Edição 1966 . 26 de julho de 2006

Índice
Millôr
Lya Luft
Diogo Mainardi
André Petry
Roberto Pompeu de Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Datas
Gente
Auto-retrato
Veja.com
Veja essa
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
 
 

Datas

AFP
A cabeçada de Zidane: punição leve

Decretadas:
pela Fifa, punições para os jogadores de futebol Zinedine Zidane e Marco Materazzi. Este último, por xingar a irmã do francês na final da Copa do Mundo, recebeu multa de 5 000 francos suíços, cerca de 3.200 euros, e foi suspenso por dois jogos. Por sua agressão muito mais grave – uma cabeçada no peito do italiano – Zidane só pegou suspensão por um jogo a mais e terá de pagar uma multa de 7 500 francos suíços, aproximadamente 4.800 euros. Dia 20, em Zurique.

Renunciou: ao cargo de treinador da seleção brasileira, o técnico Carlos Alberto Parreira. Ele alegou que tinha necessidade de descansar e estar mais tempo com a família. O pedido foi aceito e oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol. Em janeiro de 2007, o técnico deverá assumir a equipe sul-africana de futebol, anfitriã da próxima Copa do Mundo, em 2010. Dia 19, no Rio de Janeiro.

Condenados: três dos envolvidos no seqüestro e na morte do casal de namorados Liana Friedenbach, de 16 anos, e Felipe Caffé, de 19, em novembro de 2003. Antônio Caetano da Silva, o Tonho, foi condenado a 124 anos de prisão por auxílio no seqüestro e estupro; Agnaldo Pires, o Velho, a 47 anos e três meses de reclusão por estupro; Antônio Matias, o Nojento, a seis anos de reclusão e um ano de detenção por cárcere privado, favorecimento pessoal e posse ilegal de arma. Paulo César da Silva Marques, o Pernambuco, acusado de matar Felipe, aguarda a data de seu julgamento. O adolescente R.A.C., o Champinha, que na época do crime tinha 16 anos, cumpre medida socioeducativa na Febem, de onde deve sair em março de 2007. Dia 20, em Embu Guaçu, São Paulo.

Rosane Marinho/Folha Imagem
Kullmann, da PF: preso por corrupção


Presos:
José Milton Rodrigues e Jairo Kullmann, ex-superintendentes da Polícia Federal, juntamente com outras quinze pessoas acusadas de cometer crimes contra a administração pública. A Operação Cerol, que resultou nas prisões, é a primeira medida de impacto do novo superintendente da PF no Rio de Janeiro, Delci Teixeira, que foi designado para o cargo justamente para fazer uma limpeza na superintendência carioca, considerada a mais corrupta do Brasil. Dia 21, no Rio de Janeiro.

21 pessoas envolvidas na administração do dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). No local onde funcionava a "tesouraria" dos bandidos, a polícia encontrou nove armas, cerca de 21 quilos de cocaína e 35.000 reais em dinheiro. A advogada Maria Cristina Rachado, que defendia o líder da facção Marcos Camacho, o Marcola, também foi detida e autuada por formação de quadrilha. Dias 19 e 20, em São Paulo.

Eugenio Savio
José Maria Cançado: rigor intelectual


Morreram:
o escritor, jornalista e professor da PUC-MG José Maria Cançado. Intelectual rigoroso e respeitado, ele tinha entre suas principais obras Os Sapatos de Orfeu, biografia do poeta Carlos Drummond de Andrade. Seu último livro, O Transplante É um Baião-de-Dois, relata, em versos, o transplante de coração a que foi submetido em setembro de 2004. Dia 19, aos 54 anos, de problemas cardíacos, em Belo Horizonte.

mais de 540 pessoas depois que um tsunami atingiu o sul da Ilha de Java. Milhares estão desabrigadas. As ondas gigantes se formaram depois de um tremor de 7,7 graus na escala Richter a 48 quilômetros de profundidade no Oceano Índico e a 240 quilômetros do sudoeste da ilha. Dia 17, na Indonésia.

Valter Campanato/Ag. Brasil/divulgação
Duda Mendonça: bens bloqueados


Bloqueados:
pelo Supremo Tribunal Federal, todos os bens de Duda Mendonça. Segundo a decisão, o publicitário não poderá nem sacar dinheiro de suas contas bancárias. A justificativa é que as obrigações dele com os cofres públicos – no processo que responde por evasão de divisas e lavagem de dinheiro – podem passar de 30 milhões de reais. Dia 20, em Brasília.

Revelou: que tem esclerose múltipla há seis anos a atriz carioca Cláudia Rodrigues, de 35 anos, que interpreta a doméstica Marinete no seriado A Diarista, da Rede Globo. A doença do sistema nervoso central, que não tem cura, pode afetar a visão, a fala e a coordenação motora. Dia 21, no Rio de Janeiro.

 
 
 
 
topovoltar