Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 710 - 25 de julho de 2001
Datas

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Sumário
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Luiz Felipe de Alencastro
Sérgio Abranches
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote
Veja essa
Arc
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas

Para usar
VEJA Recomenda
Os mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Busca detalhada
Arquivo 1997-2001
Busca somente texto 96|97|98|99|00|01


Crie seu grupo




 

Preso e solto: o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, processado pelo desvio de verbas da construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Desde o dia 29 de junho, ele estava em regime de prisão domiciliar, em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo, para cuidar de hipertensão, problemas cardíacos e depressão. Mas, na segunda-feira passada, o Tribunal Regional Federal ordenou que Nicolau retornasse à Casa de Custódia da Polícia Federal, atendendo a um mandado de segurança dos procuradores de São Paulo. Eles acham que o juiz pode fazer o tratamento de saúde na cadeia mesmo. Na terça-feira, mais uma reviravolta: o Superior Tribunal de Justiça revogou a decisão e enviou Nicolau para casa outra vez. Dia 17, em São Paulo.

 
Luiz Bittencourt
Vanda: novelas e teatro

Morreram: a atriz Vanda Lacerda, que trabalhou em novelas da Rede Globo (Quem É Você? e Torre de Babel) e no teatro (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, A Invasão e Chão dos Penitentes). Presidiu o sindicato dos artistas e participou do movimento pela regulamentação da profissão de ator. Dia 14, aos 75 anos, de edema pulmonar, no Rio de Janeiro.

a cantora americana de música folk Mimi Fariña, irmã da intérprete Joan Baez. Ajudou a fundar a organização Bread & Roses, em 1974, que produzia shows em prisões, clínicas psiquiátricas e orfanatos. Dia 18, aos 56 anos, de câncer no pulmão, na Califórnia.


Fernando Pimentel
Emil: futebol e bicho


o ex-presidente do Botafogo e banqueiro do jogo do bicho Emil Pinheiro, responsável pela convocação do time que tirou o clube alvinegro de 21 anos de jejum em 1989. Emil comprou seu primeiro ponto de jogo do bicho em 1959, na Barra da Tijuca, e foi por muitos anos um dos principais controladores do jogo no Rio de Janeiro, ao lado de Castor de Andrade, Carlinhos Maracanã, Raul Capitão e outros. Dia 15, aos 78 anos, de falência múltipla de órgãos, no Rio de Janeiro.

Atingida: a marca de 500.000 mudas de árvore doadas por intermédio do Clickarvore, um programa de reflorestamento da Mata Atlântica pela internet, fruto de uma parceria da Fundação SOS Mata Atlântica, da Editora Abril e do Instituto Ambiental Vidágua. Dia 19, em São Paulo.


AP
Donna Hrinak: nova embaixadora americana


Indicada:
pelo presidente George W. Bush, a diplomata de carreira Donna Hrinak para chefiar a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Atual embaixadora na Venezuela, ela já ocupou o mesmo cargo na Bolívia e é considerada uma das mais experientes funcionárias do Departamento de Estado em assuntos relativos à América Latina, tendo participado das discussões para a criação da Aliança de Livre Comércio da América Latina (Alca). A diplomata já havia trabalhado no consulado americano em São Paulo. Dia 17, nos Estados Unidos.

 
AFP
Ira Einhorn: extraditado

Concedida: pela Corte Européia de Direitos Humanos, a extradição para os EUA do ex-líder hippie Ira Einhorn, condenado à prisão perpétua pela morte da namorada Holly Maddux, em 1977. Estava foragido na França desde 1981, pouco antes de começar a ser julgado. Na sexta-feira foi transferido para o Estado da Pensilvânia, nos EUA. Dia 19, em Estrasburgo.

 

Internados: a atriz americana Katharine Hepburn, de 94 anos, estrela dos filmes Manhã de Glória, Adivinhe Quem Vem para o Jantar e Uma Aventura na África, ganhadora de quatro Oscar. Ela sofre de mal de Parkinson. Dia 18, em Connecticut.

o vocalista e guitarrista da banda de rock americana Metallica, James Hetfield, de 37 anos. De acordo com o comunicado aos fãs, no site da banda, Hetfield irá se submeter a tratamento contra alcoolismo e outros vícios. Dia 19, nos Estados Unidos.

Condenado: a três anos de prisão em liberdade condicional, o ator americano Robert Downey Jr., que também terá de retornar para uma clínica de reabilitação para viciados em drogas. A sentença foi dada com a condição de que o ator não contestaria as acusações de porte de drogas, pelas quais responde desde 1996. Dia 16, na Califórnia.

Reuters
Obra de Dürer: devolvida ao museu


Devolvidas:
ao Museu Bremen, na Alemanha, duas obras do artista alemão Albrecht Dürer e uma do holandês Rembrandt, apropriadas durante a II Guerra por oficiais nazistas e, posteriormente, por militares soviéticos. A mais valiosa é o desenho de Dürer Casa de Banho de Mulheres, avaliado em cerca de 10 milhões de dólares. Os quadros estavam escondidos num apartamento em Nova York e foram devolvidos pelo governo americano. Dia 19, em Nova York.

 

IMAGINAÇÃO EM EXCESSO

AFP
Archer: quatro anos de prisão por perjúrio e obstrução da Justiça


A Justiça inglesa considerou, na última quinta-feira, que o escritor Jeffrey Archer – festejado por seus best-sellers policiais, como Caim e Abel e O Quarto Poder – tem o dom da criatividade até para lidar com processos criminais na vida real. Em 1987, o jornal The Daily Star publicou uma notícia sobre supostos encontros dele com uma prostituta. O escritor processou o veículo por difamação e recebeu 700 000 dólares de indenização. Agora, o tribunal acatou o argumento da promotoria de que Archer falsificou os dois diários que apresentou como álibi na petição que exigia a indenização. Resultado: condenação a quatro anos de prisão por perjúrio e obstrução da Justiça. O processo de falso testemunho se deu em 1999, quando ele concorria à prefeitura de Londres pelo Partido Conservador. O Daily Star não ficou satisfeito ainda – quer o dinheiro da indenização de volta. Archer começou a cumprir a sentença na penitenciária Belmarsh, em Londres.

 

SEXO LUCRATIVO

AP
Beate: pioneira no ar e no sexo


Quando começou a vender seus livrinhos sobre métodos de contracepção, no começo dos anos 50, a alemã Beate Uhse, que morreu na última segunda-feira, aos 81 anos, de pneumonia, ainda não pensava só "naquilo". Isto é, no sexo, que a levaria a erguer um império baseado em produtos eróticos. Nascida na Prússia oriental, Beate abandonou os estudos aos 16 anos para se dedicar à aviação, tornando-se a primeira piloto de provas do mundo. Durante a II Guerra Mundial, ela foi encarregada pela Luftwaffe (a Força Aérea alemã) de levar aviões de combate para as frentes de batalha. Após a guerra, virou vendedora de brinquedos e conheceu muitas mulheres com gravidez indesejada, o que a fez ter a idéia de escrever um livrinho sobre contracepção. Foi um sucesso. Passou a distribuí-lo pelo correio e diversificou a oferta, com artefatos para uso sexual. Em 1962 abriu a primeira sex shop do mundo, a Beate Uhse AG, com sede em Flensburg, no norte da Alemanha. Novamente deu tão certo que, atualmente, a cadeia tem mais de cem lojas na Alemanha e no resto da Europa, além de canais de programação sexual na televisão e na internet. Nem sempre teve a vida fácil – a dama da pornografia travou inúmeras batalhas com a Justiça devido à venda de produtos sexuais, chegando a responder a mais de 2.000 processos em tribunais alemães. Há quem acredite que sua rede de lojas ajudou a mudar a atitude conservadora de muitos alemães. "Sexo e erotismo foram feitos mesmo para ser aproveitados", Beate dizia.

 



 
 
   
  voltar
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS