PUBLICIDADE

Home  »  Revistas  »  Edição 2158 / 31 de março de 2010


Índice    Seções    Panorama    Brasil    Internacional    Geral    Guia    Artes e Espetáculos    ver capa
Panorama

Datas

Morreu

• o geneticista carioca Oswaldo Frota-Pessoa, pioneiro no estudo e no ensino de genética humana no Brasil. Professor da UFRJ e da USP, com a qual teve vínculo por mais de meio século, Frota-Pessoa liderou a formação da primeira equipe de pesquisa especializada em genética no Brasil – o que resultou na organização do Centro de Estudos do Genoma Humano no país. Dia 24, em São Paulo, aos 92 anos.

 

SEG|22|MAR|2010

Zanone Fraissat/Folha Imagem

Iasi
Indiciado o estudante que deu carona
ao assassino do cartunista Glauco

Indiciado

• pela participação no homicídio do cartunista Glauco e seu filho Raoni Vilas Boas o estudante Felipe Iasi, de 23 anos. Iasi levou o assassino Carlos Eduardo Sundfeld Nunes de carro até o local do crime, a chácara onde os Vilas Boas viviam. Uma testemunha acusa o estudante de ter facilitado a apro-ximação do assassino, e a polícia suspeita que ele ajudou Nunes a fugir. Para comprovar essa tese, está cruzando os registros do telefone celular de Nunes com os do rastreador do automóvel de Iasi.

 

Divulgadas

AP

Elefantes bebês
Os primeiros gêmeos machos
da espécie já têm 80 quilos cada um

• as primeiras imagens dos elefantes tailandeses Thong-Kum e Thong-Tang, os primeiros gêmeos machos da espécie. O nascimento de elefantes gêmeos é raríssimo e as chances de sobrevivência, ínfimas, porque as elefantas não costumam ter capacidade de nutrir dois filhotes. Mas, com duas semanas de vida, Thong-Kum e Thong-Tang já pesam 80 quilos cada um e estão saudáveis. O elefante é um animal sagrado na Tailândia e também um símbolo nacional, mas a espécie corre risco de extinção na-quele país por causa do desmatamento, que reduziu o habitat desses animais.

 

 

TER|23|MAR|2010


Perelman
O russo achou a solução para a Conjectura
de Poincaré, mas rasgou o dinheiro

Recusou

• um prêmio de 1 milhão de dólares o matemático russo Grigori Perelman. O dinheiro lhe foi oferecido pela organização americana Clay Mathematics Institute, em reconhecimento ao seu trabalho, que solucionou um problema listado entre os sete mais difíceis: a Conjectura de Poincaré. Formulada em 1904 pelo francês Henri Poincaré, ela pressupunha que seria possível reduzir a um único ponto todos os espaços delimitados por uma esfera. A ideia já havia sido comprovada para formas em duas dimensões, mas não para aquelas em três. Grigori Perelman conseguiu fazer isso e, em 2002, publicou o resultado na internet sem estardalhaço. O Clay Mathematics Institute celebrou o triunfo do russo, mas ele é esquisitão. Perelman abandonou sua cadeira no Instituto de Matemática Steklov, de São Petersburgo, em 2003. Desde então, vive recluso com sua mãe, raramente faz a barba e jamais fala com jornalistas.




QUI|25|MAR|2010

Foi criado

• pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) um programa de resgate financeiro para salvar a Grécia da bancarrota. É a primeira vez que o fundo socorre um país que usa o euro como moeda. Costurado pelos governos da França e da Alemanha, o plano não prevê um empréstimo imediato. Apenas dá acesso a uma linha de crédito de mais de 20 bilhões de euros. Os países do bloco entrarão com dois terços desse montante. O fundo, com o restante. Mesmo no caso da Grécia, a concessão do crédito dependerá da aprovação unânime dos integrantes da zona do euro, o que ainda não ocorreu.

EDIÇÃO DA SEMANA
ACERVO DIGITAL
PUBLICIDADE
OFERTAS



Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados