Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 724 - 31 de outubro de 2001
Geral Saúde
 

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Sumário
Brasil
Geral
 

Madeireiros desmatam 80% mais que o permitido
Tomar 2 litros de água por dia não ajuda
O colunismo da troca de favores
Os bilionários latino-americanos
Metade dos CDs no Brasil são cópias ilegais
Por que o Nordeste tem dificuldade para economizar
Pesquisa revela os desmandos dos chefes

Economia e Negócios
Especial
Guia
Artes e Espetáculos

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Luiz Felipe de Alencastro
Sérgio Abranches
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Arc
Gente
Datas

Para usar
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Digite uma ou mais palavras:

Busca detalhada
Arquivo 1997-2001
Reportagens de capa 2000 | 2001
Entrevistas
2000 | 2001
Busca somente texto 96|97|98|99|00|01


Crie seu grupo




 

Dois litros? É um exagero

Médicos combatem a idéia de que
é preciso beber muita água por dia

Anna Paula Buchalla

Quanta água você deve beber por dia? A resposta habitual é "oito copos ou o equivalente a 2 litros". Por essa medida, os americanos seriam um povo desidratado. Um levantamento dos produtores de água mineral dos Estados Unidos, feito com 3.000 pessoas, mostra que o consumo médio por lá é de apenas 1,5 litro per capita – o que ensejou, é claro, uma campanha da indústria para vender mais garrafas de água mineral. Os dados disponíveis por aqui permitem concluir que os brasileiros tomam diariamente um pouco mais: 1,6 litro. Ou seja, formaríamos também uma massa de desidratados e, conseqüentemente, estaríamos sujeitos a males como dores de cabeça, distúrbios intestinais e problemas nos músculos e nas articulações. Mas, antes de correr para o bebedouro, saiba que os 2 litros de água por dia são um número sem nenhum fundamento científico. Essa quantidade foi determinada há cerca de quinze anos, depois que estudiosos constataram que um adulto saudável, de porte médio, tem uma perda diária de 2 litros. Não demorou muito para que se fizesse a tosca dedução de que, então, era preciso tomar os tais oito copos. Cristalizado o lugar-comum, surgiram dietas e receitas de beleza que emprestaram à água poderes emagrecedores e estéticos quase tão milagrosos quanto os efeitos especiais de Hollywood. Tudo bobagem.

Liderados pelo médico americano Robert Alpern, da Universidade do Texas, muitos especialistas estão combatendo essa idéia estapafúrdia de que é necessário se entupir de água para manter uma boa saúde. Na verdade, dependendo da pessoa e do seu estilo de vida, 2 litros podem até ser prejudiciais. Sobrecarregam os rins e causam a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. O mais adequado é consumir 1 litro por dia – quatro copos –, não importa se na forma de água mesmo ou de sucos e leite. Não, chope não vale. "Álcool rouba a água do organismo, o que explica a boca seca típica da ressaca", explica a nutricionista Midori Ishii, da Universidade de São Paulo. O outro litro que o corpo necessita repor é obtido indiretamente por meio da alimentação. Em maior ou menor grau, todos os alimentos contêm água. As frutas lideram o ranking dos, por assim dizer, sólidos mais líquidos. Em seguida, vêm as verduras, legumes e carnes. Um bife acebolado de 100 gramas tem 71% de água. Só é recomendável uma quantidade maior de líquido para atletas de alta performance, que suam demais, e para pacientes que sofrem de pedras nos rins. Quatro copos por dia significam, em resumo, que você deve beber água quando sentir sede. Pois é.

   
 

   
  voltar
   
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS