Blogs e Colunistas

17/04/2011

às 9:17 \ Direto ao Ponto

FHC anima o adversário desleal: ‘Lula não precisa mais ter complexos. Virou doutor’

Indolente demais para ler ao menos o trecho que inspiraria seu comentário obtuso, Lula foi logo despejando a discurseira de palanque sobre o esplêndido ensaio em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso analisou o papel da oposição. “Agora tem um presidente que diz que precisa não ficar atrás do povão, esquecer o povão”, mentiu, sempre sem coragem para mencionar o nome ou a sigla do inimigo. “Eu sinceramente não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão”.

Foi prontamente silenciado pelo troco de FHC: “Ora, eu venci duas eleições com o voto desse povão. E no primeiro turno, e contra o Lula. Agora, temos de ter uma estratégia para esses novos setores, mais sensíveis. Temos de fincar o pé na internet e nas redes sociais”. O contragolpe bastou para que o camelô de si mesmo resolvesse tratar de outros assuntos em mau português. Ainda grogue, nem pressentiu a aproximação do gancho no fígado desferido por FHC neste domingo na coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

“Se Lula fosse um adversário leal, saberia reconhecer que não desprezo o povão”, disse Fernando Henrique à jornalista Renata Lo Prete. “Sou contra o que ele fez com o povo: cooptar movimentos sociais; enganar os mais carentes e menos informados, trocando votos por benefícios de governo; transformar direitos do cidadão em moeda clientelista. Quero que o PSDB, sem esquecer nem excluir ninguém, se aproxime das pessoas que não caíram da rede do neoclientelismo petista”.

Então sobreveio o direto na testa: “Desejo que Lula, que esqueceu as antiquadas posições contra as privatizações, continue usufruindo das oportunidades que as empresas multinacionais lhe oferecem, como agora em Londres. E desejo, principalmente, que Lula termine com a lengalenga contra ler muito e ter graus universitários, pois não precisa mais ter complexos. Virou doutor”.

É por coisas assim que Lula foge de um embate frontal com FHC como foge o diabo da cruz. Imaginem um diálogo desses transmitido ao vivo pela televisão. Seria uma versão dramaticamente ampliada da cena da campanha eleitoral de 1994 documentada pelo vídeo abaixo, que escancarou em menos de um minuto o abismo que separa um caçador de votos de um homem de Estado.

Embora compreenda o que leva um dos contendores a esquivar-se do debate, a coluna repete o fecho do texto sobre o duelo destinado a mostrar qual dos dois ex-presidentes diz a verdade: coragem, Lula.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

383 Comentários

  • Fernando Almança

    -

    7/5/2011 às 10:53

    Lula é desleal como o PT sempre foi desleal e como Dilma segue por este mesmo caminho.
    Para eles basta fazer uma propaganda bonitinha na TV ou repetir uma mentira diversas vezes que o povo embarca feliz e sorridente.
    Sorte que nem todos embarcam nesse comboio da mentira, da enganação, dos escândalos abafados, e sobretudo da inveja.
    O que eles criaram em 8 anos? Nada. Colheram a safra que FHC plantou lá atrás. Interessante que a safra está esgotando e como eles não plantaram nada, nada tem a colher.
    A inflaçao há anos controlada agora surge como ameaça.
    O jeito vai ser trazer o FHC pra domá-la de novo.

  • Paranaense

    -

    25/4/2011 às 23:04

    Se a inflação voltar com força, o que ninguém queria, e Deus que nos livre, será o fim desta era de mediocridade, e os destruidores do plano real pagarão caro ao Povo Brasileiro, cansado, sofrido, ultrajado por esta gente oportunista e mentirosa atualmente no poder.

  • Ronaldo

    -

    22/4/2011 às 23:52

    O Lula sempre foi caiu em contradição. Lula é um ingrato. Qual foi o plano do Lula? Todos foram do FHC, por isso que o Lula conseguiu governar. Tem gente que se ilude com o populismo barato desse politico baixo.

  • Mauro Silva

    -

    21/4/2011 às 23:21

    A política no Brasil é caracterizada pelas falcatruas e jogo de interesses, que na maioria não representam os interesses da população. O presidente Lula foi um exemplo que não devemos seguir, pois foi omisso nos seus deveres e um deles é de zelar pelos interesses da população e não dos seus companheiros !!!! Onde os escândalos não foram apurados e ninguém foi preso, falasse muito e pouco faz. A população está farta de tanta falta de vergonha das nossas autoridades. Devemos desratizar os cargos públicos e entregá-los a quem quer trabalhar pelo povo. Durantes anos e o vai e vêm de governos que não faltaram escândalos e como sempre tudo não é apurado e ninguém é responsável, eles fiscalizando os seus !!!!! Realmente é lamentável que os políticos brasileiros em sua maioria não são confiáveis e sinceramente um exemplo de desonestidade e falta total de caráter. O mais grave é que a culpa é nossa, somos omissos em nossas cobranças.

  • Juju

    -

    20/4/2011 às 17:19

    hahahahaha…essa do FHC foi brilhante…acertou o alvo: a inveja descarada de Lula…pois é, caro Lula…esqueça a inveja corrosiva de FHC, pois agora você também virou “dotô”, veja só…claro que sem a mesma classe e compostura do primeiro, mas nem sempre podemos ter tudo na vida…

  • FALA SILVA

    -

    20/4/2011 às 14:48

    Com comentaristas…

    Outro miliciano desesperado.

  • Jorge Aragão

    -

    20/4/2011 às 14:18

    SEMPRE LULA,LULA SEMPRE…..

    Outro candidato a velhinho do MEP.

  • Ronaldo

    -

    20/4/2011 às 12:16

    Como eu sempre digo. O PT é todo contraditório. Além desse video, tem muitos mas muitos videos mostrando o PT e o Lula se contradizendo. Contradições todos nós temos mas existe um limite e esse limite o PT não tem.O Lula e o PT tiveram sorte por ter tido FHC na presidencia antes deles. Lula acobertou toda a quadrilha instalada em Brasilia.

  • Ana

    -

    20/4/2011 às 11:47

    Augusto , morro de tanto rir com as suas respostas aos petralhas. vc dá lavada…ah e avisa ao lulla que aqui em SP, NÃO tem pra ele NÃO……

  • ITAMARATY

    -

    20/4/2011 às 11:25

    Vai nessa, Lulla! Coragem! Um dia você acaba se recuperando do nocaute!

  • FRADIQUE

    -

    20/4/2011 às 3:41

    COMO CONSEGUE SER TÃO BRILHANTE, AUGUSTO NUNES?

  • carlos nascimento

    -

    19/4/2011 às 23:28

    Espero que dessa vez o molusco deixe de ser covarde, não tente se esconder atrás dos puxa sacos, responda e encare o Fernando Henrique de frente, agora não tem mais desculpa de estar impedido por ser Presidente do País.
    Ou encara ou será desmoralizado.

  • Olivieri

    -

    19/4/2011 às 21:57

    Anta não debate.

  • Nilda

    -

    19/4/2011 às 21:13

    O Lula perdeu o rebolado.

  • JG

    -

    19/4/2011 às 20:57

    Foi uma ironia, JG. abração

  • Estela

    -

    19/4/2011 às 20:55

    O Lula é personagem de pastelão.

  • Jaú

    -

    19/4/2011 às 20:53

    Parabéns pelo blog.

  • Flaviano

    -

    19/4/2011 às 20:49

    Tente imaginar o FHC casado com a Marisa.

  • Lorena

    -

    19/4/2011 às 20:43

    O FHC acabou com o falastrão.

  • Fausto Moreira

    -

    19/4/2011 às 20:43

    Parabéns pela tenacidade, Augusto Nunes!

  • Alcione

    -

    19/4/2011 às 20:41

    Lula morre de medo.

  • Aldine

    -

    19/4/2011 às 20:25

    Vai nessa, Lula. Força.

  • eli

    -

    19/4/2011 às 20:17

    UMA COISA É TER DONA RUTH, OUTRA É TER A GALEGA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Aldo Matias Pereira

    -

    19/4/2011 às 18:30

    Augusto,
    Diariamente “posto” em meu “twitter” o seguinte: “Não se deixe enganar pelo luis inacio e sua turma. Conheça a V E R D A D E !! Informe-se!!” e conclamo a todos os twiteiros que adotem alguma frase nessa mesma linha. Assim podemos começar a desmascarar essa excrescência. Isto seria como usar a frase de Serra (infelizmente apenas frase) de “quanto mais mentiras disserem contra nós mais verdades contaremos sobre eles”! Precisamos mais Fernandos Henriques para agir como oposição porque a que temos é só uma lástima. Não existe. Nós podemos fazer esse papel se nos conscientizarmos disso. Por que não, então? Precisamos desmistificar esses porcos. Precisamos insistir junto à sociedade até que ela acorde e veja o que, de fato, lulla e seus filhotes fazem.

  • Rinaldo Gonçalves

    -

    19/4/2011 às 18:19

    Ora, mas que saudosismo.
    Salve, camarada Enver. Tudo bem por aí? Um abraço pro Mao. Outro pra você. Fidel mandou dizer que está atrasado mas chega logo.

    Craque!!!!

  • Rinaldo Gonçalves

    -

    19/4/2011 às 18:16

    Luiz – 18/04/2011 às 20:46
    A verdade é que ninguém mais presta atenção no Fernando Henrique.
    O que ele diz não ganha nenhuma repercussão…

    E o que é que você está fazendo aqui, porquinholuiz?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Os caras são muito ridículos!!!!!!!!!!!!

  • Leilane

    -

    19/4/2011 às 18:09

    Lula não desce do palanque para encarar um FHC.

  • meu nome não é augusto

    -

    19/4/2011 às 17:23

    o lula foi o melhor presidente dos ultimos oito anos, sem dúvida

  • l silva

    -

    19/4/2011 às 17:04

    A kriptonita já está agindo, mesmo a milhares de quilometros de distancia: Lula imaginou que FHC, não se dirigiria pessoalmente, por isso “comentou” o que não leu, e mesmo assim não o mencionou.Porém, quando o Ex-presidente apontou sua nudez e hipocrisia, ele não conseguiu nem respirar, quanto mais responder:colocou a tropa de choque para defende-lo:Humberto Costa e cia.As bobagens de Lula e cia caem como um dente podre diante das frases simples e diretas de FHC. Quanto mais ele provoca , mais o Apedeuta se verá obrigado a enfrentar o trauma e responder.Realmente é uma delicia vê-lo encurralado em suas tolices, sem o silencio que o aplaudiu durante 8 anos de discursos diarios, sem replica nem treplica.

  • Tião bento, rj

    -

    19/4/2011 às 17:00

    Na eleição passada muitos justificavam, para mim, se voto em Dilma alegando que gostava e achava Serra competente, mas ele era da turma de FHC. A propaganda maciça e a covardia dos próprios tucanos permitiu o surgimento e a consolidação desta imagem negativa do governo FHC. Os que compram jornais para ler as páginas de esporte e fofocas televisivas é maior nas classes ditas esclarescidas do que se pensa. Passar batido pelas páginas políticas e charmoso, o não me interesso por esta merda, angaria simpatia e atrai o abismo. Mue time perdeu, tudo a ver, ano que vem tem campeonato de novo, o fim da novela não agradou, a beleza dos atores é grande, espere só para ver os próximos, isso não interfere em quase nada em sua vida, se não houver excesso de paixão, mas a política, sim. FHC está chamando agora para o braço um outro ex-presidente que o difamou e difama diáriamente, chamou para si a responsabilidade. Parece a luta de São Jorge contra o dragão, mas não é nada disso, este dragão só se dá bem comprando e destruindo virgens, solta,sim, fogo pelas ventas, mas com querosene estatizada. O colosso não é tão amado como ele pensa, só representa interesses, grandes, quando a fé desta gente começar a “faiar”, e não vai demorar, vai continuar seus infindáveis discursos contra as zelites em algu hospício, pelo menos agora com t´tulos de doutor, igual finalmente a FHC. Tudo tem jeito nesta vida, FHC agora está livre para combater a besta, graças a Deus. Bate que o lombo é grande, tem espaço para doer mais.

  • Régis Lima

    -

    19/4/2011 às 16:55

    É chapinha…

    O milicianoregis, aquele que aprendeu a falar debuquisondeteibol, não sabe colocar nem a vírgula quando tenta escrever em português. Cai fora, cara!

  • l silva

    -

    19/4/2011 às 16:54

    Os 44 milhões de brasileiros que votaram em José Serra, mais os 30 milhões que não se sentiram estimuladaos a votar demonstram o desgosto com o governo do PT. São a real oposição do país, diferente daquela que sofre de mudez crônica no Congresso. Mesmo com uma campanha mal feita, o abandono de aliados e a repressão da máquina pública o lulopetismo não conseguiu alienar quase 80 milhões de eleitores.Falta uma figura como FHC: a oposição não conseguiu produzir ninguém semelhante.Será mesmo preciso que ele volte? Se for, não tenho dúvida que o “brasil que presta”, como AN diz ,o elegerá pela 3° vez,nem que ele já esteja com 90 anos: não há comparação.

  • Oliver

    -

    19/4/2011 às 16:53

    DIGA SIM ÀS DROGAS
    Peguei meu filho menor consumindo uma droga pesada ontem. Droga pesada para os outros, bem entendido. Estava o menor infrator assistindo o standup do CQC Danilo Gentili na web. Eu recomendo, como peça de resistência. O cara é uma metralhadora que atira para todos os lados, a esmo e com munição pesada. Deve ser um humorista ( ou jornalista ? ) de muito poucos amigos. Achei particularmente interessante a explicação que ele dá para o capitalismo, o Brasil e o socialismo. Capitalismo é ser roubado por um grupo de empresários; socialismo é ser roubado pelo governo e no Brasil somos roubados pelos dois. Ambas as quadrilhas resolveram se juntar para bater nossas carteiras; pagamos um ensino público de péssima qualidade e um particular idem. Uma saúde pública de mer… e um plano particular de bos… E por aí vai. Fico feliz por esta nova geração de descontentes crônicos, os quais apoio integralmente. A única coisa que este país tem de bom eu já casei com ela, portanto posso assistir a escalada do fundamentalismo petralha por aqui sem o menor constrangimento. Danem-se os eleitores. Que aprendam a votar direito ou continuem por aqui, fazendo vestibular pra plantar batatas para os chineses. O futuro deste país é um trem-bala-perdida – uma cueca reciclável para guardar dólares, já que as sacolinhas serão proibidas – e um mutirão cidades-limpas, onde todos os rincões do bananão deverão banir seus outdoors para mostrar ao mundo suas respectivas sujeiras arquitetônicas. Até lá o “meu marido Oscar” ( lembra dele ? ) terá 150 anos e poderá comemorar sua imortalidade fazendo uma estátua de Fidel toda em concreto armado, que vai fazer inveja a todos os Pereios que defendem o Borba como oitava maravilha do mundo cretino. Avante, Brasil !!! Neste passo, estamos quase encostando na África.

  • Regina

    -

    19/4/2011 às 16:53

    Você é demais, Augusto.

  • anonimis

    -

    19/4/2011 às 16:43

    O Lula deve debater com FHC para mostrar que é macho, coerente, verdadeiro, honesto, educado. Vai mostrar que FHC é inculto, despreparado, invejoso, cruel, das zelite.
    O debate deve ser aberto com brinde com scoth 12 anos igual ao que era servido no grupo 14 da Fiesp acompanhado de balas paulistinhas.

  • Régis Lima

    -

    19/4/2011 às 16:40

    I just want to know where the…

    Um miliciano que aprendeu a dizer debuquisondeteibol. Já é alguma coisa.

  • anonimo

    -

    19/4/2011 às 16:39

    off topic:

    Rubens Bueno pede explicações sobre contrato de Luis Nassif
    19 abr 2011 – 14:19

    Da assessoria de imprensa da Câmara Federal:

    Líder pede a ministra justificação para contratação de Nassif por R$ 660 mil, sem licitação

    A secretária de Comunicação da Presidência da República, ministra Helena Chagas, terá que explicar a Câmara dos Deputados a contratação, por R$ 660 mil ao ano, do jornalista Luiz Nassif. O contrato, sem licitação, foi firmado entre o profissional e a Empresa Brasil de Comunicação. Na prática, Nassif passará a receber R$ 55 mi por mês, um salário superior ao teto do funcionalismo e da presidente da República, Dilma Rousseff.

    Em requerimento de informações protocolado nesta terça-feira, o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), cobra os fundamentos da contratação com dispensa de licitação, a descrição dos serviços que serão prestados pela empresa Dinheiro Vivo (de Nassif) e a cópia do contrato firmado.

    No documento enviado a ministra, o deputado lembra que Nassif mantém um blog pró-governo e o contrato milionário pode ser considerado uma benesse. “A confirmação da celebração deste contrato, mediante dispensa de licitação, seria muito grave, pois pode se referir, em tese, a uma benesse concedida a um conhecido jornalista que é favorável ao governo. Seria uma forma de institucionalização da imprensa ‘chapa branca’, que recebe favores do governo de ocasião em troca da defesa das políticas governamentais”, afirma o líder do PPS.

    Para Rubens Bueno, a contratação do jornalista é imoral. O parlamentar disse ainda que o contrato deveria ser considerado ilegal por não ter sido feito através de licitação e por não apresentar critérios claros sobre a escolha dos profissionais. Conforme a resposta que receber da secretaria do Comunicação, o líder do partido decidirá se vai acionar a justiça para anular o contrato

    Essa Não é a primeira vez que a empresa recebe dinheiro do governo federal. Entre 2009 e 2010 foram pagos a Dinheiro Vivo R$ 1,2 milhão para a produção e apresentação de um programa semanal de debates. Nassif disse em seu blog que “observaram-se no contrato os mesmos valores praticados por canais a cabo”. Porém, no caso em questão, trata-se de dinheiro público.

  • gustavo

    -

    19/4/2011 às 15:17

    Não foi FHC que fugiu do debate nas eleições de 1994 e 1998?

    É mesmo, milicianogustavo? Então, o Lula tem mais um motivo pra aceitar e mostrar que é o cara.

  • Roberto Kenard

    -

    19/4/2011 às 15:11

    Nestes tempos em que só FHC parece permanecer lúcido, escrevi: “PPS precisa assumir papel de vanguarda no meio de uma oposição sem tutano”. Espero que o amigo goste. Aqui: http://www.robertokenard.com Grande abraço.

  • André Fernão

    -

    19/4/2011 às 14:33

    Você não perde a verve, Augusto. Rimos muito de suas crônicas; só não rimos mais porque sofremos pelas razões pelas quais elas são escritas.
    Abraços,
    André Fernão

  • Dawran Numida

    -

    19/4/2011 às 14:15

    FHC está demonstrando que o medo não é o melhor conselheiro. E está chamando ao respeito um provocador. Que todos os medrosos tomem tenência e sigam o exemplo. Aprendam. A análise de FHC foi na jugular. As respostas que vem dando às provocações, “batem da medalinha para dentro”. E ainda há quem fique ai tentando adjetivar oposição. Outros, criando partido para aderir ao governo. Pois, que vejam e aprendam como é que se faz oposição.

  • Fátima T.

    -

    19/4/2011 às 13:53

    Grande post!

  • paschoal

    -

    19/4/2011 às 13:52

    Obviamente não há necessidade de comentário. Basta lembrar, apenas, que A INVEJA É UMA m*, né lulla?

  • Enio

    -

    19/4/2011 às 13:48

    Rone: …

    Ainda atrás de parceiros, milicianenio? Tá feia a coisa, hein, companheiro?

  • ENQUETE: PORQUE AÉCIO NÃO FEZ O BAFÔMETRO?

    -

    19/4/2011 às 13:44

    Eu acho que foi medo de ser goleado pelos índices do Lula.

  • Aldine

    -

    19/4/2011 às 13:41

    FHC enquadrou o bebum.

  • Eunice

    -

    19/4/2011 às 13:39

    Por que os devotos têm tanto medo do FHC?

  • Erenice do Bem

    -

    19/4/2011 às 13:38

    Estou vibrando com as pancadas na petralhada! Estamos com você, AN. Um abraço

  • Luisinho

    -

    19/4/2011 às 13:25

    Coragem, Lula!

  • Edimar Rocha

    -

    19/4/2011 às 13:24

    Augusto,
    Você estava ótimo ontem no Roda. O Dudupa ficou meio perdido. Quanto ao nosso “amigo” molusco e sua performance no vídeo, nada a declarar. É um neanderthal e espero que a história realmente jogue este ser no vala comum.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados