Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 750 - 8 de maio de 2002
Geral Religião
 

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Índice
Seções
Brasil
Internacional
Geral
 

A dieta que estimula a produção de espermatozóides
Depressão é fator de risco para infarto
Lutadores brasileiros fazem sucesso no Japão
Mulheres poderosas sofrem de solidão
Jesus Cristo, o esportista
O hotel das estrelas
Ricardo Sérgio e um pedido de comissão na Vale
O enriquecimento do ex-diretor do Banco do Brasil
A sedução das rendas e dos babados

Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Claudio de Moura Castro
Gustavo Franco
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Arc
Gente
Datas

Para usar
VEJA on-line
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Arquivo 1997-2002
Reportagens de capa
2000|2001|2002
Entrevistas
2000|2001|2002
Busca somente texto
96|97|98|99|00|01|02


Crie seu grupo




 

Vai que é Sua, Jesus!

A nova moda nos Estados Unidos são as
estatuetas de Cristo em versão esportiva

Sérgio Martins

 
Fotos divulgação
Jesus em campo: jogando futebol, beisebol e dando uma força no balé


Veja também
Galeria de fotos: Jesus Cristo, o esportista

A comunidade católica dos Estados Unidos sofreu um abalo profundo com os casos de pedofilia protagonizados por padres. Os negócios, porém, seguem como o diabo gosta. Por lá, a mais recente novidade no ramo de artigos religiosos são as estatuetas que mostram Jesus praticando atividades físicas ou simplesmente dando uma força à moçada. Doze modalidades estão representadas – das mais radicais, como hóquei e judô, às mais singelas, como golfe e balé. A rigor, não há nada de blasfemo nas imagens (em todas elas, Cristo traja uma discreta bata branca). Cada uma sai por 20 dólares. Curiosidade: são fabricadas na China comunista.

A moda do Jesus esportista começou a se delinear em meados do ano passado, quando Frank Pollicino, dono da Catholic Shopper, uma loja do Estado de Nova York, topou com as estatuetas numa feira de produtos do ramo. O lojista adquiriu boa parte do lote, mas, de início, não obteve uma reação positiva. Os fregueses mais conservadores torciam o nariz para elas. "Achavam que era um desrespeito, embora o padre da minha paróquia nunca tenha reclamado delas", diz Pollicino. A sorte da Catholic Shopper mudou quando os objetos foram exibidos na seção de compras da revista americana Sports Illustrated. O número de pedidos simplesmente foi às alturas. A saída de cada estatueta varia segundo a estação esportiva nos Estados Unidos. Há cerca de três meses, durante o campeonato de futebol americano, era quase impossível achar uma imagem de Cristo carregando aquela bola ovalada. No momento, elas perdem em popularidade para a de Jesus ajudando um garoto a segurar um taco de beisebol (a temporada dessa modalidade está em andamento).

Se algum brasileiro pensar em importar uma estatueta do Jesus futebolista (futebolista no sentido de Romário, bem entendido), aqui vai um aviso. A estatueta americana apresenta o Nazareno driblando menininhas. Nos Estados Unidos, futebol é considerado coisa de mulher.

   
 
   
  voltar
   
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS