Edição 1 658 - 19/7/2000

VEJA esta semana

Brasil
Internacional
Geral
Museus investem em tecnologia para atrair visitantes
O fenômeno literário Harry Potter
Mil e duzentos brasileiros estão presos no exterior
O aluguel de veleiros de luxo
Já é possível falar ao celular durante o vôo
Siqueira Campos, o caudilho do Tocantins
Os bumbuns turbinados com silicone
Homens e mulheres apelam para a depilação a laser
Brasileiros investem para deixar a casa mais bonita
As memórias de Agostino Casaroli, o homem do papa
As disparidades raciais no Brasil
Como pacientes e médicos tratam a osteoporose
A margarina que combate o colesterol
Exames errados de DNA atrapalham processos
Cresce o número de viciados em sexo on-line
Aviões de traficantes brasileiros destruídos na Colômbia

Economia e negócios
Guia
Artes e Espetáculos
Colunas
Luiz Felipe de Alencastro
Gustavo Franco
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo
Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote 
Veja essa
Arc
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Para usar
Veja recomenda
Os mais vendidos

Banco de Dados 

Para pesquisar digite uma ou mais palavras no campo abaixo. 


Cura na cozinha

Margarina recém-lançada no
Brasil reduz o colesterol

Cristina Poles

Não estranhe se na próxima consulta o médico lhe receitar margarina para baixar o colesterol. Recém-lançada no Brasil, a Becel pro.activ reduz as taxas de LDL, o colesterol ruim, o grande vilão das artérias entupidas. A nova margarina é o primeiro representante brasileiro de um grupo de produtos cada vez mais popular nos países ricos: os alimentos nutracêuticos, aqueles que não se prestam apenas a fornecer energia ao organismo e a saciar a fome mas também funcionam como remédio. Lançada há mais de um ano nos Estados Unidos, a margarina contém em sua fórmula o betacitosterol, substância extraída de óleos como o de canola. Uma espécie de gordura encontrada nos vegetais, ela não é assimilada pelo organismo. No intestino, suas moléculas atrapalham a absorção do colesterol. Dados parciais de um estudo realizado por dois grupos da Universidade de São Paulo, um no campus de Ribeirão Preto e outro no da capital, com sessenta pacientes, revelam que o consumo diário de uma colher de sopa da Becel pro.activ durante um mês – aliado a uma dieta pobre em gorduras – diminui em cerca de 10% a quantidade de LDL. "O produto é uma boa opção para quem está com os níveis levemente alterados, mas não para as pessoas que apresentam grande elevação", esclarece o nutrólogo José Ernesto dos Santos, um dos coordenadores da pesquisa.

Para os pacientes com LDL elevado, os médicos não prescindem do tratamento convencional. Além do controle da alimentação, da prática de exercícios físicos e do abandono do cigarro, costumam ser prescritos medicamentos da família das estatinas. Utilizadas desde a década de 80, essas drogas diminuem a síntese do colesterol fabricado pelo próprio organismo, que corresponde a 70% do total da substância em circulação no sangue. Muitas pessoas estão determinadas geneticamente a produzir altas taxas desse tipo de gordura. Nesses casos, não importa se levam ao pé da letra a mais rigorosa das dietas. "Para elas, a nova margarina pode funcionar como um coadjuvante no tratamento", diz Santos. A notícia é excelente para quem tem colesterol alto e pena com a monotonia do frango grelhado com salada. Um fatia de pão quentinho com margarina derretida? E com o aval do médico? É de dar água na boca.

 
Saiba mais
Dos arquivos de VEJA
  Comida ou remédio?