Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Marco Antonio Villa com Augusto Nunes no Sem Edição: Os embusteiros do MEC tentam assassinar o ensino de História com a adoção do Evangelho segundo o PT

Por: Augusto Nunes

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

112 comentários
  1. nelson

    HITLER TAMBÉM QUEIMOU LIVROS

  2. Manoel Ataídes

    Há alguma coisa que essa “turma” faça às claras,nos municípios, nos estados e no país????

  3. José Ramos

    Apagar a história e a cultura brasileira é crime. Com a palavra os educadores.

  4. maria Lucia Paiva Sinoes

    PARA QUE RENDER LOGO SERÁ CONFISCADA , COMO O COLLOR FEZ

  5. vera burck

    Augusto Nunes, entrevista Leandro Karnal para saber a opinião dele. Fiquei com a maior curiosidade para saber o que o historiador socialista pensa destes absurdos.

  6. Eduardo

    Se esses bandidos comunistas não forem exterminados,eles vão nos exterminar,já estão fazendo só não ve quem não que.

  7. renata ferreira torres teixeira

    Se esse partido das trevas-não for afastado imediatamente-a nossa juventude estará perdida-com essa doutrinação lulo-marxista.

  8. Patricia

    Gostaria de saber em qual campo no site do MEC está essa consulta,vou mobilizar quem eu puder pra abolir esta loucura ….que coisa absurdaaaaaaaa….

  9. Paulo

    Villa, os 9 milhões de sugestões podem ser reais, veja: podem ser 9 milhões de sugestões para rasgar essa reforma!

  10. Reginaldo

    Alguns já citaram o Bezmenov. Este pessoal CORROMPE a sociedade de maneira abjeta. São depravados ideológicos.

  11. Carlos

    Nada mais q a cartilha d ptralha sendo colocada em prática. Faz mais d 10 anos q alerto p isso!!!. É o golpe silencioso, meticuloso e muito bem executado das esquerdalha comunista!!!. KD nossos intelectuais, pensadores, educadores, s é q temos algum q preste e não esteja contaminado p eles??!!!. KD??!!. Esse silencio e falta d atitude desses falsos intelectuais, doutores políticos analfabetos e não da cultura e da ciência, é mais q criminosa e serão chamados à responsabilidade amanhã!!!. Serão os cúmplices e fiadores desse golpe, q vergonha d ser brasileiro!!!. O país está sucumbindo n mão dessa canalha, muito triste, muito!!!. Parece q estou vendo acontecer “O Maquiavel Pedagogo” acontecer!!!.

  12. PEDRO TENVIA

    Não sei porque, mas não consigo ficar surpreso, este método de doutrinação, já foi denunciado pelo O ex-agente da KGB e dissidente soviético Yuri Alexandrovich Bezmenov, onde demonstra que estes projetos de dominação demoram no minimo 20 anos, quando a geração que foi doutrinada na infância, se torna adulta, ou seja estes bandidos não tem pressa para transformar o Brasil em um imenso Cubão. Imagine então a língua portuguesa, estou achando que irão seguir fielmente aquilo que consta do livro 1984, não demora e o nosso dicionário perderá 75% de seus vocábulos, pois sabem muito bem que as pessoas pensam com palavras.

  13. Sam

    Augusto Nunes,
    fiquei incomodada em não não poder assistir ao programa antes. Toda quinta-feira fico no aguardo.
    Esse programa é de importância capital, fundamental! Seríssimo! Divulgação ampla, geral e irrestrita é poder-dever urgente e obrigatório pata todos nós! Futuro do país e das futuras gerações em jogo!
    Vale denúncia em organismos nacionais e internacionais, também! Assombroso, criminoso o que estão tentando aprovar!
    Grata.

  14. cidadãos em ação

    Prezados Augusto Nunes e Marco Antônio Villa,

    1-Programa dessa quinta-feira foi mais do que importantíssimo para o futuro do Brasil. Parabenizar é pouco. Programa patriota! Denúncia mais importante do ano!
    2-Denúncia gravíssima de crime lesa-pátria, lesa-humanidade, feito exclusivamente para diminuir o alcance da visão de mundo e espírito crítico de nossas crianças e jovens, o pior é que é em todas disciplinas ministradas na escola.(travestido de um enganoso envólucro dito democrático ao ser mencionado superficialmente na TV). A questão é seríssima! Aterrorizante!

    3- Campanha.Enviar e-mails para deputados e senadores das comissões de educação da Câmara e Senado:

    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/conheca/membros

    http://legis.senado.leg.br/comissoes/composicao_comissao?codcol=47

    4-Anexar em cada e-mail enviado para deputados e senadores, todos os posts abaixo (inclusive para entidades ligadas às disciplinas, além de enviar para pais e professores conhecidos de jovens e crianças, inclusive pelas redes sociais e whatapp):

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/marco-antonio-villa-a-revolucao-cultural-do-pt/

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/marco-antonio-villa-com-augusto-nunes-no-sem-edicao-os-embusteiros-do-mec-tentam-assassinar-o-ensino-de-historia-com-a-adocao-do-evangelho-segundo-o-pt/

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/valentina-de-botas-so-sera-possivel-conter-a-marcha-delinquente-metendo-o-pau-no-pt-ate-nao-haver-mais-pt-para-se-meter-o-pau/#comments

    http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf

    P.S.: Cadê a manifestação da oposição, senadores e deputados mais atuantes? (boa lembrança do programa)

  15. Anonyma

    E exatamente isso comentarista José Valter de 9/1/2016 às 18:08 só que a esquerda já vem fazendo isto há 35 anos atrás.

  16. Maria Ivete Becker

    Tarso Genro, ao assumir como Governador, há 05 anos atrás, apresentou uma “reforma do ensino”, que seria implantada, progressivamente, que mudaria o Currículo do Ensino Médio! No 1º Ano, as Disciplinas Científicas diminuiriam em 25%! No 2º Ano, em 50%! No 3º Ano, em 75%! Chegando a 25%, apenas! E estas Disciplinas Científicas seriam substituídas por Disciplinas Técnicas! E explicava, ainda, que estas Disciplinas Técnicas compreenderiam a preparação para o trabalho, exigido e/ou direcionado às exigências das Empresas! E falava, abertamente, que estas empresas seriam da relação do Governo do RS! Procure ver o que foi falado, no começo do ano de 2011! Eu reagi, em minha página do Facebook! Coloquei a reação de tal forma que filhos de amigos meus, mudaram das Escolas Públicas que frequentavam para Escolas Particulares, dizendo, claramente, que não queriam seus filhos, “emburrecidos”!

  17. Marcos A. S. Almeida

    Esse bate-papo é um dos programas que mais aprecio na internet.Definitivamente sempre aprendo algo quando assisto e a empatia entre os dois deixa o programa totalmente harmonioso, gostoso de se ver. Parabéns!
    O que mais me espanta é o quão influente o governo é , economicamente falando, a ponto de calar ou inibir outros historiadores diante de tamanho descalabro.Não era pra ser assim mas infelizmente é a realidade. Felizmente temos pessoas sem “rabo preso” como vocês.

  18. José Valter

    Os PT quer implantar a teoria de antonio gramsci, hegemonia cultural e ocupação do espaço.
    Lendo gramsci vemos o PT e muitos outros partidos de esquerda.

  19. Brasileiro Honesto de Saco Cheio!

    A imposição da ideologia esquerdopata já se iniciou quando a ministra da “igualdade racial” (eu temo que esteja mais para supremacia racial) Nilma Gomes do PT queria queimar livros do Monteiro Lobato.

    Mas, o domínio sobre a literatura era pouco para essa súcia… avançaram também sobre a nossa língua pátria ao distribuirem aquela asquerosa cartilha do MEC que não via mal algum em se escrever, por exemplo, “nós pega o peixe”!

    Agora, para completar a destruição total da consciência de um povo, submetendo-o a um processo Gramsciano de obscurantismo, reescrevem a história, apagando o que não lhes interessa, formando (ou melhor, conformando e deformando) as futuras gerações em verdadeiras hordas seguidoras, fiéis e subservientes ao potentado lullocleptopsicopatapetista.

    Vamos permitir que a história se repita?

    https://www.youtube.com/watch?v=PmPMIi5B8FE

  20. Nostradamus

    Tentaram também alterar as grades de ensino das escolas militares mas não conseguiram. Ainda.

  21. jose carlos

    dada a gravidade do assunto, é imperioso que essa brilhante coluna mantenha no ar tanto o artigo do marco a. villa quanto o bate-papo de augusto nunes com ele.
    é estupendamente esclarecedor e mostra a escuridão em que , SE NÃO REAGIRMOS, este partido com projeto criminoso de poder chegará a seus objetivos.

  22. jose henrique

    Augusto, deixe o endereço eletrônico de algum politico, para que possamos reivindicar a mobilização contra esse monstro petista.Vamos encher a caixa postal deles….

  23. Jailton Ambrozio da Silva

    Marco Antonio, cada vez eu fico mais encantado em ouvir a história mundial contada por quem sabe e zela pelo ensino no País.
    De longe, meus 64 (sessenta e quatro) anos informa quanto eu perdi por não ter tido a possibilidade de participar desses bate-papos, com Augusto Nunes. Embora com formação superior há mais de 40 anos na Área de Ciências Humanas e por ter estudado sempre em escola e universidade públicas,minhas limitações financeiras não permitiram aprender tanto, o que hora complemento com prazer.
    Dá asco e nojo ouvir de você essa denúncia do Projeto Criminoso do Partido que, nesses dias saltará do bonde da história para morar no hotel da papuda. Parabéns, Vila e Augusto Nunes. E lembro, por oportuno, que aprendi aquilo que os professores me ensinaram com desvelo e fervor. Se não fiz mais, foi por conta dessas mesmas limitações. Mas sei que vivo feliz e transmiti ao filhos e neto, toda a minha sabedoria…

  24. Razumikhin

    Lembrei. Já faz um tempo, foi em 2013, que os companheiros comunistas da RADIO MEC, pasmem, quiseram acabar com a programação de música clássica, daquela emissora! A sanha comunista era tanta que nem Tchaikovsky, que era russo, eles permitiriam.
    A revolução radiofônica dos camaradas visava substituir Debussy, Bach, Beethoven, Vivaldi, Grieg e outros compositores “burgueses” por uns sambinhas, jongos, xotes, baiões, guarânias e outras modalidades menos cotadas, mas não menos pueris, que traduziriam a “verdadeira essência” musical do povo brasileiro. Nunca na história desse país. Era mais ou menos como se a Rádio MEC tivesse feito sua opção preferencial pelos “pobres” que, na cabeça daquelas mentes socialistas-morenas, gostariam somente desses ritmos – enquanto pobres, é bom, lembrar – enquanto que esses “pobres” já tinham feito a sua opção pelo funk, dance, trance, sertanejos universitários, etc. Uma coisa de doido comunista, que, lembro ao Villa NÃO está propondo a coletivização dos meios de produção. Aliás, isso está escrito e é papo para o Almanaque de marxismo-leninismo, do tempo do Cacaracá.
    A medida comunista não passou porque AINDA tem gente bem educada nesse país, mas está ficando rara. No futuro, a passos de tartaruga gramsciana, eles vão conseguir e Mao-Tsé-Tung se curvará ante o Brasil.

  25. Anonymous

    A ignorancia no poder ditando regras de educação. Parece que o propósito deles é deseducar, desunir para ter uma massa ignara cada vez mais ignara controlável, debaixo dos seus pés. A cada dia empurram o Brasil um degrau para baixo e nada se passa que indique que essa canalhada caia.

  26. Razumikhin

    Villa: o comunismo não é a estatização dos meios de produção somente, e frequentemente os comunistas tiveram outras prioridades. Essa é uma delas.

  27. LINGUA

    E quem vai assumir o papel de Jesus na historia?
    A bichona da zumbi dos palmares?

  28. Dumitrache

    O escárnio não só venceu o cinismo, mas também a ética, a moral e agora a estrutura geral da história brasileira…

  29. Teresa Campello

    Por favor Augusto ou Villa ou alguem me digam como posso ter acesso ao projeto de reforma do ensino da historia do MEC. Ou melhir, ne forneçam o link.
    Obrigada

    Cara Teresa, o documento pode ser acessado aqui: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Abraço. Naomi.

  30. Marcos F

    Tenho 67. Em 1º de Março de 64 eu estudava no Dante Alighieri – 1º Científico.
    Tivemos que jogar fora os livros de Português e de História. Jango obrigou-nos a comprar outros livros editados pelo MEC, enormes e baratos, que eu mesmo fui buscar na Galeria Prestes Maia. Livros tipicamente comunistas.
    Ninguém se lembra disso. Eu me lembro, lembro-me jogando-os fora no lixo após a queda do Jango. Que alívio!
    Agora, tudo de novo, em pleno 2016 na Era da Internet.

  31. Adriano

    Prezados, não é só o de história que ta assim, sou professor e posso afirmar que o de física está tão ridículo quanto o de história, esse plano parece que foi feito por pessoas sem formação acadêmica na área, quiçá, mestrado ou doutorado que deveria ser exigido.

  32. estela

    muito triste tudo isso..amo Historia!eu, q sou da raça ariana, nao vou ter mais lugar nesse pais……….

  33. Creso

    A corja da seita PTralha esta promovendo a raça negra que era pobre e tornou-se pobre endividada. Também desvalorizou o dólar em relação ao Real porque os pobres estão entulhados de dólares. Isso é o que dizem os empreiteiros indiciados na Lava-Jato.

  34. Vhera

    Este é o MEC “adequa”

  35. • Tania

    Assunto muito sério, mas refletir sobre ele acompanhando a conversa entre AN e Villa não dá para não morrer de rir…
    ·
    Com proposta de mexer nos currículos, nasce finalmente o álibi que os despachantes de ditadores cubanos terão para as gráficas companheiras:
    ·
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lava-jato-vaccari-pagou-grafica-ligada-ao-pt-com-dinheiro-de-propina/
    ·
    Lava Jato: Vaccari pagou gráfica ligada ao PT com dinheiro de propina. —- Empresa foi multada com a CUT por fazer campanha irregular para a presidente Dilma Rousseff em 2010… (de Curitiba 15/04/2015)

  36. Teresa Campello

    Por favor alguem poderia me mandar o link dessa proposta de reforma do ensino ?

    Queria fazer uma sugestão a revista Veja: poderia fazer uma coluna com perguntas dos interneutas e respostas dos colunistas ou bloguistas, como uma bolsa de informação, tipo perguntas e respostas. Porque muitas vezes lemos as materias mas não guardamos tudo na memória e não achamos onde está a resposta.
    P. ex: Leo Pinheiro de que companhia é?
    – Quais os donos de cia que ja fizeram a delação premiada na lava-jato?
    – Diferença entre acordo de leniência e delação.
    – Onde está a materia sobre a reforma no ensino.

    Boa ideia, Teresa. Vamos nessa. Um abraço

  37. CLAUDIUS

    Leiam e vejam as besteiras do MEC. Recomendo comprar livros antigos nos sebos para preservar a Civilização Ocidental à qual pertencemos:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/dia-da-base/BNC_Ciências_Humanas.pdf Para quem gosta vejam o descalabro dos flibusteiros do Governo do PT em todo o material do BNCC/MEC

  38. Archibaldo

    E a associação de historiadores, por que nunca se posicionou contra a barbaridade que é a BNCC, por que nunca criticou, nunca gritou??? Não da para entender! Será que a associação e bolivariano-petista???

  39. Luís Alberto Gonfiantini

    Professores de História…..salvem os futuros brasileiros……não podem ficar a margem de um assunto que tirará de vocês o dever de ensinar com a verdade !!!!

  40. CLAUDIUS

    Os flibusteiros do Governo do PT modificam somente as chamadas por eles mesmos de cultura inútil. Não são capazes de avançarem nas Ciências Exatas.

  41. Ivan, o Terrível

    Não vamos desistir! É hora de lutar! Não adianta só reclamar! Se ensinarem bobagens para nossos filhos na escola, vamos até a Diretoria reclamar. Outra coisa: vamos NÓS educar nossos filhos. Comprem livros ou baixem textos na internet, mostrando a VERDADEIRA HISTÓRIA DE NOSSA CIVILIZAÇÃO!

  42. José Magalhaes

    ” Todo Poderoso “, o Adeus do Cheu Quervara tem 13 Mandamentos, entre os quais se encontram Ir, deixar, sair, abandonar e Sumir.

  43. Rosangela Coltre

    tudo isso é importante, mas tem mais coisa importante que isso, como as pessoas vão entender a história se não for ensinada. Vergonha desse governo que quer as pessoas no cabresto.

  44. Mario

    Caro Mario, aqui está normal, mas sua mensagem foi encaminhada para o suporte técnico. Por favor, tente em outro navegador e, se o erro persistir, nos avise. Você pode assistir ao Sem Edição com o Villa por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=P8uOx27L9yU. Abraço. Naomi

  45. olga

    Penso que também podemos usar a internet ao nosso favor. Geralmente, encontramos aquilo que procuramos. Você tem fome de quê?
    https://www.youtube.com/watch?v=PoKnt3GqB-k
    https://www.youtube.com/watch?v=9CkdYmHgjUE
    https://www.youtube.com/watch?v=E8VIG-qw6Es
    Há outros ao gosto dos estudantes e/ou pesquisadores… Ah, caso o governo precise de um nome para o “Ministério da Verdade” ou “Ministério da Propaganda”, posso sugerir um: deputada Erika Kokay

  46. Los Cabaleros do apocalipse

    Fará parte do currículo didático, a biografia do Salomão e seus templos?

  47. Ridendo castigat mores

    O pt é um caso político raro.
    Ele fundou e afundou o Brasil.
    É mole?

  48. João Alves

    Esses vagabundos do PT e da cretina da Dilma querem arregimentar só negros e índios para sustenta-los no poder, na corrupção, pois sabem que somando negros e índios no Brasil tem mais de 60 % da população, ou seja, acham que conduzir negros e índios para fazerem a roubalheira que eles querem é mais fácil porque raciocinam erradamente que esses são os extratos da população mais dependentes e com menor poder aquisitivo, podendo assim serem conduzidos e comprados ainda com espelhos e dentaduras como no tempo do descobrimento e das eleições, ou seja, essa corja comunista do PT, os chicos, tem que ser sumariamente expulsa e banida do país, verdadeiros lesas-pátrias da nação, amantes da lei Rouanet, os da Av. Foch de Paris, que perderam a inspiração depois que os verdadeiros compositores não precisavam mais de laranjas para lançarem as suas músicas ao fim da ditadura !

  49. Reynaldo Rocha

    Um comentário fora do tema do post. Sorry.
    _________________
    Sem querer ser vidente, arrisco uma previsão. Que na verdade será constatação.
    A eleição deste ano, em que pese ser a de menor importância na democracia (pouco) representativa do Brasil, será a mais abjeta de tantas quantas.
    Senão, vejamos.
    É essencial para o Imperador da Banânia que o desastre certo do PT seja ao menos atenuado. O PT não joga mais para ganhar: quer perder por pouco.
    Só assim o Luis 51 pode ter alguma remotíssima chance em 2018. O tsunami chegou e levou o lulopetismo. Quem queria ser estadista e referência, hoje é testemunha de crimes e exemplo de corrupção. Ninguém mais duvida.
    Assim sendo, o PT fará coligações com o diabo e com os capetas. Qualquer um que ofereça uma boia que o permita manter-se a tona.
    Os asseclas do emprego por filiação partidária estarão nas ruas lutando pelos seus empregos. Os pelegos darão a tranquilidade ao Governo (e ao PT, pois são a mesma coisa), controlando o MST, CUT e MTST. Além de infindáveis “movimentos sociais” onde o que se socializa é o assalto aos cofres públicos.
    E milhares de candidatos a prefeito que são os paus mandados de seus partidos e necessitam deles para terem alguma chance. Se eleitos, cobram a fatura.
    E Dilma precisando de qualquer coisa que a tire (e ao governo) das manchetes policiais e do impeachment inevitável.
    Saldo desta mistura sem decência: em 2018 valerá tudo para não perder o que ainda resta. E tentar impedir a pena prevista para Dilma, pelo crime de responsabilidade cometido.
    Imagine-se a pressão sobre os deputados (estaduais e federais) para que cada candidato a prefeito seja um defensor do status quo. As ameaças vão envolver verbas e repasses. Cargos e dinheiro na boca do caixa no balcão do Planalto.
    Qualquer candidato terá que escolher o padrinho certo: o que estará alinhado com o governo. Com Dilma e a corrupção. Ou é isso ou o isolamento eleitoral.
    Como tudo tem uma antítese, resta avisar aos candidatos que ainda há outro fator nesta equação. Mesmo com a escolha forçada pelo apoio ao lulopetismo, resta um dado sempre esquecido: o eleitor.
    Este dará seu voto a quem defenda Dilma e o lulopetismo? As ameaças do Planalto terão a mesma força de antes, visto que hoje é um corpo em decomposição?
    O que resta a Lula, Dilma e os companheiros aparelhados é esta jogada.
    O que cabe aos candidatos é enxergar a pressão e escolher o lado nesta disputa.
    E o que sobra a nós é votar certo. Votar em um candidato apoiado por deputados aliados à base alugada é votar na continuidade do lulopetismo.
    Já erramos em 2014. Por pouco. Não é hora de errar novamente.
    Que os candidatos entendam que abraçar Dilma e Lula é afogar juntos.
    E nós não somos boias.

  50. Adriano Magalhaes

    Boa!
    Presidente da argentina manda descredenciar os médicos cubanos e afirma que ‘não financiará ditaduras’
    Aqui:
    http://radio.estadao.com.br/audios/detalhe/radio-estadao,presidente-da-argentina-manda-descredenciar-os-medicos-cubanos-e-afirma-que-nao-financiara-ditaduras,529769