| Fale conosco |
| Ajuda |
| Mapa do site |
![]() |
|
Crie seu grupo |
TELEFONIA Novidades sem fio
Novos celulares fazem tanta coisa que há quem Telefonar é a função menos interessante dos novos celulares que estão chegando ao Brasil. O padrão tecnológico GSM sigla em inglês para sistema global para comunicações móveis , o mais usado no mercado mundial, acaba de desembarcar no país. Duas operadoras, a TIM e a Oi, estão oferecendo o sistema a primeira com autorização para atuar em todo o país e a segunda prestando serviços em dezesseis Estados atendidos pela Telemar. A principal vantagem do GSM é o acesso rápido à internet para envio e recebimento de arquivos de som e imagem. Os aparelhos têm visor colorido, grande número de funções e tecnologia multimídia. Alguns funcionam como gravador e armazenam música em formato digital. Para quem quer o telefone apenas para fazer ligações, a diferença também é grande. Os aparelhos possuem um cartão inteligente embutido, que pode ser acoplado também a computadores portáteis. O preço dos celulares varia de 250 a 3 000 reais. As operadoras dizem que essa tecnologia torna os telefones imunes a clonagem e grampo. Confira no fichário o custo do minuto das novas operadoras em relação ao que é cobrado por duas das empresas regionais que utilizam tecnologias diferentes.
Etiqueta nas alturas
Pressa no embarque é coisa de quem
Embora os aeroportos sejam freqüentados por pessoas com poder aquisitivo acima da média, é comum flagrar cenas de descortesia no saguão de espera, na fila do check-in e dentro do avião. A consultora de etiqueta Ligia Marques lembra alguns princípios da boa convivência entre viajantes:
A boa educação é
Formar cidadãos não é tarefa só da escola
Tem pai que entrega a educação dos filhos à escola e não dá a mínima para os próprios maus modos. Esse tipo acaba se surpreendendo depois com os níveis de egoísmo e insensibilidade dos filhos. Para a educadora Tania Zagury, autora dos livros Educar sem Culpa A Gênese da Ética e Limites sem Trauma, o problema é que na formação do caráter da pessoa quem mais influencia são os pais. Não com discursos, mas nas atitudes cotidianas. Assim, o funcionário público que não pode explicar aos filhos a origem de seu patrimônio tenderá a ter problemas com a integridade deles no futuro. Do mesmo modo, pais preconceituosos, arrogantes ou mal-educados estão dando exemplos que os pequenos tenderão a copiar. "Gente sem princípios forma maus cidadãos", diz Tania. Confira alguns exemplos de pequenas atitudes que podem ajudar na formação ética da criança:
Editado
por Cley Scholz. |
|