Blogs e Colunistas

25/03/2010

às 5:36 \ Esporte

As 10 maiores rivalidades do futebol internacional

Rivalidade e futebol sempre existiram juntos. E não poderia ser de outra forma, quando o assunto é a paixão por determinado clube e a vontade de vencer. Mas, em alguns casos, a disputa ultrapassa as linhas do gramado e torna-se perigosa.

Por Davi Correia

10. Milan vs. Inter de Milão

No início, existia apenas o Milan. Até que a diretoria começou a discordar em diversos pontos e se dividiu. Aqueles que queriam abrir espaço para a entrada de jogadores estrangeiros decidiram criar outro clube: a Inter de Milão. A principal meta do novo time passou a ser, então, montar uma equipe competitiva para derrotar aquele que viria a ser seu maior rival na Itália. Inter ganhou o estigma de “time dos ricos”, enquanto o Milan ficou conhecido como o “clube dos pobres”.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

85 Comentários

  1. Ricardo Oliveira

    -

    16/09/2012 às 14:55

    Nossa o mano ali citar “Liverpool x Arsenal” como maiores rivalidades. Demonstra o quanto o cara não manja nada mesmo. Chelsea? ahuahuhuahuahuahuahua #rilitros
    Quem conhece um pouquinho do Liverpool sabe bem que a maior rivalidade dos caras é com o Everton!!!

  2. joao victor

    -

    29/08/2012 às 11:38

    vasco vs flamengo e o maior classico do brasil e do mundo ,um classico que todo o jogo tem brigas de torcidas organizadas, um jogo que tem 4 dos 10 maiores publicos de todos os tempos no futebol,o unico classico que sem duvida nenhuma tem como enche o maracana,tem pessoas que falam que o fla vs flu e maior que vasco e flamengo,pergunta a 10 torcedores do flamengo gual e o maior rival,7 dos 10 torcedores vam falar que e o vasco

  3. André

    -

    04/06/2011 às 17:26

    #Robert Jr
    kara vc tah loko neh!?
    dizer q o futebol caioca eh o 5º mais importante do pais,acima do carioca soh o paulista,o mineiro e o gaucho soh tem dois times de expressão,e o pernabucano NÃO TEM NENHUM TIME DE EXPRESSÃO,e naum venha me dizer q sport,santa cruz e nautico saum times pq aki no sudeste saum eh motivo de piada

  4. Jão

    -

    02/05/2011 às 22:13

    Corinthians x Palmeiras, Sport x Santa Cruz, Cruzeiro x Atlético-MG e Grêmio x Internacional têm muito mais rivalidade que Flamengo x Vasco.

  5. Robert Jr

    -

    28/04/2011 às 13:08

    Dizer q o maior classico do mundo eh vasco x flamengo soh pode ser piada….. O futebol carioca seria o 5 em importancia no brasil, perdendo para o paulista, gaucho, mineiro e pernambucano (nessa ordem)…….

  6. Lucas

    -

    02/03/2011 às 11:20

    nossa citar arsenal tudo bem mas contra o chelsea??? para com isso rivalidade em londres atualmente é entre o arsenal sim mas contra o TOTTENHAM

  7. murillo

    -

    22/02/2011 às 11:57

    a matéria é sobre rivalidade anafabetos…
    não são os maiores classicos e sim os classicos com maior RIVALIDADE..
    se fosse os maiores classicos barça e real estava em 1º, só que é maoir rivalidade, que pra quem não sabe é brigas, confusões e tudo mais…
    e é no futebol internacional não no nacional..
    se tivesse times nacionais na lista o grenal era o primeiro a entrar.. não por ser o maior classico do Brasil e sim por ser o de maior rivalidade..

  8. Pablo

    -

    18/02/2011 às 19:19

    Só uma correção, entre peñarol e nacional soman 6 titulos mundiais (não 4), 61,66,82 para o peñarol, 71,81,88 para o nacional.

    Ate a vitoria do Inter do milão, o uruguai era o unico pais do mundo com dois times tri-campeões do mundo.

  9. joão

    -

    25/01/2011 às 19:41

    Uma lista sem Vasco x Flamengo não pode ser levada a sério.
    este clássico levou 4 dos 10 maiores publicos da historia do futebol.
    42 decisões com 21 vitorias pra cada.disputado em 47modalidades esportivas em alto nível. zico x dinamite. romário x bebeto.edmundo x petkovic.escolhido por 8 de cada 10 pesquisas já realizadas como o maior clássico do Brasil.50 milhões de brasileiros envolvidos. os dois times que mais tem torcida nos demais estados do Brasil.eleito pelo History channel no documentário The Duel’s Of LEGENDS COMO O MAIOR CLÁSSICO DO MUNDO, SEGUIDO POR BOCA X RIVER.
    vasco x flamengo>>>>>>>>>all

  10. Marcos Mota

    -

    08/01/2011 às 16:57

    Acho que o pessoal que estão pedindo clássicos nacionais não sabem ler direito. O título da matéria é “As 10 maiores rivalidades do futebol internacional”.
    Estamos no Brasil certo???
    Protanto rivalidade internacional são clássicos de fora do Brasil certo???

  11. Fabiano Farias

    -

    05/01/2011 às 23:42

    Acho que nenhum clássico brasileiro chegaria aos pés de algumas das rivalidades apresentadas no TOP 10 (nem mesmo BOTAFOGO x FLUMINENSE – rivalidade criada por jovens estudantes que queriam criar um clube que confrontassem a poderio socio-econômico da elite tricolor na zona sul do Rio de Janeiro; ou CORINTHIANS x PALMEIRAS – embate dos operários brasileiros com imigrantes italianos).

    Digo “algumas”, porque a rivalidade REAL MADRID x BARCELONA nunca existiu, foi criada pela mídia, seus principais rivais são ATLETIC MADRID e ESPANYOL, respectivamente.

    Apenas ri de quem citou CHELSEA, um clube recente, como personagem de uma das maiores rivalidades da Inglaterra: quem falou tamanha asneira, deveria conhecer a história de WEST HAM x MILWALL, sem dúvida, a maior rivalidade entre os clássicos ingleses.

    INTERNAZIONALE x MILAN também não considero muito forte, a ponto de figurar entre as mais fortes.

    Meu TOP 10 seria:

    1) CELTIC x RANGERS – Glasgow / Escócia
    2) GALATASSARAY x FENERBAHCE – Istanbul / Turquia
    3) PANATHINAIKOS x OLIMPYAKOS – Atenas | Piraeus / Grécia
    4) LAZIO x ROMA – Roma / Itália
    5) RACING x INDEPENDIENTE – Avellaneda / Argentina
    6) RED STAR x PARTIZAN – Belgrade / Sérvia
    7) NACIONAL x PEÑAROL – Montevideo / Uruguai
    8) RAJA x WYWAD – Casablanca / Marrocos
    9) AL AHLY x ZAMALEK – Cairo / Egito
    10) BOCA JUNIORS x RIVER PLATE – Buenos Aires / Argentina
    empatado com
    AMERICA x CHIVAS – Ciudad del Mejico | Gualadajara / México

    Correção: clássico dos milhões é AMERICA x CHIVAS (53 milhões de torcedores, segundo o GUINESS BOOK).

  12. Adriano

    -

    04/01/2011 às 23:12

    Cade o classico londrino (Chelsea x Arsenal) ou Liverpool x Arsenal, Chelsea x Manchester United… Poh são uns dos maiores classicos do mundo.

  13. Carlos Alberto

    -

    02/01/2011 às 14:41

    Vim eu aqui perder tempo: Ver o Borussia v Schalke04 e não ver nenhum derbi Brasileiro, ou Inglês ou até Português… enfim!

  14. Bruno Mesca

    -

    25/12/2010 às 22:11

    Vasco e Flamengo não é rivalidade é freguesia. O Flamengo já venceu mais de dez decisões contra o Vasco e outra rivalidade não se mede pelo numero de torcedores caso contrario o Brasil inteiro incluindo os times de São Paulo seriam rivais do Flamengo. Fla-Flu é o maior classico do Rio pergunte a um rubro negro qual o time que ele mais odeia Fluminense e qual o time que lhe traz mais felicidade Vasco como ja havia escrito Mario Filho torcedor do Flamengo que criou o nome do classico e escolheu o campo onde a eterna rivalidade seria disputada O Fla-Flu é imprevisivel.

  15. lucas de souza pedroza

    -

    16/12/2010 às 20:40

    manchester e liverpool

  16. Anonimo

    -

    16/11/2010 às 0:55

    Faltou aí o Porto – Benfica

  17. Alessandro

    -

    07/08/2010 às 21:16

    No mundo inteiro, existem inumeros clássicos de muita rivalidade. Eh dificil dizer qual tem mais rivalidade. Tem que ver a media de torcedores num clássico, o historico da rivalidade, estabelecer um grau de que um torcedor tem raiva sobre o rival, etc. Nessa lista ai, eu concordei e discordei de alguns pontos. Tem algumas rivalidades ai que eu num concordei. Algumas rivalidades so se criaram por causa das condiçoes financeiras dos clubes. Sinceramente, varios clássicos da Europa num barram alguns daqui da America do Sul, me perdoe que assiste muito campeonato Italiano e Ingles.

    Boca Juniors x River Plate
    Independiente x Racing
    Newels Old Boys x Rosario Central
    Estudiantes x Gimmasia y Esgrima
    Nacional x Peñarol
    Universidad de Chile x Universidad Católica
    Olimpia x Cerro Porteño
    clássicos da Colombia (America de Cali, Independiente Medelim, Milionarios, etc)
    Chivas Guadalajara x America-MEX que sao do Mexico
    etc…

    A mesma coisa acontece aqui no Brasil. Eu ja vi as mais variadas listas na internet sobre os maiores. Mas poucos na minha opiniao corresponderam a realidade. A mesma coisa que acontece com a Europa acontece com o pessoal do Sul-Sudeste. A realidade economica do Sul manda no futebol brasileiro. E por causa disso pensam que os clássicos deles sao os maiores. E aqui tambem fica dificil estabelecer uma lista com as maiores. Existe muitos clássicos com rivalidades muito grandes.

    Fortaleza x Ceara
    Sport x Santa Cruz
    Bahia x Vitoria
    Remo x Paysandu
    Gremio x Internacional
    Coritiba x Atletico-PR
    Goias x Vila Nova-GO
    Cruzeiro x Atletico-MG
    Avai x Figueirense
    America-RN x ABC
    Guarani x Ponte Preta

    Os clássicos do Rio-Sao Paulo

    Flamengo x Vasco
    Fla x Flu
    Botafogo x Flamengo
    Vasco x Fluminense
    Corinthians x Palmeiras
    Corinthians x Sao Paulo
    Sao Paulo x Palmeiras
    Santos x Sao Paulo

  18. matheus

    -

    01/07/2010 às 21:47

    as brasileiras:
    Grêmio x Inter
    Palmeiras x Corinthians
    Flamengo x Vasco…

  19. matheus

    -

    01/07/2010 às 21:45

    GRE-NAL o maior clássico do mundo concordo com o guilherme quem ja assistiu um GRE-NAL sabe o que esta falando.GRE-NAL sem dúvida é maior classico do q palmeiras e corinthians

  20. Expedito Paz

    -

    14/04/2010 às 1:20

    Excelente lista. E embora alguns clássicos ingleses tenham enorme rivalidade, nennhum chega perto desses citados… talvez pudesse entrar Olimpia x Cerro Porteño, Universidad de Chile x Universidad Católica ou mesmo América x Chivas (mexicano).

  21. carlos eduardo

    -

    12/04/2010 às 10:40

    FALTOU SANTA E SPORT

  22. Guilherme

    -

    12/04/2010 às 9:31

    GRE – nal , o maior clássico do mundo!!!!!

  23. Leonardo

    -

    09/04/2010 às 19:07

    Acho que faltou um Vasco x Flamengo nessa lista!

  24. tranquera

    -

    08/04/2010 às 20:01

    Faltou as rivalidades brasileiras -> lá vai as 10 maiorres rivalidades brasileiras: INTER X GREMIO – GUARANI X PONTE PRETA – VASCO X FLAMENGO – SÃO PAULO X PALMEIRAS – BAHIA X VITÓRIA – CORINTHIANS X SÃO PAULO – COMERCIAL X BOTAFOGO SP – CORITIBA X ATLETICO – CRUZEIRO X ATLETICO e PORTUGUESA/sp x AMERICA/rj rsrsrsrs

  25. ricardo

    -

    07/04/2010 às 23:41

    realmento o autor citou grandes clássicos mundias , errou e deixou de ter importancia a lista pela ordem e por deixar 2 grandes classicos, como porto e benfica, manchester x liverpool. quanto aos classicos nacionais não entram pois se trata de classicos internacionais?

  26. CARLOS MEDEIROS

    -

    07/04/2010 às 8:37

    Mantenho o que disse. Se o amigo fizer uma viagem ao RS estando no Brasil certamente não estaria realizando uma viagem internacional, pois seria dentro do mesmo território brasileiro e não entre nações. A sutileza da palavra e a visão superficial da primeira leitura levam ao equívoco anotado.

  27. Paulinho

    -

    06/04/2010 às 14:42

    Essa lista não tá com nada, faltou aih justanmente REPA, Remo X Payssandu

  28. carmem

    -

    05/04/2010 às 14:39

    Faltou Brasil e Argentina!?

  29. Renan LaMarck

    -

    04/04/2010 às 12:13

    Muito boa a lista dos clássicos internacionais, de fato é muito dificil definir apenas 10.
    Acredito que dois classicos nacionais entrariam facil nessa lista, o Gre-Nal e Palmeiras x Corithians.

    Sem esquecer que nosso país apresenta outros grandes clássicos de muita rivalidade.

  30. Lucas Cisne

    -

    04/04/2010 às 11:43

    Ainda bem que está escrito, no título, “internacional”.
    Só no Brasil, existem mais de 20 clássicos com rivalidade enorme.

    Só em São Paulo e Rio, temos várias combinações: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo.

    Fora os nordestinos e os do Sul.

  31. Romero

    -

    03/04/2010 às 3:09

    Esqueceram o Flamengo x Vasco, o classico das multidoes.

  32. Romero

    -

    03/04/2010 às 3:05

    Esqueceram o Flamengo x Vasco. O classico das multidoes e das mortes de torcedores.

  33. Felipe Malacrida

    -

    02/04/2010 às 21:14

    Nossa so faltou classico ingles nao falavam Arsenal x Toteham, Manchester x Liverpool tem bastante classicos de renome por ae XD

  34. luisito alves

    -

    02/04/2010 às 18:46

    Faltou Cerro Porteño X Olimpia do Paraguai, cada time tem 50 % da populáçào como torcedor como nenhum pais no mundo

  35. Magno

    -

    31/03/2010 às 14:33

    A lista está excelente, mesmo não apresentando nenhum classico ingles.

    Observo que o autor preocupeou-se mais com os fatores extra campo, que com o futebol propriamente dito. Celtic x Rangers é um dos maiores classicos realmente em termos de rivalidade, devido ao fator religião, mas em termos de futebol como arte, ou como compertição não possuem tanta relevancia. Na minha lista Barcelona x Real seria o maior dos classicos, onde possue diversos ingredientes, inclusive futebol.

    Os maiores craques que o mundo já teve jogaram por um dos dois times, se não pelos dois. Na historia recente é o classico que apresentou os melhores jogadores do mundo eleitos pela FIFA, só para citar alguns nos ultimos anos: Messi, Critiano Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Rivaldo, Figo, Ronaldo, Zidane. Quem teve a felicidade de assitir nos ultimos anos os dois confronto anuais pode se deliciar com o mais fino do esporte bretão.

  36. Alvin Yaank

    -

    30/03/2010 às 21:38

    … Escrevi SAITE… Propositalmente…

    Para polemizar a Burrice de não se ler.

  37. Alvin Yaank

    -

    30/03/2010 às 21:36

    Minha nosa, quanta BESTEIRA…

    Será que não tem escola perto de todos vocês…

    O CARA CANÇOU DE GRITAR COM O CAPS LOOK DO TECLADO… que é Clássico INTERNACIONAL, e para um saite Brasileiro, quando se fala em internacional, isto na INCLUI O BRASIL.

    Suas Antas de TETA.

    Parem de Postar essas Frasesinhas…

    Corinthians x Palmeiras.
    Gremio x Internacional
    Atletico Mineiro x Cruzeiro.

    Blablabla x Tralalá..

    Que coisa mais de DOENTE.

    Eu sou corinthiano e sei que a rivalidade dele com o Palmeiras é Gigante….

    Mas não falo dele aqui….

    Pois é FUTEBOL Internacional.

    Então antes de sair postando só por que leu a bosta do Enunciado….
    Leiam por Favor os comentários dos outros para ver que isso só tem se repetido.

    Seus DOENTES

  38. kubryck

    -

    29/03/2010 às 20:04

    Também concordo que faltou um clássico inglês. Porem o grande clássico penarol x Nacional do Uruguay não poderia ficar de fora, já que além de ser um duelo de rivalidade histórica[ e violenta ] são dois dos times com mais títulos no futebol mundial. E em relação ao FLA x FLU eu penso que este clássico é uma invenção da rede Globo. Este pseudo clássico não é nem o maior do Rio de Janeiro[ Vasco e Flamengo é maior], sendo simplesmente um jogo de um time grande [ Flamengo ] contra um time médio ou pequeno[ Fluminense]. Além do mais este embate nuca decidiu uma fase decisiva de um titulo importante.

  39. romulo

    -

    29/03/2010 às 16:22

    Eu tiraria o uruguaio que já foi um clássico importante e colocaria mais ingleses tem o manchester x arsenal, tem o chelsea x arsenal ou manchester.

  40. rodrigo

    -

    29/03/2010 às 16:21

    Realmente essa lista não traz os 10 maiores clássicos, faltou no minimo uns 8 clássicos de verdade nessa lista.

  41. Gustavo

    -

    29/03/2010 às 13:18

    GRE-NAL = Maior rivalidade do país e, uma das maiores do mundo.
    Ja morei em BH, ja fui no Rio… quem conhece o Rio Grande do Sul, ao menos 1 dia, já sabe oq representa essa rivalidade ensandescida.

  42. Valderi

    -

    28/03/2010 às 20:50

    Para ajudar a Veja, numa próxima LISTA 10, coloco como os maiores clássicos do Brasil.

    Vasco x Flamengo – Clássico das duas maiores torcidas do Rio de Janeiro.
    Corinthians x Palmeiras – Um é o time dos brasileiros operários, outro dos italianos colonos.
    Cruzeiro x Atlético – O time celeste era eletista, o galo era do povo.
    Grêmio x Internacional – Idem, o Grêmio não aceitava outros povos que não fossem alemães, o Inter nasce para abrigar todos outros povos.
    Botafogo x Fluminense – O clássico mais antigo do Brasil, conhecido como Vovô. Tem matéria até no site da FIFA.
    Remo x Paysandu – Só existia o Remo, mas para contrabalancer as forças, um grupo rebelde fundo o Paysandu
    Sport x Santa Cruz. – Os clubes que mais mandaram no futebol pernambucano.
    Coritiba x Atlético Paranaense – Como de praxe, o primeiro é time do povo; o segundo, da elite.
    Ceará x Fortaleza – Já se enfretavam desde quando tinham outros nomes: Rio Branco x Stela
    Vitória x Bahia – O derby mais novo do Brasil, passou a ser disputado somente a partir de 1953.

  43. fiu

    -

    27/03/2010 às 21:03

    cade a rivalidade inglesa
    que na minha opinião eh a mais tradicional!!!

  44. Lekos

    -

    27/03/2010 às 18:44

    Times brasileiros??” As 10 maiores rivalidades do futebol INTERNACIONAL”, quer dizer algo à vocês?

  45. Cotta

    -

    27/03/2010 às 16:14

    Olha, realmente não ter nenhuma rivalidade entre times brasileiros nessa lista é, no mínimo, decepcionante. Não por uma questão de bairrismo, mas sobrepujar rivalidades como o Fla-Flu ( é só um exemplo ) pra colocar times da Grécia?! A rivalidade não se dá só por diferenças étnicas, religiosas ou políticas. As crianças de hoje em dia, em sua maioria, não dão valor ao que aconteceu há décadas atrás ( clubes de elites/pobres, divergências políticas, etc ) , e sim pelo seu cotidiano, vendo desde cedo brincadeiras, implicâncias, choros e risos contra os times rivais. Assim nasce a rivalidade ( sadia ), onde atrai grande massa de telespectadores, forte mídia e muito assunto em escolas e bares. Pra citar a Grécia de novo, só a torcida do Flamengo é maior, pelo menos, umas 3 vezes que a população total da Grécia. E deixar de lado um fato desse é falta de bom senso. Pois senão terei de concordar com o leitor Augusto, teremos que mudar o nome : Os 10 times que mais brigam. Cresça, Veja e Apareça.

  46. jaime cacildo de araujo

    -

    26/03/2010 às 22:02

    Quem inventou esta lista esta ruim
    da cabeça, só mesmo um boçal iria excluir os grandes clássicos brasileiros, que são muito mais emotivos e com muito maior número de torcedores, desde quando um palmeiras e corínthians, envolme menos rivalidade que um river e boca ou fernebache e galassatarai, o sujeito esta pinél.

  47. Cesar Marx

    -

    26/03/2010 às 21:57

    Ohh Carlos Medeiros.
    Tenha Do.
    Voce Perdeu uma grande Oportunidade de ficar CALADO.
    Na sua otica entao entraria na Dsiputa

    Tabajara de Alpercata X Brasil de Pelotas.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  48. Vanderlei

    -

    26/03/2010 às 21:03

    Galo e cruzeiro: Não tem igual!

  49. Augusto

    -

    26/03/2010 às 18:18

    Eu sou carioca mas acho que a maior rivalidade do Brasil é o Gre-Nal

  50. Antonio Filho

    -

    26/03/2010 às 17:54

    Na próxima redação, favor publicarem “As 10 maiores rivalidades do futebol MUNDIAL”………aí sim espero a presença de, no mínimo, 3 clássicos brasileiros como INTER X GRẼMIO, FLAMENGO x VASCO, ATLETICO MINEIRO x CRUZEIRO.

    Na lista Internacioanl, faltou MAN UNITED x LIVERPOOL.

    []’ s

  51. Sandes

    -

    26/03/2010 às 17:16

    Na verdade a grande rivalidade, inglesa no sentido supra esportivo, que transcende a questao futebolistica pura e simples é Arsenal x Totenham Hotspurs, e lamentavelmente ficou de fora.

    Depois deste, Man United x Liverpool pela rivalidade entre as cidades.

    A lista é Internacional e os brasileiros nao estao incluidos no rol (em caso de duvidas, consultem o padrao das outras listas divididas em internacionais e nacionais), e mesmo assim nenhum classico brasileiro parece ter os componentes religiosos, economicos, etnicos, sociais, historicos, que os apresentados, por isso, ainda que estivessem no rol, nao seriam equivalentes. O excesso na lista é o classico uruguaio.

  52. Jr

    -

    26/03/2010 às 15:01

    De fato, o nível de analfabetismo funcional é realmente alto no Brasil.

  53. Noan

    -

    26/03/2010 às 12:53

    Quem tá reclamando de não ter brasileiros, olha o titulo da materia, ”As 10 maiores rivalidades do futebol INTERNACIONAL.”

  54. Gilberto Bitdinger

    -

    26/03/2010 às 12:27

    SÓ PODE SER PIADA, ALGUNS TIMECOS DA TURKIA, ESCÓCIA. DEIXAR O GRENAL DE FORA É PURA PIADA, ALÉM DE OUTROS CLASSICOS BRASILEIROS.
    SE OS NOSSOS DIRIGENTES FOSSEM UM POUQUINHO MAIS DIGNOS, NÃO PENSANDO EM SEUS BOLSOS PESSOAIS OS CLASSICOS BRASILEIROS SERIAM SEMPRE OS MAIORES, PELA CAPACIDADE DE NOSSO FUTEBOL E PLÁSTICA DOS JOGOS.
    PIOR MESMO SOMENTE O RANKING DA FIFA QUE COLOCA ESPANHA, QUE NUMCA GANHOU NADA EM, PRIMEIRO.
    FALA SÉRIO

  55. matheus riechel

    -

    26/03/2010 às 11:32

    Um dos maiores clássicos do mundo e São Paulo e tabajara

  56. matheus riechel

    -

    26/03/2010 às 11:28

    Sem dúvidas nenhuma uma daas maorres rivalidades do futbool é inteer e grêmio, aquele jogo que mesmo não valendo nenhum campeonato lota o estádio e se fala do jogo até mesmo antes de ele acontecer.

  57. Fabio

    -

    26/03/2010 às 11:10

    Caro Carlos Medeiros, poupe-nos destes comentários, por favor. A uso da palavra “Internacional” pode ser empregado neste caso também. Concordo que “Estrangeiro” seria melhor.

    Mas, pela sua definição, se eu fizer uma viagem para o Rio Grande do Sul, realizarei também uma viagem Internacional?? Afinal, o Rio Grande do Sul também faz parte do “globo mundial”……

    Sobre a matéria: muito boa! Informações interessantes, muitas delas eu não conhecia.

  58. Armando

    -

    26/03/2010 às 11:05

    Me desculpe mas vou descordar de você:

    1º lugar: Brasil x Argentina-não importa a competição esse é o maior clássico do futebol mundial,pois mesmo um dos dos estando ruim brigam até o fim para matar o rival em campo.

    2º lugar: Celtic x Rangers-esse além de ser o clássico mais velho do mundo ainda tem o lado religioso,onde por tempos não poderia ter jogador que não fosse da religião do time.

    3º lugar: Lazio x Roma-clássico tenso que mexe com toda a Itália nos dias desses confrontos.

    4º lugar: Boca Jrs x River Plate-questão de honra a vitória para os dois clubes de maior paixão na Argentina.

    5º lugar: Barcelona x Real Madrid-é sem duvida sempre um grande jogo,o jogo dos gala´ticos do Real contra os maravilhados do Barcelona.

    6º lugar: Nacional x Peñarol-clássico que também mexe muito no Uruguai em dias de jogos.

    7º lugar: Galatasaray x Fenerbahce-num mesmo país porém com culturas diferentes um mais europeu o outro mais asiático.

    8º lugar: Estrela Vermelha x Partizan Belgrado-um clássico sempre nervoso,com muita rivalidade a flor da pele.

    9º lugar: Olympiakos x Panathinaikos-muita briga e confusão nos dias de jogos.

    10º lugar: Inter x Milan-um time do povo outro dos ricos.

  59. Alex Medeiros

    -

    26/03/2010 às 10:08

    O top ten mais correto seria: Celtic x Rangers, Barcelona x Real Madrid, Boca Juniors x River Plate, Manchester United x Liverpool, Galatasaray x Fenerbahce, Red Star Belgrade x Partizan Belgrade, Milan x Inter, Nacional x Peñarol, Chelsea x Arsenal, Lazio x Roma.

  60. CARLOS MEDEIROS

    -

    26/03/2010 às 9:53

    Lógico que faltaram os clássicos brasileiros. Quem exclui as rivalidades domésticas por entender que o objetivo foi destacar clássicos havidos no estrangeiro não atentou ao fato de que internacional significa entre nações. Até onde sei, o Brasil faz parte do globo mundial. Desta forma, nos clássicos do futebol internacional há de constar os brasileiros, até porque somos o país do futebol. Dito isso, a maior rivalidade que existe nos gramados tupiniquins é a do gre-NAL, devendo constar obrigatoriamente na lista elaborada, cujos enfrentamentos assinalados em alguns casos são de duvidosa expressividade.

  61. Valmi Sp

    -

    26/03/2010 às 9:20

    E DÁI SE PARA NÓS IGNORANTES ESSES CLÁSSICOS SÃO INTERNACIONAIS, MEUS CAROS O DEPENDE DA ÓTICA DO CLIENTE

  62. Bolivar

    -

    26/03/2010 às 9:20

    Futebol internacional.

    Leiam primeiro

  63. Valmi Sp

    -

    26/03/2010 às 9:18

    Acho que faltou o GRE-NAL e TIMÃO E VERDÃO,

  64. rodrigo duarte

    -

    26/03/2010 às 9:12

    gostei da lista..naum lembro de nenhum outra classico
    que deveria estar na lista….talvez algum da inglaterra
    ja que havia um forte rivalidade entre tocidas antes da
    premier league!!!

  65. Marcelo

    -

    26/03/2010 às 5:12

    Deveriam ter posto videos, nao fotografias. Artigo sem graca.

  66. Rami

    -

    26/03/2010 às 2:18

    grenal… nao tiveram pulso pra por brasileiros na lista, entao optaram por nao escolher nenhum

  67. rafael

    -

    26/03/2010 às 2:05

    Meus queridos amigos ignorantes. Prestem atenção no titulo da materia.
    ”As 10 maiores rivalidades do futebol INTERNACIONAL”

  68. Jr

    -

    26/03/2010 às 0:59

    Alguém aqui sabe ler?

    Clássicos do futebol INTERNACIONAL. INTERNACIONAL! Parem de perguntar pelos clássicos brasileiros.

    Faltou Liverpool x ManU e Racing x Independiente… mas precisavam ser escolhidos 10, então a lista tá boa.

  69. RenanF

    -

    26/03/2010 às 0:08

    é a maior rivalidade em campo ou fora dele?

  70. Rodrigo Aguiar

    -

    25/03/2010 às 23:25

    acredito que voce deveria ter feito o titulo de maneira mais fechada,suscinta no caso, como por exemplo classicos brasileiros, ingleses, italianos, franceses, servios e etc….
    porem foi de grande valia para explicitar o fato das rivalidades e querbra-paus q existem mundo afora, fato que infelizmente mancha os tempos de gloria do nosso esporte!valeu a relfexao sobre isso!
    a sua mateira foi boa!continue assim!

  71. Bruno Pegoraro

    -

    25/03/2010 às 23:21

    Amigos, são as 10 maiores rivalidades do futebol INTERNACIONAL, estamos no Brasil, portanto naum podem estar na lista os clássicos nacionais.

    Liverpool x Manchester United sem duvida alguma eh um grande jogo, mas o top 10 trata de rivalidades extremas, que envolvam muito mais que um grande jogo, e sim questões históricas, religiosas e sociais.

  72. Jonathan Luis

    -

    25/03/2010 às 23:07

    todo mundo sabe que o grenal é um dos maiore clássicos, com mais de 100 anos de história, onde já aconteceu tudo o que foi listado nos outros 10 da lista!!!

  73. Eduardo

    -

    25/03/2010 às 23:03

    “MEU CARO AMIGO…. FALTOU O GRE-NAL NESSA LISTAGEM!
    SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ESSA RIVALIDADE LÁ DE PORTO ALEGRE DEVERIA CONSTAR NESSE ROL!”

    “nao existe rivalidade maior que cruzeiro e atletico. entao a lista esta incompleta”

    “E o gre-NAL?”

    Acho que a galera não sabe ler… Muda o título pra “Grandes rivalidades gringas, fora do Brasil que não acontecem em terras tupiniquins” que talvez fique um pouco mais claro… É brincadeira…

  74. Lucas Castro

    -

    25/03/2010 às 22:45

    Pessoal não entendeu que é lista dos clássicos internacionais? FORA DO BRASIL!!
    Acho que faltou Manch Uniter x Arsenal tbm
    Mas o uruguaio merece ta ai sim por toda a historia

  75. Pasin

    -

    25/03/2010 às 22:16

    MEU CARO AMIGO…. FALTOU O GRE-NAL NESSA LISTAGEM!
    SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ESSA RIVALIDADE LÁ DE PORTO ALEGRE DEVERIA CONSTAR NESSE ROL!

  76. jalison

    -

    25/03/2010 às 22:09

    nao existe rivalidade maior que cruzeiro e atletico. entao a lista esta incompleta

  77. Lako

    -

    25/03/2010 às 22:00

    E o gre-NAL?

  78. Esdras

    -

    25/03/2010 às 21:44

    Flamengo x Vasco, Corinthians x Palmeiras Inter x Gremio Galo x Cruzeiro. so pra citar alguns. Classicos Brasileiros…fora q n tem nenhum classico inglês.

  79. Gabriel

    -

    25/03/2010 às 21:22

    Futebol internacional, Luiz.

    Eu acrescentaria Arsenal x Chelsea, já que os Blues ganharam mais notoriedade a partir de 2005, embora não chegue a uma rivalidade do tamanho dos 10 citados.

  80. PAULO

    -

    25/03/2010 às 20:46

    MANCHESTER UNITED X MANCHESTER CITY ????

  81. Guilherme Freitas

    -

    25/03/2010 às 20:42

    Simplesmente vc esqueceram do mario clássico inglês: Manchester United vs Liverpool

    E na boa, o clássico uruguaio nem merecia entrar na lista

  82. Maria Júlia Peres

    -

    25/03/2010 às 20:37

    Sem Vasco x Flamengo? Livepool x Manchester United? Arsenal x Chelsea ?

  83. Gabriel S.

    -

    25/03/2010 às 20:36

    Só uma correção: a capital da Turquia é Ancara, e não Istambul, como a maioria das pessoas pensam.

  84. Luiz May

    -

    25/03/2010 às 20:34

    Nenhum Brasileiro?

  85. Augusto

    -

    25/03/2010 às 20:20

    Mude o título para: “Os 10 times que mais brigam…” ou algo do gênero. Como pode não ter um representante do futebol inglês? E Flamengo e Fluminense? Corinthians e Palmeiras? Rivalidade é quando você enche o estádio mesmo o jogo não tendo importância nenhuma para o campeonato. É necessária violência para haver rivalidade?? Me parece um conceito meio deturpado que não cabe no “fair play” tão pregado hoje em dia…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados