Blogs e Colunistas

16/03/2010

às 6:25 \ Brasil

Crimes: as mortes que chocaram a opinião pública

Suzana von Richthofen planejou a morte dos pais

Na semana passada, o assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho, Raoni, causou indignação e tristeza. Preso, o estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes confessou ter matado pai e filho. O assassino confesso era membro da Igreja e Comunidade Céu de Maria, fundada por Glauco. No sítio perto do pico do Jaraguá, Cadu teria emboscado a enteada do cartunista, Juliana, para atrair o resto da família. Testemunhas afirmaram que o crime foi premeditado e que a intenção do assassino era matar toda a família.

Em 2008, outro caso teve um desfecho trágico e chocou a opinião pública. Desesperado com o término do relacionamento de mais de dois anos que mantinha com Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, Lindemberg Fernandes Alves, sete anos mais velho, decidiu invadir o apartamento dela, no ABC paulista. Depois de  mais de 100 horas agonizantes sob a mira da arma de Lindemberg, Eloá foi baleada na cabeça e na virilha, não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 18 de outubro de 2008. Segundo pessoas próximas a ela, Lindemberg era ciumento. O caso provocou comoção nacional.

Na década de 1990, o ciúme doentio e possessão também foram as razões que levaram ao  assassinato da atriz Daniela Perez. O homicídio foi cometido pelo também ator Guilherme de Pádua, com a cumplicidade de sua mulher, Paula Thomaz. Conforme sua própria confissão, armado de uma tesoura, Guilherme acertou doze estocadas no peito da atriz. Oito atingiram o coração, uma delas com 10 centímetros de profundidade. Dez dias antes do crime – que ocorreu em dezembro de 1992 – cada um fez uma tatuagem em suas partes íntimas para firmar um pacto de fidelidade.

Dois anos mais tarde, a fúria de Maria Lúcia do Amaral foi parar nas páginas policiais. Para se vingar de uma traição, ela jogou água fervente sob o pênis do marido, Juarez Rodrigues Pereira, enquanto ele dormia. A mulher foi para a cozinha, ferveu 5 litros de água com pimenta, entrou no quarto e derrubou o liquido flamejante no corpo do marido. Em um caso semelhante, o carpinteiro José Salustiano dos Santos também resolveu castigar sua mulher infiel: ele marcou a ferro o rosto de sua mulher, Maria Lúcia dos Santos.

Enquanto algumas pessoas são ciumentas e gritam para o mundo sua insegurança, outras preferem agir em silêncio. Esse foi o caso de Patrícia de Fátima Guimarães Carreiro, que matou o namorado, Roberto Lima, e depois tentou se suicidar. Como não conseguiu, ela permaneceu no apartamento onde moravam e conviveu com o corpo dele durante quatro dias – até ser encontrada viva e sozinha com uma parte da testa estraçalhada por um tiro. Em janeiro de 1994, a morte também foi a solução encontrada pelo construtor Vicente Cimino para resolver o “casamento infeliz”. Desesperado com as repetidas brigas que tinha com a mulher, com quem era casado havia 17 anos, ele resolveu assassinar a família inteira – incluindo sogros e sobrinho. Isso tudo aconteceu na véspera do Natal.

Outro grande caso de grande destaque foi o crime da Rua Cuba. Morador da região, Jorge Delmanto Bouchabki, que foi considerado o principal suspeito de assassinar seus pais, Jorge e Maria Cecília Bouchabki, na véspera do Natal de 1988. Em outro assassinato em família, o advogado Ariosto Riambau matou seu filho mais velho, Vicente, com quatro tiros na cabeça. Logo depois, o pai foi executado pelo seu outro filho, com três balas – também na cabeça.

Em um dos casos mais recentes, Suzana von Richthofen saiu dos aulas de direito diretamente para o banco dos réus. Em 2002, ela abriu a porta da mansão da família em um bairro nobre de São Paulo para que o então namorado, Daniel Cravinhos, acompanhado do irmão, Cristian, entresse no quarto de seus pais e os assassinasse a golpes de barras de ferro. Em sua primeira entrevista depois do crime, Suzana falou a VEJA. Com pantufas em forma de coelhinho e camiseta com a estampa da personagem Minnie, ela se disse arrependida. “Quero minha vida de volta”.

Semelhante ao caso de Suzana, o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram apontados como os resposnáveis pela morte de Isabella Nardoni, filha do primeiro casamento de Alexandre. Segundo a investigação da polícia, eles combinaram jogar Isabella pela janela na tentativa de encobrir o que supunham já ser um assassinato. Para os investigadores, Anna Carolina Jatobá asfixiou Isabella ainda no carro, no trajeto entre a casa dos pais dela e o apartamento da família. A menina ficou inconsciente e o casal achou que ela estava morta. O crime chocou o Brasil.

Em 9/4/1986: Crime e delírio
Em 21/11/1984: Marcada a ferro
Em 9/12/1990: Crime da rua Cuba
Em 5/2/1992: Sangue em família

Em 13/1/1993: Assassinato de Daniela Perez
Em 5/1/1994: Quatro cadáveres na ceia
Em 3/8/1994: Vingança escaldante
Em 12/4/2006: Os mortos de Suzane

Em 23/4/2008: Frios e dissimulados
Em 29/10/2008: As tintas do inferno

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

43 Comentários

  1. Sara

    -

    11/05/2013 às 16:23

    Tem que fica no isolamentooo pena de tortura morre é pouco pra esse tipo de pessoa tem q fica vivo pra sofre sentir dor devia existir pra esse tipo de pessoa matadoroo cada dia um machucadinhu ai sim eu queria ver repetir o erro de novooo

  2. MORENINHA

    -

    22/01/2013 às 10:53

    NÃO CONSIGO NEM EXPLICAR. OS ANIMAIS MATAM PRA COMER E SE DEFENDER. E NÓS?

  3. marcos

    -

    23/10/2012 às 20:25

    Prisão perpetua nesses vagabas.leis pesadas.pois brazil é um pais de impunidades gigantescas.essa mangaba aí logo será solta.e se bobiar ainda receberá metade da erança dos pais que matou.

  4. Francielli

    -

    26/08/2012 às 20:40

    É incrível a capacidade humana de cometer o mal, movida pelos motivos mais banais. Ciúme, dinheiro, vingança, ódio. Esses são sentimentos que todos nós temos dentro de nossos corações, não adianta negar, mas o que a maioria das pessoas fazem é controlar esses sentimentos, é aprender a conviver, e tem gente que eu não acredito que possa ser capaz de cometer tais crimes tão indignantes por esses motivos. Cada dia que passa eu e muitos outros brasileiros, ficamos mais abismados com as coisas que acontecem, não só aqui, mas no mundo inteiro. Essas pessoas não podem ser humanas, e muito menos podem ser chamados de animais. São pessoas sem alma, sem um pingo de amor no coração e respeito ao seu semelhante. Não sei se um dia o mundo vai ter mudado, mas o que nos resta é apenas ter FÉ, e esperar pelo dia em que viveremos de harmonia. Se não tivermos, somos tomados pela tristeza, lamentando o que essas pessoas foram capazes de fazer, e o que outras pessoas ainda terão coragem de fazer. Espero que Deus consiga entrar no coração dessas pessoas que pensam em fazer esses crimes, infelizmente nós estamos em um mundo que é cada um por si. Enfim, Deus abençoe a todos, e que não tenhamos mais casos como esses.

  5. Simone Pires

    -

    20/06/2012 às 16:33

    Talves um dia o homem consiga ter as reais explicações que respondam os “por que?” de cada situação. Fora isso, só nos basta orar porque acredito que não há ser humano que consiga explicar.

  6. Isabela

    -

    09/05/2012 às 16:47

    É, o mundo hoje em dia esta cada vez pior. Melhora de um lado e piora do outro, desse jeito o mundo vai longe…

  7. milton vieira

    -

    15/03/2012 às 22:23

    ESSAS PESSOAS PODERIAM VIVER EM HARMONIA SE COLOCASSEM DEUS COMO PRIORIDADE ACIMA DE TANTA GANANCIA COMO O DINHEIRO,STATUS,VONTADE DE VIRAR CELEBRIDADE…ISSO É UM ABSURDO SEM FIM,QUE TENDE-SE DE MAU A PIOR. Temos mais é que buscar a Deus e nada mais deste mundo sujo.

  8. neusa ferreira da silva

    -

    11/02/2012 às 17:50

    Só há uma única explicação para a dureza destes corações assassinos. A falta de Deus em suas vidas. Esvasiam-se de sentimentos humanos, e são completamente dominados por forças malígnas. Não tem outra explicação para tanta frieza e crueldade.

  9. Punição

    -

    07/02/2012 às 14:06

    Homens merecem a prisão, animais merecem ser abatidos.

  10. BRAULIO SOUZA

    -

    02/12/2011 às 16:59

    HOJE ME PERGUNTO SE SOMOS REALMENTE SERES RACIONAIS..ISSO É COISA DE VERMES E APESAR DE NÃO ACREDITAR NA JUSTIÇA DOS HOMENS ACREDITO SEM DÚVIDA NA JUSTIÇA DA VIDA.O SEU RETORNO É SEMPRE IMPLACÁVEL E PARA ESSAS POBRES PESSOAS O UNICO SENTIMENTO QUE CONSIGO EXPRESSAR É “PENA”.

  11. erivelton

    -

    25/11/2011 às 17:33

    esses animais desumano matam as pessoas a troco de nada fiquei muito chocado em 1992 a morte da linda daniela perez um casal de pisicopatas guilerme e paula loucos doentes a mataram por inveja ciumes e maldade;na ms opiniao eles deveriam morre na cadeia e onde eles tinham que esta ate hoje porque lugar de animal e preso

  12. Ana

    -

    04/10/2011 às 12:08

    Neem animais fazem isso,animais protegem uns aos outros,diferente do que esses seres fazem ! =/

  13. giseli

    -

    01/10/2011 às 15:57

    mto paia esses crimes

  14. miriam carine oliveira

    -

    19/08/2011 às 10:53

    Essas pessoas são piores que animais, são monstros nunca faria nada igual na minha vida,pois quem teme a deus segue os seus mandamentos.

  15. luis

    -

    23/03/2011 às 21:17

    todos nos samos brasilheiros chega de tantos corrupitos no brasil chega de votar em corrupitos pena de morte no brasil quem nata esta solto quem morre esta no cx que atira esta presso.

  16. deise

    -

    30/12/2010 às 15:33

    acho incrivel a capacidade que o ser humano pode ter de fazer o mal, o que temos que fazer não é confiar na justiça pois infelizmente a justiça de nosso pais ainda é uma criança tentando crescer e amadurecer, devemo tão somente confiar em DEUS pois ele nao falha, e quanto a essas pessoas não devemos juga-las pois não somos DEUS devemos orar por elas e acima de tudo devemos orar pela nossa patria orar pelo nosso lindo pais.

  17. laurinha

    -

    27/10/2010 às 15:22

    incrivel aonde isso vai parar?

  18. SERGIO LUIS DE OLIVEIRA

    -

    12/07/2010 às 15:18

    LENDO ESTAS NOTICIAS VOCÊ PODE VER QUE AS PESSOAS HUMANAS ESTÃO PERDENDO O MEDO DE SEREM PRESAS POR CAUSA DA IMPUNIDADE QUE REINA NO BRASIL, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DOS POLÍTICOS NA SUA MAIORIA CORRUPTOS QUE SÓ FAZEM LEIS PARA FACILITAR A CORRUPÇÃO QUE TOMOU CONTA DO CONGRESSO. CADEIA PARA ESTE TIPO DE POLÍTICO QUE DEVERIA APODRECER NA PRISÃO.

  19. cleber

    -

    28/03/2010 às 10:21

    O que leva as pessoas, a cometerem estas barbaries? Creio que entre outras coisas é a sensação de impunidade, pelo mal exemplo das autoridades, escandalos, escandalos….

  20. monica

    -

    27/03/2010 às 13:57

    cadê o assassinato de victor caruzo ,um rapaz recem ingressado na policia quue foi assassinado sexta feira 15:00 no lardo do anil-RJ ,onde se econtrava arrecadando dinheiro com os amigos p fazer um churrasco no sabado ,ele e seu amigo bombeiro renato, foram abordados a tiros sendo que um tiro atingiu o peito de victor morrendo na hora e os policiais encobrinram o crime pois o assassino era comandante da aeronautica…
    até hoje sua familia pede justiça

  21. Adilage Soares

    -

    27/03/2010 às 7:18

    Fiquei emocionada ao saber do veredito,dado pelo caso Isabela.Espero q a impunidade nesse pais,ao menos diminua,com o passar do tempo.A todas as pessoas q perderam seus filhos ou parentes desta forma,peço a Deus q os conforte. Ja perdi um filho,não desta forma,mais sei o q é essa dor.Independente de classe social,todas as pessoas q cometem esses crimes bárbaros,deveriam ser punidos!

  22. Julia

    -

    26/03/2010 às 17:24

    Está faltando os maniacos, o estuprador do parque de sao paulo, e o estuprador da cidade industrial em contagem mg…. esses crimes também foram barbaros, a mae que o maniaco de contagem colocoou o filho no colo é um exemplo…. ele matou a mae mas nao fez nada com a crianca, por mais que os nardonis brigavam ou que jatoba tivesse ciume nao justificava o ato…. cometido… um pai e uma mae sao capazes de tudo pelo bem estar do filho….

  23. Marta

    -

    26/03/2010 às 17:20

    A impunidade esta reinando no nosso querido Brasil, mas Deus vê tudo e cobrara de cada um aqui mesmo

  24. ana maria da silva

    -

    26/03/2010 às 14:18

    casal nardoni merecem prisao perpetua por esse crime brutal

  25. Fernanda

    -

    25/03/2010 às 11:24

    Vixe, a lista é infindável… e o maniaco do parque?

  26. Jaque

    -

    25/03/2010 às 10:18

    Maria José estou com vc ! País da Impunidade !
    Quanto ao caso do garotinho João Hélio…me revolta, uma mãe ver o filho ser estraçalhado por bandidos, menores de idade mais já corrompidos, deve ser uma dor que nada nesse mundo cure!

  27. elias skaf

    -

    24/03/2010 às 19:18

    Quem tem dinheiro pode pagar bons advogados e se livrar da cadeira. O Pimenta Neves é um deles.que justiça é essa ?

  28. -

    24/03/2010 às 18:14

    Esqueceram de mencionar não apenas o caso do infame Pimenta Neves, como o do garotinho, João Hélio, assassinado de forma brutal, cruel, impiedosa e na presença da mãe.
    Na verdade, se formos elencar todos os que ocorreram, esse espaço seria pequeno demais.

  29. solange marques

    -

    24/03/2010 às 17:49

    eu estou na suiça mais assistir o caso , fiquei muito abalada como è que um pai tem coragem de matar sua propria filha uma crianca inocente . espero que a justica seja feita e que eles morram la na cadeia porque so assim poderam pagar o que fizeram .

  30. Maria

    -

    24/03/2010 às 17:12

    Concordo com o Tales tb, cadê o Pimenta Neves?

  31. jonny

    -

    24/03/2010 às 11:12

    eo do roberto agostinho peukert valente q matou cinco da mesma familia : mae , pai e tres irmaos e ate namora com funcionaria do sistema penitenciario com padrinho : dr paulo cesar sampaioe m franco da rocha
    alias nem o vejo mais preso parece q esta de semi aberto mas nao retorna pro hospital de custodia ta de boa esse psicopata

  32. Helô

    -

    23/03/2010 às 18:59

    Faltou o caso do menino João Hélio também!

  33. Anne

    -

    23/03/2010 às 15:20

    É mesmo, concordo com o Tales. Cadê o caso Pimenta Neves ??

  34. MARIA JOSE

    -

    23/03/2010 às 13:24

    Afora os transtornos mentais, todo mundo sabe o que move o crime – em todas as suas modalidades – no Brasil: a impunidade. E o que mais se espera de um país que é governado por quadrilhas engravatadas, chefiadas por um troglodita que alardeia o analfabetismo? Um país que tem uma lei que é uma excrecência e só existe na Direito brasileiro, chamada lei Fleury ? Não há esperança para nós.

  35. rosi

    -

    23/03/2010 às 13:16

    O bom é que comentam somente casos de gente rica ou famosa,as barbaridades executadas em favelas pelo Brasil todo ficam embaixo do tapete…

  36. Carla

    -

    23/03/2010 às 12:32

    Podia colocar os links CERTOS das matérias, hein?

  37. Diogo

    -

    22/03/2010 às 17:31

    corrigir o ´´ao uma festa“ desculpa…

  38. Diogo

    -

    22/03/2010 às 17:30

    Até onde a sociedade vai chegar???? Continuamos regredindo. A evolução parou ? estamos voltando a era do homem de neandertal. Ou pode estar parecendo uma infecção, como naqueles filmes de zombies e psicóticos.
    Era para nós querermos bem ao próximo, mas não podemos ir ao uma festa que tem confusão.

  39. Joel Cardoso

    -

    22/03/2010 às 15:47

    O Serviço do diabo é matar, roubar e destruir. Por isto devemos estar longe dele e em perfeita comunhão com o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; que veio a esta terra para nos dar vida e vida com abundancia. Quem o diabo usaria para matar o ser humano? apenas outro ser humano, sem Deus, sem carater, sem escrupulo etc. Por isto devemos honrar o que está registrado na biblia sagrada: Porque Deus amou o mundo de tal maneira para que todo aquele que nele cre, não pereça mas tenha a vida eterna. Vamos crer no Senhor Jesus Cristo, servi-lo de todo nosso coração, para ganharmos a vida eterna; assim estaremos longe dos corruptos, dos efeminados, dos ladrões, das prostitutas etc.

  40. cristina

    -

    22/03/2010 às 14:18

    sobre a doutrina do santo daime

  41. cristina

    -

    22/03/2010 às 14:01

    caso do cartunista glaucio

  42. maria

    -

    20/03/2010 às 17:31

    pais de Isabella: merecen a morte en prision. Sempre sempre en prision
    obrigada

  43. Tales

    -

    16/03/2010 às 23:08

    Opa, cadê o caso do Pimenta Neves? Sandra Gomide vai passar em branco?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados