Blogs e Colunistas

01/03/2011

às 9:18 \ Carnaval, Diversão

As 10 festas de Carnaval de rua mais agitadas do Brasil

Brasileiro – aquele que gosta de Carnaval, claro – não precisa de desculpa nem de lugar certo para cair na folia. Por isso, nessa época, uma multidão toma as ruas das cidades grandes e pequenas pelo país afora para fazer a sua festa.

Por Pollyane Lima e Silva

10. Fortaleza (CE)

Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress

Como acontece em quase toda a região nordeste do país, o Carnaval em Fortaleza não fica restrito a cinco dias. A festa começa semanas antes, ainda em janeiro muitas vezes, ao som dos mais variados ritmos – de bandas locais a músicos populares, rap e, claro, samba. Assim como não se ouve uma coisa só, a folia também não fica concentrada em um único lugar. A cidade tem seis polos carnavalescos pulsantes, entre eles a Praia de Iracema e a Avenida Domingos Olímpio, por onde desfilam agremiações como o Maracatu (foto acima).

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

37 Comentários

  1. Cássia

    -

    24/08/2012 às 14:11

    Sou Carioca , mais adoro o Carnaval da Bahia. Já tive ai 3 vezes e voltarei. é mt massa! É simplesmente maravilhoso….

  2. Istênio Albuquerque

    -

    08/04/2011 às 20:16

    Dizer que o carnaval de salvador é maior e melhor que o de Pernambuco, é muita burrice numa pessoa.
    Tosco, tosco…!
    Esse ano foi mais de 2 milhões em um único dia.
    sem contar com a maior e mais variada cultura!
    FAIL pra vocês da veja! :/

  3. Henrique

    -

    21/03/2011 às 14:16

    Carnaval de Salvador melhor do Mundo, sem discursão

  4. Jamile

    -

    21/03/2011 às 14:14

    A INVEJA é notoria

    Os cariocas se matam de raiva por terem seu carnaval superado pelo o de Salvador, vocês msm saem da sua cidade pra curtir o nosso carnaval,kkkkkkkkkkk

  5. Henrique

    -

    21/03/2011 às 14:07

    ENGRAÇADO VER A INVEJA DOS CARIOCAS

    E RJ tem carnaval? alguem curte aquilo? a diversão dos cariocas é ficar ASSISTINDO aquelas escolas de sambas sem graça,
    O caranaval do RJ NUNCA, mais NUNCA msm vai dar no carnaval de SALVADOR
    ENGULAM ISSO

    rsrsrs

  6. fernando miranda

    -

    20/03/2011 às 15:41

    Parabéns a Salvador…vitória justa.

  7. Bellizzi

    -

    17/03/2011 às 3:53

    CARAJÉ,

    VC deve de ser bem caipira, mesmo….kkkkk…..ele v~e meia dúzia de turistas estrangeiros lotarem a cidadeziha dele e pensa que todos vão pra lá….kkkkk……..Meu amigo, se juntar TODAS AS CIDADES DO NORDESTE , não dá o número de turistas estrangeiros que vieram ao Rio, durante o período de carnaval !….Para vc ter uma ideia, o Rio recebeu hum milhão de turistas , sendo que 400 mil eram estrangeiros; enquanto Salvador recebeu 450 mil turistas, sendo 25 mil estrangeiros. Quer dizer, o Rio recebeu 16 vezes mais turistas estrangeiros do que Salvador….Ah, sabe quantas pessoas brincaram o carnaval de rua do Rio de Janeiro, em 2011? Não? Pois eu digo: 5 MILHÕES DE PESSOAS!…VOU REPETIR: 5 MILHÕES DE PESSOAS….CINCO MILHÕES!…ISTO É MAIS DO QUE A POPULAÇÃO DA REGIÃO DE METROPOLITANA DE RECIFE INTEIRA!….PORTANTO, tratem de competir entre vcs para ver quem fica em segundo lugar, porque o carnaval do Rio, ninguém ultrapassa mais!….fuiiiiiiiii!

  8. Nildson Dantas

    -

    10/03/2011 às 14:26

    Nós temos um grande carnaval em Caicó RN com paz,aconchego e muita alegria.Sem duvida o maior do interior Nordetisno.

  9. BELLIZZI

    -

    10/03/2011 às 2:48

    Eu morro de rir com essas materiazihas..rss
    Quais foram as fontes que essa moça usou para chegar a esse ranking?
    Eu posso colocar aqui dezenas de links OFICIAIS, SÉRIOS, inclusive de jornais baianos,dando conta de que o carnaval DE RUA de Salvador não é mais o maior do Brasil. Perdeu o posto há muito tempo para o Rio!…Se alguém duvidar aí, é só pedir que eu saio postando uma porrada desses links. Agora, LANÇO UM DESAFIO a qualquer pessoa que discorde do que estou falando a postar UM ÚNICO LINK DE ALGUM SITE OFICIAL ou de algum veiculo de comunicação SÉRIO, que aponte SALVADOR COMO O MAIOR CARNAVAL DO BRASIL….VEJA BEM, NÃO VALE OPINIÃO PESSOAL DE REPORTER NEM DE ARTISTA, TEM QUE TER DADOS CONCRETOS, ESTATÍSTICAS QUE COMPROVEM QUE MAIS GENTE BRINCOU O CARNAVAL DE SALVADOR DO QUE O DO RIO! Eu posso provar que o do Rio ganhou em TODOS os quesitos. EU DISSE TODOS. SE ALGUÉM DISCORDAR, QUE PROVE…REPITO, NÃO VALE OPINIÃO PESSOAL, PORQUE ATÉ NESSA O RIO GANHA, A PROVA É QUE RECEBE O DOBRO DE TURISTAS NACIONAIS E 20 VEZES O NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS…EU DISSE 20 VEZES!…É POUCO OU QUEREM MAIS?

  10. BELLIZZI

    -

    10/03/2011 às 2:33

    KKKK…Essa é boa, esses baianos querem ter o carnaval mais agitado , nem que pra isto tenham que inventar números…kkkk…Quer dizer que o Rio de Jnaeiro com hum milhão de turistas, um bloco que arrastou 2 milhões de pessoas no sábado de carnaval e QUATRO MILHÕES DE FOLIÕES brincando nas ruas da cidade é menos agitado do que Recife e Salvador…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………….NÃO É ISTO QUE ESTÃO DIZENDO TODOS OS SITES DE JORNAIS E TV DO MUNDO TODO…KKKKKKKKKKKKK…………..ACORDEM!!!….NÃO ADIANTA INVENTAR, A TELEVISÃO E OS JORNAIS JÁ NOTICIARAM QUE O CARNAVAL DO RIO É O MAIOR DO BRASIL…ALIÁS, DO BRASIL, NÃO, SEGUNDO O GUINES BOOK, EDIÇÃO 2010, O CARNAVAL DO RIO É O MAIOR DO MUNDO, DO PLANETA!!!

  11. gabriela

    -

    10/03/2011 às 1:54

    estranho salvador em primeiro como carnaval de rua…chega la sem mais de 1 mil reais pra ver se desfila no “carnaval de rua”….kkkkk….quem ja foi pra salvador sabe o quanto é caro “curtir” esse carnaval…e quanto ao bola preta,go,chama o guiness,se ultrapassou 2 milhões e é fato n tem pq n tirar o galo la de recife do livro!eu n tava la pra contar mas pelas fotos parece q os 2 milhões foi contando com o povo que tava na cidade no período ne kkkk…na praia e talz ;D ….deve ter muita coisa boa por aí,mas eu, q ja brinquei em tudo quanto foi canto do brasil, e sou de sp, acho que, como carnavais DE RUA, nenhum bate ainda os de recife e olinda…pq eu vi chegar gente pobre,rica,miseravel,e TODOS brincaram…na minha opinião,isso é carnaval de rua
    Outra coisa q destaco também são as músicas: essas cidades fervem com sons próprios.O Frevo é deles, e n precisa saber dançar n,botou o dedo pra cima ja ta no ritmo,quer dizer: é democratico até na dança! chega em savador pra vc ve se dança sem saber a coreografia..kkk…chega no rio sem o sambinha no pé pra ver o ridiculo q vc passa…..UI

