Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Mais de 1,5 milhão de brasileiros perderam o emprego em 2015. Nenhum é filiado ao PT

    Por: Augusto Nunes

    O companheiro Miguel Rossetto, ministro do Trabalho, admitiu nesta quinta-feira que, ao longo de 2015, mais de 1,5 milhão do que ele chama de “vagas formais” foram fechadas. É a maior onda de desemprego registrada desde 1992. Outro estrago colossal produzido pela crise econômica que a dupla Lula & Dilma pariu. Outra evidência dolorosa do naufrágio dos governos lulopetistas.

    E o que disse Rossetto para abrandar a angústia dos trabalhadores atormentados pelo sumiço dessa imensidão de empregos com carteira assinada? Anotem: “Tivemos um ano de 2015 difícil, mas o mercado de trabalho do país manteve uma capacidade rápida de resposta a estímulos de demanda e um estoque formal forte e organizado de 39,6 milhões de empregos. Mantivemos as conquistas dos últimos anos”. Haja desfaçatez.

    A serenidade obscena de Rossetto é explicada por uma constatação sonegada pela fábrica de estatísticas federais: não há um único e escasso militante do PT no oceano de demitidos nos últimos 12 meses. Nenhum. O Programa Desemprego Zero para a Companheirada é maior e muito mais eficaz que o Bolsa Família. Todos os devotos da seita têm salário garantido.Petista desempregado é uma espécie extinta.

    Se o cinismo hediondo fosse incorporado aos crimes capitulados no Código Penal, a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto seriam esvaziados assim que a lei entrasse em vigor. Os rossettos estariam matando a saudade dos vaccaris e dirceus. O Brasil ficaria melhor, mais respirável e muito menos cafajeste.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Tarso

      A degradação moral na política com todas as consequências desastrosas, exaustivamente divulgadas, parece não ter mais fim, e o pior, é que se sabe, quem são os verdadeiros culpados, embora ” não existam PROVAS”, ou porque estejam bem guardadas ou destruídas, ou tenham sido compradas, ou ameaçadas.
      Como poderemos tirar o Brasil desse atoleiro ?

    2. Ana

      Suely,
      para mim, é a nova formatação que impede a leitura.

    3. irs

      Os vagabundos do desgoverno petista, todos sabemos, não precisam trabalhar, ganham pra fazer baderna e servem pra atrapalhar a vidas dos brasileiros decentes trabalhadores, e agora desta vez, a bagunça é justificada por causa de 0,30 no aumento da condução, e não tem quebra quebra quando a presidenta determina um monte de aumentos absurdos atrapalhando a vida dos brasileiros?
      Será que os mesmos vagabundos vão protestar, contra o aumento da conta de luz que logo virá de mais de 80%?
      Nenhum petista fica desempregado, sem dinheiro, porque tem muito sobrando por todos os cantos, mas, é difícil a gente saber de onde vem, é só perguntar pro Lula.

    4. Suely

      Não perco seu blog. Realmente excelente, com vários autores publicando pontos de vista e análises pertinentes. Entretanto, tenho a reclamar a formatação do mesmo. Quando tento visualizar uma página em detalhes no smartphone ela é mais larga que o normal (logo após o “continue lendo”). Por favor, revise a formatação para que ela fique como os demais bloguistas. Não vejo problemas nas páginas do Reinaldo Azevedo, do Moura Brasil e outros. Somente a sua é que aparece tal problema.

      Agradeço desde já a atenção e quero parabenizá-lo pelo blog. Excelente, assuntos relevantes.

      Obrigado, cara Suely. Repassei o comentário para quem cuida da formatação dos blogs. Um abraço.

    5. Newton

      É a retórica sindicalista de quem não tem o que dizer. Essa declaração deve ser suficiente para levar esse cidadão para a cadeia por crime de desconhecimento da realidade.

    6. Vieira Jr

      Petista desempregado e enterro de anão: nunca vi nenhum.

    7. joão alves

      Pois é, pimenta no PT dos outros é refresco

    8. A.M.Bianchini

      Infelizmente o quadro tende a piorar.Pobre Brasil que está na mão de corruptos .Incentivaram o consumo,a venda do carro popular,e o coitado do brasileiro empregado vai pagar a conta.Àqueles que perderam o emprego será penoso.Pensem na próxima vez que votarem em QUEM deverá arrumar a casa.

    9. edson

      Zé Dirceu, entre outros do PT estão desempregados. Agora me mostra algum politico da época do FHC que tirou férias digamos que forçadas ao menos.

    10. Marcos F

      Rossetto significa batom em italiano. FIM.

    11. Elias Estevam

      A gente se vê no tribunal, eeribeiro.

    12. Textículos do Jota (ES)

      Os números do caos de desemprego “nextipaiz” são inconfiáveis porque fornecidos por um ministro conivente de um governo sem nenhuma credibilidade. A propalada “enxurrada de empregos” que houve nos últimos anos não passa de caraminhola de associação sofisticada de ladrões de países. O brasileiro parou de produzir faz tempo. O tsunami de desocupados é flagrante e muito maior do que os índices mascarados pelos institutos lulopetetizados. Há anos que o Brasil acordado vem criticando a desindustrialização no país e é, invariavelmente, “acusado” de prosélito da “teoria da conspiração”. Deu no que está aí. E a propensão é piorar. Não creio em discursos proféticos sobre visões escatológicas e fins apocalípticos, mas procuro investigá-los porque sou adepto da prevenção contra a vigarice. A ingenuidade não é um simples estado de inocência, de acreditar na boa-fé de todos e em tudo; também pode ser definida como a incapacidade de perceber de que se está sendo enganado. O que é caracterizado como virtude pode ser um dos pontos mais frágeis da sociedade, porque a torna presa mais fácil da vigarice. Se os troianos tivessem averiguado de antemão o “presente grego”, o “Cavalo de Troia” não teria sido empurrado para dentro das muralhas como um símbolo de vitória. Certamente, algum troiano deve ter advertido aos demais sobre o risco, mas foi repelido com o argumento de que tudo não passava de “teoria da conspiração”. Deu no que deu. O caso Edward Snowden, ex-funcionário da CIA e da NSA norte-americana, que colocou a credibilidade do governo Barack Obama internacionalmente em xeque por espionagem da população e das autoridades de outros países, não era fantasia da imaginação fértil e crítica infantil. A tal “teoria da conspiração Snowden” caiu por terra, era uma realidade. Arnaldo Jabor acaba de rotular Donald Trump de fascista. Se Jabor apurasse os fatos constataria que Trump não está fantasiando ao propor uma interrupção temporária da entrada de muçulmanos no país. Ele está apenas cobrando que o esquerdofrênico governo Obama tome pé sobre a questão da escalada mundial do terrorismo islâmico. Assim como o republicano Trump, não tenho dúvida alguma de que os muçulmanos (fundamentalistas e moderados) estão em guerra contra o Ocidente. Não vejo como “teoria da conspiração” afirmar que a esquerdização dos países ocidentais está ocultando, não só os números de desempregados, analfabetos, assassinados e de mortes por epidemias de doenças infecciosas, mas, também, o conflito armado mundial. A guerra não está vindo ao nosso encontro, ela já está no meio de nós.

    13. CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

      Olha meu caro Augusto,esse pessoal não fazem nenhuma estatística da alta do desemprego com a criminalidade existente no país.Quer queira ou não admitir,mais a realidade é catastrófica.País desenvolvido é país com segurança,saúde e educação.Esse negócio de ficar propagando que o partido tirou milhões de brasileiros da miséria é pura balela.

    14. Nilson

      Está gente do PT é descarada.
      O PT é um NOJO

    15. Paolo

      É verdade, duvido que tenha algum filiado ao PT! Porém, a maioria votou em Dilma, pelo menos os que conheço, e, inclusive, fui xingado por alguns, devido ao adesivo de Aécio em meu carro! Hoje, com fábricas fechando e a maioria das que ainda não fecharam, quase às moscas, esses “enganados” por Dilma e pelo PT, se escondem pelos cantos, enquanto resmungam contra a Orcrim que mantiveram no poder!!

    16. Jayme Guedes

      Acredito que não sejam filiados mas, entre os desempregados, a maioria certamente votou no PT.

    17. marcos

      O esporte preferido dos petistas é a delinquência intelectual! sinto vontade de comer capim quando escuto a pateta falar em estocar vento e ver como é incompetente sua gestão, sinto vontade de vomitar quanto o lula fala que não há uma alma mais honesta em todo o brasil do que a dele… mas me acalmo na certeza de que a única solução contra ditadores travestidos de socialistas em todo o mundo é aquela milenar, inesperada e indesejável senhora que interrompeu os planos do canalha hugo chaves de ser dono da venezuela até 2030, e o levou ao lugar para o qual os seus atos compraram passagem: O INFERNO!

    18. Jarbas Murilo (Serra Branca-PB)

      Alguém conhece algum petista desempregado?

    19. Giovani

      Garanto a vocês que em Londrina não tem petralha desempregado. Aqui gastarão em vão todo o dinheiro público roubado dos Brasileiros, mas aqui nunca mais se elegerão. Todos os petralhas da cidade ou recebem mesada ou estão em outros estados ou em Brasília. Ah, o prefeito petralha que tivemos mora muito bem em Curitiba, por aqui só vem, para prestar depoimento.

    20. Geraldo Pereira

      Há muito tinha absoluta certeza de que dessa avalancha de desempregados, os “cumpanheros” não fazem parte. Estão todos mamando nas tetas desse desgoverno safado.

    21. Caco

      O governo dizia que tudo estava bem. Depois, que não estava tudo tão ruim como diziam. Mudaram o discurso e passaram a dizer que os poucos erros cometidos estavam sendo ajustados. Agora, só falam das conquistas do passado. O PT e o lulopetismo se esgotaram em si mesmos. Dilma Rousseff é o último suspiro melancólico da esquerda mixuruca e criminosa. E, sem dúvida, a melhor representação da incompetência, ignorância e anacronismo do “desenvolvimentismo”.

    22. Razumikhin

      A saber das palavras do cumpanhêru desministro Vermelhinho (Rossetto) do desgoverno Dilma Rousseff, concluo que Karl Marx é merecedor do Prêmio Nobel Bolivariano de Economia.

    23. adelmo

      E as instituições continuem funcionando. Quero ver a hora que o povo se revoltar e pegar estes pelo colarinho e amarrar a um poste. Sorte destes caras que o pessoal que está perdendo emprego é um pessoal mais pacifico, porem chegará o momento em que a barriga começará a roncar e haverá uma corrida desenfreada a supermercados, etc…O STF, congresso, governo e outros orgãos similares, estão de brincadeira. Não sabem o que é um pai ver o seu filho chorar de fome.

    24. FORA BOLIVARIANOS !

      Esse trotskista me provoca ENGULHOS!

    25. Marcondes

      PTralhas são todos identicos: CINICOS e VIGARISTAS.

    26. Inides

      Essa competência não é para qualquer um! Só administração PETRALHA tem essa capacidade. Eles deve até registrar patente de INCOMPETÊNCIA. Eles são merecedores com louvor.
      Eles conseguiram desempregar 1.500.000 pessoas. Aplausos para eles!

    27. centapua

      o que está dupla de vilão o nove dedos e a dentuça vez nesta nação não tem como mensurar… a cupula deste partido PT ou estão presos ou vão ser presos, roubaram bilhões da petrobras, bndes…

    28. fernandão

      O melhor – por enquanto – título para uma matéria jornalística do ano. Será que o Rui Falcão concorda?

    29. Pedro

      Olhando para o Miguel Rosseto e para o Edinho Silva não dá a clara impressão de que eles, entre outras tantas mazelas, não tomam banho?

    30. Morgana

      Os petistas que eu conheço embora altamente destalentados, vêm tendo muitas oportunidades na carreira: cursos no exterior, prêmios, promoções, etc. Engraçado como isso é evidente e chega a ser um acinte a diferença de tratamento que um petista recebe com relação aos demais. Eu nunca tinha visto na minha vida alguém ser promovido por ter votado no FHC, no Aécio, Fidélix,Enéas,Serra, em quem quer que seja, só vejo isso agora, com o PT no poder.

    31. Fabio Hornathe

      Só se o blog do Planalto publicar um comentário meu, milicianofabio. Cai fora.

    32. Roberto Tirumini

      Cai fora, miliciano.

    33. Magda

      Excelente!

    34. Alexandre

      Sabem qual o motivo de nenhum dos que perderam o emprego ser militante do PT? É mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que um militonto ou comunista que trabalhe!!

    35. Marta

      Sempre me perguntei se os responsáveis pela eleição desse governo não se sentiam incomodados ao ver pais de família perderem os seus empregos. Agora sei porque não se incomodam. Repugnante.

    36. RONALDE

      Vamos dar um exemplo somente com as siderúrgicas. Todas estão demitindo como noticiado hoje nos telejornais. Foram vendidas em dezembro um milhão de toneladas de aço no país. Somente a Belgo de Piracicaba, (pequena)produz 1 milhão de toneladas de aço/mês. Há no país 15 siderúrgicas.

    37. Marcos Fernando

      Senhores…..Vamos ficar de olho nesta corja, pois, os concursos públicos colocarão esta turma que nunca trabalhou dentro da máquina. Afinal o esquema tem que continuar e o partido do PT perpetuar. Viva a democracia do “brasil” e nós, o povo, otário de sustentar estes incompetentes, arrogantes…..haja tarja preta….

    38. Toninho Malvadeza

      A lava jato está se encarregando de colocar petistas graudos na rua,digo,na cadeia.
      O Brasil não aguenta Dilma e o PT por mais 3 anos.

    39. Leonardo X

      Por “estímulos de demanda” entenda-se: o sumo pontífice da seita baixou o dogma para o ano eleitoral. E todo o alto clero, Rossetto, Tombini, quem foi escalado para corrigir “o erro da mudança da política econômica” – segundo Lula – e outros estão engajados. O governo vai voltar a estimular o endividamento da população via bancos oficiais.
      Vão dar com os burros n’água, é claro. Quem poderia tomar
      empréstimos já está endividado e rebolando para pagar as
      prestações.

    40. Marcelo

      A fome e o desespero são velhos e inseparáveis agregados dos povos governados por bandos comunas, como os petes.
      A Coreia dos Kin resolveu esse perrengue com uma simples tacada: O Programa da Refeição Única Diária.
      ps.: se precisar os Joães Santana e a imprensa camarada estão aí para implantar a ideia.

    41. nobile

      Não tem petista desempregado mesmo. Veja o caso de Suplicy e Alexandre “Labogen” Padilha. Surrados e demitidos impiedosamente nas urnas pelo povo de São Paulo, esses dois desocupados logo arrumaram uma boquinha na prefeitura do Fernando “Stalin” Haddad. E a Ideli Salvatti, hein ? Espancada nas urnas pelo povo catarinense, arrumou emprego para si e para o namorado na embaixada brasileira em Washington. Socialistas adoram os Estados Unidos, não é mesmo ? Tudo pago com o dinheiro de nossos impostos. Asco. Nojo.

    42. FM

      Quer dizer Augusto, em 2015 tinham 39,6 milhões empregados, 1,5 milhões perderam emprego e continua tudo uma maravilha. Esse realmente não podia deixar de ser ministro da Dilma nem que a vaca tossisse, ainda mais que segundo consta é seu amigo do peito de longa data. Continuando a leitura Augusto, eu parei de ler depois daquele enigmático “Anotem:” logo após àquela pergunta no início do segundo parágrafo. Atônito pensei: Minha Nossa Senhora da Forma Geral, será que esse é outro ministro da Dilma que acha muito bom os trabalhadores perderem o emprego antes de procriarem. Augusto, quando você for fazer um artigo sobre os ministros da Dilma, tem que haver uma preparação, tal qual aquela história do gato que subiu no telhado. Não pode ser assim de supetão: “Anotem:”. Esses cara que acham que estão governando, são louco de pau e pedra, e a gente tem que ter certos cuidados com eles.

      Abração, amigo.

    43. Nelson Simas

      Meu Deus, quanto cinismo desse Rossetto. Faz parte da troupe de gaúchos cínicos do PT.

    44. Carlo

      Enquanto isto, o Presidente Mauricio Macri projeta positivamente a Argentina junto aos principais homens e mulheres de Estado e de negócios do mundo em Davos, na Suíça.
      Dilma Rousseff, covarde pela própria natureza, não foi.
      Fugiu, como faz costumeiramente com a verdade.
      Mandou o molenga predador do seu ministro da fazenda…
      Esse aí, nem da fazendinha, alegoria televisiva.

    45. Keith

      E agora, PT?
      O Partido dos Trabalhadores, de Dilma & Lula, além de roubar, assaltando o Estado brasileiro há mais de uma década, induz e fermenta o desemprego dos brasileiros.
      Se não fosse catastrófico, seria irônico.
      Fala aí, Rui Falcão.

    46. Célia

      Teste de paternidade definitivo com Dilma Rousseff:
      Se o QI d@ rebent@ não chegar a 25 pontos, tudo resolvido:
      – Só pode ser herdeir@ da Vana.

    47. Cirval

      Daqui a pouco a folha de salários da Petrobrás vai equivaler aos gastos com prospecção. Quero ver o que vai acontecer com a pelegada quando a redução de tamanho da Petrobrás exigir a redução do número de empregados, inclusive diretorias!Mas não vai faltar dinheiro para o patrocínio do Fórum Social Mundial, do qual a Dilma vai participar e ser coroada. Logicamente, ela não vai participar do Fórum de Davos porque, desta vez, ele não tem como sugerir ao mundo o que fazer e nem apresentar solução para o desastre que ela provocou no país com aquelas mesmas sugestões.

    48. wilson1

      Augusto, off topic, o MPL de novo, é claro que a leniência de grande parte da imprensa e o PT é que os motiva a por a Polícia Militar de São Paulo em situação embaraçosa.

    49. wilson1

      Augusto e demais, a frase aí ao lado, neste momento, aquela que o parlapatão-mor diz que é ernesto e coisa e tal, felizmente, demonstra que ELE está melhorando, está ficando mais humilde. Tempos atrás, quando passou este mesmo filme, ele dizia: que se igualava a Jesus Cristo, agora, como vemos, ELE só se acha melhor entre os humanos. É um progresso, ou não é? Quem sabe, vai chegar um dia, espero que não demore muito, porque ELE está com vencimento cada vez mais curto, que ELE reconheça algum pecadinho, hein?

    50. Alexandre FG

      Augusto, faço-lhe um apelo, estão desmontando o Plano Real sob as barbas de muitos jornalistas, economistas e politicos.
      Tá na hora de acionarem o que resta da oposição, jornalistas, ex politicos e formadores de opiniao para fazerem coro defendendo a moeda e explicando aos mais jovens o que era o pais antes do Plano.
      Dá tempo? Acho que sim, mas nao muito.
      Tá na hora do FHC ser mais contundente.