Notas internacionais

Esta semana
Sumário
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

Colunas
Diogo Mainardi
Stephen Kanitz
Gustavo Franco
Roberto Pompeu de Toledo

Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote
Veja essa
Arc
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Para usar
VEJA Recomenda
Literatura brasileira
Os mais vendidos

Arquivos VEJA
Para pesquisar nos arquivos da revista, digite uma ou mais palavras

Busca detalhada
Arquivo 1997-2000
Busca somente texto 96|97|98|99
Os mais vendidos
 

 
Clique nos nomes e leia as notas

 

LONDRES

Minhas férias de plebeu

Reuters
Principe William: despojamemto


De majestosa a cena não tem nada: o futuro rei da Inglaterra agachado, usando luvas de borracha amarela enquanto limpa uma latrina no remoto vilarejo de Tortel, na Patagônia chilena. Em expedição à região, o despojado príncipe William, filho da princesa Diana, fez questão de ser tratado como simples plebeu e dedicou-se de corpo e alma a trabalhos voluntários em benefício da população local. Ensinou inglês a criancinhas, encarou fogão de lenha na hora do chá e serrote, martelo e pregos ao fazer reparos nas choupanas locais. Duração das férias: dez semanas, uma autêntica canseira régia.

 

HAVANA

Camaradas, camaradas, negócios à parte

AFP


Para receber o presidente russo, Fidel Castro mandou enfeitar Havana. Esperava de Vladimir Putin mais do que promessas de estreitamento de relações diplomáticas. A intenção era ampliar o combalido comércio entre Cuba e Rússia. O máximo que Fidel conseguiu foi a ratificação de acordos no valor de magros 50 milhões de dólares.

 

WASHINGTON

Academia de vilões

A Escola das Américas, instituição do Exército americano que por 54 anos ensinou 61 000 militares de 21 países a combater o comunismo, fechou as portas na sexta-feira passada. Muitos de seus alunos enveredaram pelo mau caminho:

Manuel Noriega: homem forte do Panamá, foi preso pelos americanos em 1990 e hoje cumpre pena nos Estados Unidos por narcotráfico.

Leopoldo Galtieri: ditador argentino que iniciou a Guerra das Malvinas. Condenado à prisão, recebeu indulto do ex-presidente Carlos Menem.

Hugo Banzer: liderou um golpe militar e foi ditador da Bolívia na década de 70. Voltou à Presidência em 1997, dessa vez por meio de eleições democráticas.

 

MADRI

Medalhas de volta

Dez dos doze atletas da equipe paraolímpica de basquete da Espanha terão de devolver as medalhas ganhas na competição da Austrália. O comitê espanhol encarregado da disputa confirmou, na semana passada, que nenhum deles tem incapacidade mental, condição para participar dos Jogos de Sydney.

 

Copyright 2000
Editora Abril S.A.
  VEJA on-line | Veja São Paulo | Veja Rio | Veja Recife | Guias Regionais
Edições Especiais | Site Olímpico | Especiais on-line
Arquivos | Downloads | Próxima VEJA | Fale conosco