Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 723 - 24 de outubro de 2001
Artes e Espetáculos Música
 

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Sumário
Brasil
Geral
Internacional
Especial
Guia
Artes e Espetáculos
  O rap cubano do grupo Orishas
O Clone: boa audiência e produção ruim
Gugu diz que recebeu carta de Nossa Senhora
O dublê do saci do Sítio do Picapau Amarelo
Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho
A Conspiração, com Jeff Bridges
JK - O Artista do Impossível
Uma biografia do jornalista David Nasser

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Stephen Kanitz
Gustavo Franco
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Arc
Hipertexto
VEJA on-line
Gente
Datas

Para usar
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Digite uma ou mais palavras:

Busca detalhada
Arquivo 1997-2001
Reportagens de capa 2000 | 2001
Entrevistas
2000 | 2001
Busca somente texto 96|Entrevistas
2000 | 2001
Busca somente texto 96|97|98|99|00|01


Crie seu grupo




 

Rap à la Fidel

Malemolência, letras tépidas
e camaradagem com o ditador
cubano. Assim é o Orishas

Marcelo Marthe

EMI

Orishas: estamos aí para dar uma força à revolução

Meses atrás, o governo de Cuba liberou uma verba de 32.000 dólares para a União dos Jovens Comunistas. O dinheiro não se destinava à compra de novos exemplares das obras de Marx ou coisa semelhante. Foi para adquirir pick-ups e outros equipamentos para artistas de rap – aquele gênero musical tipicamente americano. Os rappers cubanos mais bem-sucedidos são os do grupo Orishas. Uma das atrações do Free Jazz, que acontece nesta semana no Rio e em São Paulo, o trio foi um dos precursores desse tipo de música em Cuba. Seus fundadores, Yotuel Manzanares e Hiram Rivero-Medina (o "Ruzzo"), descobriram a música quando eram adolescentes, no início dos anos 90. Tudo por meio de fitas cassete compradas no mercado negro e da programação das rádios de Miami, captadas clandestinamente. Em 1998, eles se mudaram para a França e lá, juntamente com Roldán Rivero, lançaram seu primeiro disco, A Lo Cubano, que já contabiliza mais de 400.000 cópias vendidas na Europa.

A música do Orishas mistura ritmos malemolentes feitos para pegar turista e letras com conteúdo social. Elas falam sobre racismo, temas ecológicos e a respeito do turismo sexual em Cuba. Em suma: é "protesto", mas bem levinho. Tão palatável ao regime comunista que Fidel fez questão de receber o pessoal do Orishas em audiência no palácio presidencial, no ano passado. "Então são vocês que estão fazendo todo esse barulho", disse ele, todo pimpão, aos rapazes com dreadlocks nos cabelos e roupas para lá de americanizadas. O velho ditador, que um dia proibiu que se ouvisse jazz e rock na ilha, agora acha que bancar o amiguinho da turma do rap melhora a sua imagem. A cada dia que passa, Fidel está mais patético.

 

UMA COISINHA INÓCUA

Ronnie Black

O Belle & Sebastian: vai dar para assistir sem cair no sono?

Com nome tirado de um programa de TV infantil sobre um garoto e seu cãozinho, o grupo escocês Belle & Sebastian é o que se pode chamar de banda doce. Docinha, melhor dizendo. Tímidos até a medula, seus sete integrantes não gostam de dar entrevistas nem de aparecer em fotos. Eles tocam baladas tristes, com letras que rondam o universo adolescente. Uma música que, de tão inofensiva, serve para ouvir enquanto se passa roupa. Coisinha inócua, enfim. Ainda assim, o acanhado Belle & Sebastian arrebanhou uma porção de fãs no Brasil. É cultuado tanto pelo pessoal na fase da acne brava quanto pelos trintões órfãos das melodias da banda inglesa The Smiths. Somados, seus quatro álbuns e seis singles, lançados no país do ano passado para cá, já venderam mais de 50 000 cópias – marca respeitável para um grupo independente. E os ingressos para seus shows no Free Jazz esgotaram-se em poucos dias. Mas fica a pergunta: será que vai dar para assistir sem cair no sono?



   
canaldecompras
O que é canal de compras
CDs DVDs Vídeos
Saraiva.com.br
 
Livros
Saraiva.com.br
Livraria Nobel
 
Ingressos
Fun by Net
 
   
  voltar
   
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS