Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 765 - 21 de agosto de 2002
Radar

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Índice
Seções
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Claudio de Moura Castro
Sérgio Abranches
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
Radar
Holofote
Contexto
VEJA on-line
Veja essa
Arc
Gente
Datas

Para usar
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Arquivo 1997-2002
Reportagens de capa
2000|2001|2002
Entrevistas
2000|2001|2002
Busca somente texto
96|97|98|99|00|01|02


Crie seu grupo




 

Lauro Jardim [e-mail: ljardim@abril.com.br]

GOVERNO

O embaixador Itamar
O governo não admitirá isso agora, nem debaixo de tortura, mas, para Itamar Franco, FHC prometeu um destes dois postos no exterior: embaixador na FAO ou na Unesco. No primeiro caso, ficaria no dolce far niente de Roma. No segundo, em Paris, perto do Arco do Triunfo.

A CEF chama o MP
A Caixa Econômica Federal parece ter perdido a paciência com a conduta da juíza Marisa Judice, da 17ª Vara Federal de Brasília. O motivo é uma bilionária batalha entre a CEF e a empresa americana GTech, encarregada de processar as apostas das agências lotéricas em todo o país. Estranhando alguns procedimentos da juíza, a Caixa pediu ao Ministério Público Federal que iniciasse uma investigação sobre o caso. O que a CEF quer, no fim das contas, é que se leve adiante um processo licitatório em que é exigido mais de um fornecedor, para não se tornar prisioneira de uma fonte única de suprimento, a GTech. A contenda vale 1 bilhão de reais.

O Proar levanta vôo
Por estes dias, finalmente, o governo lança o pacote de ajuda ao setor aéreo – conhecido informalmente como Proar. Foram aparadas as últimas arestas na Receita Federal, que resistia a algumas medidas.

 

Remessa ilegal de dólares

A Polícia Federal está investigando cerca de 100 empresas no Ceará sob a suspeita de remessa ilegal de dólares para o exterior e lavagem de dinheiro. Entre elas, apareceu o Beach Park, o maior parque aquático da América do Sul, situado a trinta minutos de Fortaleza. A investigação, sigilosa, ainda está em andamento, mas a PF já sabe que o Beach Park enviou cerca de 800 000 dólares ao exterior de maneira irregular, entre 1996 e 1998. Ciro Gomes trabalhou para o Beach Park nesse período. Entre janeiro de 1997 e meados de 1998, quando ocorreu uma parte das remessas suspeitas, Ciro era "consultor de engenharia financeira e planejamento estratégico" do parque aquático. Atualmente, um dos principais sócios do Beach Park é Ednilton Soárez, secretário da Fazenda do ex-governador Tasso Jereissati.

 

ECONOMIA

O milagre do iogurte
Lembra-se de que o iogurte foi uma das vedetes do início do Plano Real? Pois é, com crise e tudo, o produto continua em alta – sabe-se lá como. No primeiro semestre de 2002, segundo dados do Instituto Nielsen, os brasileiros consumiram 23% mais iogurte, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Japonês quer muito álcool
O setor alcooleiro está prestes a viver uma explosão poucas vezes vista. O ministro Sérgio Amaral acaba de receber comunicação do governo japonês segundo a qual foi aprovada no país a mistura do álcool à gasolina e ao diesel. Isso significa que 70 bilhões de litros podem ser exportados anualmente para o Japão – 70% da produção brasileira. Mais: os japoneses estão dispostos a investir na produção de álcool no Brasil para garantir o abastecimento do produto.

Mudança na Kaiser
Está prevista para breve, muito breve, uma substituição na cadeira número 1 da Kaiser. O canadense Robert Coallier, enviado da matriz da Molson (dona da Kaiser), está assumindo gradualmente as funções do atual presidente, Miguel Alarcon.

 

Pimenta Neves obtém vitória

O jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, assassino confesso da ex-namorada, a tambsp;

Pimenta Neves obtém vitória

O jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, assassino confesso da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, acaba de conseguir uma vitória na Justiça paulista. O juiz Fabio Tabosa Pessoa, da 39ª Vara Cível, tornou extinta uma ação de danos morais que os pais da jornalista moviam contra ele. Pedia-se uma indenização de 300 000 reais. A sentença será publicada nesta semana no Diário Oficial – coincidentemente, na terça-feira completam-se dois anos do assassinato.

 

SUCESSÃO

Ser ou não ser...
Na semana passada, um ministro muito próximo de FHC cobrava a atitude dúbia de José Serra em relação ao governo. Acha que o candidato ainda não assumiu 100% sua condição de governista.

De incendiário a bombeiro
O coordenador do programa de governo de Ciro Gomes, Mangabeira Unger, tem tido diversas reuniões com banqueiros nas duas últimas semanas. Nos encontros, sempre discretos, sua exposição é como música para os ouvidos da banca. Mas sempre vem a questão: "Não é isso que Ciro tem falado...". Mangabeira responde que o discurso de Ciro é político e tem de ser entendido assim. Recentemente, Mangabeira – tantas vezes chamado de incendiário – desabafou a um amigo, com ironia: "Quem diria que eu atuaria como bombeiro algum dia na vida..."

Jânio e Ciro
No balaio da candidatura Ciro Gomes cabe até Jânio Quadros Neto, neto do ex-presidente. Está engajadíssimo na campanha, visitando empresários.

 

FUNDOS DE PENSÃO

Mais confusão na Previ
Uma decisão do Tribunal Regional Federal suspendeu os efeitos da intervenção promovida pelo governo na Previ. O desembargador Francisco da Cunha acatou o argumento do Sindicato dos Bancários de São Paulo de que o interventor, Carlos Eduardo Esteves Lima, ultrapassou suas atribuições durante os 72 dias em que dirigiu o maior fundo de pensão da América Latina, prejudicando os associados. Com a decisão, a eleição realizada no mês passado é anulada, os antigos diretores voltam a seus cargos e todas as alterações estatutárias perdem o efeito. O governo ainda poderá recorrer.

 

FUTEBOL

Gol do Leão
Sem alarde, o Leão rugiu forte nos clubes de futebol, que há tempos dão olé no Fisco. Autuou todos os times que estão com dívidas com a Receita e mandou os processos para a Procuradoria da Fazenda Nacional.

 

TELEVISÃO

Sotaque espanhol
A cúpula da Globo foi procurada pelo grupo Cisneros, dono da Univision, a maior rede de TV em língua espanhola dos Estados Unidos. A idéia é acertar produções conjuntas que seriam exibidas nos EUA. Hoje, a Globo já faz essas parcerias, mas com a Telemundo, a concorrente direta da Univision.

O lucro da Globo
A Rede Globo fechou o primeiro semestre com um lucro de 250 milhões de reais. Convertido para dólar, o resultado é melhor que o do mesmo período de 2001, mas fica bem abaixo do obtido dois anos atrás.

 

 
 




   
  voltar
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS