Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

O tamanho das manifestações de 13 de março decidirá o destino do governo

Por: Augusto Nunes

A prisão do marqueteiro João Santana e sua mulher Mônica Moura avisa que a Lava Jato tem provas de sobra de que Dilma foi reeleita com dinheiro sujo. Isso é mais do que suficiente para justificar o afastamento da presidente que manteve o emprego com a utilização de métodos criminosos. Sem que o segundo mandato tenha sequer começado, o governo acabou. A nau infestada de incompetentes e gatunos afunda cada vez mais rapidamente.

A gangrena acelerada pelo triplex do Guarujá e pelo sítio em Atibaia transformou Lula num cadáver adiado. As mobilizações do PT hoje juntam menos gente que procissão de vilarejo. A oposição partidária enfim começou a cumprir o dever de opor-se, até por entender que o Brasil devastado pela conjunção de crises não sobreviverá a mais três anos de domínio lulopetista sem danos irreparáveis.

Tudo somado, o que falta para que a nação comece a percorrer o caminho da salvação? Falta o povo nas ruas. O tamanho das manifestações de 13 de março decidirá o destino do governo. Se tiverem a mesma amplitude dos protestos ocorridos há quase um ano, a Era da Canalhice será sepultada antes que o outono chegue ao fim.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

106 comentários
  1. Braga Jr.

    Chegou a hora de Mostrar pros Petralhas, as cores do BRASIL, Verde , Amarelo, Azul e Branco. Iremos espontaneamente, de coração. Meu maior desejo é ver o Brasil de volta a normalidade, sem roubalheira.

  2. Alexandre Roberto Alves

    Basta de Impunidade…!!!!

    Só precisamos de uma coisa neste País…..!!! Justiça!!!
    Se a justiça for feita, com a prisão dos corruptos, corruptores e corrompidos… daremos grande passo a um País melhor.
    Havendo justiça, punições. Os próximos governantes pensarão muito, muito mesmo antes de passarem a mão no povo, pois saberão que irão pagar por seus atos.

    Chega de Impunidade!!!

  3. Elen

    Peço à todos que coloquem bandeiras do Brasil em suas casas em janelas e carros. Precisamos mostrar qual é a
    nossa bandeira.Pelo fim da corrupção fora DILMA,LULA E FORA PT.

  4. Meia Verdade

    Estão tentando nos amedrontar mas não vão conseguir, dia 13 vamos lotar as ruas e avenidas pelo Brasil……AVISO aos delirantes: na desordem social, quem tem que ter medo são vocês.

  5. Jorge Gomes

    Prezado Augusto,

    O povo brasileiro cansou de tanta Corrupção, portanto, vamos às Ruas dia 13 pedir a prisão do Lula e a saída da Presidente Dilma do poder. O Brasil é nosso e não do PT.

  6. Pense - Vídeos

    Para ver e penar…

    https://youtu.be/XY5swhiqWuo

  7. P A U L A O

    Vamos para a rua pressionar pelo impeachment, pelo fim da corrupção e pela devolução daquilo que nos pertence.Contaremos com a CNBB, OAB, PSDB, PMDB. CERTAMENTE QUE NAO. CONTAREMOS, TALVES COM DEM E COM DEUS QUE NOS PROTEGERA.

    CONTAREMOS COM A IMPRENSA LIVRE QUE TAMBEM E UMA ARMA EM DEFESA DEmocracia.

  8. Claudio Bertoli

    As revelações do Senador Delcidio só vem a confirmar aquilo que qualquer brasileiro de bom senso sempre suspeitou.

  9. GLAUCO

    Caro leitor, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5.

  10. Massoud Murad Netto

    Prezado Augusto
    Um bem residencial pode ser de propriedade de que tem o domínio.

    A posse igualmente da os mesmos privilégios do domínio, quer seja por alugueres, uso capião, ou simplesmente por comodato (que confunde com empréstimo)

    O Lula recebeu propinas sob a forma de benfeitorias, em suas propriedades de Atibaia e Guarujá, suas defesas relegam as posses, mas múltiplas provas confirmam as suas presenças nestes locais.

    As suas defesas negam as realidades, mentem negando POSSE, insistem que não possuem o domínio, que bem provável estão camuflados em nome de laranjas.

  11. Roberto 2rc

    Porque temos que ir as ruas em 13 de março de 2016 ?

    a ) Porque somos Brasileiros e Não fugiremos da Luta
    b ) Temos que mostrar,é possível fazer um Brasil Melhor
    c ) deixaremos como legado uma nação Honesta
    d ) Mostraremos aos Políticos que a Nova Ordem
    deverá vir do povo
    e ) Eficiência e Eficácia terá que ser um norte para todos os Brasileiros que quiserem ter um País
    melhor .

  12. Gilberto

    Basta! O Brasil não é um hospício! É inaceitável ficar todo dia gravitando como palermas em torno desses noticiários políticos. Queremos tocar nossas vidas!

  13. Diogo

    Aqui é a república de bananas.
    Todo empresariado é amigo e dá presente para o lulalau.

  14. Tomas

    Augusto, estarei dia 13 nas ruas e de verdade acho que será maior que as últimas. A mobilização é intensa e vai se traduzir em muitas pessoas.

    Não sei se minha avaliação é errada, mas acredito que os movimentos não deveriam ter convocado a oposição, principalmente o PSDB. Se tentamos tirar o país da esquerda, exaltar os tucanos não é uma saída boa. E sim apostar na direita, ou centro-direita.

    Além do mais, isso pode dar bala para os petralhas de plantão. Logo depois vão dizer “apoiados por deputados e senadores, movimentos levam milhares às ruas” ou algo assim. Tentando desmoralizar o movimento por estar convocando políticos que também podem estar sendo investigados.

    Uma coisa é político ir em condição de cidadão, outra é em condição de político convidado pelos movimentos para subir em palanque, como devemos ver no dia 13/03. Devemos ir todos, de qualquer maneira. Mas esse convite do VPR para que políticos venham não é um erro?

    Vamos continuar fortes!

  15. Aldo soares

    Montar um trem de engrenagens mecânicas é fácil, quando se aprende torna-se repetitivo. Quando essas engrenagens refere-se a um monte de pessoas e os técnicos confundem pinhão com cremalheira,aí meu cumpade”!o trem vai andar marcha à ré;:é o que sentimos;vê já vimos .A governanta comprovadamente não está à altura de tão relevante tarefa, tampouco a maioria dos privilegiados congressistas: tocam a bola a favor de seus partidos e bases eleitorais;fortalecendo- as, manterão sempre seu conforto: a manutençao de seus luxos. É o que lhes importa. Mas,como só dormimos pra sempre quando morremos, esses oportunistas imorais hão de sentir na pele o que é desgraça,desprezo . A lava jato está com a bola em campo e, o juiz não come “bola”:o gol certeiro será nosso. Feliz domingo a todos! .

  16. sat

    Lula convidou pra ir às ruas!!!!
    http://www.institutolula.org/lula-se-quiserem-me-derrotar-vao-ter-que-me-enfrentar-na-rua

  17. Diogo

    Estamos em um beco sem saída,numa sinuca de bico,no pau da goiaba,porque tiraram e com razão os militares e fizeram a constituição dita cidadã,só que para meia dúzia de gatos pingados e agora o país está totalmente engessado e fazer o quê? Uma constituinte exclusiva,só para reforma política de mentirinha outra vez?
    Adiós gringos.

  18. Tonico

    Augusto, o que falta mesmo é apenas a justiça agir. Depois de tantas evidências,depois de tantas provas de toda essa trama desonesta, a sociedade espera é que as autoridades cumpram de vez a legislação. A meu ver, não há a menor necessidade de participar de mais movimento nenhum. As provas são incontestes. O que falta para que seja cumprida a lei? Chega de enrolação.

  19. claudia

    Há quase 40 anos, leio seus editoriais nos veiculos que você trabalhou e mais recentemente na Veja. Hoje, concluo dizendo que os homens e as histórias passam, mas poucos como você ficam para contar a história e narrar toda a trajetória de quase meio século da história do país que precisa avançar apesar dos grandes percalços atuais. Parabens, você continua sempre nos surpreendendo.

  20. claudia

    Depois do dia 13 de março, o nome do palco das manifestações, a nossa querida Avenida Paulista deveria se chamar Avenida Brasileira, pois representará o símbolo maior dos milhões de brasileiros que de alguma maneira participaram ativamente direta ou indiretamente pelas manifestações de luta pela liberdade e pela ética na vida publica brasileira pelos quatro pontos do Brasil. Deverá também erguer uma grande estátua da liberdade para que a luta de todos os brasileiros de bem, seja lembrada para sempre pelas gerações que se seguem e em respeito às gerações que nos antecederam que sempre acreditaram nestas terras para criarem seus filhos pautados pela hombridade e lisura de sua gente. Parabéns AN.

  21. Diogo

    Esquece Augusto,você é o último dos moicanos.

  22. Iara

    Os brasileiros já fizeram diversas manifestações pedindo a saída dessa corja, sendo confirmado e endossado pelas pesquisas. Em 2013 um mar de gente encheu as
    ruas exigindo seriedade dos políticos.
    É claro que no dia 13.03 estaremos protestando lindamente por um país livre desses bandidos. No entanto, não podemos ficar reféns da quantidade de participantes, que já somaram milhões, para exigir que a lei e a ordem coloquem esses criminosos na cadeia.

  23. Paulo Bomfim

    Salve, Augusto!
    .
    Tomara que eu tenha errado. Mas, pelo que eu tenho acompanhado do trabalho dele, fico receoso.
    .
    Grande abraço!

  24. Pow

    SÓ FALTA A PRESSÃO POPULAR!!!

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mpf-registra-15-milhao-de-assinaturas-em-apoio-a-projeto-anticorrupcao

  25. Sandoval Alecrim

    Caro Augusto Nunes: Essa questão de conclamar o povo para ir às ruas exercer o seu lidimo dever de protestar pelos desmandos dos petralhas, embora altamente salutar e, sobretudo necessário, infelizmente, esbarra na conhecida preguiça cívica dos nossos cidadãos de bem que só se preocupam com os folguedos carnavalescos, futebol e feriados.

  26. Diogo

    Manifestação no domingo,dia de futebol? Babau podem esquecer.

    Eu vou. Espero que você vá.

  27. desespero

    Eu não sei o que e pior… Saber que a ultima alternativa que a veja me oferece e o dia 13. Eu não vou , não para servir de palhaço.

    Não é a Veja que oferece a alternativa. São os fatos. Quem ficar em casa merece suportar a Dilma até 2018.

  28. joão siqueira

    Com quantos pixulecos se compra um acarajé?
    ou O ALIENISTA 2

    Aproveitando os feriados do carnaval reli o conto de Machado de Assis, ”O Alienista”. Já se disse que ler Machado na adolescência é prematuro e concordo inteiramente, só vamos apreciá-lo com mais vivência. De uma forma sucinta o conto é o seguinte:
    “O Dr. Simão Bacamarte médico de Itaguaí resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um hospício chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da região e em pouco tempo o local fica cheio.
    A princípio os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, porém em certo momento Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que causavam espanto. Por fim, a cidade encontrava-se com 75% de sua população internada na Casa Verde. O alienista, percebendo que sua teoria estava errada, resolve libertar todos os internos e refazer sua teoria.
    Se a maioria apresentava desvios de personalidade e não seguia um padrão, então louco era quem mantinha regularidade nas ações e possuía firmeza de caráter, mas após algum tempo, o Dr. Simão Bacamarte percebe que sua teoria mais uma vez está incorreta e manda soltar todos os internos novamente.
    Como ninguém tinha uma personalidade perfeita, exceto ele próprio, o alienista conclui ser o único anormal e decide trancar-se sozinho na Casa Verde para o resto de sua vida.”

    A crise moral e o escárnio que estamos vivendo no Brasil com pixulecos e acarajés não podem fazer bem a nenhum de nós.
    O juiz Moro similar a um Simão Bacamarte, vai aos poucos revelando o que muitos pressentiam, mas não tinham como provar.
    Entendo que a paixão por clubes, igrejas ou partidos políticos, por definição de paixão, não pressupõe coerência, inteligência ou virtude, é paixão e ponto final.
    Entristeço-me, fico revoltado, vejo que a vaca já foi para o brejo e penso se no próximo dia 13 de março também vou para rua gritar, esbravejar, chorar de raiva ou de tristeza, ou de vergonha, que se não ajudar muito, pelo menos evita um enfarte ou gastrite precoce.
    A maioria de nós, no entanto, contrariando a solidão de Bacamarte tem lugar garantido na Casa Verde neste Brasil de 2016.
    Se eu envio esta mensagem para você, é porque sei que estamos juntos, internados neste último refúgio de lucidez que é a nossa Casa Verde moral.
    Não ligue não, em todo ano bissexto eu fico assim…

  29. marcia ines

    Dia 13/mar….lá estarei. Minha parte, eu faço – jogo lixo no lixo, respeito toda forma de vida (exceto corruptos e derivados), acompanho aqueles que votei, participo de passeatas, exijo meus direitos… e, principalmente, acredito em Deus, que Ele nos livrará do mal que tomou conta desse país…. Minha parte… eu faço.

  30. LPO/RJ

    Cada texto do AN, independente do assunto, é uma obra de arte. Lembra as crônicas do Armando Nogueira.

    Obrigado pela força, amigo. abração

  31. Indy

    Pois é, nosso genio Joao Sacana iria dizer que o unico jeito de levar o povo as ruas no dia 13 seria descontar alguns centavos no bolso dos trabalhadores. Milhoes nao ajudaria em nada. Ou talvez um convite para um gigantesco carnaval de rua!
    Tanto faz, ou vao para a rua ou calem-se para sempre!

  32. costa

    Tem pois a partir do dois tipos de petistas, os que se fazem de cegos,e os que mamam no governo.
    Com tudo que esta na mídia tem idiota que ainda continua defendendo essa quadrilha.
    Mais não percam por esperar a partir do dia 13 de março, vocês vão ver a força dos brasileiros que querem um país mais justo, e sem roubalheira.
    VAMOS PARA A RUA DIA 13 CONTRA ESSE GOVERNO INCAPACITADO…

  33. Jota Caldeira

    Da vez anterior a esse 13 de março, não foi tão enfático como o que vai acontecer agora. Nem os meios informativos estavam atuando como o 13 de março deste ano. Por isso eu estou acreditando com antecedência que vamos ter muita gente na rua desta vez. E vamos nos sentir encorajados e bem feliz no final das contas. 13 de março vai entrar para a história do Brasil. Estaremos lá com toda nossa força. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Fora PT.

  34. luiz lobo filho

    Meu caro, colocar a pressão da responsabilidade do povo nas ruas não né? O povo cansou de dar sinal que quer essas raposas fora do Poder. Isso é falta de OPOSIÇÃO e, o mais possível, FALSA OPOSIÇÃO.

    Quem decide como será um país é o povo. Ou você ainda acredita em “homens providenciais”?

  35. patriotismo

    Sabiam que a maioria da população brasileira ainda não está sabendo de 13/03? Especialmente os mais jovens.
    Hoje perguntei no salão de beleza e na padaria se poderia pregar Cartaz lá convidando para a manifestação de 13/03, não sabiam (expliquei a situação do Brasil….), sabe qual a resposta que recebi:
    -Na hora.
    Vou escolher e xerocar convites da página do facebook do Vem PRA Rua ou do MBL ( tamanho de folha A4, preto e branco mesmo ou colorido) e pregar no comércio e serviços da vizinhança e perto do trabalho. Os Brasileiros querem fazer algo mas não sabem o que, converse ofereça, faça sua parte (não temos televisão ou pessoas para fazerem isto, é você, não deixe para os outros)

  36. 13/03

    Estou convidando amigos para almoçar aqui em casa e depois irmos todos juntos para manifestação. Com outros amigos e parentes estou combinando de encontrar em frente uma loja conhecida da Avenida da manifestação.

  37. Paulista

    Oro com toda fé para que esteja com a razão, e que a partir desse dia as coisas comecem a assentar no fundo do poço e o nível seja efetivamente elevado.
    Porém, tenho sérias dúvidas que a facção e seus criminosos de estimação estejam preocupados e/ou respeitem isso, porque o projeto criminoso de poder e de enriquecimento meteórico da seita é muito maior que qualquer manifestação. Rogo para que dê tudo certo e sejam incinerados para sempre, mas tenho sérias dúvidas senão será preciso algum fator ou ente mais forte e austero para exterminá-los definitivamente da vida pública do Brasil.
    Vamos torcer e participar!!

  38. Amilcar

    Conselho aos manifestantes, como o PT vê cada vez mais
    o seu sonho de poder perpétuo ir por água abaixo, é de
    se esperar que, durante as manifestações de 13 de março,
    queiram partir para o confronto, assim é de bom alvitre
    que os manifestante levem porretes para se defender das
    agressões, que certamente virão, pois se deixar agredir
    e somente apanhar, não ajuda a defender a democracia e
    o direito a liberdade.

  39. ash

    Ainda há muita gente alheia à situação do país, principalmente os ainda empregados. Os desempregados, esses sim, estão aflitos.

  40. olavo

    Um povo que vai para as ruas se divertir por sete dias no carnaval, pode e deve ir às ruas no dia 13 de março para mudar o pais.

  41. Hermes

    As pessoas estarão preparadas para quando a mídia contar 200 mil ao invés de um milhão como vem acontecendo.
    Podem desiludir-se, não vai funcionar.

  42. josé

    Acho que o mais importante não é o tamanho da manifestação(que espero que seja grande), mas de como a imprensa vai divulgá-la. Todos sabemos que sempre diminuíram o tanto de gente nas manifestações.

  43. Renato-SP

    Concordo plenamente com o que disse Lauro Silva – 26/2/2016 às 8:38,a última vez que o “povo” tirou (?) um presidente deu no que deu.Existem provas mais que suficientes para que a justiça faça seu trabalho e remova todos os políticos e ou qualquer um que se beneficie do erário publico.Quando isso acontecer,servirá de exemplo para os próximos que vierem. Temos que fazer com que nossas instituições cumpram seu papel.Sejam dignos ou desapareçam para sempre.

  44. danir

    Só um reparo. A mobilização tem que ser maior. Pra que fique bem clara a disposição de acabar com esta vergonha que é o atual governo brasileiro e seus apoiadores.

  45. Diamante de Sangue

    “Incompetente e gatunos” A corrupção é cruel porque cria seres que compram e vendem-se, afinal topam tudo por dinheiro, vivem cercados de miséria e violência que criam, é a lama da lama.
    “Todos querem viver no mundo de João Santana” Qualquer pessoa, depois de conhecer o teor do depoimento de João Santana à Polícia Federal, poderia pedir para viver no mundo que o marqueteiro descreve com tanta naturalidade, seja ele onde for.No mundo convencional, muita gente sente tonteiras ao notar que acumulou responsabilidades financeiras acima de suas possibilidades. No mundo de Santana, pode-se amealhar fortuna sem que isso seja uma questão financeira relevante.Santana admitiu possuir conta secreta na Suíça. Nela pingaram pelo menos US$ 7,5 milhões —ou cerca de R$ 30 milhões. E o marqueteiro não tem a mais remota ideia da origem da dinheirama. Não sabe quem, como e quando depositou.http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/02/26/todos-querem-viver-no-mundo-de-joao-santana/
    Verba suja só no exterior. No Brasil, as campanhas de Santana foram limpas! http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/02/25/verba-suja-so-no-exterior-no-brasil-as-campanhas-de-santana-foram-limpas/

  46. LUG

    Não adianta pedir para o povo ir para as ruas. Os processos contra o governo vão continuar na mesmíssima marcha lenta, dentro da lei e do passo de lesma com artrose na lombar. A trololó da presidentaaaa continuará no Planalto até 2018. Aí volta o Lula, já que oposição não ha, nem líderes bons de palanque para encarar o lulopetismo. Apesar disto, nada mais nos resta fazer: eu vou para as ruas. E você?

  47. Sinn-Klyss

    13 de março a ídéia é: A ORDEM DA POPULAÇÃO — Arranquem a faixa da “presidentA” e enjaulem o lulladrão — Simbolicamente temos de colocar uma faixa artesanal em nosso peito e rasgá-la às 19:00 (hora do Brasil no Rádio). A Veja pode cobrir a transmissão e botar telão nas cidades. Com certeza, pelo menos 1 (UM) Senador estaria presente: Ronaldo Caiado. Acho que poderíamos contar com a Regina Duarte, e com o Zeca Pagodinho, Fábio Jr, etc; são artistas que não se vendem; acho que a Fernanda Montenegro iria, cantores como Roger do Ultrage, etc ,etc .. Somos um Brasil .. É ARREPIAR os Anos 80 em cima deles..
    “A gente fazia música pra mudar o mundo” (RPM) .. Agora a gente FAZ MANIFESTAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA para salvar o Brasil dos corruptos.
    Que o Pontífice Fran nos mande um abraço .. e Nossa Senhora cuide de conseguirmos nossos propósitos.

  48. piconze

    Irmão Augusto, suas palavras estão corretíssimas, tudo vai depender do povo que sofre cada dia mais com os rombos causados pela quadrilha Lulopetista; Não é possível que pais de famílias, estudantes, aposentados e todo o povo que sofre na pele este descalabro não vá às ruas pressionar os políticos da Câmara e do Senado, que na realidade só vão tomar posição quando notarem o tamanho da mobilização; Corpo a corpo é isso que precisamos e vamos fazer. Beijo do Irmão Piconzé.

    Beijão, meu irmão Piconzé.

  49. Los Cabaleros do apocalipse

    Além da falta do povo nas ruas, temos que reivindicar melhoria na saúde pública, educação, mobilidade urbana, infraestruturas, nas gestões públicas, etc…; como é que o governo quer promover o crescimento do país se não oferece o mínimo para que a população tenha estas condições básicas para o seu desempenho?
    A exemplo da saúde, acha que a OMS está a favor do país? Só no discurso! Para ela, descobriu-se um cliente em potencial para comercializar substâncias sintéticas à base de antitermicas e antiinflamatorias e materiais para uso em laboratórios. E quem se beneficia com isso? A China, Índia, EUA e alguns paises do euro.

  50. Nilo

    Irei às manifestações de treze de março, com todo ardor, para afastar esses corruptos petistas e seus seguidores nos três poderes. Porém, a exemplo das outras marchas, findos os protestos,os cínicos vem a público e dizem que foi tudo um ato democrático, e continuam em sua sanha. Tem que se exigir ações concretas como resposta, senão seremos, novamente,tratados como bobos por esses governantes que só entendem a linguagem totalitária.