06/09/2009
às 21:11 \ Direto ao PontoA memória com filtro facilita a ofensiva dos pecadores da pátria
PUBLICADO EM 6 DE SETEMBRO DE 2009
Na província do Québec, as placas de todos os carros exibem a mesma inscrição em francês: Je me souviens. As três palavras reiteram que, embora incorporada ao Canadá de fala inglesa, aquela gente não esquece as origens, o passado, a História, o que houve de bom e de ruim, os crimes impunes e as afrontas sem resposta. Eu me lembro, avisam muitos milhares de veículos. Permanecem vivas todas as lembranças. A esta altura, parece secundário aos québécoises saberem se um dia serão independentes. O essencial é reafirmar a identidade, exigir respeito a direitos adquiridos ou por conquistar e transferir para as gerações seguintes, intocada, a memória coletiva.
No Brasil, milhões de cabeças nem ficam sabendo do que outras tantas fingem ter esquecido e os sinuelos do rebanho preferem não lembrar. Parece um clarão no escuro de vidas passadas a roubalheira do mensalão — e no entanto o escândalo ultrajante ainda não foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Parece velha de muitos séculos a execução dos prefeitos Celso Daniel e Toninho do PT, cujos mandantes seguem homiziados no coração do poder. Parece coisa de antigamente até o que ainda está acontecendo, como as patifarias protagonizadas por José Sarney, as bandalheiras embutidas nas licitações da Petrobras ou as fantasias de Dilma Rousseff.
Os habitantes do Québec lembram porque conhecem a história, são altivos e têm caráter. No Brasil, há os que nada lembram porque nada sabem e os que, por terem alma subalterna e nenhum caráter, são portadores de memória com filtro. Esses conseguem esquecer o que fizeram os dirceus, paloccis, silvinhos, okamottos, guadagnins, professores luizinhos, joões paulos, delúbios, genoínos, gushikens, valérios, dudas, sanguessugas, aloprados, toda a turma que posava de vestal antes de escancarar a vocação para o bordel e todo o bando que caiu na vida ainda no berço.
Esses se comportam como se não existissem nem os 40 gatunos a serviço do Ali Babá federal, inspirador e principal beneficiário da Grande Mentira, nem os escândalos deste inverno. Aplaudido por devotos e avalizado por jornalistas inscritos na versão daslu do Bolsa Família, o presidente da República festeja a miragem do pré-sal ao lado de José Sarney e Dilma Rousseff. Incensado por áulicos incuráveis e espertalhões da base alugada, usa a televisão para tentar transformar 6 de setembro no Dia da Proclamação da Segunda Independência. E acusa de inimigos da pátria os que vigiam a Petrobras com merecidíssima desconfiança.
Lula acha que a Petrobras precisa de mais contratos? Precisa é de uma dedetetização exemplar. Enxerga em Sarney um homem incomum que honra o Senado? A resistência democrática continua vendo no arquiteto da censura ao Estadão alguém desqualificado para presidir uma reunião de condomínio. Promove Dilma a guardiã do tesouro no fundo do mar? Quem mente como se respirasse precisa é cuidar da própria cabeça. Nomeou-se o maior dos patriotas? O patriotismo, constatou faz tempo Samuel Johnson, é o último refúgio dos canalhas.
O que os profissionais da fraude querem é que todo mundo esqueça. Continuemos lembrando.
Tags: 40 gatunos, Ali Babá, Dilma Rousseff, José Sarney, Lula, memória com filtro, pecadores da pátria, Petrobras, Samuel Johson






Coritiba e Palmeiras decidem vaga na final em casa
Após onze dias, dólar volta a ficar abaixo de R$ 2
Estilistas à beira de um ataque de nervos
Cápsula Dragon se acopla à Estação Espacial Internacional
Vetos devem enfrentar batalha dura na Câmara












Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
114 Comentários
fpenin
-23/02/2012 às 23:33
Corrijo:em vez de à tanta sacanagem, leia-se:a tanta sacanagem
fpenin
-23/02/2012 às 12:26
Augusto,
A credibilidade e a maneira de expôr os assuntos fazem dos colunistas de VEJA -você, Setti, Reinaldo, Jardim,etc- um verdadeiro divã para os leitores da revista. Nós ficamos p… da vida com os falsários e lalaus que infestam a política e a administração nacionais,mas encontramos nos assuntos que os senhores abordam com maestria e graça um repositório para as nossas frustrações. As opiniões dos leitores fazem coro à competência desse timaço de comentaristas.Para mitigar o nosso sofrimento político não precisamos de psicanalistas: os senhores são os próprios. Continuem nessa tarefa árdua de dissecar as vísceras apodrecidas do monstro político que nos infelicita a todos; não nos podemos render à tanta sacanagem, que se desenrola sob as vistas complacentes de todos os poderes (há exceções, poucas…). O lado decente do país não merece participar dessa ópera-bufa que se desenrola sob nossas barbas, apesar de não-consentida pelos espectadores.Temos de concordar: os idiotas perderam a modéstia.Sim- e a vergonha, o pudor,o comedimento e tudo o que sirva de freio ao cometimento de “malfeitos”. É triste constatar, mas o país está à mercê de bandidos titulados.Até o Carnaval foi contaminado pelo vírus de que a súcia de bandidos (redundância, mas não há outro termo) é portadora.Augusto, esse poço tem fundo?
Caro, o Augusto está em entrevista fora da cidade. Quando voltar, responderá aos comentários. Abraços, Júlia Rodrigues.
trix
-23/02/2012 às 4:37
O pudim – não era o padim – sobremesa inglesa servida fria e feita em banho maria aquecida no forno, melhor , crème de la crème.
Todo filme sobre presos necessariamente, obrigatoriamente, tem duas passagens, se não , filme de presidiário não é. Cenas: no chuveiro e quando o herói vai para a solitária. Já para as presidiárias contam com a famosa cena briguinha de arranca cabelo entre duas mulheres.
O Profeta dirigido por Jacques Audiard nos mostra a história de um jovem preso e inexperiente ,condenado a seis anos de prisão. O filme interesse quando segue o roteiro é chato nas passagens autorais – carregado de um maneirismo déjà vu.
O profeta Djebena se depara entre dois grupos: os corsos e os árabes e o que define hoje um francês ? Sua língua? Um dos agentes sociais pergunta para Malik El Djebena:
Você sabe ler. O jovem balançou a cabeça que não. Reconhece os sinais de partida e chegada. Oui. Qual foi a primeira língua que falou , árabe ou o frânces. As duas. O Profeta tem a cena do chuveiro e por medo da solitária, o jovem aprendeu a matar.
O que define a impetuosidade revolucionária de um francês. Napoleão era corso e desse ímpeto histórico, restou apenas a criminalidade dos corsos em presídios ( no filme).
Brasil possui uma sociedade estruturada na rigidez . Todos ocupam lugares fixos e determinados, e quando sai um Marcos Valério , entrarão outros. A vida de um agenciador ou facilitador de negócios é parte integrante e funcional de esquemas de capital que necessitam da corrupção para obter financiamentos que encobrem os erros gerenciais. As camadas menos favorecidas adoram quando os políticos são o que são: ricos.
Mas na França pelo menos se pode construir o roteiro do Profeta .Brasília não pode ter filmes de presidiários, os profetas conhecidos como políticos sempre prometendo algum coisa , aqui não são presos.
Marcos Valério foi condenado, porque é assim que as coisas acontecem era da sua natureza ou destino ou determinismo para surgirem outros nens e outras palavras.
Angelo
-22/02/2012 às 12:05
Senhores,perfeito Sr.Augusto,a cada dia que passa
cai no esquecimento desse povo premiado com as tais
bolsas,os fatos vergonhosos desse governo mediocre
mentiroso,o nomeado maior dos patriotas em 10 anos,só fez regredir este País,com leis esdrúxolas
unindo-se a bandidos e criminosos,de além mar,e os
sabujos da militância conseguem esconder o direito
alienável da nação, que é o cumprimento de suas Leis,é uma vergonha para as futuras gerações.
SILVIA SAVASSE
-22/02/2012 às 11:25
chegando hoje das férias e ouvi dizer que trocaram o nosso ministro aqui da CONAB. Será mais um corrupto, trocaram 6 por meia duzia? Porque até agora não mudou nada aqui é só roubalheira na cara dura mesma. Vamos ficar de olho mas sei que vamos ter mais denúncias.
fpenin
-22/02/2012 às 1:35
Augusto,
A imprensa noticiou poucos dias atrás que Dilma ganhou um cão Labrador de presente. Açodados, os “cumpanhêro” já pensam em filiar o animal ao MST.O novo “ladrador” deverá fazer companhia a outro, mais velho, que foi doado à presidenta(sic) pelo manjadíssimo Zédirceu. O nome da pérola: NEGO. Pelo passado de quem o doou, o E tem de ser aberto, haja vista que,contra todas as provas e evidências, o ético petista sempre nega tudo.Ainda é carnaval…
JOÃO CARLOS BATISTA DOS SANTOS
-21/02/2012 às 23:03
LAVO A ALMA, QUANDO LEIO SUA COLUNA.
ÉS A VOZ DAQUELES QUE EXERGAM E SENTEM, O QUANTO ESTAMOS SENDO COLONIZADOS, PELOS ATUAIS DETENTORES DO PODER.
DOCKA MARINS
-21/02/2012 às 18:17
esse povo de carnavais , futebol e bundas( claro tudo isso faz parte do cenário) um dia vai ter acordar sob pena de dormir para sempre. um abç ainda há uma esperança. estão nos tungando à luz do dia. q inferno foi esse em que nos colocamos? pqp
DOCKA MARINS
-21/02/2012 às 17:50
MEUS CAROS EU JAMAIS ESQUECEREI DAS NOITES INSONES. SE CONSEGUIA DORMIR TINHA PESADELOS, ACORDADO, IMPOTENTE DIANTE DOS DESMANDOS.
S. Lincoln
-21/02/2012 às 11:05
As denúncias acumulam-se em escalada em meio a um retumbante e estarrecedor silêncio e, em meio aos mal ditos e mal feitos, fico pasmo ao constatar que o verbete ‘impeachment’ não foi utilizado uma única vez.
Miro Somenzari
-20/02/2012 às 0:03
Cadeia para Lulalá e os 40 ladrões.
Valentina de Botas
-19/02/2012 às 19:02
Oi, Augusto!
Por favor, gostaria de mandar um abraço aos leitores Nonato Mendes (16/02, 12:24) e Otaga (18/02, 16:26). Meus colegas, muito obrigada de coração. Fico muito contente que nos encontremos aqui, nesta Coluna toda linda, cujo ambiente cultivado pelo brilhante e sensível colunista me inspira os comentários e a esperança. Como ele sempre diz: não importa quando, ganharemos essa briga porque temos razão. Sigamos comentando e construindo esta memória que é já a construção da alvorada que buscamos. Otaga, um beijo nos seus filhos e que Deus os abençoe. Obrigada, Augusto e um beijo. Valentina
Otaga
-18/02/2012 às 16:26
“… Acham que não passarão. Mas enganam-se. Talvez os leitores que compartilharam do calor deste texto perfeito não cheguem a testemunhar a nação obsoleta reerguer-se. Não importa. Ele e os comentários que suscitou já são memória a conversar com o futuro que a impregna e que um dia a honrará.”
Com sua licença, Augusto, quero dirigir-me a Valentina de Botas:
Cara Valentina,
Estou sempre por aqui, obrigação de quem quer manter-se não só atualizado, mas cultivando uma visão crítica dos fatos. Assim, beber da fonte do “nosso” colunista é caminho certo…
Cheguei ao seu texto. Desnecessário dizer sobre a clareza, beleza e inteligência do mesmo. Abri meu comentário com um trecho seu, porque este fragmento explodiu em mim como uma grande bomba de ESPERANÇA, em meio a este presente tão sombrio… “memória a conversar com o futuro” foi o detonador!
Escrevo, em lágrimas, pois vislumbro, por conta da esperança, a possibilidade de meus filhos seguirem suas vidas sem as mazelas do maldito lulo-petismo.
Você me fez lembrar que não há mal que dure para sempre:basta olhar para a história!
Obrigado pela perspectiva que você tão gentil e sabiamente ofereceu. Felicidades.
Valentina de Botas
-17/02/2012 às 18:42
Por favor, caro Augusto, gostaria de responder o comentário do nosso amigo Oliver. Suas palavras me comoveram demais, Oliver querido. As minhas são inspiradas pelo primoroso ambiente da Coluna, cujo requinte com que nosso mestre colunista o cultiva atrai tantas pessoas especiais como você. Todas construtoras indignadas da memória desses dias tristonhos, sem a qual não se alcança a liberdade. Um beijo com um muito obrigada, meu amigo. Obrigada e um beijo a você também, Augusto, por possibilitar tudo isso. Valentina
Oliver
-17/02/2012 às 15:43
AUGUSTO, permite ?
Um pouco de histórinha fantástica, em homenagem a dois grandes textos, que juntos, emocionam seus leitores.
Em 1985, perdemos Louise Brooks. Poucos a conhecem por aqui. Lulu ficou conhecida como a eterna pandora. Atriz de rara beleza contida em traços finos e discretos, a pequena do Kansas, desde muito cedo, marcaria a vida e a obra de dois grandes ilustradores, do outro lado do Atlântico. Corto Maltese, em sua estupenda Favola di Venezia e Guido Crepax, que não lhe escondia a admiração incontida. Numa carta a ela endereçada, Crepax sintetiza o amor de sua obra: ” Cara Louise: Quero explicar-te um pouco a história dos meus desenhos. Vi uma fotografia tua e pensei em Valentina, uma garota que quer imitar-te”
Concebidas para abrigar um personagem masculino, Neutron, as histórias de Crepax renderam-se lentamente à paixão avassaladora que Valentina exercia em suas aparições. Aos poucos, a heroína dos traços limpos e cabelos à la garçonne ganhava formas, curvas, detalhes e um conjunto de atitudes que a tornariam a grande representante da nova mulher, de novas ideias e experiências lisérgicas que a aprisionam e libertam, tornando-a referência obrigatória dos conflitos que gravitam ainda hoje o universo feminino.
Nossa querida Rosselli encontrou em Valentina de Botas a figura mais que perfeita para se esconder e se libertar. A menina de traços frágeis, quase ilegíveis, perdida num mundo de infinitos contrastes que o autor maneja com a maestria do arquiteto de um universo único, ganha o mundo com suas aflições, desejos e determinações. Que lindo texto você escreveu, menina Valentina. Quanta força cabe num delicado arranjo de palavras e admirações. Só posso te desejar que esta ode ao amor valente encontre, do outro lado, um criador como Guido Crepax o foi para a sua musa e sua razão de redesenhar o mundo. Você merece tudo de bom. Um beijo, do amigo.
Adilton
-17/02/2012 às 0:06
Grato, Augusto, não podemos nem devemos esquecer. O julgamento do mensalão está demorando demais.
Tunico
-16/02/2012 às 23:07
É isso mesmo. Vamos lembrar sempre. Um dia a malta acorda.
Nonato Mendes
-16/02/2012 às 12:24
Ave Augustus. Depois de ler e sentir um prazer indescritível pelo que escreveu esta Valentina de Botas, fica difícil ir em frente, meus parabens por tudo que tenho lido e visto neste blog. Eu não esquecerei.
arilson sartorato
-16/02/2012 às 10:11
PORQUE TODO MALDITO VELHACO PETISTA, USA UMA REPUGNANTE BARBINHA BRANCA E RALA NA CARA. MEDO DE MOSTRAR A CARA LIMPA??????
Mari Labbate *44 Milhões*
-16/02/2012 às 8:41
E VIVA A GUERRA DOS EMBOABAS, A GUERRA DOS FARRAPOS E A REVOLUÇÃO PAULISTA DE 1932/2012! Eu me lembro…
Valentina de Botas
-15/02/2012 às 19:34
O texto esclarece por que ler Augusto Nunes. Didático, discretamente erudito, de leveza comprometida com a contundência. Estupendo. Produto fino desta usina de obras-primas, comandada por um profissional já parte da história do jornalismo. A relação que a memória tem com o tempo e com a realidade é isto: uma relação. O caráter simbólico da memória desmancha o tempo e processa a realidade. Ou não haveria as artes, as paixões, a História, a literatura, o próprio homem. Não haveria as maravilhosas madeleines de Proust. Consoladora criação para nossos corações, plenos de desejos solenemente desconsiderados pelo tempo que, jamais cúmplice, não passa, não; quem passa – oh, Deus! – somos nós. Também a memória, esta sim, nossa cúmplice, permanece. Ela diz quem somos, quem é nossa gente, como e onde é nossa pátria. Pode ser a rua em que nascemos, a nossa língua ou qualquer outra, digamos, experiência na qual esbarremos com nós mesmos e nos reconheçamos. A identidade de um povo, de um país e de um indivíduo não existe sem a memória. Claro que há factualidade, verdade e mentira. Porque a memória é também uma construção social. Assim, o homem foi à Lua, Elvis morreu, o comunismo não pode libertar ninguém porque traz seus próprios grilhões, as privatizações tucanas aliviaram o Estado e modernizaram a sociedade, controle social da mídia é censura, o que o PT fará com os aeroportos chama-se privatização. As trapaças do lulo-petismo para desfazer a memória e forjar uma cínica e monolítica versão da história do Brasil e do caudilho que as orquestra, desprezando tudo o que o país é e sabe, agravam o antigo mal brasileiro do desprezo à memória. A si mesmo, vale dizer. A ‘pátria dos ofensores’ não é a nossa língua, país ou valores. É apenas o mais miserável, rasteiro e comezinho vício dos governantes, que se perde em tempos imemoriais – apego ao poder. Acham que não passarão. Mas enganam-se. Talvez os leitores que compartilharam do calor deste texto perfeito não cheguem a testemunhar a nação obsoleta reerguer-se. Não importa. Ele e os comentários que suscitou já são memória a conversar com o futuro que a impregna e que um dia a honrará. Um beijo, Valentina.
Um beijo, querida Valentina.
Fernando
-16/03/2011 às 19:50
MENSALÃO, NÃO ME ESQUECI, taí é um ótimo adesivo, melhor é um ótimo tweet.
Kenjiro Nagasawa
-16/03/2011 às 13:25
Petistas importantes participaram direta ou indiretamente de tantos escândalos de corrupção que conseguiram, durante sua gestão do país, tornar este ato banal (não que a corrupção não existisse antes mas torná-la banal foi no governo petista). E insistem na tese de que os fins justificam os meios. Seguem a linha do “e daí se alguns roubam, o importante é que se tem luz no poste…” (conforme o Marco Maia no último Roda Viva da TV Cultura: “vamos olhar pelo lado bom!”). A maior parte da população que brasileira que tradicionalmente sofre de “letargia política” cai nessa (ou porque não sabe interpretar um fato mesmo). Não sabem que poderiam ter muito mais do que luz no poste se pelo menos uma cueca cheia de dólares, em vez de ir para os bolsos dos ratos, fosse aplicada na sua rua, no pronto socorro local etc. Esse, acredito, é o legado mais maléfico que o PT poderia deixar ao país. Está certo que o PT não poderia acabar com a corrupção centenária no país nem condenar pessoas sem os trâmites constitucionais mas pelo menos poderia tomar ações que não passagem a imagem de que o crime compensa e é premiado com cargos e verbas públicos.
Titônio
-16/03/2011 às 5:50
O patriota Lula está investindo em melhorias de estrada e de portos; tem muitos planos para investir o dinheiro dos impostos pago por todos os brasileiros pois está muito preocupado em dar melhores condições de vida à população e fomentar odesenvolvimento do país. Só tem um porém, tudo isso ele está fazendo por Cuba. Por que não se muda pra lá de vez e de prefêrencia leva todo o PT junto? Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=M-phCypTsls
Kenjiro Nagasawa
-15/03/2011 às 16:52
ôpa! boa ideia! vou colocar no meu carro um adesivo:”Mensalão: não me esqueci”
lupercio lomanto
-15/03/2011 às 14:02
aqui no Brasil responsáve de partido que autoriza coisas desonestas e depois disse que não tinha lido, assinou sem ler, ao invés de ser punico exemplarmente, é nomeado assessor especial do Ministério da Justiça. Que barbaridade, estas pessoas pensam que nós somos ingênuos..
francisco penin
-15/03/2011 às 1:02
Augusto,
O milicianokelison não se lembra de nada. É um caso avançado de amnésia ( ou de magnésia, a provocar diarréia mental). E, pior, para completar a sintomatologia, acredita piamente na existência daquele bom velhinho que frequenta os sonhos de Natal dos infantes…
fiodor
-14/03/2011 às 21:20
Ótimo, Augusto!
Mais um texto irretocável.
Voce nos faz sentir que mesmo diante de tantos bandidos ainda temos quem fale por nós como um espadachim lutando uma luta que se sabe quase perdida. Obrigado por nos proporcionar alento nesses momentos tão obscuros da nossa História.
É um prazer brigar ao lado de gente como você, caro Fiodor. Grato pela força. abração
JULIANO
-14/03/2011 às 17:36
E agora o GENUINO vai se vingar dos MILITARES um terrorista safado
Glorinha de Nantes
-14/03/2011 às 7:37
___ Eu me lembro! Eu me lembro! Ah, se me lembro!
Outros podem contar tudo o que sabemos, vimos e ouvimos!
Conte tudo, Sarney! Há tempo!
Aproveite e resgate-se diante de todos!
Deixe melhor herança para seus descendentes, Sarney!
Permita a todos apropriarem-se da História!
Antes que outros se lancem nesta empreita!
Conte tudo! A História pertence a nós! Apenas a nós!
Somos nós os verdadeiros autores e proprietários da História!
___ Eu me lembro! Eu me lembro! Eu me lembro!
Perseus
-13/03/2011 às 21:55
Quanto mais olho a foto do Genoíno mais admiro a língua portuguesa por ter conseguido sintetizar tanto, e tão bem, na curiosa expressão “fi****ho d* p****ta.” Não somos franceses, mas também temos meios bem eloquentes e expressivos. E sonoros!! Olha a cara do Genoíno, gente. Fala por si mesma.
J.Batista Santos
-13/03/2011 às 18:10
É importante a nação como um todo, manter acessa as lembranças dessses péssimos brasileiros que roubaram, trapacearam e ainda por cima continuam sob o manto protetor do Estado. É lamentável. Portanto sou favorável a criação de um mural aonde o nome de todos eles sejam inseridos pra que ninguém esqueça da ação nefasta dessa bandidagem organizada.
Mickey
-13/03/2011 às 13:06
A minha bronca é que eu um dia servir as forças armadas, esses rebanhos de altas patentes fouxos mim deram cadeias mim ensinando como o militarismo era duro, hoje eu mim arrependo de ñ ter mandado uns covardes F.D.P desses SIFÚ… essas porcarias atraz de benesses com medo de irem pra reserva estão engulindo todo esses sapos ou arrependimento ai se eu soubesse que esses altas patentes ñ passavam de uns bundões comes e dormes inuteis hoje eu mim arrependo de ñ terem mandado essa corja de covardes SIFÚ…
Tuco
-13/03/2011 às 11:58
.
Brilhante, Augusto, brilhante!
.
Sonia
-12/03/2011 às 22:11
A sugestão do Lin de uma seção Memória é mesmo muito bem-vinda. Poderia até ter como lema EU ME LEMBRO, numa referência ao seu comentário sobre os canadenses. Não podemos deixar passar.
J. das Selvas
-12/03/2011 às 13:08
E a Dilma?
A Dilma deu mais uma (a milésima) traulitada, pela imprensa, no infatigável Jobim.
Ao vivo, contam os áulicos do Planalto, é de dar dó…
E o elemento não cai fora.
Não cai fora, por quê?
Será – e esta é mera cogitação – pelos eventuais compromissos assumidos por ele e seu outro chefe – o analfa do lula, com Sarkozy e la France éternelle?
Afinal, o que será de nossas FF.AA. sem os Rafales que os dois ajustaram com o maridinho de Carla Bruni????
Angelo Noel
-11/03/2011 às 16:45
Pois é, Augusto.
Mas a nossa memória deveria se remeter a período mais “remotos” que a era de roubalheiras.
Ela deveria nos recordar que em grande parte deles muito antes de serem ladrões por profissão, eles eram jovenzinhos infratores (assaltantes e até assassinos).
Lin
-11/03/2011 às 15:48
Que tal uma seção MEMÓRIA para manter acesa a chama? Criar uma listagem cronológica dos principais MALFEITOS e atores principais, com divulgação por todos os leitores, via e-mail, blogs, etc
LIMA
-11/03/2011 às 13:42
AUGUSTO.
A SUA MEMÓRIA E SEUS ARQUIVOS SÃO UMA BENÇÃO DE DEUS, PARA NOS AUXILIAR A LEMBRAR DOS CRIMES COMETIDOS POR ESSA CANALHA TODA.
eme efe
-11/03/2011 às 13:33
Caro Augusto…Saudações democráticas…peço sua licença aqui para rebater o que um tal de kelison rascunhou no seu sempre democrático blog…tanto que até deu uma resposta elegante demais para a cavalgadura que o acintou…sobre a acusação dos mandantes do crime é evidente que ela precisa ser investigada e, por isso mesmo, é que o assunto se encontra nas esferas federais do ministério público e, fossem outros os tempos, aqueles em que os ocupantes do poder respeitam a independencia dos poderes, estes processos já estariam em vias de julgamento e, certamente, veríamos os mandantes nos bancos dos réus,…não perdem por esperar…exercício de molecagem e calúnia barata foram as inúmeras vezes em que o Sr. Lulla achincalhou o poder judiciário, o ministério público, o tribunal de contas da união, o stj e o stf…os própositos sempre foram claros: intimidação e carteirada (lembrem quem é que manda aqui…). O tal do kelison, nome falso evidentemente, age como um moleque de recados e não tem nem a hombridade de se identificar…isto posto, petralha que é, é de se estranhar que admita que o Augusto Nunes tenha o direito de ter opiniões…não deve ter lido a cartilha do franklin martins que insiste no controle da midia e na controle do governo para manietar as opiniões da midia, de jornalistas e de todos nós…Censura…Nunca Mais! As provas que o homiziado petista cobra de Nunes pode obtê-las nos processos que correm nas instancias do judiciári…já em tribunais de grosso calibre e não fossem as manobras chicanas patrocinadas por ministros e ex-ministros, pelo executivo do apedeuta, teriam rodado já na primeira instancia…
e os petralhas são mesmo Tássia…kelison…nome falso…TássiAchando que nem o canabrava do ABC…cobrar opinião de Augusto Nunes…a educação petralha é de arrepiar (alô haddad)…a opinião dele está aqui todos os dias…junto com as de quem professa a democracia sem controles…Augusto Nunes vai continuar a publicar as suas insolencias…ainda bem que ele tambem publica as de quem não concorda com elas…
Tá certo o Mainardi…depois de dilma vai ser dificil despetizar o país…
lilian
-11/03/2011 às 9:19
Valeu o reprise, Augusto. Pena que milhões de brasileiros continuem alheios às afrontas e ultrages que nos são impostos por esse governo petralha que adentra seu terceiro mandato.
jovem
-11/03/2011 às 6:17
Desculpem-me.
“Caro Augusto,
Diziam os sábios que aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.
O brasileiro, que não tem memória, repete a mesma história de descalabro e escândalo semana após semana!!!!!”
jovem
-11/03/2011 às 6:16
Caro Augusto,
Diziam os sábios aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.
O brasileiro, que não tem memória, repete a mesma história de descalabro e escândalo semana após semana!!!!!
lucia s
-10/03/2011 às 23:57
Temos agora instaurando-se, a comissão da verdade. Qual verdade? a que pega só um lado e esquece o outro? a que não analisa, escrutina, aponta quem fez de um lado e outro?
Queremos punições? Vamos punir então todos: os que torturaram de um lado e também, do outro.Os que pegaram em armas, de um lado e também, de novo, do outro.
O que sobrar, ria por último…
ALBERTO SANTO ANDRE
-10/03/2011 às 22:03
AO KELISON ,BELO NOME PARA UM MUAR ;,SERGIO O SOMBRA QUE NA DECADA DE OITENTA ERA GUARDA COSTAS DO LULA ,DAI SEU APELIDO, E DESDE 1996 , OU SEJA DESDE ASEGUNDA GESTAO DE CELSO DANIEL NA PREFEITURA DE SANTO ANDRE ELE SE TORNOU EMPRESARIO NO RAMO DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS EM FORTALEZA OUTRA PREFEITURA PETISTA ,SENDO QUEO MESMO JA FOI INDICIADO PELA JUSTICA , PELA MORTE DE CELSO DANIEL ,VISTO QUE FOI ACEITA A ACUSACAO CONTRA ELE ,SENDO QUE UM GRUPO DE PROMOTORES DE SANTO ANDRE, ESTAO NA FILA ESPERANDO PARA ENTRAREM COM ACUSACOES CONTRA OUTRAS PESSOAS,INCLUSIVE O EX SEMINARISTA ,NAO FOSSE A MOROSIDADE DA JUSTICA, E SUBTERFUGIOS DA DEFESA, NAO SO O SOMBRA COMO OUTROS QUE INCLUSIVE HOJE SE ENCONTRAM NO PRIMEIRO ESCALAO DO GOVERNO FEDERAL, JA ESTARIAM TRANCAFIADOS.
ALBERTO SANTO ANDRE
-10/03/2011 às 21:50
COMO HA MUITO FOI DITO ,PARA UM PAIS QUE NAO TEM MEMORIA,E IMPOSSIVEL QUE VENHA A TER UM FUTURO PROMISOR,,JA CAMINHAMOS PARA A RETROACAO.
Jeremias-no-deserto
-10/03/2011 às 20:48
Mais um pau mandado falando grosso, esse tal de de Kelison. Pra começar, se isso for nome de gente, esse pobre diabo já foi condenado a carregar essa estrovenga de nome pelo resto da vida. Mas deve se tratar de pseudônimo mesmo, pois petralhas são uma chusma covarde.Amigos, essa cumpanheirada está arrogante,mesmo…continue batendo de pau nessa canalha, Augusto!
A. Ferreira
-10/03/2011 às 20:46
Esse Kelison em 2009 estava se “borrando” de medo de não fazer o serviço direito e receber um convite do “Sombra” para passear de Pajero!
Doce Exilio
-10/03/2011 às 20:31
Augusto, mas a cada dia fica mais evidente que eles vao descer a rampa debaixo de muito cacete, e nao terao muita escolha para onde ir em caso de fuga. Vao dividi sabonete com o Fidel…E viva Yves Hublet!
frederico oliveira
-10/03/2011 às 20:03
Gostaria de saber qual o cargo com o sufixo “pone” o Sr. kelison conseguiu para defender com tanta garra o que a parte da população brasileira que se informa sabe.
Skorpio
-13/09/2009 às 10:40
Texto maravilhoso!
Como é bom poder ler Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Guilherme Fiuza e Olavo de Carvalho, ouvir Boris Casoy e José Nêumane Pinto.
É o que ainda nos dá esperança de que a imprensa, o rádio e a televisão brasileira ainda não morreu. Está agonizando sim, infestada de canalhas, mas contando com homens honrados que não se vendem, que lutam sempre em defesa da verdade e da honra.
Ao pau mandado Kelison das 14:22 do dia 09, sugiro que processe e esperneie contra o Procurador da República que processou toda essa corja de trata o texto, classificando-os quadrilheiros, bandidos. Seguramente não o faria se não tivesse provas.
kelison
-09/09/2009 às 14:22
Olha, essa ausação de que os mandantes do crime conta Celso Danil e Toninho estão no governo precisa ser elucidada. Voce precisa contar o que sabe. Dizer quem são os mandantes e apresentar as provas. Caso voce não faça isso, interpreto o seu texto como uma mero exercício de molecagem e calunia barata, o que no meu ponto de vista são os piores defeitos que um homem pode ter. Voce tem o direito de ter as opiniões que quiser sobre qualquer pessoa, mas não tem o direito de acusar ninguém de qualquer crime caso não consiga prova-los. Apresente as provas estamos discutindo os fatos não a sua opinião, aguardo.
Por que vc não sugere aos companheiros que me processem? Não converso com paus mandados. Falo na Justiça.
pedro simon bolivar
-09/09/2009 às 1:08
10. Pegou uma boa ideia (a minha) e pintou o 7.
Carlos
-08/09/2009 às 17:17
Seu texto sobre Quebec levou-me, por associação à visita de Sakorzy e à maneira deselegante e constrangedora com que Lula o tratou durante sua estada em nosso país.
Parecia que ele estava fazendo questão de demonstrar aos brasileiros que o presidente da França não era assim tão diferente dos Lugos, Evos, Ortegas e Chávez que povoam seu imaginário de velho sindicalista.
Uma vergonha ! Um comportamento grotesco que nos envergonha no contexto das nações.
Afinal, há ou não um mínimo de regras/procedimentos a serem observados em público, em respeito ao Protocolo dos Encontros entre Chefes de Estado ?
Será que o Itamaraty está se esquecendo de sua tradição e se deixando submeter aos parâmetros dos encontros entre velhos sindicalistas ?
Abrs
Heitor
-08/09/2009 às 15:53
Memória com filtro é a do Sarney, não lembra nem do seu museu em sua memória. Nossa!, os duplos sentidos saíram sem querer.
Genaro
-08/09/2009 às 15:25
Taí, Augusto, um bom adesivo para nós colocarmos no carro:
PT. Je me souviens!
Que tal?
Abraços do
Genaro
ariel
-08/09/2009 às 12:47
É que a memória do brasileiro está na TV, e a TV está nas mãos dos que estão do lado podre da maçã, sejam elas emissoras católicas,evangélicas, estatais etc. Ninguém tem coragem de PEITAR essa gentalha. Daí eles mostram bichinhos nos zoos da vida, tribos da polinésia, novelas,tiroteios em favelas etc etc.
MAIS DO QUE ESQUECIMENTO - MUITA MANIPULAÇÃO COM FINS TOTALITARISTAS
-08/09/2009 às 9:58
O Brasil está definitivamente dividido em dois tipos de cidadãos. Os manipulados são a maioria que apoia e mistifica o graannde herói macunaímico Sr. Lula Ignaro da Silva. Os não-manipulados são minoria e estão necessitando relaxar do distress causado pela consciência do risco da catástrofe que se aproxima.
Os manipulados são analfabetos integrais ou funcionais sem informação e/ou sem capacidade de discernir o que é enganação política ou proposta honesta de desenvolvimento amplo. São geralmente pobres sem perspectivas ou se locupletam de privilégios da nomenklatura, licitações fraudulentas e todo um corolário de fraudes derivadas do populismo corrupto, etc. etc. etc. . . .
A nação separada caminha célere rumo ao socialismo totalitarista da nova espécie “manipuladura”. Nada restará desse histórico e “esquecível” tempo de trevas ? Nenhuma lição ficará desse rico aprendizado democrático ? Ou ficarão cicatrizes em lugar de lições ?
Serão essas conseqüências inescapáveis da insensata e perversa concentração de renda ?
As nossas lideranças políticas estão para se servir do povo, ao contrário do esperado de serem servidores públicos. O reconhecido pragmatismo adotado nas decisões em Brasília visam a perpetuação no poder pela radicalização da demagogia. Da mentira, do engodo travestidos de nacionalismo, paternalismo, empreguismo e muita manipulação.
Lamentável ! Estamos deliberadamente no caminho errado de mais trevas!
Hugo Werneck
-08/09/2009 às 8:55
Minha amiga,
Vai ser incisiva assim lá o gabinete da Dilminha. E eu pensando que ela não gostava…Imagine se gostasse?
Ingo
-08/09/2009 às 8:38
Eu me lembro.
E me lembrarei sempre dos malfeitos e crimes que muitos maus brasileiros cometem.
Salve, caro Ingo. Estava sentindo sua falta. abração, Augusto
Jorge
-08/09/2009 às 4:09
Desculpe.
”Bolsa Pobreza”.
Jorge
-07/09/2009 às 22:59
Caro Augusto,
Que resultado esperar de um eleição onde a grande maioria dos eleitores sofre de profunda amnésia. Nem se lembram quando tiveram sua última refeição em prato com talheres. Ganham vida e ânimo somente naqueles encontros diários nos ”templos sagrados” onde ouvem os nomes de Jesus, Lula, Lucas, Dilma, Moisés e Sarney num contexto onde todos são salvadores de sua alma perdida e milagreiros da multiplicação do ”bolsa pobresa”.
A que tratamento submeter esse povo de memória tão curta que acha que ”Collor” é nome de um galã de novela global, que ”Família Sarney” é nome de programa humorístico e ”Renan” foi um grande artilheiro de algum time de futebol? E pior, crêem com toda sua humildade que ”Lulla” é só um apelido de Deus, aquele que tudo pode, que acaba com suas dores e fome.
É bom contar com jornalistas como você, Reinaldo e Diogo. Não permitam que aqueles canalhas continuem a manipular a humildade e honestidade deste povo sofrido.
Um abraço.
Vera
-07/09/2009 às 21:18
JE ME SOUVIENS — Graças à Deus eu me lembro! Detesto pessoas de memória curta, subservientes, aproveitadores. Desmemoriadas por ser “um meio de vida”. Amo meu Brasil e quero me lembrar sempre, do bem e do mal, pois só assim posso mostrar aos meus descendentes que caminho devem seguir. Je me souviens, toujours!
joca
-07/09/2009 às 20:18
É pedir muito que um povo, ainda que massivamente ignorante, tenha caráter?
Mário
-07/09/2009 às 19:52
Obrigado, Augusto, mas o prazer é nosso, de saber que temos jornalistas competentes, inteligentes, lúcidos e íntegros no país. Parabéns pela coluna, é ótimo temos um espaço como esse e desfrutar da crítica inteligente e de informação de qualidade. Abraço.
Mário
-07/09/2009 às 19:46
Cesar Marcelo,
Esse povo é assim mesmo, são contorcionistas morais, são incoerentes. O discurso é um, a prática outra coisa bem diferente. Pelo poder, estão dispostos a tudo.
Robert
-07/09/2009 às 19:35
Ao juca bala 07/09/2009 às 17:08
“Blog Livre da Petrobrás sofre constrangimento e censura !!”
Nem constrangimento, nem censura.
Petrobras é marca registrada.
É obrigação de qualquer empresa responsável proteger o patrimonio que a marca representa, seja no uso não autorizado do logotipo, seja no uso da marca em dominios/subdominios.
Básico em qualquer país.
LIMA
-07/09/2009 às 17:09
AUGUSTO.
LEIO SEMPRE SUA COLUNA. É ÓTIMA. FALA POR TODOS NÓS,BRASILEIROS COM MORAL E ÉTICA. A DE HOJE, COMO TODAS,É UMA VERDADE SÓ. MAS PARA DESCARREGAR MINHA RAIVA, TAMBÉM DIÁRIA, NÃO POSSO DEIXAR DE ESCREVER QUE O COMEDOR DE CALANGO MANTEM UMA BELA QUADRILHA E TODOS SÃO VERDADEIROS DESMEMORIZADOS. (SEM VERGONHAS).
VAMOS TIRAR ESTES SAFADOS DO PODER, QUE QUEREM UMA GUERRILHEIRA NO COMANDO GERAL.
juca bala
-07/09/2009 às 17:08
OFF TOPIC
Caro Augusto.
Peço que dês repercusssão ao fato:
Blog Livre da Petrobrás sofre constrangimento e censura !!
http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/
…. Caros e caras, recebi na tarde de ontem um curto comunicado do WordPress via e-mail solicitando, em prazo de 24 horas, a remoção de todo e qualquer logotipo ou imagem da Petrobras e a mudança da minha URL “petrobrasdadosefatos”, pois, segundo o comunicado ….
cesar marcelo Paiva
-07/09/2009 às 16:52
Internauta Mario o que voce relata na sua mensagem passou-se tambem comigo. Num momento de laser, tomando um cafe num shopping de Teresina onde resido, encontrei um colega de profissao no auge do mensalao. Petista roxo que ele era, acreditei que naquelas circunstancias tivesse caido na real mas para minha supresa ele me questinou da mesma forma. Em seu socorro veio nada menos que o Dep.Narazeno Fonteles que ouvira o inicio da conversa, com a discurseira que “haviam indicios, nao provas e que nem todos os militantes do PT tinham os mesmos procedimentos. Ele era um exemplo disso”. Concordei com o deputado fazendo a seguinte ressalva: se o senhor quer preservar sua integridade, saia do partido pois na cupula militantes deram lugar a meliantes.
Sandro Martins
-07/09/2009 às 16:11
Of topic:
“Meu querido, deixe eu lhe dizer uma coisa: eu não vi o mundo incomodado quando o Bush foi eleito. O cidadão foi eleito. Havia regras no seu país. Se as regras não agradaram os interesses da população, essa é uma luta interna da população. As instituições iranianas devem resolver esse problema”.
Lula ao jornalista francês que o indagou sobre seu apoio às eleições (suspeitas) no Irã.
O quadrúpede desmiolado deu azar e tropeçou num jornalista francês que não estava devidamente “acocorado” a sua frente. Como de hábito perdeu outra excelente oportunidade de ficar caladinho em sua moita escura. Pelo visto tratar entrevistador estrangeiro como trata os dóceis jornalistas tupiniquins que comem em sua mão não foi uma boa idéia.
O inacreditável “miolomolismo” desse cínico infeliz, a arrogância desse imoral e seu desprezo patológico pela verdade nos arrastou –mais uma vez- para a chacota internacional.
O “cara” do Obama é -definitivamente- a cara mais deslavada dessa banânia outrora conhecida por Brasil.
Mário
-07/09/2009 às 15:37
Augusto, há pouco tempo comecei a ler sua coluna com mais frequência e a comentar também. Gostaria de dizer que endosso tudo o que o leitor Rodrigo falou a respeito de você, Mainardi e Reinaldo Azevedo. É um prazer ler sua coluna e interagir com os outros leitores. A propósito do Olavo, creio que você deve ter visto um texto dele (de 2001) que o Reinaldo Azevedo publicou hoje no blog. É impressionante o acerto do Olavo em relação ao governo do PT antes mesmo deles terem começado a governar.
Tivesse algum programa de tv lido esse texto como previsão do que seriam esses 8 anos de Lula, não tinha pai de santo, médium ou jogador de búzios desse Brasil capaz de tão acertada previsão. Infelizmente, a patrulha petista venceu a batalha. Perderam os leitores da revista Época.
A propósito da relação dos petistas com a imprensa (nada mais é do que o resultado da seu entendimento pervertido a respeito do que vem a ser democracia), cito um caso que ocorreu comigo no auge do escândalo do mensalão. Conversava com um colega de trabalho, filiado ao PT, sobre o mensalão. Perguntei o que ele estava achando de tudo aquilo. Na frente de vários outros colegas de trabalho, ele disse: “olha eu nunca fui destes que ficava batendo nessa tecla da ética na política. Afinal, esse discurso da ética era um troço muito exagerado. Todo mundo tem seus defeitos. Afinal, quem de nós nunca comprou um cd pirata?”
O sujeito colocava no mesmo patamar a compra de um cd pirata e a compra de deputados. Para ele é a mesma coisa. Outra dessa figura ocorreu quando do caso do dossiê dos aloprados. A revista IstoÉ iria publicar (ou publicou,não lembro direito) o tal do dossiê implicando José Serra no esquema das ambulâncias. Quando da prisão dos aloprados, mais uma vez fui chatear meu colega para ouvir que explicação ele tinha para o ocorrido. Ele disse: “ora, isso é normal, durante 8 anos o PSDB comprou a Veja para fabricar matérias do seu interesse. Agora, é a vez da IstoÉ”.
É assim que essa gente estranha pensa. E, infelizmente, é nas mãos dessa boa gente que o país está entregue. Abraço!
Abraço.
É um prazer ter por aqui alguém como você, meu caro Mário. Seus textos e observações são ótimos. Reli o texto publicado pelo meu amigo Reinaldo. Excelente. abração, Augusto
Mário
-07/09/2009 às 15:12
Sr. Paulo Boccato, agradeço pela consideração, amigo. Olha, os blogs são interessantes porque permitem esse debate aberto, civilizado, com exposição de idéias e argumentos.
A qualidade dos textos e a lucidez do Augusto nos dá o norte e levanta a bola para que gente a possa jogar um pouquinho, trocar umas figurinhas, amadurecer nosso pensamento, aclarar nossa visão. Além, é claro, de não nos deixar esquecer algumas coisinhas escabrosas.
Mais uma vez, agradeço pelas palavras. Um forte abraço!
Vera
-07/09/2009 às 15:08
Achei meu “caminho de mesa” em crochê feito pla minha prendada vovó Ercilia,está no pescoço da inutil mariza leticia e com uma flor amarela!!!!!!
Quem roubou da minha casa??????será q fofoi em algum arrastão?
VERA MSD
Naná
-07/09/2009 às 14:30
Maluf agora é comunista de carteirinha
apoia Paloffi e lula, e se diz comunista.
PAULO BOCCATO
-07/09/2009 às 13:59
AO SR. AMRIO E AO SR. AUGUSTO NUNES…
“”Não concebo amor pela pátria que não derive do amor pelas pessoas e da vontade de se ver como partícipe da construção de um país. Na guerra, no calor da batalha, o soldado não luta por abstrações como “amor à bandeira”. Sabe-se que é a identificação, a afinidade e a amizade pelos companheiros que o impele na luta. Ainda mais do que isso, é a preocupação com os seus, mulher, filhos, família, amigos, parentes.
O verdadeiro patriotismo, penso, é este, é não perder de vista a perspectiva e o desejo de trabalhar com dedicação por uma nação que nos orgulhe pelas suas conquistas que, aliás, serão de todos.”"
AUGUSTO :QUE P#$A TEXTO O DESTE HÓMI !
SR. MARIO…DÚ “BARALHO”…QUE AULA !…RECEBO COM PRAZER E APRENDO…GRATO !!
Rodrigo
-07/09/2009 às 13:52
Augusto
Recordo-me de quando a revista Época passou a abrigar uma coluna de Olavo de Cavalho.; toda a semana a esquerda solicitava a demissão do colunista; se não me engano você era, na época, diretor de redação da revista. O fato é que hoje, quando a esquerda petista chegou ao poder, procura-se desmerecer o trabalho investigativo da imprensa “burguesa”. O fato é que a revista Veja tem três pesonagens corajosas: você, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo. Tenho grande prazer em lê-los.
Grato, caro Rodrigo. Registro que, enquanto dirigi a redação da Época, o Olavo escreveu com total liberdade. Foi o primeiro a ser afastado pela nova direção. abraços, Augusto
Ivone
-07/09/2009 às 13:50
São tantos os escândalos deste governo que ,de fato, fica difícil para o povo memorizar. Parece um filme rodando rápido, é uma sequência infindável de casos e alguns se sobrepõem a outros e até se enlaçam. As teias também são complicadas, dificultando o entendimento do cidadão comum que não conhece nem as siglas usadas(TCU, Coaf, TSF, AGU, para citar só algumas). Felizmente para os envolvidos é assim mesmo. Mas compete aos mais esclarecidos , à imprensa livre, às instituições, aos cidadãos de bem não deixarem cair no esquecimento estes crimes tão tristes para a nossa Pátria.
No tempo da ditadura ,em datas como a de hoje, alguns alunos de minha escola não queriam participar das solenidades cívicas alegando serem contra o governo. Um professor sapiente explicava: “Não confunda pátria com governo”. É o que muitos governos têm feito :confundir patriotismo com governo. Sempre que podem eles tiram uma casquinha do patriotismo do povo. Foi assim na Alemanha nazista, na Itália fascista , na ditadura (Brasil, ame-o ou deixe-o) e agora no governo Lula.
Não podendo usar mais “O petróleo é nosso” o governo resolveu mostrar ao povo uma miragem: não o petróleo do pré-sal, pois ele está lá há milhões de anos,mas acenando com uma extração que nem os técnicos sabem como fazer . E mais, distribuir os lucros (se houver) e atrelar a candidatura da Dilma a tudo isso.
Espero viver até lá para ver a miragem se tornar real.
claudio
-07/09/2009 às 13:10
Somos uma sociedade vagabunda. Tudo é esquecido rapidamente, um escândalo abafa o antigo. E como os escândalos nestepaíz são semanais, esse é o tempo que as pessoas se lembram.
Lula lançou o pré-sal e isso calou a todos. Só se debate isso, esqueceram todos os antigos escândalos.
Sociedade vagabunda! Merece essa gentalha como governo.
Incisiva
-07/09/2009 às 12:50
Recebi e repasso:
Esta é completa , desde o nascimento, com muito mais elementos do que a ” ficha cadastral” que circula. Vejam que curriculum!!!
Resumo biográfico de Dilma Roussef, ministra da Casa Civil, que o presidente Lula da Silva quer empurrar guela abaixo dos brasileiros como sua sucessora. Infelizmente a mídia não divulga essas informações, deixando a população na ignorância.
O pai dela – Pétar Russév (mudado para Pedro Roussef) -, filiado ao Partido Comunista búlgaro, deixou um filho (Luben) lá na Bulgária e veio dar com os costados em Salvador, depois Buenos Aires e, ao fim e ao cabo, fez negócios em São Paulo. Encantou-se com a professorinha de 20 aninhos, Dilma Jane da Silva (rica filha de fazendeiro), e com ela casou e viveu em Belo Horizonte , tendo três filhos: Igor, Dilma – a guerrilheira – e Lúcia. Igor morreu em 1977.
Era uma família “bon vivant”, com casa enorme, três empregadas, refeições servidas à francesa, com guarnições e talheres específicos. Tinham piano e professora particular de francês. Dilma entrou primeiro numa escola de freiras – Colégio Sion – e, depois, no renomado Estadual Central. Nas férias, iam de avião para Guarapari/ES e ficavam no Hotel Cassino Radium. Dilma, ainda jovem, entrou para o POLOP – Política Operária – e depois mudou-se para o COLINA – Comando de Libertação Nacional -. Apaixonou-se e casou-se com Cláudio Galeno Linhares, especialista em fazer bombas com os pós e líquidos da farmácia de manipulação do seu pai.
Sua primeira aula de marxismo foi-lhe dada por Apolo Heringer e, pouco depois, estava em suas mãos o livrinho: “Revolução na Revolução”, de Régis Debray, francês que mudou-se para Cuba e ficou amigo do Fidel e mais tarde, acompanhando Guevara, foi preso na Bolívia. Aos 21 anos, Dilma partiu para o RJ a fim de se esconder dos militares, após o frustrado assalto ao Banco da Lavoura de Sabará. No Rio, ainda casada, apaixonou-se por Carlos Franklin Paixão de Araújo, o chefe da dissidência do Partidão; então, chegou, de chofre, e disse para o marido: “Estou com o Carlos!”. Carlos vivia antes com a geógrafa Vânia Arantes e, sedutor, já havia tido outras sete mulheres, aos 31 aos de idade. Com ele, Dilma participou da fusão COLINA/VPR (esta do Lamarca), que deu origem, em Mongaguá, à Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares, cujo estatuto dizia: Art.1º – A Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares é uma organização político-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo.”
Foi em Mongaguá, litoral paulista, que se traçou o plano da “Grande Ação”, que se deu em 18 de julho de 1969, com o assalto e roubo do cofre da casa da amante do Ademar de Barros, em Santa Teresa /RJ, que rendeu-lhes 2,5 milhões de dólares, cofre aberto em Porto Alegre , a maçarico, pelo metalúrgico Delci. Mas a organização se dividiu entre “basistas” – que defendiam o trabalho das “massas” e junto às “bases”, e os “militaristas”, que priorizavam a imediata e constante luta armada comunista. A disputa pelo butim dolarizado foi ferrenha! Dilma era chamada de “Joana D’Arc da subversão”. Então foi para São Paulo onde dividia um quarto com Maria Celeste Martins, hoje sua assessora imediata no Planalto.
Dedurada por José Olavo Leite Ribeiro – mantinha com ela três contatos semanais -, foi presa, armada, em um bar da Rua Augusta, juntamente com Antônio de Pádua Perosa; depois, entregou à polícia seu amigo Natael Custódio Barbosa. Enquanto isso, o Carlos Araújo teve um romande tórrido com a atriz Bete Mendes, da TV Globo. Dilma saiu do presídio em 1973 e foi para Porto Alegre, reatar com o marido infiel. Mas hoje, Carlos Araújo mora sozinho com dois vira-latas (Amarelo e Negrão), numa casinha às margens da lagoa do Guaíba, em Porto Alegre. Ele tem enfisema pulmonar e está com 71 anos. Diz que é feliz, mesmo a ex-esposa sendo Ministra e candidata do apedeuta/fronteiriço à Presidência da República.
Eis aí uma “síntese/sintética/resumida” da vida da Dilminha que, logo….logo…será apresentada pelo Lula como a “da paz e do amor”. Quem sabe, antes, possa dar tempo de dar uma chegada a um “Camp Quest” qualquer, dawkinsiano por certo, para, cética e racionalmente, ficar com a “mente ainda mais aberta”, em cursilho prepararatório para a Presidência da República. E em se tratando deste povinho brasileiro (batuque, bola, bolsa e bunda), tudo pode se esperar, infelizmente.
Notas:
1. Destaques em vermelho: eles mesmos se delatavam entre si e depois acusavam os militares de torturadores. A tortura deixa marcas físicas ou mentais indeléveis, coisa que Dilma Roussef nunca apresentou.
2. Muitos não sabem quem é, de fato, essa que querem impor como presidenta aos brasileiros.
elís
-07/09/2009 às 12:43
Augusto,
a Marilena Chauí, quando entrevistada pela Veja (amarelas/ 1900 antigamente), “colocou” que o brasileiro não tem memória curta. Existindo, sim, uma “intensa produção do esquecimento”.
A filósofa petista de carteirinha e carteirada, pode ser “colocada ao nível de” pitonisa?
Luiz Vicente
-07/09/2009 às 12:25
Eles priorizam o pré-sal e nós todos entramos no sal.
Nunca vi monopolista algum preocupado com os monopolizados.
D’outra sorte, prioridade são as fontes de energia renováveis.
Em cinco anos, todos os carros que vão sair das fábricas serão híbridos e logo consumirão quantias ínfimas de petróleo.
Mário
-07/09/2009 às 11:55
Paulo Boccato, conheces os heróis do Brecht? Olha só essa frase dele:
“Deve-se ser cruel com os indivíduos para servir à coletividade”.
Paul Johnson descreve um episódio que diz muito sobre o Brecht e o tipo de “heroísmo” que ele apreciava. Em 1935, numa conversa com o filósofo norte-americano Sidney Hook, quando questionado sobre os expurgos de Stalin e as condenações de Zinoviev e Kamenev, Brecht respondeu: “No caso deles, quanto mais inocentes forem, mais merecem ser assassinados”. Hook o expulsou de casa.
Taí, Boccato, um belo exemplo da justeza das palavras de Samuel John son. Eu, particularmente, desconfio do discurso ufanista. Principalmente quando as atitudes daqueles que adoram apelar para os sentimentos patrióticos e nacionalistas trazem prejuízo para o país. Apela-se para patriotadas e para o orgulho nacional (e esse governo é contumaz nesse mau hábito) para justificar políticas descabidas.
Ora, esse tal de “orgulho nacional” poderia ser traduzido melhor, penso, como a satisfação pelo dever cumprido, o bom sentimento advindo das realizações e conquistas. Certa vez, perguntaram ao chanceler Helmuth Kol se ele tinha orgulho de ser alemão. Ele respondeu que não poderia se orgulhar de algo que ele não escolheu.
No meu ponto de vista, acho que falta por aqui essa perspectiva. No geral não se escolhe ser brasileiro, canadense ou argentino. Acho que que mais importante do que esse orgulho pelo simples fato de ser brasileiro, seja o desejo e a vontade de construir uma nação da qual possamos nos orgulhar. Fazer disso aqui um país sério, decente, uma democracia forte, baseada em princípios sólidos que, antes de irem para o papel, estejam incorporados na alma das pessoas. Só assim para nos livrarmos de vivaldinos do tipo que ora nos governam, para que não tomem de assalto o estado brasileiro e mudem a todo momento as regras do jogo para favorecer companheiros de partido conforme suas conveniências.
Não concebo amor pela pátria que não derive do amor pelas pessoas e da vontade de se ver como partícipe da construção de um país. Na guerra, no calor da batalha, o soldado não luta por abstrações como “amor à bandeira”. Sabe-se que é a identificação, a afinidade e a amizade pelos companheiros que o impele na luta. Ainda mais do que isso, é a preocupação com os seus, mulher, filhos, família, amigos, parentes.
O verdadeiro patriotismo, penso, é este, é não perder de vista a perspectiva e o desejo de trabalhar com dedicação por uma nação que nos orgulhe pelas suas conquistas que, aliás, serão de todos.
Enrolar-se numa bandeira de quatro em quatro anos para assistir um jogo de bola para muitos é o máximo daquilo que definem como sentimento patriótico. Paralelamente, impera uma passividade assombrosa em relação aos desmandos, vícios e problemas do país.
O sentimento patriótico/nacionalista já foi e pode ser usado pelos piores tipos de canalhas para fazer todo tipo de coisa. Seja para colocar um país no rumo do atraso e das escolha erradas – como se deu nessa questão do pré-sal, do qual já nos orgulhamos sem que uma gota sequer tenha sido extraída – seja para chacinar os inimigos do povo, massacrar etnias, estimular o fanatismo nacionalista e o homem-bomba. Ao contrário do amigo, penso que talvez, além de seu último refúgio, o patriotismo por vezes é onde os canalhas adoram colocar suas fichas. Vide, por exemplo, Hugo Chávez e seu bolivarianismo.
Leandro
-07/09/2009 às 11:32
Augusto (e leitores), leiam a análise da socióloga Maria Victor Barbosa. Ela fala da Independência, nossos valores.
http://www.imil.org.br/artigos/brasil-desfibrado/
“Os traços mais evidentes foram o individualismo, o autoritarismo, o patrimonialismo, o ANTICAPITALISMO.”
“Quando o presidente da República posa para a posteridade com um colar de folhas de coca e abraçado com um representante do “socialismo do século 21”, chega-se à triste conclusão de que fazemos parte de um Brasil desfibrado”
Muito bom o artigo, caro Leandro. abraços, Augusto
maria-maria
-07/09/2009 às 11:31
Texto para reproduzir e divulgar por todos os meios. Posso?
Fizeste uma peregrinação pelos descaminhos desta sbórnia desde a ascenção da pustulenta criatura ao poder ditatorial dextipaizff até hoje. Tens razão: o povaréu ignora todas as falcatruas, os roubos,os crimes de lesa-pátria que comprometem o presente e aniquilam o futuro.A explicação para essa amnésia seletiva está na permanente presença do beócio-bebum, matraqueando suas mentiras-promessas e no indefectível casal bobo-nner, a fonte de informação do povão, sempre desvirtuando as notícias para torná-las chapas-brancas.
Sinuelos do rebanho: alguma reminiscência gauchesca?
Divulgue à vontade. É uma honra, Maria-Maria. Sinuelos: o Rio Grande do Sul está muito vivo na minha memória. um abraço, Augusto
MRT
-07/09/2009 às 11:28
Brilhante como todos os textos, Augusto!
Adan
-07/09/2009 às 11:18
Eu me lembro que dia 15 de Setembro do ano que vem quando for eleito um novo presidente da republica que (não será o Lula), terá terminado o governo mais corrupto da história “deste país”!!!
Pode ser que venha outro pior ainda caso o PT vença as eleições, mas não terá 103% de apoio como este que está terminando e a história será bem diferente!
Muita coisa que aconteceu no governo Lula será lembrada, podem estar certos disso.
Naná
-07/09/2009 às 10:54
Augusto,
Mais surreal do que o “pronunssiamento” do Lula, foi a visão nostradâmica do “casal-preçal” na parada do dia da independência:
Ele, o H1N1, com a faixa “presidenssial”
Ela, vestida como fêmea de aedes aegypt.
Caça-ratos
-07/09/2009 às 10:33
Caro Augusto,
Minha desilusão é um pouco maior que a sua. Acho que o brasileiro não é só desmemoriado não. Ele sofre de Alzheimer cultural, pois não só esquece tudo como ainda perde toda identidade com aquilo que o cerca.
Minha tese é que o lulopetismo causa doença priônica, tornando o cérebro dos brasileiros esponjosos. É maldição!
Francisco Cunha
-07/09/2009 às 10:20
Outro dia assisti a uma entrevista com o José Dirceu. Confesso que senti um calor febril no meu corpo e o desejo de invocar os meus “instintos mais primitivos”. É incrível como esse sujeito ainda consegue ser tão cínico e cara de pau, se apoiar no falso romantismo de guerrilheiro, sentar-se sobre o esterco e ainda fazer pose de homem íntegro, sério e injustiçado. Creio que pouquíssimos comprariam um carro usado deste homem. Bleargh!
v.b.p.f.
-07/09/2009 às 7:57
È por aí mesmo Augusto, sem um exercicio de memória e reflexão, o tempo acaba apagando o mal já feito, é como uma sindrome, de aceitação ao aproveitador esperto e até ao criminoso. Tento me lembrar sempre que escuto ou leio a esses camelôs de gravata (nada contra aos que camelam honestamente). Eu sempre vou lembrar!!!! Sobre Patriotismo acredito que somente pelo sacrificio pessoal se pode materializa-lo. O resto é conversa.
PAULO BOCCATO
-07/09/2009 às 7:51
A EXPLICAÇÃO
AUGUSTO…ENTENDI !
AGORA EU ENTENDI !!
…OS CANALHAS USAM DO PATRIOTISMO P. NOS MANIPULAR…É ESTE O SENTIDO DA FRASE NAO É ?APELAM A ESTE SENTIMENTO BOM P. AS PIORES COISAS NÉ ?
AQUI E MAIS UMA VEZ ,OBRIGADO (TEM HORAS QUE EU PRECISO DE UM “EMPURRAOZINHO” !)…
AGORA COMPREENDO QUE NAO É UMA AFIRMAÇÃO EM SI MAS UMA ALGO QUE ESTA MAIS PARA O “SARDONICO” !!…QUASE UMA ILAÇÃO …!
MAS AINDA ASSIM ACHO QUE O AUTOR DA FRASE NAO FOI MUITO FELIZ NAO !
EU PREFIRO ESTA AQUI QUE A MAIORIA SÓ CONHECE PELA METADE :
“TRISTE É O PÁIS QUE PRECISA DE HEROIS”…É DO BERTOLDÃO BRECHT E QUE UM AMERICANO DESCONHECIDO
(ACHAM QUE FOI UM PARLAMENTAR) EMENDOU EM DISCURSO…:
“SE TRISTE É O PAIS QUE PRECISA DE HEROIS; INFELIZ É A NAÇÃO QUE NAO OS TEM, MAS ALEGRES SERÃO AS GERAÇÕES QUE ELES INSPIRARAM ENQUANTO POVO, E AÍ SIM A PÁTRIA ESTARÁ A SALVO !!”
E NÓS ?
francisco
-07/09/2009 às 7:49
prezados,
o gigante a gente conhece pelo tamanho do dedo dizia meu chefe.
mal o fernando henrique fixou-se na cadeira de presidente e já tratou de prorrogar o mandato, acreditar em quem? tá difícil .
genaro
-07/09/2009 às 7:46
Meu caro Augusto,
Além de ser um jornalista talentoso e sério, você tem uma memória de dar inveja em elefante.
Eu me lembro que a única história do Brasil que eu gostava, e muito, era a do Império. Sempre achei que o 15 de novembro de 1989 foi um golpe de estado sujo e aloprado, que iniciou uma série de outros golpes de menor calibre, mas igualmente sujos e aloprados.
Não é à toa que o brasileiro não gosta de lembrar da nossa história!
Quanto aos escândalos, são tantos, tão cotidianos e de nenhuma consequência para os seus autores que o povo deles logo se esquece porque nem presta muita atenção.
O mal é sempre banal e, no Brasil contemporâneo, virou coisa natural,
Abraços do
Genaro
Hugo Werneck
-07/09/2009 às 7:36
Meu caro Augusto,
Para implementação da idéia de eleger a frase mais idiota do mês, sugiro as três concorrentes abaixo que devem ser votadas pelos comentaristas. Posso assegurar que é material para uma enciclopédia:
1)“É muito compreensível que o companheiro Lugo leve em conta, antes de mais nada, os interesses da agricultura paraguaia”.
João Pedro Stedile, Homem sem Visão de Janeiro, chefe do MST e coroinha do bispo reprodutor que hoje cuida do rebanho nacional, especialmente das ovelhas, defendendo a expulsão dos brasiguaios e cada vez mais ansioso por lutar contra o Brasil na Grande Guerra de Itaipu.
2)“O risco é que, se a crise terminar antes, algumas reformas não serão feitas de maneira profunda.”.
Celso Amorim, chanceler mirim da América bolivariana, garantindo que o Brasil vai virar superpotência se a marolinha virar tsunami e a crise durar mais 10 anos.
3) “Nós estamos fazendo uma gestão em que a população está no centro. A questão da pessoa humana está no centro da nossa gestão. É para eles que estamos fazendo. Portanto, são obras que beneficiam o maior número de pessoas”.
Dilma Rousseff, na cerimônia de divulgação de projetos de abastecimento de água do PAC que vão ficar no papel, ainda ensaiando para declamar de ponta a ponta, como descobriu a leitora Rosi, o épico “Batatinha quando nasce…”
cesar marcelo Paiva
-07/09/2009 às 7:27
Caro Augusto, ler seus comentarios renova em nos(a parte decente do Brasil) o desejo de continuar lutando contra o verdadeiro caos que se instalou no pais apos a eleiçao de Lula. Participo ativamente dos comentarios da Folha, levo ate la grande parte de tudo que leio em suas materias. A forma com elas sao escritas, tem de atingir quem as le. Certamente alguns se indignarao, outros(como eu) sentir-se-ao aliviados por saberem que nao estao so nesse refrega. Infelizmente o presidente acredita que qualquer outro brasileiro que tenha sido autoridade, deve ter tratamento diferenciado perante a lei. Pode delinquir que sua trajetoria lhe permite quando é exatamente ao contrario. Quem tem biografia tem obrigaçao de preserva-la. Como disseste, sequestradores da liberdade e assassinos da democracia nunca deixam de sonhar com o pesadelo. Nao tem cura.
esquilo
-07/09/2009 às 6:01
Lula lesa patria. Petralha e cumunistas todos lesa patria!
Eu nao esqueco nao o que eles fizeram ,fazem.
Maria
-07/09/2009 às 5:37
Não consigo esquecer…eles não deixam! Quando um episódio parece submergir nas sombras da memória, eis que vem outro, ainda mais escabroso. Todos gravíssimos mas, na minha opinião, nenhum tão grave quanto os casos dos prefeitos. Teria ali sido revelada a verdadeira face?
Sandro Martins
-07/09/2009 às 5:04
O transe coletivo usado por esse “flautista de Garanhuns” para manter-se incólume no poder (mesmo depois de tanta podridão) irá desaparecer na próxima esquina. A boçalidade, a hipocrisia, a mentira, o obscurantismo, a prepotência e o cinismo -frutos desse período- serão estampados nos futuros livros de história como marca registrada dessa gente inacreditável que ora ocupa o poder.
Num futuro bem próximo, “petista” e “lullista” serão sinônimos para “estúpido”, “velhaco”, “mentiroso”, “estelionatário” ou coisa que o valha.
Esquecer o mensalão e as pilantragens subseqüentes ? Impossível.
Ixmael
-07/09/2009 às 3:12
Finalmente chegamos ao ponto crucial.
Essa amnésia crônica que nos rege no
cotidiano é o que viabiliza tantos absurdos.
E é aí que chafurdam, felizes, a impunidade
e sua dileta irmã, a improbidade.
Nossa História virou só uma vaga miragem.
E já que obrigatório é o voto, quanto atraso,
também seria justo o consumo igualmente
obrigatório de Memoriol por parte da manada
que vota mas não se lembra bem em quem,
e muito menos de quem fez o que, ainda no
mes passado. Manada é assim mesmo, só
pega no tranco. Se pegar. Põe deprimente nisso.
Mario Arone
-06/09/2009 às 23:51
O pronunciamento do presidente foi algo surreal.
Guga
-06/09/2009 às 23:13
Obrigado Augusto, por nao nos deixar esquecer…”nous n’oublierons jamais”
Hugo Werneck
-06/09/2009 às 22:55
Meu caro Augusto,
Tenho falado reiteradamente que com essa fartura de escândalos, o crime mais recente vai apagando o anterior e assim vamos assumindo, inconscientemente, que temos memória fraca. Pense no caso do Valdomiro Diniz. Alguém sabe se há algum processo em andamento e qual o estágio em que ele se encontra? Apenas para exemplificar as coisas que desaparecem na “bruma do tempo”, consultei os meu alfarrábios e encontrei o texto seu do dia 02/06/2009, sob o título: Pecador sem remorso, que reproduzo a seguir:
“O uso da cota foi feito em respeito às normas da Câmara”.
Deputado Ciro Gomes, depois de admitir que utilizou R$ 4,3 mil da cota de passagens aéreas para bancar, em junho de 2007, a viagem de ida e volta entre Fortaleza e Brasília de Bernard Twardy, chefe de cozinha alemão, Fernanda Twardy, mulher de Bernard, e um auxiliar do craque do forno-e-fogão.
Qual foi conseqüência prática dessa denúncia? Provavelmente, nenhuma porque nós mesmos, que a comentamos o corrido, já nos esquecemos das malfeitorias do Ciro Boca Suja. Não sei como poderíamos manter “acesa a chama” de forma a incomodar os vigaristas e até já lhe falei recentemente sobre essa preocupação. Dentro da idéia de cobrar, por ordem alfabética, na coluna O Povo quer Saber, deveríamos “malhar a bigorna” reiteradamente até que alguém se canse e faça alguma coisa. A possibilidade de isso funcionar é grande? Não importa, os salafrários, pelo menos eles, ficarão incomodados. Ou não?
Eles se incomodam, sim, caro Hugo. O texto de hoje foi inspirado pelas ponderações que você fez. E acho boa a ideia de usar com mais frequência a seção O País quer Saber para retomar casos antigos e não resolvidos. Aliás, o primeiro texto tratou do Waldomiro Diniz. Vamos organizar a pauta. Mande as sugestões que você tiver. Os amigos da coluna ecerto vão mandar mais pautas. abraços, Augusto
Rodrigo
-06/09/2009 às 22:37
Belo texto, Augusto! E nós precisamos da imprensa para não nos esquecermos.
Diocleciano
-06/09/2009 às 22:32
A morte desses dois prefeitos é algo que ainda não consegui compreender. Espero que o caso seja solucionado para que saibamos quem são os culpados.
Luiz Alberto Vargas
-06/09/2009 às 22:27
Augusto:seu texto como sempre, recupera a serenidade depois da dor no peito de assistir D.Lula I proclamar a Segunda Independencia do Brasil e sugerir ao povo que mal conhece as propriedades do sal de cozinha,cuidar do pré-sal.Sou um dos que gostaria de ver esta questão melhor explicada,não pelo Primeiro Mentiroso da Nação,mas por especialistas.Assim como deveriamos conhecer melhor os negócios do Brasil com a França na área militar.Infelizmente poucos jornalistas e nenhum político está se ocupando destas questões.O Imperador poderá mover o país para onde quizer e por isso dá medo continuar brasileiro ou no mínimo em solo brasileiro nas próximas décadas.
André M Andrade Jr
-06/09/2009 às 22:20
A preparacão para o pleito de 2010 está caminhando célere e êles não estão brincando em servico. Nesse ano a Petrobras colocou 250 milhões para a propaganda ufanista ,especificamente para enganar os brasileiros que adoram ouvir que são os melhores do mundo,seja em futebol ,cuspe `a distância ,miss Brasil , etc. e tal.No ano que vem já serão 480 milhões .Sera ‘ardua a tarefa de desfazer o que essa mentirada lrá ocasionar na cabeca desse povo inculto que adora a facilidade-pouco trabalho e que o govêrno se responsabilize por sua felicidade.DEM e PSDB precisão de muita criatividade , lideranca ,vontade e coragem para enfrentar essa batalha.
celso arnaldo
-06/09/2009 às 22:19
Augusto
Sim, Lula enxerga em Sarney um homem incomum que honra o Senado. E Luis Dulci, o machadiano que escreveu o texto chinfrim que Lula acaba de balbuciar na TV, a pretexto de juntar a Independência do Brasil ao Pré-Sal, também o considera como um literato que honra nossas letras.
Na primeira das 10 colunas no JB com que destroçou o “livro” Brejal dos Guajas, Millôr dizia que já desconfiava de Sarney como escritor desde o momento em que o ouviu dirigir-se à população com o apelativo rastaquera “brasileiras e brasileiros”, fazendo média contraproducente (por ridícula) com o feminismo. Deus criou o homem e ponto final. Só Roger Vadim, naquele filme famoso com a Brigitte Bardot, fez Deus criar a mulher também. Brasileiros são todos os milhões de indivíduos que nasceram ou se naturalizaram aqui – homens e mulheres, quase meio a meio.
Por cinco anos, sempre que Sarney aparecia na TV, lá vinha o demagógico “brasileiras e brasileiros”. Foi aos “brasileiras e brasileiros” que ele apresentou o Plano Cruzado e o Plano Verão, que nos deixaram uma inflação de quase 90% ao mês. Nesses cinco anos, o “brasileiras e brasileiros” passou a ser a ante-sala de más notícias, planos econômicos capengas, desastres administrativos. Tanto que, depois que ele entregou a faixa a Collor, ninguém mais ousou repetir a redundância mal ajambrada de Sarney. Nem o recém-acadêmico Collor, que preferiu a variante “Minha gente” – outra demagogia baratíssima.
Pois bem, Lula/Dulci hoje são tão apaixonados por Sarney que não só resgataram o apelativo sarneyziano de triste memória como lhe acrescentaram “queridas e queridos”.
Lula abriu e fechou o pré-saleiro da Independência, agora há pouco, em rede nacional, com “Queridas brasileiras, queridos brasileiros”. Se aquele apelativo era rastaquera, este beira a apelação. Deve ser, salvo engano, uma homenagem a Sarney. Ao estilo Sarney de se expressar e de lidar com o povo e a coisa pública.
Quanto ao conteúdo do discurso, não vale uma teclada. Destaco apenas, por seu caráter involuntariamente galhofeiro, a recomendação que Lula disse ter dado a seus ministros de “não sair por aí, como novos ricos, torrando dinheiro em bobagens.”
Não sei não, Augusto, mas a partir de agora as queridas brasileiras e os queridos brasileiros deveriam por um pé atrás com o Pré-Sal…
Abraço
Celso Arnaldo
B H
-06/09/2009 às 21:53
Sr Augusto:
Texto cristalino,materializa uma idéia que é a razão dos nossos erros e pecados enquanto nação.FALTA DE MEMÓRIA.
Parabéns pelo uso de “sinuelos” a palavra síntese do seu texto.
Parabéns.
Saudações
Ps SEM MEMÓRIA NÃO TEMOS COMO VIVENCIAR “CULTURA”
ZUMBI ESCRAVO DO VOTO OBRIGATÓRIO
-06/09/2009 às 21:46
Esse Blog não tem nenhum de paradigma, exceto, quem ler 1º) “Os Autos da Devassa da Inconfidência MG/RJ (publicado pelo Congresso Nacional e pela Imprensa Oficial/MG, 2º) As Cartas Chilenas e Marília, de Claúdio Manuel da Costa (tem de ser lidos todos em conjunto), para se entender bem o significado do Emérito Título ao qual estamos comentando sobre “a memória que facilita a vida dos pecadores” (PECADORES E MUITA REZA…). O Desembargador Tomás Antônio Gonzaga (é o único DOCUMENTO ou LIVRO no qual se lê que ele fora desembargador), qualificado por Cláudio Manuel sob três epiteto: “Matúsio” (de matar), “Robério” (de roubar”, e “Maylord” (homoxessual). E o Coronel Joaquim Silvério dos Reis que escrevera 2 (duas) Cartas, no RJ e MG, contra esse úlitmo, nada contra o Tiradentes, sobre o qual Cláudio Manuel, lhe dá o epiteto de “Ribério”; é isso aí, fora motivo de riso e chacota tanto em Minas quanto no RJ. Resumindo, o Coronel José de Alvarenga Peixoto (coronel!), é isso também, só existiam em Minas, militares, negros escravos, a burocracia, e, vejam só os padres. Mas quem são o padres? São os maiores empresários (ou possuem a maior, e mais antiga empresa privado Multinacional do País) do Brasil. Nesse sentido estamos aprovando mais um “Acordo” com essa Multinacional, através daqueles que nós elegemos (com confiança ou sem confiança) para nos representarem; pois, só contrato alguém para trabalhar para mim sob minha confiança…
@MauroVS
-06/09/2009 às 21:44
Eu já diria, Traidores do Brasil, porque a pátria deles é o bolivarianismo sem terra. Se bem que esses miseráveis humanos, para trair o bolivarianismo é um passinho.
Não valem uma gamela de estrume.
f tavares
-06/09/2009 às 21:37
o presidente-patriota caminhou mais pra dentro do refúgio de johnson hoje, no pronunciamento à nação sobre o pré-sal… agora conclama a população a pressionar o congresso, a imprensa, a opinião pública, sempre em benefício de sua fonte-milagrosa, de onde pretende tirar o sustento do pt pelos próximos anos. a pobre rica petobrais-do-analfa nem sabe quanto tem de óleo nessa reserva-mirabolante, e os ladrões já estão de faca nos dentes pra assaltar no que puderem… vou repetir: eles estão vendendo o que não têm, querem receber na frente e nem sabem se vão entregar. perguntem a algum geólogo sério da empresa… é estelionato puro! típica abordagem do presidente sarney, transformada em projeto por seu mal-pintado comparsa ministro lobão, com o aval do protetor da candidata-fraudulenta, o incrível presidente lula…
PAULO BOCCATO
-06/09/2009 às 21:22
CARO AUGUSTO…NAO GOSTO DO AUTOR E A FRASE ME INCOMODA HA TEMPOS !
EU SOU UM PATRIOTA…E NAO ME JULGO UM CANALHA E NAO O O SOU !!
AO CONTRARIO ,MEU PATRIOTISMO É QUE ME IMPELE A DIZER QUE ISTO AQUI ESTA UMA M***A !
SE AO ACORDAMOS NAO ENXERGAMOS O QUE VAI MAL, COMO CONSERTAR ? E COMO O FAZRE-LO SEM PATRIOTISMO…
OS EUA POR ACASO NAO SE TORNARAM A GRANDE NAÇÃO QUE O SÃO A CUSATA DE MUITO PATRIOTISMO ?
ALGUEM ME EXPLIQUE O SENTIDO DA FRASE POIS EU, MUITO BURRINHO, NAO A ACEITO E NAO A COMPREENDO !
LULLA ?
LULLA NAO É PATRIOTA…É SÓ MAIS UM DOS ESPERTALHÕES IDIOTAS (ISTO SIM) QUE ESTA A EMPILHAR O SEU BOTIM PESSOAL AS CUSTAS DE UMA NAÇÃO QUE DETERIORA A OLHOS VISTOS…É SÓ UM GAFANHOTO ENTRE TANTOS DESTA INFELIZ NAÇÃO !!
E QUE USA O SAUDAVEL SENTIMENTO DE PATRIOTISMO EXISTENTE NO INTERIOR DE QUALQUER CIDADAO QUE SE PREZE PARA, EM MANIPULANDO-O ATRAVES DE SEUS GOOBEL´S DE COLETE, DESVIAR A ATENÇÃO P. O ROUBO DA PA´TRIA PERPETRADO POR ELE E SEUS ASSECLAS DE CRIME LESA-PATRIA !!
NO MAIS, O AUTOR , SOFRIA DA FAMOSA SINDROME DE TOURETTE…DO NADA, ESTE RELIGIOSO ULTRA MORALISTA (E DIZEM QUE HOMO ENRUSTIDO) SAÍA DESEMBESTADO A GRITAR PALVRÕES AOS QUATRO CANTOS !!
Desta vez você errou, amigo. Ninguém é suficientemente maluco pra achar que patriotismo é defeito. É virtude, claro. O que a frase diz é que um canalha se refugia no patriotismo (falso, claro) quando acabam todos os argumentos, pretextos, desculpas etc etc. Exemplo? Os soldados argentinos que morreram nas Malvinas foram à guerra por patriotismo. O canalha do Galtieri se refugiou no patriotismo para unir os argentinos e escapar da queda. A frase não critica o patriotismo, nem faria sentido. Ajuda a identificar canalhas. Também acho que o autor não é grande coisa. A frase acertou na mosca. Abraços aí na nossa terra. Não pude viajar.