Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deonísio da Silva: Nunca tantos emprenharam pelos ouvidos

Nunca o barco chamado Brasil precisou tanto de um Ulisses no comando

(Reprodução/Reprodução)

A fofoca tem três lados bonitos: a pessoa não fala de si mesma, por modéstia; está preocupada com a vida da outra, por altruísmo; e só fala pelas costas, pois seria uma indelicadeza dizer o que diz, que às vezes é muito rude, na frente daqueles a quem critica. Prefere, então, falar pelas costas.

Fofocas, celeumas e polêmicas são inerentes à vida democrática. Proibi-las, além de tarefa inócua, seria uma insensatez. Mas é preciso tomar cuidado e proteger-se das devastações que podem causar.

Polêmica tem origem no Grego pólemos, guerra. Foi palavra que migrou do campo de batalha para os parlamentos.

Igualmente do Grego veio celeuma, de kéleuma, o canto cadenciado do chefe dos remadores com o fim de fazer com que todos unificassem o movimento dos remos para o navio avançar.

Já fofoca, de origem controversa, deriva do Quimbundo fuka, remexer, repetindo-se a primeira sílaba alterada de “fu” para “fo”, com provável influência do Banto, e equivale ao Inglês gossip, mexerico.

Só que gossip é de origem religiosa, pois teria o significado de God-sib, a Deus confiado, expressão nascida ao redor de pias batismais, em cerimônias de casamento, em funerais etc., locais propícios a fofocas, como se sabe.

Já o Francês foutriquet, de foutre, do Latim clássico futuere pelo Latim vulgar futere, deu futriqueiro no Português, mas o étimo é o verbo que se tornou o conhecido palavrão para designar o ato sexual, mudado para o eufemismo “fazer amor.”

No canto XII da Odisseia, obra construída oralmente e que foi fixada na escrita por volta do século VIII a.C., Homero conta-nos que para evitar o naufrágio do navio, quando navegava nas proximidades da ilha de Capri, Ulisses tomou duas providências: tapar os ouvidos dos marinheiros com cera e amarrar-se ao mastro da embarcação.

O comandante sabia que o canto das sereias poderia levar o barco de encontro aos rochedos e matar a todos. Ou ainda que, carentes da presença feminina, tanto tempo já no mar sem suas amadas, os marinheiros confundiriam o sibilar dos ventos costeiros com murmúrios amorosos femininos e se lançariam ao mar à procura daqueles sons, morrendo do mesmo modo.

Nós vivemos o reinado das sereias, de seus cantos e de seus feitiços.. Elas são belas, conquanto tenham rabo de peixe, mas fazem um serviço trágico: enfeitiçam aqueles que as ouvem, levando-os à tragédia.

Nunca o barco chamado Brasil precisou tanto de um Ulisses no comando. Pois nunca houve tantos emprenhando o povo pelos ouvidos, uma expressão nascida na Idade Média, quando um arcebispo de Constantinopla, chamado Proclus, fez um sermão em que defendia que Nossa Senhora tinha sido emprenhada pelos ouvidos, ao receber do anjo Gabriel a notícia de que estava grávida do Altíssimo.

Devido a esta crença, imagens cristãs de Nossa Senhora representam a mãe Deus com o ouvido em forma de útero, em cujo interior cresce um bebê.

Em Brasília, cresce um estranho bebê: o país estava melhorando seus índices econômicos quando, de repente, dia sim, dia também, uma fofoca varre todo o território nacional dando conta de que nada vai dar certo.

É um fenômeno muito estranho!

Confira aqui outros textos de Deonísio da Silva

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Daniel De Freitas

    Temos que colocar um basta nesse pt e mandar para a cadeia esse fofoqueiro bandido Joesley.

    Curtir

  2. Sonia Fausta Tavares Monteiro

    O pior da fofoca é que raramente se consegue descobrir se existe a chance de o que se comenta ser verdade, ou não! Restará, então, sempre a dúvida quanto à culpa ou inocência de quem está em julgamento, e isto causa, em quem aceita, um certo temor de estar sendo injusto ou, por outro lado, o de estar sendo por demais condescendente com quem não merece e que pode ser culpado! Muito difícil lidar com esse tipo de coisa, e que pode causar um grande estrago na vida de quem sofre as consequências de tal irresponsabilidade, caso seja inocente; bem como, um problema de consciência em quem escuta e dá crédito a fatos não comprovados! Assim, melhor não acreditar, até que a verdade apareça, e é o que costumo fazer!

    Curtir

  3. O momento:
    Saber quando se retrair e quando se aproximar é a chave de qualquer relacionamento duradouro.Porque quando não se distingue o certo do errado tão pouco percebe as consequências de seus atos,temos aqui um insano.

    Curtir

  4. Haddammann Veron Sinn-Klyss

    Não nos organizamos em Sociedade para sermos escravos de ‘pulhíticos’ corruptos, nem de pastutos-pastifes-corruptos, que se regalam em dinheirama enquanto nossas cidades e bairros bojam no esgotões e rios transformados em valãoszãos ‘parados’ em negrume horrendo de tanta poluição. São impostores, o ‘bancanato’ de ‘líderes’ desprovidos de escrúpulos, são CRIMINOSOS lesivos ao viver civil.
    Petistas são crentes sem capa (ainda que estes têm andado a se dizer ‘cristãos’ — porque ‘evangélhicu’ .. ‘péga-máu’, tá ‘queimádu’ — mas só até à hora que o ‘pastô’ (das ‘célula’, das ‘prosperidádi’, do ‘fôrgu-pururú’) deixa aquele que meteu o chicote dentro do templo, e dana a ‘excomungá’, ‘márudiçuá’, o chamar o ‘demóinhu’ como um desvairado, e passa a ‘pregá’ o tal ‘páulu’, o esmagaçador de cabeça de homens justos).
    Para alegria do putê e dos crentes escravizados por bestiais corruptos de púlpitos, a disputa do ‘já ganhô’ (de duas campanhas fora do tempo legal, um corrupto-‘milico’ e um penta-RÉU) seria entre a extrema-esquerda do Stalin da corrupção, o lullarápio, e a extrema-direita do arremêdo pulhítico, tipo ‘fuhrer-du-béin’, o bozonarco (o cara é tão canastrão que detonas todos os partidos — até o dele — e manda dinheiro ROUBADO pro partido limpar pra ele e ainda tem a lata de se auto-delatar na cara dos ouvintes da Jovem Pan — na entrevista do Villa — e dos internautas).
    Antes que essas duas ‘castas’ de enganados (ou interesseiros) se enfureçam adoidadas aqui, os internautas devem notar o seguinte:
    Quando um criminoso estuprador como o da ‘fanfarra’ (ontem no noticiário) é ‘evangélhico’, a ‘torcida-abençuáda’ joga toda a culpa até nas crianças de 05, 10 anos de idade; o absurdo espúrio tá escrachado nos comentários na web; essa é a ‘gente’ que crucificou o Villa (na fatídica entrevista do corrupto-du-céu). E quando o criminoso estuprador é um ‘manu-escuro’, aí o putê se encarrega da ‘salvação’ com a ‘ladainha-pulhítca-‘correta’-do-inferno’.
    Esse é o mundo que vemos quando não estamos com viseira de burro, e sem interesses de escravos que venderam a alma e vendem o voto ‘pra turma’ dos ‘amádus’.
    E tem mais: a farsa da ‘vitimização’ da mirião leitoa (comuno ‘atacada’ por comunas) e o farsante ‘rabózinha’ (do apê de Miami, ‘fatiador’ do ‘bombril’ para pulhíticos — o canalhão teve a pachorra de inventar ‘atestado médicu’ para corruptos; ‘atestado-cubano’, pra ‘esquentar’ o copo da alegria do ‘amigo’).
    O ‘tóga’ tingido de racismo, vulgo ‘rabózinha-melancia’, outro ex-empossado ‘forjado’ para amealhar votos de incautos, aproveitou-se da balbúrdia do julgamento do ‘têmezinho’ e correu ao Brasil para enfiar na goela dos brasileiros a lei de racismo encapada dos tais 20 ‘pu cêntu’ pra ‘cóta’ (‘pur dêntu i pur fóra’); a que ‘ágarânti’ que 20% das vagas públicas (universidades, vagas políticas, etc) sejam para ‘capangas’ do sistema corrupto.
    Internauta: Lembre-se que os próprios africanos serviam de CAPATAZES contra seu próprio povo em troca de ‘mordomias’ (com que pudessem transitar de peito estufado ‘do lado’ dos escravizadores). Hoje nos impuseram uma senzala-mista; e a ‘pulhítica’ do ‘ninhum dirêtu au ménas’ apenas ‘agarânti’ farsas impostas pelos corruptos e seus bandinhos de corrompidos. À pena em cima de todos nós, do espúrio ‘empoderamento’, de uma violenta, insana, e infernal subjugação civil.
    A comuno de língua embrulhada mirião leitoa é ‘vítima’ numa farsa fabricada para fazer o povo ‘se irar’ a favor de uma ‘soldado’ comuno na mídia, é outro embuste como o desmascarado ‘zévedinhu’ (ex-Veja), cujo fito é repetir e repetir que ‘não tem provas’, para entulhar lixo mentiroso na cabeça dos cidadãos.
    Pasmem: O ‘bolsóla’ (surtado com ‘síndrome-de-rei’) foi dar um’rolê’ tirando uma de ‘mitu’ candidato à toque-de-caixa – principalmente lá em SC das ‘baladinhas’ e ‘isquêntas’ do ‘aécin’ – porque o malacraia tá ‘visado’ pela PF (e não pode ‘atravessar’ pra lá e pra cá as ‘bença’ no jatinho), foi fazer um ‘servicinho’ como o do ‘rabózinha’ ao ‘visitar’ os presídios para ‘recebimento’ dos ‘cumpanhêrus’ corruptos. E a mesma artimanha se mostra nos ‘destaques’ da vez, da ‘estrela batísta’ da ‘delação safadona’ (dando uma ‘bolada nas costas’ do temezinho para safar o lulladrão; e depois todos saírem rindo) e da ‘cantilena’ embromatória do palhórca.
    São ‘peças’ forjadas para dar destaque à medíocres sem escrúpulo que se vendem para desgraçar uma população e um País.

    Curtir

  5. Açougueiro Bandido , Joesley, ficou bilionário no Governo Lula/Dila ou no Temer????? Quem ele quer derrubar e quem quer de volta??? Dããããrrrrrrrrrr!!!!

    Curtir

  6. maria Augusta de Medeiros

    Texto primoroso! Parabéns, Deonísio da Silva!

    Curtir

  7. Se o que Temer SEMPRE fez – e faz – é mera “fofoca”, então o Marcola, Beira-mar, Lula, Dirceu e demais “companheiros” também são vítimas de “fofoca”. Ate parece que alguém, sem ser membro/simpatizante de alguma ORCRIM, acredita nisso. Pobres inocentes!

    Curtir

  8. Vicente Gonzales Pricolo

    Não e uma conversa estranha que ocorre em Brasilia. Armaram uma cilada para Temer; outra para Aécio; outra para Reinaldo Azevedo; acho que também para Gilmar Mendes. Estas delações da JBS, perdão a todos os corruptores, autorização de viagens tem algo de estranho, ainda mais todo repudio para uma eventual investigação da ABIn sobre viagens de Fachim facilmente desmentivel me leva a acreditar que estamos tomando outro golpe de outros bandidos.

    Curtir

  9. milton m paiva neto

    esse bandido está proteger o bandido mó jararaca e ainda ganhou um premio do janot ficar gastando a vontade o dinheiro que roubo no bem bom de nova iorque , mais vão terem que engilirem o temer a teé 2018 pois bandido por bandido deixar mesmo o temer .

    Curtir

  10. Antonio Renovável

    Afinal! quando vão colocar esse açougueiro no xilindró? e fazer ele devolver todo o dinheiro roubado do BNDES?

    Curtir