Para usar

Esta semana
Sumário
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

Colunas
Diogo Mainardi
Luiz Felipe de Alencastro
Gustavo Franco
Roberto Pompeu de Toledo

Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote
Veja essa
Arc
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Para usar
VEJA Recomenda
Os mais vendidos

Arquivos VEJA
Para pesquisar nos arquivos da revista, digite uma ou mais palavras

Busca detalhada
Arquivo 1997-2000
Busca somente texto 96|97|98|99
Os mais vendidos
 

Babá eletrônica faz mal

 
Michael Putland

Há tempos os especialistas alertam para os malefícios trazidos pelo hábito de deixar a criança vendo televisão por horas seguidas. Em artigo publicado na revista Anais das Doenças da Infância, a professora Miriam Bar-on, da escola de medicina da Universidade Loyola (em Illinois, nos Estados Unidos), conclui que o excesso de exposição aos programas televisivos pode conduzir, de imediato, à obesidade e, no futuro, ao abuso de drogas e à violência. Segundo Miriam, as crianças terão passado mais tempo assistindo à telinha do que nas salas de aula ao se formarem no 2º grau, num total de três anos ininterruptos de programação, sendo que as lições aprendidas envolvem o consumo de álcool e cigarro e a violência desenfreada.

 

 

Internet ultrapassa a TV em confiança

Entre os usuários americanos da grande rede planetária, a internet já ultrapassou as TVs como fonte mais importante e confiável de informações. Em levantamento realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, 73,1% dos conectados elegeram os livros como a fonte de maior credibilidade, seguidos pelos jornais (69,3%), internet (67,3%), televisão (53,1%) e rádio (46,8%). Mais da metade dos usuários (54,7%) classificaram a informação on-line como confiável e acurada.

 

A comunicação eficaz nas reuniões

 
Alexandre Rielo

Uma pessoa em cargo de gerência gasta cerca de 80% de seu tempo no trabalho se comunicando, segundo pesquisa da consultoria americana Runzheimer International. De acordo com o levantamento, 10% de seu dia é gasto escrevendo, 15% lendo, 25% escutando e 30% falando. Por isso, os especialistas da Runzheimer indicam alguns princípios básicos do processo comunicativo para que a interação com superiores e subalternos não seja prejudicada. Entre eles estão a clareza e a objetividade, desde que não haja prejuízo ao conteúdo nem ao contexto da mensagem. Outra recomendação é a repetição, chave para sedimentar o conteúdo.

 

A dieta das futuras mães

Domingues


A dieta de uma mulher nos primeiros dias de gravidez pode ter grande impacto na saúde do bebê. Em artigo publicado na revista New Scientist, pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, afirmam que a qualidade da alimentação da grávida pode determinar se a criança sofrerá males como diabetes, hipertensão e derrame na vida adulta. O embrião programa seu ritmo de desenvolvimento de acordo com o ambiente. Se a mãe está mal nutrida, ele crescerá mais lentamente e poderá ter peso abaixo da média ao nascer. Segundo os cientistas, aparentemente a programação do embrião ocorre nos quatro ou cinco dias após a fertilização, tornando esse período ainda mais importante para observação da dieta.

 

Nellie Solitrenick


Atenção com a "saúde" do prédio onde você trabalha, estuda ou mora. Ela pode estar afetando diretamente sua saúde pessoal, já que nas cidades boa parte das pessoas passa de 80% a 90% de seu tempo em edifícios. Para comprovar isso, o professor Racine Prado, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, avaliou os poluentes presentes no ar de doze edificações e descobriu que, em todas elas, pelo menos um poluente estava acima dos limites toleráveis. Duas patologias são associadas aos gigantes de cimento e concreto. Uma delas é a "síndrome do edifício doente", que afeta cerca de 20% dos usuários quando estão no local e cujos sintomas incluem dor de cabeça, irritação dos olhos, nariz e garganta e até falta de concentração. A outra é a "doença relacionada ao edifício", provocada por bactérias, fungos e vírus.

 

Um alerta para os riscos do infarto

Já está em funcionamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, um tomógrafo capaz de identificar precocemente a aterosclerose coronária, uma das principais causas do infarto. Após um exame que dura cinco minutos, o Ultrafast CT permite a identificação da presença de cálcio nas artérias coronárias, o que indica a existência de uma placa na parede dos vasos. O aparelho custou 2 milhões de dólares (há apenas setenta em funcionamento no mundo).

Soneca saudável entre os idosos

Luís Dantas


Não se preocupe se o vovô tem o hábito de cochilar no sofá depois do almoço, pois não há problemas com seu relógio biológico. Em pesquisa de doutorado na Unicamp, a enfermeira Filomena Ceolim descobriu que idosos saudáveis e ativos, que conservam um bom relacionamento social, mantêm o padrão de sono dos adultos e também sentem sono naquele horário. Mas, se apresentarem sono "picotado", isto é, com muitas interrupções, convém avaliar a origem.

 

BOA NOTÍCIA

Transplante protegido

Já está no mercado brasileiro o Rapamune, remédio para o controle de rejeição em transplantes de rim. Segundo o médico Carl Gustav Groth, presidente da Sociedade Internacional de Transplantes, o medicamento faz parte da terceira geração de drogas imunossupressoras, fundamentais para o sucesso do transplante de órgãos. Apresenta efeitos colaterais mais brandos, além de não atacar o rim, sendo por isso indicado para esse tipo de operação (cerca de 2.300 transplantes de rim por ano ocorrem no Brasil).

 

MÁ NOTÍCIA

Bebedeira precoce

Um estudo da Universidade de Boston comprova os riscos da bebida precoce. Feita com mais de 43.000 adultos, a pesquisa revelou que os que começaram a beber aos 14 anos têm três vezes mais probabilidade de se envolver em acidentes do que os que beberam pela primeira vez aos 21, mesmo que não tenham desenvolvido nenhum problema relacionado ao consumo de álcool. Isso se deve a traços da personalidade dos bebedores precoces: eles seriam mais propensos a se arriscar em situações perigosas.



Mentirosos em alta...


Cresceu, nos Estados Unidos, a proporção de candidatos a cargos executivos que mentem sobre sua formação. Segundo a última edição do Liars Index, compilado pela consultoria Jude M. Werra & Associates, 23,3% dos currículos checados durante o primeiro semestre deste ano apresentaram discrepâncias entre o que era alegado pelos candidatos e os dados fornecidos pelas escolas. Em 1998, o número atingia 15,71%, enquanto no ano passado chegou a 16,14%. Pior ainda foi descobrir que 26% dos que tentavam cargos na área de recursos humanos, responsável pela avaliação dos futuros empregados, eram mentirosos.



...e cínicos em evidência

A origem do cinismo entre os funcionários deve ser buscada dentro da própria empresa, e não na personalidade dos indivíduos. Essa foi a descoberta feita na Universidade Estadual de Ohio, EUA, com mais de 1.000 entrevistas com empregados de fábricas de autopeças. As questões relacionadas com o gerenciamento da empresa, como a percepção sobre a eficiência dos supervisores, influenciam mais no aparecimento de atitudes cínicas do que a formação psicológica. Os cínicos registram mais queixas contra a empresa e não acreditam que um bom trabalho acaba sendo recompensado.

Editado por Cesa Baima
e-mail: parausar@abril.com.br

Copyright 2000
Editora Abril S.A.
  VEJA on-line | Veja São Paulo | Veja Rio | Veja Recife | Guias Regionais
Edições Especiais | Site Olímpico | Especiais on-line
Arquivos | Downloads | Próxima VEJA | Fale conosco