Cinco dias de silêncio demonstraram que o candidato a D. Pedro III aprendeu a lição de D. João VI: ‘Quando não se sabe o que fazer, é melhor não fazer nada’

Sem contar o período de tratamento contra o câncer na laringe, ressalva o comentário de 1 minuto para o site de VEJA, Lula só emudeceu por mais de três dias em 2005, quando explodiu o escândalo do mensalão, e em julho de 2007, depois do acidente com o avião da TAM na pista de Congonhas. […]

Sem contar o período de tratamento contra o câncer na laringe, ressalva o comentário de 1 minuto para o site de VEJA, Lula só emudeceu por mais de três dias em 2005, quando explodiu o escândalo do mensalão, e em julho de 2007, depois do acidente com o avião da TAM na pista de Congonhas. Abalroado pela descoberta de que virou achacador de ministros do Supremo Tribunal Federal, o mais falante presidente da história perdeu deliberadamente a voz no último sábado, assim que começou  a ser distribuída a edição de VEJA.

“Quando não se sabe o que fazer, é melhor não fazer nada”, vivia recomendando D. João VI. O candidato a D. Pedro III resolveu ouvir o conselho do avô do imperador que rebatizou de “Dom Predo” num comício em que prometeu para 2010 a transposição das águas do Rio São Francisco ─ que continuam onde sempre estiveram. “O silêncio de Lula está impressionantemente, absurdamente ensurdecedor”, espanta-se Sérgio Vaz no artigo reproduzido na seção Feira Livre.

O cronista Paulo Sant’Ana, em sua coluna no jornal Zero Hora, ficou intrigado com a inovadora reação do palanque ambulante: em vez de berrar que está indignado, o ex-presidente valeu-se do bisonho comunicado divulgado pelo Instituto Lula para comunicar ao país que está indignado. “Diz a nota que ele está indignado”, escreveu Paulo Sant’Ana nesta quarta-feira. “Quem está indignado não escreve uma nota dizendo que está indignado. Quem está indignado fica indignado. E vem para a televisão dar murros na mesa e na tela e gritar que está indignado”.

A indignação silenciosa grita que Lula é culpado. Os milhares de minutos de silêncio registram a despedida do estrategista genial que nunca existiu. Nascido e criado na imaginação dos devotos, o mito do intuitivo infalível, tão consistente quanto o Brasil Maravilha do cartório, sucumbiu aos dois últimos disparos do canhão sem mira. Ambos deveriam levar os inimigos à capitulação e livrar do camburão a tropa de mensaleiros. Ambos vão provocando estragos e baixas no exército liderado pelo general trapalhão.

O primeiro tiro foi a instauração da CPI do Cachoeira. Além de desviar para o Congresso os holofotes concentrados no julgamento do mensalão, a CPI seria o instrumento perfeito para que Lula se vingasse  do governador Marconi Perillo e do senador Demóstenes Torres. Nesta quarta-feira, Perillo entrou na lista de depoentes, mas ao lado do companheiro Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal. Logo chegará a vez do governador Sérgio Cabral, condenado ao mergulho no pântano pela aprovação da quebra do sigilo bancário da construtora Delta. O segundo tiro foi a intensificação do assédio aos ministros do Supremo. O disparo que deveria adiar o julgamento dos mensaleiros só serviu para apressá-lo.

Louco por um microfone, Lula emergiu da mudez nesta quarta-feira, num comício improvisado em Brasília. Sem quaisquer vestígios de indignação, Lula elogiou Lula, recitou lições sobre questões que desconhece, contou mentiras novas e velhas. Tratou de uma penca de assuntos, menos do que interessa ao Brasil decente. O farsante recuperou a fala mas perdeu um pedaço da memória: não consegue lembrar-se do que houve neste fim de maio. Não tocou no nome de Gilmar Mendes, passou ao largo do STF e fingiu que nem sabe direito o que é mensalão. O surto de amnésia conveniente talvez seja interrompido nesta quinta-feira, durante a entrevista prometida ao apresentador Ratinho, do SBT.

Caso lhes reste algum juízo, os quadrilheiros do mensalão vão torcer para que a audiência do programa fique perto do traço. Se muita gente ouvir a discurseira forjada para justificar o injustificável, os sinais de perigo poderão multiplicar-se. Dependendo do que Lula disser, a turma de José Dirceu será obrigada a sair do desespero para afundar no pânico.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Silva

    Lula perdeu a voz!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Marcos

    Lula entrou para a história…
    O Al Capone também. Só estão separados por algumas páginas.

    Curtir

  3. Comentado por:

    FRANCIS

    PATIFE, COVARDE ,SEM CARÁTER E VElHACO DO CACHACEIRO.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Luiz Antunes

    Quem ainda acredita na Gilmar Mendes?
    “NA” Gilmar Mendes, milicianantunes? Acho que só acredita NA Gilmar Mendes quem conhece o prontuário da Luiza Inácia e da Nelsona Jobim.

    Curtir

  5. Comentado por:

    elguajiro

    Teve um cabra aê que foi convidado para ser ministro do STF e recusou pq em contra partida teria de amaciar pro mensalão.

    Curtir

  6. Comentado por:

    VERONICA MALDONADO

    A Câmara Municipal de um importante municipio de SP devera propor a mudança de seu nome para PRESIDENTE IMPRUDENTE em homenagem a Lula-Lá para sempre!

    Curtir

  7. Comentado por:

    gilson

    As duas instituições, o Congresso e o STF, passam por momentos delicados. O Congresso com a CPI do cachoeira e STF com o julgamento do mensalão. Se as duas instituições frustarem a expectativa da nação sem nenhuma decisão, estaremos no fundo do poço com a democracia em risco.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Maria Gorete

    Augusto, que coisa, hein? O PSOL entrar com representação contra o Ministro Gilmar Mendes? Não entendi nada.
    Conversa com Lula: PSOL protocola representação contra ministro Gilmar Mendes
    31/05/12 – 13h40
    Publicado Por: Agência Efe
    Brasília, 31 mai (EFE).- O PSOL informou nesta quinta-feira que entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tentar manipular a corte.
    A solicitação foi formulada em um documento no qual o PSOL considera que “a conduta” de Mendes “gera uma nuvem que deve ser dissipada, para manter e preservar a imagem do Supremo Tribunal
    Publicidade
    Federal”.
    Em declarações publicadas no sábado passado pela revista “Veja”, Mendes disse que no último dia 26 de abril se reuniu com Lula e que este lhe sugeriu tentar adiar o julgamento do escândalo do mensalão, ocorrido em 2005, durante seu primeiro mandato, e que, segundo a corte, será realizado durante o segundo semestre deste ano.
    O magistrado também declarou que Lula insinuou que sabia de suas supostas relações com uma máfia do jogo ilegal que está sendo investigada pelo Congresso e que ganharia projeção na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as relações de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.
    Lula reagiu com “indignação” e rejeitou a acusação, mas confirmou a reunião com Mendes e assegurou que no encontro também esteve presente o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, que também desmentiu de forma categórica o magistrado.
    Em declarações nesta terça-feira, Mendes admitiu que pelo menos em duas ocasiões utilizou para viagens internas aviões que lhe foram facilitados pelo senador Demóstenes Torres, que está sob investigação por seus supostos vínculos com Cachoeira.
    Segundo o magistrado, é “normal” e não existe dolo no fato de aceitar o convite de um senador, com quem, além disso, mantém uma relação de amizade.
    O PSOL, no entanto, considera que tanto as denúncias feitas contra Lula como as viagens do magistrado devem ser investigados, inclusive porque a polícia suspeita que os aviões usados por Demóstenes pertencem, na realidade, à máfia do jogo.
    “Ao contrário do que sustenta Mendes, há sim algo de anormal no fato de um magistrado do Supremo aceitar viajar em aviões particulares”, afirma o PSOL, para o qual “toda função pública exige absoluta cautela para aceitar qualquer favor e exige também uma nítida separação entre o público e o privado”.
    O PSOL também pretende que Mendes esclareça por que, se a reunião com Lula e sua suposta “proposta indecente” ocorreram no dia 26 de abril, segundo confirmaram ambos, demorou um mês para manifestar publicamente sua indignação.
    “Sua decisão de manter-se em silêncio” durante um mês “deve ser investigada e esclarecida”, sustenta o partido.
    Perante este pedido de investigação formulado perante a Procuradoria, a assessoria de imprensa do Supremo informou hoje que Mendes decidiu “não pronunciar-se”. EFE
    O Psol é irmão gêmeo do PT. Os dois são filhos do Lula.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Livre

    Nos carnavais da minha terra, cantam-se esses versinhos: “A quarta-feira ingrata chega tão depressa, só pra contrariar”. Pedindo perdão à prosódia, canto eu: “O sábado ingrato chega tão tarde, só pra contrariar”.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Daniel

    Em 2014 meu voto é pra ele.
    Na eleição para xerife de cela, presumo. A propósito: o catre é confortável, mano? A comida é de boa qualidade? Domingo tua família aparece aí pra dar uma força.

    Curtir

  11. Comentado por:

    MARCIA MA

    LULA DESTRUIU MUITAS VIDAS NO MARANHAO,APOIANDO A OLIGARQUIA SARNEY NO LUGAR DE FLAVIO DINO,MUITAS VIDAS SE FORAM COM A VIOLENCIA CADA VEZ MAIOR,COM A FALTA DE ATENDIMENTO MEDICO,COM A FOME.
    COM FLAVIO DINO O MARANHAO SERIA OUTRO,MAS LULA APOIOU A ROSEANA SARNEY.
    NADA QUE ELE TENHA FEITO PELO BRASIL,JUSTIFICA ESSE APOIO,POIS VEJO O SOFRIMENTO DE CENTENAS DE MARANHENSES.
    E O DUDA MENDONCA TAMBEM E CULPADO,POIS ELE SO VEM PARA O MARANHAO FAZER A CAMPANHA DE POLITICOS INCOMPETENTES COMO O ATUAL PREFEITO JOAO CASTELO (PSDB0

    Curtir

  12. Comentado por:

    Heleno Freire

    Pode-se dar credibilidade a um cidadão deste?

    Curtir

  13. Comentado por:

    Célio Alencar de Lima

    Cai fora, miliciano. Volta pra esgotosfera.

    Curtir

  14. Comentado por:

    Silva

    Lula perdeu a vergonha!

    Curtir

  15. Comentado por:

    Ruth Nascimento

    Meu caro Augusto,
    Sempre fui admiradora dos seus textos…Embora não sendo assídua nos comentários, não deixo de ler a sua coluna e, pude perceber que, esse assunto Lula X Gilmar, o abalou demais. A transgressão passou dos limites suportáveis, deixando marcas nas suas linhas sempre tão bem humoradas.
    O Lula é uma pessoa extremamente rancorosa, de índole má, que não mede esforços para criar futricas e fazer valer a sua vontade. A raiva que ele estampa nos olhos quando é contrariado mostra bem a loucura que atormenta o seu “cérebro baldio”. Mesquinho, asqueroso, desequilibrado,
    irracional…Ele e sua turma se merecem!
    Não deixe que ele macule a sua doçura.
    Abraços

    Curtir

  16. Comentado por:

    Cil

    “Cinco dias de silêncio demonstraram que o candidato a D. Pedro III aprendeu a lição de D. João VI” – Pudia aproveitar e repetir uma outra lição dada pelo Rei de Portugal. Pegar uma Nina, Pita ou Santa Maria (eu sei que são as Caravelas de Colombo usadas para descobra América) para cruzar o oceano em fuga e depois se instalar rumar para o Saara. Como ele é Deus… vai construir seu reino com os petralhas por lá.

    Curtir

  17. Comentado por:

    anticorruptos e anticorruptores

    Prezado Augusto Nunes, parabéns pelo excelente post.
    .
    Vale a pena lembrar que o nefasto Lula Hitler da Silva desrespeita a Constituição há muito tempo. Um exemplo:
    .
    “(…) Lula é o governante que, com pouco mais de um ano no poder, tentou expulsar do País o correspondente do New York Times por ter escrito uma reportagem (de duvidosa qualidade, por sinal) sobre o que seria o seu gosto pela bebida. Alertado pelo então ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, de que a expulsão seria inconstitucional (o jornalista era casado com uma brasileira), Lula explodiu: “F-se a Constituição.”” (Reinaldo Azevedo)
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/%E2%80%9Cf-se-a-constituicao%E2%80%9D
    .
    Outro exemplo: o caso do Cesare Battisti.
    .
    Que moral tem Lula Hitler da Silva para desmentir o ministro Gilmar Mendes?
    .
    Abração, amigo.

    Curtir

  18. Comentado por:

    Marco

    Amigo Nunes: Dei uma olhada rápida na crônica do Pablito, hoje em ZH, te confesso q não li com calma, mas nessa discórdia, ele pergunta a um conhecido colega dele petista, em quem se pode acreditar em isenção num ministro do STF ou num líder político q queira controlar tudo. Ele diz q vai torcer pelo STF, sempre isento!
    Abs.

    Curtir

  19. Comentado por:

    Alberto

    Os Ministros do STF deveriam pedir a proteção da Lei Maria da Penha, para impedir a aproximação de Lula – o molestador do PT.

    Curtir

  20. Comentado por:

    Nonato Mendes

    Augusto – o seu cumprimento deveria ser “ave Cesar Augustus”. Muito obrigado por escrever onde nós podemos ler sempre. O que o lula está tentando fazer contra os brasileiros honestos e sérios, é inacreditável. O apedeuta está demonstrando que é realmente um ignorante completo e sem nenhuma compostura equilibrada para exercer política de país civilizado. O homem é um rasteiro e os brasileiros não petralhas e não corruptos não merecem isso.
    Abração, caro Nonato.

    Curtir

  21. Comentado por:

    JUSCELINO

    a pessoa ser um desgraçado tem limite…mas tem uns que se superam.. é o caso de um tal de pacheco aí mais embaixo.. o animal teve o desplante de querer defender o cabral….até o momento foi o único que ví….

    Curtir

  22. Comentado por:

    CarmemK

    Augusto,
    Como pode um pais inteiro (ao menos 99%) ficar indiferente aos acintes cometidos por esta quadrilha? Nao consigo entender onde foram parar os jovens exaltados que ajudaram a expulsar Collor do Planalto, por delitos graves, sem duvida, mas comparativamente coisa de amador, em realçao ao que assistimos nos dias de hoje. As manifestaçoes publicas contrarias à quadrilha sao pifias, se comparadas às de 1992. Parece que a populaçao se acostumou a assistir aos descalabros em sequencia, ou que isto é tratado como peça de ficçao, ninguéem se importa! Quando voce escreveu este post, Sua Majestade ainda nao havia feito seu comicio patrocinado pela ratazana. Pois a coisa que parecia ruim ficou ainda pior! Estou começando a achar que a melhor saida é o aeroporto…ou talvez o Cabo Canaveral!

    Curtir

  23. Comentado por:

    manuela

    Ok , eu estava com duas conexões conflitantes, a roteador e da banda larga e a mané aqui já perdeu um computador de manhã do dia anterior . O trojan foi fulminante , ele só permite 2 minutos e depois força a máquina a desligar. Mas computador é isso mesmo, não foi o primeiro e nem será o último. O chato que se perde muita coisa.
    Ok! No Rio +20. A natureza ainda aguarda as resoluções da Rio 92 .A beleza da cidade está um pouco cansada do cartão postal do Pão de Açúcar e Corcovado. Como evento vai ser uma festa para as celebridades, mas como compromisso, o Rio era melhor há 20 anos passados. Até quando os rios poderão correr para o mar, procuro a interrogação neste novo teclado, ainda não achei. A poluição das águas já não aguenta tanta carga de esgoto doméstico. Na baía de Guanabara e de Lévi Strauss segundo Caetano – parece um boca banguela- muito mais que barquinhos bossa nova a navegar, interceptações noturnas de tráficos nos domínios de Pablo Beira Mar. De dia, se vê o óleo no Fundão por cachoeiras e nas compensações ambientais motivas pela lei e pela REDUQ, algumas tartarugas podem sobreviver na Bahia.
    A floresta da Tijuca deveria ser chamada parques da Tijuca (já deve ter algum condomínio como esse nome ) do eixo zona sul, o desmatamento, do eixo zona norte, o desmatamento e milícias controlam o verde possível , um pouco de chumbo grosso e muito vermelho. Já foram os tempos que aos domingos de manhã se podia caminhar nas trilhas e chegar até algum lugar bacana, passar a tarde e ver a paisagem. Ninguém faz mais isso tranquilo, se perdeu muita coisa.
    Sérgio Cabral mandou todo mundo trabalhar . Na Barra, no buraco do Metrô todo mundo pra lá, todo mundo pra cá, um fila de caminhões betoneiras esperando, não sei muito bem o que. Sérgio Cabral e seu pães vão tentar tudo para o esquecimento da CPI, mostrando ao mundo que nunca antez houve uma dupla tão dinâmica.
    Ecologia não é mais plantar uma árvore, vintes depois , as soluções são mais indigestas, Marina Silva e Dilma – agora, a salvadora das florestas – ou são amigas ou amigas

    Curtir