Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Celso Arnaldo: A mulher de Lula foi a primeira-dama do marido, não da nação

Por: Augusto Nunes

Gostaria de ter incluído no post sobre Marisa Letícia o que escreveu o jornalista Celso Arnaldo Araújo num comentário enviado à coluna. Autor do indispensável Dilmês – O Idioma da Mulher Sapiens (quem ainda não leu não sabe o que está perdendo), Celso Arnaldo mostra em poucas linhas que a mulher de Lula é o avesso de uma Ruth Cardoso. Confira. (AN)

Faltou ressaltar que, em oito anos como primeira-dama, refestelada em palácios, dona Marisa não se envolveu dois minutos em rigorosamente nenhum dos programas de governo tocados pelo marido. Nunca foi vista numa creche, num asilo, num hospital, numa escola, numa área alagada, numa fila de sopa. Nem para fingir.

Nesses oito anos, foi, exclusivamente, a primeira-dama do marido – não da nação. Enxugou seu abundante suor em cerimônias políticas, abusou dos cartões corporativos para dependentes, em troca fechou os olhos para segundas-damas .

É caso único na história da República de total e irremediável ausência de uma primeira-dama, mesmo cenograficamente, nas ações de governo. Perdão, o governo Itamar também não teve primeira-dama – mas por questões de estado civil, não de estado propriamente dito. O mistério de Marisa só Jesus vai sabê.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. jose silva

    Alguém conhece Rosimere Noronha? 1 ou 2.

  2. Aldo Soares

    Já que não sou bambambam no purtuga vou de “Diumeis”.leio sempre aqui no nobre Augusto suas escritas racionais e bem humoradas.Vou comprar o livro.

  3. Therese

    Jequice não é mistério !!!

  4. DulceQC

    E rapidamente providenciou o passaporte italiano para os filhos. Afinal, ela “queria um futuro melhor para eles”.

  5. Caco

    No fim das contas, foi melhor ela ter ficado calada no cantinho do poder. Já imaginou se ela resolve dar uma de Dilma?

  6. FM

    Justamente por ser essa candura de solicitude ela ostenta apropriadamente bem pensado o título de A INÚTIL. Aliás em matéria de mulher, tanto pessoal como funcional as escolhas de Lula, acho que são feitas no WC. Se assim não fosse a nação nunca teria ouvido falar de Marisa, Rose, Dilma, Ideli e outras espécies do gênero. Importante dizer que nessa seleção nada tem haver com beleza feminina pois tem pessoas que não foram premiadas pelo criador no que concerne à beleza mas que são transbordantes de simpatia e que só nos dão alegria manter diálogo, o que não é o caso dos quatro trombones citados pois são completamente desafinadas no quesito simpatia.

  7. Salvador

    Em compensação inspecionava apartamentos e outras aquisições da famiglia Lula da Silva Corleone.

  8. Charles A.

    Sempre que vejo lulla ou um dos Ronaldinhos de sua prole,lembro do Fred Flintstone. Bem,o Fred é simpático e não rouba ninguém,ao contrário dos gordos em questão.Estou falando da obtusidade,da obesidade e,principalmente, da pré-história em que se encontram os elementos da famiglia lulladasçiuva e seus puxa-sacos.

  9. Charles A.

    Conforme li abaixo, caso seja dado à Sra Marisa o direito de ficar calada,ela dará o melhor de si.

  10. Jpira

    A Nunes,

    Será que dona Marisa foi a primeira-dama do Lula?
    Ou,
    A Rose seria a titular enquanto Marisa ficava no banco-reserva.

  11. Luiz

    D.Marisa, a inútil.

  12. Edyandrade

    Excelente texto , foi o retrato fiel da era lulla.

  13. tadeu

    Prezado Augusto; papagaio de pirata virar primeira-dama é só em delírio alcoólico do brahma.

  14. MVC

    Nem poderia aparecer como “prima”, pois se a cerimonia durasse mais que 20 minutos ela poderia começar a zurrar e escoicear, tamanha a cultura que nela abunda…..

  15. Alcyr de Igarapava-sp

    Prezado doutor Augusto Nunes,
    Pois, eu só acredito vendo, a mulher do Lula deponto diante de um delegado, certamente já deve te algum Ministro da “Suprema Corte”, prontinho para dar a ela o direito de ficar em silêncio, vamos apostar R$ 0,10?

  16. Pow

    Nos deu duas primeira damas e a mulher sapiens

  17. Justice

    Pensei que “SÓ PRA CONTRARIAR” fosse um grupo de samba, mas pode ser também, sintoma de estress ou vítima de dengue com chincagunya. Um delírio só!

  18. Mariana

    Um antigo costureiro famoso, referia-se a ela como um “poste”. Isto porque, não saia do lugar. Nunca conseguiu chegar nem um pouco, da Raissa Gorbachev. Apesar da pouca estatura, gosta de fazer pose nos “retratos”, como uma miss dos anos 50. Mas, agora, a situação é outra. Está envolvida em confusão. Terá que abrir a boca, custa o que custar, para justificar as “maracutaias”, que teve a sua participação. Não vai ser fácil. Roer o osso é difícil, principalmente quando só se saboreou “file minhon”.

  19. nena

    Em compensação, Augusto e Celso Arnaldo, nunca vimos uma mulher de presidente tão obsessivamente preocupada com o futuro dos filhos: passaporte diplomático, cidadania italiana, orações em Jerusalém, conversa em Buckimham, patrocínio nos negócios, o orgulho de família e a educação primorosa passada, genética e didaticamente, aos príncipes herdeiros. Nem os luízes de França ou os czares da Rússia puxaram tanto aos seus como os rebentos talentosos da extremosa mãe e exemplar pai de São Bernardo.

  20. Amilcar

    Gostei muito do comentário, mas ficaria mais completo se incluísse a segunda dama, a Rosemary Noronha, esta sim,
    participava da vida presidencial, acompanhando Lula em
    suas viagens e momentos de aflição.

  21. Luis Carlos

    Talvez o silencio dela como primeira dama tivesse um motivo. A tal amiga do ex presidente

  22. Oliver

    SÓ PRA CONTRARIAR
    Saudoso de encontrar vida inteligente por aqui, saúdo o excelente comentário do Dilmólogo Celso Arnaldo. Veja bem: não me refiro aos brilhantes artigos do nosso mestre Augusto Nunes – Paranauê Paraná – muito menos à densidade de jornalistas como o Guzzo, o historiador Marco Antonio Villa, Sardenberg, entre outros, muito menos aos colegas de infância Tina Boots e Rey-BH, cujos textos sempre valem a lida. Refiro-me aos mesmos de sempre e suas claques animadas. São sempre eles e seus séquitos de prosélitos, os encrenqueiros de plantão a justificar o prêmio de “Melhor Carcará da Semana”, interpretado por ninguém menos que a própria bruxa de bleargh em pouca carne e muito osso, como convém a uma bruxa velha qualquer, esquecida em seus mantras e cantorias. Evidente que sei em que calos piso, ao quebrar todos os dias um LP bonachão – e bolachudo – daquela Mercedez que eu não compraria nem amarrado. O dono do sebo já me conhece; meu trabalho profilático de evitar que novas gerações de idiotas sejam lavados cerebralmente com as “desgraças a la vida” entoadas por essa gente rumbeira deveria ser reconhecido pela Unesco. Esqueci que lá também é um antro. Não importa. Saúdo meu amigo de teclas e Borbas por estar de novo entre os condôminos deste ilustre espaço de contendas. É espantoso como certas divindades cultuadas aqui no Brasil são cercadas de gente que formam uma torcida organizada em volta do mito, impedindo que a verdade venha à tona e mostre finalmente sua cara parva. Essa primeira-mocreia não nos deixa mentir. Entrou muda e saiu calada do governo porque não lhe interessa o país em que vive. Pelo contrário. Mandaria instalar elevadores privativos até no banheiro, para levantar seu ego sem fazer força. Esse mudinhos são os piores tipos, assim como flatulência que não faz barulho. Você é surpreendido pelo cheiro e não tem tempo de esboçar reação alguma de desaprovação, por não ter sido avisado do perigo iminente. Melhor ouvir o estampido antes, por mais que isso pareça indecoroso. Assim caminhamos nessa república, meus caros. Somos surpreendidos por essas desgraças que são eleitas sabe-se lá em que conluio e que nos governam, plantando seus tomates por todo o jardim do Eden. Fazendo cara de paisagem, enquanto o marido ficava plantando a mandioca no vaso da secretária. Em qualquer lugar decente, um presidente que fosse flagrado mandando levar um bode para dentro dos aposentos presidenciais seria imediatamente interditado pela vigilância sanitária. Aqui não. Aqui o cara se esbalda com a nossa grana e ainda ganha um pedalinho em formato de ganso, do bando de amigos que querem no fazer de patos. Este país é uma piada de mau gosto que já vem rida. Melhor não contrariar.

  23. xi

    Já tinha ouvido sobre o convênio militar que o Min. da Defesa estava fazendo com os árabes, agora vejam este novo em comentário da internet:

    “Aldo Rebelo declarou que há confiança mútua e que isso permitiria mais avanços no relacionamento. Disse que a RÚSSIA poderia conhecer mais detalhadamente o território brasileiro. Ele fez um convite para que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, venha ao nosso país, conheça organizações militares e visite a região Amazônica.
    “Brasil e RÚSSIA devem aumentar INTERCÂMBIO MILITAR.
    “Existe pontos de interesse e coincidências entre os dois países”
    O EMBAIXADOR russo se reuniu na quinta-feira passada com o Ministro da DEFESA
    Aldo Rebelo. A nota divulgada pelo Ministério da Defesa sobre a visita do embaixador Sergey Pogóssovitch Akopov diz que existem vários pontos de interesses e coincidências entre os dois países” (Sulista)
    “Há um projeto de poder socialista em curso em toda América Latina…
    Ou será que as viagens de Rui Falcão à Venezuela foram apenas para fazer turismo?
    Ou será que a presença do ministro da Justiça Eduardo Cardoso nas reuniões do foro de S. Paulo são apenas para bater palmas para o regime cubano?
    Ou será que os militares desconhecem as visitas (não oficiais) de um certo ministro bolivariano aos acampamentos do MST no interior de SP? (Maia)
    É claro que a sociedade civil e os militares sabem de tudo isso e mais um pouco.
    “já ouviu falar de PCC, MST CV, FARC?
    SMARTMARTIC? Impossibilidade de recontagem de votos? Apuração a portas fechadas?”

  24. Gilberto

    Hoje a coluna de Monica Bergamo publicou que Lula reclama de estar sendo golpeado”abaixo da linha da cintura”.Se for na altura da cueca não tem problema pois os petistas sempre as usam recheadas de dolares!!!E a mulher dele quando viu as fotos do Ibirapuera publicadas na mesma coluna pensou que fosse um sitio e cutucando Lula falou:”Esse que é bão!”

  25. xi

    Vocês já ouviram falar? No final, nós – contribuintes- que estamos pagando! PT não quer fazer corte de despesas, só aumento de tributos.
    http://www.telesurtv.net/country/brasil/
    https://pt.wikipedia.org/wiki/TeleSUR
    https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Brasil
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_Brasil_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o

  26. mirian

    Abusou das regalias, usou as melhores roupas e fez a melhor plástica facial com botox e tudo. Ah, decorou o planalto de estrelas do PT. Só isto esta ex-primeira dama fez.

  27. ps

    Mas a primeira dama não era a rose?

  28. ARARENSE

    O brahma disse: “É certo que cometemos erros e quem comete erros paga pelos erros que cometeu”. Dá um DÓZINHO DELE…

  29. cristina

    Ela, como toda recalcada que se preze ,estava ocupada em botocar a fuça toda!!!!Além é claro de saber que o único interesse do marido era ENRICAR às custas do NOSSO dinheiro,e sem fazer o mínimo de força! Alguém realente achava que essa coisa iria se bater em favor dos pobres?????Essa daí quer DISTÂNCIA de qualquer coisa que lembre o seu passado e o seu destino,caso o bebum não fosse o IXPERTO que sempre foi!!GENTALHA GENTALHA GENTALHA!!!!!!!

  30. xi

    “Tribunais superiores aparelhados pelo petismo (que julgam pelo partido afrontando impedimento legal), Ministério Público com órgãos superiores aparelhados pelo petismo, OAB e demais entes paraestatais aparelhados pelo petismo, parlamento majoritariamente comprado pelo petismo. Imprensa comprada pelo petismo.. covardia de quem enxerga tudo isso, mas tem medo de acreditar no que vê.” (Tony)
    Em debates entre políticos, especialmente na TV. “Pena que não foram discutidos assuntos relevantes, como a desindustrialização do país, o aparelhamento estatal, a desvalorização da meritocracia, a destruição da família tradicional, a amizade com países comunistas, etc e tal.” ( Pedro)

  31. Hugo Brasil

    Vale lembrar que até a mulher do Collor se envolveu com programas sociais. As cestas básicas em Alagoas. Tá certo que foi para facilitar que o irmão dela roubasse. Mas participou.

  32. Elizabeth Buzanelli

    Obrigado pelas observações e críticas, querida Elizabeth. Mas disse o que penso. Ressalvei o tempo todo que a coisa é séria. Mas a desinformação começa a espalhar um tipo de pânico injustificado. Abraços afetuosos.

  33. claudia

    A orimeira dama é também cumplice e réu dos atos de barbárie cometidos pelo marido.Não é possível que ela não soubesse a origem dos recursos para tanta ostentação sòmente com salários do presidente. Aliás, digo mais, o senhor Lula foi um péssimo pai, péssimo marido, péssimo operário, péssimo servidor público, péssimo sindicalista. Ele quebrou a essência e o caráter do ser humano dentro e fora da familia.

  34. Casada

    ela casou com o Lula, por opção, esperar algo de util é ser ingenuo.

  35. luis

    Caro Augusto, essa dona beiçola devia cuidar dos seus sempre ensinando a não roubar, mentir, principalmente ao seu marido molusco para não dar exemplo aos filhotes.

  36. olavo

    Alguem ainda acredita no PT? alguem ainda acredita no Lula? alguem ainda acredita na Marisa? alguem ainda acredita nos deputados do PT? alguem ainda acredita no bando vermelho que ameaça atacar os verde amarelos? alguem ainda acredita no Rui Falcão? alguem ainda acredita no PCdoB? alguem ainda acredita no PSol? alguem ainda acredita no PMDB? alguem ainda acredita no PP? À excessão de pouquissimos politicos honestos, só um louco varrido para acreditar nesse bando!

  37. Milton Ribeiro

    Como noticiou alguns jornais na época, ela bebia e fumava muito em noitadas em boates de São Paulo, chegando até a desembolsar R$ 3.200,00 por noite. Era a farra do dinheiro fácil do contribuinte que até aos dias de hoje é vergonhosamente surrupiado por este governo criminoso e corrupto. Acredito que as nossas autoridades, agora, saiba dar um basta em tudo isto, e dar uma resposta a população ansiosa por justiça.

  38. Ednardo Santos

    E ainda tinha duas primeiras damas. Esqueceu a Rosemary?

  39. contra corrupção

    Alguém ainda não apoiou?
    AINDA FALTA 129.833 MIL ASSINATURAS
    http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas

  40. Darazoom

    Tenho cá uma dúvida: se a dona Marisa primeira e não-única – conhecida também como a cegueta ou pitosga – fosse realmente a primeira-dama da nação, seria ela uma mulher pública?

  41. Anonyma

    Verdade não tinha nenhuma empatia com o povo/ a família Lula é o tipo de plebe metida a besta chegam ao poder e acham que são superiores a própria classe da qual pertenciam menosprezando-as/ querem ser o que não são/ não há mesmo comparação desta senhora com a saudosa ex primeira dama Ruth Cardoso em tudo.

  42. Rose

    Injustiça! Ela foi vista várias vezes em clínicas. As inúmeras plásticas comprovam.

  43. ITAMAR NA FLORESTA AMAZÔNICA !

    Atento Augusto,

    Itamar Franco não dos deu a honra de ter uma primeira dama mas, nos brindou com uma foto da floresta amazônica em pleno desfile de carnaval!
    #INESQUECÍVEL !
    Ahhh bons tempos do Plano Real, onde o pt não tinha colocado sua garras satânicas no patrimônio do estado!
    A EX do EX PR, o bebê de Rose Mary, não consegue colocar as mãos no dinheiro desviado? QUÁ QUÁ QUÁ !
    A Justiça funciona ?

  44. MADONA MIA !

    Esplêndido Augusto,

    Pode explicar para esse ignorante que vos escreve, que história foi aquela de cidadania italiana ?
    A cidadania brasileira virou um artigo de terceira classe? ops, de terceiro mundo?

  45. silva

    “O grande legado de Lula:
    – país dividido e impossibilidade de discussão política com petistas (fanatismo e lavagem cerebral);
    – economia em colapso;
    – desemprego; maior escândalo de corrupção do Brasil, quiçá do mundo em números brutos;
    – devassa das estatais;
    – elefantes brancos da Copa e Olimpíadas;
    – dengue, chikungunya e zika;
    – imigração desenfreada de haitianos;
    – MAV;
    – empresas “campeãs” entubadas no BNDES;
    – desvalorização do real;
    – total bagunça nas contas públicas;
    – obras faraônicas que não terminaram e talvez nunca terminem (PACs);
    – Dilma Roussef.”
    “Lula nadou nos bons ventos colhidos pelo real e um mundo próspero. Mas uma fazenda produtiva precisa de constante planejamento e evolução. Atacou e secou os poucos pomares, distribuindo um pirulito que se desfez. Vendendo ilusões, e destruindo instituições. Se julgava inatacável. Hiper poderoso. Cairá pela lei, até porque não há oposição no país. Há posição pessoal. O mais sórdido exemplo é o tom rosáceo de Alkimin em SP. Na prefeitura então, se não surgir um NOVO, estamos fadados ao mesmo e mais sujeira e descaso. A que ponto chegamos. Até Maluf hoje, seria boa notícia.”(Rogério Gonçalves)

  46. Caio Lima

    Viixeee… Agora a minha mente se enrolou toda (igual às discurseiras da Dilma): Quem eram, afinal, a PRIMEIRA e a SEGUNDA DAMAS, respectivamente? Rosemary Noronha ou Marisa Letícia? Se perguntarmos ao Lula, ele com toda certeza dirá que “num sei de nada, cumpanhêru”!!!

  47. olavo

    Mais uma diferença gritante entre o Lula e o FHC, cuja esposa coordenava ações sociais. Nunca se viu antes neste pais, um ex-presidente que não sabia de nada, não viu nada e não percebeu nada, nem as reformas em seu apartamento nem as reformas do sitio, nem as roubalheiras na petrobras. Enfim, um falastrão rosnador que só sabe ameaçar o povo verde amarelo com sua troupe vermelha. Vão cair por terra nas proximas eleições, junto com os aloprados do PMDB, do PP, do PCdoB, do PSol.

  48. Marcos-Marília/SP.

    Não esquecendo que em janeiro de 2003 ela, Marisa, e seus filhos foram convidados ilustres na SP Fashion Week, primeiro grande evento “social” dos socialistas.
    Não esquecendo que a única primeira dama de caráter pós revolução que tivemos, Ruth Cardoso, foi a única que levou uns sopapos de estudantes num evento no Rio de Janeiro, eu queria estar presente nesse local e quebrar a cara deles.
    Não esquecendo que a rainha dos dossiês, uma das mulheres mais, um monte de adjetivos, inventou o lance dos cartões corporativos para sujar o nome de Ruth Cardoso e hoje é a pior presidente do “nuncantesnahistóriadessepaís” já conseguiu produzir e jogar garganta a dentro.
    E a Marisa nesse tempo todo?
    Gastando nosso dinheiro.

  49. Hagar&Helga

    Marisa é uma batia espertalhona, só pensa na sua própria cara e no que pode usufruir com o registro civil. O resto, inclusive as roses noronhas, pouco importa para ela. Bem petista.

  50. Ronaldo Braga

    Explicações, explicações e mais explicações, exatamente explicações e nada mais. Vivemos um tempo em que os poderes constituídos eleitoralmente, perderam a credibilidade e a confiança dos eleitores isentos, agora só os acompanham aqueles eleitores que são mais que eleitores, são antes dependentes dos esquemas espúrios que deram origem à perda de confiança e tornaram as explicações rotinas.
    Assim temos um presidente da câmara, encalacrado com denuncias que são mais que sérias, claro que, se ele fosse aliado do governo de forma incondicional, estaria mais tranquilo, mas seus crimes são indefensáveis, temos o presidente do senado, envolvido de forma recorrente em vários crimes, que ele, por gozar do apreço do procurador geral da república e do PT, consegue ir se reelegendo presidente do senado de forma eterna, e seus processos são sempre colocados por baixo de outros e o tempo passa e ele, um investigado, se mantém livre das implicações das penas, somente por apoiar o governo federal, temos ainda a presidente do país, que, além de mentir de forma descarada, para se reeleger, enganando eleitores, alterando números de forma criminosa, ou seja pedalando, maquiando contas, vem também se mantendo no poder por obra de um STF de joelhos, que come na mão do executivo e mente ao ler a constituição, para ajudar a Dilma se manter no poder, e também por um congresso formado por gente que sempre prefere pegar uma parte do suor do povo dividido pelo PT, que vendeu a honra e a força do povo brasileiro em troca de muitos milhões e um poder para sempre, temos por fim, ou mais um outro inicio, o tal do Lula, figura carismática, em um sentido mais negativo do que se pode imaginar, que nem mesmo explicações pode dar, pois quando tenta, através de algum calça molhada, como o Gilberto Carvalho ou o Wagner, suas explicações se tornam mais condenações que salvaguardas ao Lula, ou seja, ao Lula só resta o silêncio e ou pedir respeito ao seu passado, que se realmente conhecido o tornará uma figura tão detestável, que ele nem poderá sair de sua casa em paz, pois dorme na consciência morta de Lula, o ataque às viúvas do sindicato em funerais, dorme na consciência morta do Lula, o Celso Daniel, o Toninho do Pt, o mensalão, o petrolão, o acordo, desconhecido com Sarney, com o Collor, com o Renan e com tantos outros, assim como dorme, na consciência morta do Lula, o seu emprego de garoto propaganda das empreiteiras, que sempre foram acusadas pela esquerda, antes do PT chegar ao poder, de sinônimos de corrupção na história recente e velha da nossa república, assim como dorme na consciência morta do Lula, segundo um delegado que publicou um livro QUE até hoje não foi refutado pelo LULA, a sua trajetória de espião da ditadura MILITAR que o fez ganhar o apelido de o BARBA.
    A consciência morta de Lula e de esquerdistas em geral, sofre de uma morte seletiva, pois quando se trata de crimes praticados por outros, eles são sempre bons em se tornarem defensores da justiça.
    Então caro brasileiro, o Lula, e o PT e as esquerdas, não sofrem um processo de queda,. eles sempre foram isso, apenas o dinheiro dos outros acabou e então tudo ficou as claras, pois eles não são capazes de construir nada, são bons em tomar aquilo que terceiros com suor e garra fez e construiu.
    O Brasil vive um bom momento, pois tudo que não presta foi colocado na mesa como aquilo que não presta, resta ao povo saber escolher, entre o que comprovadamente não presta ou ouvir as difamações dos esquerdistas, que querem continuar mamando nas riquezas alheias. Faça a sua escolha.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com.br
    Ronaldo Braga