não tenho reuniões de diretoria, estou livre dessas chatices todas. Só lido com jornalismo, posso concentrar-me na coluna, só faço coisas que me agradam e me divertem. Isso não tem preço. abração, Augusto
Fitzcarraldo Silva
-02/02/2010 às 16:25
Vasculhei nos sites do TSE e do relátório da pesquisa CNT/SENSUS divulgada hoje. Veja que curioso (ou seria mafioso?): na cidade de Saubara, BA, com 8.776 eleitores foram entrevistadas 15 pessoas. Em Porto Alegre com 1.043.389 forma entrevistadas… 15 pessoas! Em Florianópolis, com 306.040 eleitores, foram 4 pessoas, já em Afogados da Ingazeira com 26.195 eleitores foram… 16 entrevistados! Seguem os links para a pesquisa, para quem queira consultar:
TSE http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/regi_uf_blank.htm
CNT/SENSUS http://www.cnt.org.br/portal/img/arquivos/Relatrio%20Frequencias.pdf
Aldo Matias
-02/02/2010 às 16:12
Prezado Augusto,
Soube de uma experiência com uma pesquisa extremamente séria e importante para o país, de um Instituto absolutamente sério (pelo menos era, na minha época).
Alguns entrevistadores de minha área de abrangência resolveram por bem, não fazer o trabalho de campo, exatamente porque dava muito trabalho, apesar da excelente remuneração. Assim, reuniam-se na casa de algum deles e preenchiam os formulários ao seu bel prazer. (Esses são as otoridades de hoje, sem dúvida). A farsa foi denunciada, os infames afastados e o instituto fez novo levantamento, resguardando o resultado que se esperava dele. Assim também, não duvido que aconteça com esses institutos meia boca. Como não têm compromisso, a não ser com quem lhes remunera regiamente, fazer isto não é irregular nem necessita correção. Principalmente porque o pessoal recrutado não é nem preguiçoso, nem mal recrutado, nem mal intencionado e, por isso …
Cecilia
-02/02/2010 às 15:58
Essa pesquisa tem a mesma procedência dos tais 80%… Conversa fiada…!
Sheila
-02/02/2010 às 15:46
AUGUSTO,
Felizmente um jornalista disse o que rmt penso das pesquisas; os outros, me parece, têm medo, sei lá. Essa história de EMPATE TÉCNICO achei hilária! Só se Serra estivesse HIPOTETICAMENTE 3 pts abaixo e Dilma 3 pts acima, de foma muito CONVENIENTE – e me diga: onde ficariam os 1 ponto alguma coisa que sobrariam, que significam bastantes votos?, coisa de milhões, suponho? Deixa-se pra lá? O que me chateia é que o JOGO É SUJO e isso pode afetar o resultado final.
Zeno José Otto
-02/02/2010 às 14:23
Quando atingimos a terceira juventude, adquirimos certa facilidade de ler o que se passa na cabeça, no coração e no timo das pessoas. Não se entregue!
http://www.zenosr.com
Genaro
-02/02/2010 às 14:07
Uai, Augusto! A Dilma não consegue vencer a eleição nem nas pesquisas? Em vez de um novo terninho, ela pode encomendar o caixão.
Dulce Toledo
-02/02/2010 às 13:42
Augusto, meu nobre jornalista,
- o Serra ainda não lançou a candidatura dele e já está na frente – mmm…
- a Dilma já lançou a candidatura dela e não consegue bater o Serra, que ainda não se declarou candidato – 2 x mmm…
Porém, se o Serra-ainda-não-candidato já está na frente nas pesquisas “deles” e assanhou todo mundo é porque algo podre cheira forte por lá: falta confiança na candidata que tanto afagam!
Andam em clima de já ganhou desde 2007, mas sabem que a linha é frágil. Manipular nrs é com eles mesmos! Lembra-se da pesquisa sobre os famintos no Brasil que terminou em maior nr de obesos e que o Molusco disse que estava errada? O povo tinha que ser faminto, era o que ele queria, ora! Pois agora vamos ver mais um espetáculo de mentiras que já vem acontecendo nestepaiz a, seguramente, uns 8 anos.
Grande abraço.
Dawran Numida
-02/02/2010 às 13:26
Ao que parece, os governistas não buscam simplesmente a maioria. Parece uma luta renhida para obter a unanimidade. Como é por demais sabido que não lograrão tal intento, buscam constranger a todos com a comemoração, não raro salvacionista, redentorista, de qualquer sinal de subida de seu provável candidato. Prestrando atenção, nota-se que todo, pretenso ou verdadeiro, pequeno sucesso governista é magnificado enquanto até inexistentes ou imputados insucessos das oposições também o são, só que com enorme carga negativa. Não faltam exemplos, destacando-se o maior: a conquista e institucionalização da estabilidade da moeda. Antes, foi fortemente demonizada e combatida. A partir de 2003, passou a ser obra do governo atual. E isso não foi num passe de mágica. Assim, das oposições, parlamentar ou não, requer-se sangue frio e principalmente, combate à ansiedade, fatores que podem impedir o esmiuçamento da situação para o estabelecimento de distinção perante o eleitorado. Nunca é tarde repetir que os situacionistas não lograrão a unanimidade, mas tentam assenhorear-se de toda simbologia que tenha apelo no imaginário da população, em todos os cortes (renda, escolaridade, idade etc.). A ansiedade pode toldar a necessária cautela e criatividade.
Diego Rodrigrues
-02/02/2010 às 13:16
Aprenda um pouco de imparcialidade com o jornalista Lauro Jardim. A não ser que esteja sendo pago para defender PSDB e DEM.
Meu amigo Lauro cobra muito caro pela aula. Vou tentar aprender com o professor Franklin Martins, que tem centenas de alunos espalhados pelas redações e pelos blogs. Ele ensina imparcialidade de graça. Os melhores da turma até ganham anúncios do governo. O PSDB não paga nada porque o FHC é sovina. O DEM estava me pagando bem, mas a torneira fechou porque o dinheiro vinha do Arruda, que torrou meus salários distribuindo panetones. Como estou sem serviço, espero que o Dirceu e o Genoíno não me esqueçam quando voltarem à direção do PT. Quem entrou no esquema do mensalão diz que a grana é boa. Recomende-me aos companheiros, companheiro Diego. Você leva os 20% de praxe. Se topar, não mando você cair fora.
carlos nascimento
-02/02/2010 às 13:13
Augusto,
Dias atrás cheguei a postar msn, exortando à diversificação de temas ao foco de indignação em nossa Coluna, buscando com inteligência formarmos grupos de opiniões responsáveis , possibilitando dessa forma um contraponto diferenciado aos ataques dos PeTralhas, visto que a meta inicial de “desconstrução” dos perfis da cambada já foi devidamente alcançada, chegou a hora de evidenciarmos as imoralidades e as irresponsabilidades cometidas em áreas que estão afetando gravemente o Povo Brasileiro.
Pontuo inicialmente o primeiro tema para debate:-
(A FALÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL)
A bandeira do ex.”pt” era a de, em chegando ao poder, realizarem as reformas emergenciais, dentre elas, a do Sistema Previdenciário, pura balela, nada foi feito, ao contrário explodiram o déficit, quebraram o Sistema, armaram a bomba relógio que já marcou dia e hora para explodir em nossos colos.
Temos o dever e a obrigação de encararmos de frente essa tragédia posta à mesa, pois com o aumento da longevidade de vida do brasileiro, agravado com os desvios das receitas, a equação tornou-se impossivel de fechar.
A saúde do sistema para piorar o drama, tem no modelo economico, com sua carga tributária imoral, jogado o índice de trabalhadores para 70% de clandestinidade, sem “CTPS” registradas, sem qualquer cobertura social, autonomos ou não, jogados à luz das trevas de um futuro incerto.
Êsse gigantesco contingente de pessoas tornar-se-ão um estorvo de peso colossal aos orçamentos das familias brasileiras, que terão de arcar com mais essa tragédia, além do custo maior na questão psico-social, será danoso, quem um dia já sofreu o “flagelo do desemprego”, sabe muito bem a dimensão da gravidade do que se avizinha.
Nossa Coluna tem a missão de buscar Justiça, tornou-se referenciada em nosso meio politico e social, portanto, temos a obrigação de conclamar à todos na busca de anteciparmos soluções e meios de amenizarmos as sequelas do dilúvio que está por vir.
Carlos Nascimento.
p.s.- Espero alavancar debates construtivos.
Ixmael
-02/02/2010 às 13:10
Grande Reynaldo com Y (11:36)
Acho que vc deveria assumir já o
Departamento de Biografias do blog.
Desnecessário dizer que o Setor de
Prontuários vai junto. aBHraços
Chico Alves
-02/02/2010 às 13:09
Tenho certeza de que nem os petistas conhecem realmente quem é Dilma Rousseff, e o restante da população? Brasil é o País da mentira…
Ivan
-02/02/2010 às 13:07
Dilma tem tantos recursos, tanta máquina, tanto apoio, tanto nordeste, tanta bolsa família, que nem precisava na verdade ter eleição. Nós eleitores brasileiros somos inúteis, vamos apenas referendar a escolha de Lula, o todo poderoso!!!
Lembro apenas que na última eleição, Lula, ele próprio, com a popularidade elevada, a máquina e tudo que a Dilma tem hoje, foi para o segundo turno com Alckimin que disputou praticamente sem apoios.
E Lula precisou mentir dia e noite dizendo que se Alckimin fosse eleito, acabaria com o bolsa famiília e venderia a Petrobras e o Banco do Brasil.
Vocês lembram? Alckimin chamou Lula de mentiroso no debate.
Agora vamos ver tudo de novo… só o final ee que será diferente. Dilma não é Lula.
Ixmael
-02/02/2010 às 13:03
Sr. Jorge Silveira (8:10)
Se o amigo tiver interesse que nós,
aqui de BH, entremos em contato
contigo, por favor peça ao Sr. Nunes
que nos repasse o seu email.
Aqui a fila anda. Pela atenção, obrigado.
ricardo
-02/02/2010 às 13:03
meu comentário a respeito do tema sera simples, quase no lastro da sabedoria popular, sem embasamento técnico, apenas empírico…
o voto dos ignorantes e dos indecisos tende – e muuuito – a ir para quem esta na frente nas pesquisas…
os candidatos sabem disso, por isso o interesse absurdo dos políticos por essas porcarias que infernizam a vida do país um ano antes das eleições…
indecisos são indecisos por não terem capacidade de optar por vontade própria, tem medo de errar e esperam para ver como se comporta a “maioria”, para assim decretar seu voto…
afinal, se a “maioria” esta com o fulano, a “maioria” deve estar do lado certo…
a cabeça do eleitor brasileiro eh um simples caso de “maria-vai-com-as-outras”…
santeófilo
-02/02/2010 às 12:42
Augusto:
Parabéns. Como sempre, texto irrepreensível. Eu também nunca dei muita bola para pesquisas. Entretanto, a minha, forçosamente, tenho que confiar. Aqui, aonde moro, de dez, dez idiotas adoram o embusteiro. Note que eu me esquivei de mencionar a palavra gostar. Eu disse, adoram! Isto exposto, mesmo assim, sinceramente não sei até que ponto o falastrão será capaz de transferir votos para a sua abominável criatura. E correndo o risco de ser chamado de polichinelo, vou revelar um segredo: no nordeste, mais precisamente em Pernambuco, a massa ignara idolatra o boquirroto e contra isso, infelizmente, não podemos fazer nada.
Meusdez Porccento
-02/02/2010 às 12:29
Dá arrepios pensar que os alegados 436% de aprovação de Lula sejam falsos. Achei poucos e desconhecidos que votaram em Lula, e ele está aí. As urnas de certas cidades de Sampa,ao faltar energia elétrica, voltaram com resultados diferentes, o que foi evidentemente abafado. Não duvido que a malta sindical esteja preparando um golpe nas urnas ( refíro-me ao golpe físico…)e modificando o resultado. Lembremos que não há auditoria em pesquisas. Ou se acredita, ou não. Eleição não é auditada, não há contraprova. E duvido que a canalha companheira queira perder a boca.
Será caso de voltar e confrontar o voto em papel? Colocar as difitais já não dá certo; a moçada coloca dedos clonados de silicone e vota 20 vezes.
cezac de bernô
-02/02/2010 às 12:19
Augusto,
talvez seja falta de conhecimento da minha parte, mas sempre tive curiosidade de conhecer a relação dos municipios onde os institutos realizam as pesquisas. Como é feita essa escolha. Existe algum critério. Talvez possa estar aí o pulo do gato desses números tão estranhos.
P.S. Realmente a coluna hoje esta uma delícia.
Parece que quanto mais vc chicoteia a petralhada, mais eles ficam viciados e retornam. Cada estalado do chicote é uma gargalhada.
Abraço
Salve, amigo. A escolha das cidades é outro complicador. Dou um exemplo: para pesquisar o universo das cidades paulistas com 50 mil habitantes, o instituto escolhe, digamos, três ou quatro. Redutos históricos de determinados partidos ou caciques políticos são descartados. Mas o instituto não conhece em profundidade as escolhidas. Em Taquaritinga, o PT não tem um único vereador. Em cidades vizinhas, o prefeito reeleito é petista. Se uma delas for escolhida, o desvio é inevitável. Também não é difícil descobrir qual é o lugar escolhido com alguma antecedência e interferir nos resultados com as armas disponíveis. Fora o resto. abração, Augusto (PS: continuo no saloon esperando a cambada entrar. Apareceu na porta, leva croque na cabeça)
Francisco
-02/02/2010 às 12:07
Augusto, pelo menos no caso de Fortaleza, parece que a não realização de pesquisa duas semanas antes da votação foi fatal para o levantamento. Consta que os coronéis que apoiavam Lúcio Alcântara resolveram, na surdina, descarregar seus votos na Maria Luíza. Os motivos nem me lembro mais. Mas o adversário era Paes, o atraso personificado.
Isso mostra que as pesquisas não dispensam a análise do quadro geral e dos fatores dinâmicos. Dizem os entendidos, principalmente, os marqueteiros, que as eleições se resolvem na propaganda da TV. As pesquisas, no máximo, mostram quem está ganhando a guerra até o momento de sua realização. Além do erro amostral, que pode ser estatisticamente determinado e divulgado, há o erro metodológico e de execução no levantamento dos dados, que é difícil até de estimar. A possibilidade de fraude pura também existe, como mostra o caso de SC. Por isso, em eleições muito acirradas, melhor não confiar muito em pesquisas.
Nos EUA, onde as eleições para o executivo são apertadas e ainda por cima o voto é facultativo, há um verdadeiro show de discrepâncias. Mesmo assim, os institutos não perdem sua credibilidade de forma automática. Costumam ser avaliados pelo retrospecto. Aqui, onde os políticos são detratados até por acidentes da natureza, o negócio é mais complicado. Talvez isso explique porque o Gallup achou por bem sair do negócio.
Pra finalizar, gostaria de lembrar que isso nada tem a ver com a eficácia da ciência estatística. Quem estudou um pouco do troço, sabe que, quando tudo é bem controlado, seus resultados costumam ser significativos e seria bom pararmos de fumar se queremos diminuir os riscos de desenvolver câncer. Eu continuo tentando.
SHIRU
-02/02/2010 às 12:05
Lógico que 2 dúzias de formulários adulterados fazem a diferença, principalmente quando a amostragem é pequena como essas instituições parecem ter padronizados, independentemente das razões. Para mim falta bom “sensus” a elas. Por exemplo, nesta última pesquisa, basta dividir as 2000 pessoas pelos 136 municípíos onde foram realizadas as pesquisas. Resultado: 14,7 pessoas/município!! Dá pra confiar? 15 pessoas não determinam a opinião nem de um munícipo de 5.000 pessoas! E num país heterogêneo como o Brasil não se pode concluir pela mesma amostragem padrão. Agora, dessa “maneira” insistente dá, sim, até para acreditar nesse tal índice de popularidade… que, aliás, voltou a aumentar. Né, não?
Reynaldo
-02/02/2010 às 11:58
Como anteriormente comentado, TAMBÉM “pesquisei” as pesquisas…
A da Vox Populi, desnecessário. O artigo do Marcos Coimbra sobre o Bolsa Família e as oposições é de uma clareza ímpar. Ele já definiu a opção partidária. Porque, sabe-se lá! Rsss.
E o Sensus? Bem, deixemos o Sensus de lado. Mais importante é a CNT (Confederação Nacionas de Transportes), patrocinadora da pesquisa. Feudo de um cidadão cá de MG (MG sofre…) de nome CLÉSIO ANDRADE. Sequer questiono (por desnecessário) o que uma Confederação de Transportes faz com o dinheiro da mesma, ao solicitar pesquisas eleitorais. Não seria melhor pesquisas sobre, por exemplo, o estado das estradas no Brasil? Ou o custo Brasil no transporte de cargas? Sei lá, eles sabem o que fazem. Ou não?
Para os de FORA de Minas Gerais, segue um “perfil” de Clésio Andrade, presidente da CNT e quem PAGOU a pesquisa recente.
====================================================
http://www.novojornal.com
Clésio Andrade: Estará nascendo um novo Valerioduto? Após décadas participando de jogadas “pouco ortodoxas”, dublê de empresário de ônibus continua fazendo o trabalho sujo da política mineira. ” Dono de um currículo invejável e pós-graduado na montagem de esquemas criminosos, embora com grande repercussão, sua menor experiência foi a participação ativa no denominado Valerioduto. Processado, indiciado e em alguns casos condenado, seus crimes estão espalhados por todo Brasil. Temido por sua falta de escrúpulo, Clésio Andrade entra novamente em cena, após um almoço com o presidente do PT mineiro. Alguns especulam que o almoço tratou de “detalhes” financeiros.
Já Clésio e Reginaldo Lopes alegam que discutiram uma possível aliança entre o PR e o PT com a candidatura de Clésio ao Senado.
A verdade é que qualquer reunião em que Clésio esteja presente gera um tremendo mal estar no meio político. Aliado do governador Aécio Neves, foi seu vice no mandato de 2002 a 2006, conseguindo alojar na diretoria de empresas como Copasa e Codemig seus parentes, além da colocação no Tribunal de Contas do Estado de sua companheira. Tudo de que participa gera polêmica, a exemplo da conselheira do tribunal de contas denominada na instituição de “Conselheira Paraguaia”.
Conhecido como financiador de campanhas políticas, na verdade não passa de um corretor e formulador de engenharia de arrecadação em que métodos como lavagem de dinheiro e caixa dois são as menores práticas criminosas. Segundo políticos: “Clésio é necessário, porque ele faz qualquer coisa”. Completando, cita como exemplo: “teve eleição que, diante da falta de dinheiro, os primeiros carros a servirem na campanha eram carros que estavam apreendidos em outros estados por diversos motivos que iam do não pagamento de impostos e prestações, até veículos com suspeita de roubo”. Quando perguntado como isso ocorrera, sorriu e disse: “Pergunta ao Clésio”. Segundo os mesmos políticos, a especialidade de Clésio é na criação de empresas laranja. “Ele deve ter mais de uma dúzia destas empresas na prateleira”, afirmam. Normalmente essas “laranjas” são utilizadas para emitir notas frias e assumir dívidas que não serão pagas. Embora para alguns possa parecer fato novo, para o meio político, jurídico e policial esses fatos não trazem nada de novo. Clésio encontra-se indiciado e processado em quase uma centena de ações.
===================================================
Voltando: Clésio JÁ DECLAROU apoio a DILMA, sem restrições. Cabe alguma pergunta? Ou dúvida? Como diz, RA, precisa desenhar?
jayme guedes
-02/02/2010 às 11:46
Enquanto o anunciado PAC empaca, o invisível PAI, Plano de Aceleração da Ignorância avança. Os números do PAI não deixam dúvidas quanto aos resultados alcançados pelo governo Lula. O relatório “Educação para todos” da Unesco, mostra o Brasil na 88ª. posição do ranking de desenvolvimento educacional, atrás dos países mais pobres da América Latina, como Paraguai, Equador e Bolívia. Enquanto a repetência média na América Latina e Caribe é de 4%., a do Brasil é de 19%. (Lya Luft, naVeja).Onde está a oposição?
f tavares
-02/02/2010 às 11:41
ô pádilha, 9:32h,
a musa não está colando no serra, é na soledad…
FT
Reynaldo
-02/02/2010 às 11:36
Augusto, sem elogios fáceis.
Não faço o tipo. Mas, uma das vantagens de estar sempre por aqui – de onde não pretendo sair – é ter a curiosidade (de saber, de aprofundar nos temas, de pesquisar) aguçada pelos seus brilhantes comentários. Já havia postado um comentário em que não entendia estas pesquisas, desmentidas pelos fatos, que “no último dia ou semana” foram invertidas e sempre, contra as “previsões científicas”.
A WEB permite que não-experts possam, ao menos tentar, um aprofundamento em quase a totalidade dos temas de discussão, sejam políticos, sociais ou acadêmicos. Resta pesquisar. Passei uma boa noite e madrugada lendo análises e interpretações sobre PESQUISAS, para tentar entender além do intuitivo e do que parece-me claro. Despertado por 2 aspectos: seu post e a observação LÓGICA do RA que demonstra: pode sim (se considerarmos como sérias as pesquisas) haver empate técnico; mas do mesmo modo, pode SIM haver uma diferença de 12% (!!!!) entre Serra e Dilma. Quem voaria em uma avião com esta margem de incerteza sobre a chegada no destino final, pergunto eu? De instrumento técnico, as pesquisas passam a ser instrumentos de propaganda eleitoral. Como no caso. (envio outro post sobre os institutos das pesquisas desta semana! TAMBÉM PESQUISEI!)
Bem, de tudo o que li – e espero que seja útil aos leitores/comentadores pacientes, que preferem ler à esteira (apud você mesmo! rss) – “posto” aqui um extrato de um trabalho acadêmico disponível no site da Abepro (Assoc. Bras. de Engenharia de Produção), de autoria dos professores Roberto da Costa Quinino do Departamento de Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Universidade de São Paulo e Aiporê Rodrigues de Moraes do Departamento de Estatística – Universidade de Brasília,sobre PESQUISAS ELEITORAIS.
===================================================
” Institutos de Pesquisas brasileiros insistem em utilizar amostragem por quotas e quantificar o erro como se fosse uma amostragem aleatória. Justificam este procedimento em termos de viabilidade econômica e operacional. Trata-se de um problema metodológico que pode levar a enganos grosseiros. Felizmente, para os institutos, as eleições brasileiras costumam apresentar francos favoritos o que permite acertos em relação ao nome do ganhador e consequentemente evitar maiores questionamentos de ordem metodológica.
A pesquisa de opinião eleitoral vem ocupando um destaque especial, principalmente em um ano eleitoral. Nesta época, como se percebe, somos bombardeados com inúmeras pesquisas de intenção de voto. Assim, palavras como empate técnico, amostras representativas, erro, nível de confiança, pesquisa qualitativa, etc, são comuns nas pesquisas eleitorais. Neste contexto, inúmeros são os erros e contradições entre os Institutos de Pesquisa que passarão desapercebidos do grande público ou, na melhor das hipóteses, serão justificados com argumentos descabidos.
Em 1986, foram vinte e três pesquisas referentes a vinte e três estados. De imediato, observa-se que em Minas Gerais e Rio Grande do Norte, o Ibope errou o nome do candidato vencedor. No Pará inverteu a ordem dos candidatos derrotados e superestimou em 8 pontos percentuais a percentagem de votos do candidato eleito. O acerto do nome dos vencedores só ocorreram nos estados onde havia francos favoritos. Ora, das 23 pesquisas realizadas, em dezesseis, há, pelo menos, uma estimativa fora da margem de erro de 3%, usualmente admitida pelos próprios institutos. Em outras palavras, o Ibope errou em mais da metade de seus levantamentos. Para se ter uma idéia do absurdo, basta lembrar que se plano amostral fosse aleatório, com nível de confiança 95% e margem de erro de 3%, seria esperado que em apenas duas pesquisas houvesse estimativas distantes mais de três pontos percentuais para mais, ou para menos, do resultado oficial.
Os descalabros não param por aí. Nas últimas eleições para governador, no segundo turno, em pesquisas realizadas imediatamente antes da apuração do TSE, pode-se observar erros claros de não utilização amostragem aleatória. O Vox Populi errou duplamente em Brasília e Maranhão. Errou o nome do candidato vencedor e praticou margens de erro acima de 3 pontos percentuais.
O vexame só não foi maior porque a existência de francos favoritos facilita o acerto do nome dos vencedores. Observa-se também que em situações de disputa acirrada, os institutos ficam muito próximos ao empate técnico. Situação onde a diferença positiva de duas estimativas é igual ou inferior a duas vezes o erro declarado.
===================================================
Parece que “espertos” usam a metodologia nada científica para continuar a inflar, artificialmente, números que demonstrem “crescimento”, mesmo que este seja como moeda de 3 reais: absolutamente falso!
Abraços!
Grande comentário, meu caro Reynaldo. E não se atreva a sair daqui. abração, Augusto
Thiago Augustus
-02/02/2010 às 11:34
Pesquisas mostram tendências. Pesquisa não é eleição. É evidente que há falhas em todos os institutos de pesquisa. Mesmo assim acho que o Ibope e o Datafolha possuem um pouco mais de credibilidade. Mas isso não impede e nunca impediu a infiltração de militantes entre os entrevistadores. Dilma Roussef pode subir a vontade. No final não fará a diferença. Pois o clima que eu percebo atualmente é que as eleições deste ano rumam para o caminho da alternância. É uma leitura pessoal que faço. É a interpretação que faço ao andar na rua, ouvindo a conversa informal das pessoas.
Mudando de assunto, não devemos esquecer que este ano também é o ano do Censo. Ano eleitoral, Censo 2010 e PT no Governo não é uma boa combinação. Da mesma forma que o PT infiltra seus militantes nas pesquisas, eles podem fazer a mesma coisa entre os recenseadores. Oficialmente as informações colhidas pelas entrevistas deveriam ser sigilosas e confidênciais. Mas os escândalos do Governo Lula são previsíveis. Certamente haverá vazamentos das informações do Censo para uso político-eleitoreiro do PT.
carlos nascimento
-02/02/2010 às 11:30
Augusto,
Buscando ilustrar exemplos de PROPAGANDA ENGANOSA e, folheando minhas anotações em agenda do exercicio de 2.005, deparo-me com uma famosa frase proferida naquela ocasião, por nada mais e, nada menos, do que Flávio Briatore, aquela altura “manager de sucesso” da escuderia Renault, intitulando-se o criador e patrono de Michael Schumacher, sem qualquer modéstia, dizendo-se o responsável pelo sucesso do referido corredor.
A frase era “EU NÃO ENTENDO NADA DE CARROS E SIM DE PESSOAS”.
Hoje, passados alguns anos, podemos verificar que o ” Rei está nú”, a casa caiu e comprovamos que era tudo falso, o mencionado é um péssimo formador de caráter, alías, em minha opinião Schumacher é uma prova viva disso, alto nível técnico e baixo nível de caráter, o ex.manager no episódio do Nelsinho só fez confirmar a máxima, propaganda falsa cria mitos de barros, a verdade logo vem e transforma tudo em pó.
A “analogia” proposta deve ser feita ao nivel comparativo da atual exuberância que a Mídia Brasileira, cooptada,tenta impor aos índices de suposta aprovação do “Molusco”, representante mor das vermes PeTralhas, com formação de caráter prá lá de Briatore.
O tempo irá colocar a verdade em transparência, no devido patamar,falta pouco, quem viver, verá.
Carlos Nascimento.
Bem lembrado, amigo. abração, Augusto
Maria Rosa
-02/02/2010 às 11:16
Caro Augusto Nunes
Suas colocações, como sempre, são perfeitas.
A propósito das últimas pesquisas, fica claro que, além da existência/leitura dos números, permanece a exposição desavergonhada com que o presidente exibe sua candidata, do palanque em que faz campanha, inaugurando de pedra fundamental a obras que nem saíram do papel. E com a conivência do TSE, naturalmente. Afinal, não se mexe com um presidente cuja aprovação beira os 80%.
Eu só gostaria de saber o que se pode fazer para mudar esse estado de coisas.
Saudações com toda minha admiração,
M. Rosa – S.Paulo-SP
Quem tem razão acaba ganhando, cara Maria Rosa. É só não desistir da luta. Grato pela força. abraços, Augusto
Luís Roberto -
-02/02/2010 às 11:08
Sobre urnas eletrônicas, tbm.tenho dúvidas, aqui na minha cidade um ótimo prefeito do PSDB perdeu a reeleição para um candidado do pdt apoiado pelo petralhas e outros da base assassinas. Esse prefeito já foi prefeito aqui em outras duas oportunidade e sempre arrumava/organizava a cidade. Portanto, ele perdeu a reeleição, houve dúvidas nas urnas eletrônicas.
Pergunto, não dá prá mudar/inverter o mecanisno na contagem dos votos de um candidato para outro??????….até TSE já tá dominado pela ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, imagine nas cidade com os interesses dos petralhas como está?????.
Antônio Augusto
-02/02/2010 às 10:53
Caro Augusto Nunes,
Sou Estatístico (Forma na UFMG) e gostaria de deixar claro que não é a estatística o problema, mas sim, os delinquentes que fazerm as pesquisas manipuladas.
O problema hoje em fazer pesquisa eleitoral está na contratação dos entrevistadores. Grande parte deles são contituídos de petistas enrustidos. Portanto, a manipulação dos questionários é muito grande.
Ainda hoje acredito que Alckim ganhou a eleição do lulla no 1º turno. Portanto, essa “subida” da NOIVA DO CHUCK tem como único objetivo, lá na frente, confirmar a sua eleição na urna, NÃO no voto.
De pleno acordo, caro Antônio Augusto. A estatística merece respeito. O problema é a cambada. abração, Augusto
cristãonãovotanaesquerda
-02/02/2010 às 10:51
O que me estranha é sair uma pesquisa de aprovação de Lula (pareceu proposital essa pesquisa) logo depois do estouro da PNDH-3, quando a sociedade caiu em cima condenando o projeto, e o apedêuta continuar com o índice de 80% ou sei lá quanto. Como é que pode?
PS: Augusto, estou todos os dias por aqui lendo seus textos excelentes e divulgando-os por email. Quase não faço comentários, mas venho só para rachar o bico de rir com os tabefes que os petralhas levam de você… rsrs
Grato, amigo. E fique por aqui. Comom você percebeu, os 80% das pesquisas odeiam cinema. Se gostassem, o filme do Lula já teria chegado a 1 bilhão de espectadores. abração, Augusto. (PS: em vez de ir ao cinema, a cambada fica assistindo à coluna e tentando entrar aqui. Era isso que eu queria. Nunca falta cabeça pra levar um croque).
Hugo Werneck
-02/02/2010 às 10:44
Augusto,
Vou repetir o que já disse anteriormente nesse nosso espaço democrático: nunca fui entrevistado por nenhum pesquisador e não conheço ninguém que o tenha sido. É assim como cabeça de bacalhau ou petralha – sinônimo de petista canalha – que não mente: pode ser que haja mas nunca foram vistos! Ora, essa coisa de apontar tendências é um negócio que envolve, além de cifrões respeitáveis, uma gama de interesses, em sua maioria escusos e, até onde sei, não há nenhuma entidade oficial ou oficiosa que audite esses dados. Afinal, o que leva um cidadão a lutar quase até a morte por um mandato de deputado ou senador? Seria a remuneração, que somadas ao longo dos anos de mandato, nem arranham os valores consumidos nas campanhas? Seria um desejo incontido de servir ao povo brasileiro? Conta outra, por favor! Além disso, não podemos nos esquecer da forma como são elaboradas as perguntas. Apesar de nos orgulharmos de termos um único idioma no país, há expressões idiomáticas e palavras que têm significado diverso entre regiões do país. Posso dar como exemplo a expressão “desmentir a costa” muito usada no norte do Brasil. Pois lá isso significa torcicolo! Fico imaginando um diálogo entre o ribeirinho e um “pesquisador”. Não é por outra razão que os coronéis ainda continuam a controlar os currais eleitorais, para honra e glória dos infelizes e mal informados habitantes dos grotões. Face a esses questionamentos que não são somente meus, acho que você deveria criar um espaço para cuidar apenas e tão somente desse assunto pesquisa, que agora estão sendo intensificadas. Já percebi que você opta por nem querer comentar o assunto por julgá-la indigno de tornar-se centro de discussão. Pois não faça isso, ELES espera exatamente que ninguém remexa esse lixo. Vamos discutir o assunto? Espero sinceramente que discutamos o assunto.
Grande Hugo: acho que não me expliquei direito. Só quis dizer que não dou importância a resultados de pesquisas e, por isso, não perco tempo analisando índices. Mas o tema em si é muito importante, claro. Pesquisas eleitorais viraram esperteza eleitoreira. Disso continuaremos tratando intensivamente. A coluna é de todos nós, amigos. Usem e abusem. E contem comigo para a implosão de levantamentos de araque. abração, Augusto
jorge henrique
-02/02/2010 às 10:39
Querido Augusto,
como professor de filosofia sempre incentivei meus alunos a realizarem pesquisas no colégio. É uma forma deles compreenderem como se pode destacar este ou aquele elemento da pesquisa para ficar favorável à sua argumentação. Por exemplo (bem simples, só para ilustrar): se a pesquisa sobre qual o curso mais procurado for feito na turma de Exatas vai ser um na de Humanas outro, porém se na divulgação do resultado não se deixar claro onde a amostra foi realizada, a conclusão geral “X é o curso mais procurado pelos alunos” pode revelar uma fraude, porém, estatistamente, verdadeira. Por exemplo “80% dos alunos preferem Engenharia” – ora, cara pálida, na turma de Exatas seria de se esperar, não. Os alunos aprendem que é fácil manipular estes dados e por isso entendem que na Filosofia o mais importante é duvidar, não aceitar o “Sensus Comum” e que nem sempre Vox Populi é Vox Dei.
Abraços fraternos.
PS.: A “petralhada” voltou a ficar incomodada contigo e acho que com este fôlego das pesquisas, a militância canalha vai baixar com tudo para entupir os blogs como o seu e o do Reinaldo. Resistam! Estamos na retaguarda e meus alunos, cada vez mais, estão abrindo os olhos e lendo os formadores de opinião que valem à pena.
Grato pela força e pelas observações, caro Jorge Henrique. A agitação da petralhada só confirma que o blog está incomodando muito. É exatamente o que queremos, certo? Essa cambada ainda não descobriu que meu esporte preferido é dar croque na cabeça de petista. É por isso que passo o dia bem humorado. abração, Augusto
Memyself
-02/02/2010 às 10:29
Como sempre, um prazer ler seu texto. E concordo com o colega comentarista acima, Sergio disse: 01/02/2010 às 22:. Embora a pesquisa tenha sido feita, no mínimo, no mínimo, de forma incompetente, pesquisa não elege ninguém. A seguir assim, no entanto, logo deve surgir uma dizendo que dilma já foi eleita com 120% dos votos e já tem 90% de aprovação.
E ainda: achei muito boa a idéia de Vera disse: 01/02/2010 às 22:15.
Grato, amigo. A história contada pela Vera é exemplar. Outra coisa: governo que não respeita nem o TCU sabe o que fazer com pesquisas. abração, Augusto
Gino/SP
-02/02/2010 às 10:25
Tenho sérias desconfianças sobre a segurança das nossas urnas eletrônicas. Não sei como funciona atualmente mas no início usavam disquetes para transferir os resultados das urnas para a totalização dos dados.
Creio que o mundo hacker não deve ter dificuldades para fraudar essas urnas.
Se os mal intencionados conseguem fraudar pesquisas porque não trocar alguns disquetes?
Quando se usam as tradicionais cédulas de papel é possível recontar os votos, caso haja suspeita.
E com as urnas eletrônicas como se faz em caso de suspeita?
Abraço Augusto.
Pedro Erik
-02/02/2010 às 9:59
Ás vezes, os institutos de pesquisas me lembram as agências de risco (Moody’s, Standard and Poors’s). Quem paga a algumas dessas pesquisas são os próprios partidos. Assim como são os emissores que pagam as agências.Há uma tendência de valorizar os pagadores.
Abraço,
Pedro erik
PAULO
-02/02/2010 às 9:59
SE A PESQUISA FOSSE (……………………)
O que vem depois é ilegível. Matricule-se no Curso de Raciocínio Lógico da Professora Rousseff. Cai fora.
julio
-02/02/2010 às 9:49
Caro Nunes,
Com o tamanho da bolsa do trapaceiro mor da silva, ainda que os presidentes dos institutos fossem honrados, milagre absolutamente impossível, ainda assim haveria a astúcia do pesquisador de campo, onde certamente muitos militantes petistas trabalham.
Seja da tribo de só fazer serviço leve temporário para “fumar uns”, seja aqueles para quem as portas da república ainda não se abriram, ou então estudante e fazendo um “trampo” temporário e igualmente petista ou simpatizante.
Mas conhecedor só pela cara ou cheiro de outro semelhante que vota no chefe ou na chefa.
Neste caso nem soborno é necessário, que eles fazem isso na maior boa vontade.
Além dos institutos faturarem muito, nesas ocasiões, mas muito mesmo!
Mas como o senhor diz, a boca de urna e as urnas em si não mentem.
Padilha
-02/02/2010 às 9:32
Agora que a Dilma está colando no Serra (……………………..)
Aproveita que a Dilma está colando no Serra e cola na Dilma, companheiro Padilha. Boa sorte.
v.b.p.f.
-02/02/2010 às 9:21
L C ESHER. é isso, fora o exemplo do Augusto, rola grana/benesses, etc… todos esse institutos ganham montanhas de dinheiro nessa época, e o que dizer dos personagens criados pelo marqueteiros? Nossas chances de conhecer algumas verdades, é ter a chance de ler esse Blog, o do Reinaldo, o Mainardi e mais uns poucos nesse BRASIL, IL, IL, IL ,IL.
Alexandre
-02/02/2010 às 9:18
Uma pergunta que nao quer calar, mas ninguem responde. Todos sabem que Lula e sua turma tem todo (todo mesmo) o servico publico nas maos.
Lula pode passar por cima do TCU e mandar continuar obras ilegais, e mesmo assim nada acontece. Vemos que ele esta acima da lei.
Agora, se sabemos tambem que eles tem a policia federal, SNI nas maos.
Porque entao acreditar que nao podem manipular as urnas eletronicas??
Mesmo sabendo que foram desenvolvidas por gente extremamente seria e honesta, nao basta em um pais onde ate chefe de limpeza tem de ser do pt.
Basta os resultados nao serem muito gritantes e ninguem vai desconfiar de nada. Sinto muito, mas nao confio nesta turna pra os quais os fins justificam os meios.
q saco esse PT
-02/02/2010 às 8:51
tudo q vem do PT tem esquema…daqui a pouco vão inaugurar pesquisa de opinião…
L. C. Esher
-02/02/2010 às 8:48
Dizia meu velho professor de estatística: “É a ciência matemática que comprova o pretendido”, pois depende da escolha da amostra, da pergunta e da grade de comparação, e ela pode ser manipulada. Exemplificando: quero comprovar que todos os entrevistados já bateram na própria mãe em alguma oportunidade; pergunto então “já deixou de bater na própria mãe?” e dou como alternativa de resposta apenas sim ou não. Quem responder sim, já bateu antes e quem espondeu não continua batendo. Ou seja, comprovo matemáticamente o pretendido = 100% dos entrevistados bateram na própria mãe em alguma oportunidade. Será que é o que fazem os Institutos de Pesquisa”
Excelente exemplo. abração, Augusto
Estela
-02/02/2010 às 8:32
Quanto petralha pelego vindo fuçar por aqui, credo! Aliás, petralha é um nome até meio pomposo, acho que “pitista” (aquele que dá piti) ou algo assim fica melhor.
Não é só por causa do salário nem da boa-vida que esse bando de larva vem encher o saco aqui: conheço gente (infelizmente) que defende qualquer coisa ligada ao partideco sujo deles, é praticamente um fanatismo religioso. Impossível fazê-los mudar de idéia, mesmo com os fatos na frente do nariz. Se os “argumentos” deles se esgotam, fazem beicinho e te chamam de reacionário ou metem o pau nos partidos adversários pra desviar o foco. Merecem ficar internados pra sempre dentro da igreja do Edir Morcego, dando o dízimo, gritando e caindo no chão (que é o que já fazem quando tomam croque na cabeça). Gente assim não tem conserto.
Jorge Silveira
-02/02/2010 às 8:10
Qual o interesse que uma Confederação Nacional dos Transportes tem em patrocinar uma pesquisa eleitoral? Principalmente quando o presidente desta Confederação é um político que troca de partido de acordo com seus interesses pessoais?São perguntas que deveriam ser feitas, quem sabe, até pela Justiça Eleitoral. Quanto aos resultados das pesquisas, não é de se discutir sua autenticidade, pois seria mesmo natural um crescimento da Dilma, em face da exposição que seu nome tem tido na imprensa, ao lado de Lula em todo e qualquer evento. Na verdade, o Serra ainda nem começou sua campanha, sequer diz que é candidato. Sua posição na pesquisa, em primeiro lugar, é então excepcional. Agora é preciso que, quando se iniciar a campanha, o PSDB e seus aliados saibam com competência mostrar ao povo quem foi e quem é Dona Dilma. É preciso desmascarar a guerrilheira de antes e a mentirosa de hoje. Se ficar só com campanha propositiva, como aquele último programa completamente sem açucar do PSDB na televisão, pode esperar que vai ser um massacre, pois o PT hoje, além da mesma falta de escrúpulos de sempre, agora está nadando no dinheiro!
De pleno acordo, caro Jorge. A CNT e o Sensus sabem, por exemplo, que a popularidade do Lula não será conferida nas urnas, já que ele não é candidato. Até agora, os 200% de popularidade foram estrondosamente desmentidos pela vaia no Maracanã e pelo fiasco do filme. Está faltando um segundo diagnóstico. O único médico pode fantasiar à vontade. abração, Augusto
Sebastião Silveira
-02/02/2010 às 7:14
Caro Augusto,
Com maquiagem de pesquisa ou não, o jogo vai ser pesado. Basta olhar em volta, entre amigos, parentes e conhecidos, não se vê petista desempregado. Tirar o osso da boca da matilha não vai ser nada fácil.
A exemplos dos times de futebol, vamos tratando de fazer uma boa pré temporada para entrarmos em camo na melhor forma possível. Teremos muita catimba e, certamente, juiz ladrão pela frente.
Agora, que nosso amigo Serra parece estar muito auto-suficiente, issso está. Do céu não cai voto. No caso dele, infelizmente, cai chuva. E muita.
Claro que o jogo vai ser pesado, caro Sebastião. O que as pesquisas apresentam como grande novidade qualquer bebê de colo já sabia: a eleição será bastante disputada. E também acho que o Serra está demorando demais pra entrar em campo. abração, Augusto
Tasso Lima
-02/02/2010 às 6:22
Não sei como ainda não colocaram a terrorista dilma/pt/lula, bandidos e corruptos em primeiro lugar nas pesquisas com 99% de vantagem. Esses institutos de pesquisas, também corruptos, nunca fazem pesquisas. Manipulam desde, é claro, que pague bem. E isso está acontecendo neste desgoverno onde, procuro uma pessoa honesta e não encontro. Todos que apóiam lula/pt são bandidos, velhacos, ladrões e assassinos. Tasso Lima.
Antonio Machado
-02/02/2010 às 5:48
Prezado Augusto, muito bom o seu comentário. Muito bom, mesmo! Chamo a atenção dos nossos leitores para alguns dados da última pesquisa SENSUS. No relatório disponível (pelo menos o que vi, por indicação do R. Azevedo), não aparecem tabulações sobre inúmeras variáveis. Basta conferir no título das tabelas. Aliás, qual a razão de não terem feito simulação com o nome da Marina Silva no segundo turno? Há uma variável (NÍVEL DE INFORMAÇÃO) com valores incríveis, principalmente no que se refere ao Nordeste. Nível alto de informação é geralmente definido pela leitura diária de JORNAL. Então, teríamos lá uma quarta parte da população “bem informada”? Os autores da pesquisa devem ter utilizado algum critério inovador. A avaliação quanto aos serviços públicos prestados pelo Governo sugere um elevado repúdio:
ÓTIMO + BOM= 16%
REGULAR= 44%
RUIM + PÉSSIMO= 38%
NS/NR= 3%
(Antes que alguém questione o somatório de 101%, esclareço que isto se deu pelas regras de arredondamento).
Os “ótimo/bom” são auto explicativos, bem como os “ruim/péssimo”. Explicar o “regular” é que é complicado. Não é uma reprovação. Também não é uma aprovação. A meu ver soa mais como uma crítica envergonhada. Quando se aprova alguma ação enfaticamente (e a pergunta se refere a serviços públicos prestados pelo governo), você o diz sem dificuldades. Ou não? Quente ou frio, morno se vomita. Muito estranho, principalmente, se se compara com os índices apurados de aprovação de Lula da Silva. Lembra aquela ironia da época do cinema novo – o filme é uma merda mas o diretor é genial! Abração.
Observações perfeitas, caro Antonio Machado. Como registrei no texto, acompanhei dentro do Gallup, de ponta a ponta, todas as fases do processo de duas pesquisas de três meses cada uma. Minha descrença está fundamentada no que vi. O que as pesquisas podem captar são tendências. Um bom jornalista faz isso a olho nu. abração, Augusto
f tavares
-02/02/2010 às 2:31
por falar em trapaça, em quatro vezes que entrei no blog da casa civil e cliquei em “entrevistas”, apareceu a mensagem “o internet explorer não está habilitado a abrir este blog”, e tirou o site do ar. tentei de novo agora, mas acho que devido ao horário, o censor já tinha ido dormir… vamos ver o que acontece amanhã. boa noite !
Ida Lopes
-02/02/2010 às 2:03
Augusto, confesse: você a-do-ra descer a bodurna no Diocleciano! Já eu, confesso, a-do-ro ler as ‘bodurnadas’.
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.
Confesso que sim, Ida. Estava até sentindo falta da figura. abraços, Augusto
EDU"OVINGADOR"
-02/02/2010 às 1:34
Prezado Augusto Nunes,
É repetitivo eu sei, mas não tem como voltar a este assunto em face destas escroquerias de organização do tipo Vox Populi, CNT/Sensus, IBOPE e até mesmo a Data Folha, experts em vender pesquisa pré-fabricadas, sempre ao gosto do freguês.
Como um partido do porte do PSDB com um incrível grau de ramificação nos mais diversos setores da sociedade – econômico,social,cultural,etc.- até hoje não estabeleceu uma parceria com uma organização especializada em pesquisa de opinião e realizar periodicamente sondagens sérias e HONESTAS a respeito de políticos e partidos políticos e divulgá-las por toda a comunidade.
Mais ainda, QUESTIONAR ACIDAMENTE as metodologias das pesquisas destas organizações bucaneiras, evidenciando para todos os embustes e as falcatruas que elas acometem em busca do vil metal.
Qual o grau de dificuldade em realizar este empreendimento?
Em face destas estrovengas de 80% de popularidade para o apedeuta-mor e a “subida” nas pesquisas da sua candidata mala sem alça, são evidentes os prejuízos destas grossas manipulações junto a opinião pública.
Em que mundo vive esta classe dos políticos do PSDB e dos seus aliados?
Onde estão os grupos técnicos do PSDB que deveriam estar permanentemente realizando estudos críticos das políticas públicas deste governo apedeuta, coisa que é bom que se diga o pt fazia quando estava fora do poder? Claro que depois jogaram na lata de lixo suas opiniões e adotaram inclusive a política econômica dos tucanos que tanto criticavam.
Será que a solução estaria em um outro partido político capaz de atuar COMO UM VERDADEIRO PARTIDO DE OPOSIÇÃO?
Como se diz no sertão é preciso agir com a faca nos dentes, pois os apedeutas e seus asseclas usarão de todas as armas ilícitas para continuaram com as mamatas. Veja o que agora está acontecendo com a farsa do socialismo bolivariano e o comportamento genocida do chavez e sua gangue.
De todo modo, OS APEDEUTAS NÃO PASSARÃO!!!!!!!!!
Edu, meu caro, a resistência democrática está encarando a briga, com coragem e competência, sem a ajuda da oposição partidária. Tomara que os políticos acordem a tempo. abração, Augusto
Rose Perito
-02/02/2010 às 1:25
Lendo alguns comentários aqui minha curiosidade foi despertada e fui pesquisar. Realmente não lembrava que:
Clésio Andrade, diretor da CNT, é o mesmo que foi vice-governador na chapa de Eduardo Azeredo quando do embrião de mensalão em Minas, foi sócio de Marcos Valério nas agências de propaganda miraculosas e vice de Aécio Neves no primeiro mandato.
Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi, ficou famoso por ter sido o principal estrategista da campanha do então desconhecido Fernando Collor de Mello. É filho do ex-embaixador Marcos Coimbra, cunhado de Collor.
Às vezes acho este nosso Brasil igual a uma aldeia…volta e meia, ressurgem os mesmos nomes.
Myrian Elizabeth
-02/02/2010 às 1:11
Eu concordo com vc. Mas não posso concordar com a canalhice dessas pesquisas Augusto. Não dá pra engolir!
Todas essas barbaridades…
Eu estudei pesquisa de mercado, cheguei a fazer pesquisas de campo para a Mavibel, sei como é o certo e não posso me conformar com essa bandalheira… e a gente sabe qual a é intenção dessa gente.
Está parando na garganta.
Mesmo a Dilma sendo uma criatura que se cair de quatro não levanta mais, você vê o nível de certos “comentaristas” que entram aqui…
Esse tipo de gente entra nas cabines e vota, meu filho.
A desgraça é que os eleitores não são obrigados a morar com seus candidatos.
Queria ver esse pessoal dividindo o banheiro com a Dilma por exemplo. Ou a cama com o Lula depois de umas canas…
CelsoK
-02/02/2010 às 0:58
Augusto, não sei se você reparou que em períodos específicos alguns imbecis da quadrilha, que se conhecem (às vezes são a mesma pessoa), combinam na mesa do botequim entrar na coluna, depois da pinga, para tentar “fazer volume”? Volta e meia um terrorista solitário tenta entrar aqui com um cinto bomba, mas se estrepa e o cinto lhe explode o traseiro enquanto volta para casa com o rabo entre as pernas. Imbecil solitário, não sabe o que veio fazer aqui e nem consegue seu intento, se é que ele entende do que se trata. Mas às vezes eles arriscam e conseguem levar o troféu de Imbecilidade Coletiva! Um verdadeiro revezamento 4×100 dos energúmenos. E ainda não aprenderam! O pior Augusto, é como totalmente burros eles não são e estão observando que a ‘casa está caindo’ antes da campanha, mas será um verdadeiro Haiti até o final da mesma, o desespero está batendo e eles vão continuar nos visitando para tentar o impossível.
Interne-os todos Augusto ou se quiser, publique na integra um post de um desses imbecis e deixe o resto com os comentaristas. Vamos ver se eles sabem como é o mundo fora da imprensa oficial. Abs.
Rose Perito
-02/02/2010 às 0:51
Chego a ser repetitiva, mas já escrevi várias vezes (acho que aqui e no RA) que dependendo da forma que vc elabora o questionário, da distribuição da amostra e, principalmente, da orientação e do treinamento que é dado aos pesquisadores na forma de abordagem, na condução da entrevista, haverá resultado alterado.
Numa pesquisa de intenção de voto, imaginemos um pesquisador que faça a primeira abordagem do entrevistado da seguinte forma : “Você está satisfeito com o atual governo?” e só continue com a coleta de dados se a resposta for positiva: fatalmente teremos um questionário viciado, porque ele só estará ouvindo quem é favorável à situação.
(o mesmo vale para o contrário).
Uma atitude assim poderia ocorrer perfeitamente não só pensando em termos de remuneração, como foi citado exemplo, mas até mesmo por simples ideologia.
Por isso acho que pesquisas eleitorais deveriam ser apenas para consumo interno de partidos e governos, sem divulgação para nã oinfluenciar o eleitor.
Paulo Murilo
-02/02/2010 às 0:40
Olá, de novo Augusto.
Primeiro: viciei de novo, hehe.
Segundo: sempre excelentes os textos em que você dá tua opinião mesmo, “bem dada”.
Terceiro: como já falei aqui, não exponho mais meu cérebro a tentativas de rebaixá-lo ao nível dessa gente, para tentar compreendê-los. Ele reclama, coitado. Portanto, não tenho a menor ideia do que eles estão comemorando. Acho que se o Lula apoiasse o Maluf, seria mais proveitoso do que a “mononeurônica”. Seria mais fácil.
Quarto: abração, Augusto.
Fique por aqui, caro Paulo Murilo. Para mim, é um prazer. abração, Augusto
diocleciano
-02/02/2010 às 0:20
no primeiro turno meu voto é de marina silva.
É nisso que dá ficar perto da Mãe do PAC. Você não era mentiroso.
Anita
-02/02/2010 às 0:09
A campanha nem começou e a militância invade o blog para comemorar pesquisas encomendadas pelo próprio governo.
Augusto, você fez muito bem relatar esses episódios para que os comentaristas, na maioria jovens, saibam como são as pesquisas e, se me permite dizer, a maior zebra numa eleição ocorreu na capital paulista em 1988, quando Erundina venceu Maluf e os institutos de pesquisa, sem exceção, apontavam vitória de Maluf. E se não me engano foi depois dessa eleição que o Gallup desistiu de fazer pesquisas.
Por favor, corrija-me se estiver errada.
Foi isso mesmo, Anita. E você tem razão: o PT consegue comemorar pesquisas que, além de encomendadas, colocam a Dilma abaixo dos 30% históricos do PT e atrás do adversário que ainda não começou a campanha. O Brasil é muito doido. abraços, Augusto
ethan edwards
-02/02/2010 às 0:04
(….) Você provavelmente pensava no ministro Jobim…
Abraço. EE
Tremendo flagrante, grande Ethan Edwards. Só pode ter sido isso. abração, Augusto
Jose Hadler
-01/02/2010 às 23:54
Por um acaso alguém já teve a curiosidade de associar a impoluta família Coimbra, dona do Vox Populi, com o caçador de marajás, de saudosa lembrança, aliás hoje fiel escudeiro do Cefalópode? Será que ele é o filho prodígio do cunhadão mor? Coitado do PC Farias, deve estar se remoendo no inferno por e$tar por fora dessa mufunfa.surrupiada dos cofres públicos. E o que dizer do nosso isento Clesio Andrade, presidente do CNT, que patrocina as pesquisas Sensus, mais afeito que é a colunas policiais.
diocleciano
-01/02/2010 às 23:27
Achar que um presidente com 80% de aprovação…
Como este é um blog frequentado por gente de boa família, peço licença aos amigos para um particular com o remetente:
QUE SACO, DIOCLECIANO! VOCÊ DE NOVO? É PAIXÃO? DESVIO DE CONDUTA? PROMESSA PRO SÃO LULA? FALTA DO QUE FAZER? EMPREGO PAGO PELO GOVERNO? MASOQUISMO DELIRANTE? CAI FORA! SE INSISTIR, VOU DIZER PRO CHEFE QUE VOCÊ VIVE REPETINDO QUE O MENINO DO MEP NÃO SABE O QUE PERDEU!
AMüller
-01/02/2010 às 23:18
(…..) Belo exercício para as próximas deduções sobre as pesquisas. Só não contata que retrocederiam ao tempo do Amim, para embasar suas futuras locubrações ….
Raciocinem comigo, amigos. O cara escreve “Amim”, “locubrações”, “contata”, tem a cabeça mais confusa que a da Dilma e ainda fica choramingando porque o comentário foi espetacularmente amputado, como recomenda o livro “Como botar uma anta no seu devido lugar”. Tenho razão ou não tenho?
Nina
-01/02/2010 às 23:16
Augusto, gostaria de escrever em negrito para dizer “A TURMA ESTÁ SE ACHANDO” SE NÃO GOSTAM DE LER CERTAS COISAS, VÃO PARA ( como vc disse) O BLOG DA ANTA. APROVEITEM! QUEM ESCREVE O QUE QUER, LÊ O QUE NÃO QUER. OPINIÕES DIVERGENTES´SÃO COISAS NORMAIS, SER MAL-EDUCADO, NÃO!
Law
-01/02/2010 às 22:52
Antes, cheguei a confiar no Datafolha. Mas a Folha também teve seu preço.
Na atual era Gramci, quase nada escapou. O ‘quase’ aí serve a Veja, Augusto, Reinaldo, Olavão, Corona, NG, os que os divulgam e… bem, e quem mais mesmo?
Sinceramente, o atual estado de coisas no Brasil parece obra de Satanás!
Sergio
-01/02/2010 às 22:51
Caro Augusto:
É muito bom ouvir sua opinião.
Penso que como os nervos estão à flor da pele, é necessária a lucidez de articulistas como você e o Reinaldo para trazer um pouco a galera para a realidade.
O negócio é ir fazendo a lição de casa: eu por exemplo não perco oportunidade para fazer uma cabeça aqui ou lá, outra acolá…
Abração
É isso, caro Sergio. A campanha pra valer nem começou. Falta quase um ano para a eleição. Os eleitores não sabem direito quem é quem. A Dilma vai tentar a travessia do deserto sem falar coisa com coisa. E meio mundo fica discutindo índices de pesquisa como se fosse resultado oficial. Terminada a eleição, saem reportagens sobre previsões que naufragaram. Até que começa outra campanha eleitoral e tudo se repete. O Brasil anda cada vez mais estranho.
É por isso, repito, que não perco tempo escrevendo sobre pesquisas.
diocleciano
-01/02/2010 às 22:50
Na maioria dos blogues da grande imprensa os comentaristas podem divergir à vontade.
Já nos blogs da imprensa minúscula, como o Blog da Anta, todo mundo está livre para comentar a favor.
EMERITO DA COSTA
-01/02/2010 às 22:45
Gostei…da “democracia” ….
Parabéns……
Bom proveito.
Vera
-01/02/2010 às 22:37
Por favor não trapaceiem com o meu Corinthians! Quanto ao Serra, podem fazer o que quiserem, inclusive estão com a boca espumando, igual cachorro louco para abocanhar o candidato do PSDB. Estão se mordendo de raiva porque ele não lança sua candidatura e nem faz coisas ilegais como Lula e Dilma com suas campanhas fora-da-lei. Sai Totó, fique rodando para ver se consegue morder seu próprio rabo.
Imprensa Marrom
-01/02/2010 às 22:37
A propósito a maioria dos brasileiros sabem em quem vão votar. …. Estão totalmente alinhados com as políticas públicas do LULAAAA…. … Fui otário!!!
É o companheiro Barros, lembram dele? Todo dia aparece por aqui. Pelo jeito, também está a caminho de um piripac. Já pedi que ele mande o endereço da UPA em que vai ficar hospedado.
Su
-01/02/2010 às 22:29
UFA! que alívio. Finalmente um “mestre” confirma minha opinião sobre pesquisas eleitorais. Abraço pra você, Augusto.
Celso Carvalho
-01/02/2010 às 22:28
Caro Augusto
É por isso que…(…………………………)
Caro companheiro Celso Carvalho
É por isso mesmo.
diocleciano
-01/02/2010 às 22:18
Vc pensa que é esperto. O texto censurado já foi publicado na coluna de baixo.
Laís
-01/02/2010 às 22:17
Parabéns pelo artigo.
e
Parabéns pela coluna que está melhor a cada dia.
Vera
-01/02/2010 às 22:15
Pesquisas? Vc já foi abordado por algum pesquisador? Que bairro vc mora? Rico, Mèdio, Pobre? Saiba que nenhum amigo meu, nenhuma pessoa conhecida e até memo desconhecida foram entrevistadas por algum instituto. Fui ao supermercado e fiz eu mesma uma pesquisa, conversei com clientes, vendedores, produtora de vendas, caixa e até o jovém que empacotou minhas compras. Total; 23 pessoas, resultado
Serra – 14
Dilma – 3
Não sabem – 3
Em branco – 3
Não ganhei nada, não me vendi para nenhum candidato, não forcei ninguém, conversei normalmente como qualquer cliente e falei com pessoas de todas as classes sociais.
Augusto
-01/02/2010 às 22:09
Há certos institutos de pesquisa que valem tanto quanto uma nota de três reais. Não tenho a menor dúvida que esses dos quais falo estão a serviço dos petralhas e engordando a conta bancária.
jls
-01/02/2010 às 22:03
Com toda sinceridade: Nunca, mais nunca mesmo, cantei de galo
com a vantagem do Serra nas pesquisas. Por que?…Porque o Gov.
Serra quase não aparece nas mídias,… está governando SP com
vários problemas a resolver junto a sua equipe. Muita água vai rolar
ainda…Chuvas, morros deslizando, anel rodoviário, todas as cidades
em volta com os mesmos problemas…Haja folego para aguentar o
tranco!…A cidade de SP está em cima de vários rios reprezados
pelos concretos de prédios e asfaltos…Se não visitaram, deviam
visitar Tóquio para ver como resolveram os problemas das enchentes lá.
Enquanto isso; O arrotante vai pra lá e pra cá com seu carrapato deitando
e rolando pra todo mundo ver o tróço do emPACado. Aí, até eu ganho.
melo
-01/02/2010 às 22:01
Do blogue (……………………….)
Teu visto de entrada na coluna foi anulado, companheiro Melo. Não será renovado. Cai fora. Boa viagem até o Blog da Anta. Lá você será feliz.