PUBLICIDADE

Home  »  Últimas notícias / Agência Estado

São Paulo

Dependentes de destilados têm mais dificuldades de largar vício

10:47 | 09 de Outubro de 2009

Por AE

São Paulo - Pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelou que dependentes que tomam preferencialmente bebidas destiladas, como cachaça, uísque e vodca, têm mais dificuldade para abandonar o vício do que dependentes que preferem cerveja. O estudo, feito pelo psiquiatra Danilo Baltieri, pode indicar novos tratamentos.

Segundo o pesquisador, cujo trabalho será publicado na revista científica Alcohol, a quantidade de álcool ingerida explica a diferença. O grupo que prefere destilados consome em média 320 gramas de álcool por dia. Já os que adotam a cerveja, ingerem média de 260 gramas diariamente. Para se ter uma ideia da quantidade, 260 gramas por dia correspondem, segundo Baltieri, a 11 garrafas de 600 mililitros.

O pesquisador ressalta, porém, que os consumidores de destilados como a cachaça têm nível socioeconômico mais baixo que os bebedores de cerveja, o que pode influenciar na dependência. “Avaliamos a bebida preferencial de cada paciente portador de deficiência alcoólica”, explicou. “Com a pesquisa, podemos avaliar o melhor tratamento.” Segundo Baltieri, esse é o primeiro estudo no mundo a relacionar a aderência ao tratamento com o tipo de bebida ingerida.

O objetivo da pesquisa era testar a eficácia de dois tipos de remédios (topiramato e naltrexone). Para isso, Baltieri e sua equipe separaram os dependentes de acordo com a bebida preferencial consumida. O grupo dos destilados aderiu menos aos tratamentos que o grupo da cerveja. “O grau de dependência foi maior entre os que consomem destilados”, diz Baltieri. “Ou abandonaram o tratamento antes ou voltaram a beber mais precocemente.”

A diferença entre os dois grupos estava na fissura - vontade incontrolável de beber. Os consumidores preferenciais de destilados têm mais compulsão para beber que os de cerveja. Vale ressaltar que o estudo não permite relacionar que destilados provocam maior dependência do que a cerveja. “A pesquisa foi feita com pessoas já dependentes.” As informações são do Jornal da Tarde.

AE

Copyright © Agência Estado. Nenhuma das informações contidas neste servidor pode ser reproduzida, seja a que título for, sem o acordo prévio da Agência Estado.
EDIÇÃO DA SEMANA
ACERVO DIGITAL
PUBLICIDADE

Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados