Datas

Esta semana
Sumário
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

Colunas
Diogo Mainardi
Stephen Kanitz
Gustavo Franco
Roberto Pompeu de Toledo

Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote
Veja essa
Arc
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Para usar
VEJA Recomenda
Literatura brasileira
Os mais vendidos

Arquivos VEJA
Para pesquisar nos arquivos da revista, digite uma ou mais palavras

Busca detalhada
Arquivo 1997-2000
Busca somente texto 96|97|98|99
Os mais vendidos
 
AP
Tom Cruise e Nicole Kidman: divórcio depois de dez anos de casamento

Separaram-se: os atores Tom Cruise (38 anos, de Ases Indomáveis e Missão Impossível) e Nicole Kidman (33 anos, de Batman Forever e De Olhos Bem Fechados). Depois de dez anos de casamento, eles atribuíram a decisão ao chavão da "dificuldade de conciliar a vida em comum com os compromissos profissionais". O casal já não vivia junto desde dezembro. Eles se conheceram durante as filmagens de Dias de Trovão, em 1990, e têm dois filhos adotivos – Isabella, 8 anos, e Connor, 6. Dia 5, em Los Angeles.

Morreram: a cantora e atriz americana Dale Evans, que atuou em mais de trinta filmes de faroeste ao lado do marido, o astro Roy Rogers. Dia 7, aos 88 anos, de ataque cardíaco, em Apple Valley, EUA.

O executivo americano Howard Clark, que transformou a American Express num gigante do ramo de cartões de crédito. Dia 2, aos 84 anos, de ataque cardíaco, em Greenwich, EUA.

Anne Lindbergh, mulher do aviador Charles Lindbergh, o primeiro a viajar entre Nova York e Paris sem escalas, em 1927, num vôo que durou 33 horas. Ela acompanhava o marido em muitos de seus vôos e escreveu sobre as aventuras de ambos nos céus. Dia 7, em Vermont, Estados Unidos.

O empresário francês Gilbert Trigano, fundador da rede de hotéis Club Méditerranée. Dia 4, aos 80 anos, de causa não revelada, em Paris.

O cartunista Luiz Antônio Pires, o Lapi, que trabalhou em veículos como O Pasquim e Jornal do Brasil. Dia 8, aos 60 anos, de parada cardíaca, no Rio de Janeiro.

o cardiologista Américo Mourão, coronel do Exército, médico dos ex-presidentes Castello Branco e Ernesto Geisel e confidente dos líderes do ciclo militar. Morador de Teresópolis, de estilo sereno e polido, fumador de bons charutos cubanos e contador de casos, era personagem estimada e central nas reuniões das figuras do regime. Dia 3, aos 73 anos, de câncer cerebral, no Rio.

Comemorou: 90 anos de idade a atriz Lélia Abramo. Embora tenha iniciado tardiamente a carreira profissional, aos 47 anos, na peça Eles Não Usam Black-tie, ela atuou em mais de sessenta peças, novelas e filmes. Dia 8, em São Paulo.

Reuters
O coreano Kim Woo-choong: sumiço


Divulgado:
o sumiço do fundador e presidente da fábrica de automóveis Daewoo, Kim Woo-choong. A fábrica teve a falência decretada em novembro e as investigações revelaram a existência de fraudes financeiras. Para não ser preso, ele escondeu-se, provavelmente fora do país. Dia 8, em Seul, Coréia do Sul.

Indiciados: pelo naufrágio do submarino Tonelero na Baía de Guanabara, na véspera do Natal, o oficial e os oito praças que estavam na embarcação no momento do acidente. A investigação da Marinha concluiu que a tripulação não seguiu as normas rotineiras de segurança e encaminhou o processo à Justiça Militar. Dia 7, no Rio.

Preso: por bater na mulher, o prefeito de Miami, Joe Carollo. Atendendo a chamado de uma das filhas, a polícia foi à casa deles e encontrou María Carollo com um hematoma na testa, provocado por um bule de chá. Pode pegar até um ano de cadeia. Dia 7, em Miami, EUA.

Internado: o cantor José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, 87 anos, puxador de samba da escola Mangueira. Ele se sentiu mal e foi submetido a uma bateria de exames para detectar a causa. Dia 9, no Rio.

Reuters
O gaúcho Hoffmann e o francês Bové: apoio no tribunal


Iniciado:
o primeiro de uma série de julgamentos aos quais está sendo submetido o agricultor e ativista francês José Bové, por participar da depredação de um centro de pesquisas genéticas do arroz e de uma lanchonete da rede McDonald's, em seu país. Depôs no tribunal José Hoffmann, secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Estado onde Bové participou do ataque a uma plantação de soja transgênica, em janeiro. Dia 8, em Montpellier, França.

Baleado: o estilista Ricardo Almeida, durante tentativa de assalto. Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em moda masculina e responsável pelo desfile que encerrou a recente São Paulo Fashion Week, Almeida foi abordado quando saía de sua fábrica e levou um tiro no abdome. Depois de operado, deixou a UTI. Dia 8, em São Paulo.

O subprocurador Guskow: sigilo bancário quebrado

Determinada: a quebra do sigilo bancário do subprocurador-geral da República Miguel Guskow e do assessor parlamentar do Senado Sílvio Fernando Vieira Corrêa, indiciados em inquérito que apura o esquema de fraudes de 1 bilhão de dólares com operações de títulos públicos brasileiros no mercado financeiro internacional. A decisão foi do ministro do STJ Ruy Rosado, que marcou para 8 de março o depoimento deles. Guskow era um dos principais colaboradores do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e foi afastado da repartição depois de uma reportagem de VEJA, que levantou o assunto. Dia 8, em Brasília.

 

Pombas da guerra

AFP
Rayner, em Londres: indenizado


O primeiro prefeito eleito da história de Londres, Ken Livingstone, comprou uma boa briga com os ambientalistas ingleses ao abrir a temporada de caça aos pombos. No caso, aqueles que povoam a célebre Trafalgar Square, no coração da cidade. Na quarta-feira, a prefeitura conseguiu arrancar um acordo com Bernard Rayner, o último vendedor de comida para pombos, que tinha alvará e aceitou a indenização oferecida. A decisão pôs fim a uma pendenga que ameaçava chegar à Suprema Corte. As entidades de defesa dos animais protestaram, mas Livingstone alega que os 40 000 pássaros de Trafalgar Square provocam muita sujeira e custam caro, particularmente quando se trata de limpar a estátua do herói nacional, almirante Nelson.



Um acordo superpop

AP
Luciana: pensão decidida


Depois de uma longa negociação, a modelo brasileira Luciana Gimenez e o cantor inglês Mick Jagger chegaram a um acordo sobre a pensão para o filho de ambos, Lucas, que completa 2 anos em maio. O valor não foi divulgado, mas, segundo o tablóide The Sun, é de 15 000 dólares (cerca de 30 000 reais) por mês, até o menino completar 21 anos. Nada mau para uma conta bancária que já começa o mês com os 50 000 reais do contrato firmado com a Rede TV!, para a apresentação do programa diário Superpop. Luciana estava recebendo 10 000 dólares mensais e pleiteava 35 000. O acerto se deu num tribunal de Nova York, na terça-feira. Pai de outros seis filhos, Jagger não estava presente, mas acompanhou a audiência por telefone. Um dos argumentos utilizados pelo advogado da modelo para não divulgar o valor da pensão foi o de que o menino poderia despertar a cobiça de seqüestradores no Brasil. Luciana Gimenez mostrou-se satisfeita com o acordo e disse que não pediu mais para não comprometer a boa relação com o superastro.

 

Copyright 2001
Editora Abril S.A.
  VEJA on-line | Veja São Paulo | Veja Rio | Veja Curitiba
Veja BH | Veja Fortaleza | Veja Porto Alegre | Veja Recife
Edições especiais | Especiais on-line | Estação Veja
Arquivos | Próxima VEJA | Fale conosco