Blogs e Colunistas

08/06/2011

às 11:58 \ Esporte

Os 10 fatos que fazem de Ronaldo um fenômeno de verdade

Não importa se está ou não acima do peso, e muito menos em que novo rolo está metido em sua vida pessoal. Dentro de campo, nada nunca atingiu Ronaldo – nem sua atuação, nem a paixão dos fãs por ele. É, indiscutivelmente, fenomenal.

Por Pollyane Lima e Silva

2. Sempre que parecia estar perto do fim, renascia (mais) forte

Ronaldo recuperando-se de lesão, com a ajuda do médico francês Gerard Saillant, em dezembro de 1999 (Foto: Jack Dabaghian/AP)

Todo esportista sabe que, em algum momento da carreira, terá de conviver com a dor. Mas Ronaldo tornou-se uma espécie de PhD no assunto. Foram tantas lesões, principalmente no joelho – e muitas delas bem graves – que vários boatos chegaram a antecipar a notícia de que ele estaria prestes a pendurar literalmente as chuteiras. Mas, mesmo desenganado, ele tirava forças sabe-se lá de onde e voltava ainda mais forte, ainda mais craque. Até que as dores venceram, e ele se rendeu: “Perdi para o meu corpo”, no anúncio da aposentadoria em fevereiro passado, após anos de uma luta invejável.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

20 Comentários

  1. Luiza

    -

    10/06/2011 às 14:53

    Ronaldo, você é o cara sobre quem eu vou falar para os meus quando eles me perguntarem: “quem é/foi o melhor jogador do mundo???” Você É O CARA!!!

  2. neimar

    -

    10/06/2011 às 10:29

    Um execente jogador, mas, um TRAIRA, se recuperou no Flamengo e foi para o corinthians sem ao menos fazer um contra proposta ao Flamengo.

  3. Rosimeire da Silva Colhado

    -

    09/06/2011 às 10:06

    Ele é realmente um fenômeno, um cara fora de série. Sabe lidar com questões pessoais como ninguém. Reconheceu o filho Alex e além de dar o seu nome ao garoto, deu amor e carinho, coisas que poucos fazem e quando fazem, muitas vezes é apenas por obrigação. Na minha opinião ele é o melhor dos melhores, dentro e fora de campo….

  4. richard de carlo ribeiro

    -

    09/06/2011 às 0:17

    meu tenho 32 anos jogo bola desde dos 6 conheço um pouco de futebol pra mim nao tem ninguem igual ao ronaldo e nunca vai existir , nao vi pele jogar vi videos mais como pessoa pele e um lixo , ronaldo e fenomenal como jogador e humilde como pessoa diferente de pele que so pensa nele , ronaldo voce e o melhor , o futebol ficou sem graça sem voce , com certeza vai dar muito certo como empresario agora , fique com deus /// o melhor do mundo

  5. CARMEN SILVA

    -

    08/06/2011 às 22:10

    Não importa o que ele vai fazer daqui para frente só desejo que ele seja muito feliz,porque nos fez muito feliz com suas apresentações em campo,eu achava injusto muitas vezes as críticas ruins porque ele é ser humano tem direitos de ir e vir e curtir,pois levou nos ao delírio com suas jogadas e seu carísma,na verdade carregou os brasileiros nos ombros e é bem merecido descansar agora. Beijus Ronaldo e para sempre meu aplauso

  6. Elizabete Genuíno

    -

    08/06/2011 às 15:59

    A minha maior tristeza, é não ter tido o previlégio de vê-lo jogar. Realmente um FENÔMENO de esportista e de superação.

  7. Marta

    -

    08/06/2011 às 15:48

    Pois eu vou lembrar de Ronaldo daqui há 20 anos. Principalmente sobre uma manhã chuvosa em minha cidade, segundo tempo, 2 gols na Alemanha.

  8. ronaldo geraldo

    -

    08/06/2011 às 15:35

    oi sou muito fá do Ronaldo gostei muito do desempenho do Ronaldo muito gerreiro,suportoumuitas dores valeu a pena ele conquistou o amor Brasileiro tenho uma frese p/ o Ronaldo Parabesn por fazre o povo brasileiro ri e chorrar com vc Ronaldo.feira de santa bahia.

  9. helio barbosa

    -

    08/06/2011 às 15:34

    na minha opinião Ronaldo Fenomeno só encontra algo similar em sua carreira na ficção cinematografica. sua historia cheia de voltas espetaculares, quando o mundo achava que estava liquidado só se assemelha a Rock Balboa. agradeço pra sempre aquela madrugada espetacular quando quando ele fez nossa nação mais uma vez campeã.se não fosse tudo, aquilo já seria um fenomeno. bravo!!!

  10. Claudio Ministério

    -

    08/06/2011 às 15:31

    Não há o que discutir, independente de opiniões o Ronaldo – R9 realmente é o fenômeno queo mundo do futebol viu e ainda será admirado por todo mundo como tal… Venceu tudo o que podia vencer, inclusive várias lesões sérias que muitos teriam abandonado a carreira. Por isso tudo e pelo que fez por nosso país… PARABÉNS FENÔMENO, A AVE FÊNIX DO FUTEBOL…

  11. Arlene

    -

    08/06/2011 às 15:27

    Parabéns Ronaldo, vamos sentir sua falta…

  12. Arlene

    -

    08/06/2011 às 15:26

    Nossa… se eu ganhasse muito igual a ele, acho que não compraria uma…

  13. Mauro Michel

    -

    08/06/2011 às 14:53

    Trocou o time de coração, o Flamengo, pelo patrocínio Nike/Corinthians. Pegaria nada bem alguém que tem contrato vitalício com a Nike usando a camisa da Olympikus.

  14. Vera Perrone

    -

    08/06/2011 às 14:36

    Ronaldo to com voce e nao desisto, voce eh e sempre sera o melhor de todos, inclusive melhor que o falso anjo Pele. Torco por voce.

  15. Monaliza

    -

    08/06/2011 às 14:19

    Em primeiro lugar, independente de clube, sempre fui fã de Ronaldo.. Até o presente momento NÃO existe na história do futebol mundial um jogador do nível dele. É inegável isso. Pelé?? Messi?? Ser bom jogador é fácil, aí tá cheio deles, agora ser um fenômeno do futebol, ah, isso só o Ronaldo conseguiu.. O que faz Ronaldo ser um fenômeno não é só o fato de ser um excelente jogador de futebol, mas também de ter se recuperado de lesões gravíssimas que teriam feito muito craque por aí pendurar as chuteiras, além de ser uma pessoa extremamente humilde e simpática.. Concordo com a opinião de Carvalho Neto quando este afirma que a maioria das pessoas esqueceu do que ele foi. Algumas pessoas, sobretudo os anti-corinthianos, fazem questão de enfatizar as atuais dificuldades dele, sobretudo pelo excesso de peso, numa tentativa inútil de desmoralizá-lo, mas eu gostaria de ver como Pelé ou Maradona estariam se tivessem passado pelo que ele passou.. No que se refere à vida pessoal, como o prórpio nome já diz, é pessoal e só diz respeito a ele. Quanto a ele ser um ótimo empresário, isso o futuro nos dirá, mas até o presente momento ele vem se dando bem. Aos amigos Gilmar e Sudário de Jesus, deve doer pra vcs saber que o Fenômeno tenha escolhido se tornar mais um louco do bando, por isso essa dorzinha de cotovelo.. Paciência, o que é bom nem sempre chega para todos…
    Saudações do Todo Poderoso pra vcs!! ;)

  16. André Luiz

    -

    08/06/2011 às 13:23

    Essa eu discordo, pois o Romário foi exatamente assim. Era um jogador ágil, de grande explosão, que arrancava do meio de campo. Com o passar do tempo, passou a ficar mais fixo na área, porém sabia como ninguém fazer gols.

  17. Carvalho Netto

    -

    08/06/2011 às 13:08

    Respeito a opinião alheia, mas tenho o dever de escrever que:- Ronaldo foi muito para o futebol mundial e para o nome do Brasil, não tem que provar nada a ninguém, fez o que tinha que fazer, resurgio das cinzas como o Fenix por tres vezes, realmente foi e será até uma próxima o grande jogador, agora ler pessoas que se esquecem do que ele foi, e o ve só agora, e falam barbaridades a respeito, é de lamentar mesmo!!!!
    Mais uma vez digo: RONALDO, para esses que tentam denegri-lo, não tem que provar nada de nada, que em sua nova empreitada se torne o que foi no futebol, desejo seu sucesso!!!!!

  18. Vera Lucia Michelon

    -

    08/06/2011 às 13:07

    Boa Tarde!
    Sem dúvida o Brasil esta perdendo um jogador de raça,determinação,superação,uma pessoa humilde e corajosa.
    Sem sobra de dúvida um idolo.
    Gostaria muito de te-lo conhecido pessoalmente porque antes do idolo e o admiro como pessoa.
    Muito obrigado por tudo FENOMENO

  19. Gilmar

    -

    08/06/2011 às 13:06

    Pode alguns falarem contra ele, mas ele realmente foi o FENÔMENO.
    Dias atrás o ROMÁRIO disse que era melhor que o Ronaldo, mas o Ronaldo, não ficava lá na “banheira” da área esperando a bola: Ele ia buscar a bola lá atra´ps e vinha costurando os adversários.
    Pra quem viu o Ronaldo naquele lance em que o joelho dele desmontou, poucos achavam que ele tornaria a jogar, mas como uma fênix, ele surgiu das cinzas e foi não só simplesmente campeão do mundo, mas um dos melhores daquela copa de 2002.
    Pena que ao voltar, ele tenha optado pelo CORINTHIANS, onde apesar de ter conseguido títulos, foi covardemente vaiado pela torcida, quando estava por baixo, e certamente isso apressou o fim de sua carreira. Povinho muito mal agradecido, também, levando-se em consideração o time…

  20. Sudário de Jesus

    -

    08/06/2011 às 12:31

    Discordo de algumas coisas.Ronaldo como grande empresário só saberemos daqui a alguns anos.Vamos ver como ele administrará a fortuna acumulada.Em 2002,o melhor jogador foi Rivaldo,depois São Marcos( na final contra a Alemanha evitou do Brasil levar 1 ou 2 gols antes da seleção abrir o placar).Jamais na história houve um jogador tão blindado pela mídia,daí nada arranhar a sua imagem.Pelé parou de jogar há 40 anos mais ou menos e ainda continua sendo uma das figuras mais vistas no mundo.Será que alguém lembrará do fenômeno daqui a 20 anos?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados