BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
ACESSO LIVRE
Conheça as seções e áreas de VEJA.com
com acesso liberado
REVISTAS
VEJA
Edição 2027

26 de setembro de 2007
ver capa
NESTA EDIÇÃO
Índice
COLUNAS
Lya Luft
Millôr
André Petry
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo
SEÇÕES
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA.com
Holofote
Contexto
Radar
Veja essa
Gente
Datas
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
Publicidade
 

Datas

 
Wanderlei Almeida/AFP
Tiago Camilo: o melhor do mundo no judô

Eleito: o melhor judoca do mundo, o brasileiro Tiago Camilo, pela federação internacional do esporte. Ele recebeu o título depois de conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô na categoria meio-médio (até 81 quilos). Camilo ganhou todas as suas lutas por ippon, termo que designa um golpe perfeito, que encerra o combate. Suas vitórias, mais as de João Derly e Luciano Corrêa, nas categorias meio-leve e meio-pesado, respectivamente, fizeram do Brasil a melhor equipe masculina do torneio. Dia 16, no Rio.  

Preso: o cambojano Nuon Chea, de 82 anos, um dos principais líderes do Khmer Vermelho. O Khmer foi uma organização criminosa, de orientação maoísta, que tomou o poder no Camboja em 1975, tendo à frente o sanguinário ditador Pol Pot. Até ser deposto por tropas vietnamitas, em 1979, o grupo matou 1,7 milhão de pessoas – 25% da população do país –, por meio de execuções sumárias ou exaurindo-as em campos de trabalho forçado. Nuon Chea era o número 2 do regime. O genocida, que tremia de medo ao ser preso, alegou que sua intenção era "libertar o país". Será julgado por crimes de guerra e contra a humanidade. Dia 19, no Camboja.  

Jae Hong/AP
O.J. Simpson: detido por roubo

Pagou: 125.000 dólares de fiança para sair da cadeia, o ex-jogador de futebol americano e ator O.J. Simpson. Ele havia sido detido por arrombar um quarto de hotel para roubar troféus e medalhas esportivas em poder de dois comerciantes. Em sua defesa, afirmou que os objetos eram de sua propriedade. Melhor atacante do futebol americano em 1973, Simpson fez carreira em Hollywood. Em 1994, foi acusado pelo assassinato de sua mulher e do amante dela. O júri o absolveu, mas ninguém se convenceu de sua inocência. Desde então, vive como um pária. Dia 19, em Las Vegas.

Renunciou: à presidência do Corinthians, depois de catorze anos no cargo, o cartola Alberto Dualib. Ele caiu em desgraça quando a Polícia Federal descobriu que a MSI, empresa que se associou ao Corinthians em 2004, usava o clube como lavanderia de euros e dólares amealhados pela máfia russa chefiada pelo bilionário Boris Berezovsky (muito próximo, aliás, de certos petistas). Dualib, que arquitetou a parceria, responde a processo por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Além disso, é acusado de utilizar notas fiscais frias para desviar dinheiro do clube. Dia 21, em São Paulo.

Divulgação
Parabéns, aloprados: o escândalo do dossiê faz um ano sem solução. A questão permanece: de onde veio o dinheiro?


Completou:
um ano sem solução o escândalo do dossiê fajuto dos petistas aloprados. Na campanha eleitoral de 2006, assessores do presidente Lula e do senador Aloizio Mercadante ofereceram 1,7 milhão de reais para que Luiz Antônio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas, envolvesse em sua bandidagem o tucano José Serra, então candidato a governador de São Paulo. A Polícia Federal frustrou a operação, mas não esclareceu o caso, apesar do grande número de malfeitores envolvidos e da abundância de provas documentais. Ainda não se sabe o nome do verdadeiro mentor da tramóia nem a origem do dinheiro usado pelos petistas. A montanha de cédulas continua sob custódia judicial, já que ninguém admite ser dono da bolada. Parabéns, aloprados. Dia 15.

Assassinado: a socos e pontapés por três jovens, o índio Avelino Nunes Macedo, da etnia xacriabá. O mais novo capítulo da barbárie brasileira começou com um esbarrão fortuito ao fim de uma festa. Irritados, os três jovens seguiram o índio. Queriam despi-lo na rua para humilhá-lo. Como ele reagiu, foi espancado até a morte. Os assassinos têm 15, 16 e 18 anos. Dia 16, em Miravânia, em Minas Gerais.  

Devolvidos: ao Peru pela Universidade Yale, 350 vasos e artefatos incas retirados de Machu Picchu em 1911, logo depois da descoberta das ruínas da cidade. Os objetos foram encontrados pelo arqueólogo Hiram Bingham e levados para os Estados Unidos em caráter de empréstimo, mas a universidade apoderou-se das peças. Só agora, quase um século depois, concordou em devolvê-las. Antes tarde do que nunca. Espera-se que o Peru saiba conservá-las. Dia 17.

  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |