Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • A ressentida e a vigarista

    Por: Augusto Nunes

    Rose - Miriam 2

    “Não quero morrer amanhã e tudo isso ficar na tumba, eu quero falar e fechar a página”, disse Mirian Dutra para justificar a punhalada desferida nas costas de Fernando Henrique Cardoso, com quem teve um caso amoroso quando trabalhava na TV Globo em Brasília e o ex-presidente era ainda senador. O romance durou seis anos. Durou quase 30 o silêncio quebrado nesta semana por duas entrevistas. O pote até aqui de mágoa, esse vai durar para sempre, avisa o caótico desfile de denúncias contraditórias, acusações explícitas ou insinuadas, fatos e fantasias irrompendo de braços dados, cobranças indevidas e cachos de queixumes. Tudo somado, está claro que Mirian Dutra é uma prisioneira do ressentimento.

    Não há cura para esse oitavo pecado capital. Primo da ira, do orgulho e da cobiça, o ressentimento costuma ser equivocadamente confundido com a inveja, da qual é irmão. As diferenças superam as semelhanças. Invejar, por exemplo, pode ser intransitivo; a inveja frequentemente dispensa objetos diretos. Ressentir (que segundo os dicionários significa “sentir novamente”) é verbo necessariamente transitivo. É sempre conjugado contra alguém, alguma coisa, alguma entidade. No caso de Mirian Dutra, os alvos do ressentimento são FHC, que responsabiliza por não ser feliz, e a TV Globo, que obstruiu os caminhos que a levariam ao sucesso profissional.

    “A memória do ressentido é uma digestão que não termina”, constatou o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O ressentido pensa todo o tempo no ajuste de contas. E invariavelmente acredita que sua infelicidade resultou de erros cometidos por outros. A mulher ressentida precisa acreditar que seu único erro foi amar demais. Aos 55 anos, segue enxergando no espelho uma jovem ingênua apaixonada pelo sedutor desalmado que, depois de induzi-la a dois abortos, tratou de afastá-la do país quando o filho Tomás nasceu, para manter em segredo um pecado que, descoberto, colocaria em risco o projeto presidencial acalentado desde criancinha. Com a cumplicidade da Globo, que ampliou a sequência de erros com a decisão de não renovar o contrato vencido em novembro.

    As estações do calvário impostas pela emissora de TV são de espantar o mais cruel legionário romano. Redesenhada pela memória de uma ressentida juramentada, a vida mansa em capitais europeias virou desterro, o expediente curto ficou com cara de menoscabo e o salário de milhares de dólares tornou-se um quase nada se comparado ao tamanho do talento sufocado. “Sou a última exilada”, comunicou a desterrada de araque. Haja conversa fiada. Até o gramado do Congresso sabia da relação extraconjugal entre o senador e a jornalista. Em 1994, Ruth Cardoso foi informada pelo próprio marido do que ocorrera. E Mirian reiterou anos a fio que um biólogo era o pai do menino que FHC sempre tratou como filho.

    Além das quantias em dinheiro com que foi contemplado desde o dia do parto, o fruto do romance malogrado ganhou do ex-presidente um apartamento avaliado em 200 mil euros. Em 2009, Fernando Henrique assumiu publicamente a paternidade de Tomás. Meses depois, dois exames de DNA atestaram que o pai biológico era outro. Amparado nos laços afetivos, FHC não mudou de ideia. “Ele sempre será meu filho”, explicou. Mirian contestou a autenticidade dos exames, afirmou que a admissão de paternidade nunca foi oficializada, culpou FHC pela fragilidade dos vínculos que unem Tomás à mãe e acusou o objeto do ressentimento de ter forjado contratos com uma empresa com braços no exterior para consumar as remessas de dinheiro.

    “Mas os recursos sempre saíram da renda dele”, ressalvou. Foi o que ressaltou o ex-presidente na nota divulgada no mesmo dia da entrevista publicada pela Folha. Com a elegância possível, a vítima do acesso de cólera dissipou as zonas de sombra produzidas pela entrevistada, rebateu as acusações, declarou-se pronto para outros testes de DNA e deixou claro que, por mais constrangedoras que tenham sido as declarações, não tem motivos para preocupar-se com o que diz a ex-namorada. De novo, FHC fez o contrário do que Lula faz. Mas o PT reagiu à providencial reaparição de Mirian Dutra com a euforia dos colonos de velhos faroestes que, entrincheirados no círculo de carroções atacados por índios, ouvem o clarim que anuncia a chegada da cavalaria americana.

    Apavorados com as evidências de que as bandalheiras no sítio em Atibaia e no triplex do Guarujá anteciparam a morte política de Lula, alguns devotos da seita agonizante se empoleiraram na manifestação de ódio da ex-amante sem esperança para convencer o país de que nada do que o chefe fez é mais grave do que FHC foi acusado de fazer. Como no PT não há limites para o cinismo, nem para o ridículo, querem que o ex-presidente seja investigado pela Operação Lava Jato. Se houver algo a apurar sobre Fernando Henrique, que venham as investigações. Mas que sigam adiante, e em ritmo menos exasperante, os inquéritos e processos que cuidam dos crimes cometidos por Lula e sua amante Rosemary Noronha. O Brasil decente exige que seja concluído o que a Operação Porto Seguro começou em 23 de novembro de 2012.

    Faz três anos e três meses que o país que presta aguarda o desfecho do escândalo em que o chefe supremo se meteu ao lado de Rose ─ e a punição dos delinquentes que embolsaram milhões de reais com o tráfico de influência e o comércio de pareceres pilantras. Faz três anos e três meses que os que cumprem as leis são afrontados pela mudez malandra do farsante que promoveu uma gatuna de quinta categoria a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo. Faz três anos e três meses que o Estado Democrático de Direito é desafiado pelo poço de arrogância que nunca deu um pio sobre a chanchada pornopolítica que estrelou em dupla com a Segunda Dama.

    Abalroado pela divulgação parcial das patifarias desvendadas pela Operação Porto Seguro, o reizinho enfim destronado reprisou o ritual a que obedece quando pilhado em encrencas de bom tamanho: emudeceu, evadiu-se da cena do crime e foi para o exterior esperar que a poeira baixasse. Três semanas depois, recuperou a voz para dizer que nada tinha a dizer sobre “assuntos íntimos”. De lá para cá, não recitou uma única e escassa palavra aproveitável sobre o caso de polícia que apresentou ao país, além da Primeiríssima Amiga, os bebês de Rosemary.

    Foi o primeiro escândalo que Lula não pôde terceirizar. Não houve intermediários entre os parceiros de alcova. Não há bodes expiatórios a mobilizar. É compreensível (e intolerável) que fuja como o diabo da cruz de pelo menos 20 perguntas sem resposta:

    1. Onde e quando conheceu Rosemary Noronha?

    2. Como qualifica a relação que manteve com Rose durante pelo menos 12 anos?

    3. Por que escolheu uma mulher sem experiência administrativa para chefiar o gabinete presidencial em São Paulo?

    4. Por que pediu a Dilma Rousseff que mantivesse Rose no cargo?

    5. Por que Rose foi incluída na comitiva presidencial em mais de 20 viagens internacionais?

    6. Por que Rose usava passaporte diplomático?

    7. Por que o nome de Rosemary Noronha nunca apareceu nas listas oficiais de passageiros do avião presidencial divulgadas pelo Diário Oficial da União?

    8.  Todo avião utilizado por autoridades em missão oficial é considerado Unidade Militar. Os militares que tripulavam a aeronave sabiam que havia uma clandestina a bordo?

    9. Por que Marisa Letícia e Rose nunca foram incluídas numa mesma comitiva?

    10. Quais eram as tarefas confiadas a Rose durante as viagens?

    11. Como foram pagas e justificadas as despesas de uma passageira que oficialmente não existia?

    12. Por que nomeou a pedido de Rose os irmãos Paulo e Rubens Vieira para cargos de direção em agências reguladoras? Conhecia os nomeados?

    13. Por que Rose tinha direito ao uso de cartão corporativo da Presidência ?

    14. Por que foram mantidos em sigilo os pagamentos feitos por Rose com o cartão corporativo ?

    15. Como se comunicava com Rose? Por telefone? Por e-mail?

    16. Sabia das reuniões promovidas por Rose no escritório da presidência? Depois das reuniões, era informado sobre o que fora decidido pelos integrantes da quadrilha?

    17. Por que os honorários dos advogados de Rose são pagos por Instituto Lula?

    18. Encontrou-se com Rose nos últimos 3 anos e 3 meses?

    19. Nunca soube de nada?

    20. O que foi que disse em casa?

    Sem medo da sordidez do PT, FHC replicou imediatamente ao que disse a ex-amante ressentida. Favorecido pela tibieza da oposição oficial, Lula jamais comentou o que fez a concubina vigarista.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Alex

      O impeachment de Dilma e prisão de Lula não vão resolver nada se continua se protegendo políticos do PSDB que também não se portam adequadamente.
      Infelizmente o que eu vejo é Dilma sendo impedida, Temer assumindo, e o congresso passando uma série de leis que vão dar anistia a todos esses políticos corruptos e garantir que o ministério público JAMAIS POSSA INVESTIGAR POLÍTICOS NOVAMENTE.

    2. afonso

      O Fernando Vargas disse tudo aí embaixo. A ressentida Mírian certamente foi devidamente municiada para sair jogando “m… no ventilador”. Situações completamente distintas, mas que o PT transforma em coisa iguais, porque lhe convém.

    3. Fernando Vargas

      Prezado Augusto
      Não seria mais provável que, embora provavelmente possa haver certo ressentimento, alguém interessado em “embaralhar” a situação para desviar o foco sobre a insuportavelmente desconfortável situação do ex-presidente Lula, tenha oferecido algum “ACARAJÉ” para a ex-amante do ex-presidente FHC “abrir o bico” e remexer em um episódio passado, que, mesmo reprovável, nem de longe se assemelha às bandalheiras, para dizer o mínimo, feitas pelo seu sucessor?
      Abraço e Saudações Democróticas

    4. Meia Verdade

      Eu queria nesse quadro mais uma……” A DAMA DO CHICLETE”, o trio seria perfeito.

    5. Carlos Oswaldo Bevilacqua

      “Nunca houve na história desse País” uma credulidade tão forte a uma farsa perpetrada e ainda hoje repisada por quem conseguiu se reeleger presidente e que ainda almeja a presidência em 2018, apesar de ter solapado o erário público com financiamentos trilhardários do BNDES destinados ao exterior para realização de grandes obras públicas que deveriam e poderiam ser feitas no Brasil. Afinal, as hidrelétricas, aeroportos, portos, estradas, gasodutos, arquedutos, barragens, pontes, siderúrgicas, se aqui o fossem, certamente resultariam num grande efeito multiplicador de trabalho e emprego benéfico aos brasileiros e ao País e quiça não estaríamos todos sofrendo a crise que atualmente assola o Brasil.A mídia não repisou essas prodigalidades e improbidades com o dinheiro do povo, geralmente acompanhadas de altas propinas com as mesmas empreiteiras investigadas pela PF (na “lava jato” etc.) e processadas pelo MPF.

    6. Anticorrupto

      O país vai comemorar o ano todo quando o bandido Lulla for para a cadeia.

    7. mara

      Ora..ora… ora, o Molusco não sabe de nada disso, nem sequer conhece essa senhora, vcs tem cada uma. Parem por favor de mentir sobre a pessoa mais honesta e mais pura da historia desse pais.

    8. Rubens Dutra

      No caso do FHC entendo como vingança de mulher mal amada. No caso do Lula-rápio e mal caratismo mesmo.

    9. Honneur

      Sugiro a leitura de “O Velho da Horta”, que Gil Vicente escreveu por volta de 1.500. A sátira era usada com maestria pelo mestre português, para ridicularizar usos e costumes da sociedade da época…

    10. Marcos F

      O Inferno desconhece a maldade da mulher rejeitada.
      Rôse sumiu? Cadê ela?

    11. MArcos Guimarães Noronha

      Rezo para que chegue logo o dia em que Sergio Moro faça estas 20 perguntas ao Lula. Seria uma ótima investigação paralela!

    12. Valentina de Botas

      Diagnóstico impecável, Valentina. Essa virou viúva sem ter consumado o casamento. Vai acabar candidata a deputada estadual. Talvez consiga emplacar uma suplência. Um beijo

    13. jose manoel de souza

      Perfeito texto quem nao entender e porque nao frequentou escola. parabens pelo texto

    14. Salomao

      Texto primoroso digno de concorrer a um premio.
      Pena que a maioria dos petistas sejam, como o nine, analfabetos e não tem a capacidade de compreende-lo. Aliás eles só sabem roubar e mentir.

    15. Cida

      Claro como a água límpida e transparente.
      Texto espetacular1
      Obriga e Parabéns.

    16. roberto andrea maffessoni

      Porque quando se fala em PETROLÃO, nunca se cita como responsavel direta a presidente do conselho por 8 anos (dilma roussef), se S/A é gerida pelo conselho. ? BLINDAGEM ou COMPROMETIMENTO.

    17. Basta olhar a cara dessas duas, que se vê: são iguais

      Nesta mesma página há uma foto da senhora Ruth Cardoso,
      basta uma olhadinha rápida, e a gente sente logo o nível da ressentida e da vigarista. São tão feias por dentro e por fora, que quando forem mais velhas, não vão suportar se olhar no espelho. Além do mais, vão se envergonhar de suas biografias.
      Já a dona Ruth, o país inteiro se orgulha dela, mesmo não estando mais aqui, nesta terra, onde o Brasil agoniza nas mãos dessa quadrilha. Até quando, meu Deus?

    18. mirane duarte de bollini

      Augusto Nunes,parabens
      seu texto é espetacular
      muito bem distribuido dentro do assunto
      RESSENTIDA OU VIGARISTA
      uma mulher ressentida,desprezada,é capaz de tudo pra denegrir,e vingar do seu suposto algoz.
      quanto a VIGARISTA,as duas o são..

    19. Lobinho

      Mas que mulherada feia, hein? Que mau gosto desses ex-presidentes!

    20. Givando Arraes.'.

      A diferença entre um HOMEM e um CRÁPULA fica evidente, numa situação dessas. Não defendo o adultério de FHC, nem do molusco, mas quem fez caca, tem que arcar com as conseqüências.

    21. F Martins

      Sr Nunes:

      Embora fiquem evidentes as várias intenções oculltas desse “desabafo” da Dna Mirian 2ª, seria importante que FHC provasse, com a documentação que tem, tanto o envio de dinheiro para ella como a doação do dinheiro para o ap em Barcelona.
      E mostrar, então, que o tal contrato da Brasif era, na verdade, uma ajuda dada por um parente, e não pelo ex-presidente!
      Agora, quem seria o tal biólogo que ella admitiu ser o pai biológico do garoto?

    22. Tiago

      A ressentida e a vigarista… tá difícil saber quem é quem.

    23. HOMERO VIANNA JR.

      Excelente. Mas faltou a pergunta sobre os 25 milhões de euros levados pela moça para o Banco Espírito Santo, o que nunca foi objeto de desmentido. Muito menos de processo contra Garotinho, o autor da denúncia.

    24. rere

      Perfeita sua colocação sobre as mulheres das fotos : Uma é a recalcada que proclama solenemente ser vítima desse mundo mau. A outra é uma tremenda sacripanta que se aproveitou das necessidades virís de Lula e usufruiu o que pôde de sua posição. A muda Mariza Letícia engoliu tudo em nome sabe-se lá do que. A única realmente digna e que deixou saudosa lembrança foi a Riuh Cardoso.

    25. alfredo cardoso neto

      Na minha concepção para entendimentos maiores, faltou a 21ª pergunta!! Na epoca do desfecho, foi vinculado na imprensa que em viagem a Portugal, houve necessidade da Rose, solicitar um carro forte de um Banco, para transporte de uma carga, como era uma comitiva presidencial, nada foi publicado. Queremos saber o que continha esta carga: cachaça para a viagem, algum mimi muito precioso e valioso,”montanhas de notas de reais ou dolares ou euros??
      Deixo aqui meus parabens pela prazeirosa leitura de seu comentario.

    26. ivan

      Augusto !!!!! Por favor insista nessas 20 perguntas . Insista !!!!!! Faça isso em nome de sua biografia que já é soberba . Insista meu caro porque isso vai tortura-los . Ele e os demais não tem resposta para nenhuma das 20 . Obrigado Augusto . Agora vou limpar a panela e a colher de pau e esperar o programa de hoje . Abraço !!!

      Abração, amigo. Vou insistir.

    27. O Brasil caiu na arapuca do PT

      Que texto incrível e certeiro. Li em voz alta para meus amigos na padaria. Depois um deles disse: “Estamos numa merda grande. O PT armou uma armadilha pra o Brasil, com seu projeto diabólico de poder e colocou este país num abismo tão fundo, serão muitas décadas pra essa nação se recuperar. Agora estamos nas mãos do STF, o qual, sinceramente não boto fé.
      Se não fossem jornalistas desse quilate, estaríamos ainda mais lascados. Bendito sejam nossos atuais arautos! Só a informação ilumina essa escuridão

    28. Ana Maria

      Muito bom o texto. Uma ressalva: Míriam é “namorada”, Rosemary é “amante”.
      Sendo os dois casados à época dos romances, ambas são amantes.

    29. JOÃO FERNANDO

      Parabéns mais uma vez, Augusto!
      Eu até me atrevo a dar título ao artigo: LIBELO-CRIME CONTRA LULARÁPIO E A SEGUNDA DAMA.
      Com a argúcia de sempre e uma lucidez de fazer inveja, você simplesmente POUPOU O TRABALHO de qualquer Procurador Federal que se digne entrouxar uma denúncia nas paletas desse pudim de cachaça e sua amante.
      REALMENTE, É PREOCUPANTE E ASSUSTADOR O FATO DE JÁ TER DECORRIDO MAIS DE TRÊS ANOS, e a Nação inteira esperando ALGUMA COISA SÉRIA sobre os milhões levados de avião pela sirigaita para Portugal.
      ACRESCENTE NO SEU LIBELO CRIME ACUSATÓRIO:
      A) Quem era o proprietário do dinheiro levado para Portugal?
      b) Qual o valor total daquela carga?
      c) Quem é ou foi o destinatário do depósito?
      d) Quem autorizou o envio?
      e) Qual a origem daquela importância?
      f) Onde estão os comprovantes do depósito?
      g) Com quem estão os comprovantes do depósito?
      h) Quais os nomes das Instituições Bancárias onde estão depositados aqueles valores?
      i) Rosemary Noronha tinha procuração para movimentar aquela ou aquelas contas?
      j) Se era procuradora, quem era o mandante?
      O resto pode deixar entregue às luzes irradiantes da sabedoria dos procuradores que por ser suprirão qualquer falha que você possa ter cometido.

    30. Sandra

      Augusto, vc é um fofo! Parabéns pelo post!

    31. Vitor Romeiro

      Podemos nos orgulhar de ser o único país do mundo a ter, protocolarmente a primeira dama e a primeira mulher-dama

    32. grito

      circo do horror.

    33. ricardo carvalho

      Genial.

    34. EDSON LUIZ DOS SANTOS

      É extremamente prazeroso ler e reler um belo texto.

      Parabéns Augusto, vc consegue exprimir o sentimento explícito daqueles que ainda pensam.

    35. Fe Pinheiro

      Caro Augusto,

      Só falta Napoleão ressuscitar e
      requerer seus Direitos Autorais.

      Parabéns pelo magnífico texto.

    36. S

      Sr. Augusto
      Obrigada por me presentear com esse texto. obrigada por compartilhar sua cultura, obrigada por ajudar a melhorar a cultura e a consciência política de tantos brasileiros.

    37. Sheia

      Augusto:

      Será que não está na hora do DR. MORO investigar qual empreiteira está pagando os $$$$ 40 ADVOGADOS DA 2ª DAMA $$$$?

    38. joão alves

      Parabéns Augusto,grande analise do que é o maldito PT,parasse que estavas adi viando a operação Acarajé.Agora não tem mais jeito não há barrosão que concerte com suas maracutaias a cassação da Dilma

    39. catson aruak

      Se lula não fosse o maior cretino da cena brasileira ficaria muito p-da-vida com AN.
      Ainda bem que ele é o maior, e nem se toca.

    40. Pedro

      por trás de um grande homem sempre tem uma mulher.

    41. Pedro

      prefiro a Rosemary Noronha. Sem ofender a outra , evidentemente.

    42. Murilo Rocha

      Texto de alto nível. Como de hábito.

    43. Tatiana

      Eita, que a gente até perde o fôlego de ler um texto espetacular assim!

      Só deixo registrado que sei a resposta à pergunta 10. Todo mundo sabe.

    44. Jose L Martins

      Lula o grande caixa2.
      Rosemeire caixa2. celular caixa2. tudo nesse cara é caixa2.
      Proximo depoimento dele: Não conheço essa tal de Dna Marisa, não tenho celular e nem sei quem é esse Lula que tanto falam.
      MEU NOME É INACIO!!

    45. sabino

      Texto de ouro caro Augusto Nunes. É pra ficar nos anais e menstruais, como diria Odorico Paraguassu, da historia da Banania.

    46. Tarcísio Alves

      Até onde vai a cara de pau dessas pessoas hein? É nojento.

    47. lia

      Esta Miriam Dutra, disse que não se entende com o filho…imagino o inferno que deve ter feito da vida deste moço…queria o que? Que hoje o rapaz se importasse com ela? ela disse que ele vive em Nova Yorque…bem fez em ir para bem longe, conviver com pessoa ressentida, é o mesmo que beber fel todos os dias…FHC, era um dos quais ela andava…e é muito feia!!as entrevistas dela é cheia de contradições, é uma pessoa doente da cabeça, ódio faz isto! Mas que tem dedo PETISTA tem…desviar a atenção do lula, ladrão!

    48. silva

      Faustão convoca os jovens para 13/03
      https://www.youtube.com/watch?v=zcLDsUKHtCk
      Eu vou!

    49. Brasil apunhalado pelas costas pelo PT

      Se eu até agora, era muito feliz porque aprendi a ler, hoje fiquei felicíssima de poder saborear um texto, feito sorvete italiano.
      Também quero parabenizar aos comentaristas. Fui lendo, lendo, quando vi tinha lido os 455 comentários. Uau! Todos muito indignados. Os felicito por isso, vejo que não estão indiferentes. Ainda não viramos fantoches dessa seita diabólica, embora seja esse o sonho deles. Sejamos fortes pra ultrapassar essa onda de ‘lama’ que esta quadrilha, feito um furacão, avassalou este país na sua ira de; roubar, mentir, atraiçoar, corromper, adulterar… subtraíram em tenebrosas transações; a
      saúde, a educação, a segurança, nossa paz e nosso futuro. As consequências dessa roubalheira toda vai perdurar, porque o assalto do PT foi em todos os sentidos. A Policia Federal está fazendo a parte dela.
      E o STF?

    50. SOLRAC

      Simplesmente uma vergonha histórica citar lula como ex-presidente.
      Simplesmente um canalha na Presidência.
      lula (minúsculas proporcionais à sua estatura moral) é simplesmente o brasileiro mais safado, nascido desde que Cabral por aqui chegou.
      Tudo dele e da família tem rolo, é escondido.
      Só tem um jeito: cadeia nele e nos comparsas!
      PS: E o miserável, alem de toda a sujeira, tem um péssimo mau-gosto!