'
 


    

 
Edição 1981 . 8 de novembro de 2006

Índice
Millôr
Claudio de Moura Castro
Diogo Mainardi
André Petry
Roberto Pompeu de Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Datas
Gente
Auto-retrato
VEJA.com
Veja essa
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
 
 

Guia
Chá verde
Recomendado por
médicos e famosas

A bebida favorita na Ásia se propaga no
Ocidente à medida que estudos científicos
começam a comprovar seus benefícios para
a saúde. Mas são os famosos que conferem
prestígio ao chá verde


Camila Antunes

 

Claudio Meletti

Nos últimos anos, dois estudos atestaram ser verdade aquilo que a sabedoria oriental e a medicina alternativa já apregoavam: o chá verde tem propriedades que podem auxiliar na prevenção do câncer e existe uma relação entre consumo de chá verde e redução na taxa de mortalidade por doenças do coração. Ambos os estudos foram publicados em revistas científicas prestigiosas (Cancer Research e Journal of the American Medical Association) e sinalizam o uso da erva na formulação de remédios. O que as pesquisas ainda não provaram, mas as estrelas não se cansam de repetir, é que o chá verde também faz bem para a pele, para os cabelos e até emagrece. Diante dos benefícios potenciais, a indústria da beleza lançou sabonetes e cremes à base do chá (veja a pág. 140). Embora a bebida ainda esteja longe de tomar o lugar do café preto, ela certamente superou o produto nacional em publicidade espontânea – afinal, as belas que ilustram esta reportagem não ganham cachê para falar bem do chá verde.

THAÍS FERSOZA
Atriz, 22 anos

 
Selmy Yassuda

Há quanto tempo bebe chá verde: dois anos
Por que começou a tomar: sua médica ortomolecular indicou a bebida para acelerar o metabolismo e assim ajudar na dieta (e, depois, na manutenção do peso)
Com que freqüência toma: todos os dias. "Levo os sachês dentro da bolsa para preparar o chá onde eu estiver"
Os benefícios que ela notou: equilibrou o organismo e contribuiu para que perdesse 5 quilos

 

ANGÉLICA
Apresentadora, 32 anos

 

Carlos Ivan/Ag. O Globo

Há quanto tempo bebe chá verde: três anos
Por que começou a tomar: leu um artigo que falava sobre os benefícios do chá na digestão
Com que freqüência toma: três vezes ao dia. "Não considero um remédio e sim um prazer tomar chá"
Os benefícios que ela notou: tornou-a mais disposta, especialmente depois das refeições

 

ANA HICKMANN
Apresentadora, 25 anos

 
Sebastião Moreira/AE

Há quanto tempo bebe chá verde: cinco anos
Por que começou a tomar: por indicação da dermatologista, que disse que o chá auxilia no combate à oleosidade da pele
Com que freqüência toma: várias vezes ao dia. "Tenho chá verde em casa, no escritório e no camarim"
Os benefícios que ela notou: a pele ficou mais macia e com aspecto mais saudável. "Gosto, inclusive, de lavar o rosto com o chá"

 

O que dizem os cientistas

Marcelo Zocchio


Os benefícios do chá verde são
apreciados no Oriente há mais
de 2 000 anos. Mas somente nas últimas três décadas cientistas começaram a estudar os efeitos da bebida. Eis o que é mito, o que é verdade e o que é dúbio na visão da ciência ocidental.  

Faz emagrecer?
MITO
Nenhum estudo comprovou que beber chá emagrece. Entretanto, substituir sucos ou leite por chá verde faz com que a ingestão de calorias seja menor – o que evita o aumento de peso. Faz sentido também associar o chá verde à dieta, devido às suas propriedades diuréticas e digestivas

Previne câncer?
RESPOSTA INCONCLUSA
O chá verde contém uma enzima (EGCG) com propriedades anticancerígenas, segundo estudo publicado em 2005 no jornal Cancer Research. Mas ainda não está claro se no chá essa enzima tem ação efetiva – seja na prevenção, seja no combate ao câncer  

Diminui os sinais da idade?
MITO
É cedo para dar um veredicto porque as pesquisas ligadas à dermatologia têm amostragem reduzida e dão sinais contrários. A Universidade da Califórnia concluiu que o extrato do chá contribui para a melhora da textura e da aparência da pele ao ser aplicado no rosto duas vezes ao dia, durante um mês. Estudo da Universidade de Michigan, de 2005, mostrou que o resultado obtido com uma fórmula com chá verde não difere do alcançado com hidratante comum  

Afasta os riscos de infarto?
VERDADE
Estudo japonês publicado no Journal of the American Medical Association neste ano mostra que existe uma relação entre o consumo de chá verde e a redução na taxa de mortalidade por doenças do coração. Para chegarem à conclusão, pesquisadores monitoraram 40530 adultos saudáveis por onze anos

 

Fontes: Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia,
Jaime Amaya Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em
Alimentos da Unicamp, Ricardo Botticini Peres, endocrinologista
do Hospital Albert Einstein, e Jocelem Mastrodi Salgado,
presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais

 

 

Fotos Claudio Meletti eMarcelo Zocchio
 
 
 
topovoltar