Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Pedro Taques enquadra Dilma na reunião em Brasília: ‘Ninguém está acima da lei’

Por: Augusto Nunes

pedro taques 34

Noticiada pelo jornalista Josias de Souza em seu blog no UOL, a lição de dignidade e coerência ministrada por Pedro Taques foi virtualmente ignorada pelos grandes jornais. Pior para os leitores. A réplica do governador de Mato Grosso a outro falatório intempestivo da presidente da República é muito mais surpreendente e relevante do que a algaravia de devotos aflitos com a chegada da Lava Jato às portas do deus da seita.

Na noite de sexta-feira, Dilma reuniu-se em Brasília com um grupo de governadores para tratar do alongamento das dívidas dos Estados com a União. Já ao abrir o encontro, declarou-se “indignada” com o tratamento (que qualificou de “desrespeitoso”) dispensado a Lula pelo juiz Sérgio Moro. Ela enxergou “um abuso de autoridade” na condução coercitiva autorizada por Moro. “Bastava convidar”, recitou. “Lula não se negaria a prestar os esclarecimentos”.

Ex-procurador da República, Taques dirigiu-se à “presidente” (e não “presidenta”) para falar em nome do país que presta: “Eu não sairia desta sala com a consciência tranquila e não respeitaria o bom povo de Mato Grosso, que me mandou aqui, se não expressasse minha opinião”, ressalvou. “Entendo que não houve abuso ou perseguição. Ninguém está acima da lei. Todos, inclusive eu, podemos ser investigados. A lei não pode servir para beneficiar amigos nem para prejudicar inimigos”.

Filiado ao PSDB, Taques ensinou que um governador eleito pela oposição tem, mais que o direito, o dever de discordar publicamente de qualquer adversário político ─ mesmo que se trate do presidente da República. Também ensinou que, para cumprir tal dever, basta não ter medo. E ter vergonha na cara, naturalmente.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

160 comentários
  1. marcelo de alencar simei

    são atitudes como essa que, podemos ainda ter confiança em alguns politicos, pena que o governador de São Paulo, não embarcou junto, não sou de Mato Grosso,mas sou do Brasil, que orgulho.

  2. julio cezar silva

    O povo de Mato Grosso deve se orgulhar de ter um representante tão digno e destemido, consciente de que é mandatário, não senhor.

  3. Maria Aparecida Imperiano Pereira

    Parabéns governador. Sua atitude mostra que ainda existe políticos merecedor da confiança do eleitor, a maior necessidade atual do país. O Sr. não falou só em nome dos eleitores: disse o que milhões de brasileiros gostariam de dizer, inclusive eu. Só não conseguiria ser tão nobre quanto o foi.

  4. Nubia

    Parabéns Exceletissimo representante do povo do Mato Grosso. Precisamos acabar com esta ideia ridícula de que alguns estão acima da lei. Está na hora de passar o Brasil a limpo. Está na hora de sabermos se realmente vivemos em um Estado Democrático . Queremos ver a postura dos Senhores Ministros do STF e S TJ. A justiça só pode ter um lado: o da verdade.

  5. W C O

    É com grande orgulho que saldo o governador do Estado de MT, que é o estado onde resido, hoje me da orgulho da politica aqui… O bandido Silval e Riva presos, e Taques colocando a mão na massa… Parabéns dr Taques.

  6. mary nunes

    Sou fanzona dele,inteligente,articulado,culto.Gostaria de acompanhar mais de perto o q faz no seu governo.

  7. areobaldo teruel

    grande pedro taques…..o povo brasileiro, e não só de M. Grosso, se orgulha de voce…..me admira outros governadores covardes ficarem quietos diante de tamanha idiotice da Dilma….inclusive o gov. de S. Paulo que se fingiu de morto….e Alchimim quer ser Presidente….com essa coragem????

  8. Alvaro Montero

    Sou paulista, mas acompanho há algum tempo a trajetória de Pedro Taques. O governador do MT, além de honesto e íntegro, é um político extremamente competente, administra o Estado sem demagogias, só pensa no bem de seus cidadãos, trata os fora da lei com severidade, tem um amplo conhecimento sobre administração pública, é adorado pelos mato-grossenses, enfim, é um verdadeiro estadista. É de pessoas como esta que o Brasil precisa. Um bom nome a ser lembrado nas próximas eleições para a presidência da república!

  9. Bernadete

    Gosto muito do SR. Pedro Taques; quando ele fala, a nossa alma se renova. Ele nos lembra que bons políticos estão chegando para defender o Brasil e seu amargurado povo.Obrigada

  10. Kalil Boanova

    Pedro mande fazer uma pesquisa com seu nome p/ presidente da republica,Não tem ninguém.

  11. José

    Não sou mato-grossense, sou goiano, mas quero parabenizá-lo, Augusto Nunes, por reconhecer o valor desse grande brasileiro do Estado vizinho. Pedro Taques honra não apenas Mato Grosso, mas o Brasil.

  12. Fábio

    Pedro Taques no Roda Viva da TV Cultura me deu um alento de que o Brasil ainda tem jeito, que existem pessoas preparadas, com caráter e dignas de estarem na vida pública nacional.
    Se figurasse como presidenciável teria o meu voto.

  13. Evandro Ramos

    Orgulho de Pedro Taques, grande brasileiro!!

  14. Fernando X

    Mandou na lata e com educação.
    Parabéns!

  15. teodomiro goulart

    Apareça na Paulista, miliciano. Leve uma bandeira do PT e cante o Lulalá. Coragem!

  16. Homero Felicio Malta Silveira

    Pedro Taques e Ricardo Ferraco foram duas excelentes filiações no PSDB.

  17. Jaime Pujalte

    Apesar de paulistano morando no interior de SP, estou acompanhando as ações do Governador Pedro Taques. Tenho gostado bastante de suas atitudes. Necessitamos de mais homens públicos desta categoria.

  18. Sandra

    Grande Político!

  19. djalma

    Só para esclarecer, Alckmin não estava nessa reunião e também se estivesse não ia fazer diferença nenhuma.

  20. djalma

    Esse seria um belo candidato a Presidente, não AECIM “TELHADO DE VIDRO”. Sem dúvida, uma bela aquisição do PSDB.

  21. rubens oliveira ramos

    quizera ter em minas gerais um homem com a coragem e a postura de V. Sa. no episodio ocorrido no palacio do planalto neste fim de semana. Infelizmente os mineiros escolheram um serviçal da presidente e la está ele. Sem mais palavras. O estado de MATO gROSSO neste momento cresce aos olhos de todo o Brasil. Parabens.

  22. wagner malheiros

    O governador de São Paulo estava lá?

    Ele miou?

  23. demorado

    muuuito demorado, culpa dêlles que nunca pensaram no Brasil, e o lllarápio ESVAZIOU os palacios, encheu caminhões e caminhões de objetos SURRUPIADOS , pertencentes à União, não a um ex-presidento… demorado, CADÊ A POLÍCIA???

  24. Carlos Eduardo Furim

    Nós somos poucos, mas de valor. Aqui, nem o vento é fresco, e o Governador Pedro Taques falou o que o povo trabalhador e produtivo do celeiro de alimentos do país elegeu ele para falar. Meu presidente.

  25. Roberto

    Claudio -8/3/2016 às 15:08
    NON DUCOR,DUCO que significa “não sou liderado , lidero” é da cidade de São Paulo, o do estado é “PRO BRASILIA FIANT EXIMIA(Pelo Brasil, faça-se o melhor)

  26. Diamante de Sangue

    A voz do povo de Mato Grosso manifestando sua indignação com privilégios e injustiça.Como devemos interpretar o silencio dos 26 governadores?
    “Pagamento antecipado.OAS pagou por palestra de Lula antes de contrato, diz Lava Jato.Enquanto roubava a Petrobras, OAS pagava ‘palestras’ a Lula.
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50777494626

  27. Nilza

    Pedro Taques honra a oposição verdadeira.

  28. delmo oliveira

    Caro Augusto;
    Infelizmente aqui no Estado do Rio foi governador Sérgio Cabral Filho(PMDB/RJ)que tomava todas com o Luiz Inácio-o ébrio. Atualmente é governador o Luiz Fernando Pezão(PMDB/RJ), não preciso concluir… Parabéns ao povo de Mato Grosso, sempre acompanhei o atual governador Pedro Taques(PSDB/MT), quando era senador e fazia seus memoráveis pronunciamentos, já mostrava que iria despontar no cenário político nacional. Mais uma vez parabéns Mato Grosso pela feliz escolha, já aqui no RJ ficamos com Pezão(PMDB/RJ). Vamos no dia 13 de março interromper a era Lulopetista!!!

  29. Assis Pereira

    BRASIL NÃO AGUENTA MAIS OUVIR BOBAGEM DE NOSSA (AINDA) PRESIDENTA:
    Saiu hoje na mídia: http://www.infomoney.com.br/…/dilma-faz-apelo-uniao-diz-que… (a economia brasileira dá sinais de recuperação)
    Todo pronunciamento que Dilma faz, só sai bobagem. Agora, vem dizer que a economia brasileira está mostrando sinais de recuperação. É preciso que alguém diga no pé da orelha dela feito uma jumenta que a inflação esta regredindo porque o povo deixou de comprar, já que uma grande parcela de seus eleitores perderam o emprego e não conseguem recolocação no mercado. Da mesma forma, a nossa Presidenta não deve contabilizar o aumento repentino na Bolsa de Valores, pois esse aumento deveu-se aos últimos acontecimentos políticos com a deflagração da derradeira fase da lava jato com a condução coercitiva do lula e a delação do companheiro Delicio. Eis os sinais do Armagedom Petista.

  30. gil

    Gente,vamos parar de criticar o governador de São Paulo senão ela virá falar aquelas abobrinhas soletradas.Ele deve tratar de encerrar seu mandato e,se quiser ajudar o pais,volte a clinicar,gratuitamente,pois pelo numero de mandatos,já ganhou o suficiente para uma boa aposentadoria.

  31. Diogo

    Coitado deste Pedro Taques!Ele está no mato sem cachorro,pois este novo partido dele é uma rejeição do PMDB e como tal não encontrou sua identidade.
    É lobo comendo lobo.Veja a indicação para a prefeitura de São paulo e as indicações para presidência da república e por estas e outras que até a Dilmo ganha deles,enfim qualquer um do PT ganha deles,porque eles entram facilmente em auto destruição.

  32. Eduardo

    Alckmin é um banana. Político medíocre e administrador público incompetente. Sua postura na escolha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo lembra a dos petralhas. E ainda tem a pretensão de ser candidato a presidente. Meu voto ele não leva de jeito nenhum.

  33. Júlia

    Existe viva inteligente na oposição.

  34. angelo

    Senhores, Boa tarde. Essa fala desse digno Senhor governador
    de Mato Grosso,deveria ser o exemplo para outros 26 pares
    que infelizmente sentem Não só medo,como se deixam influenciar por figuras despreparadas que estão em cargos
    superiores. É bom guardar esse nome para uma eventual eleição para presidente do Brasil,caso o mesmo se candidate.

  35. costa

    Pedro Taques, precisamos de mais brasileiros como o Sr.
    Parabéns, o Sr. é uma das nossas grandes esperanças nesse meio político tão degradado.

  36. Jorge

    Taques, provavelmente, utilizou tom professoral, pois, sabia, estava diante de uma dilma.

  37. Luiz Cadioli

    O governador de SP estava presente?
    Se sim, o que ele disse?

  38. Marcelo

    Certos delinquentes, como é o caso desse, em boa parte do mundo deve ser levado pra passear na biquinha.

  39. Caco

    O governador do Mato Grosso é um caso raríssimo na cena política nacional. É ficha limpa. E também é uma alternativa sólida para a liderança tucana, apinhada de vaidosos inúteis e omissos que estão implodindo o partido. Pedro Taques não representou apenas o povo do mato Grosso, com suas apropriadas palavras.

  40. Maria

    Parabéns, governador do querido estado de MT!

  41. TONI FERREIRA

    Saber os limites do cargo e do mandatário é o trunfo de Pedro Taques. Os demais 26 governadores presentes à reunião poderiam trabalhar bem melhor os conceitos de federação e autonomia das unidades federativas e deixarem de ser submissos ao Governo Federal. Lembro ainda a esses 26 Governadores que somente dizem, Sim, Presidenta, ao Governo Central que cada cidadão brasileiro tem seus direitos e deveres, cada Estado Federado tem sua autonomia e que a União não pode nem deve impor-se aos Estados federados, pois isso denota ignorância política e jurídica de quem concorda qualquer procedimento ditatorial na política e nas finanças da nação.

  42. housekeeping

    no Senado ele já mostrava o grande Homem que é! e tem outros, por ex. o senador Paim e porque então esses grandes Homens não se juntam para mudar o jeito de fazer politica no Brasil?

  43. Natal

    Depois de um governador-pecuarista alvo do MST que se tornou amigo do PT e de outro que saiu do palácio direto para o presídio, enfim, um governador que orgulha não apenas Mato Grosso, mas todo brasileiro de bem! Obrigado, Pedro Taques

  44. Dalvo José Rossi

    Pedro Taques brevemente presidente da República, se os brasileiros tiverem um mínimo de juízo político.

  45. Claudio

    O mais espantoso é que apenas um governador se levantou para discordar. São Paulo ficou calado e de quatro. O Governador Alkimim esqueceu mais uma vez o lema do Brasão do Estado de São Paulo:”NON DUCOR, DUCO”.

  46. Vladimir

    Taques em duas oportunidades (esta com Dilma e a outra referente as 111 vezes que Lula foi ao sítio) já fez mais oposição do que todos que compoem a base oposicionista.
    Parabéns Pedro Taques!!!! Mostrou que honra seu mandato!!!!
    Continue assim, firme nos seus posicionamentos.
    Candidate-se a presidência deste país!
    Você pode. (yes, you can)

  47. RICARDO (PELA ORDEM)

    É TANTA COISA BOA QUE ESQUECI O PRINCIPAL O QUE NUNCA SERÁ COMENTADO PELA MÍDIA..
    Pedro Taques é tão bom que até a escolha de seu suplente na eleição para Senador , foi perfeita. José Medeiros é o nome dele, vale a pena ouvir seus pronunciamentos.

  48. JOSEVAL

    O Brasil precisa conhecer o nosso governador. Quando assumiu em 2015 não jogou a sujeira para baixo do tapete e hoje o ex-governador , 2 ex-secretários de estado e o ex-presidente da assembléia estão presos.
    Fez auditoria em todos os contratos e aos poucos está arrumando a casa. Esperamos que ele faça em 2016 grande AVANÇO NO ESTADO . PARABÉNS PEDRO TAQUES! Como a fala dos cuiabanos : LAPADA NOS CORRUPTOS E HONESTIDADE COM A COISA PÚBLICA.

  49. 13/03

    Outra maneira bem fácil e rápida de convidar seus contatos no Facebook para manifestação de 13/03:
    https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/?fref=nf
    Mais de 3 milhões de pessoas já foram convidadas, assim!

    13/03- nós vamos!

  50. Sonja

    Parabéns ao Senhor Pedro Taques por demonstrar que nestepaiz ainda há gônadas pagas com o dinheiro dos impostos produzindo testosterona!