Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 700 - 16 de maio de 2001
Hipertexto

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Sumário
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

colunas

(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Claudio de Moura Castro
Sérgio Abranches
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote
Veja essa
Arc
Hipertexto
Notas internacionais
Gente
Datas

Para usar
VEJA Recomenda
Os mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Busca detalhada
Arquivo 1997-2001
Busca somente texto 96|97|98|99|00|01


Crie seu grupo




 

Gustavo Poloni [e-mail: hipertexto@abril.com.br]

Nossos hackers estão demais

O Brasil pode até estar perdendo a hegemonia no futebol. Mas, em matéria de pirataria pela internet, somos imbatíveis. Um estudo do site alemão www.alldas.de, que registra invasões na rede, mostra que os grupos brasileiros Silver Lords e Prime Suspectz aparecem, respectivamente, em primeiro e terceiro lugares no ranking dos hackers (piratas digitais que invadem sites alheios) mais perigosos. Entre as 1.829 invasões já detectadas pelo alldas, o Silver Lords foi responsável por 827 – 45% do total. A atividade intensa desse pessoal tem reflexos nos sites brasileiros. Segundo levantamento feito pela ONG Attrition.org (www.attrition.org), os endereços terminados em .br foram os mais invadidos em 2000 – superando os .com, que são maioria na rede. No ano passado, foram devassados 568 sites brasileiros. Em segundo lugar, aparecem os Estados Unidos, com 217, seguidos da Inglaterra, com 139.

 

Tema acadêmico

A prestigiadíssima Universidade de Oxford (www.ox.ac.uk) anunciou a criação de um instituto dedicado ao estudo da internet. Batizado de Oxford Internet Institute, vai realizar pesquisas e, com base nos resultados encontrados, sugerir modificações que colaborem com a melhoria da rede. A princípio, a universidade deve analisar questões como policiamento global, a questão da privacidade e fronteiras dos países no ambiente virtual. Os ingleses pretendem investir cerca de 22 milhões de dólares no projeto.

 

Modelo, atriz pornô e
âncora de noticiário

A rede de TV americana CNN (www.cnn.com) já foi reconhecida por contar com profissionais do porte de Bernard Shaw e Peter Arnett, que juntos cobriram a Guerra do Golfo em 1991. Agora, acaba de contratar a ex-atriz e modelo Andrea Thompson para ancorar um importante noticiário da rede. Foi um pandemônio na empresa. Ex-funcionários demitidos após a fusão da Time Warner, dona da emissora, com o provedor America Online se revoltaram. Além de questionar a competência de Andrea, divulgaram pela internet fotos em que ela aparece nua. Pior, revelaram que a atriz já foi estrela de um filme pornô mais do que picante. A CNN ignorou a reação contrária e continua apostando que a moça vai trazer muita audiência.

 

Não perca a hora do seriado

Os fãs dos seriados Friends, Dawson's Creek, Seinfeld e V.I.P. ganharam dois pontos de encontro na internet. São os novos sites dos canais Sony (www.sonytv.com.br) e AXN (www.axn.com.br), em que eles são exibidos. Esses sites estão recheados de informações sobre as séries e seus protagonistas. Os visitantes conhecem todas as gírias e expressões usadas nos programas – um palavrório que faz sucesso entre os jovens. Para os mais fanáticos, o endereço tem um serviço de mensagens por e-mail ou telefone celular que avisa que o programa está prestes a começar.

 

O facão digital segue afiado

O mercado brasileiro de internet assistiu, na semana passada, a mais um capítulo da novela das demissões. O Zip.Net (www.zip.net) colocou na rua 30% de seus 250 funcionários. Em comunicado oficial, o endereço diz estar "revendo cargos e funções em duplicidade para readequá-los ao novo modelo". A degola é parte do processo de fusão do portal com o UOL (www.uol.com.br). Já a aventura do El Foco (www.elfoco.com.br), que afirmava ter fôlego para três anos de mercado, durou apenas seis meses. O site mexicano colocou na rua vinte dos 23 profissionais que mantinha no Brasil.

 

Nos tempos do Faraó.com

Quem não puder visitar a exposição A Arte Egípcia no Tempo dos Faraós, em cartaz na Faap, em São Paulo, pode fazer uma visita ao Egipto.com (www.egipto.com). O site ensina um pouco da história, lendas e tradições do país. Tem um acervo de músicas típicas digitalizadas, amostras de hieróglifos, sugestões de pratos nacionais e, claro, indicações de lugares a ser visitados, como a esfinge e o conjunto de pirâmides de Gizé. O conselho mais importante: no deserto, use pouca roupa durante o dia, para se proteger do calor, e agasalhos à noite, para se defender do frio.

 

 

Ed Viggiani


Os boleiros de fim de semana não precisam mais ficar horas pendurados ao telefone à procura de marmanjos para escalar suas equipes.
O www.peladeiro.com.br faz esse trabalho. Basta entrar no site, preencher um cadastro e eleger o capitão, responsável por acessar o endereço e informar local e horário do próximo jogo. O site se encarrega de mandar um e-mail aos jogadores convocados, que confirmam presença também pela internet. A partida poderá ser um espetáculo deplorável, mas a convocação terá sido no melhor estilo virtual.

 

O Speedy (www.speedy.com.br), serviço de banda larga da Telefônica, reduziu o preço do plano 2.0, com velocidade de 256 Kbps. Desde o começo de maio, a mensalidade passou para 50 reais – queda de 30%. Os 210 reais pagos na habilitação do serviço agora podem ser divididos em doze parcelas. A iniciativa tem o objetivo de atrair usuários do concorrente Vírtua (www.virtua.com.br), que enfrenta problemas técnicos e de atendimento ao consumidor.

 

A japonesa que filma e fotografa

Divulgação


A Sony (www.sony.com.br) acaba de lançar no Brasil a DCR-TRV330, misto de filmadora e câmara fotográfica digitais. O poderoso zoom, capaz de aproximar até 700 vezes a imagem, é um dos destaques do equipamento. Na função filmadora, ela registra noventa minutos da festinha de seu filho numa fita de 8 milímetros. No papel de máquina fotográfica, tira até sessenta fotos com resolução de 640 x 480 pixels.
A DCR-TRV330 está à venda por 2.700 reais. Em junho, ela vai ganhar ares de Polaroid. A Sony promete lançar uma impressora portátil que permite imprimir a foto na hora.

 

www.cybercafes.com

David Lefranc


O Cybercafes.com é útil para quem costuma viajar muito e precisa ler e-mails ou acessar a internet de um computador público.
O endereço é uma espécie de páginas amarelas, que traz uma lista com informações completas de mais de 4.000 cibercafés espalhados por 148 países. Localização, telefone, endereço na internet e preço do serviço de cada loja são algumas das informações disponíveis no site. Só nos Estados Unidos são mais de 470 opções para passar horas à frente de computadores com acesso à rede. Uma delas é o easyEverything, em Nova York, o maior cibercafé do mundo.



Colaborou Nahara Bauchwitz


 
 
   
  voltar
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS