Edição 1906 . 25 de maio de 2005

Índice
Stephen Kanitz
Millôr
Diogo Mainardi
Tales Alvarenga
André Petry
Roberto Pompeu de Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Auto-retrato
Gente
Datas
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
 
 

Datas

Dylan Martinez/Reuters

Kylie: diagnóstico de câncer de mama e turnê cancelada


Diagnosticada:
com câncer de mama a cantora australiana Kylie Minogue, de 36 anos. A artista cancelou todos os seus compromissos e já deu início ao tratamento. Ela recebeu a notícia em Melbourne, quando visitava os pais com o namorado, o ator francês Olivier Martinez. Kylie trabalhava regularmente em campanhas de alerta contra a doença. Dia 17, na Austrália.

Morreram: Eddie Barclay, empresário, compositor e produtor, aos 84 anos, vítima de parada cardíaca. Barclay, cujo verdadeiro nome era Édouard Ruault, foi o mais famoso empresário musical do pós-guerra. Descobriu e popularizou talentos como Charles Aznavour, Jacques Brel, Mireille Mathieu e Sacha Distel. Dia 13, em Paris.

• um pára-quedista norueguês de 31 anos, cujo nome não foi revelado, que saltou do 2º andar da Torre Eiffel, em Paris, para filmar um anúncio publicitário. Seu pára-quedas não abriu, e ele teve morte imediata. Dia 16, na França.

Divulgado: o caso de um homem entre 20 e 30 anos de idade que foi encontrado vagando numa praia da Ilha de Sheppey, ensopado e vestido com terno e gravata, e que há semanas não se comunica com ninguém, exceto por meio da música. Na unidade psiquiátrica em que está internado, ele toca por horas a fio – ora O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, ora o que parecem ser composições próprias. Os médicos acreditam que o "homem do piano", como foi apelidado, sofre de amnésia decorrente de um trauma. Dia 15, na Inglaterra.  

Reintegrada: Daniele Hypólito, 21 anos, à Seleção Brasileira de Ginástica, após pedido formal de desculpas. Em 7 de abril, ela discutiu com o técnico Oleg Ostapenko e abandonou o time durante a terceira etapa da Copa do Mundo. Dia 13, em Curitiba.

Liberados: os bens da prefeita de Boa Vista, Maria Teresa Jucá (PPS-RR), acusada de desviar recursos da administração municipal. O desembargador Almiro Padilha alegou haver conflito de competência no caso, que deveria ser analisado pela Justiça Federal. Dia 13, em Boa Vista.

Iniciado: o julgamento do único seqüestrador capturado vivo após o cerco à escola de Beslan, na Ossétia do Norte, Rússia, em setembro de 2004, que resultou na morte de 339 pessoas, mais da metade delas crianças. O carpinteiro checheno Nurpashi Kulayev, 24 anos, enfrenta oito acusações, entre elas assassinato, e pode receber pena perpétua. Dia 17, na Ossétia do Norte.

Concedidos: direitos políticos às kuwaitianas. O Parlamento do país aprovou a lei que permite às mulheres votar e concorrer a cargos legislativos a partir de 2007. A Arábia Saudita torna-se assim o único país do Oriente Médio em que as mulheres não têm direito ao sufrágio. Dia 16, na Cidade do Kuwait.

 
Sergei Lintsky/EFE
A exposição no Museu Pushkin, em Moscou: provocação aos alemães?

Reaberto: o debate sobre a devolução de obras de arte que foram roubadas ou serviram de compensação por danos causados pela guerra a seus países de origem. Na Rússia, o Museu Pushkin de Belas Artes exibe desde 26 de abril 552 obras da Antiguidade, incluindo bronzes gregos e figuras etruscas, tomadas pelas tropas soviéticas de Berlim, em 1945. Montada para a celebração dos sessenta anos do fim da II Guerra, a mostra foi entendida como uma espécie de provocação. Christina Weiss, ministra da Cultura alemã, disse que a recalcitrância dos russos "tensiona nossas relações". Dia 16, na Alemanha.

Aceita: a denúncia contra os onze policiais militares acusados da chacina ocorrida na Baixada Fluminense em 31 de março. Eles foram denunciados por 29 homicídios duplamente qualificados – por motivo torpe e contra vítima sem chance de defesa –, e a pena de cada um pode chegar a 896 anos de prisão. Dia 19, em Nova Iguaçu.

Al Grillo/AP

Vaughan: aniversário de 100 anos no pólo


Anunciadas:
a decisão do explorador antártico americano Norman D. Vaughan, de 99 anos, de completar seu centésimo aniversário no topo do pico que leva seu nome, no Pólo Sul. Vaughan é o único remanescente das antigas expedições antárticas, das quais participa desde 1925. Ele pretende escalar a montanha de 3.100 metros e brindar seu centenário com uma taça de champanhe. Dia 17, no Alasca.

• a criação de células-tronco embrionárias a partir de células da pele de adultos e crianças portadores de diabetes tipo 1 e lesões da medula espinhal. A equipe responsável pelo trabalho, da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, é a mesma que anunciara a clonagem de um embrião humano em 2004. Os cientistas dizem agora ter aumentado em dez vezes a eficácia do processo. A clonagem terapêutica é a grande esperança para a produção de células que podem levar à cura de doenças e disfunções. Dia 20, na edição on-line da revista Science.

Evacuados: mais de 14.000 moradores da região costeira próxima a San Salvador, por causa do furacão Adrian, que atingiu a área com ventos de 120 quilômetros por hora. A energia caiu e as escolas foram fechadas, mas o furacão perdeu força à medida que avançou pela América Central. Dia 20, em El Salvador.

Restabelecida: a ordem em Andizhan, Uzbequistão, cidade fronteiriça com o Quirguistão, cenário de protestos violentamente reprimidos na última semana. O presidente Islam Karimov afirmou que as manifestações foram lideradas por grupos radicais islâmicos, enquanto testemunhas afirmam que protestavam contra a pobreza, a corrupção e a violação das liberdades. O governo uzbeque divulgou uma conta de 169 mortos em três dias de protestos, mas a população diz que esse número na verdade ultrapassa o milhar. Se confirmada a informação, esse poderá ser o massacre de civis mais sangrento do novo século. O último aconteceu na Praça da Paz Celestial, na China, em 1989. Dia 20, em Andizhan.

 

ISLÃ

Dias de ira

Morteza Nikoubazl/Reuters
Protesto no Irã e Saddam no Sun: Islã em tumulto

Pelo menos dezessete mortos: esse é o saldo de uma informação publicada na edição de 9 de maio da revista Newsweek. A nota descrevia como os interrogadores da Base de Guantánamo pressionavam os suspeitos de terrorismo colocando exemplares do Alcorão em banheiros e, em um caso, jogando o livro sagrado num vaso sanitário. A história correu o mundo islâmico como pólvora, ocasionando destruição, atentados e protestos como o da foto, ocorrido no dia 18, próximo a Teerã. A Casa Branca pressionou e a Newsweek desculpou-se pelo tumulto causado. Também relativizou as informações, sem no entanto desmenti-las por completo, e, na edição que circula nesta semana, relatou episódio idêntico que teria ocorrido numa base afegã. A "insurreição" da imprensa continuou, no dia 20, com a publicação pelo tablóide inglês The Sun de fotos de Saddam Hussein na intimidade de seu cativeiro – inclusive de cueca. O Pentágono diz que vai investigar de forma "agressiva" a autoria das fotos. O jornal inglês retruca que não será preciso ir longe: elas lhe teriam sido fornecidas por militares americanos.

 

EUROPA

Um mau vizinho?

Idiomas, culturas, picuinhas – tanta coisa divide os europeus. Mas já se sabe o que os une: a antipatia aos franceses. Numa pesquisa da Escola Superior de Comércio de Paris, pediu-se aos entrevistados de vários países que atribuíssem cinco adjetivos a seus vizinhos de continente. O resultado foi uma saraivada de insultos, dos previsíveis "arrogantes", "pretensiosos", "frívolos", "esnobes" e "mal-humorados" aos mais criativos "imorais" e "neocolonialistas". Ninguém se deu ao trabalho de elogiar os filhos da Gália. Segundo Olivier Clodong, professor de comunicação social e econômica e um dos autores da pesquisa, continua atual a máxima de que a França é ótima – os franceses é que são o problema. O estudo foi divulgado dia 17, na Inglaterra.

 
 
 
 
topovoltar