Educação

Bagagem cultural

ONG promove intercâmbio
internacional para jovens


Frederic Jean
Gisela Mation, 11 anos,
de São Paulo, foi para as Filipinas: amigos em
vários países


É mais barato do que um intercâmbio comum, e quem já passou pela experiência garante que a proposta é interessante. A cada ano, cerca de 600 crianças e adolescentes deixam o Brasil para participar de uma das reuniões da Convivência Internacional de Jovens, Cisv, em alguma parte do mundo. A entidade, uma organização não governamental com sede na Inglaterra, reúne atualmente mais de 40.000 jovens, de 11 a 21 anos, dos cinco continentes. Quase sempre nos meses de férias, o Cisv organiza acampamentos em alguns dos 67 países que integram a organização. Nesses encontros, são programados jogos educacionais com a finalidade de estimular os jovens a explicar aos colegas de outras partes do mundo os hábitos e a cultura de seu país. E, é claro, a conhecer a realidade de outras nações.

Monitores "Aprendi a respeitar as pessoas que têm hábitos diferentes dos meus", afirma Gisela Mation, de 11 anos, de São Paulo, que participou de um acampamento nas Filipinas em julho do ano passado. "Fiz amigos de vários países e até hoje me comunico com eles por e-mail." Não é o estudante, ou sua família, quem define o destino. A escolha é feita por sorteio, com base na oferta de vagas das nações participantes. Embora seja recomendável que as crianças ao viajar já tenham noções de inglês (o que tornará o programa mais proveitoso), isso não é uma exigência. Os grupos são acompanhados por monitores, que podem servir de intérpretes.

Participação dos pais Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, não de uma agência de viagens, é cobrada dos pais uma participação efetiva nos intercâmbios. "Eles cuidam da preparação da viagem de seus filhos ao exterior e trabalham na recepção dos grupos estrangeiros que vêm ao Brasil", diz Ione Almeida Coco, presidente do Cisv no Brasil. Os programas promovidos pelo Cisv em geral saem mais em conta do que os organizados por empresas. Os pais pagam a passagem do filho e rateiam as despesas dos monitores que acompanharão o grupo. Além disso, têm um gasto de aproximadamente 1.000 dólares o que é muito menos do que se paga por qualquer outro intercâmbio.

Mais informações: Sobre os programas que a entidade oferece, visite na internet o site www.cisv.org.br ou passe um e-mail para peace@cisv.org.br

 

 




Copyright © 1999, Abril S.A.

Abril On-Line