Edição 1 642 - 29/3/2000

VEJA esta semana

Brasil
Internacional
Geral
Metrô de Atenas desenterra tesouros milenares
No Vale do Silício sobra dinheiro e falta mulher
Todos querem ser parentes de Pedro Álvares Cabral
Depois dos Pokémons, vêm aí os Digimons
Cresce o número de viajantes da terceira idade
A minivan caiu no gosto dos brasileiros
As grandes montadoras voltam à Fórmula 1
Rio Grande do Sul é celeiro de top models
Dieta rigorosa estimula compulsão alimentar
São as mulheres que pedem a separação do casal
Economia e negócios
Guia
Artes e Espetáculos
Colunas
Claudio de Moura Castro
Sérgio Abranches
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo
Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Contexto
Holofote 
Veja essa
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Veja recomenda
Lista de mais vendidos

Banco de Dados 

Para pesquisar digite uma ou mais palavras no campo abaixo. 


 

Vitamina C, mas sem exagero

 
Fotos: Jorde Butsuem e Marcio Capovilla
Suco de laranja: vitamina C em perigo

A mais famosa das vitaminas está na berlinda. Um estudo do epidemiologista americano James Dwyer, da Universidade do Sul da Califórnia, divulgado no início do mês em um congresso na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, colocou um aviso de alerta no consumo excessivo da vitamina. O médico constatou que altas doses de vitamina C podem endurecer as artérias, aumentando o risco de infartos e derrames. A equipe do pesquisador usou ultra-som para medir a espessura da carótida – a principal artéria de irrigação sanguínea do cérebro – de 600 pessoas. Os dados obtidos foram cruzados com informações a respeito dos hábitos dos pacientes. Entre esses, o consumo diário de doses extras da vitamina C. Depois de um ano e meio, observou-se que as artérias das pessoas habituadas a tomar 500 miligramas diárias do suplemento vitamínico estavam duas vezes e meia mais grossas que o normal. Nos fumantes, o efeito foi ainda mais sério. A mesma quantidade provocou um aumento cinco vezes maior. A dose recomendada de vitamina C é bem menor – 60 miligramas diários, o suficiente para ajudar na formação das proteínas, aumentar a absorção de ferro e fortalecer o sistema imunológico.

A teoria de que megadoses de vitamina C retardam o envelhecimento e até ajudam a prevenir o câncer ganharam força com Linus Pauling, Nobel de Química em 1954 e da Paz em 1962. Ele próprio tomava cerca de 10 gramas da substância todos os dias. Morreu em 1994, aos 93 anos, vítima de um tumor maligno na próstata. Os discípulos de Pauling argumentam que, se não fosse o suplemento, o químico teria morrido muito antes. "Por muitos anos só se falou dos efeitos positivos das doses extras da vitamina", diz o biólogo Fernando Reinach, da Universidade de São Paulo e da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. "Sabe-se agora que até mesmo uma substância essencial à saúde, em excesso, pode fazer muito mal." É o feitiço virando contra o feiticeiro. O estudo de Dwyer soma-se a outras pesquisas sobre os efeitos nocivos do exagero no consumo de vitamina C. Além de provocar acidez estomacal, os miligramas a mais inibem a absorção de nutrientes essenciais ao organismo, como a vitamina B. Dois copos e meio de suco de laranja por dia suprem a quantidade de vitamina C necessária – sem nenhuma contra-indicação.