  12. George

    -

    10/03/2011 às 0:46

    O carnaval em Caicó-RN é o 3º maior do Nordeste e o melhor do Brasil!
    Carnaval com muita animação e muita paz.[2]
    ————————————————————————
    Achei somente injusto caicó/RN não estar nesta Lista , Porque caicó o Carnaval é qualidade , a Polícia só Trabalha nas festas por Obrigação(Todo carnaval tem que ter Policiamento). e vou Ressaltar 1 coisa , passei Carnaval 2011 Lá , e foi Registrado somente um caso de briga , porque o rapaz estava bagunçando na frente do Palco , e o pessoal(POVÃO) Expulsou ele da festa , somente isso , 1 Briga em 5 dias de carnaval,Muito pouco para um Carnaval . Muito bom carnaval de Caicó/RN ,Fora que Também tem o Bloco do Magão que reune Aproximadamente 1 Milhão de pessoas na Rua Junto com o Trio elétrico do TREME TREME agitando a galera , erraram nesta Lista aí .

  13. carajé

    -

    09/03/2011 às 21:31

    Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, são as Cidades Brasileiras mais visitadas pelos Europeus e Americanos, até mesmo pela proximidade, mas também pelo clima, pelas praias etc. A cada ano essas cidades ganham inúmeros investimentos de grandes empresas Européias e Americanas, isso faz com que estas Cidades sejam as que mais crescem no país. Não é diferente no carnaval. Tanto em Recife como em Salvador, ganham inúmeros investimentos no carnaval, é o carnaval do dinheiro, do lucro. Da mesma forma acontece com Natal e Fortaleza e também em Maceió, onde os Estrangeiros acabam conhecendo tanto o carnaval de Recife e Salvador, e ao mesmo tempo visitam estas outras Cidades do Nordeste, as quais são incluídas no pacote de viagem. O Brasil só tem a ganhar com isso.

  14. carajé

    -

    09/03/2011 às 17:36

    Somente Salvador e Recife tem carnaval. Quem não quiser brincar, recomendo ir para Fortaleza, curtir uma boa praia, essas são as melhores Cidades do Brasil – Salvador, Recife e Fortaleza, maravilha.

  15. mané

    -

    09/03/2011 às 17:28

    Olinda e Recife como dois carnavais distintos, não consigo compreender isto. Olinda faz parte da Região Metropolitana do Recife, quem conhece Recife sabe que Olinda é como se fosse um Bairro do Recife, na verdade o carnaval de Olinda e Recife é um só, tanto que muita gente passa o dia em Olinda e a noite vai para o Centro do Recife.Carnaval somente em Salvador e mo Recife ou nas praias do Nordeste.

  16. augusto cesar da silva vieira

    -

    09/03/2011 às 0:39

    super animado o melhor bloco de carnaval e maior do nordeste

  17. ednalva

    -

    08/03/2011 às 22:13

    o melhor carnaval sem duvida e o do recife

  18. Gabriel Fazio

    -

    06/03/2011 às 23:20

    Salvador e Recife são os melhores mesmo.Infelizmente Olinda está muito conturbada.Lá já não se canta a paródia de Guatanamera dizendo “quanta ladeira,Olinda quanta ladeira” mas “Que mijadeira,Olinda que mijadeira.Que mijadeira…”

  19. @pau7la

    -

    06/03/2011 às 21:24

    Eu achei que faltou falar de João Pessoa. Existem blocos de ruas muito bom como O Cafuçu que atrai muita gente e foi até materia no Jornal Hoje, também poderia ser mencionada as Muriçocas do Miramar que é o segundo bloco de rua mais antido do país.

  20. Ana Luisa do Nascimento

    -

    06/03/2011 às 20:49

    No sabado participei do festere do Bloco dos Sujos, que acontece, no centro de Florianopolis. Muito divertido e reune uma galera muito alegre e festeira. Divertidissimo os homens se vestem de mulher e realmente ficam muito mais livres para soltar o seu lado mais feminino. Muita risada garantida. Adorei!

  21. Luiz Felipe

    -

    06/03/2011 às 20:22

    Gosto é uma coisa totalmente subjetiva. Dizer que este ou aquele carnaval é melhor do que o outro é relativo. O que pra mim é melhor, pode não ser para o outro. Eu, por exemplo, sou de Brasília e desde pequeno via as escolas de samba do Rio e sonhava em desfilar. Assim que tive condições, eu procurei realizar este sonho.
    Agora, quando a questão depende de números, bem, aí eu penso que devemos respeitar os índices. Sendo assim, quando a questão é agitação o carnaval do Rio de Janeiro é bem mais agitado.
    O que acontece é que Salvador e Recife são bem menores. Se juntarmos as duas cidades não dá uma do tamanho do Rio. É lógico que mesmo recebendo menos turistas e tendo menos gente brincando nas ruas, tanto Salvador, quanto Recife vão parecer mais agitas, mas isto é só porque são menores.
    Senão, vejamos: O Rio recebeu. este ano, quase hum milhão de turistas, sendo 700 mil estrangeiros. Segundo, quase três milhões de pessoas estão brincando nas ruas da cidade.Para se ter uma ideia, o bloco carioca CORDÃO DO BOLA PRETA ultrapassou o GALO DA MADRUGADA. FORAM 2 MILHÕES DE PESSOAS DESFILANDO PELO BOLA, CONTRA HUM MILHÃO E SEISCENTOS MIL DO GALO!
    Fora os quase quinhentos blocos espalhados pela cidade, sem contar a maior festa de rock do mundo que está rolando no RIO, durante o carnaval e que trouxe os maiores DJs do planeta. Ou seja, tem opção para tudo quanto é lado. Não é á toa que o CARNAVAL DO RIO ESTÁ NO LIVRO DOS RECORDES, GUINESS BOOK, COMO O MAIOR CARNAVAL DO MUNDO !

  22. Edson

    -

    06/03/2011 às 14:29

    Miranda-RJ, vc tem passado o carnaval aonde???? Melhor, vc mora aonde??? Só nao pode ser no Rio…. Pois o carnaval de rua do Rio tem bombado, com suas marchas, sambas, musica brega, maracatu e vários ritmos….O Bola Preta reuniu ontem mais de 2 milhoes de pessoas, na rua e free….

  23. miranda rj

    -

    03/03/2011 às 15:51

    e pena que no nosso estado o carnaval virou comercio acabou suas raizes não se tem mais carnaval de rua e suas marchinhas

  24. Alexadre Manaus-AM

    -

    03/03/2011 às 14:59

    Hei nem so de carnaboi vive a capital dos tropcos , tambem tem as escolas de sambas q nao deixa nada a desejar… Como tambem os bloco de rua… So estando aki pra conferir… Valew…

  25. Marcelo

    -

    03/03/2011 às 14:32

    Tem coisa errada neste texto de recife , quem disse que para recife quantidade é qualidade. não temos culta se temos uma otima estrutura nos nossos carnavais e se o povo vem junto

  26. Marcelo

    -

    03/03/2011 às 14:24

    Minha olinda é pra todos , pode vir com duas passagem de onibus. e o dinheiro da cachaça que voce brinca.
    Mudem a ordem , olinda recife em 1ª lugar
    Marcelo Nobre ( Analista de Sistemas)

  27. Larissa

    -

    03/03/2011 às 12:21

    O carnaval em Caicó-RN é o 3º maior do Nordeste e o melhor do Brasil!
    Carnaval com muita animação e muita paz.

  28. Rafael Marques

    -

    03/03/2011 às 12:06

    Faltou São Luís do Maranhão, com toda a sua diversidade cultural e tradição! já foi considerado o terceiro melhor carnaval do país!

  29. Rafael Marques

    -

    03/03/2011 às 11:57

    O Brasil é continental e é considerado o país do carnaval, pois todo um país se entrega para uma festa que celebra a nossa cultura brasileira, com as suas peculiaridades de norte a sul. É claro que os carnavais de Recife/olinda, Salvador e Rio são os mais famosos pois além da sua tradicionalidade, atraem muitos visitantes, envolve muuuito dinheiro e recebem a maior parte dos holofotes da mídia. Mas não nos esqueçamos que o Brasil e a cultura brasileira é muito, mas é muito mais do que isso! Outros carnavais não tão divulgados e prestigiados pela midia e investidores, mas com tanta diversidade cultural, originalidade, tradição e alegria ecoam Brasil afora. Como é o caso do carnaval de São Luís do Maranhão, a minha cidade e o meu exemplo. O carnaval de São Luís já foi considerado o terceiro maior carnaval de rua do país e possui uma extraordinaria originalidade e riqueza ritmica e diversidade cultural e musical equiparável ao carnaval de Recife/Olinda, mas não é tão divulgado e nem tem muito apoio do poder publico, ainda. Aqui temos todos os ritmos dos carnavais mais famosos do país e outros que só existem aqui como samba, afoxés, blocos tradicionais (uma batida única), marchinhas, tambor de crioula (patrimonio cultural do país), tribos de indios, ursos, casinhas da roça, corsos, blocos de sujos, blocos organizados, desfile de escolas de samba, e turmas de samba, blocos afro, reggae (o unico lugar do Brasil e talvez no mundo que há blocos de reggae no carnaval) e outros. A nossa folia carnavalesca começa logo depois do reveillon, sempre nos finais de semana e se estende até a quarta feira de cinzas, sem esquecer do Lava-Pratos de Ribamar, considerado por alguns o primeiro carnaval fora de epoca do país….Pois bem, O carnaval do Maranhão é original, multicultural e muito alegre com muita participacao popular nas ruas, praças, clubes, passarela do samba, praia…porém se formos comparar em numeros de dinheiro investido e arrecadado e quantidade absoluta de gente e turistas com os carnavais mais famosos do Brasil com certeza o nosso passa longe, até porque Recife, Salvador e Rio são cidades bem maiores…mas,de qualquer forma, quais são as variaveis para se “medir” e atestar os melhores carnavais? será a quantidade de pessoas? a duração da folia? a originalidade? os investimentos? o dinheiro dos turistas? a diversidade cultural? a segurança?? a exposição na midia? a participação popular (proporcional à população da cidade)? a democratização da folia? etc etc etc??? se formos levar em conta todas essas variáveis para fazer essa medição, nenhum dos carnavais de São Luís, Olinda, Rio, Ouro Preto, João Pessoa, Manaus, Florianópolis, Salvador, Luis Correa, São Paulo, Natal, Corumbá e tantos outros ganhariam o primeiro posto pois nenhum deles ganharia a pontuação máxima em todos os quesitos….Acredito que devemos nos unir e nos conhecer melhor, pois antes de tudo somos brasileiros e o nosso país é continental e extraordinario…Se os carnavais de Recife/Salvador/Rio são os mais divulgados e conhecidos, então procuremos agora conhecer os outros carnavais do país, cada um com as suas particularidades e riquezas locais, e com certeza nos surpreenderemos e nos tornaremos mais brasileiros e mais orgulhosos do nosso país. Viva o carnaval brasileiro! de norte a sul, e oeste a leste!

  30. Dorinha

    -

    02/03/2011 às 12:53

    É o melhor carnaval do Brasil!!

  31. evandro

    -

    02/03/2011 às 7:41

    muito legal

  32. JOSE

    -

    01/03/2011 às 17:35

    NÃO GOSTO DE AXÉ, ACHO AS MÚSICAS TOTALMENTE SEM NEXO. NÃO PASSARIA O CARNAVAL EM SALVADOR NEM SE ME PAGASSE. MAS RESPEITO QUEM GOSTA. AFINAL, GOSTO NÃO SE DISCUTE.

  33. rodrigo terragraça

    -

    01/03/2011 às 15:28

    Só pobretada vai pra Salvador…festa ruim, muvucada e cheio de pobretada. Carnaval bom é no Rio, Ouro Preto e Recife.

  34. Dione

    -

    01/03/2011 às 14:32

    Recife e Olinda são os carnavais mais agitados do Brasil e o melhor, não precisa pagar nada pra brincar é so cair na folia e as fantasias são inrreverentes

  35. André Oliveira

    -

    01/03/2011 às 12:37

    Olinda em quinto lugar?!?! Muito estranho!!
    Dezenas de blocos?!?!?! Só oficiais e com autorização da prefeitura são centenas, se for contar os não oficiais, criados aos montes todos os anos, a parada se agiganta mais ainda!!
    Além dos pólos descentralizados espalhados na cidade, com música alternativa, rock, eletrônica, etc.
    Ainda tem os afoxés e escolas de samba, também de montão!!
    Olinda inteira vai subir ladeira!!

  36. @FelixZiul

    -

    01/03/2011 às 11:44

    Nusss, Manaus em 8º :DDD

    Bahia em 1º + do que justo!!!

  37. FRANKS COSTA

    -

    01/03/2011 às 11:34

    VCS ESQUECERAM DE MENCIONAR O CARNAVAL DE CAICÓ RN, JÁ E RECONHECIDO COMO O TERCEIRO MAIOR CARNAVAL DE RUA DO NORDESTE, PERDENDO APENAS PARA RECIFE E SALVADOR.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados