Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 804 - 28 de maio de 2003
Datas

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Índice
Seções
Brasil
Geral
Guia
Artes e Espetáculos

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Claudio de Moura Castro
Gustavo Franco
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Arc
Gente
VEJA on-line
Datas
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Arquivo 1997-2003
Reportagens de capa
2000|01|02|03
Entrevistas
2000|01|02|03


 
AP
A partitura original da Nona Sinfonia: vendida por 3,5 milhões de dólares


Vendida:
por 3,5 milhões de dólares a partitura original da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, de 1824. De acordo com um comunicado da casa Sotheby's, que fez a venda, foi o mais importante trabalho musical já leiloado. A partitura de 575 páginas é manuscrita e tem rabiscos de revisão do autor. O nome do comprador foi mantido em segredo. Dia 22, em Londres.

Suspenso: o contrato para a instalação do Museu Guggenheim na capital fluminense. De acordo com a liminar de efeito suspensivo, o município ficaria endividado por mais de dez anos em função do museu. O juiz João Marcos Fantinato, da 8ª Vara da Fazenda Pública, entendeu que gastos que ultrapassam o ano corrente devem ser incluídos no Plano Plurianual, o que não ocorreu. Dia 20, no Rio de Janeiro.

Confirmado: pelo Vaticano que o papa João Paulo II tem mal de Parkinson. A declaração do cardeal Giovanni Battista Re, chefe da Congregação dos Bispos, foi publicada no jornal italiano Corriere della Sera. Dois dias depois, após um ato de canonização de quatro beatos, o papa disse estar chegando o dia em que terá de se apresentar "perante Deus". Dia 17, em Roma.

Premiada: na 29ª edição do Saturn Awards como melhor atriz pela sua atuação no seriado Alias Jennifer Garner. O diretor Steven Spielberg levou os prêmios de melhor diretor e melhor filme de ficção científica, por Minority Report, e de melhor programa de TV, pela minissérie Taken. Dia 18, em Los Angeles.

Aprovada: pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado a indicação do procurador Joaquim Benedito Barbosa Gomes para o Supremo Tribunal Federal. Todos os votos foram favoráveis a Gomes, o primeiro negro a alcançar a mais alta corte do país. Dia 21, em Brasília.

Condenado: à pena de morte o agricultor chinês Liu Baocheng, acusado de transmitir voluntariamente o vírus da Sars, a síndrome respiratória aguda grave. Ele fugiu do hospital em que se tratava, numa província no norte da China, e pegou um trem até sua cidade natal. No percurso, manteve contato com mais de quarenta pessoas, colocando-as em risco. Na semana passada, em Cingapura, onze pessoas foram multadas em 260 dólares cada uma por cuspir em público. A punição faz parte das medidas preventivas contra a transmissão da doença. A informação sobre a condenação do agricultor foi divulgada pelas autoridades chinesas no dia 22, em Pequim.

Libertados: na Argentina o ex-guerrilheiro Enrique Gorriarán Merlo e o líder cara-pintada Mohamed Alí Seinedín. Na quinta-feira, o presidente argentino Eduardo Duhalde assinou o decreto de indulto a 25 presos políticos, entre eles Merlo e Seinedín, que cumpriam prisão perpétua. Gorriarán Merlo matou o ex-ditador da Nicarágua Anastásio Somoza, no Paraguai, em 1980, disparando um tiro de bazuca contra o carro que o levava. Também comandou o ataque ao quartel La Tablada, em 1989, que resultou em 39 mortes. Seinedín foi o autor de vários golpes frustrados nas décadas de 80 e 90. Dia 22, em Buenos Aires.

Atingida: por um terremoto que provocou a morte de mais de 1.500 pessoas a região da capital da Argélia. O tremor alcançou 6,8 pontos na escala Richter. Foi o mais forte dos últimos 23 anos. Dia 21.

Presos: dezessete diretores do sindicato dos motoristas da capital paulista. Eles são acusados de receber propina dos empresários do setor de transportes para organizar greves e assim forçar a prefeitura a renegociar contratos e aumentar as tarifas. O presidente da entidade, Edivaldo Santiago da Silva, também é acusado de participação em homicídios. As prisões começaram no dia 20, em São Paulo.

Encontrado: um avião bimotor com 3,5 milhões de reais em cédulas de dólar e libra esterlina, abandonado pela tripulação depois de um pouso forçado por falta de combustível. Parte do dinheiro estava dentro de uma mala com etiqueta do aeroporto de Cidade do México. A polícia achou vestígio de cocaína dentro da aeronave e acredita que ela era usada para transportar drogas e dinheiro do tráfico. O bimotor foi visto por agricultores, que telefonaram para a polícia. Dia 22, numa fazenda a 20 quilômetros de Boa Vista.

Divulgada: pelo Ministério do Meio Ambiente a nova lista de espécies ameaçadas de extinção na fauna brasileira. O documento tem 395 novas espécies. Entraram na lista o macaco-prego, o veado-bororó-do-sul, a jararaca-ilhoa e vários insetos e aranhas. O guará, o jacaré-açu, o jacaré-de-papo-amarelo e a harpia saíram da relação. Dia 22, em Brasília.

AP
Jennifer Lopez de cera: a estátua cora quando assediada


Exposta:
no museu Madame Tussaud uma réplica de cera da atriz Jennifer Lopez. A estátua é programada para interagir com o público. Entre os efeitos, existe um que deixa o rosto da boneca vermelho quando ela é tocada no traseiro. Dia 21, em Nova York.

Denunciado: pelo Ministério Público federal ao Superior Tribunal de Justiça o ex-governador do Espírito Santo José Ignácio, acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Também foram denunciados a mulher do governador, Maria Helena Ferreira, que atuava como secretária de Trabalho e Ação Social, e outros dois auxiliares de Ignácio. Dia 21, em Vitória.


Sergio Dutti
João Alvino, o cunhado de Collor: prisão preventiva


Decretadas:
a prisão preventiva, por envolvimento com tráfico de drogas, do empresário João Alvino Malta Filho, irmão da ex-primeira-dama Rosane Collor de Mello. Dia 21, em Atalaia, Alagoas.

• a quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado federal Enéas Carneiro, de São Paulo. Ele é acusado de vender vagas em seu partido, o Prona, para candidatos às eleições de 2002. A decisão foi tomada dia 16 e divulgada no dia 22, em São Paulo.

Absolvido: pela Justiça do Estado americano da Carolina do Sul o cantor de soul James Brown, acusado de assalto e porte de drogas. Brown passou quinze meses preso no Estado. Ele já invadiu uma reunião de segurança com uma arma. Noutra ocasião, a polícia encontrou maconha em seu apartamento. Dia 20, em Columbia.

 

MORRERAM

AP


Wendy Hiller,
atriz, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante de 1958 por sua interpretação no filme Vidas Separadas. Wendy também atuou em Conduzindo Miss Daisy e O Homem Elefante. Ela morreu no dia 14, mas sua morte foi noticiada no dia 19. Aos 90 anos, de causa não divulgada, em Beaconsfield, na Inglaterra.


AFP


Alejandro de Tomaso,
empresário, ex-piloto de corridas de carro e dono, por dezoito anos, da fábrica de automóveis Maserati. Nascido na Argentina, Tomaso mudou-se para a Itália por problemas políticos. Dia 21, aos 74 anos, de ataque cardíaco, em Módena, na Itália.


Argemiro Patrocínio, compositor, autor de A Chuva Cai, sucesso na voz de Beth Carvalho, e Solidão. Ele era sambista da Velha Guarda da Portela, escola de samba na qual ingressou como ritmista, nos anos 50. Patrocínio estava deprimido desde a morte de sua mulher, quinze dias antes, e teve um problema cardíaco durante a madrugada. Dia 22, aos 80 anos, no Rio de Janeiro.

 

 
 
   
  voltar
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS