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16/12/2010

às 10:58 \ Saúde

As 10 questões que você deve saber antes de ir à academia

Basta o verão dar o ar da graça que uma legião de pessoas começa a correr em busca de um corpo sarado. Mas, para que o resultado seja mesmo satisfatório, é importante ficar de olho em alguns mitos que podem desperdiçar todo o sacrifício.

Por Nana Queiroz

10. Mulher que faz musculação pode ficar “masculina”?

Foto: Jupiterimages

DEPENDE. “São poucas as mulheres que respondem de forma tão acentuada aos exercícios. Músculos grandes são incomuns entre as mulheres”, explica Renato Dutra, especialista em treinamento desportivo. Quem tem essa característica deve evitar exercícios muito pesados nos membros superiores. A única preocupação das demais deve ser com a perda excessiva de gordura, que pode causar distúrbios hormonais. “Existe um limiar de segurança, que gira em torno de 15% de gordura corporal. Se o percentual cair além disso, a mulher tem dificuldade para menstruar e, às vezes, até engravidar. A longo prazo, os efeitos são maléficos.”

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12 Comentários

  1. Rafael Reis

    -

    23/03/2011 às 12:28

    Muito boa a lista de vocês. Acho que é o melhor 10+ que já vi na VEJA. Só gostaria de fazer uma pequena correção no item 2. Aprendi na faculdade de nutrição que também é um mito essa idéia de não comer nada 3 horas antes de dormir. É bastante interessante, na verdade, fazer uma pequena ceia logo antes de deitar. Pode ser um copo de leite desnatado, uma fruta, meio pão com queijo, enfim, algo que mantenha o metabolismo um pouco mais ativo durante o sono. Mas esqueçam os alimentos muito calóricos e ricos em gordura nessa hora.

  2. Jcanta

    -

    23/03/2011 às 11:37

    e qual é a melhor maneira de perder aquelas gordurinhas que insistem em ficar na area da barriga. os musculos ja estao bem definidos mas as gordurinhas nao saem. O que eu devo fazer?

  3. Fpolis

    -

    03/01/2011 às 15:53

    Para o 5, há somente uma consideração: mais ou menos como a piada “O que pesa mais, 1 kg de pena ou 1 kg de chumbo?” Esteja claro que o músculo é mais denso que a gordura (pesam a mesma coisa, só que músculo ocupa menos espaço pela proporção em peso do que a gordura), portanto quando houver algum aumento em medidas ao se ganhar massa muscular, haverá um maior ganho em peso do que se esse mesmo aumento de medidas fosse correspondente a um ganho em gordura.

  4. carlos magno

    -

    22/12/2010 às 21:49

    gostei da lista, a quebra de tabus e o esclarecimento foram os pontos fortes do “top 10″. Parabens

  5. Andreza

    -

    20/12/2010 às 18:04

    A da Abdominal eh a melhor!

  6. Katyta

    -

    16/12/2010 às 20:08

    Genial… adorei!!!

  7. Marlon Amancio

    -

    16/12/2010 às 18:01

    Muito bom!!

  8. Gisele

    -

    16/12/2010 às 17:27

    Seu ficar 3 horas sem comer antes de dormir, nem fechei os olhos e já tô com fome…

  9. Rafael

    -

    16/12/2010 às 16:01

    Meus parabéns mto boas as explicações do Renato e da Flávia!!
    Renato disse que coisas que quebram um pouco da rotina de mtos profissionais que não sabem ou não querem fazer pelo medo da mudança!!!
    Sabias palavras Renato!!

  10. Jean

    -

    16/12/2010 às 15:43

    Talvez o maior mito da musculação é o de que abnominal faz perder barriga.

  11. Beatriz

    -

    16/12/2010 às 15:07

    Vivendo e aprendendo a malhar!

  12. thabata

    -

    16/12/2010 às 13:20

    Adoreiiiiiiiiiiiiiii!!!
    Vocês tiraram várias dúvidas que enviei pro Renato Dutra.
    Sem culpa: odeio alongamento!
    Meus treinos de musculação vão ser bem melhor aproveitados!

 

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