Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

A defesa do Estado Islâmico é uma prova de coerência dos pais da política externa da canalhice: Lula e Dilma jamais perderam alguma chance de escolher o lado errado

Por: Augusto Nunes

tarja-an-melhores-do-ano-2014

PUBLICADO EM 23 DE SETEMBRO

Instituída no governo Lula, a política externa da canalhice foi encampada com muita animação por Dilma Rousseff. Ao longo de oito anos, o padrinho escolheu invariavelmente o lado errado. Nesta terça-feira, ao baixar em Nova York, a afilhada confirmou que nunca perde alguma chance de envergonhar o país que presta. Ao comentar a ofensiva militar americana contra o Estado Islâmico, Dilma solidarizou-se com a turma da caverna e garantiu que, embora não pareça, até decepadores de cabeças são sensíveis a convites para dialogar civilizadamente com governantes de países onde não há perdão para crimes hediondos.

“Lamento enormemente os ataques na Síria”, recitou em dilmês primitivo. “Nos últimos tempos, todos os últimos conflitos que se armaram tiveram uma consequência: perda de vidas humanas dos dois lados”. O choro de Dilma depende da nacionalidade do morto. Ela não derramou uma única e escassa lágrima pelas incontáveis vítimas do bando de fanáticos. Não deu um pio sobre a decapitação  ─ em ritos repulsivos filmados pelos carrascos e transformados em programas de TV ─ de dois jornalistas e um agente humanitário. Não emitiu nenhum sinal de desconforto com os massacres intermináveis, os estupros selvagens, a rotina da tortura, a pena de morte por heresia aplicada a quem não se subordina aos dogmas da seita. A presidente só “lamenta enormemente” a perda de aliados na guerra irremediavelmente perdida que move desde a juventude contra o imperialismo ianque.

Erguido durante a entrevista coletiva convocada pela doutora em nada, o monumento ao cinismo foi implodido por uma nota subscrita por Ban Ki-Moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Além de endossar os bombardeios americanos, Ki-Moon lembrou que os devotos da barbárie só serão contidos por mais operações militares semelhantes às executadas pelos Estados Unidos. Sem ter lido o documento, Dilma avisou que o besteirol seria reprisado em seu discurso na ONU. Caso cumpra a promessa, todos os presentes entenderão por que um representante do governo de Israel, inconformado com o ostensivo apoio do governo lulopetista ao Hamas, qualificou o país de “anão diplomático”

Entre o governo constitucional paraguaio e o presidente deposto Fernando Lugo, Dilma escolheu o reprodutor de batina. Também se juntou aos patifes da vizinhança na conspiração que afastou do Mercosul o Paraguai e permitiu a entrada da Venezuela chavista, fez todas as vontades do bolívar-de-hospício que virou passarinho, arranjou até um estoque de papel higiênico para adiar o naufrágio de Nicolás Maduro, curvou-se aos caprichos do lhama-de-franja que reina na Bolívia, presenteou a ditadura cubana com o superporto que o Brasil não tem e transformou a Granja do Torto em residência de verão de Raúl Castro. Fora o resto.

O apoio enviesado ao Estado Islâmico é também uma prova de coerência. Só poderia agir assim quem fez há pelo menos 12 anos a opção preferencial pela infâmia.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Carlos Marques

    Assim como Lula, Dilma sente uma atração irreprimivel por delinquentes, criminosos, ditadores sanguinarios,chefetes prepotentes e terroristas em geral. Atepor meros criminosos comuns profissionais…

  2. razumikhin

    A questão central da cumpanhêra primzimdemta – uma invenção de Lula da Ciuva em estado etílico – e çeuz cumpanhêru vermelhu é uzamericânu. Simples. Uma mistura explosiva – bomba, bomba, bomba! – de inveja e ódio, por consequência.

  3. Fabio

    O melhor é mandar a dilma e o lula para serem embaixadores do brasil junto ao estado islâmico….

  4. MIGUEL DE UBERLANDIA

    Caro leitor, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5.

  5. MIGUEL DE UBERLANDIA

    Caro leitor, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5.

  6. Dioneia Arantes Candido

    Não vamos confundir Dilma com o Patifório, apesar de fazer parte, não quer dizer que ela participa destes comentários absurdos!rsrsrs…

    Amiguinho Chico Xavier.

  7. Valdeke Silva

    Lula disse que os brasileiros tem complexo de vira-latas.Concordo integralmente pois,só um povo com tamanha baixa estima pode concordar com uma barbárie dessas só para ficar do lado de Países menos poderosos.

  8. rodrigo

    DOIS PESOS DUAS MEDIDAS .
    BRASILEIRO SERA EXECUADO NA INDONESIA COM 3 IIROS POR TRAFICO DE DROGAS TERRORISA QUE CONRUIU BOMBA E MATOU 200 PEGA 20 ANOS RECLUSAO.

  9. Gertonio Ferreira de Almeidagertonio@gmail.com

    O que pode se esperar de uma terrorista e que agora esta acobertada pelo cargo de Presidente onde rola um mar de lama e corrupção com o dinheiro público jogado no ralo e ainda esse caso escabroso da Petrobras onde ela teve participação efetiva desde que ocupou o Cargo de Ministrada Casa Civil

  10. estevan natolo junior

    O mais impressionante desta matéria é a foto com o carrasco terrorista e o jornalista condenado e morto por ele. A cena é medieval, mas a foto é atual e o executor, todo de preto e segurando o jornalista pelo pescoço, é a representação real e chocante da morte. Sem dúvida a barbárie é extrema e sem dúvida a presidenta não viu a foto, não tomou conta do assunto e não tem a menor ideia do que se trata o “estado islâmico”. Passei pelos anos 60/70 com muito medo, mas era jovem e sonhador, hoje, o problema não é só o medo, é a indignação e a incompreensão pelo que estamos vivendo. Estou me sentindo fraco, acho que envelheci muito depressa!

  11. Malu

    Boa Olavo! 11,06— Estamos cheios de “heróis e heroínas” no Brasil. Gente que “quebra o país”, gente que rouba, os “de menor” falta de leis, excesso de vagabundos e ladrões. Seria ótimo se fossem usados como ” bombas” pelo estado islâmico.

  12. olavo

    Os radicais islâmicos estão treinando gente para fazer estragos por ai…estão precisando de mulheres bomba por lá…em tendo algumas ativistas radicais que queiram se divertir e ir para o ceu, que se apresentem…

  13. Cristiano de Oliveira

    Se Lula fosse comunista…

    … a União Soviética nem teria existido, milicianocristiano.

  14. Curt

    uma recomendação – despachem o lula e a dilma &cia pro “Vale reprise” eles que tanto elogiam esta banditagem, que vistam aquela túnica côr de laranja e enfrentem aquele senhor de preto. É uma vergonha quem nosso país apoie estes governos sob cuja tutela acontecem estas barbaridades.

  15. RAMIRO MATOS

    O APOGEU DESTA ABJETA E CRIMINOSA POLÍTICA EXTERNA INAUGURADA NO DESGOVERNOS LULA, FOI O APOIO VELADO DA PRESIDENTE DILMA, SEM NENHUMA CREDIBILIDADE NO PAÍS E NO MUNDO, AO ESTADO ISLÂMICO NA ONU, AO FALAR EM DIÁLOGO COM CRIMINOSOS, DANDO STATUS DE ESTADO, A PESSOAS E GRUPOS, QUE USA ISLAMISMO COMO ‘BUCHA DE CANHÃO’, PARA COMETER MAIS GRAVES E VIS ASSASSINATOS FRIOS E COVARDES CONTRA A HUMANIDADE, COMO ACONTECEU NESTA SEMANA DE LUTO PARA A LIBERDADE DE IMPRENSA E DIREITOS CIVIS E HUMANOS, NA FRANÇA. MAS A REPERCUSSÃO MUNDIAL GRANDIOSA E ATIVA REVELA A DISPOSIÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO, DURAMENTE ATINGIDO, PARA VENCER A INQUISIÇÃO MEDIEVAL DO TERRORISMO, APOIADO PELA OBSCURANTISMO PETISTA E LACAIOS, NO BRASIL E EM ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA!

  16. razumikhin

    O que mais se poderia esperar de boçais, se não mais do mesmo.

  17. paulo´s

    dilma, lula, cardoso, carvalho, temer, renam entre outros pôe se no lugar desse cidadão que a poucos minutos vai morrer sem despedir de sues filhos, família etc. chega socialista, chega comunistas!!!!

  18. rodrigo

    Dilma deve aos cidadãos que lhe depositaram sua confiança e aos que não o fizeram, já que todos são brasileiros, uma explicação plausível sobre esses inimigos que seriam responsáveis, do exterior, mais do que internamente pela catástrofe da Petrobras.

    el pais.

  19. Augusto Paiva

    Dilma Rousseff é repulsiva. Em silenciar-se sobre as barbaridades cometidas pelo ISIS, e o pior, em pedir diplomacia com decapitadores, ela os legitima politicamente – como é com as Farc, a Irmandade Palestina e o Hamas. A esquerda é condescendente com o terrorismo. A esquerda é terrorista! Veja o que acontece quando a bandeira do ISIS é desfraldada em universidade americana: https://www.youtube.com/watch?v=OYnPGqb_kBA.

  20. Zequete Ribeiro

    Não fazem mais EUA como antigamente. Ela deveria ser encarcerada e expulsa do país por ter defendido terroristas de tamanha periculosidade mundial. Deveria ser julgada em Nuremberg. Que odeie os EUA, isso é problema dela, mas enquanto ela fingir-se de democrata que mantenha o mínimo de compostura e não envergonhe mais este povo como já fez.

  21. Jose Magalhaes

    Aquí foram decapitadas a Petrobrás, e as Liberdades Individuais.

  22. Siará Grande

    Ainda bem que os gringos não prestam atenção no que ela fala.

  23. kostolias b.stern

    o pt esta preparando o golpe de estado, o que tem de bandido entrando no país é brincadeira, talvez seja porisso que o primeiro ato do luladrão foi mandar recolher as armas dos honestos pais de familia, hoje os vagabundos entram nas casas com as armas que os honestos entregaram para o luladrão para não serem presos, honesto com arma na mão é preso direto, assassinos com armas nas mãos são recebidos com lanche e refrigerante e depois acompanhados ate a saida da delegacia.

  24. kostolias b.stern

    o filme vai entrar em cartaz, dilmalandra e os 40 ladrões.

  25. CLAUDIUS

    Dilma não tem comando e controle de si e nem da Administração do Estado Brasileiro. E com o Ministério anunciado vamos continuar na ” Nave dos Loucos”. Haja Bosch!

  26. Horácio

    Não esquecer das urnas eletrônicas!!! A gente não vai se livrar dessa praga se continuarem usando essas urnas. AS urans eletrônicas devem ser proibidas. Daquí a 2 anos tem eleições municipais, a oposição não vai fazer nada?

  27. anonimo veneziando

    Se na política interna os paus-mandados de Lulalá são antas paleolíticas, em política externa eles são menos do que amebas mesozóicas.
    Axioma zero duz cumpanhêru: “Uzamericânu são imperalizta, e a nação ou grupo for contra eles será grande democracia.”
    Marco Aurélio, cumpanhêru, VTNC! Vás Trabajar eN Cuba!

  28. Claudia

    Estou de acordo que a governanta dialogue com o Estado Islâmico! Só não esqueça de levar o barba para dialogar também! Será uma conversa de perder a cabeça! hehehe

  29. Vanderlei

    Estamos encerrando 2014. E as críticas de setembro são mais do que atuais no último dia de dezembro.
    Os donatários da Capitania de Cuba acabam de prender dissidentes, sabe como é, gente que tem opinião diferente dos irmãos Castro e da curriola que dirige a ilha. Escravos que devem obediência ao sistema do “eu mando e voces obedecem”. Pensar é proibido mas é assim que Falcão, Marco Top Top, Marilena Chaui e outros tantos canalhas pensam e adorariam que pudessem fazer o mesmo por aqui.
    A funcionária do Santander que foi enxotada do quadro do referido banco, sob pressão de Lullarápio, de Falcão e de outros dirigentes dessa josta que se chama PT, deve imaginar o que lhe aconteceria se o PT fosse o único. Estaria na masmorra, ou no Paredón, como fizeram Fidel e Guevara, assim que se instalaram em Havana.

  30. Zé muxiba

    Perfeito,não fosse o fato de que os estados unidos invadiram o iraque passando por cima da onu e no paraguai o presidente lugo é um bufáo,porém foi golpe de estado.

  31. renata

    acorda guaxiper, vamos honrar nosso vota, romario explicar melhor para o povo de guaxiper-mg.- votar em massa no aercio e pezão, e outra o aeroporto de cuba e o mais luxuoso de cuba com o nosso dinheiro, estar bem clara que fazer do brasil comunismo, e o fim da picada vamos vota em aercio ns casbeça o brasil tem políticos sérios marina e um exemplo você romario faça o melhor para o brasil.

  32. anna

    que vergonha dessa quadrilha do pt- em guaxiper deram dinheiro no município, dilma ameaçou que vai conferir as urnas se não votar nela toma o dinheiro que vergonha, vamos romario dar força pra aercio e pezão, vamos limpar o brasil, o pt formou sim lumaquadrilha de ladores tem que ser preso, noss o chico Buarque pedir voto que vengonha em chico, vamos sim passar o brasil a limpo, votar em massa no aercio e pezão – dilma e tao prepotente na entrevista do sbt ela deu ordem para cortar a matéria gostei muito que a jornalista disse que não pode fazer isso, por isso que ele fingio que estava passando mal, o brasil acordou, vamos mostrar que os brasileiro são unidos, derrubou collo imagina essa quadrilha do pt- Deus vai ajudar, veja são Paulo, gosto muito do Suplicy, mais perdeu feio, o pt não dava bola pra Suplicy so procurava o Suplicy pra defender o robô, amei que serra e alkimim ganhou, vota brasil.

  33. EVELYN

    fORA Dilma!!!Chega!!!

  34. Lucio Castro

    Enquanto o mundo clama por democracia (Honk Kong) e os países árabes que derrubaram seus ditadores, nosso país com essa CORJA do PT, só faz aliança com com tiranos. Essa quadrilha do PT está no poder graças a BURRICE do eleitor brasileiro! É ABOMINÁVEL a simpatia que esse governo tem por guerrilheiros, terroristas e ditadores. É insuportável saber que somos vítimas da burrice desse Zé povinho Pé de chinelo que são parasitas de BOLSA. FAMÍLIA.

  35. manoel

    Aécio será o novo Presidente da República com retumbante vitória no segundo turno sobre Dilma.

  36. Enio Sandler

    É difícil aceitar que este país tenha se transformado nesta sbórnia petista.Chega!

  37. Daniel

    Essa diplomacia infâmia acabará se o povo reconhecer quem será o melhor governante para o nosso país…

  38. Paulo Sérgio

    Vendo esse governo petista fazendo as piores falcatruas e perto de levar o aval pra continuar a afundar o nosso país por mais 4 intermináveis anos e nada acontece, fico até com pena do Fernando Collor que praticamente “não fez nada” perto dessa quadrilha chamada PT!!!

  39. Carlos

    A presidenta se sente hiper a vontade em defender o EI já que fazem parte da mesma
    escola, onde praticar o terrorismo, sequestros, cárcere privado são considerados meios “legítimos” para se alcançar o fim que é o estabelecimento de uma ditadura de esquerda no estilo cubano. Então é muito mais “natural” para a presidenta de opor aos governos ocidentais e se enfileirar aos amiguinhos terroristas do EI.

  40. Marinho

    Se a justiça brasileira fosse decente,iria faltar cadeia neste país.

  41. Roberto Lelis Vieira dos Santos

    O que fazer? Não dá mais para suportar tanta loucura. Deveriam mandar a Dilma e toda a cúpula do PT para dialogar com o Estado Islâmico. Seria um grande favor aos brasileiros!

  42. Vania Meirelles

    Para o PT os escândalos são diários, é só a VEJA vascular um pouquinho e temos os petralhas na mira da Justiça todos os dias.

  43. Vania Meirelles

    Parabéns aos Est.Unidos e seus 40 aliados, não é vingança e sim justiça.

  44. Maria

    A Dilma disse que ELA lamenta os ataques , em nenhum momento falou em nome dos brasileiros , que felizmente são livres para opinar. Não me envergonha de forma alguma. Tudo o que fazem contra os EUA é divulgado e repetido infinitamente pelos meios de comunicação. Os EUA criam a ONU para proteger seus interesses , bombardeia , mata , dizima e tudo bem. Mas que ninguém se atreva ou ouse ser contra …. aí sim , a vingança será maligna ! Sou contra qualquer forma de violência.

  45. Carlos Marques

    Companheira
    Parabeins pelas palavra qui oce falo na ONUS!
    Si dicerem que ate mesmo a burrici pur mais craça qui seji, mereci um minimu di giguinidadi, num acredita não qui é os neu liberau qui dissi.
    Assassinadu: luila

  46. Luiz

    Onde será que vai estourar o próximo escândalo petista?
    Apostas abertas.

  47. geroldozanon

    A DILMA depois do discurso na ONU ganhou autorização para andar de BURCA

  48. Robes Mendes

    O que é o PT? Do que é feito?
    O PT é fruto do casamento de 2 tipos de retrocessos:do peleguismo sindical com esquerdiotismo terceiro-mundista.Ou seja, o casal Lula e Dilma representa condignamente este casamento de um atraso com outro atraso.
    Ele, um autêntico, perfeito, rematado apedeuta;ela, um símbolo de carne e osso da incultura e do autoritarismo das esquerdas.
    Quando Lula e Dilma abrem a boca, nós ouvimos a voz do Brasil ignorante, atrasado e incivilizado, que nos faz estar sempre um século defasado em relação ao mundo desenvolvido.

  49. Kleber Verraes

    Mais uma vez, Dilma Rousseff envergonhou a nação perante o mundo civilizado… A crítica feita ao bombardeio americano, contra as bases do grupo terrorista ISIS na Síria, é emblemática da desastrosa política externa LuloPetista.

    O Brasil precisa adotar uma política externa condizente com o status de nação civilizada. Aécio Neves precisa deixar claro, que tem a intenção de por fim à sórdida política LuloPetista de alianças com os regimes sanguinários de Cuba, Venezuela, Irã e Coreia do Norte.

    http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2014/09/11/5-reasons-why-brazils-president-dilma-rousseff-should-not-be-reelected/?commentId=comment_blogAndPostId/blog/comment/1528-3270-1345

  50. Maria Rosa H. Yamanaka

    Dilma não tem condições psicológicas para governar o Brasil.Fazer campanha política na ONU é demais, fugindo do tema desse encontro.