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Home  »  Revistas  »  Edição 2129 / 9 de setembro de 2009


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Guia

Motorista, cuidado!

Maria do Carmo/Folha Imagem

Bicicletas combinam com praia, parque e lazer. Nas grandes cidades, elas dividem espaço com os carros nas ruas e avenidas. A circulação fora das ciclovias não é proibida e não está sujeita a multas – mas é perigosa. Alguns itens de segurança são obrigatórios, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro

Campainha

Sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e refletor nos pedais

Espelho retrovisor do lado esquerdo

O que mais prevê a lei

Regras de circulação entre carros
• Em vias de pista dupla, as bicicletas devem circular pelas bordas, no mesmo sentido dos automóveis
• Há normas específicas para cada cidade. Em São Paulo, por exemplo, é proibido pedalar nas marginais, em pontes, viadutos e túneis. No Rio de Janeiro, não se pode trafegar nas linhas Vermelha e Amarela, no Túnel Rebouças e na pista central da Avenida Brasil

Regras de circulação entre pedestres
• O ciclista não pode pedalar em calçadas e canteiros. Deve descer da bicicleta e empurrá-la ao seu lado

 

Erros fatais

O que não se pode fazer jamais ao pedalar entre carros

• Circular na faixa de ônibus. Apesar de a beirada ser mais recomendada, neste caso pode ser mais seguro trafegar entre as faixas

• Dobrar uma esquina ou mudar de pista sem usar uma das mãos. É a única forma de sinalizar o movimento

• Pedalar na contramão – sobretudo se for à noite. Em um cruzamento, o motorista nunca espera algum veículo no sentido contrário. Esse choque pode ser fatal

 

Fotos Alex Silva e Nathan Bilow/AP

 

Especialistas consultados: Caio Salerno, gerente de desenvolvimento de Motos & Bikes da Sundown; Fábio Teixeira, gerente de produto da Caloi; e Hebert Wagner Polizio, diretor comercial da Fast Runner

 

Com reportagem de Gabriella Sandoval e Jacqueline Manfrin

 

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