Blogs e Colunistas

14/12/2009

às 7:51 \ Ciência

As 10 catástrofes atribuídas ao aquecimento global

Enquanto as autoridades reunidas em Copenhague discutem como parar o avanço da mudança climática na Terra, muitos lugares já sentem o impacto dos fenômenos atribuídos por ambientalistas ao aquecimento global. A seguir, os dez mais graves.

Por Renata Honorato

10. Enchentes em Santa Catarina

Chuva no Vale do Itajaí (Foto: Folha Imagem)

O estado de Santa Catarina, principalmente a região do Vale do Itajaí, sofreu com chuvas intensas em 2008. As tempestades, consideradas fora do comum para a região, alagaram várias cidades próximas e deixaram muitas áreas sem água, luz e comida. Milhares de moradores ficaram desabrigados e foram atingidos por avalanches de lama. Todos os estados do Brasil se comoveram com a situação e enviaram às localidades mais afetadas doações de alimentos, remédios, roupas e cobertores.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

69 Comentários

  1. Delnil Batista

    -

    18/03/2012 às 17:22

    Conheço alguns segredos da natureza. Sei como amenizar chuvas torrenciais, como dissolver a furia de tufões. Quero participar mas como????? NÃO TENHO CREDIBILIDADE.QUERO PROVAR CIENTIFICAMENTE

  2. daniela

    -

    02/03/2011 às 20:18

    ser cristão não e ser louco e ser muito feliz por ser um deles tatatatatatatatata bobão eunão gasto de tu naaaaaoooooo…!!!
    faloooooo!!!!

  3. daniela

    -

    02/03/2011 às 20:14

    oooooo e verdade o nosso planeta ta mal e presciso melhorar…!!!

  4. Ser cristão é muito louco!!!!

    -

    18/02/2011 às 15:15

    O q dizer: sobre um povo q Deus deu o livre e arbítrio para escolher o bem e o mal, sobre um povo q de certa forma errou tanto, ficou tão longe da presença de Jesus, q acabou com a obra de Deus, um povo q está devastando pouco á pouco o bem da terra com suas guerras, com seu egoísmo, com sua mesmisse de sempre, de quando acontece algo joga a culpa no primeiro q vê pela frente.
    O pecado está chegando a tal nível na terra q já existi pessoas se entregando para o mal como se fossem produtos q se compra no super mercado.
    O q Deus deu para nós foi especial, o único plneta do Universo q se possui ar, e temperatura adequadas para q um ser podesse viver em paz e harmonia na presença de Deus, só o q o homem fez foi diferente, pegou esse mundo e correu para os braços do inimigo como se isso fosse melhor, no caminho de Deus, sim existi dificuldades, só q são apenas PASSAGEIRAS, o caminho do inimigo, é mais atraente, possui muitas coisas boas para o ser humano CARNE, agora no fim das contas ou vc termina em morte com bebedas, drogas, assassinato e todo o resto da recompensa do inimigo ou vc cai na real e percebe q aquilo não foi feito para vc e corre para os braços de Deus, então para q perder tempo com drogas, etc., se vc pode ter alguns momentos de dificuldade e o resto da vida toda repleta de alegria, felicidade, amor e carinho de Deus?
    Fica a pergunta!!!!

  5. Jamilly

    -

    12/02/2011 às 16:36

    Gente acorda eu nao sei vcs mais eu sou da igreja evangélica Cristã Maranata e venho dizer q este é o final dos tempos nao q o mundo vai acabar em 2012 e q bla bla!!!!Mas eu sei q jesus voltara em breve e ninguem sabemos kuando devemos está preparados !!!!E o lha oq aconteceu no RJ Itaguaí uma criança nasceu com as maos coladas e kuando fizeram a cirurgia e descolaram estava escrito JESUS ESTÁ VOLTANDO e depois de algumas horas ela morreu !!GENTE JESUS ENVIOU ESTA CRIANÇA PARA NOS DAR ESTE RECADO PREPAREM GENTE POI S ELE ESTA VINDO E FOI BEM NO ROI DE JANEIRO Q ACONTECEU ISSO ONDE ACONTECEU UMA DAS PIRORES CATÁSTROFES DO MUNDO !!!!!JESUS ESTA AVISANDO PARA PREPARAR !!!!!BJS E QUE DEUS ABENÇOE TDS VCS

  6. RONILDO RODRIGUES DA SILVA

    -

    15/07/2010 às 19:45

    se o fim esta perto, e o futuro dos seres vivos sera a morte, pelo AMOR de Deus, pare de sacaniar seus familiares, procure viver em paz viva hoje como se fosse o ultimo dia da sua vida, der um abraço em cada parente seu, faça um jesto de amor pois é melhor doar que receber, pois é se doando que recebemos mais, um abraço a todos internaltas. amanha quem sabe DEUS sera um novo dia.

  7. Ev HENRIQUE MATOS

    -

    15/07/2010 às 11:32

    DEUS ESTA NO CONTROLE

  8. Ev HENRIQUE MATOS

    -

    15/07/2010 às 11:18

    Ez 7;2 o fim vem sobre os quatro cantos da terra, Deus não poupara esta geração perversa que se esquece de Deus e pratica todo tipo de atrocidade contra a soberania divina.
    O FIM VEM SOBRE OS QUATRO CANTOS DA TERRA.

  9. RONILDO RODRIGUES DA SILVA

    -

    08/07/2010 às 21:51

    DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO, E NEM UMA FOLHA DE UMA ARVORE CAI SE ELE NÃO PERMITIR.ELE É O SUPERMEN VERDADEIRO, QUE O MUNDO PRECISA, PARA SE SALVAR.

  10. RONILDO RODRIGUES DA SILVA

    -

    08/07/2010 às 21:47

    se DEUS quizer que o fim do mundo seja em 2012 sera, caso contrario não sr. pois se esse povo que chama pelo meu nome se humilhar e me buscar de todo coração, eu ouvirei suas orações e perdoarei os seus pecados e sararei suas enfermidades, mais quando me buscais de todo o coração e penssamentos.

  11. Amelia

    -

    26/06/2010 às 17:33

    CREDO!que oorror acho paia essas coisas…olha oq nos msm fazemos com a nossa Amazônica

  12. Fabiano

    -

    07/03/2010 às 15:58

    Uma pena é que mesmo com todas essas catástrofes os governos Não aprenderaram nada e vão continuar imóveis até que algo realmente GRANDE E TRÁGICO aconteça! (principalmente os EUA, que mesmo sendo sempre afetado não muda sua postura diante dos acordos de redução de gás carbônico)

    Verdade, Os EUA são os maiores culpados disso e não estão nenhuma até um dia quando algo vier e destruir a casinha branca do presidente.
    Pera ae eu li isso direito?

    não vejo o homem como unico culpado de todas as catastrofes..simplesmente a terra está no fim de mais um ciclo..afinal ela ainda tem o miolo mole..no futuro sera apenas um planeta sem vida como os outros..e não por culpa do homem..o homem será apenas as vítimas..

    A terra tem essas grandes reviravoltas sim mas O Q? O homem será apenas vítima? PIROU? O médico te deicho cai de cabeça quando vc nasceu. Dessa vez a catástrofe que acontecerá matando todo mundo será por culpa do homem sim, daqui a pouco não vai ter tempo nem de Jesus voltar, por que eu acredito q tem coisa que é o homem mas tem coisas que são sinais de Deus, Mas Homem Vítima? NUNCA!

  13. Tina

    -

    23/02/2010 às 10:54

    É uma questão tão complexa esta questão do clima do planeta. Não sei se o homem, por mais que consiga avançar em tecnologia e em viagens ao espaço, consiga decifrar esta questão. É que o homem vive muito pouco tempo comparado aos fenômenos ambientais que já ocorreram e que virão a ocorrer no planete, e també no universo como um todo. Acredito, que dadas as leis do universo, pelas quais tudo é regido, criadas por uma potência que resolvemos chamar de Deus, muito pouco pode o homem fazer para alterar o que virá a acontecer, uma vez que, realmente, tudo é cíclico. Esses ciclos são parte das leis do universo. E foram determinadas assim, por quem criou tudo isso. Devemos, sim, temer a Deus, assim como temeram todos os povos, de todas as nações, em todas as gerações.
    Que o ser ‘humano’ é destruidor e consome todos recursos da natureza onde habita, não há dúvidas. É um predador voraz. E como dito no filme ‘matrix’, semelhante mais a um vírus do que a um mamífero, pois mamíferos não destroem a natureza, mas convivem em harmonia com esta.
    Deveríamos ter ouvido e aprendido dos índios antigos, comunistas por natureza, que sabiam conviver e extrair da terra somente o necessário para o consumo diário. mas este homem que aí está, extrai mais do que o necessário e não mede consequencias de seus atos destrutivos.
    Esta geração passará, como diz Cristo, não há dúvidas disso, assim como ciclicamente passaram outras, anteriores a esta. E, novamente uma nova geração comecará a vida na terra. E, se pensarmos bem, quem criou as leis do universo fez isso de maneira correta, pois caso contrário, o planeta seria destruido por seus habitantes vorazes. Mas assim, sendo tudo cíclico, tudo reinicia e o planeta tem uma nova chance, em milhares de anos, de de recuperar da devastidão causada pelos seus ‘moradores’ ensandecidos. Essa é a lei da vida, essa é a lei do universo, essas são as leis do criador. E o homem, nada pode mudar quanto a isso, apenas se adaptar, ou desaparecer da face da terra.

  14. Deyse Zamariola

    -

    22/02/2010 às 16:49

    não vejo o homem como unico culpado de todas as catastrofes..simplesmente a terra está no fim de mais um ciclo..afinal ela ainda tem o miolo mole..no futuro sera apenas um planeta sem vida como os outros..e não por culpa do homem..o homem será apenas as vítimas..

  15. elizabeth

    -

    17/01/2010 às 23:06

    lucas21:25 nos afirma e haverá sinais no sol, e na terra,e nas estrelas, e, na terra,angustia nas nações,em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.ACORDA HUMANIDADE JESUS ESTÁ VOLTANDO
    EZ 7:2 nos diz VEM O FIM O FIM VEM SOBRE OS QUATRO CANTOS DA TERRA.
    JESUS JÁ VEM AÍ PODE SER AGORA PODE SER DAQUI UM ,DEZ, CEM ANOS NÃO SABEMOS QUANDO MAS TEMOS A CERTEZA QUE POR UM POUCOCHINHO DE TEMPO E O QUE A DE VIR VIRÁ E NÃO TARDARÁ Hb 10:37
    TUDO ISSO É APENAS UM SINAL DA VOLTA DE CRISTO.

  16. Isabelle

    -

    10/01/2010 às 18:55

    Uma pena é que mesmo com todas essas catástrofes os governos Não aprenderaram nada e vão continuar imóveis até que algo realmente GRANDE E TRÁGICO aconteça! (principalmente os EUA, que mesmo sendo sempre afetado não muda sua postura diante dos acordos de redução de gás carbônico)

  17. Mateus

    -

    09/01/2010 às 18:02

    So ira haver um acordo realmente, qnd essas coisas acontecerem àqueles que tem poder de mudança.

    Enquanto o Obama fica debaixo do ar condicionado , com sua casinha protegida, ele ñ sentira alteração nenhuma

    -
    Essas pessoas deveriam passar pelas situações de diversas outras, que mesmo ajudando de alguma forma o planeta, se vêem prejudicadas.

  18. Willian

    -

    08/01/2010 às 15:38

    SINAIS DA VOLTA DE JESUS

    Ap. 8:7 O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.

  19. New

    -

    06/01/2010 às 23:42

    ridículo… coisa de ignorante

  20. Manoel Messias

    -

    06/01/2010 às 14:24

    Pessoal, independente do aquecimento global estar ou não sendo causado por homens, é extremamente importante conservarmos nossos recursos naturais, e, vias das dúvidas, utilizar meios menos agressivos, como por exemplo energia solar e eólica. Agora, dizer que, com certeza é ou não culpa do homem, é querer saber demais. É fato que o homem está jogango muito carbono na natureza e que este é responsável pelo efeito estufa; é fato é que as calotas de gelo estão derretendo; é fato que a cobertura vegetal é cada vez menor, e o clima é muito mais fresco nos locais que possuem matas; é fato que, apostar pra ver é correr o risco de ter que pagar uma conta muito alta caso a culpa realmente seja nossa. De qualquer forma, prevenir é melhor que remediar. Otimizar e não poluir terra, água e ar, é no mínimo, de bom censo!

  21. Alex

    -

    06/01/2010 às 13:10

    Vejam o que diz o Professor Luiz Carlos Molion, PhD em Meteorologia, sobre o aquecimento global:
    http://www.youtube.com/watch?v=h2RHFT_DvNs
    e também este: http://www.youtube.com/watch?v=xrhGBHcPmrE

  22. Diego Pablo Hilbert

    -

    06/01/2010 às 12:36

    Verdade. Daqui a pouco o mundo vai ficar embaixo d’agua. É o fim dos tempos só uma pessoa com pouco conhecimento não viu isso ainda. O tal aquecimento global é o que nós os homens estamos causando no mundo. E ele apenas está se desfazendo com as nossas atitudes.

  23. Denise Torquato

    -

    04/01/2010 às 0:50

    Me entristece saber que há algumas pessoas que ainda acham que a onda de catástrofes no mundo é “natural”. Então a morte de milhares de animais, espécimes faz parte do ciclo natural da Terra? Pessoas morrendo por causa de enchentes, secas, ondas de calor é somente uma fase do planeta? Por quê vocês não vão falar isso pra família deles?
    Sabe, cada um tem sua opnião. Mas isso já é falta de respeito com aqueles que acreditam em aquecimento global. EU nunca paguei nada pra ninguém que diz fazer uma campanha ou propaganda ecológica, ao contrário do que diz Tito Martins. Minha família também, mas pelo menos nós temos um pouco de compaixão pelas vítimas.
    João Gualberto, na sua última postagem você citou vários acontecimentos de mesmo nível do aquecimento global. Mas, você não acha que a repercussão desses problemas e ONGs que visam acabar, cuidar, ou amenizar com eles não foram os principais fatores para que hoje, eles sejem impossíveis ou difíceis de se realizarem?
    Deixo aqui somente uma opnião, não um xingamento como vários acham que são ou devem ser as postagens.

  24. Alex Toth

    -

    27/12/2009 às 17:14

    O que disseram Tito Martins e Leandro, dos últimos dois posts, está corretíssimo. O tal do “Aquecimento Global” não passa de manipulação política, das mais engenhosas, aproveitando-se de eventos naturais, como o El Niño que implicam em mudanças drásticas no clima, para fazer a cabeça da massa populacional.

    Leiam mais sobre o El Niño e sobre a farsa do tal aquecimento global provocado pelo ser humano. E irão ver que o Homem não tem tanto poder diante da natureza para provocar um aquecimento no planeta.

  25. tito martins

    -

    22/12/2009 às 16:01

    Aquecimento Global… Puro grupo…São os espertos tentando (e conseguindo) tirar grana dos otários.Estes, inocentes úteis, ainda fazem propaganda do seu predador. Já notaram que não existe nenhuma propaganda do dito aquecimento que não se fale em dinheiro (USD, Euros etc.)que deverão ser aplicados pelos países em beneficio de alguns espertalhões (fundações, ongs etc) ? Lógico que devemos lutar para evitar a poluição, desmate, lixo etc., mas é para que possamos viver melhor e não para salvar a Terra. Catástrofes climáticas sempre existiram e vão existir com a mata ou sem a mata, com gelo ou sem gelo, com o frio ou com o calor. Tito

  26. Leandro

    -

    22/12/2009 às 12:31

    Fora bestas do apocalipse do aquecimento global. Esse bando de trouxas que precisam de uma razão para viver, que se apegam a estes gurus do clima, que aceitam goela abaixo o que ONGs e políticos incompetentes, como Al Gore e caterva determinam. A Terra possui ciclos naturais de temperatura variáveis, portanto estes eventos ocorrem a milhões de anos e vão acontecer depois que virarmos pó. Não sou contra o uso de recursos naturais, sendo sustentáveis e sem desperdício. Materiais recicláveis e biodegradáveis também são interessantes. Mas culpar qualquer pum (ou expelir metano como gostam eles) por tudo que destrói a natureza vai uma longa distância. Essa lorota marxista, essa reengenharia social, alterando a fórceps nossas vidas e que promete o paraíso é uma empulhação. Se quiser andar de tanga, de bicicleta e ser vegetariano, vá em frente. A opção é sua. Vou preferir uma picanha mal passada pra comemorar, hahaha.

  27. Mitt

    -

    22/12/2009 às 1:57

    Alguém aqui sabe o que é Poluição luminosa?
    O governo pede que economizemos luz, mas diminuem a intensidade desnecessária de nossa iluminação pública?
    Alguém aqui nunca viu os passarinhos cantando no meio da noite por causa da iluminação excessiva?
    Imaginem o stress para a Natureza.
    A poluição não é apenas na produção, mas também no uso excessivo.
    Nunca vi um político sequer falar sobre o assunto, você já viu?

  28. Junior

    -

    22/12/2009 às 1:52

    Por acaso alguém aqui nesse fórum, que defende a existência do Aquecimento global, já pintou o seu telhado de branco?
    Comprou uma bicicleta para evitar usar o carro?
    Reduziu o seu consumo de água potável?
    Diminuiu o seu consumo de carne?
    Sabe os males à humanidade que causam uma certa marca de refrigerantes, uma de leite em pó e outra de yogurte?
    Não, né?
    A maioria nem imagina.
    Deveriam se informar melhor.
    Os nossos inimigos estão entre nós mesmos.
    Cuidado com as mentiras, já nos basta a farsa das religiões.

  29. Junior

    -

    22/12/2009 às 1:40

    Nem me preocupo mais com o Aquecimento Global, que pode ser causado pela humanidade ou não, sei que a falta de água potável será bem mais terrível.
    E ainda querem produzir combustível através do plantio de cana, por exemplo.
    Imaginem o impacto para as reservas brasileiras de água.
    Será que só eu vejo isso?
    Espero que não.
    Estamos perdidos.

  30. Petrus

    -

    21/12/2009 às 19:02

    Groenlandia. Hoje, lugar gelado. Mas, o que significa Groenlandia? Significa Terra Verde, Groen (green) Landia (Land), ou seja, lá já foi um lugar de clima ameno para os Vickings

  31. Petrus

    -

    21/12/2009 às 18:59

    Alternância entre períodos de aquecimento e de eras glaciais é próprio de nosso planeta.
    Os problemas a serem resolvidos são tratamento de esgoto, reciclagem de lixo, poluição atmosférica e de rios.
    É com isso que deveríamos nos preocupar pelo nosso bem estar.
    O resto é conversa fiada em nome de interesses econômicos

  32. Petrus

    -

    21/12/2009 às 18:55

    Nevascas arrasadoras no hemisfério norte. Isso é por causa do aquecimento global?

  33. gilsomn

    -

    21/12/2009 às 15:58

    ráráráráráá!!só rindo de tanta palhaçada,aposto que quem acredita nesse tal aquecimento nunca leu um livro na vida,só fica sabendo das coisas pela boca dos outros!!pessoal,vamos ler um pouquinho,nos informar melhor,ouvir outras opiniões,esses magos do aquecimento global estão se aproveitando da nossa ignorancia!!tá aí o expedito santana,com sua expeiencia,nos dizendo que isso tudo e normal na amazonia,e olhe que nos primeiros 15 anos de vida dele,não havia emissões de co2 tão significativas quanto hoje,se ha aquecimento global,podem ter certeza,não será causado nem evitado pelo homem,será uma catastrófe natural,seremos apenas meros expectadores!!!!

  34. rafael

    -

    21/12/2009 às 15:04

    Trocar o combustivel dos carro para alcool, elétrico ou a hidrogeneo, seria uma grande contribuiçào para diminuir o aquecimento global. Concerteza em um ano o mundo iria ver a mudança, mas infelismente os govenantes deste mundo ”teme levar um prejuizo enorme com a queda do petroleo”.

  35. Henri Moreno

    -

    20/12/2009 às 12:08

    Preservar o meio ambiente, sim! Eco terrorismo, não! O aquecimento global é a maior fraude do nosso tempo. Para começar os dados são todos forjados (vide o hacker que invadiu a universidade e descobriu os fatos). Segundo o maior apoio da causa vem do George Soros, um mega especulador financeiro. Sim, o objetivo principal era criar uma taxação mundial para combater o problema e beneficiar os países em desenvolvimento que se submeterem as restrições com “créditos de carbono”. No melhor estilo para de crescer que nós te pagamos por isso. Em resumo um grande fundo de investimento a longo prazo (banco). Por ultimo o Carbono faz parte de praticamente todos os elementos vivos ou não deste planeta, desta forma se houver um aquecimento do planeta ele sobe para atmosfera(o maior depósito de carbono é o próprio mar), e não o contrário. A influência humana na poluição e clima é local e não global como pregam. Para se ter idéia da população total do planeta poderíamos colocar todo mundo no estado norte americano do Texas com 100 m2 para cada um.
    Chega de fraude e terrorismo.

  36. Ari Xavier da Silva

    -

    19/12/2009 às 23:06

    Esta seca na Amazonia em 2005 foi a repeticição doque tinha acontecido a 51 anos atras, e nesta época não havia desmatamento nenhum nestas bandas. Aconteceu e vai acontecer de novo.
    Parece uma piada discutir aquecimento global na Dinamarca com temperaturas de tres graus negativo…, manda esta turma vir para Cuiabá dicutir aquecimento global…

  37. Ari Xavier da Silva

    -

    19/12/2009 às 23:01

    O meteorologista Molion, tem estudado com muito primor o aquecimento global e diz textualmente que o oceano Pacífico cobre 35,0% do planeta e este sim influi no clima global.
    O consumo de petróleo influi no clima ou no tempo da grandes metrópoles e afirmo que, numa queimada, no centro oeste ou Amazônia, dissipa a fumaça após a terceira chuva e tal fato não acontece em São Paulo.
    A empresa Peugeot tem uma fazenda experimental no Estado de Mato Grosso (Faz São Nicolau), onde foram feitas experiencias e ficou cientificamente comprovado que o sequestro de carbono em mata velha, original e estabelizada, ocorre de fato o sequestro de Oxigenio e somente ocorre sequestro de carbono onde está ocorrendo acrescimo de biomassa e os melhores resultados, pasmem, aconteceu nas pastagens degradadas e encapoeiradas.

  38. Expedito Santana de Souza

    -

    19/12/2009 às 7:06

    Nos meus 62 anos de vida no Amazonas, ainda não vi nada nos últims 15 anos que já não tivesse visto nos primeiro 15 anos de minha viada. Exceto quando havia um ano atípico, maior enchente ou maior vazante, atrbuir-se a ira divina devido aos pecados; agora é o aquecimento global. Também mudou a comunicação: epidemias, menino comido por jacaré, mortandade de peixe, nenhuma noticia dessas chegava sequer a Manaus. Agora sai até na Globo e na CNN. Como há perspectiva de sair dinheiro, todos estão maximizando os problemas. Como os americanos não metem prego sem estopa, conforme adágio amazonense, não querem soltar a grana para governos corruptos.
    Preservar o meio ambiente deve ser uma rotina como escovar os dentes, sorrir e dar bom-dia; não deve ser motivo para impedir o progresso de regiões e países e nem de extorsão.

  39. RenanF

    -

    17/12/2009 às 19:15

    Documentário Internacional que não pode deixar de ser visto:

    http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k

    A Grande Farsa do Aquecimento Global

  40. Gabriel

    -

    17/12/2009 às 17:08

    Idiota esse João Gualberto ↓
    O aquecimento global foi nos mesmo que causamos
    E sabemos porque JÁ esta acontecendo

  41. Ítalo

    -

    17/12/2009 às 15:24

    Tenho dó de alguns comentários que vejo dizendo que aquecimento global é uma farsa, que isso já aconteceu a anos atrás.
    Não sou cientista, político, sou apenas uma pessoa que tem um pouco de consciência e respeito pelas nossas riquezas naturais.
    Sinceramento acho que esses comentários venham de agricultores, madeireiros e pessoas de outras atividades que destroem nosso ecossistema, infelizmente o aquecimento é real, os desastres que podem ocorrer são reais, o calor, as chuvas irregulares e tudo de anormal que anda acontecendo infelizmente é a pura realidade e acho que todos nós deveriamos abrir um pouco nossas mentes e começar a ajudar uns aos outros e parar de se esconder no seu próprio egoismo.
    As calotas polares estão derretendo muito rapidamente, os niveis dos mares estão subindo e a tendência é piorar, tsunamis serão frequentes e os ciclones ou furacões que já estão acontecendo no sul do Brasil vão se extender ainda mais, por isso, por favor nos ajudem a salvar o NOSSO mundo!!

  42. ricardo toledo de souza

    -

    16/12/2009 às 8:47

    Nossa grande mãe – Gaia – está muito doente, sofre de um câncer de pele maligno e já começa a apresentar febre alta. Dizem que está marcada uma consulta com o dr. Deus para fins de 2012, quando os enormes tumores (como SP, Rio, NY ou Pequim) e suas metásteses serão tratados com radioterapia (bomba de hidrogênio) ou quimioterapia (gás venenoso). Assim como nosso corpo preserva a vida de bactérias úteis ao seu bom funcionamento, os poucos ‘homo-virus’ que souberem respeitar e amar o colossal organismo que os sustenta, serão poupados do extermínio. Uma lei universal prega que na vida, tudo aquilo que um indivíduo, uma nação ou toda a humanidade plantar – vai ter de COLHER! Exemplo : Imagine que você vive numa pequena ilha isolada, com pouquíssimos recursos naturais e sem motivo, resolve cortar todas as árvores, matar ou enjaular todos os animais, queimar os arbustos, destruir a fertilidade do solo e transformar a única nascente de água potável em fossa; o que será que vai lhe acontecer, hein? Não é preciso ser profeta ou vidente para perceber que nós estamos condenados a ter que sobreviver em cavernas (fugindo de um sol abrasador e assassino) comendo larvas, cupins e raízes em menos de 20 anos… Quem viver verá. O deslumbrante futuro tecnológico que nos prometiam – com robôs, justiça social e naves espaciais para todos – deixou de existir. Leiam a magnífica carta escrita pelo visionário cacique chief Seattle ao presidente dos EUA em meados do século 19, ela ilustra bem a brutal diferença de atitude perante a natureza entre o homem “selvagem” e o homem pseudo-civilizado. É pra ler e chorar. Podem me chamar de rei dos pessimistas ou arauto do apocalipse, só que eu moro há tempos no norte de Goiás e acompanho passo a passo a total devastação deste ecossistema…Onde estão os veados da chapada dos veadeiros? Onde estão as frondosas árvores que antes me davam sombra e frutos? Tudo agora é pasto, soja e canavial .Até os rios e nascentes estão desaparecendo bem debaixo do meu nariz! O que posso fazer? Matar ricos coronéis e latifundiários? Incendiar madeireiras? Dinamitar portos e aeroportos clandestinos? Não, eu não sou terrorista nem bandido e, de nada isso adiantaria sem que o pútrido sistema capitalista – que avalia o homem pelo ele tem e não pelo que ele é – seja eliminado. O lado bom da catástrofe que se aproxima é que os homens serão forçados a viver, finalmente, como irmãos, dividindo tudo com igualdade, por uma simples questão de sobrevivência. A nova lei será – Amai-vos uns aos outros ou morrereis!! Amém.

  43. O Brasil é nosso!!!

    -

    15/12/2009 às 21:59

    A máscara dos países ricos e destas ONGs estabelecidas nestes países caiu. Onde está a salvação do mundo? (O mundo iria pegar fogo quando o barril de petróleo estava em US$ 200, agora que está em US$ 75 vamos queimar gasolina!!!)
    Assim como a camada de ozônio, a salvação da Amazônia (existe alguém que acredita que não estão de olho grande nesta parte do Brasil?)
    Nós brasileiros precisamos salvar o meio ambiente que nos afeta diretamente, limpar nossos rios, nosso litoral, ter saneamento básico, água potável. E começarmos a ter opinião própria, não aceitarmos como verdade irrefutável qualquer informação que vem de fora. O Brasil é o país mais verde do Mundo, nós é que conservamos as florestas, 60% do país ainda está coberto por florestas(Amazônia, pantanal, mata atlântica, caatinga, cerrados, pampas, área igual à Europa Ocidental).

  44. Orácio Oliveira

    -

    15/12/2009 às 11:50

    Nunca estiveram tão em voga as palavras conscientização, Aquecimento Global e preservação.
    Também nunca tivemos tantas pessoas, instituições, empresas, ONG’s entre outras comprometidas com a causa. É justo, e necessário.
    Vimos por aí, Brasil afora, centenas de iniciativas que buscam a conservação da natureza, das nossas matas. Talvez o que mais falta, ainda, é conscientização de grande parte dos cidadãos. É possível que a nova geração cresça com uma consciência mais ecologicamente correta. É mais fácil “implantar” novas ideias nas crianças do que nos adultos. As pessoas mais velhas sentem uma certa dificuldade na mudança de hábitos. No entanto, indiferente de idade, todos devem fazer a sua parte.

  45. Ademar J. Domingues

    -

    15/12/2009 às 10:49

    Na questão do aquecimento global, não existe fronteiras. Só que uns poluem menos outros mais
    a começar pelos paíse ricos e desenvolvidos que já vem poluindo há muito tempo

  46. RenanF

    -

    15/12/2009 às 10:26

    Ciência ou Farsa?

    João Luiz Mauad (O Globo 15/12/2009)
    A Reunião de Copenhague discute o futuro da humanidade diante das mudanças do clima. Bilhões de dólares – quem sabe trilhões – estarão em jogo, tanto em termos de investimentos em tecnologias mais limpas (caras e ineficientes), como da eliminação dos combustíveis fósseis (mais baratos e eficientes). Diante de valores tão expressivos, o mínimo que se poderia esperar é que as pesquisas sobre o aquecimento global – e principalmente em que medida ele é natural ou provocado pela ação humana – fossem confiáveis e produzidas dentro de rigores científicos metodologicamente consagrados.
    Infelizmente, no entanto, há fundadas suspeitas de que podemos estar diante de uma fraude. Eu sei que isso parece conversa de maluco ou, no mínimo, de gente que acredita em teoria da conspiração. Não censuro quem assim pensa, afinal somos bombardeados quase todos os dias com notícias e reportagens repletas de catástrofes naturais atribuídas ao aquecimento global, todas elas ornadas com belas fotografias e filmes de ursos polares solitários, imensos icebergs perdidos no meio do oceano e geleiras milenares derretendo para sempre. Ainda que seja difícil acreditar que um aumento médio comprovado da temperatura terrestre de parcos 0,5ºC nos últimos 150 anos possa desencadear tantos desastres, o apelo catastrofista é muito forte, especialmente se não temos acesso às informações por inteiro. Por exemplo: você sabia que as temperaturas médias terrestres não sofreram qualquer aumento desde 1998, embora os níveis de CO2 na atmosfera tenham crescido ininterruptamente nos últimos 11 anos?

    Em novembro passado estourou um dos maiores escândalos científicos dos últimos tempos, envolvendo ninguém menos que alguns próceres das pesquisas sobre o aquecimento global. Um hacker divulgou na internet um conjunto de e-mails e arquivos trocados entre cientistas da Universidade britânica de East Anglia e vários de seus correspondentes mundo afora. Esta universidade, através de sua Unidade de Pesquisas Climáticas (CRU), é responsável, entre outras coisas, pelo cálculo das temperaturas médias globais utilizadas pelo Painel Internacional de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, e seu atual diretor, Dr. Phil Jones, um dos autores do capítulo do relatório do mesmo IPCC que trata da “detecção das mudanças climáticas e suas causas”.

    A leitura desses arquivos sugere, como bem resumiu Andrew Bolt, uma grande e embaraçosa teia de conluios, falsificações, destruição (possivelmente ilegal) de dados e informações, resistência organizada à divulgação de idéias contrárias, manipulação de dados estatísticos, admissão privada de erros e muito mais.

    Para se ter uma idéia do descalabro, há um e-mail de Kevin Trenberth que, entre confuso e arrogante, tenta entender por que não há qualquer aquecimento desde 1998. Diz o valente: “O fato é que não podemos explicar a falta de aquecimento no momento e é ridículo que nós não possamos”. Então, no lugar de celebrar a boa notícia, o indigitado prefere culpar o termômetro pela ausência de febre e arremata: “Nosso sistema de observação é inadequado.” Seria cômico, não fosse trágico.
    As mensagens também mostram, em cores nítidas, como o Dr. Phil Jones discute com os colegas as táticas e estratagemas para evitar liberação de dados para cientistas de fora da sua igrejinha. Ficamos conhecendo cada uma das desculpas e artimanhas utilizadas para ocultar as medições primárias sobre as quais seus registros de temperatura foram baseados e elaborados. Além disso, a turma é instada, por mais de uma ocasião, a apagar arquivos de dados armazenados em seus computadores.
    É profundamente lamentável verificar o descaramento com que se manipulam dados, sempre visando a reduzir os registros de temperaturas passadas e “ajustar” as mais recentes para cima, a fim de dar impressão de um aquecimento acelerado. Mas a coisa não para aí. Não bastasse a desonestidade intelectual e desprezo total pelo método científico, há ainda uma implacável determinação para silenciar todo e qualquer especialista que ouse questionar suas “descobertas”. A estratégia consiste não apenas da recusa sistemática de disponibilizar seus dados básicos à comunidade científica, mas também – e acima de tudo – de tentativas concertadas de desacreditar qualquer jornal ou revista científica que se atreva a publicar os trabalhos e estudos dos chamados céticos. Eis, afinal, como o tal “consenso” foi fabricado.

    Ademais, é preocupante que decisões tão importantes para o futuro da humanidade, como as de Copenhague, venham a ser tomadas a partir de informações no mínimo imprecisas e viciadas por interesses muito além da ciência, no lugar de pesquisas isentas, debates abertos e transparentes.

  47. Ademar J. Domingues

    -

    15/12/2009 às 10:24

    Em cada cabeça, uma sentença. Cada vez mais temos noção, que a cada ação de nossa parte, pode
    afetar nossos semelhantes, independente de estarem perto ou distantes. O aquecimento global já é
    uma realidade, da qual não se pode escapar. Não há mais dúvida, que a temperatura da Terra
    aumenta, à medida que uma população gigantesca, usa e abusa de recursos naturais e desmata cada
    vez mais. E o pior, é que já sentimos na pele, boca e cabeça, os efeitos colaterais dessas mudanças.
    Nunca se viu tanta gente, andando pelas ruas sem camisa e desesperadas como agora. Será que o
    polo norte pode ficar sem gelo? Por incrível que pareça, já está ficando bem antes das previsões e
    com velocidade. Não é à toa, que o urso polar que depende do mar congelado para caçar focas, já
    está na lista de animais em extinção.. São fatos, que me faz lembrar de uma frase na bíblia que diz:
    “Maldita é a Terra por tua causa, em fadiga obterás dela o sustento durante os dias da tua vida.!
    Só que na minha opinião não precisava depredar tanto e com tanta ganância e egoismo.

  48. Ronaldo Jacintho

    -

    15/12/2009 às 7:01

    “A política dos chamados ambientalistas, desconhecedoras da Geologia é, na verdade, uma política de suicídio coletivo. Geologicamente falando, as emissões de CO2 não constituem problema, mas uma solução para uma vida melhor aqui na Terra”. “Aquecimento Global – Realidade e Fantasia” Download PDF PORTUGUÊS

  49. Jeniffer

    -

    14/12/2009 às 21:49

    Realmente, estamos verificando muitos fenômenos adversos em locais os quais não aconteciam no passado.
    Cabe ao homem refletir e pesar os valores desse nosso mundo capitalista. O ecossocialismo talvez seja uma das soluções as quais os governos podem propor, para melhorar a saúde do nosso planeta.

  50. Leon

    -

    14/12/2009 às 20:09

    Existe muita especulação a respeito do aqueciemnto global, comenta-se apenas as opiniões favoráveis e descartam-se opiniões contrárias. Isso torna o debate tendencioso e injusto. Muito do que se atribui ao aquecimento global é mito ou simplesmente terrorismo puro. É preciso deixar mitos e ideologia de aldo e tratar e tema tecnicamente.

  51. RenanF

    -

    14/12/2009 às 19:08

    Aquecimento Global é MITO, só quem está com a mente bem lavadinha não enxerga a palhaçada.

    Já a poluição e o desmatamento, tem que ser combatidos, principalmente o lixo.

  52. João Gualberto

    -

    14/12/2009 às 18:44

    Cambada de ignorante, não temos tanto poder assim, 1% de aumento da atividade solar ou um vulcão mais nervoso produzem mais efeito sobre o clima que 10000 mil anos de emissão. Tô de saco cheio destas paranóias, nos anos 70 era o esfriamento global, depois a desertificação que ia acabar com o mundo em 30 anos, depois o bug do milênio, depois o louco do Nostravamus, AIDS que ia dizimar o mundo, gripe do porco, ébola, a cada ano é uma tragédia nova. Mas esta do clima é especial, climatologo não acerta nem o clima do dia e se acha gênio para acertar daqui a 100 anos !!!!! Pura besteira, cientistas e ONG´s que lucram com a paranóia somado aos países desenvolvidos, para os quais é muito interessante nos deixar sem emissões e os otários brasileiros ainda caem, o Brasil em questões internacionais é o típico português na orgia. Leiam um pouco, estudem, parem de ser gado !!!!

  53. José Maas

    -

    14/12/2009 às 18:14

    A quantidade de fumaça despejada na atmosfera terreste equivale a fumaça de um
    mísero palito de fósforos em relação a um campo de futebol ! (nada…)
    Foi bom encontrar aqui opiniões que fecham com as minhas.
    O que mais me preocupa não é o aquecimento global e sim a real intenção de nos
    bombardearem com tantos absurdos que eu não faço a menor idéia qual seja.

  54. Manoel Barbosa da Silva

    -

    14/12/2009 às 16:50

    Acredite se quiser, mais que o nosso planeta, se continuar assim, vai durar pouco é realidade. Ou cada um faz sua parte, ou todos pagaram uma conta muito alta. Inclusive os que não acreditam.
    Espero que em copenhagem alguma idéia possa surgir para, pelo menos, adiar essa catastrofe anunciada e com data marcada.
    Todos nós que estamos vendo as consequencias do aquecimento global, somos ‘terroristas glaciais’, menos o Valton eo João Gualberto, para estes, aquecimento global nem existe.
    Ainda bem.

  55. Viviane Sillva

    -

    14/12/2009 às 16:40

    Valton e Gualberto, por vocês acharem que essas catástrofes já acontecem há alguns anos e considerá-las como algo normal, que pretendem ficar de braços cruzados e ainda colocar culpa no outro? É por causa de pessoas acomodadas como vocês que o mundo está assim… Há anos que o planeta vem esgotando aos poucos seus recursos naturais, e lógico, os sinais e as consequências são cada vez mais fortes… Essas catástrofes demonstradas é só um pouquinho do pior que está por vir. Para cada um que faz quase tudo para mudar, pode ser quase nada perto daqueles que não fazem e ainda por cima postam opiniões totalmente equivocadas.
    Vamos fazer a nossa parte para reverter esse quadro sim, até porque, cada um de nós temos uma parcela de responsabilidade quanto ao aquecimento global, inclusive de não buscar o mínimo de informação e ignorar um fato extremamente relevante e desvatador para todos nós enquanto seres humanos. Vejam o documentário e terão a experiência de mudar seus pensamentos : Home, o mundo é a nossa casa!

  56. Alan Sam

    -

    14/12/2009 às 14:53

    Aqueles que dizem amém para o aquecimento global estão certos à priori, não importa seus argumentos, e aqueles que duvidam, por mais embasados que sejam, estão automaticamente desqualificados para dar a sua opinião. Assim é a discussão sobre o aquecimento global: viciado já no início.

    Não vou pagar pra ver, vou “pintar a minha casa de branco” também. Mas, e se a Terra não esquentar? VOCÊS que me xingam, me desqualificam e me ridicularizam, vão me pedir desculpas? CLARO QUE NÃO…

  57. Valton

    -

    14/12/2009 às 13:26

    Puro “terrorismo glacial”. Alguém lembra do “buraco de ozônio” do Polo Sul que iria dizimar as populações do hemisfério sul com câncer de pele (se não usassem toneladas de cremes protetores nº 50 ?) Virou dois (buracos) menores e em seguida sumiu, desapareceu o buraco de ozônio e não se fala mais nisso. Mais, dos anos 600 a 1120 da nossa era foi um época de temperaturas groenlandesas um pouca mais mornas: os Vikings se instalaram por lá, assentando colônias e instalando fazendas até o começo do século XII, tudo facilitado pela doçura climática e mares com um pouco menos de gelo. A partir de 1120 o resfriamento se instaura com variações de 100 ou 130 anos, com alternâncias de frio e calor. A Groenlândia sofreu uma pequena era glacial Dos séculos XVI ao XIX, notadamente no século XVII, assim como na Europa ocidental, particularmente documentada nos Alpes, Tirol, passando pela Suiça e Savoia. Sabemos disso graças pelos arquivos e uma iconografia superabundante. O importante é que de 1590 a 1850 a continuidade de marés glaciais. Contudo, é bem verdade que o CO2 na atmosfera é fator de aquecimento, a liberação de grandes quantidades de energia de origem fóssil ou nuclear seguem a mesma tendência, mas a poluição da alta atmosfera pela poeira industrial será um fator de resfriamento.

  58. Ivan

    -

    14/12/2009 às 13:14

    enquanto tiver pessoas,como esses usuários e politicos,querendo saber mais que especialistas no assunto,exemplo:os 200maiores cientistas do mundo,afirman que todas essas catastrofes modernas,a seca no rio amazonas,os tsunami,tufoes e furacoes cada vez mais intensos e maiores,secas mais prolongadas,sao consequencias diretas do nosso modo de vida.
    mas tem pessoas que vao morrer afogadas numa chuva de lama,e vao continuar dizendo que isso nao tem nada a ver,ou eu nao tenho nada a ver com isso.

    a água nao vai durar para sempre,os alimentos tb nao vao durar.
    vi num dia desses uma foto de satélite de uma montanha de lixo,do tamanho do rio de janeiro,a flutuar no oceano pacifico,o homen tb já conseguiu sujar até fora do planeta,existem montanhas de lixo no mundo inteiro,calotas polares derretem,o mar invade cidades litoranes no interior do brasil,vi ontem uma reportagem de uma imensa e intensa ressaca em Rio grande do sul,num lugar onde nunca houve em trinta anos tal coisa,minha amiga mora nessa local,desde 1980,ela disse;-nunca vi coisa igual a essa ressaca.

    aos poucos vamos morrendo e as pessoas continuam dizendo:-isso nao tem nada a ver”?!,para mina essas pessoas sao tao egoistas quanto os politicos que só pensam no lucro imediato,é isso que está destruindo o nosso planeta,cobiça,ambiçao desenfreada e desmedida,imediatismo.
    que futuro deixarao para os nossos filhos,um planeta destruido,degradado?

    a biblia há 2000anos já dizia:-mas tb a natureza está cativa,(PRESA),pois ficou presa pela cobiça humana,que a tornou cativa,e a natureza anseia em se libertar,pois ela geme e sofre,de dores como a mulher que está prestes a dar á luz.

    e diz mais as escrituras:-mas Deus,destruirá os que destroem a criaçao de DEus.

    enfim completa com uma profecia tenebrosa:-mas no fim dos tempos,haverá escassez de alimentos,e víveres.
    como pessoas que nasceram há mais de 2500anos,poderiam sequer ter idéia de que a natureza sofreria com a cobiça,exploraçao e tb como poderiam eles saber que haveria fome,escassez de alimentos,e muitas doenças e catastrofes,nos fins dos tempos>
    será que estamos condenados?

  59. GetReis

    -

    14/12/2009 às 13:09

    A ocupação de áreas urbanas, impróprias à habitação, provocada pelo homem e principalmente por políticos incopetentes e desonestos, que não se preocupam com zoneamento urbano (no bom sentido) nem com saneamanto básico e o povo despreparado que não coleta e destina adequadamente o lixo, são grandes causas de catástrofes nas cidades ribeirinhas. Não é possível retirar toda a vegetação dos morros e encostas, neles construir casas etc e querer que tudo fique como estava! assim não dá!

  60. Manoel Barbosa da Silva

    -

    14/12/2009 às 13:05

    O pior cego é o que não quer vê.
    As coisas estão acontecendo no dia a dia, nos afetando diretamente e ainda há quem não acredita.
    Tudo a ver com aquecimento global sim. E acredito ainda, que para não criar uma paranóia coletiva, muita coisa está sendo encoberta. Quase a totalidade dos países, não iriam se reunir para tratar de um tema sem importancia.
    Porém o João Gualberto e o Valton devem estar certos, e o resto do mundo está errado.
    Deus queira…

  61. Fernando

    -

    14/12/2009 às 12:13

    A Bíblia fala em Gn 1.31 , depois que Deus terminou a sua obra, que tudo que Deus fez é bom.

    O Homem, em nome do progresso, na sua estúpida ganância, não sei até onde isto nos beneficia, pq depois de tantas descobertas, algumas louvavel, outras nem tanto, depois de tanto conhacimento adquirido, a humanidade está cada vez pior, o que está faltando é amor entre as pessoas, estamos adorando mais a criatura do que o criador, e só agora estamos descobrindo o estrago que foi feito na natureza e tentando corrigir, todos nós temos culpa nisso tudo e cada um tem que fazer a sua parte, por menor que seja, desde evitar jogar um papel de bala no chão. Ainda dá tempo de construirmos e deixarmos um planeta, que é a nossa casa, melhor para nossos filhos e netos.

  62. Valton

    -

    14/12/2009 às 12:08

    Não é o aquecimento tropical e suas “chuvas torrenciais” que estão alcançando latitudes maiores fazendo com que insetos se aglomerem em áreas sem saneamento básico e assistência médica. São estas áreas sem saneamento básico e assistência médica é que estão se alastrando, alcançando as zonas florestais onde “chove torrencialmente”.

  63. Valton

    -

    14/12/2009 às 11:56

    Enquanto ilhas somem outras aparecem: no Havaí, em Sumatra, na Islândia…

  64. Valton

    -

    14/12/2009 às 11:53

    Como os incêndios anuais no cerrados do Planalto Central ou de Yellowstone nos estados americanos de Wyoming, Montana e Idaho (também cíclicos ou periódicos há milhares de anos).

  65. Valton

    -

    14/12/2009 às 11:49

    “Um dos pulmões do mundo”, portanto, já que consiste na “metade” das florestas tropicais do mundo – em inglês: rainforest (florestas chuvosas). E como o nome está dizendo, chove sempre, mas com períodos cíclicos (ou alternados e pontuais) de seca. Assim como o rio Itajai, no sul, o rio Branco, no norte apresenta barrancas altíssimas (ou profundas, de 18 a 20 metros) que na época das cheias costumam extravasar-se e na época das secas formam um “respeitável” filete de água (como vem acontecendo há milhares de anos).

  66. Valton

    -

    14/12/2009 às 11:39

    Em Foz do Iguaçu (que no inverno apresenta temperaturas, as vezes abaixo de 0º), no verão de 1968/69 a temperatura chegou aos 52º C durante longo período. Uma jovem moradora sofreu de desnutrição aguda porque, constatou-se, ao invés de alimentar-se corretamente passava dias e noites ingerindo sorvete.

  67. Valton

    -

    14/12/2009 às 11:33

    Nada a ver com “aquecimento global”; já aconteceu a mesma coisa antes (várias vezes) e acontecerá novamente. Obras de engenharia ao longo do rio Itajai poderiam amenizar sobremaneira o problema.

  68. Mauricio Joffre da Silva

    -

    14/12/2009 às 11:10

    Tudo o que posso dizer, o homem por ganância e por ser ignorante, vem destruindo o planeta aos poucos. O que levou milhões de anos para existir, o homem destruiu em aproximadamente cem anos.
    Agora vem preocupação de vários países, depois de tanto mal que causaram ao nosso planeta. Deus fez tudo certo, sem faltar nada. Depois de quase destruir o planta, é que os principais países veem nos informar que temos que reduzir as emissões de gases na atmosfera, que temos que reciclar plásticos, metais, vidros, etc. Porque não se preocuparam com isso antes? Veja só quantas catástrofes da natureza, tudo por culpa do homem que adminstra mal o qua Deus deixou, desde o início da humanidade. Veja bem, a natureza não avisa, ela manda o recado. E o recado que temos, é o que está acontecendo.

  69. João Gualberto

    -

    14/12/2009 às 11:10

    Algumas pessoas enxergam santos e demônios nas nuvens outras veem nuvens mesmo. Atribuir ao aquecimento global estes eventos, beira ao ridículo, por exemplo, já houveram secas e cheias maiores no amazonas e no Sul, nenhum dos fatos apontados é extremo e inédito são apenas acontecimentos climáticos normais. Agora é estranho que os profetas do tempo falem que daqui a 100 anos o clima vai estar quente, eles nem sabem se vai chover no fim do dia, como vão acertar daqui a 100 anos????

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados