Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Dilma na sabatina da CNI: a doutora em preço de gás diz que 13 menos 4 é igual a 7, viaja da Ucrânia para o Japão em menos de um minuto, confunde usina nuclear com furacão e submerge num tsunami

    Por: Augusto Nunes

    tarja-an-melhores-do-ano-2014

    PUBLICADO EM 30 DE JULHO

    Até o colunista acharia que o título do post é coisa da elite golpista, gente que acorda e dorme debochando da presidente da República, se não pudesse apresentar como prova o vídeo que registra um trecho das considerações finais de Dilma Rousseff na sabatina da CNI. A candidata à reeleição começa discorrendo sobre as variações do preço do gás no mercado internacional, estaciona de novo em reticências bêbadas e diz o seguinte:

    “Na Ucrânia pagam 13 dólares o… o milhão de BTU. Mas.. 4 pra 13 dá sete.. pagam… quanto é que paga? Depois do furacão.. (Uma alma caridosa na plateia corrige a maluquice aritmética: NOVE!). Aliás 4 pra 13 dá 9.. eu tô pensando no furacão Ka.. o furacão não.. em Fugujima  (sic)… Como é que chama.. no Japão.. O tsunami…”

    Pena que o vídeo não tenha incluído o fecho recitado em dilmês erudito: “No Japão a diferença é aquela que eu disse”. O Japão jamais saberá que diferença é essa. Mas todos os japoneses sabem que Fukushima nunca foi “Fugujima” sempre foi Fukushima. E aprendem ainda na infância que 13 menos 4 jamais será igual a 7.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Tiago

      Prezado Augusto, a conta está correta, essa é a matemática petista: 13 – 4 = 7 (2 foram para o bolso petista)

    2. Pierre

      O que será que o vice presidente dos EUA Veio na posse? Resposta: Falar da antecipação dos créditos que a estatal terá que pagar por não conseguir publicar o balaço auditado até o fim deste mês.

    3. Pierre

      kkkkkkkkkk

    4. Paulo X

      Se ela tiver um debate com o Tiririca ou o Marquito,vai perder de goleada.É muito fraquinha.ela tem que se preparar lendo Caminho Suave.

    5. adilson

      É o fim do Brasil!!!

    6. martin

      Nao e Repetido , E do Coraçao :
      Augusto Nunes , lhe desejo um Otimo ano 2015 , voce merece ..

    7. Mônica Arantes

      Meu Deus!!!

    8. Sandra

      Me recuso a acreditar que na primeira oportunidade dada a uma representante do sexo feminino, uma coisa dessas se aboletou no poder e faz com que nós, mulheres, passemos por uma vergonha dessas!

    9. Cilane Assad de Souza

      Brasília se prepara para a posse de Dilma que ocorrerá nesta quinta-feira, 01/01/2015. O Cerimonial do Palácio do Planalto já fez os ensaios, 4.000 agentes garantirão a segurança. É esperada a participação de vários chefes de estado, sendo que o primeiro a ser cumprimentado será o presidente do Paraguai. Para que o evento não fique vazio, a militância do PT já organizou comitivas que participarão do evento e na parte da noite do já famoso “Bailão da Posse”.
      Com o anúncio de parte de seu ministério, fica evidente o toma-lá-dá-cá dos partidos. Hoje foi divulgado um comunicado oficial do grupo “Atletas pelo Brasil” que manifesta seu desagrado e vergonha pela nomeação de George Hilton do PRB-MG para o Ministério dos Esportes. Hoje também foram anunciados mais 07 ministros, faltam ainda 15, já que serão mantidos 39 ministérios, o que é uma contradição em tempos de contenção de despesas e “administração da escassez”. Além disso, Mercadante conduziu hoje a reunião com as centrais sindicais, onde os cortes de benefícios e novas regras para o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial foram discutidas. Depois da bandalheira promovida pelo Ministério da Pesca com as licenças e pedidos de seguro-desemprego durante a campanha eleitoral, agora haverá regras para esta categoria. Quem sabe fazer o que é errado sabe exatamente onde consertar, até ai tudo bem. Agora, a pensão por morte que o cônjuge sobrevivente receberá passará a ser escalonada, ou seja de 100% passará para 50%, acrescidos de 10% por dependentes. Não bastando a tragédia que a morte representa dentro de uma família, será necessário lidar com a queda de pelo menos 40% dos recursos financeiros, para quem tem um único filho. Dentro deste contexto, a manutenção dos 39 ministérios é imoral e desumana.
      Hoje resolvi me aprofundar na biografia de Dilma Rousseff. A negação de algumas passagens de sua vida e as contradições de nossa presidente estão presentes desde a tenra infância. Todos sabem que ela nasceu em uma família de classe média alta e que o pai, um imigrante búlgaro deixou um patrimônio considerável ao morrer. O que poucos sabem é que o pai de Dilma foi também um empreendedor. Sendo assim, ela deveria reconhecer mais do que ninguém a necessidade em se obter lucro em um negócio e não condená-lo ou expropriá-lo como ela fez à base da caneta no setor elétrico. Em vários momentos de sua vida ela comete os mesmos erros várias vezes. A insistência em manter Graça Foster, em reconhecer os erros de seu governo e de Lula, em repetir à exaustão as mentiras da campanha, inclusive internacionalmente, manter uma imagem integra mas viver cercada de pessoas questionáveis, fazer um dossiê dos gastos do cartão corporativo da ex-primeira dama Ruth Cardoso e gastar milhões com o seu, cujas faturas são “secretas”. Em minha busca encontrei um artigo escrito por Augusto Nunes em 01/01/2011 em que ele aborda que em Dilma há várias Dilmas. Engraçado é que o artigo é profético, pois ele cita seis exemplos do pragmatismo de Dilma. Em cinco desses exemplos está a gênese dos problemas que seu governo criou e que agora o país pagará caro para desatar o nó. E ele fecha o artigo com o seguinte tópico: UMA QUESTÃO MORAL- UMA CAMPANHA ERIGIDA SOBRE MENTIRAS. Quatro anos depois…
      O que é certo é que em dois dias Dilma assumirá seu segundo mandato. As oportunidades que ela perdeu para governar pelo exemplo, dirimindo o mal-estar causado pelo “estelionato eleitoral” estão sendo desperdiçadas uma a uma, como a troca pontual da presidência da Petrobrás e a própria manutenção da estrutura ministerial. O único acerto, que foi a nomeação de Joaquim Levy que já tomou pé do tamanho do desastre econômico produzido nos últimos quatro anos, também parece ser certeza de curta permanência no cargo. As intromissões de Mercadante na transição já são notórias e é preciso lembrar que o atual Ministro da Casa Civil tem um histórico gigantesco de trapalhadas. Outra característica de Dilma é a centralização. Dificilmente Levy terá espaço para trabalhar e fazer o que é preciso. Além disso, na metade do caminho será preciso pavimentar o caminho para Lula, que voltará em 2018. Aparentemente, a ressaca da virada do ano nos atormentará por um longo período.
      assad.cilane@gmail.com

    10. Paolo

      E quem disse que os brasileiros pobres e absolutamente ignorantes se importam com o grau de inteligência dos governantes?!!!

    11. nena

      Alguém conhece o currículo escolar da dama? Tipo: em que mês, ano, ciclo, currículo, colégio, faculdade, diploma? Ou vamos ficar só nessa de ouvir falar? Aviso: não vale dossiê ‘preparado’! Como ela mente em tudo, sua ficha escolar não deve sair do padrão. Toda celebridade sempre acha uma professorinha da sua infância para falar dos talentos do aluno hoje célebre. Por que nunca apareceu uma da dilma? foi por vergonha? por conhecer a fera? ou porque ela sempre cabulava as aulas?

    12. MC

      Se me permitem> Ao Ronaldo-10:10h>

      Penso igual, só que sei como ela chegou> é só observar o povo nas ruas. Não sou candidata a nada então não tenho que dizer que o povo brasileiro é uma maravilha. Lugar comum, mas;;; O (des)governo é o reflexo do populacho, uma m….

    13. Elah

      E ainda querem que acreditemos que essa imbeciloide foi reeleita. Nem em Cuba!

    14. Max Antonio

      Augusto, ao encerrar o ano de 2015, estamos assistindo a um verdadeiro filme de terror neste abençoado Brasil. Os espíritos maus (PT) assombram os bons pela incompetência e desfaçatez, a ponto de trucidar os preceitos da ética e da moral.Como merecemos tanta coisa nefasta assim? Ora, temos a culpa, pois se assiste a tudo sem que tenhamos atitude para enfrentar os demônios que assolam e nos jogam para o inferno. UM FELIZ 2015!,pedindo a Deus que nos ajude a enxotar esse partido de espíritos nocivos e cheios de malvadezas.

    15. Lago Gonçalves

      Quanto mais informações sobre o DESGOVERNO LULA/DILMA, mentiras, ingerência, corrupção, cujos resultados dão prejuízos incalculáveis ao país,mais indigesta e inaceitável é a sua reeleição.
      Juiz do TCU que deu entrevista à VEJA, diz claramente que contas foi maqueadas, há um rombo de mais de 2,3 trilhões e que o objetivo era não aprovar as contas de Dilma que foi alertada, assim como Lula, inúmeras vezes sobre irregularidades inclusive da Petrobrás.
      Gente, numa democracia, o judiciário DEVERIA ESTAR ACIMA dos partidos e ideologia, entretanto, o que assistimos é um STF totalmente a serviço do desgoverno petista.
      Basta ouvir comentários de Tófolli, que afirmou que os empresários são mais bandidos que partidos, quando o histórico criminoso do PT é de uma FACÇÃO.
      Aliás, sua atuação no Mensalão já provou que ele é um militonto travestido de juiz e com o comentário acima, já dá para prever que será advogado de defesa do PT inescrupulosamente.
      Ele ainda ´se referiu de forma grosseira àqueles que suspeitam dele porque trabalhou para o DirceuPT antes de ser nomeado juiz\ do STF, embora demonstra despreparo moral e intelectual p/o cargo.
      IMPEACHMENT DE DILMA E CASSAÇÃO AO PT!

    16. Márcia

      MEEEU DEUS!!! Como eu posso merecer “ISSO”?!! Será que o Kardecismo explica O QUÊ eu e – no mínimo – mais 51 milhões de brasileiros fizemos pra ter que BANCAR, SUPORTAR e ASSISTIR a “ISSO”?!! (Só DEEEUS!!!)

    17. esbofeteador

      Não sabe nem fazer conta de 13 – 4, quantos mais ser presidente do board da PTBras. So’ podia dar no que deu. E se não tiver peito de fazer o impeachment contra ela, não há dúvida do destino das contas externas do país nas mãos dessa gerente de araque.

    18. Muda Brasil. Operação Mãos Limpas Já

      que grupo é esse que tomou para si o Estado brasileiro, e paralisou nossas instituições? Porque A impunidade SE IMPÕE COMO LEI PARA BENEFICIAR E PROTEGER A OLIGARQUIA? Porque os sforimento de milhões de brasileiros não comove, não motiva quem deve promover justiça igualitária?
      Quem em 2018, possamos eleger alguém que respeite a nação e enfrente este sistema carcomido, falido, ineficente, caro e que privilegia os mesmos de sempre, há séculos. “http://www.alertatotal.net/2014/12/a-elite-moral-tem-de-se-mexe-na-rede.html

    19. Marquês de Casca Fina

      Dá medo, não dá?
      O Brasil é presidido por um velho, rotundo, picaresco e bêbado, e por sua cria: uma anta obesa de ignorância.
      Não vai dar certo.
      Não tem como dar certo.

    20. ronaldo

      sem comentários. eu que sou de outro planeta não consigo entender como uma coisa dessas pode chegar ao mais alto cargo da república.

    21. Robes Mendes

      Meu Deus!!!
      Isto, “this thing”, é presidente da 7a economia do mundo. Como é que pode? Onde foi que nós erramos?

    22. Alternância no Poder

      Que tal o modesto apartamento de 297 m2 adquirido pelo preço de banana de 3ª categoria família Lula?

    23. Wake up

      PTralhas não seriam aprovados nem para cargo de caixa num supermercado, imaginem se existissem provas para presidente, ministro, deputado…

    24. celia

      Ela segue em frente imaginando que é uma grande oradora. Sem auto-crítica não fica nada constrangida. Que vergonha ter uma “repolhuda” dessas na presidência do Brasil. Tenha certeza, ela é uma psicopata…

    25. CLAUDIUS

      Entendi porque a GovernANTA fez a confusão com números. Foi o gás metano. É alucinógeno.

    26. anonimo veneziando

      Cumpanhêra, pódi pará di bebê!

    27. flavio

      assassinou a nossa lingua portuguesa…agora quem preside não é mais presidente e sim presidenta, quem reside é residenta? se diz paciente ou pacienta? estudante ou estudANTA, adolescenta…sei lá nunca fui bom de portugues…mas acabar com a matematica??? e ainda ser presidente…ops! presidenta? então pra ser presidente do nosso país só precisa ser semi alfabetizado? BTU British thermal unit virou moeda?

    28. ROBERTO

      Será que esta criatura tem cérebro?

    29. JoaoR

      Mais uma vez vou no popular: essa presidANTA é muito burra!!!!!

    30. Tonico

      Acesse o site e veja as fotos do novo ministro da DEFESA(!)no carnaval da Bahia.

      http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/150194-jacques-wagner-novo-ministro-da-defesa-e-as-fotos-de-um-carnaval.html#.VJ64GcFAA

    31. ZEBEDEU

      Acho q os terroristas brazucas dos anos 70 explodiram uma granada roubada perto da cabeca dela e a mulher ficou assim,meio maluca,e foi por isso q o ladrao de 9 dedos escolheu ela,achou q ela era “manobravel”,mas na verdade ela ta se revelando um trem desgovernado-kkkkkkkkk

    32. Carlos Marques

      Comparada com Dilma, Lula é um “gênio da raça”…um Einstein… Por isso ele gosta tanto dela…

    33. Carlos Marques

      Amigo Augusto Nunes, a Dilminha é que nem muitos coleguinhas (jornalistas): achando, equivocadamente, que sabe um pouco sobre tudo, na realidade não sabe nada… sobre coisa nenhuma…

    34. Maria do Carmo

      Esta dona tem tudo para ser internada num manicômio mas, não, gente, ela é Presidente da República! Pode?

    35. CLAUDIUS

      Danou-se: o BACEN meteu as mãos no dinheiro do BVA? Há muito eu suspeito da atuação da Mesa de Operações que não percebeu o ” macaco” que a Pétrubrais estava ou continua fazendo. Só a mesa de câmbio detecta tais falcatruas feita pelos Agentes Consignatários e os seus ratos de portos, os “traiders”.

    36. CLAUDIUS

      Uso o espaço para manifestar as minhas condolências à vitimas e mais um avião da AirAsia.

    37. CLAUDIUS

      Dilma jamais seria aprovada no psicotécnico do DENATRAN.

    38. edson hayashi

      Depois da ditadura militar a Dilma é a pior presidente da república que o Brasil teve, é pior que os 7X1 da seleção de futebol!

    39. Fernando - BH

      Ô desgraça! Vai ser ruim assim lå em Cuba, na Venezuela, no Iraque ou, se não, lá na PQP, coisa do cão!!!

    40. login

      Sabe o que é pior de tudo isso. Ela é nossa presidenta e não adianta culpar os nordestinos não.
      Tem muito safado com nível universitário que vota nesta mulher com essa tamanha inteligência.
      Augusto, feliz ano novo para você e família.

    41. Mairalur

      E a maldita está lá de novo. Total ausência de “balls” dos principais interessados em gritar e provar (material não faltou) de que a eleição foi fraudada.

    42. Paulo cesar marione

      Deveriam inventar uma moeda virtual para os políticos, e pessoas que ocupam cargos de chefia em estatais ou em setores públicos, tipo o bitcoin, pois esses homens públicos não deveriam transitar com moeda corrente, visto que, isso é um perigo para o Tesouro Nacional!

    43. Paulo cesar marione

      Vamos desenvolver uma conjuntura?
      No site da BBC, tem uma reportagem com a seguinte manchete: DE ONDE VEM O DINHEIRO QUE FINANCIA O ESTADO ISLAMICO; errado, o titulo desta manchete! Tem-se que perguntar: de onde vem o dinheiro que financia O TERRORISMO ISLAMICO! E eu respondo: Não são repasses dos governos para financiar o terrorismo em seu próprio país, mas, pode ser repasse de países islâmico que vivem em paz para financiar o terrorismo em outros países islâmico!
      Começou por uma impressão errada do Tio San! No principio, pela sua sede de petróleo, e para aumentar o preço do seu,percebendo, na época, que tinha muito,mas, na verdade, não tinha o suficiente, então, encontrou um pretexto: Israel!
      E com a ajuda dos Judeus, que na prosopopeia da diplomacia, nunca se esmerou!Eles acham, na verdade, que nunca deveria ter pelo menos um diplomata graduado! Mas a culpa não fora dos judeus, na verdade, sempre foram bons homem, e alguns celebres de inteligência inigualável, mas por certo, castrou de alguma forma sua diplomacia! Feito filho mimado!
      Como o homem na lua, fora uma peça pregada por Tio Sam; o encarecimento do petróleo, também!

    44. Juares Giordani

      Não entendo como uma pessoa pública como ela, esteja tão despreparada ….que matemática difícil ….a matemática só funciona bem para os “companheiros da Papuda”…

    45. Augusto Paiva

      (O.o) Esta é a “presidenta” do Brasil.

    46. Cil

      E ainda bem que Geografia não tem ranking.

    47. Cil

      Tá explicado porque somos o 56º entre os 65 países no ranking do ensino de matemática.

    48. […] – VÍDEO: Dilma diz que 13 menos 4 é 7, confunde usina nuclear com furacão e submerge num tsunami [Link] 7 – Juntos há 62 anos, casal morre com quatro horas de diferença nos EUA [Link] 8 – Pai do menino […]

    49. Paulo cesar marione

      Quando se fala em privatizar a Petrobras, os ‘donos’ se irritam e pregam:- a Petrobras é de vocês, de todos os brasileiros! Mas penso que os vermes não têm a intenção de matar seu hospedeiro, só desenvolve nele um efeito colateral. E quem é o verme? A Petrobras? E quem é o hospedeiro? Esse tenho certeza que é a nação!

    50. getsam cleofas nascimento

      Ainda bem que nunca votei nessa imundice.