Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma garante que ficará pronta em 2015 a transposição que Lula prometeu para 2012: “Houve uma subestimação da obra”

Atualizado às 22h45 BRANCA NUNES “Eu tô percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012, a não ser que aconteça um dilúvio ou qualquer coisa”, berrou Lula no alto do palanque em São José de Piranhas, na Paraíba, durante a discurseira em 2010 na qual prometeu entregar uma das principais vitrines do Brasil […]

Atualizado às 22h45

BRANCA NUNES

“Eu tô percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012, a não ser que aconteça um dilúvio ou qualquer coisa”, berrou Lula no alto do palanque em São José de Piranhas, na Paraíba, durante a discurseira em 2010 na qual prometeu entregar uma das principais vitrines do Brasil Maravilha: a transposição do Rio São Francisco. “Está previsto a gente inaugurar definitivamente a obra até 2012, o que será a redenção da região mais sofrida do Nordeste brasileiro. E o povo do Nordeste vai poder decidir a utilização dessa água”. Passados quatro anos, embora nenhum dilúvio tenha acontecido, a “região mais sofrida do nordeste brasileiro” continua sem ter o que fazer com a água que não chega.

Não chega, mas chegará até 2015, garantiu Dilma Rousseff nesta terça-feira na mesma São José de Piranhas, aparentemente esquecida do que disse o padrinho quatro anos atrás. Bem mais comedida que Lula, a presidente ainda ensaiou algumas justificativas. “Eu acho que houve também uma subestimação da obra”, começou, antes de caprichar no dilmês castiço: “Eu não acredito que uma obra dessa em outro lugar do mundo leve dois anos pra ser feita. Nem tão pouco um ano. Nem tão pouco três. Ela é uma obra bastante sofisticada. Ela implica num tempo de maturação. Eu tô falando o seguinte. Não tô negando que houve, houve atrasos. Houve atrasos porque também eu acho que se superestimou a velocidade que ela poderia ter minimizando sua complexidade”.

Não era dessa forma que o governo enxergava a transposição, pelo menos até maio do ano passado, mostra o post republicado na seção Vale Reprise. Em 2013, durante o programa Conversa com a Presidenta, Dilma avisou que estava fazendo o possível e o impossível para enfrentar a maior seca dos últimos 50 anos: “São dezenas de obras do PAC para oferta de água, dentre as quais o Ramal do Agreste, que ligará o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco à Adutora do Agreste, garantindo água para 68 municípios pernambucanos, incluindo Arcoverde”. Caso tivesse passado perto dos canteiros de obras, Dilma teria descoberto que o que dizia não tinha semelhança com a realidade.

Em abril, um balanço divulgado pelo governo mostrou que apenas 57,8% das obras — iniciadas em 2007 — estavam prontas. Apesar disso, Dilma informou que serão 75% ainda este ano e que, em 2015, a transposição estará concluída. O que o Brasil real sabe é que, até agora, nenhum sertanejo foi beneficiado por uma única gota de mais este milagre brasileiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Heraldo Ramos

    Acho que antes de cada pessoa postar algo, sobre qualquer assunto, deveria ter o mínimo de alto-crítica, então estudar e comparar os casos é importante antes de um comentário, é por isso que os brasileiros são considerados atrasados, intelectualmente falando, por Europeus e Americanos, é pela análise crítica anã média do brasileiro.
    vejamos algums exemplos de países que fizeram transposição de águas:
    Nos Estados Unidos, o projeto Colorado-Big Thompson, de 240km, levou 21 anos até ser finalizado; a transposição Tejo-Segura, na Espanha, demorou 40 anos para ter os seus 242 km concluídos; os 150 km do Projeto Chavimochic, no Peru, foram executados ao longo de 10 anos.
    Embora mais demorados, nenhum dos projetos mencionados se aproxima da grandeza dos eixos Norte e Leste da transposição do Rio São Francisco, que perfazem 469km de extensão nos mais variados terrenos geográficos do Nordeste brasileiro, alguns passíveis de obras mais rápidas e outros que exigem intervenções mais delicadas.

    Curtir

  2. Comentado por:

    rick

    Tio Heraldo e tio Geraldo,data da obra do Colorado década de 1930 demorou 20 anos de 1930 para hoje a tecnologia avançou muito não?Peru é um país insignificante se comparado com o Brasil não vale nem comentar,a da Espanha de novo década de 60,nossa sera coincidência todas essas obras são velhas,a tecnologia empregada na época nem se compara com a atual,veja se acorda p.e.t.i.i.s.t.a.a ig.n.ora.nte!

    Curtir

  3. Comentado por:

    paulo netto

    augusto meu caro

    Curtir

  4. Comentado por:

    paulo netto

    augusto meu caro estah na hora de vc comecar a fazer jornalismo de verdade.
    Está na hora de vocês pararem de roubar.

    Curtir

  5. Comentado por:

    paulo netto

    aos gaiatos de plantao que diaziam que os estadios p a copa nao iam ficar prontos, cade voces??????
    mesma coisa estah acontecendo com o rio sao Francisco , soh aparece gente falando besteira. E soh olha p tras e sae informarem que vao entender que isto funciona , pois foi um canal semelhante que trpouxe agua p Fortalez

    Curtir

  6. Comentado por:

    paulo netto

    Caro leitor, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5.

    Curtir

  7. Comentado por:

    MONTALVÃO

    Dilma falou “tão pouco” ou tampouco?

    Curtir

  8. Comentado por:

    rob

    paulo netto, escreveu “augusto meu caro estah na hora de vc comecar a fazer jornalismo de verdade.”
    Ainda que meu portugués deixa a desejar, farei uma traducao do que o amigao Paulo Netto quer REALMENTE dizer:
    “augusto meu caro tá na hora de vc comecar a ser um intelectual “orgánico” e a escrever somente aquilo que convém ao projeto de poder do PT”
    De nada, Paulo.

    Curtir