PUBLICIDADE

Home  »  Revistas  »  Edição 2124 / 5 de agosto de 2009


Índice    Seções    Panorama    Brasil    Geral    Economia    Internacional    Guia    Artes e Espetáculos    ver capa
Panorama

Datas

Morreram

Flavia Vitoria/AE
  Philippe Halsman/Magnum Photos/Latinstock
Sérgio Viotti
Ator, diretor e escritor
  Merce Cunningham Na foto de 1948, com a coreógrafa e bailarina Martha Graham: ele revolucionou a dança contemporânea


o coreógrafo americano Merce Cunningham, que revolucionou a dança ao subverter a relação entre os quatro elementos básicos das coreografias: movimento, música, cenário e figurino. Cada um era concebido de forma independente e eles só eram reunidos no palco na véspera das estreias. Em muitas de suas criações, a dança não tem relação nenhuma com a música. Em várias delas, usou os sons vanguardistas do compositor americano John Cage, com quem manteve um relacionamento amoroso de cinquenta anos. Também inovou nos cenários, que incluíam obras de artistas pop como Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Andy Warhol. Nos anos 60, inseriu vídeos e filmes nas apresentações. Em 2006, distribuiu iPods a seus espectadores para que eles escolhessem sua própria trilha sonora para o espetáculo que criara. Cunningham dançou dos 8 aos 80 anos. Sua técnica apuradíssima e seus saltos incríveis garantiram-lhe por seis anos o posto de solista da também coreógrafa e bailarina Martha Graham, outra referência do balé do século XX. Em 1953, fundou a própria companhia, para a qual assinou quase 200 peças. Dia 26, aos 90 anos, de causas naturais, em Nova York.

o ator e diretor Sérgio Viotti. Paulista, Viotti estreou no teatro em 1949. No mesmo ano, porém, mudou-se para Londres, para trabalhar na BBC. De volta ao Brasil, depois de quase uma década, entregou-se de corpo e alma ao trabalho teatral. A peça O Contato (1961) lhe rendeu o primeiro dos muitos prêmios que receberia. Nos anos 80, ficou conhecido do grande público por seus trabalhos na TV. Atuou em cerca de vinte séries e novelas, como Sinhá Moça (1986), Anjo Mau (1997) e Duas Caras (2007). Dia 26, aos 82 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

• a ex-presidente das Filipinas Corazón Aquino, líder do movimento popular que, em 1986, encerrou os vinte anos da ditadura de Ferdinando Marcos. "Tita (Tia) Cory", como era chamada, encabeçou a resistência a partir de 1983, quando seu marido, Benigno Aquino, líder da oposição ao regime, foi assassinado no aeroporto de Manila, capital do país, ao regressar do exílio nos Estados Unidos. De 1986 a 1992, Corazón resistiu a sete golpes de estado, mas, ao fim, seu governo decepcionou os aliados. Morreu no dia 25, mas sua morte só foi anunciada na última sexta-feira. Aos 76 anos, em decorrência de câncer no cólon, em Manila.

 

 

Jacques Brinon/AP
Nicolas Sarkozy O presidente francês deixa o hospital com sua mulher, Carla Bruni: exercício puxado demais


SEG|27|JUL|2009

Liberado
depois de passar vinte horas em um hospital em Paris, para realização de exames, o presidente francês Nicolas Sarkozy, de 54 anos. Ele sentiu-se mal no dia 26, durante uma corrida matinal em Versalhes. O desconforto foi causado pela fadiga e pelo calor.

 

QUA|29|JUL|2009

Submetido
o atacante do Corinthians Ronaldo a cirurgias para corrigir fraturas em dois ossos da mão esquerda e lipoaspirar o abdômen. Ronaldo recebeu doze pinos e duas placas para emendar os ossos e extraiu 700 mililitros de gordura da barriga. Ficará afastado dos campos por quarenta dias.



Felix Ordenez/Reuters
Fachada do quartel-residência, em Burgos: atribuído aos terroristas do ETA, o atentado ocorreu dois dias antes do aniversário de cinquenta anos do grupo

Explodiram
na Espanha dois carros em menos de 48 horas, em atentados atribuídos pelo governo ao grupo terrorista ETA, que reivindica a independência do País Basco. Os ataques ocorreram próximos a quartéis. No dia 29, o primeiro destruiu um prédio de catorze andares que alojava famílias de policiais na cidade de Burgos. Mais de cinquenta pessoas ficaram feridas. No dia seguinte, dois guardas morreram depois que uma bomba foi detonada sob o carro onde eles estavam, na ilha de Mallorca. Os crimes precederam o aniversário de cinquenta anos do ETA, fundado em 31 de julho. Já chega a nove o número de atentados atribuídos neste ano aos terroristas bascos, que assassinaram mais de 800 pessoas desde 1959.

QUI|30|JUL|2009

Entrou
em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Pela lei, a negativa passa a ser considerada uma das provas – mas não a única – de que o filho é do réu. A mãe deverá exibir outras provas do relacionamento com o suposto pai.

EDIÇÃO DA SEMANA
ACERVO DIGITAL
PUBLICIDADE
OFERTAS



Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados