Publicidade
buscas
cidades PROGRAME-SE
Edição 1 729 - 5 de dezembro de 2001
Holofote

estasemana
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Sumário
Brasil
Geral
Economia e Negócios
Especial
Guia
Artes e Espetáculos

colunas
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Stephen Kanitz
Gustavo Franco
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo

seções
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Carta ao leitor
Entrevista

Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Arc
VEJA on-line
Gente
Datas

Para usar
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos

arquivoVEJA
(conteúdo exclusivo para assinantes VEJA ou UOL)
Digite uma ou mais palavras:

Busca detalhada
Arquivo 1997-2001
Reportagens de capa 2000 | 2001
Entrevistas
2000 | 2001
Busca somente texto 96|97|98|99|00|01


Crie seu grupo




 
Dilmar Cavalher/Strana

MAPAS DETALHADOS

Durante o Censo 2000, uma das grandes preocupações de Sérgio Besserman, presidente do IBGE, foi melhorar a precisão do trabalho. Baseados em mapas de papel, muitos rasgados e rasurados, os recenseadores não conseguiam encontrar todos os domicílios. Por isso, os dados do atual levantamento foram recuperados e transferidos para computadores. Os funcionários responsáveis pelo interior do país também tinham dificuldade em saber se haviam percorrido toda a área sob sua responsabilidade. O problema foi resolvido com a adoção dos aparelhos GPS.

 
Ricardo Stuckert

CAMPEÕES DA LATA

O Brasil recicla quase 80% do alumínio jogado no lixo. Segundo previsões de especialistas, no ano que vem o país irá superar o Japão no ranking das nações que mais recuperam esse tipo de material. O avanço não ocorre em razão do aumento da consciência ecológica. Trata-se de uma questão econômica. Quanto pior a crise, um número maior de pessoas adere às cooperativas de catadores, que contam com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, de José Sarney Filho.

 

Antonio Milena

PÍLULAS BATEM UM RECORDE

O laboratório Schering do Brasil, do executivo Rainer Bitzer, calcula vender até o fim do ano um número recorde de mais de 16 milhões de cartelas das pílulas anticoncepcionais Microvlar. Há três anos, a marca estava na lama, por causa dos casos de mulheres que engravidaram após tomar comprimidos de farinha encontrados dentro das caixas do medicamento. Bitzer e outro diretor da Schering ainda brigam na Justiça para tentar reverter a decisão que os condenou criminalmente no episódio.

 
Germano Luders

NOVO HELICÓPTERO

O Grupo Pão de Açúcar, do executivo Abilio Diniz, encomendou um helicóptero Agusta A109 Power, idêntico ao que caiu em agosto no litoral de São Paulo, matando a modelo Fernanda Vogel. Avaliado em 3,5 milhões de dólares, ele deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2002. O co-piloto sobrevivente daquela tragédia, Luís Roberto Cintra, será um dos comandantes do equipamento. Procurado por VEJA, Diniz recusou-se a comentar o assunto.

 
Fotos Antonio Milena

 

 

Editado por Sérgio Ruiz Luz.
Colaboraram Amauri Segalla,
Leonardo Coutinho e Ricardo Mendonça



 
 
   
  voltar
   
  NOTÍCIAS DIÁRIAS