Blogs e Colunistas

27/11/2010

às 18:23 \ Direto ao Ponto

A estreia da “Força” destruiu a fantasia costurada pelos farsantes federais

Entre um sarau com blogueiros estatizados e um passeio na Guiana, o presidente Lula lembrou-se de que os barulhos no Rio não eram fogos de artíficio nem anunciavam a entrada na Sapucaí de alguma escola de samba e comunicou ao companheiro Sergio Cabral — por telefone — que a parceria continua. “Ele terá tudo o que pedir dentro da lei”, recitou.

A declaração é o que os americanos chamam de no news — a não-notícia, o antifato, a trivialidade descartável. É também uma frase exemplarmente cretina, constata quem a confronta com o seu oposto. Alguém pode imaginar um presidente dizendo que um governador não terá nenhum pedido atendido, a menos que solicite algo ilegal? Lula é capaz de tudo, certo. Mas até para esse tudo há limites.

Depois de credenciar-se a disputar com Dilma Rousseff a final do campeonato brasileiro de platitudes, fez o que sempre faz em situações de perigo: tirou o corpo fora. “É preciso respeitar a soberania do Rio”, descobriu o presidente que vive se metendo no Oriente Médio, no Irã, em Honduras e em quaisquer paragens que lhe pareçam eleitoralmente lucrativas. Até a eleição do dia 31, Lula, Dilma e Cabral faturaram gulosamente o milagre da pacificação do Rio. Desmontada a falácia, o presidente debitou o prejuízo na conta do governador.

Em fevereiro de 2007, em outra conversa por telefone com Cabral, Lula foi muito além do palavrório protocolar ao saber que as coisas haviam esquentado de novo no Complexo do Alemão. Que o companheiro dormisse em paz, avisou o maior dos governantes desde Tomé de Souza. A Força Nacional de Segurança Pública, parida e comandada pelo marechal de bombachas Tarso Genro, estava devidamente adestrada, com a faca nos dentes e ansiosa por mostrar seu valor.

Não poderia haver cenário tão perfeito para o espetáculo de estreia, concordaram os parceiros. O  mosaico de favelas penduradas em morros controlados pelos mais ferozes narcotraficantes do país conheceria a bravura e a eficácia da “Força”, como Lula e Tarso se referiam, com cara de pai orgulhoso, à tropa invencível. Feliz, o governador atravessou a madrugada sonhando com a chegada da salvação. Confiante como um general alemão em 1940, o presidente ordenou que o exército fantasma se materializasse no Rio e entrasse em ação.

O vídeo enviado pela comentarista Lilian mostra o que aconteceu. Tem . Em pouco mais de 2 minutos, reduz a farrapos fantasias costuradas durante oito anos pelos estilistas do Brasil do faz-de-conta. E explica por que enfim se solicitou a ajuda das Forças Armadas. O esquema de segurança pública do governo federal nunca existiu.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

117 Comentários

  1. Caça-petralhas-Primeiro!

    -

    03/12/2010 às 6:55

    Lula é uma piada. Lula é uma PIADA SUJA contada numa reunião familiar. Constrange, incomoda, choca, escandaliza, irrita, mas nem por isso deixa de provocar aquela vontade quase irresistível de gargalhar. Se lula fosse “contado” num botequim ou vestiário de estádio de futebol seria um sucesso. O problema é que essa PIADA SUJA está no lugar errado.
    Lula é uma piada. Uma PIADA SUJA.
    Só isso.

    Salve, amigo! Precisamos de você. abração

  2. Lilian

    -

    01/12/2010 às 21:47

    Augusto,
    E quando os traficantes do Alemão “correm” atrás de policiais e atirando?
    Abraços!
    .
    Traficantes do Alemão tentam roubar carro com PPMM na Avenida Itaoca em Inhaúma, atacando com fuzis. Reparem nas “fumaçinhas” na grama provocadas pelos disparos dos traficantes contra o PM de camisa amarela. Ao final o vidro da janela direita é estilhaçado pelos disparos. Um dos policiais sustentou tiroteio com os traficantes na rua à esquerda e acabou ferido no braço. http://www.youtube.com/watch?v=WiOTvOp7vU0 17 de janeiro de 2008.

  3. celi

    -

    01/12/2010 às 18:56

    Com o exercito de bandidos atravessando o morro , a tv mostrando e ninguém preso? Ah! aí tem.

  4. ana soriano

    -

    30/11/2010 às 13:02

    Nesta terra que brota gente por tudo quanto é lado, se não houver uma política urbana que contenha a invasão dos morros cariocas e paulistas e os mananciais etc. não vai haver contingente de UPPs suficiente.
    Se uma parte apreendidada de drogas , alcance 40 toneladas de maconha e 200 de cocaína, não vai haver traficante suficiente.
    Neste país que tudo abunda, abunda mais os descalabros.

  5. Jota

    -

    30/11/2010 às 9:50

    Lula é mestre em faturar dividendos eleitorais em cima do que quer que pareça positivo para a população. A “guerra” contra os traficantes no Rio responde a um anseio de boa parte do eleitorado, então lá vai ele beliscar e faturar em cima, como se tivesse mérito pessoal no que foi feito, mesmo estando a 30 dias do final de um governo de oito anos. A imprensa subserviente lhe dá os holofotes e microfones e ele diz uma trivialidade boçal quando quer marcar presença em qualquer coisa boa que apareça no noticiário. Esse roteiro se repetiu nos últimos oito anos, basta ver. Petrobrás vai tirar meio litro de petróleo de algum novo poço do pré-sal: lá está Lula com macacão, capacete e as mãos sujas de óleo na primeira página de jornais… nos últimos meses acho que vi isso umas 3 ou 4 vezes. Nas últimas vezes com Dilma junto… Vai ter algum gasoduto: lá está lula pra dar o primeiro pingo de solda. Vai ter alguma obra? Lá está Lula inaugurando terraplanagem para instalação do canteiro. Trem-bala? Ah, basta a cerimônia de lançamento da publicação do edital, com microfone e holofote pra Lula … O que importa é a notícia, a mídia, os holofotes, a obra em si é coisa secundária, detalhe pequeno-burguês.

    O Jornal Nacional não noticia nenhuma coisa boa sem que diga algo assim ao final sobre o assunto “o presidente Lula comentou que…”

    E assim caminhamos…

  6. Caio Portella

    -

    29/11/2010 às 20:55

    Bem…os incendios,os arrastões..com certeza já garantiriaM alguns votos a mais pra Cabral,Lula,Dilma…Exercito,Marinha,Aeronautica,Bope,Pm,PF…o escambau…que legal…A PAZ VOLTOU…VOLTOU ?????TEM CERTEZA???
    Picaretas do governo:CADÊ OS TRAFICANTES BRABOS???CADÊ O NEM,O FB,e assemelhados???CADE O ARMAMENTO PESADO,OS MISSEIS???//vou responder:Já estao a muito tempo, na Rocinha,Na Mangueira,Em São Gonçalo,no Sapo….Os 500 /600traficantes “fujões” que vimos pelo mato da vila Cruzeiro para o Alemão???;;;;cadê os caras:????Só 50 fuzis,quando aqueles 500/600 estavam levando cada um 1 fuzil???SEI NÃO…TÁ ME CHEIRANDO A PIROTECNIA..forçadas pelas circunstancias do momento ,claro ,e eu quase juro por Deus…orquestradas pelo sacripanta maior da nação,um tal de Lula,que pra variar,tava viajando..Que com certeza viu a repercussão internacional da “Urban War on Slum”,e cheio de cachaça na caveira,como habitual,”pensou’…Putz…essa m….acontecendo no meio dos pobres,vai fu….minhas maiores aspirações de egocentria:COPA DO MUNDO…OLIMPIADAS…e rapidinho ligou pro seu ministro de justiça,e mandou:MANDA O O EXERCITO,MARINHA E AERONAUTICA PRA ACABAR COM A ZONA NO RIO…ISSO ACONTECEU NA QUARTA FEIRA..(.mas só observando ,que na segunda feira antes,O Beltrame falou “não acho necessário forças militares…vamos dar conta….ESQUISITO NÉ???)…Pois é …mas cadê os graúdos tambem,QUE patrocinam o tráfico de drogas ou armas???Ou será que alguem vai querer me convecer que os traficantes FB,Pezão ou Nem,Zeu,Manguaça,Ratinho,Mister M tem cacife,escolaridade pra negociar,trazer pra cá Fuzis israelenses,pistolas russas,misseis,granadas??Maconha eu até acredito…mas Pó,Crack,Lança Perfume espanhola??/Será que a bandidagem fez curso de lingua estrangeira,aprendeu a fazer conta em euro e /ou dolar??abriu firma de importação???ME ENGANA QUE EU GOSTO…CADÊ OS GRAÚDOS DO PODER,CADÊ OS ARTISTAS CHEGADOS A UM “BARATO”?? …enquanto isso,enquanto o Bope apresenta 20ton DE DROGA APREENDIDA,e dizem ser um abalo violento no tráfico,leio a noticia que em MS 8/10 ton dia é rotina de apreensão..e não desfalca realmente os cartéis..quer dizer..tiraram 20ton aqui,muito legal,mas pela metemÁtica,em todas comunidades do rio,com certeza tem 20 ton a mais em cada…ACHO COM TRISTEZA,QUE A PIROTECNIA NO MOMENTO SURTE EFEITO…só no momento…

  7. Formusura

    -

    29/11/2010 às 16:39

    Que o Rio não tire a atenção da corrupção em Brasília. E, as atenções se voltam para os bandidos do Rio, mas e os da Casa Civil? Já acabaram as invetigações? Vão mandar o Bope pra lá?

  8. Formusura

    -

    29/11/2010 às 16:35

    Que o Rio não tire a atenção da corrupção em Brasília. E, as atenções se voltam para os bandidos do Rio, mas e os da Casa Civil? Já acabou as invetigações? Vão mandar o Bope pra lá?

  9. Miriam

    -

    29/11/2010 às 13:34

    Pelo que se depreende do noticiário, os investimentos do PAC devem ser do governo russo, já que só se fala da ausência do estado. Hastear bandeira em obra do PAC é retomada de território?????????? Por favor, alguém me explica.

  10. Marcia Lyio

    -

    29/11/2010 às 11:14

    O que de fato,realmente, ocorre nesse pais? Parece, sempre, que estamos vendo filmes de terceira categoria, com atores canastrões sob péssima direção. No final, aquela sensação de que não valeu apena ter ficado até o fim da sessão e nem de ter pago para ver….

  11. Eduardo Carvalho

    -

    29/11/2010 às 10:41

    E agora que as forças policias tomaram o complexo do alemão e prenderam muita gente, além de apreender dinheor, armas e drogas, qual será o comentário deste ilustre colunista?

    Fiquei muito impressionado com a bravura da Força Nacional. E do Marechal Jobim.

  12. celinha

    -

    29/11/2010 às 0:36

    Nesses rincões interioranos, abertos à generosidade, simplicidade e à coletividade, encontrarão o ambiente ideal para se esconderem e ahí encontrarão tbm a oportunidade de praticar os delitos, q estavam acostumados a praticar em suas comunidades, porém como lobos disfarçados de cordeiros.

  13. celinha

    -

    29/11/2010 às 0:30

    Meu maior receio é de q neste aparato todo dessa operação de combate ao tráfico, esteja imbutido algum trato entre governo e traficantes; de q esses bandidos se escondam por outros estados durante o período necessário para q o povo se esqueça da cara desses meliantes e eles possam voltar para colocar em prática suas atividades ilícitas, pois afinal de contas a grana q rola daí é gde e os turistas q aqui chegam, sejam por q motivo for (carnaval, música, praias, futebol, etc…), muitos vêem interessados na droga q rola livre e solta nos morros e favelas, com a conivência da polícia. Q se cuidem as pequenas cidades promissoras do interior dos estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, e outros) pois elas estarão na rota desses bandidos para reconquistarem o poder financeiro, por hora perdido.

  14. celinha

    -

    29/11/2010 às 0:27

    Pq deixaram essa situação se instalar nessas comunidades por tanto tempo? Pq só agora, a poucos dias da Copa (o futebol… ah, o futebol!!) e depois da eleição de Dilma, decidiram combater esse terror? Não será só pra mostrar serviço, q isso está sendo feito? Senão pq esperar até o último momento para tomar tão drástica medida?
    A verdade é que com os inúmeros erros e omissões por parte das autoridades responsáveis, essa inversão de poder aconteceu, qdo poderia ter sido evitada. É muito perigoso e triste uma população a mercê de bandidos! Eu não entendo porque é tão difícil para as autoridades assumirem suas responsabilidades e cuidar delas!

  15. odivar meneghetti

    -

    28/11/2010 às 23:24

    Caro Augusto, na minha opinião acho que Capitão Nascimento está dando um grande exemplo para os políticos e policiais que resolveram agir.
    Mas tem que continuar, porque os traficantes estão se locomovendo para outras favelas.

  16. Natale

    -

    28/11/2010 às 23:09

    Percebo nestes dias, pelas fotografias e reportagens, que deve ser época da férias coletivas, ou serão férias perenes, nestas comunidades do RJ, o pessoal esta todo de bermudão, celular e chinelão…

    Que maravilha…, todos trabalhadores estão sendo incomodados em descanso, casual ou perene?, meritório…

  17. gaúcha indignada

    -

    28/11/2010 às 22:27

    E o Luis Inácio, onde anda?? Cuidado que os bandidos (em torno de 200) fugiram para São Bernardo.

  18. Marcelo Paulista (Graças a Deus)

    -

    28/11/2010 às 22:12

    Caro Augusto,
    Gostaria de sugerir uma matéria sobre as manobras contábeis que estão sendo feitas pelo nosso Ministro Mantega para a manipulação dos números da inflação.
    Acredito que a sujeira está sendo lançada embaixo do tapete, mais acredito que isto não suporta mais 4 anos sem a corda estourar!! Precisamos de reformas, e elas mais uma vez estão sendo negligenciadas pelo governo p.tralha. Este é o governo do Marketing, aonde tudo funciona perfeitamente, inclusive a segurança. O Rio não é Brasil, pois o país está ótimo o Rio é o Haiti.

  19. Ana Muniz

    -

    28/11/2010 às 22:03

    É a espetacularização do nada. Esse povo chulezento acha que no Brasil só moram idiotas. Não acreditei no espetáculo mambembe pautado para a manhã de domingo, e não estou sozinha. Onde já se viu se negociar rendição de traficantes?
    Na rede só arraia miúda, os tubarões nadam em águas mais profundas e têm força suficiente para destruir as redes.

  20. Em nome da classe A

    -

    28/11/2010 às 20:55

    tu és PIG.

    Errou. A Dilma mudou tudo, miliciano. Agora só há três little pigs: ZezéDudu, Terror dos Caseiros e Acompanhante.

  21. Bruno

    -

    28/11/2010 às 20:54

    A Operação no Rio de Janeiro foi um sucesso que deve ser repetido; os erros do passado, consertados. Puonto e basta!

  22. pedro simon bolivar

    -

    28/11/2010 às 20:37

    E o armamento, AN?
    o cooreria carioca preza a industria nacional. A maioria dos fuzis sao os conhecidos FAL de Itajubá.
    Será que o exército vai reincorporar o arsenal?

  23. Otávio

    -

    28/11/2010 às 20:31

    Num país “dirigido” por cretinos como Lula e Sérgio Cabral o que vemos é isso aí!

  24. Malu

    -

    28/11/2010 às 20:19

    Além de nunca ter existido um plano de segurança do govêrno federal para o Rio de Janeiro, houve um CONLUIO velado com o tráfico, para que nada estourasse ANTES da eleição. Bravos policiais, militares de todas as armas, LARGARAM TUDO PARA VOCÊS. E, de longe, o homem faz “bonito” de braços dados com seus amiguinhos matadores. O povo do Rio merece que a cidade volte a ser a representante da beleza brasileira no mundo, NOSSA LINDA E BELA “CIDADE MARAVILHOSA”, vítima de muitos governantes fajutos e vendidos.

  25. Marcos Monner

    -

    28/11/2010 às 20:13

    Sabem por que se deu toda essa operação? Porque os traficantes “tiveram o cabimento” de tocar fogo na cidade (ainda bem!), de outra forma, tudo iria “continuar como dantes no quartel dabrantes”, e o pulha cabral/embuste beltrame estariam vendendo a ilusão das UPP’s até não se saberia quando…

  26. flavio

    -

    28/11/2010 às 20:07

    o maior golpe no tráfico dado pelo governo na história do país.

    Tenho de reconhecer que o desempenho da Força Nacional foi espetacular, miliciano. Comovente. Só faltou o general Jobim.

  27. Lia

    -

    28/11/2010 às 18:59

    Lastimável é o Governo do Rio de Janeiro deixar os traficantes com armas de grosso calibre, por anos e anos, financiadas sabe-se lá por quem e agora como num passe de mágica resolve acabar com o tráfico de drogas, matando gente inoncente. E o traficante da Vieira Souto?

  28. wilson jose

    -

    28/11/2010 às 18:43

    Caro Augusto.
    A FNS é mais uma piada criada pelo Sr. Tarso Genro. Funciona assim. Quando o pau comer ou acontecer algo, pedimos para os bandidos esperarem uma semana até a tropa ser juntada.
    Além disso, trata-se da maior mamata de diárias e ajudas de custo do Pais. Todos ficam deslocados de suas sedes mamando nas tetas da viúva e recebendo seu dim dim.
    Uma CPI da FNS seria interessante para levantar o quanto ela custa.

  29. Ze rruela

    -

    28/11/2010 às 17:10

    Chegamos a esse estado de coisas, pela ausencia do poder público, essas vítimas não teem apoio das ‘autoridades’ de nenhuma esfera. De nada adiantará essa faxina, se governantes não fizerem o mínimo necessário. Sempre haverá alguem querendo substituir os responsáveis de fato e de direito.

  30. Paulo Bento Bandarra

    -

    28/11/2010 às 17:00

    . Até agosto deste ano, o governo do Rio investiu R$ 2,3 bilhões na área, ou 7,8% de todos os gastos. Foram R$ 3,2 bilhões em todo o ano passado. Em 2001, os gastos somaram R$ 2,4 bilhões (13,6% do total). O estado do Rio passou a depender mais dos repasses da União para ações de segurança pública, mesmo sendo essa uma responsabilidade prioritariamente estadual. Os repasses ficaram maiores a partir de 2008, como mostram dados do Portal da Transparência, atualizados pela Controladoria-Geral da União (CGU). Informa o Site do Políbio Braga.
    .
    Segunda-feira começa o espetáculo da impunidade com a Justiça do Estado soltando a maioria dos “coitadinhos” que foram “brutalizados” pelo estado impedindo de exercerem o seu ofício de traficante!

  31. Álvaro Henrique Rodrigues

    -

    28/11/2010 às 16:37

    Caro Augusto, já que começou a faxina, as ”forças” deveriam estender ao planalto, congresso e assembléias espalhadas pelo Brasil. E começar por essa turma tão bandida quantas essas que mora no morro, prá correr.

  32. fpenin

    -

    28/11/2010 às 16:27

    A tal Força Nacional de Segurança Pública é um factóide,ou era…,que em muito lembra aqueles dragões chineses que se exibem em festas e eventos, quer dizer, só faz animar, resolver que é bom, necas de pitibiriba. Por oportuno, é bom não esquecermos a grande contribuição de setores nacionais para que o império da droga esteja tão bem estabelecido no Brasil. O amigo de infância Evo Morales, que tem mercado cativo aqui , é tratado como exemplo de democrata, apesar de ser notório mascate do pó. Os fatos estão mostrando, com todos os esses e erres, quem é vilão e quem é mocinho.Mas, convém que não nos agastemos;muita água,suja, ainda vai rolar sob as pontes brasileiras. É só aguardar.

  33. lucian

    -

    28/11/2010 às 16:15

    A retomada do Complexo do Alemão, no dia de hoje, foi um sucesso, para os bandidos!
    Não prenderam praticamente ninguém. Mas não era esse o objetivo, pois se fosse, a operação da retomada seria sigilosa e não noticiada em todos os canais de rádio e televisão durante as 24 horas que a antecederia.
    Retomada do Complexo do Alemão pela Polícia, Forças Armadas, etc: É coisa pra inglês ver!!!!!!!!!!!!!!!!!, só acontece no Brasil.

  34. pianista

    -

    28/11/2010 às 15:46

    Se acabar com a criminalidade foi tão “fácil” como “piscar dos olhos” por que não fizeram isso há mais tempo????????????

    Aí tem!! Governo em conchavo com chaves, evo coca morales, farcs, terroristas, “num” vai “cabar” com a criminalidade assim não, cambada!!!

    Será acordão!!!!!

  35. Marcos Vinícius

    -

    28/11/2010 às 15:40

    Lula é cretino por natureza, mas vende uma imagem para o público como o portador da sabedoria superior;
    É o verdadeiro Führer;

    Augusto Nunes, seus artigos são muito bons cara! Coluna excepcional!

  36. GUARARAPES

    -

    28/11/2010 às 15:38

    ESSE CARA USA UMA TÉCNICA INSUPERÁVEL…..Quando a coisa estiver russa…caia fora …e diga que teve um outro compromissso…SABEM ONDE ESTE BEÓCIO SE ENCONTRA????NO MORRO DO ALEMÃO…????ERROU, ELE ESTÁ LÁ NA GUIANA….É O QUE SEMPRE FEZ NO SINDICATO DOS METALURGICOS….

  37. locolorado

    -

    28/11/2010 às 15:17

    KKKKK

  38. anônima-RJ

    -

    28/11/2010 às 15:04

    Um momento de grande emoção: prisão de um dos assassinos de Tim Lopes, um dos principais chefes do tráfico!
    Estou arrepiada!

  39. Cristina Prestes

    -

    28/11/2010 às 15:01

    Quanta mentira Sr. Cabral, Lula e Dilma, quer dizer que a favela estava pacificada? Com traficantes se refestelando em hidromassagens, com vista privilegiada, e ainda iriam usufruir de um belo teleferico, e traficantes continuavam a vender drogas que foram apreendidas em mais ou menos 4 toneladas e muitas armas, enquanto as UPPs pacificavam?Sr. Cabral Lula e Dilma como é que vocês conseguiram começar a construção do teleferico obras do PAC no morro do alemão, onde o trafico ainda fazia o controle do morro? O Governo Estadual e o Governo Federal pediram permissão ao NarcoTrafego, para poderem executar as obras? Cadê este jornalistas sem cerebros ou coniventes que não perguntam isso ao Sr. Cabral, Lula , e Dilma esses “herois” de meia tijela?Sem prender ninguem , será que agora vão exportar seus traficantes?

  40. jp

    -

    28/11/2010 às 14:59

    Graças a Deus esse desgoverno do “presidente” Lula ABELAHA da Silva está chegando ao fim e daqui para
    frente só nos resta rezar para o Brasil mais venha
    ter um governo tão pífio como esse. Lula acha que
    todo mundo é burro, alienado, analfabeto e hipócrita
    como ele e seus aceclas. A grande verdade é que nós
    somos muito bonzinhos, aceitamos que qualquer de-
    linquente nos governe e dite suas ordens como se fossemos marcianos. O Lula ABELHA nunca quis saber
    de nada a não ser de dá os cento e dez reais do nosso dinheiro para os analfabetos e famintos e com
    isso conseguir os votos da fome. Com relaçao ao crescimento e desenvolvimento do país com relaçao ao futuro nada disso interessa para ele, portanto
    educação, saúde e segurança ele nunca esteve nem aí
    apenas enganou o povo como é própio dos incompeten-
    tes que sempre se cerca de “companheiros” da mesma
    laia.

  41. Beto/RJ

    -

    28/11/2010 às 14:39

    Força mesmo ela tem no nome e nos bastidores. A ponto de o Diretor do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), Sr. Airton Michels, subserviente ao Ministro da Justiça da época e pai da Força Nacional, Tarso Genro, simplesmente preterir um pedido legítimo da Categoria de Agentes Penitenciários Federais de se adquirir um avião a ser utilizado no deslocamento de presos para o sistema, em favor da tal Força do Ministério da Justiça.
    É inacreditável, inaceitável e exatamente isso que aconteceu. O Ministério da Justiça adquiriu um avião e o repassa conjuntamente à Polícia Federal e à Força Nacional (ambos utilizam o mesmo avião que possui as duas bandeiras pintadas no leme), em detrimento de um pedido extremamente necessário do DEPEN, com o apoio inacreditável de seu próprio diretor, que é Delegado de Polícia Federal.
    O resultado disso aí é o seguinte: semanalmente Agentes Penitenciários Federais são designados a escoltas interestaduais de presos, seja devolvidos ao Sistema Estadual, seja para inclusão no Sistema Federal. Só na Penitenciária Federal de Campo Grande/MS ocorre uma média de 3 ou 4 missões desse tipo por semana, envolvendo pelo menos 4 agentes em cada, além dos presos. Além de Campo Grande existem mais 3 Penitenciárias Federais que provavelmente possuem a mesma média. O ponto é o seguinte: cada um desses envolvidos nas escoltas, preso ou Agente, deve ter comprada a sua passagem pelo DEPEN, que os embarca em vôos comerciais na maioria dos casos. De vez em quando, aviões da FAB são utilizados, ou, muito raramente, esse mencionado avião da FNS/PF, objeto de solicitação negada dos Agentes Penitenciários Federais, também é utilizado, como pudemos ver nesse caso específico de transferência de traficantes do Rio para a Federal de Catanduvas, quando os holofotes estavam em alerta.
    Geralmente essas escoltas derivam de decisões judiciais urgentes e de última hora, a compra das passagens é feita às pressas e chegam a custar mais de mil reais por passageiro para os cofres públicos, por trecho! Fora o desconforto para os passageiros do avião comercial que são obrigados a realizar sua viagem com um preso de altíssima periculosidade. Por mais que seja remota a possibilidade de um ataque por partes desses presos, a viagem segue um clima tenso. E caro!
    A conclusão é a seguinte: não teria sido mais lógico, mais econômico e mais sensato se esse avião, ao invés de atender a acordos políticos, fosse encaminhado a um órgão que há muito faz essa solicitação, lida com longas viagens quase que diariamente e que por causa disso tem um gasto mensal com passagens aéreas altíssimo?
    Enquanto isso, com todo respeito aos Agentes da Força Nacional, ela dispõe de um avião novinho em folha para exatamente o quê?

  42. Marisa Letitgo

    -

    28/11/2010 às 14:31

    E então?
    Essa é demais: Dilma Rousseff, a falsa doutora inquestionada, traz de novo ao país a picaretagem de Antonio Palocci, o sujeito que violou o sigilo bancário de cidadão comum.
    Na Casa Civil do flamante governo Dilma, imagine-se o que tão escrupuloso elemento haverá de fazer?
    País vagabundo, o Brasil.
    Sempre escolhe a escória mais desprezível para tomar conta do cofre alimentado por 192 milhões de contribuintes.
    E ainda ri, e se diz um país feliz…

  43. Vera

    -

    28/11/2010 às 14:06

    Cara, com todo respeito, ainda não li nenhum comentário de quaisquer jornalistas / blogs em seus artigos falando da realidade dos moradores do RJ, onde quase a totalidade é de pessoas descentes, trabalhadoras e honestas, tanto quanto nas outras capitais, o que é verdade. E que em qualquer grande metrópole pode acontecer isso, como já aconteceu em SP, em 2006.

  44. Renata

    -

    28/11/2010 às 13:59

    Vou ter de arrumar um apelido para acrescentar ao meu nome, tem uma miliciana com comentário logo abaixo do meu, blargh.
    .
    Jornais de várias partes do mundo destacam o clima de guerra no RJ.
    .
    http://operamundi.uol.com.br/noticias/IMPRENSA+MUNDIAL+DESTACA+PANICO+E+CLIMA+DE+GUERRA+NO+RIO+DE+JANEIRO_7822.shtml
    .
    Ainda penso que essa guerra, que ficou incubada durante período eleitoral, muito suspeita. Algum traficante da chefia morreu? Queria saber. Só citam o número de mortos – se forem traficantes, devem ser bucha-de-canhão, ou seus nomes apareceriam em destaque, não?
    .

  45. duduvieira

    -

    28/11/2010 às 13:51

    Meu Prezado Sr. Nunes;
    Que Me desculpa o grande estadista Winston Churchill, mas nesse momento eu tenho que parafesear este grande monstro da história mundial. “NUNCA SE DISSE TANTA BOBAGEM POR TÃO POUCOS”. Mas também… “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”, TB nosso líder SINDICAL é mestre… sds.

  46. gaúcha indignada

    -

    28/11/2010 às 13:44

    o que está aparecendo na mídia, é só “me engana que eu gosto”; onde estão os CHEFÕES DO TRÁFICO? Todos fugiram. Estas imagens devem aparecer no”Casseta e Planeta” – como PIADA DO ANO!!! LULADILMA, CADÊ VCS?????

  47. anônima-RJ

    -

    28/11/2010 às 13:44

    PS: cadê Dilma? Não deveria neste momento falar sobre os seus planos para a segurança? Está em SP para cumprir “agenda privada”. Alguém sabe onde está Dilma? Ela dava o maior apoio à política de segurança do RJ. O que tem ela a dizer agora?

  48. f tavares, na oposição.

    -

    28/11/2010 às 13:43

    estampada na bandeira que simboliza a força nacional, uma galinha d’angola. a pintada quando canta parece dizer “tô fraca, tô fraca, tô fraca”…

  49. Gerson

    -

    28/11/2010 às 13:29

    Chamar os leitores de cambada é atitude bem respeitável…

    Você não entendeu, milicianogerson. A cambada é composta só por leitores como você. São poucos, felizmente.

  50. anônima-RJ

    -

    28/11/2010 às 13:14

    Concordo com você Augusto no teu comentário à Renata (2:59).
    Há muito tempo eu não entendia a não participação das Forças Armadas no Rio de Janeiro, já que há apoio legal para tanto.
    Aconteceu agora porque as imagens das ações terroristas e as da chegada dos criminosos em motos na Vila Cruzeiro chegaram ao limite máximo da tolerância. Não foi por planejamento estratégico. E isto é preocupante.
    As minhas primeiras palmas serão batidas quando aparecerem as armas pesadas que vimos e quando prenderem pelo menos 600 criminosos. Por enquanto a situação é pesada e a sensação é de grande insegurança: “Facilidade da ocupação do Complexo do Alemão deixa moradores e delegado apreensivos”
    (Globo online 11h:02m).
    Sobre a Força Nacional de Segurança, você disse tudo, Augusto. Nem Beltrame a quer por sua ineficiência. É uma fraude assim como a educação, assim como o ENEM, assim como as obras do PAC… Passamos 8 anos de um Governo que só soube fazer propaganda enganosa!

  51. Tchelo

    -

    28/11/2010 às 12:56

    Tiago Loureiro
    - 28/11/2010 às 2:59

    Nunão???
    Realmente não é facil a solução, mas nos ultimos 8 anos esses petralhas fizeram o que? Mentiram, mentiram e mentiram.

  52. Marco Mesquita

    -

    28/11/2010 às 12:08

    Aonde houver uma catastrofe, um problema sério,
    não se encontrará o Lulla, ele já terá acionado o Aerolulla e viajado para o mais longe possível do problema.
    Ele é omisso, não se posiciona, se afasta.
    É o medo de queimar a imagem.
    Agora se for notícia boa, tipo a inauguração de alguma coisa que ainda não esta pronta, aí ele aparece e fala pelos cotovelos

  53. Néstor Bucker

    -

    28/11/2010 às 11:51

    Grande Augusto,
    Como já informou um dos seus comentaristas, está por 30 dias a conversa mole desse destemperado.
    Por falar nisso Augusto, uma coisa que me acendeu a luzinha vermelha foi a poste daquele ter mantido o top top em sua assessoria, quando ele queria ir pra secretaria da unasul. Fiquei cá a pensar: será que o molusco está guardando a vaga na unasul para quando se afastar da presidência?
    Será que está a imitar o Kischner (sei lá se é assim que se escreve!), e quer ser o secretário daquela entidade ainda não nascida, para ter um palanque para vomitar idiotices nos ouvidos alheios?
    Entretanto, acho que terá uma coisa boa para nós Brasileiros, ficará o lulla mais tempo fora do Brasil, para felicidade de todos!!!

  54. Semperdestro

    -

    28/11/2010 às 11:38

    “Soberania do Rio”? Essa frase demonstra que o presidente não tem a mínima noção de como é organizada a nossa República. Desde quando uma cidade (ou Estado) tem soberania dentro do país?

  55. Sergio Santos

    -

    28/11/2010 às 11:29

    Uma frase está sempre sendo falada na boca dos especialistas nas entrevistas:”O importante nessa hora é o APOIO que vem das autoridades Brasileiras…”Acho que demonstra bem o tema em destaque e a relidade Brasileira. a população está abandonada a própria sorte e com os governantes só pensando na próxima eleição, ou ficar bem na foto só dando notícia boa na TV (o caso do Lula), falando bonito, etc… é lamentável isso tudo e demonstra o abandono nesses anos todos da politica de segurança publica geral.
    Os heróicos soldados quase que agradecendo de joelhos uma coisa que deveria ser obrigação do estado.

  56. Gatusso

    -

    28/11/2010 às 11:18

    Caro Augusto só faltam 33 dias para o filho bebarrao do Brasil voltar ao boteco de estimaçao.

  57. Abreu

    -

    28/11/2010 às 11:16

    Augusto,
    Como bem já cantava o pessoal da antiga banda Blitz:
    .
    Tá tudo muito boom, booommm!
    Tá tudo muito beem, beeemmm!
    Mas, sinceramente, CADÊ AS ARMAS?!?
    CADÊ OS BADIDÕES?!?

    .
    Não se trata de menoscabar dessas operações, mas tudo está sendo eum execente espetáculo para a mídia — que ganha em audiência e para os mais influenciáveis, que acreditam em duendes e papai noel.
    .
    Eu só queria saber de um pouquinho de prática e de efetividdade: se os criminosos não são presos e suas armas não são apreendidas, por mais importante que tenha sido tomar-lhe um território transitoriamente, isto pode significar que eles esteja se reagrupando em algum outro lugar.
    .
    Como toda “empresa” organizada, esses marginais certamente possuem um plano de contingência operacional, possuindo, sem dúvida um back up site e só não sabe disso que disso deveria saber.
    .
    Ora! Aonde é que está a “inteligência” dessas tropas?

  58. José Eduardo Diniz

    -

    28/11/2010 às 10:33

    Bom dia !
    Fico com o que disse um morador da Vila Cruzeiro :
    ” … por enquanto ‘tá bom, quero ver como vai ser
    depois … “.

    E assim vamos nós , a escutar os Datenas e os
    repórteres globais dizendo que a vitória chegou ,
    que o tráfico desapareceu , que não existe mais
    problemas para a população , que as “forças lega-
    listas” venceram o mal , que os moradores estão
    colaborando ativamente ao oferecer água para os
    soldados , e os especialistas a nos confortar com
    suas análises .
    Nuncaantesnestepaiz …

  59. Murilo Menon

    -

    28/11/2010 às 10:09

    Apesar das más linguas, viu seu Augusto, afirmarem que o governo federal esta vendo de longe, muito longe mesmo, os problemas do Rio, o Ministro da Justiça Jobinzão está no local dos enfrentamentos devidamente camuflado,daí não ter sido notado ainda no meio da confusão. Esta de sandálias havaianas, bermudão exageradamente colorida, tipo camuflada, camisata regata com a inscrição “I Love Rio”, bone\inho com aba virada pra trás, óculos espelhados e um radinho de pilha colado na orelha, pois esqueceram de avisa-lo que os irmão tão usando iPod. Carrega também uma réplica de “prástico” de um AR15 cheio de balas piper nos bolsos.

    Boa, grande Murilo Menon! Tudo explicado! abração

  60. Hamilton

    -

    28/11/2010 às 9:44

    Aí Cabralzinho se tudo der errado tu vai pagar a conta sozinho.

  61. gaúcha indignada

    -

    28/11/2010 às 9:37

    Caro Augusto, onde será que estão o CRIADOR e a CRIATURA, para apoiar o Cabral, seu coligado, nesta situação caótica no RJ. A guerra já dura oito dias e os dois ainda não apareceram nem no aeroporto TOM JOBIM! Acredito que ambos “não sabem de nada”…..hehehehehehehehehe

  62. Marco Gaúcho

    -

    28/11/2010 às 9:20

    Chê Augusto, uma pergunta que muita gente deve estar se fazendo a essa hora: Não seria muito fais fácil, menos penoso para a população decente dessa nação, fortificar as fronteiras, não deixando as FARC enviar armas aos traficantes, e mais ainda, combatendo o narcotráfico nas origens, ou seja, pressionando a Bolívia ao invés de ficarmos apoiando aqueles produtores de coca? Os EUA ajudaram a Colombia a diminuir a produção de cocaína. Daí aparece o “cocalero” boliviano e substitui a produção colombiana e ainda vamos nós (governo brasileiro dos 54 %), puxar o saco deles…tenha paciencia!!

  63. Luis Eduardo

    -

    28/11/2010 às 9:10

    SÓ FALTA ESCREVER QUE QUEM SUSTENTA TODA ESTRUTURA DO TRAFICO SÃO OS USUARIOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES NEM MORAM NO MORRO. OS “FAMOSOS” PLAYBOYS DE CLASSE MEDIA.

  64. Carlos Alberto Rathunde

    -

    28/11/2010 às 9:03

    Você tem alguma idéia sobre em que votaram os traficantes do Rio?

  65. Marcondes

    -

    28/11/2010 às 8:30

    Seu Cabral vinha navegando quando alguém logo foi gritando “Fuzil a Vista”…
    E foi descoberto o Brasil!!!

    E a turma gritava, cai fora seu Cabral…

    Varig Varig Varig

  66. luis eugenio

    -

    28/11/2010 às 8:29

    A que ponto chegamos? Quando um diretor de ONG sobe o morro para “conversar” com criminosos, é o fim da picada ou será a cara de pau dos incompetentes? Se sabiam de tudo, porque não tomaram as medidas antes? É porque os traficantes apoiavam estes canalhas ou os acordos para “não te mete comigo, que não me meto contigo”, enfim todos os canalhas juntos contra os analfabetos e imbecis de galocha, o que fazer?

  67. jose francisco santoro

    -

    28/11/2010 às 8:03

    Lula tem aquela inteligência egoísta e mesquinha que só é utilizada em benefício próprio e de seus objetivos eleitoreiros de poder.Ridículo.Pena que os menos dotados intelectualmente acreditem nessas baboseiras , que também são aproveitadas pelos mais espertos para atingirem os mesmos objetivos. Lamentável.

  68. ANTIPETISMO/COMUNISMO

    -

    28/11/2010 às 7:53

    Augusto, perfeito.
    O atual Governo Federal foi omisso em todos os tipos de bandalheiras e corrupções, etc… Do colar de coca, do financiamento via BNDES da estrada cocaleira na Bolívia, a falta de fiscalização e combate ao contrabando de armas e drogas, FARCS, etc… e a tal força nacional e mais um engodo neste mar de lama deste Governo que nunca se preocupou com a segurança pública. É o atual Governador reeleito Cabral, O fanfarrão e tais meia dúzias de UPPs num “mar” de mais 1000 favelas que agora, mostraram a verdadeira realidade que, eu e maioria dos cariocas moradores da Zona Norte, Oeste e baixada e caminhando para o interior do Estado vivemos todos os dias é, não há demogogia barata oficial do Palácio Guanabara do outro lado do túnel na Zona Sul. E, o fanfarrão Governador tem a sua disposição carros blindados e seguranças 24h, aí é muito fácil falar, pois, está numa realidade bem diferente da nossa que convivemos direto e todos os dias com a violência e risco de vida, dos traficantes e afins. E muito provavelmente no Governo da guerrilheira será o mais do mesmo no “quesito” segurança pública.

  69. AFM

    -

    28/11/2010 às 7:36

    ESSA FORÇA NACIONAL DO LULA SÓ TEM USN GATOS PINGADOS PRA ENGANAR OS BABA EGGS MILICIANOS SUA UNICA FUNÇÃO É DE ORGANIXAREM FILA DE VELHINHOS NO INSS E AJUDAR AS VELHINHAS ATRAVESSAREM AS RUAS DE BRASILIA O RESDTO É BLA,BLA,BLA PRA ENGANAR OS MILICIANOS OTARIOS BABA EGGS

  70. Percival

    -

    28/11/2010 às 7:29

    Augusto , parabéns.
    Fico triste pelas vidas pertidas.
    Os verdadeiros traficantes e bandidos estão em Brasilia.
    Ficaria demais feliz em ver esta ação lá o que ia der de picareta Petista correndo na Esplanda ia ser um Show mas enqunado issso estão atraz de peixinhos.

  71. João

    -

    28/11/2010 às 7:19

    Mensalão do DEM completa um ano sem punições aos envolvidos….

    O que é que eu tenho com isso, milicianojoão? Defendo a prisão de todos os ladrões, nunca tive bandido de estimação como a cambada. É um absurdo ninguém estar preso em Brasília depois de um ano. Mais absurda ainda é a impunidade da turma do mensalão depois de cinco. Agora volta pra reunião da quadrilha.

  72. Van_Helsing

    -

    28/11/2010 às 7:14

    Já notarm que até agora as “forças” apreenderam só maconha?

    Estranho não é mesmo.

  73. Corinthians

    -

    28/11/2010 às 7:09

    Parabéns Nunes, mais um texto ferrenho mostrando como é a realidade.
    Fico feliz por ver que finalmente tomaram vergonha na cara e resolveram enfrentar os bandidos (claro que a bandidagem precisou provocar, senão não tinha operação nenhuma). Como o Tio Rei já falou diversas vezes, essa idéia de pacificar um lugar sem dar nenhum tiro é uma ilusão, uma equação que não fecha.
    Minha grande preocupação vem do fato de que, mesmo que a operação tenha sucesso (e acredito que ela terá), os governadores, secretários, presidentes por aí afora irão pedir a conta e dar o assunto por encerrado, enquanto vangloriam-se por meses… e isso dará tempo para os bandidos (do mesmo grupo, de outros grupos, milícias, seja o que for) se re-organizarem e fazer com que tudo volte a ser como era antes. Se isso acontecer, não será a primeira vez.
    Afinal, quantos “territórios” foram retomados pelo BOPE para logo depois se tornarem quartéis de milícias e/ou novos traficantes ?
    E falando nisso, só escuto falarem sobre o enfrentamento com os traficantes… e as milícias, quando serão enfrentadas ?Ou pelo fato de as mesmas possuírem representantes políticos no município e no estado isso é algo fora de questão ?
    Engana-se quem acha que só esta operação vai resolver o assunto – segurança é feita todo dia, e a melhoria dela é um trabalho árduo de longo prazo.

  74. narciso

    -

    28/11/2010 às 7:07

    Como diz a reportagem,o maior governante desde Tomé de Souza e o maior baba ovo de todos os governos que existiram e quiças existirão,nasceram um para o outro,esta dupla é infalivel são os reis da vaselina ;recordem quando da inauguração do centro esportivo construído para a populaçao,mas,não abria por falta de funcionarios,vejam o video e a prepotencia do governador e também ouçam as palavras do maior governante onde diz O CUSTO POLITICO SERA BEM MAIS ONEROSO,do que colocar funcionarios; todos cheios de FOME pelo PODER e eles querem se perpetuar porque adoram ajudar o povo,pessoas com carater tão ilibado,nem pensam em se LOCUPLETAR.

  75. Eliane Moura

    -

    28/11/2010 às 7:04

    Votaram no Cabral? Se deram mal!

  76. Maria Helena

    -

    28/11/2010 às 6:50

    Aquela imagem exposta pelo helicóptero da Globo, mostrando bandidos fugindo pelas encostas dos morros, dava a nítida impressão, vista assim de longe, de um monte de ratos saindo de um buraco, fugindo de uma enchente. É triste, lamentável, patético e, principalmente, preocupante, que desçamos a um nível tão baixo de degradação humana.

  77. Paulo Eduardo

    -

    28/11/2010 às 6:40

    É meus caros, o caudilho brasileiro, disse estar estarrecido com o que ocorre no Rio.
    Mais uma vez, o tal politico, não sabe de nada…..
    Aliás suas viagens, não o permitiram saber o que ocorre nesse pais……….Ainda bem que a fila anda.

  78. Leonardo (SC)

    -

    28/11/2010 às 4:55

    Hoje, na globonews ouço: Isso não é um convite, isso é uma ordem! Entreguem-se… ou “a gente sobe”. Augusto, acho que essa nós ganhamos. A democracia tinha que ganhar algo. Gente de bem tinha finalmente reagir – e que reação hein!!! isso mexe com eu brio. Acho lindo os “lagartas” apesar de achar os URUTUS um “desbunde”. ACABOU, PERDEU PREYBOI EM NOME DO ESTADO – FALA VAGABUNDO, ES….TA…D…OOO, DOO CA*******!!! PEDE PRA SAIR HEHEHEHEHEHE

    Deu pra eles!!! deu!

  79. maria clara

    -

    28/11/2010 às 4:20

    Não existe discurso que justifique a violência do alto e do baixo ,viés da guerilha que não seja apenas um pecado capital. Fila de soldados de um lado subindo o morro e outros tanto descendo.
    - Em Tumbstone na cúpula do trovão com Wyatt Earp ninguém, ninguém é cristão.
    A favela, o complexo, o país pense no Haiti, reze pelo Haiti.O Haiti é aqui.O Haiti não é aqui
    O estudante Leandro da Cidade de Deus e o mundo viram o político em pânico mal dissimulado diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer plano de educação fácil.
    E não importa se os olhos do mundo inteiro possam estar por um momento voltados para violência.
    Não importa nada.

  80. Tiago Loureiro

    -

    28/11/2010 às 2:59

    Ô, Nunão! Não é fácil a solução do problema.

  81. Renata

    -

    28/11/2010 às 2:52

    Onde estava a tal Força Nacional de Segurança Pública?
    .
    2008
    http://www.youtube.com/watch?v=DvL3-SWqJh8
    .
    2009
    http://www.youtube.com/watch?v=zPCoK3cKiCY
    .

  82. Renata

    -

    28/11/2010 às 2:32

    Águas passadas não movem moinhos! Falta humildade ao jornalista para reconhecer que a operação policial no RJ, com o apoio das Forças Armadas, foi vitoriosa (e ponto). Que se critique o que deve e pode ser criticado; que se elogie o que deve ser elogiado.

    Mas como são malucos os milicianos, amigos. Eles acham que sou contra o que sempre defendi. Consideram vitoriosa uma operação que mal começou. E agora elogiam o que o PT sempre criticou. A cambada não tem cura mesmo.

  83. Fernando

    -

    28/11/2010 às 2:29

    Acho que estou dormindo! hora no meu note 02:26h, a menos que eu seja sonâmbulo, acho que estou sonhando! O balaio de críticas não tem fundo!!!! Abração Nunes!!!

  84. ROSANA

    -

    28/11/2010 às 1:19

    É lastimável o que está acontecendo no Rio de Janeiro, mas é mais lastimável ainda ter um governador como Sérgio Cabral, é nisso que dá ser puxa-saco de Lula. 8 anos e nenhum resultado em nada, Educaçao, Segurança, Saúde. Uma vergonha.

  85. Leonardo X, na oposição

    -

    28/11/2010 às 1:09

    Pois eu achei que o chefe do palanque mandou um recado para o governador do Rio: “manera, mano”. Ele sabe que o PT é um defensar ativo dos “direitos dos manos”. E deve estar muito contrariado com esse enfrentamento.
    A imagem do Brasil no exterior é principalmente a imagem do Rio de Janeiro. Esse conflito urbano com a polícia e as forças armadas de um lado, e o narcotráfico, do outro, poderia ter sido evitado se o governo federal tivesse uma política de segurança. Mas o PT só se preocupa em dominar o poder, em aparelhar o Estado. A política que ele quer efetivar é a de controlar a imprensa, única resistência que o PT encontra para o sucesso absoluto do seu projeto de poder.
    A imagem do Rio de hoje é a imagem que o governo do PT está deixando para os estrangeiros. E quem vai pagar é o carioca, que eu não sei se recebeu a solidariedade do ProsTíbulo.

  86. simoes

    -

    27/11/2010 às 23:29

    O seu texto é exemplar no conteúdo, merece o meu aplauso, na parte jurídica se me permite gostária de fazer uma correção, entes federados como o Estado do Rio de Janeiro, são detentores de ” AUTONOMIA ADMINISTRATIVA” dentro dos limites da nossa Lei Maior, jamais soberania, conceito bem mais amplo, essa distinção conceitual é importante pelo fato de ampliar o direito_dever na esfera federal na solução desse conflito armado pelo qual presenciamos atualmento no Rio de Janeiro.

    Grato pelo comentário e pela correção muito pertinente, caro Simões. Mas ressalvo que me limitei a repetir o que disse o Lula. Foi ele quem usou a expressão “soberania”. abração

  87. Gabrielle

    -

    27/11/2010 às 23:23

    Olá Augusto, eu tenho 17 anos e sou leitora recente do seu blog.Achei muito interessante a sua coluna e gostaria de saber se você concorda que o Lula realmente não fará nada ilegal? Como o senhor mesmo disse, ” Mas até para esse tudo há limites”, será que há limites mesmo? Gostaria de saber um pouco mais da sua opinião sobre o assunto, agradecida desde já. Gabrielle.

  88. Pedro Erik

    -

    27/11/2010 às 23:22

    Caro Augusto,

    Às vezes, acho que os preceitos filosóficos ou políticos não se aplicam para a região abaixo do Equador (esquecendo Austrália e Nova Zelândia).

    Max Weber disse que há apenas dois pecados mortais em política: falta de objetividade e irrsponsabilidade, e que a vaidade do político faz ele cometer os dois.

    Qual dos nosso políticos tem objetividade e é responsável? Não sei, mas que o Lula e o Cabral são um poço de vaidade, eu tenho certeza.
    O problema é que precisamos de povo para cobrar deles os erros que cometem. Nem a nossa imprensa cobra.
    Aqui a falta de objetividade e a irresponsabilidade de políticos não é problema para eles. E assim vamos…

    Abraço,
    Pedro Erik

    Abraço,
    Pedro Erik

  89. Fred SP

    -

    27/11/2010 às 23:14

    Cadê a Dilminha para comentar a ação no RJ? Tá com medo que alguém toque no assunto levantado pelo Índio? Sabemos o Governo Federal quer tirar o corpo fora, mas se a ação for bem sucedida (= mortos todos os traficantes, e apenas eles), até o bebum de garanhuns vai querer aparecer abraçado à terrorista, falando de sua “participação” no “evento”.

  90. Jeremias-no-deserto

    -

    27/11/2010 às 23:12

    Se alguém aqui ainda não viu, recomendo assistir a comédia italiana “O incrível exército de Brancaleone” e depois me diga: o filme não é o retrato acabado dessa tropinha que o Lula manda lá pro morro? Dá pra se perceber que os pobres coitados estão com mais medo que a própria população local e muito menos treinados para qualquer enfrentamento. Essa é a herança que nos deixa, depois de oito anos de desgoverno, o inquilino do Alvorado.Sua equipe de incompetentes mal consegue formular uma prova escolar, quanto mais acabar com bandidos de alta periculosidade. Mais 34 dias e a estrela desse mistificador começará a declinar; para a alegria geral de 44 milhões de brasileiros.

    A analogia é perfeita, amigo. abração

  91. Lucia s

    -

    27/11/2010 às 23:10

    Caro Augusto, sei que vou sair e muito do assunto mas vendo um destes diretores de ONGS do Rio, não consegui controlar um pensamento muiiiiito maligno: que tal, estes “onguistas moradores de ipanema e Leblon,que vivem das doações da burguesia maldita, trocarem um mes de domicílio com um favelado de área crítica, sendo que ao fim do tal mês, o favelado e somente ele, teria direito de escolha: fico em Ipanema, Leblon ou similar, ou volto para minha terrível favela natal? Ó dúvida cruel…Ao “onguista” liberal, apenas o direito de aceitar a escolha do “favelado”.
    Caso a escolha fosse ficar, do favelado, “of course”, o adorável ” onguista ” profissional, seria fadado a viver na “favela bem legal onde o outro deveria viver”.
    Será que nosso representante e defensor de favelas iria “amar”? Viver feliz no lugar e deixar seu “cafofo maneiro” para o favelado?
    Matéria a pensar…

    Boa ideia, Lucia. abraços

  92. Ana Paula Catarino

    -

    27/11/2010 às 23:10

    Existe ainda uma outra opção ao caos carioca: as passeatas pedindo paz.Talvez, no meio do fogo cruzado, um integrante de Ong solte uma pombinha branca. Os bandidos, com toda certeza, ficarão sensibilizados.

  93. Valeska Garcia

    -

    27/11/2010 às 23:01

    Força Nacional de Segurança Pública? Papai Noel? Coelhinho da Páscoa? Saci Pererê? SIM, ELES EXISTEM!!

  94. Rita de Cássia

    -

    27/11/2010 às 23:00

    Governantes farsantes, eles são os piores bandidos.Fazendo vista grossa p/ tudo. Se quizessem acabar com toda esta maldade, há muito tempo, teriam feito. Aí, como falou o Sr B.H. tudo passa, tudo pode. Quem perde, são todos os querem ver uma vida melhor p/ todos, esses bandidos poderiam estar sôbre controle, mas não era interessante parar com tudo isso, e nunca foi.
    Qdo houver pessoas honestas, boas que se preocupam e amam o próximo, talvez tudo possa mudar. Por enquanto, Sr. Nunes, qto mais eles têem, mais querem, não se lembram q nada levarão no caixão!
    É tudo muito revontante!. Uma nojeira sem fim!

  95. Nei Moreira

    -

    27/11/2010 às 22:56

    Augusto.
    Somente com a participação de nossas forças armadas, a população começou a aplaudir a presença dos contingentes que intervieram no morro do alemão e arredores. Apesar do preparo das forças do BOP, foi imprescindível a presença de nossos militares no embate contra os traficantes. O presidente da república que nunca tomou providências contra os milicianos do tráfico em lugar nenhum do país, com os holofotes se acendendo pela repercussão dos acontecimentos no Brasil e no mundo, se arvora como salvador da pátria e pronto para resolver todos esses problemas, simples marolas no Rio de Janeiro, que esta e sempre esteve sobre total controle. Será que este demagogo que esta saindo, não vê que o país está enterrado até o pescoço no maldito consumo das drogas, que a juventude está sendo levada para um caminho sem volta, tudo isto pela irresponsabilidade daqueles que têm a obrigação constitucional de combater o tráfico e o consumo desses produtos que infelicitam, sem medo de errar, 7 em cada 10 famílias

  96. Maria

    -

    27/11/2010 às 22:54

    Augusto, deve ser dura a síndrome de abstinência que os maconheiros e chapados do Rio devem estar passando. Mas daqui a uns dias aparece uma ONG dessas, garantindo o pó para todos eles, e vão exigir a bolsa-nóia, para que quando ocorrerem esses episódios , não haja desabastecimento.
    Enquanto isso o Evito Imorales comemora com o Lula, a manutenção do MAG no cargo e a tranquilidade das exportações do país dele.
    Brasil, um país de TOLOS e chapados em geral.

  97. gaúcha indignada

    -

    27/11/2010 às 22:33

    FORA GENTALHA! FORA INCOMPETENTES! FORA! FORA! FORA!

  98. maria-maria

    -

    27/11/2010 às 22:09

    Nem ao final de seu deplorável reinado, o grande boçal consegue simular um mínimo de dignidade. O rato de esgoto vai, novamente, diante da concretização de uma tragédia anunciada, fugir como sempre faz.

  99. pericles

    -

    27/11/2010 às 22:06

    “Desmontada a falácia, o presidente debitou o prejuízo na conta do governador.” Mas não foi assim com os companheiros que se enrolaram com o mensalão e outros trambiques?

  100. carioca indignado

    -

    27/11/2010 às 22:03

    quero o ver o que vc vai escrever quando a operação no alemão for bem sucedida ! apesar que, acho que vc está torcendo contra só para poder culpa o lula

    Deixa de ser imbecil. Faz mais de dez anos que defendo essa operação. Mas o mistério continua: cadê a “Força”?

  101. Um dos 44%

    -

    27/11/2010 às 21:58

    O que não foi embuste no governo Lula? Até mesmo uma irrisória quantia mensal que servia para aliviar as famílias de algum aperto, serviu para dizer que milhões de pobres saíram da classe C e D e ingressáram na classe média.Os emprestimos consignados, um grande negócio para o banco e que muita vezes encalacrava a vida dos pobres foi contado como um bálsamo governamental. Na segurança o embuste é terrível pois envolve diretamente com a vida dos cidadãos. Tudo isso que se vê hoje não aconteceu a semana passada nem no último mês, em tantos anos foi uma farra parqa traficantes. Lula já é governo ha oito longos anos. O tempo não estica, é o mesmo, mas a qualidade por ser péssimo é que traz seus piores efeitos. Qual foi a medida que governo tomou contra o tráfico de droga e armas no país? Nenhuma, não é? O que vemos hoje no Rio é resultado dessa criminosa omissão e muita balela. Na campanha, sempre que Dilma era perguntada sobre segurança, ela vinha com a conversa mole das UPPs do Rio que ela vendia para o eleitorado brasileiro pouco esclarecido como um santo remédio que o baba-ovo do Cabral usa e que se fosse uma candidata correta com o eleitor, nem mesmo citava pois o que Cabral faz,nada mais é, que forçar a retirada dos marginais de um lugar para o outro, o que evidente nada resolve. Enfim, o povo só vai deixar de gostar de ser enganado quando sentir na pele o resultado de sua estupidez.

  102. Luiz A. C. Nalin

    -

    27/11/2010 às 21:58

    É paulistada …

    Coloque a vírgula e tente outra vez.

  103. Fernanda

    -

    27/11/2010 às 21:33

    O sucesso da operação policial no RJ, comandada por um aliado do presidente Lula, parece irritar o colunista A. Nunes. Diante do êxito no presente, apresenta um fracasso do passado.

    Não posso me irritar com a tomada de medidas que defendo há mais de 10 anos. Quem sempre foi contra a ajuda do Exército foi tua cambada, milicianafernanda.

  104. ricardo souza

    -

    27/11/2010 às 21:09

    reze,ore, medite.

  105. Romeu

    -

    27/11/2010 às 21:01

    “Oh Cabral, larga mão de ser sacana e vê se use a inteligencia para fazer o bem.”

  106. Felipe Flexa

    -

    27/11/2010 às 20:18

    A Força Nacional de Segurança é uma balela. Moro perto da região conflagrada, Augusto. Os “comerciantes” do morro do Alemão tomaram o Morro da Baiana, que fica em frente, nas barbas das Forças de Tarso Genro. Vergonhoso. Foi pouco noticiado na época porque, afinal de contas, o PAC não podia empacar.

  107. B.H

    -

    27/11/2010 às 20:12

    Sr Augusto Nunes:

    A que ponto chegamos.
    O problema é complexo de difícil solução,não pode ter soluções simplista como o unidade de policiamento pacificador,em 6 meses muito pouco de pó foi apreendido,muito pouca gente foi presa.O problema “passa” pelas fronteiras “passa” pelas estradas portos e aeroportos passa por serviços de inteligência passa por vontade política de resolver ou ao menos limitar ao mínimo o tráfico de drogas.Ter uma diplomacia firme e forte com países vizinhos que são produtores de coca,passa o problema por um presidente sóbrio que tenha determinação em proteger o seu povo, que tenha responsabilidades com os que virão,ser exemplo de determinação e não ter arroubos delirantes e mediáticos.
    Fico muito triste,vendo uma parcela da juventude se perdendo por nada,triste por ver tanto especilistas de universidades dando depoimentos ridículos,longe da realidade, não é por acaso que estamos nestas condições.
    Fico muito triste ao ver o Brasil como quintal da Bolivia,é só ir na cracolandia em São Paulo e ver a desgraça que é ser quintal da Bolivia.Jogamos fora uma juventude que poderia ser muito talentosa.
    Quantos Sabin estão perdidos ali?
    Vou ficando por aqui pois a tristeza é muita
    Saudações

    Ps.Aos esquerdistas de plantão,virar quintal da Bolivia é fim de feira.

  108. delmo oliveira

    -

    27/11/2010 às 19:57

    Caro Augusto;
    O Sergio Viajando Cabral e o Enviado, sabiam da situação, so queriam não espantar nosso povo, veio o segundo turno, e os dois andavam pelas favelas a enganarem os mais desprovidos, passando uma realidade falsa. O pior é que agora fazem caras de paisagens, tripudiando em cima do Povo Fluminense. Agora teremos que aturar o Cabral com cara de Frade Beneditino e o ex-sindicalista visando tão somente a posse da Ungida e a homenagem que ele receberá como o primeiro Presidente que realmente fez o povo reconquistar sua dignidade. O nosso país melhorou com o lulopetismo !!! Ah! Ah! Ah! Ah!

  109. Natale

    -

    27/11/2010 às 19:37

    Augusto!
    O que esta sendo ressaltado com entusiasmo da “ajuda” das forças armadas, é uma falácia, mas ninguém, técnicamente, explica com clareza: tratou-se de uma intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro.(ponto!)
    Apenas e, simplesmente, devemos ler a CF.

  110. Walter/ CWB

    -

    27/11/2010 às 19:29

    Agora que a casa caiu de vêz, o atual inquilino do Alvorada voltará a praticar seu esporte predileto. Jogar a própria incompetência no colo da oposição e vilependiar a verdade.
    A única coisa boa de tudo é que só faltam 30 dias para que os pronunciamentos de Dom Lulla cessem.

  111. Adriana Rolando

    -

    27/11/2010 às 19:21

    Querido Augusto,
    A notícia a respeito da ocupação nos morros cariocas, agora o alemão, é singular. Se não bastasse a fala dos políticos completamente desconectada com a realidade, os repórteres, estão em completa sintonia com o livro “Perguntar Ofende”. Especialista e jornalista comentam par e passo a invasão, o comandante da polícia carioca chegou a “ordenar” que os bandidos se rendessem, endereçando-os a uma rua próxima ao local. Se não fosse feito haveria confronto. Eu, ingenuamente, presumindo que o confronto está instalado há anos, não contabilizados oficialmente para não manchar a reputação do Luís Inácio. Deparo-me com a seguinte pergunta da jornalista (globo news) para um transeunte (morador) : “Como o sr. está se sentindo?” resposta : “A sensação é boa, agora que os bandidos sairam, é isso aí”…
    Fiquei horas tentando encontrar nexo na frase. O que alguém nessas circunstâncias, morando em um local dominado pelo tráfico, milícias, sente quando, embora acostumado com o tiroteio, é obrigado a sair da sua casa porque bem na porta, está acontecendo uma “guerra”. A ação foi transmitida, ou seja, qualquer manisfestação dos policiais é de conhecimento da parte contrária. Se não me engano, ações dessa natureza, invasões, inteligência, requerem sigilo. Só falta o ladrão, apertar a campainha e avisar que você está sendo assaltado.
    A sensação de abandono é inerente, e conhecida das pessoas que habitam esses locais. Ou será que todos acreditam que o sentimento de apreensão foi gerado agora?
    O Brasil que o Lula apresenta é diferente, quase perfeito, aliás, para perfeição só basta uma reencarnação, nada demais… Quem fala do que não sabe tem propabilidade de falar bobagens, e reiterá-las, quando entender que o momento é conveniente. O Lula sempre perde a oportunidade de ficar calado, e quem o cerca está propenso as fraudes contadas que não duram muito. Eles deveriam “combinar com o tráfico” a super ação de segurança propagada pelo governo federal, ao menos, não seriam desmascarados de forma tão brutal´e aí sim realista.
    Beijo.
    Ps. Excelente a entrevista com Paulo Brossard, adoro o minstro, já li vários artigos,sempre admirei sua lucidez. A sensação de leveza se apodera quando vejo as entrevistas e a esperança me dá novo ânimo.
    Você sabe se a tv do sesc vai apresentar a dança que foi apresentado na feira livre?

    Vou saber, querida Adriana. Um beijo

  112. gaúcha indignada

    -

    27/11/2010 às 19:16

    Voltei. O que eles querem é circo, platéia. A bandidagem na guerra do RJ, já deve estar muito longe, mas eles estão concedendo várias entrevistas, sempre com o objetivo de aparecer. Não suporto mais estes tipos.

  113. João Menezes

    -

    27/11/2010 às 19:13

    Meu caro Augusto.
    Sua coragem cívica e não compromisso com a subserviência que tem afundado com o Brasil decente, nos faz ainda sonhar com dias melhores. Parabéns por sua coragem em mostrar a verdadeira face desse Brasil de mentira criado pelos ladrões e corruptos de plantão. Lamento pelos cariocas ter que conviver com um governantes tão farsante quanto o ali-babá do planalto.

  114. Marcelo Andreense

    -

    27/11/2010 às 19:01

    Caro Augusto,
    Pelo que tenho percebido através dos noticiários, parece que desta vez a situação não vai ser tão vexatória para o governo cumpanheiro Cabral. Só não sei aonde vão colocar tantos traficantes, já que os presidios já estão abarrotados!!

  115. gaúcha indignada

    -

    27/11/2010 às 18:50

    O Luis Inácio e o Tarso são totalmente idiotas, incompetentes. É só discurso. Eles estão muito preocupados com os “badeineiros dos sem terra”,e os cidadãos brasileiros abandonados a própria sorte. Isto em todas as áreas, segurança, saúde, educação…. INSUPORTÁVEL! FORA QUADRILHA!!!

  116. Reynaldo-BH

    -

    27/11/2010 às 18:47

    Já é famosa a declaração, à época, sobre a tal Força de Segurança. Segundo um capitão do BOPE (não era o Nascimento!) a presença da FNS era um motivo a mais de preocupação:
    “Além da gente cuidar da gente e da missão, temos que “tomar conta” deles!”

  117. http://twitter.com/kika_vintecinco

    -

    27/11/2010 às 18:30

    Elles decidiram, definitivamente, fazer da realidade ficção: “A Força” remete agora já ñ + p/ Tropa de Ellite, mas para Guerra nas Estrelas.
    Sábios, os q Ñ votaram nessagente!!!


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados