Blogs e Colunistas

15/06/2011

às 7:17 \ Brasil

Mensalão: o escândalo que sujou para sempre o nome do PT

A revelação do esquema de corrupção que ficaria eternizado como mensalão completou seis anos em 2011. No ano de 2005, descobriu-se que o PT havia montado um gigantesco esquema de compra de votos de deputados na Câmara Federal, para aprovar projetos do governo. Cada deputado custava cerca de 30 000 reais ao mês. A fatura era paga com dinheiro público, desviado por um esquema criado por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e por Marcos Valério, o lobista carequinha. Segundo o Ministério Público, o chefe dessa quadrilha, da qual faziam parte quarenta ladrões, era José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil. Agora, Dirceu e o resto da quadrilha estão sendo processados no Supremo Tribunal Federal. O julgamento do processo no STF poderá ocorrer ainda neste ano. A seguir, relembre detalhes do escândalo – e o que alguns de seus principais personagens têm feito para se livrar da punição.

O termo mensalão eternizou-se no vocabulário político brasileiro, assim como “marajá” e “maracutaia”. Tudo foi descoberto pouco depois de VEJA ter publicado o conteúdo de uma fita em que Maurício Marinho, então chefe de departamento nos Correios, aparece recebendo propina de empresários em nome do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Para não cair sozinho, Jefferson revelou em entrevista a um jornal a existência de um esquema de pagamento de propina a deputados da base aliada, conhecido como mensalão. Foi exposta ali a maior e a mais bem organizada quadrilha já descoberta agindo na estrutura de governo.

Como se sabe, entre os 40 acusados, nove tinham posição de destaque no PT. O deputado José Genoíno, processado por corrupção ativa e formação de quadrilha, era o presidente do partido. Além dele, foram denunciados Delúbio Soares, o ex-secretário Silvio Pereira, o ex-ministro Luiz Gushiken, os ex-deputados José Dirceu, Professor Luizinho e João Magno e os deputados João Paulo Cunha e Paulo Rocha. Em depoimento à CPI dos Correios – cuja instalação o governo tentou, sem sucesso, impedir -, Renilda Santiago Fernandes de Souza, mulher do publicitário Marcos Valério, o operador do esquema, disse que Dirceu não só sabia de tudo como ainda se reuniu com representantes dos bancos envolvidos no caso, Rural e BMG, para tratar do assunto.

O escândalo chegou a colocar em risco o prosseguimento do governo Lula, que se viu obrigado a demitir Dirceu, seu homem forte, e Gushiken. Mas o ex-presidente sempre alegou não saber do que se passava nos corredores do Planalto embora as evidências digam o contrário. Depois da denúncia da quadrilha petista feita por Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República, o ex-presidente ficou na incômoda situação de explicar como se pôde armar ao seu redor uma quadrilha tão numerosa e organizada. O procurador-geral deixou vago no organograma da quadrilha o posto logo acima de Dirceu. Mas o quebra-cabeça não é de difícil solução. Basta tentar montar com as peças do quebra-cabeça uma outra imagem que não a de Lula. Não encaixa.

A denúncia do procurador-geral foi aceita, em 2007, pelo STF. Em um julgamento histórico, que teve como estrela o ministro Joaquim Barbosa, o Supremo colocou no banco dos réus os mensaleiros e o governo do PT. Barbosa fez um voto inteligente. Subverteu a ordem da denúncia preparada pelo procurador-geral da República. No seu voto, abriu com o capítulo 5, porque mostrava a fonte do dinheiro que abasteceu o valerioduto. Depois, pulou para o capítulo 3, no qual são narrados os casos de desvio de dinheiro público. E, assim, deixou por último os capítulos mais complexos, incluindo aquele em que José Dirceu e comparsas são acusados de formação de quadrilha. Talvez isso explique a facilidade com que o crime de formação de quadrilha foi aceito – ao contrário das expectativas iniciais. Agora, Barbosa carrega sobre os ombros a pesada possibilidade de relatar o processo do mensalão.

Além de encontrar infindáveis maneiras de adiar o julgamento do processo, a defesa dos envolvidos na quadrilha tem artimanhas para reconstruir a imagem dos acusados – e tentar coagir o Supremo. Os mensaleiros são hoje representações idealistas, criadas para imprimir na opinião pública uma imagem irreal dos envolvidos. Para se ter uma ideia, em abril, Genoíno foi nomeado assessor especial do Ministério da Defesa. A ideia é mostrar que o ex-deputado ocupa um cargo relevante, subordinado diretamente a Nelson Jobim, ex-ministro do STF. A mensagem subliminar é que um ex-magistrado da envergadura de Jobim não ousaria nomear um criminoso para um cargo de tanta confiança. João Paulo Cunha, que presidia a Câmara no período do escândalo, facilitava contratos a financiadores do esquema e usava o dinheiro da propina, assumiu a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Já Dirceu, que se dedicou aos negócios, fazendo meteórica carreira como despachante de empresas nacionais e estrangeiras com interesses em decisões de órgãos estatais, voltou com força total ao jogo político na eleição que levou Dilma Rousseff à Presidência, já esteve diversas vezes no Palácio do Planalto neste ano e não perde um holofote. No velório do ex-vice-presidente José Alencar, ficou a poucos metros dos ministros do STF Gilmar Mendes e Ellen Gracie, que vão julgá-lo no processo do mensalão. Dirceu chegou, inclusive, a despontar como candidato a ministro do governo Dilma. As nomeações de mensaleiros para postos estratégicos do governo têm o único e claro objetivo de conferir a eles algo que a investigação oficial lhes tirou: respeitabilidade. É uma maneira de tentar conseguir a absolvição perante os cidadãos, para, depois, contar com uma aposta na tradição do Supremo Tribunal Federal de não condenar políticos.

Em 3/5/2005: A maior crise de Lula
Em 1/6/2005:O que será que ele sabe?
Em 15/6/2005: O PT assombra o planalto
Em 22/6/2005: Nocaute
Em 6/7/2005: Lula à sombra da crise
Em 3/8/2005: Ele assusta o governo
Em 19/4/2006: Sujeito oculto
Em 17/8/2005: A luta de Lula contra o impeachment
Em 5/9/2007: O Brasil nunca teve um ministro como ele
Em 6/4/2011: Os avatares do mensalão

Em 14/10/2009: O chefe do mensalão já opera 2010

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

34 Comentários

  1. Claudio

    -

    03/02/2013 às 15:18

    Quem mexe com gente ruim e assim dirceu e péssimo mal característica já disse Roberto jeferson ruim memso e genuíno mal a ditou ser deputado criminoso a nossa justica que nao sei como qualificar isso tudo pois nada fazem acham que fazem e passam por otários como Eliana cal on em ms caso Ari rigo com gravação e tudo sobre o tribunal de justica de ms tj ms nada fez com gravação tudo pronto Eliana cal on ficou devendo esta pois o nosso tribunal e ridículo de ms ate desembargador acusado por Eliana calmom tomou posse presidente como calheiros no Senado e assim do Brasil ridicularizando a cada minuto a justica brasileira também calam se e fecham os olhos para políticos merecem
    Ca

  2. Dani

    -

    03/02/2013 às 15:17

    Quem mexe com gente ruim e assim dirceu e péssimo mal característica já disse Roberto jeferson ruim memso e genuíno mal a ditou ser deputado criminoso a nossa justica que nao sei como qualificar isso tudo pois nada fazem acham que fazem e passam por otários como Eliana cal on em ms caso Ari rigo com gravação e tudo sobre o tribunal de justica de ms tj ms nada fez com gravação tudo pronto Eliana cal on ficou devendo esta pois o nosso tribunal e ridículo de ms ate desembargador acusado por Eliana calmom tomou posse presidente como calheiros no Senado e assim do Brasil ridicularizando a cada minuto a justica brasileira também calam se e fecham os olhos para políticos merecem
    Ca

  3. EDILSON

    -

    03/11/2012 às 18:14

    DESDE 1500 ESTAVA TUDINHO DEBAIXO DO TAPETE, O PT AGORA BOTOU TUDINHO PARA CIMA DO TAPETE. É PT BRASIL SÓ TEMOS 12 ANOS VAMOS A LUTA E MUDAREMOS PARA UM PT MELHOR.

  4. Fran

    -

    02/11/2012 às 20:55

    É lamentável saber que políticos escolhidos pelos cidadãos brasileiros, com o objetivo de mudar a nossa política e consequentemente a nossa sociedade, retornem dessa forma: com inúmeros escândalos envolvendo dinheiro público, que deveria ser investido em políticas sociais. Infelizmente, nada disso acontece na prática.

  5. Manoel Claudio Vieira

    -

    22/10/2012 às 3:35

    Quem foi mesmo que disse que o brasileiro não estava nem ai para o julgamento do mensalão por causa da novela da globo hem?????? Pois é… Pao e Circo tinha que dar nisso mesmo.

  6. Justino Bomfim

    -

    22/09/2012 às 9:42

    Tenho vergonha só de lembrar que um dia fui partidário doente do PT, sempre estive na luta contra o regime militar, em favor das diretas já, de um sistema de governo democrático e social, via no Partido dos Trabalhadores, enquanto não estava no poder, o caminho para democracia social, com direitos e deveres iguais para todos. Infelizmente, hoje, vejo neste partido casa de morada de corruptos e corruptores, que vergonha que tenho, falei tão bem deste partido para os meus filhos e netos, agora é o fim. Tenho esperança em Deus e na justiça dos homens, esperança que o Superior Tribunal Federal coloque todos eles, que mancharam o nome do nosso pais, nas cadeias, com penas regidas. Para o nosso ex-presidente Lula, que se verifiquem as veracidades dos fatos, caso sejam esses fatos reais, também cadeia para ele. Parabém Superior Tribunal Federal, parabéns senhor Ministro Joaquim Barbosa.

  7. tacio

    -

    02/08/2012 às 14:43

    o que mais me envergonha como brasileiro e saber que lula terminou seu mandato e nao foi indiciado pelo procurador-Geral, nem pelo crime de formaçao de quadrilha.Hoje dia 2 de agosto de 2012 começa o julgamento desta quadrilha e pinto meu coraçao de verde e amarelo como fizeram os cara-pintadas na condenaçao de Collo, gostaria meu povo nas ruas novamente gritando palavras de ordem,exigindo do Supremo instituiçao mantida pelo herario publico. Faça Justiça.Condene e obrige a devoluçao do nosso dinheiro. Dinheiro daqueles a quem falta saude,transporte,agua encanada,moradia aos excluidos que nao tem uma educaçao de qualidade porque e mais facil gastar com estadio de futibol que almentar o salario dos professores da rede publica. ORDEM E PROGRESSO.

  8. Ellen

    -

    24/07/2012 às 13:10

    É lamentável ver situações como essas e o povo brasileiro não se importar com o sistema político de nosso País. Tudo o que essa massa política quer é que o povo não seja capaz de formar sua opinião e de reconhecer os erros cometidos por eles. Isso é tão notório que pessoas que sabem discutir política são caladas. Essa situação precisa mudar, não só com palavras, mas é necessária uma ação de forma a englobar todo povo brasileiro.
    É claro que tudo isso precisaria de um tempo para que tivesse um grande êxito, mas a partir de pequenas mudanças pode-se alcançar as grandes transformações…

  9. Jose Irmao

    -

    01/05/2012 às 17:43

    Infelizmente, somos um povo que lê pouco e quando o faz procura as resenhas esportivas, páginas policiais e ainda se deixam levar pela propaganda enganosa e massiva do PT em todos os meios de comunicação. Não sabem que este partido é fruto do que há de pior do quase extinto comunismo da já extinta União Soviética, especialista em propagandas enganosas, cuja lema é “mentir, mentir, até que a mentira pareça verdade”. Ainda assim, creio na condenação de alguns dos 38 corruptos pelo STF, apesar dos Levandowskis que existem por lá. É uma pena que tenham livrado a barra do chefe da quadrilha, o integrante mentor-mandante.

  10. rilda carvalho

    -

    24/04/2012 às 11:40

    ACORDA BRASIL…

  11. rilda carvalho

    -

    24/04/2012 às 11:39

    A ÓPERA DOS MALANDROS…
    COMO O NOSSO BRASIL ESTÁ SUJEITOA TANTA CORRUPÇÃO… A CULPA É NOSSA QUE DE QUATRO EM QUATRO ANOS COLOCAMOS ESTE POVO QUE CORROMPE A MORAL E OS BONS COSTUMES DE UM POVO QUE É TRABALHADOR E QUE LUTA EU DISSE LUTA POR DIAS MELHORES…

  12. luiz antonio - rj

    -

    18/03/2012 às 10:29

    O pt sempre foi imundo! Sempre viveu de extorsão. A imprensa já se esqueceu do Caso LUBEKA, do assassinato do Celso Daniel, cuja viúva está na folha federal assombrando com sua belezura. Se esqueceu do Toninho em Campinas. Este pt pega pesado!É extorsão e assassinato para queima de arquivo!

  13. Jaguaribe Teixeira

    -

    17/03/2012 às 14:02

    Tenho certeza que ninguém vai ser condenado. Toda a máquina pública é comprometida. Um tem o rabo do outro. O Collor por exemplo, se tivesse feito alianças com a turma de Brasilia, estaria governando até hoje. Judiciário e eventos ligados é o mesmo que Papai-Noel. Nem os Militares resistiram esta “Maquina Administrativa”. Largaram o Pepino porque viram que não dava. É o brasileiro do Brasil!!

  14. gerson lanz

    -

    17/03/2012 às 13:38

    E o mensalão do PSDB e do DEM? Nenhum comentário? Voces podiam ser menos previsíveis nas suas predileções políticas. Teriam com absoluta certeza uma avalanche de novos leitores, pois a sua revista é de alto padrão. Mas talvez isto não interesse a voces. abrs.

  15. Jaguaribe Teixeira

    -

    17/03/2012 às 13:21

    Este tipo de gente que se mete em política não tem essa de “sujou o nome”. Uma pessoa que zela pelo nome não vai se meter num ambiente destes, cujos princípios é justamente não ter compromisso com averdade e a dignidade. Todos são políticos profissionais. Pátria, moral, ética, dignidade, não fazem parte do ambiente político nacional. No Brasil se confunde política com nagociatas baratas e imorais.

  16. Marivaldo Felipe

    -

    17/03/2012 às 11:42

    E falta dinheiro para a previdência… saúde… educação… segurança… Não dá nem prá comentar!!!

  17. Cezar Sales

    -

    17/03/2012 às 11:13

    Acho difícil, não impossível o País retomar
    a sua normalidade democrática, mesmo que esse
    estado caótico esteja aí.
    Difícil, porquê? Eu penso assim: o PT programou
    um projeto de governo para longo prazo. Antes de
    começar a governar já estão pensando na reeleição
    e, com andam as coisas, esse povão que “endeusa” o
    Lula já pensa que se a Dilma não aguentar, ele estará
    de volta. Vejam o exemplo de São Paulo com a indicação
    de mais um aloprado para governar essa linda cidade.
    Com meu voto nada disso acontecerá. Mas, infelizmente,
    não posso falar pelos outros.
    Resta-me a ação do agir para mudar. Assim farei.

  18. Mari Labbate *44 Milhões*

    -

    17/03/2012 às 9:46

    Como a justiça dos homens é muito falha, a Justiça Divina solucionará todos os crimes praticados por esses assassinos-petistas: o Universo obrigará os responsáveis a assumir os seus erros. A “viúva-negra”, Dona Miriam Belchior, representa a chave desse imbroglio! Finalmente, as máscaras caíram e LUIZ I e DILUÍZA II responderão pelos terríveis pecados cometidos contra o Povo Brasileiro! AGORA VAI… NADA É PARA SEMPRE, SENHORES! VIVA A REVISTA VEJA! VIVA SÃO PAULO!

  19. UBIRACY AGAVINO

    -

    01/11/2011 às 16:43

    A DITADURA ROUBOU NOSSA INFÂNCIA. O PT ESTÁ ROUBANDO O RESTO !

  20. Atha Kaldeira

    -

    09/09/2011 às 1:32

    Pergunta não é Caribe Carime Crime Carimbe Carimbo. PT Carimbado.
    O Bando Bândalo Vâdalo Esgândalo Escâdolo sujou o Bobe Nobe Nome Nobel no Mel ou suja o BeTê PeTê PeTbul? Dizer que sujou o Nome, ou seja, o Bobe Nobe porque não foi Labado Lavado, encaixa no BeTê PêTê que não é Lavado. Assim, segue Subo Sujo Sube Suje e Suje mais. Pãra que o BêTê PêTê não faça mais SubPêTê para Sumetê Sujos e Sujeiras, o PêTê não pode PenTea Penteados mais senão dá um Bispêndio DisPêndio Dispendiozo. Baixa Bois é Caixa Dois, onde passa um Boi passa uma Boiada. O Boi Foi e o Boi Voi e Veio. Boizé, Poizé seu Zé Sé.

  21. Carvalho Netto

    -

    08/09/2011 às 20:09

    Ilustrissimo senhor “ministro da Justiça do Brasil” o Zé Dirceu e o Apedauta Lula, não tem mais forum previlegiado, então mande a PF., prende-los e algemar, pois ladrão, estelionatário, quadrilheiros, ladrões do dinheiro público tem sim que ser algemado e lançado em calabouço, estou errado senhor “ministro da injustiça do Brasil”

  22. jane sandes

    -

    24/08/2011 às 20:58

    Não podemos pensar mais que tudo vai dar em pizza!
    Vamos cortar o câncer pela raiz(corrupção). A justiça tem que interrogar o Lula já que os corruptos de hoje são os mesmos de antes e a declaração dele sobre caixa dois foi bem explícita. O que esperamos? aumentos de impsotos sobre os alimentos, gasolina, impostos demais. Vamos protestar.

  23. Welson DeSouza

    -

    24/08/2011 às 12:07

    Além do MENSALAO, A ‘FAXINA’ TAMbem tem DE PASSAR POR TODOS MINISTERIOS, ORGAOS PUBLICOS, COMO AS FIRMAS TERCEIRIZADAS, INSS, PREFEITURAS, CAMARA DE VEREADORES E MAIS aqueles que a Dilma por ORDFEM do ALILUBABA está mantendo esses ladroes em outros cargos de alta REPONSABILIDADES, tal qual o Genoino-Acessor Especial do Min. da Defesa, o Joao Paulo Cunha-está a frente da Comissao de Constituição da ‘Justiça”- Isso é brincadeira!
    A Dilma tem um dificilimo trabalho, se quiser largar das barbas do ALILUBABA, ela terá de tirar todos esses CUPINS passando pelo Executivo, Legislastivo, o JUDICIARIO- a começar com o Gilmar Mendes – o Homen contra as ALGEMAS e ir ate os Governadores, prefeitos e vereadores, os maiores CUPINS dessa Imensa Floresta de Gatunos.

  24. Delmo Oliveira

    -

    08/07/2011 às 19:21

    O C-H-E-F-E, é o atual Palestrante/Dr.Honoris Causa/Mentiroso/Delirante, está tudo explicado no Livro “O CHEFE” do escritor Ivo Patarra. Veja que sempre que surge um Escândalo com seus companheiros, ele procura desqualificar, nunca são bandidos, meliantes, falsários, corrupto, etc. Não, não, e não, são tratados carinhosamente como ALOPRADOS. Tanto que o Palestrante, vive dizendo, após sair da presidência da República, sempre juntinho com JOSÉ DIRCEU(Que vive de Consultoria Ah! Ah! Ah!), a dupla tenta convencer ao Brasil inteiro que o maior Escândalo da nossa República, O Esquema do Mensalão, é uma farsa; montada por parte de uma Imprensa raivosa e de uma elite que não se conforma com o operário/presidente da República. Nós estamos vivendo um momento SURREAL, espero que todos eles sejam alcançados pela JUSTIÇA, é o mínimo para que nossa juventude não acredite na lei do Gerson: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo !!!!!!

  25. Adilson P. Mendes

    -

    08/07/2011 às 14:44

    Na verdade o mensalão começou no Governo do PSDB, na era Fernando Henrique Cardoso já se pagava por apoio dos deputados, inclusive o projeto de reeleição foi feito com este tipo de esquema politico, só que não houve denuncia, não se provou nada e ficou por isso mesmo.

  26. Claudio Almeida

    -

    08/07/2011 às 14:23

    Porquê o STE não condenou o então Presidente Lula pelo crime de caixa 2,que prevê perda de mandato, quando ele deu entrevistas admitindo esta prática? A justiça no Brasil não é cega, ela enxerga muito bem, obrigado!

  27. jose florencio da costa

    -

    08/07/2011 às 8:03

    Como isso não um pais serio eles contimuaram a fazer o mesmo,os eleitores não deviriam votar mais nessas pessoas e nas em que eles apoiam

  28. jose florencio da costa

    -

    08/07/2011 às 7:32

    Eles fazem partem de um bando de ladrões, com a conivencia da presidenta dilma colocando – os em cargos de confiança,e o ex presidente lula não havia ser indiciado?

  29. Clecius Gomes

    -

    15/06/2011 às 12:35

    Prá que relembrar? Não deu em nada mesmo, não foi? Só dando com gato morto nos cornos até fazê-lo miar, já diziam na minha terra!

  30. molina

    -

    15/06/2011 às 10:21

    Torço para que agora seja diferente, porém com os pilares de que o planalto vem se cercando nos últimos tempos, creio que nada irá mudar, e mais uma vez o BRASIl vai perder, para que o “PT” possa ganhar…

  31. jota

    -

    15/06/2011 às 9:45

    faltou muita gente ser tambem denunciado neste grupo, por que nao perguntam a muitos deputados e senadores de onde veio o dinheiro para fazer a campanha a prefeito de 2004. muito dinheiro chegava com selo de um banco estatal.

  32. maria jose anzanello da silva

    -

    15/06/2011 às 8:42

    Acho que tudo vai dar em pizza novamente mas acho que tem que ter uma conciencia da população de dizer chega a estes homens que talvez nem teriam qualidade de chefar a propria casa pois ele roubaria a si mesmo.Pobra BRASIL onde o povo é pobre em conhecimento e eles tem este interesse pois cabeça pequena se aproveita mais desculpe mas fico chateada quando vejo que nem vergonha na cara eles tem.Lula então nem tem comentario a foi deputado teve change de aprender e não aproveitou a oportunidade de aprender a falar só a roubar e fingir que nada ve.

  33. Ivanildo

    -

    15/06/2011 às 7:54

    Um dos chefes é sem dúvidas o Zé Dirceu, agora o chefão dessa quadrilha tudo leva a crer que seja o Lula, que ainda não foi indiciado.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados